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Inteligência de dados é o melhor caminho para guiar as decisões no setor de mobilidade

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Os combustíveis, direta ou indiretamente, são parte importante do nosso cotidiano, seja na forma como nos locomovemos, seja no preço dos produtos que consumimos. Para ter uma ideia, o diesel, por exemplo, representa por volta de 40% do preço dos transportes. Na era do e-commerce, esse valor está impresso em praticamente tudo o que compramos. 

O Brasil é movido a asfalto, diesel e caminhão. Aproximadamente, 60% das cargas no País são movidas pelas rodovias, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte – e que já foi pauta aqui no Estadão. A oscilação no preço dos combustíveis movimenta toda uma cadeia que influencia diretamente o dia a dia da população, em diferentes frentes e atuações. Em 2022, por exemplo, uma disparada de 18,8% no preço da gasolina, e 24,9% no do diesel, fez as entregas por delivery subirem até 50%. As passagens aéreas chegaram a registrar mais de 60% de aumento.

Em um cenário em que dados e transações são a base para tomadas inteligentes de decisão, aumentando a assertividade principalmente para escolhas que envolvem alto investimento, é fundamental utilizar a inteligência de dados para criar indicadores confiáveis e poder analisá-los da melhor forma.

Índices confiáveis

A demanda por inovação em mobilidade é sempre puxada por três fatores: velocidade, segurança e economia/sustentabilidade. Coloco a economia e a sustentabilidade na mesma atribuição de pontos de vista porque ambas são entendidas como a utilização de menos materiais e energia, seja por questões ambientais, seja pela economia de gastos financeiros. 
É justamente neste último aspecto de inovação em mobilidade que podemos entender a necessidade de uma ferramenta de indicadores de combustíveis. Cada vez mais, é necessário termos acesso a parâmetros racionais e embasados para compreender o perfil, o preço, o consumo, a qualidade e a eficiência para entender os impactos na economia e na mobilidade. Isso significa uma base sólida para que empresas e motoristas comuns passem a contar não só com uma economia significativa mas também com um meio de diminuir sua pegada de carbono. 

No cenário internacional, decisões macroeconômicas também levam em consideração os indicadores de preço de combustíveis. Um estudo do FMI (Fundo Monetário Internacional), por exemplo, analisou fatores que determinam se os governos repassam ou não as mudanças nos preços internacionais dos combustíveis para os preços domésticos. E o que se descobriu é que o repasse é maior quando as mudanças internacionais são moderadas. Isso acontece justamente pelo efeito dominó que o repasse representa. Afinal, ainda de acordo com o estudo, o aumento afeta o consumo de energia, a inflação, a arrecadação fiscal e a distribuição de renda nesses países.

Entendendo que o mercado estava carente de uma nova ferramenta para acompanhar a mecânica de oscilação nos preços de combustíveis, a Veloe se aproximou da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para pensar em um produto acessível que seja útil a todos os públicos para um caminho de escolhas inteligentes e inovação na mobilidade. Foi assim que surgiu o Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade. Uma ferramenta que une a agilidade da iniciativa privada com o crivo de inteligência e credibilidade da Fipe, uma das mais respeitadas instituições de pesquisa do Brasil. 

Mais do que análises sobre combustíveis, a ferramenta ainda cruza dados para avaliar quanto um tanque de gasolina representa para a renda familiar de cada região e onde vale mais a pena abastecer com etanol ou gasolina. Além de combustíveis, o panorama vai trazer outros levantamentos, em um futuro breve, sobre diferentes temas ligados à mobilidade. 

É preciso criar oportunidades conjuntas entre o setor público e o privado para levar a melhor prestação de serviço à sociedade. O setor privado tem acesso aos dados, à expertise e à tecnologia, enquanto o setor público conta com a robustez de ferramentas de pesquisa para estruturar o conhecimento e a força com a sociedade. Essa combinação é marcante, porque permite transformar dados em inovação, oferecendo uma base consistente para a melhor tomada de decisão e contribuindo para uma mobilidade cada vez mais fluida e inteligente.

Informações: Estadão
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Ônibus elétricos articulados BYD já rodaram 644.000 km em São José dos Campos

Os ônibus elétricos articulados da BYD já rodaram mais de 644.000 quilômetros pelo corredor Linha Verde em São José dos Campos (SP). A iniciativa de mobilidade elétrica na cidade do interior paulista é uma das pioneiras no país e já conta com 12 ônibus articulados da fabricante chinesa, que operam desde agosto de 2022 no local. 

