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Representantes da SMTT Maceió acompanham o início das operações do BRT de Salvador
sexta-feira, 14 de outubro de 2022Em vias de iniciar as obras para a implantação do sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit) em Maceió, uma comitiva da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou uma visita técnica à Secretaria de Mobilidade (SEMOB) de Salvador, entre os dias 3 e 7 de outubro. A presença dos representantes do órgão responsável pelo transporte público coletivo de passageiros e pelo trânsito maceioenses teve como objetivo acompanhar o começo das operações do BRT de Salvador.
A SMTT foi representada pelo coordenador do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), por Silvio Sarmento, o assessor técnico de Transportes, Bruno Aragão, e o assessor técnico de Terminais e Paradas, Arthur Douglas, Os três foram recebidos pelo diretor de transporte de Salvador, Matheus Lima Moura.
Durante a visita, os representantes da SMTT conheceram o Centro de Controle e Operação (CCO) do BRT, onde foi possível acompanhar os trabalhos da equipe e ter informações sobre o uso da tecnologia na operação, que proporciona mais eficiência no serviço.
Todo o processo é acompanhado, em tempo real, a fim de garantir maior agilidade e previsibilidade de horário de chegada dos ônibus às estações.
"O funcionamento do Centro de Controle com a Supervisão do Órgão gestor, é primordial para o correto funcionamento do Sistema e o que presenciamos aqui foi o casamento perfeito entre a tecnologia e a atuação das pessoas que fazem parte do processo", frisou o coordenador do SIMM, Silvio Sarmento.
A comitiva também esteve na garagem do BRT, onde conheceu parte da frota de ônibus do novo modal, composta por veículos que seguem a tendência do design automobilístico europeu, com ângulos retos e visual imponente.
"Estrutura é tudo para que esse sistema tenha um bom desempenho. Aqui vimos veículos modernos e confortáveis e isso já traz um bônus enorme para a população", destacou o assessor técnico de Transportes da SMTT Maceió, Bruno Aragão.
"Tudo é muito bem organizado, com um sistema bem preparado para atender aos usuários. É uma outra realidade para quem se acostumou com o sistema convencional", pontuou o assessor.
Os veículos são equipados com motor a diesel e possuem lotação total para 89 passageiros. Os ônibus têm portas em ambos os lados da carroceria, espaço interno com maior amplitude, que proporciona conforto visual, além da otimização da acomodação de componentes técnicos e capacidade aumentada.
Outro ponto visitado pelos representantes da SMTT Maceió foi a Estação Pirajá, onde há a integração entre o metrô e os ônibus.
"Foi uma imersão no transporte público da cidade, onde foi possível realizar um estudo de repertório mais sólido, conhecer novas realidades e soluções adotadas, que funcionaram ou não, considerando nossa cultura, meio ambiente e clima", ressaltou o assessor técnico de Terminais e Paradas. Arthur Douglas.
"É importante destacar, na visita ao terminal de Pirajá, a implantação dos carrinhos de bilhetagem de autoserviço, que agilizam o pagamento da passagem", disse o assessor.
A visita foi encerrada na sexta-feira (7), quando a comitiva maceioense participou de outro momento com os representantes da SEMOB. Além do diretor Matheus Moura, estiveram presentes o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller; o coordenador de Planejamento de Transportes, Raimundo Dortas, e o supervisor de Área de Tráfego, Jessé Gonçalves.
"Foi uma visita bem positiva. Apesar de termos um foco principal, acompanhar o funcionamento do BRT, não nos detemos apenas nessa missão. Acompanhamos o sistema de transportes como um todo, com visitas a terminais de Integração do Sistema de Ônibus Convencional, inclusive com integração com o Metrô", enfatizou o coordenador do SIMM da SMTT de Maceió.
Ele destacou ainda a importância da visita técnica a Salvador. "Trouxe novas visões e ideias que devem complementar o que temos em Maceió e que servirá para melhorarmos ainda mais o atendimento aos usuários", revelou o coordenador.
Sobre o sistema BRT em Maceió
A implantação do BRT em Maceió foi anunciada pelo prefeito JHC, no dia 5 de setembro deste ano. Segundo o gestor, o serviço deve beneficiar em torno de 600 mil usuários, o que representa 65% da população da capital. De acordo com o anúncio, serão instaladas 22 estações ao longo de 15 km, compreendendo as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, além de um trecho da BR-104, na parte alta da cidade.
Esse modal de transporte é moderno e bastante adaptável para a realidade maceioense, sobretudo para a implantação nos principais corredores de transportes da capital, como nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro e na Avenida Menino Marcelo, visto o grande volume de linhas convencionais que alimentam estas vias, advindas de bairros bastante populosos da capital.
