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Licitação para o transporte coletivo de Joinville chega ao TCE
quarta-feira, 9 de agosto de 2023Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Joinville enviou Ofício para o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Herneus João de Nadal, para informar o cronograma previsto para as próximas etapas da Licitação para concessão e gestão do transporte coletivo no município.
Técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana trabalham com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e de servidores de outras Secretarias para a elaboração dos documentos necessários para a concorrência do Sistema de Mobilidade de Joinville (SIMOB).
O SIMOB vai contemplar toda logística de transporte de passageiros por meio do sistema público na área urbana, incluindo a operacionalização das atividades e utilização dos terminais de integração.
O Ofício endereçado ao TCE/SC informa a previsão de abertura de uma consulta pública em 22 de agosto de 2023, no site da Prefeitura, com duração de 30 dias, para colher contribuições da sociedade para aprimorar o processo de concessão e gestão do serviço.
Nesta etapa, serão disponibilizados, também no site da Prefeitura, documentos como as minutas do Edital e do Contrato com seus anexos, bem como os estudos técnicos que embasaram a elaboração da proposta.
A Prefeitura de Joinville informou, também, a intenção de realizar Audiência Pública, em 15 de setembro de 2023, para ampliar a participação popular na etapa de finalização do Edital.
Esta é a primeira vez que Joinville irá realizar uma Licitação para a concessão da gestão do serviço de transporte público de passageiros na área urbana. O processo vai contemplar uma modelagem adequada à realidade do município, contemplando as melhores práticas de gestão para o segmento.
Informações: Prefeitura de Joinville
Postado por Meu Transporte às 21:34 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
No Rio, Corredores Transbrasil e Transoeste terão novos veículos a partir de novembro
segunda-feira, 7 de agosto de 2023
Os corredores Transbrasil e Transoeste do BRT, que ainda estão em obras, vão ganhar 270 novos ônibus articulados a partir de novembro. Segundo a prefeitura, a previsão é que todos os veículos estejam operando nestas linhas até março do ano que vem. Estes ônibus fazem parte dos 561 veículos que a prefeitura havia comprado para o BRT no ano passado. Deste total, 291 já foram entregues e já estão em operação.
No Twitter, o prefeito Eduardo Paes comemorou a entrega do primeiro ônibus destes 270 restantes, com um vídeo mostrando o veículo saindo da fábrica, em Caxias do Sul (RS). Paes agradeceu ao presidente Lula, que ajudou a viabilizar a frota nova. A União foi fiadora do município do Rio no empréstimo que possibilitou a renovação da frota do BRT.
"Aí, Lula. O primeiro ônibus para o BRT da Transoeste que você está dando aos cariocas já saindo da fábrica em Caxias do Sul e vindo para o Rio! Obrigado! Eu sabia que você seria mais uma vez um grande parceiro do Rio e sua gente!", escreveu Paes, prontamente respondido pelo presidente numa troca de afagos na rede social. "A parceria prefeitura e governo federal voltou", comentou o perfil oficial de Lula.
Outra novidade é que todos os novos ônibus que vão atender os corredores Transbrasil e Transoeste do BRT trabalham com motores adaptados ao padrão Euro 6, última norma internacional de redução de poluentes para veículos automotores. Os ônibus que operam de acordo com esse padrão emitem 75% menos gases poluentes do que os que circulavam de acordo com o Euro 5, o padrão anterior.
Em contrapartida, a nova tecnologia Euro 6, de acordo com sites especializados em transporte, pode deixar o custo do ônibus 30% mais caro. O Rio de Janeiro é a primeira cidade do Brasil a receber ônibus que atendem a este novo padrão, de acordo com o próprio prefeito Eduardo Paes. Os ônibus articulados do BRT do Rio são de chassi Mercedes-Benz, com 23 metros de comprimento, e comportam 210 pessoas passageiros (sentados e em pé).
Informações: O Globo
Postado por Meu Transporte às 21:59 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Novo terminal de Piraquara, na Grande Curitiba, é inaugurado
O novo Terminal Metropolitano de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, já está em operação nesta segunda-feira (7), com 13 linhas de ônibus. A obra, muito aguardada pela população que utiliza o transporte público, deve beneficiar cerca de 23 mil pessoas diariamente.
A estrutura foi inaugurada no último sábado (5), com presença do governador Ratinho Júnior. O investimento do Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) foi de R$ 14,3 milhões.
“O novo espaço vai beneficiar principalmente os pais e mães de família que saem cedo de suas casas todos os dias para trabalhar e que contarão com um sistema mais eficiente e confortável”, disse o governador durante a cerimônia de inauguração.
Com uma área construída de 2.467 metros quadrados, sendo 2.305 metros quadrados cobertos, a estrutura é quase quatro vezes maior do que a do antigo terminal, que possuía 607 metros quadrados.
Além da parte interna, com espaço para lojas, cafés, banheiros e salas administrativas, o espaço contempla área de recreação, bicicletário, duas quadras poliesportivas e playground.