A frota de ônibus elétricos articulados de São José dos Campos já evitou a emissão de 1.646,12 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 11.729 árvores.

O modelo usado na frota da cidade sede da região do Vale do Paraíba é o BYD 11B piso baixo, que possui 22 metros de comprimento, ar-condicionado, encosto de cabeça e tomada USB, além de baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e capacidade para 170 passageiros por viagem - a autonomia é de aproximadamente 250 km com uma carga. 
Em termos de acessibilidade, há espaços para cadeirantes, o que torna São José dos Campos a cidade com a maior frota elétrica de articulados do país (em capacidade de transportados). 

“A população de São José dos Campos tem aprovado os ônibus elétricos. As viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir um veículo elétrico e com várias tecnologias embarcadas, afirma Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.

Cada ônibus elétrico articulado tem capacidade para 168 passageiros e conta com seis câmeras de alta definição, duas telas com infravermelho, conjunto ótico com faróis full led, acesso e espaço para cadeirantes e entradas USB. As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema que evita que elas fechem quando há qualquer movimento próximo.

Produzido na fábrica da BYD em Campinas (SP), o modelo VLP elétrico possui 22 metros de comprimento e está equipado com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) montadas na unidade de Manaus (AM) que proporcionam autonomia de até 250 km com uma carga completa.

Informações: InsideEVs
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Pesquisa sobre mobilidade urbana em Porto Alegre começa nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio do Consórcio CGC, começa nesta terça-feira, 1°, as entrevistas com parte da população de Porto Alegre sobre mobilidade. O secretário da Pasta, Adão de Castro Júnior, vai acompanhar esta primeira etapa, às 10h, na rua Gaspar Martins, 534, no bairro Floresta. A partir da Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (Edom) serão coletadas informações de como as pessoas se deslocam em Porto Alegre. Dessa forma, será possível a construção de projetos de mobilidade que atendam as necessidades da sociedade. 

Os pesquisadores atuarão, inicialmente, nos bairros Floresta e São Geraldo, passando após para São João, Navegantes, Passo D’Areia, Auxiliadora e demais pontos da Zona Norte. Os profissionais irão às residências com coletes que contêm etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade - todos possuem credenciais com nome, sobrenome e RG. As pesquisas ocorrem de terça-feira à sábado, das 8h às 19h. O consórcio também realiza as entrevistas mediante agendamento prévio pelo número (11) 3097-8112. 
A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada por meio do contato da EPTC (118) e também pelo Consórcio (11) 3097-8112. Mais informações sobre as pesquisas estão disponíveis neste site.

Saiba mais - As Pesquisas de Mobilidade serão feitas em duas etapas. O estudo será composto tanto por pesquisas realizadas nos domicílios como por pesquisas de rua, realizadas em entradas da cidade e em locais em que a pessoa passa de uma região para a outra. O último estudo foi realizado em 2003. O trabalho contempla o planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e pesquisas complementares.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Em Fortaleza, 100% dos ônibus equipados com ar-condicionado estão em funcionamento

Todos os ônibus de Fortaleza que dispõem de ar-condicionado começam a circular com o equipamento ligado, a partir desta terça-feira (1º), conforme garantiu nesta segunda-feira (31) a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Do total da frota, 774 veículos da capital cearense possuem o aparelho.

De acordo com a Etufor, até o mês de julho, havia 654 com ares ligados e partir deste 1º de agosto, 774 serão veículos, que é a frota com o equipamento. A frota total é de 1322 veículos.

Os ônibus passaram cerca de três anos circulando com o ar-condicionado desligado devido à pandemia de Covid-19 e passou ser religado de forma gradativa a partir de março de 2023 seguindo um cronograma da Prefeitura com data final prevista para agosto.
Com grande parte da população vacinada e o controle da Covid-19, o motivo para a falta de climatização nos coletivos urbanos da capital cearense deixou de ser sanitário e se tornou financeiro e logístico.

Em março deste ano, o prefeito José Sarto havia garantido que até o início de agosto, os 1.400 ônibus em operação na capital cearense teriam o ar-condicionado ligado.