Para viabilizar o melhor funcionamento em sua implantação há a necessidade de realizar algumas intervenções de infraestrutura, quer sejam por passagens subterrâneas ou elevadas, principalmente para evitar a parada excessiva em cruzamentos, proporcionando uma viagem bastante ágil, segura e confortável, visto que não há interferência de outros veículos na faixa exclusiva.
Deve-se considerar ainda, que, a implantação desse modal, proporcionará mais agilidade para quem utiliza o transporte público, além da redução de ônibus nas principais avenidas da capital, melhorando a mobilidade urbana para todos que utilizam essas vias de tráfego.
BRT de Salvador
O modal entrou em fase de testes no dia 30 de setembro deste ano, com 11 ônibus. O início da operação assistida começou no dia seguinte. A extensão da via de tráfego é exclusiva e está em torno de 11km total, em dois sentidos, com cinco estações em funcionamento para embarque e desembarque, sendo uma delas integrando com o metrô, além de mais uma elevada, já em construção no trecho em operação (para integrar com o metrô), e mais seis no trecho em obras da segunda fase.
As estações, três em nível das vias normais, e uma elevada viabilizam o tráfego livre do BRT em toda a extensão do corredor de transporte. O trecho total contém quatro semáforos em cruzamentos, sendo priorizada a sua passagem, aumentando a velocidade média, e consequentemente tornando a viagem mais rápida, segura e confortável.
Todos os veículos utilizados são climatizados, com motor traseiro e piso rebaixado, possibilitando o embarque de todos os usuários, inclusive cadeirantes, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida, acessar o veículo no mesmo nível do piso da plataforma do terminal, sem a necessidade da utilização de degraus.
Informações: Prefeitura de Maceió
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Prefeitura abre nova licitação para comprar mais 270 ônibus articulados para o sistema BRT
quarta-feira, 12 de outubro de 2022
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (11/10), o aviso de licitação para a compra de 270 novos articulados para o sistema BRT. O pregão eletrônico está marcado para o dia 24 de outubro, às 11h, e a previsão é que os veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, comecem a ser entregues a partir de outubro de 2023, até fevereiro de 2024, distribuídos em cinco lotes. O edital está disponível no site: http://www.comprasgovernamentais.gov.br (UASG 986001).
Essa é a primeira compra de ônibus pela Prefeitura do Rio seguindo a nova norma ambiental Proconve P-8, programa de controle de poluição do ar por veículos automotores pesados, baseado nas normas Euro 6, que aplica-se também a veículos de passageiros, e que começa a vigorar a partir de 2023.
Com o objetivo de acelerar a recuperação do BRT, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) realizou outras duas licitações em abril e maio deste ano para a aquisição de 291 novos veículos para o sistema, sendo 220 articulados e 71 ônibus do tipo padron. Os veículos já comprados nas licitações anteriores serão entregues entre outubro deste ano e março de 2023.
Informações: Prefeitura do Rio
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Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Trem promete viajar a 1.200 km/h: quanto vai custar uma viagem a bordo?
Os trens-bala já são uma realidade há algum tempo. O primeiro comboio de alta-velocidade começou a transportar passageiros no Japão em 1964. No entanto, os primeiros transportes do tipo que atingiram grandes velocidades foram testados muito antes. Mais precisamente em 23 de outubro de 1903, quando o vagão ferroviário da Siemens & Halske AG alcançou uma velocidade de 206,7 km/h. Agora, um novo trem promete viajar a 1.200 km/h.
Atualmente, os trens de alta velocidade atingem cerca de 285 quilômetros por hora. Algo impensável há alguns anos. Mas eis que, agora, um novo trem do Canadá promete desbancar os japoneses com a promessa de alcançar uma velocidade impressionante de 1.200 km/h.
Um trem pode chegar 1.200 km/h?
O trem que promete atingir a casa dos 1.200 km/h é o Fluxjet Super Trem, da empresa TransPod. O objetivo do “avião sem asas” tem como objetivo ligar as cidades de Calgary e Edmonton, no Canadá – que estão a cerca de 300 quilômetros de distância -, em apenas 45 minutos.
Para se ter uma ideia da velocidade do transporte, uma viagem normal de avião entre os dois municípios dura cerca de 50 minutos, enquanto de carro e de ônibus o trajeto leva em torno de três horas e quatro horas e meia, respectivamente.