Mudanças nos horários de ônibus
Com o início da operação do novo terminal de Piraquara, linhas de ônibus que atendem a cidade e fazem conexões com Curitiba, São José dos Pinhais, Quatro Barras e Pinhais terão mudanças nos horários e trajetos.
Conforme a Amep, as linhas impactadas com o novo Terminal Metropolitano de Piraquara são:
D01-PIRAQUARA/SANTOS ANDRADE (via T. VILA MACEDO)
D02-T. VILA MACEDO/SANTOS ANDRADE
D11-PLANTA DEODORO, D12-SÃO CRISTÓVÃO
D13-SÃO TIAGO/T. VILA MACEDO (via NOVA TIROL)
D15-VILA FRANCA
D17-PENDULAR NORTE
D23-VILA MACEDO/SANTA MÔNICA
D31-BELA VISTA
D97-CIRCULAR BELA VISTA/NOVA TIROL
I14-PINHAIS/PIRAQUARA (via GUARITUBA)
I17-T. VILA MACEDO/T. PINHAIS
I40-QUATRO BARRAS/PIRAQUARA
I60-PIRAQUARA/SÃO JOSÉ
D18-PLANTA DEODORO/SÃO CRISTÓVÃO
I14-PINHAIS/PIRAQUARA (via GUARITUBA)
I17-T. VILA MACEDO/T. PINHAIS
I60-PIRAQUARA/SÃO JOSÉ
Informações: Uol
Postado por Meu Transporte às 21:55 0 comentários
Marcadores: Paraná
Prefeitura de Maringá e TCCC entregam 35 novos ônibus para o transporte público
A Prefeitura de Maringá e a concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) realizaram nesta segunda-feira, 7, a entrega de 35 novos ônibus, todos 0 km, como parte da renovação da frota do transporte público. Até setembro, mais 16 veículos serão entregues à comunidade, o que totaliza 51 novos ônibus e uma renovação de 53% da frota. A cerimônia de entrega dos novos veículos ocorreu na Praça Renato Celidônio.
“Nossa gestão é focada em atender e melhorar o dia a dia da população. Esses novos ônibus vão trazer ainda mais comodidade para as pessoas que utilizam o transporte coletivo, além de tornar o serviço ainda mais sustentável”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. Ele destacou que, desde 2017, houve renovação de 75% da frota do transporte coletivo, o que totaliza 176 ônibus novos entregues à população. “Isso é resultado do nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços”, destacou.
Os novos ônibus são equipados com a moderna tecnologia Euro 6, capaz de reduzir a emissão de poluentes em até 77%. Além disso, os veículos contribuem para a diminuição da poluição sonora, pois são mais silenciosos. Os novos ônibus contam com estrutura para oferecer 100% de acessibilidade, com a presença de elevadores, rede wi-fi gratuita e câmeras de segurança.
“A melhoria na mobilidade urbana é uma marca da atual gestão. Essa nova frota de ônibus é mais um exemplo do nosso empenho em melhorar a vida da população maringaense. Além disso, consolida Maringá como uma cidade tecnológica e digital”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.
Conectada às inovações tecnológicas, a Prefeitura de Maringá solicitou à TCCC a implantação de uma nova bilhetagem eletrônica. A tecnologia segue os avanços digitais da mobilidade urbana, com maior agilidade e comodidade. O sistema prevê que o usuário do transporte público possa pagar pelos créditos por meio de PIX, com liberação imediata pela catraca com o uso de um QR Code.
Informações: Prefeitura de Maringá
Postado por Meu Transporte às 21:49 0 comentários
Marcadores: Paraná
Pelo terceiro ano, BRT Sorocaba mantém satisfação do passageiro acima de 80% sobre a rapidez nas viagens
Os resultados da terceira edição da Pesquisa Sensor confirmam que o sistema BRT Sorocaba mantém indicadores positivos sobre a qualidade dos serviços de transporte e a experiência do passageiro. O tempo de viagem, que é algo muito importante para quem usa o transporte coletivo, obteve avaliação de 82,32% como ótimo/bom. Hoje o BRT, opera em 11 linhas e realiza 1.468 viagens por dia.
Encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi, a pesquisa mensurou a opinião dos sorocabanos em quesitos de segurança, rapidez, conforto, melhoria nos deslocamentos e visão geral da operação.
Para participar da pesquisa, o passageiro foi convidado a dar sua opinião respondendo uma enquete eletrônica que podia ser acessada via aplicativo Cittamobi (plataforma que concentra a base de dados de passageiros da cidade) ou por QR Code disponível em cartazes nos terminais, estações, pontos de parada e nos ônibus do BRT.
Quando questionados sobre a segurança do sistema, 87,24% avaliaram como ótimo/bom. Esse número segue alinhado aos anos de 2022 e 2021 que também obtiveram valores acima de 86% e confirmam a importância da segurança para que o passageiro utilize cada vez mais o transporte coletivo.