A frota de transporte coletivo em Fortaleza recebeu um reforço, com a adição de 54 novos ônibus zero quilômetro com ar condicionado. Segundo informações da Prefeitura, esses novos ônibus estão equipados com ar-condicionado e possuem câmeras instaladas na porta traseira.

O equipamento permite que o motorista tenha uma visão clara do desembarque dos passageiros, garantindo uma partida segura após a conclusão do desembarque. As portas possuem sensores que as fecham automaticamente, conforme a legislação que proíbe a circulação de ônibus com as portas abertas.

Além disso, alguns novos ônibus oferecem ao passageiro tomada para carregadores de celular, cadeiras mais confortáveis, além de atenderem aos padrões de acessibilidade. Seguindo ainda as normas das legislações federais vigentes, todos eles possuem assentos devidamente sinalizados na cor amarela para passageiros prioritários, elevador para cadeira de rodas ou piso baixo com rampa, como também cintos de segurança para as pessoas com deficiência visual acompanhadas de cães-guia.

Informações: GCMais
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Linha Turismo de Curitiba tem tarifa mais barata e passa a funcionar todos os dias

Em comemoração aos 60 anos da Urbanização de Curitiba (Urbs), a Linha Turismo, que percorre as principais atrações turísticas da capital, terá o preço reduzido de R$ 50 para R$ 30 a partir desta terça-feira (1/8) até 31 de agosto.

A redução do valor do bilhete em 40% é uma das várias ações para celebrar o aniversário da Urbs, comemorado no próximo dia 21. Durante todo mês de agosto, empresa preparou atrações musicais, festival gastronômico, descontos e promoções na Rua 24 horas e nas lojas #CuritibaSuaLinda e muita diversão para a criançada.

A Urbs vai reforçar a frota da Linha Turismo com mais dois ônibus, para atender o aumento da demanda.

 
Todos os dias
Outra novidade é que a Linha Turismo, a partir de agosto, passa a funcionar todos os dias da semana todos os meses do ano. Até agora, ela não operava às segundas-feiras, com exceção do período de férias escolares. "Com essa ampliação, damos mais tempo para o turista ou o morador conhecerem os pontos turísticos da nossa cidade”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
“O usuário da Linha Turismo só precisará ficar atento, porque algumas atrações turísticas não abrem às segundas-feiras, então é preciso se programar”, explica Sergio Oliveira, gestor da área de operação de transporte coletivo da Urbs.

A Linha Turismo passa por 26 pontos turísticos, como Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Parque Barigui, Passeio Público e Parque Tanguá. São 48 quilômetros percorridos em ônibus de dois andares em três horas de viagem

O roteiro começa na Rua 24 Horas, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Também é possível descer nos pontos que desejar, conhecer os atrativos de perto e depois voltar ao ônibus: o bilhete dá direito a reembarques ilimitados em um período de 24 horas após o primeiro embarque.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, débito ou em dinheiro. São aceitas as bandeiras Visa, Mastercard e Elo.

Serviço: Linha Turismo mais barata
Funcionamento: todos os dias
Horário: das 8h30 às 17h30
Ponto inicial: Rua 24 horas
Tarifa: R$ 30 (promocional de 1/8 a 31/8)
Crianças menores de seis anos não pagam tarifa

Informações: URBS
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Metrô do Recife pode entrar em greve mais uma vez

Os metroviários que paralisaram as atividades do Metrô do Recife e dos trens a diesel que ligam Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, ao Centro do Cabo de Santo Agostinho, e Curado, também em Jaboatão, nos dois primeiros dias de greve dos rodoviários, nos dias 26 e 27 de julho, podem cruzar os braços novamente. A categoria realiza uma nova assembleia nesta terça-feira, com possibilidade de se decretar uma paralisação por tempo indeterminado. 
Foto: Annaclarice Almeida/D.P

Os metroviários reivindicam junto ao governo federal o aumento do piso salarial da categoria para R$ 2.725,00, a garantia do trabalho para os empregados caso o Metrô do Recife seja privatizado e a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Programa Nacional de Desestatização (PND). 

Além das reivindicações da categoria, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco pedemelhoriasna estrutura do Metrô doRecife, diante do processo de sucateamento observado nos últimos ano dos sistema, bem como exige o cumprimento de cláusulas existentes no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria, por parte da empresa, a CBTU. 
Caso não haja um acordo, os metroviários adiantaram que, além da greve, vão organizar uma caravana até Brasília, onde pretendem conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Informações: Diário de Pernambuco
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