Energias renováveis
O FluxJet, da empresa TransPod, além de se tornar o mais rápido do mundo, tem recursos e elementos que vão torná-lo mais limpo até mesmo que aviões. De acordo com os desenvolvedores, essa foi uma das grandes preocupações: reduzir a emissão de poluentes, algo imprescindível para as futuras gerações.
O trem que vai atingir 1.200 km/h vai funcionar com energias renováveis e poderá transportar tanto passageiros quanto mercadores sem deixar rastro de carbono pelo caminho. A empresa calcula que o meio de transporte vai ajudar a reduzir as emissões de gases poluentes em 636 mil toneladas de CO2.
Para atingir 1.200 km/h, o trem faz uso de um sistema de flotação magnética com rede de tubos de baixa pressão. Para completar, quando ele sair de ambientes urbanos, vai funcionar com tecnologia de levitação magnética, eliminando a resistência ao rolamento. A ideia é levar 54 passageiros por vagão.
Quanto vai custar a viagem no trem de 1.200 km/h?
Se já não bastasse a vantagem da velocidade, o Fluxjet terá preços acessíveis. Com um investimento de cerca de 18 bilhões de dólares, o trem que promete chegar a 1.200 km/h deve custar quase a metade do preço de uma viagem de avião. A estimativa da TransPod é que o valor da passagem pode ser 44% mais barato do que uma de transporte aéreo com a mesma rota.
Entretanto, é bom não confundir o Fluxjet com o projeto Hyperloop, apresentando pelo empresário bilionário Elon Musk, que promete chegar a 1.078 quilômetros por hora. São dois projetos completamente diferentes e com desenvolvedores distintos.
Informações: Pronatec
Postado por Meu Transporte às 22:11 0 comentários
Marcadores: M u n d o, Reportagem especial, Tecnologia Renovável, Trem Bala
"Metrô" que chega aos 850 km/h, idealizado por Elon Musk, começa a ser construído na Europa
Lembra da "cápsula humana", uma espécie de metrô futurista, idealizado por Elon Musk lá em 2013? Vai virar realidade na Europa. O Hyperloop, como é chamado, já passou por uma série de testes na Alemanha nos últimos anos e sua infraestrutura começou a ser construída.
E os méritos para este inovador transporte terrestre virar realidade é da Universidade Técnica de Munique (TUM). O principal objetivo do Hyperloop é de que passageiros sejam transportados por terra com a rapidez de transportes aéreos.
A TUM ficou em primeiro lugar nas quatro competições da Hyperloop Pod, organizadas pela Space X, empresa espacial de Elon Musk . Atualmente, o recorde de velocidade atingido pelo Hyperloop é de 482 km/h, porém, a universidade diz que o objetivo é chegar aos 850 km/h quando a operação já estiver acontecendo.
O Programa Hyperloop da TUM foi fundada em 2020 e, após o sucesso nas competições, a construção da primeira infraestrutura em tamanho real da Europa começou no dia 30 de setembro dentro da universidade.
O Hyperloop – uma espécie de vagão futurista – será transportado dentro de vários tubos interligados feitos com aços de ultra-alta resistência. Cada um destes tubos tem 24 metros de comprimento. E eles serão feitos separados para facilitar a construção da estrutura e também os testes.
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Vale ressaltar que o Hyperloop está equipado com a tecnologia maglev, que usa como base o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos para deslizar com suavidade dentro dos túneis, sem qualquer atrito com o solo.
Outro tópico importante para que o meio de transporte possa atingir altíssimas velocidades está relacionado ao ar. Fortes bombas de vácuo estão ligadas à cápsula visando eliminar a resistência do ar para que o trajeto seja ainda mais rápido.
Apesar da estrutura estar sendo fabricada na Alemanha, a ideia dos desenvolvedores do projeto é de testar o Hyperloop, primeiramente, em algum país que ainda não foi definido. Caso ele seja bem recebido e responda da forma esperada, o próximo passo é conectar centros populacionais, tal qual uma ferrovia, mas com viagens muito mais velozes e confortáveis.
Segundo Gabriel Semino, gerente do projeto, o objetivo do TUM Hyperloop é desenvolver uma tecnologia que torne realidade o transporte sustentável de alta velocidade do futuro.
O passo mais importante, que é a construção em escala real do projeto, já começou. Mas ainda há um longo caminho pela frente para chegar até o Hyperloop final. Segundo a TUM, o objetivo é que até o final dessa década a operação já esteja acontecendo na Europa. Uma viagem entre Amsterdã, na Holanda, até Paris, na França, por exemplo, que tem pouco mais de 500 km de distância, será feita em 30 minutos.