“Quem utiliza o ônibus deseja ter deslocamentos rápidos, seguros e com previsibilidade. Esses são critérios fundamentais de um sistema BRT e trabalhamos para que eles sejam cumpridos ao máximo possível. Ter o retorno do passageiro é como se fosse um termômetro para avaliarmos que os esforços realizados geram benefícios. O nosso objetivo é servir com qualidade e ter o passageiro sempre conosco”, destaca Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.
No item conforto, 76,93% consideraram ótimo/bom. A população tem acesso a veículos superarticulados e padron com ar-condicionado, tomadas USB e internet gratuita. Essa foi uma das maiores transformações que aconteceram na estrutura local, e hoje, essa é uma realidade já integrada à rotina do sorocabano.
De acordo com Cláudio Frederico, vice-presidente da ANTP, os números gerais do BRT são muito positivos e a experiência do passageiro é satisfatória. ”A opinião dos pesquisados revela o quanto o sistema tem conseguido executar um serviço de qualidade e que atende à demanda. Pela experiência que temos, notamos que a partir de agora, o BRT entra na fase de maturidade. Isso significa que muitas coisas que eram uma novidade se tornam normais para o passageiro. Um exemplo, é o percentual sobre o conforto. O passageiro já está acostumado com ônibus novos e tecnológicos. Isso já faz parte do dia-a-dia”, explica.
Para o tempo de espera, 65,46% avaliaram como ótimo/bom. E, sobre a melhoria dos deslocamentos, 67,27% afirmaram como ótimo/bom. Ou seja, com a chegada do sistema BRT, a população consegue perceber ganhos quando precisa se movimentar pela cidade.
Na avaliação geral, 71,36% disseram que o sistema é ótimo/bom. Os impactos positivos da mobilidade quando um sistema funciona é confirmado pela opinião de quem usa.
Utilizando o aplicativo Cittamobi, os passageiros foram convidados para avaliar o sistema BRT Sorocaba respondendo perguntas de forma rápida e muito prática. Com apenas um clique, o passageiro acessava a Enquete Sensor e contribuía com a sua opinião.
A mostra final teve mais de 700 questionários que foram preenchidos durante o mês de maio. Do total de participantes, 51,02% eram mulheres e 48,57% homens. Sendo que, a maioria deles, estavam na faixa etária de 18 a 59 anos. Para se ter uma ideia, 54,99% tinham de 18 a 39 anos e 34,70% entre 40 e 59 anos.
Após a coleta de dados, a ANTP analisou os números e validou as respostas. Deste modo, chegando ao resultado final da edição 2023.
“A abordagem ao passageiro via aplicativo é uma ferramenta muito segura e que facilita para que a empresa consiga saber o que está agradando ou não. A partir dos dados coletados é possível estabelecer iniciativas de melhoria sempre pensando no passageiro”, finaliza Emanuele Cassimiro, diretora de produtos do Cittamobi.
A ANTP estima que a mostra coletada pode representar uma população total de 100 mil passageiros. O que permite dizer que o grau de confiança é de 95% e uma margem de erro menor que 4%.
Informações: SECOM
Postado por Meu Transporte às 21:39 0 comentários
Greve no Metrô do Recife é suspensa por 48h
Após a realização de uma segunda audiência de conciliação entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ficou decidido que a greve dos trabalhadores do Metrô do Recife será suspensa por 48 horas, a partir desta segunda (7).
Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), que intermediou a reunião, o prazo começou na tarde de segunda e segue, ao menos, até as 14h da quarta (9), quando está prevista mais uma rodada de negociação.
A CBTU informou que os representantes do sindicato aceitaram a suspensão da greve e a operação deve ser retomada às 22h desta segunda, após a categoria se reunir em assembleia para discutir a decisão.
De acordo com o TRT-6, os metroviários, em greve há cinco dias, aguardam uma contraproposta da CBTU, que será discutida na próxima audiência.
Na manhã desta segunda, a CBTU e o sindicato já haviam fechado um acordo para que o Metrô do Recife operasse com 100% da capacidade nos horários de pico, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. No restante do dia, as estações estavam fechadas.
Desde a quinta (3), primeiro dia da greve, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) determinou que o Sindicato dos Metroviários garantisse a circulação de 60% da frota em horários de pico e 40% nos demais períodos. Em caso de descumprimento, é aplicada uma multa diária de R$ 60 mil.
Segundo o Sindimetro, os metroviários também buscam:
Reajuste no piso salarial, de R$ 1.954,04 para R$ 2.725,00;
Garantia de estabilidade no emprego;
Realocação dos funcionários, caso haja uma privatização do metrô;
Reestruturação do Metrô do Recife.
Ao todo, 1.547 funcionários trabalham no Metrô do Recife, que tem 71 quilômetros de extensão. Em julho, a categoria fez duas paralisações temporárias. A primeira, em 12 de julho, durou 24 horas.
Informações: G1 PE
Postado por Meu Transporte às 21:33 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
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