Informações: Auto Esporte
Postado por Meu Transporte às 22:01 0 comentários
Marcadores: M u n d o, Tecnologia Renovável, Trem Bala
Em Curitiba, Linha Rurbana será estendida e ligará os terminais Pinheirinho e Tatuquara
A partir deste sábado (15/10), a linha de ônibus 680 Rurbana vai ser estendida para ligar o Terminal Pinheirinho ao Terminal Tatuquara, atendendo a uma reivindicação dos usuários do transporte coletivo. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), a linha vai ganhar mais 2,6 quilômetros (ida e volta) com a ligação.
A medida beneficia os 2.156 passageiros que todos os dias usam a linha.
A mudança facilitará o deslocamento do usuário, que até agora precisava fazer a integração temporal na Rua Delegado Bruno de Almeida com uma linha com destino ao Tatuquara ou então fazer a conexão entre linhas no Terminal Pinheirinho.
Com a ampliação, a integração temporal da linha Rurbana na Rua Delegado Bruno de Almeida será desativada.
O trajeto
O trajeto será estendido pelas ruas Miguel Furmann, Urbano Bier Filho, Conceição Maria Vieira da Rosa, Alfredo Safanelli e João Goulart, sentido Terminal Tatuquara; e pelas ruas João Goulart, Maria da Luz Batista, Conceição Maria Vieira da Rosa, Urbano Bier Filho e Miguel Furmann, sentido Terminal Pinheirinho.
A Urbs anexou cartazes nos ônibus da linha para que os usuários sejam informados sobre a implantação do novo trecho.
A ampliação na linha foi facilitada pela implantação do novo binário das ruas Alfredo Zafanelli e Maria da Luz Batista, no Tatuquara, que entrou em funcionamento em 20 de setembro.
A Rurbana será a oitava linha de ônibus a operar no Terminal Tatuquara, inaugurado no ano passado. Pela plataforma do Tatuquara passam as linhas 617 Jd.Ludovica; 619 Sta Rita/Cic; 650 Sta Rita/Pinheirinho; 681 Dalagassa; 684 Rio Bonito; 685 Rio Bonito/Cic e 773 Vizinhança/Sta Rita. Incluindo a Rurbana, essas linhas transportam, atualmente, 20.203 passageiros/dia útil.
Informações: URBS
Postado por Meu Transporte às 21:49 0 comentários
Marcadores: Paraná
No Recife, Ação em TI vai estimular respeito a idosos e deficientes
A campanha “E Se Fosse Você?” volta a sensibilizar usuários e operadores do transporte sobre limitações de pessoas com mobilidade reduzida. O Grande Recife Consórcio promoverá a ação a partir da próxima segunda (10), no TI CDU, às 9h. Idosos e pessoas com deficiência têm prioridade no acesso aos ônibus, mas nem sempre contam com a compreensão de todos. Por isso, a ação vai convidar algumas pessoas a embarcar nos coletivos utilizando muletas, óculos embaçados, caneleira de peso e protetor auricular. A intenção é dar uma ideia de como é a locomoção das pessoas com baixa mobilidade. E, assim, estimular o respeito e o cuidado com esse público.
Durante o evento, também haverá a fiscalização das Plataformas Elevatórias Veiculares (PEVs) instaladas nos ônibus. Esses equipamentos facilitam o acesso dos cadeirantes. A intenção da ação é verificar o perfeito funcionamento, visto que alguns cadeirantes relatam falhas nesses equipamentos. As empresas operadoras são responsáveis pela manutenção e correção dessas falhas.
Por meio de rodas de conversa com os operadores dos coletivos, a equipe do Grande Recife Consórcio vai orientar motoristas a ter o hábito de confirmar o perfeito funcionamento das PEVs antes de sair da garagem com o veículo. Dessa forma, ônibus que apresentam problemas com a PEV devem seguir para a manutenção, evitando que circulem sem cumprir a função de transportar cadeirantes.
A ação será realizada em conjunto com militantes do movimento da pessoa com deficiência, agentes de fiscalização do Grande Recife, equipe da área pedagógica do Grande Recife, representantes de RH e de operação das empresas operadoras
Confira abaixo o cronograma de realização da ação:
Dia 10 de outubro
Terminal CDU às 9h
Dia 25 de outubro
Terminal Getúlio Vargas às 9h
Dia 10 de novembro
Terminal Rio Doce às 9h
Dia 23 de novembro
Terminal Abreu e Lima às 10h
Dia 7 de dezembro
Terminal Cais de Santa Rita às 9h
Em caso de dúvidas ou para registrar queixas e sugestões, os usuários podem entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Informações: GRCT
Postado por Meu Transporte às 21:40 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Pernambuco
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