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Em Aracaju, Nova tarifa R$ 4,50 dos ônibus entra em vigor

domingo, 15 de maio de 2022


A nova tarifa no transporte público de Aracaju entra em vigor neste domingo, 15. A partir de agora, os passageiros terão que pagar 4,50 para se deslocar pela capital e região metropolitana.  O reajuste foi anunciado pela Prefeitura de Aracaju na última sexta-feira, 13.

O aumento de 12,5%, segundo a PMA, se deu devido ao aumento do valor dos combustíveis que já ultrapassa R$7,50 em algumas bombas da capital, segundo pesquisa de preço divulgada pelo  Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju).

Segundo a PMA, a tarifa não sofria reajuste desde 2018, quando teve um aumento de 14,2% e passou de R$3,50 para R$4.

Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações da PMA
Infonet
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Sistema de Transporte Público na Grande Recife vai ser licitado ainda este ano

sexta-feira, 13 de maio de 2022

O Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife vai ser licitado ainda este ano, para isso, a mesma em andamento já se encontra na parte de consulta pública que começou no dia 10 desse mês de maio e vai até o dia 13 de junho, visando colher dados vindos dos usuários para possíveis ajustes na proposta já apresentada pelo CTM que teve a parceria da ANTP (Agencia Nacional de Transportes Públicos).


Nessa licitação foram levantas a quantidade de lotes a serem licitados que nessa proposta nova passa a ser 03 e não 05 lotes como na ultima licitação que não saiu do papel de 2013. também foram levantas as linhas prioritárias para o sistema, sendo elas como fundamentais por atenderem os principais corredores de ônibus da cidade, bem como os principais e mais movimentados terminais integrados e na mesma vem a questão da volta dos ônibus articulados, hoje só usados praticamente nos BRT´s. Dentre essas linhas com prioridade alta, as chamadas Grupo I são: 050 TI PE-15/BOA VIAGEM, 080 TI JOANA BEZERRA/BOA VIAGEM, 166* TI CAJUEIRO SECO (RUA DO SOL), 185*TI CABO, 200*JABOATÃO (PARADOR), 207*BARRO/MACAXEIRA(BR-101), 216*TI BARRO / TI CAJUEIRO SECO, 645*TI MACAXEIRA (AV. NORTE), 820*TI XAMBÁ (CABUGÁ), 825*JARDIM BRASIL/JOANA BEZERRA, 861*TI XAMBÁ/TI JOANA BEZERRA, 914*PE-15/AFOGADOS.

Ainda na proposta tem o levantamento das linhas mais deficitárias, onde o estudo mostra a possibilidade de mudança de equipamento, sendo essas linhas atendidas por ônibus menores, os chamados MIDIÔNIBUS, visando diminuir os intervalos dessas linhas que chegam a mais de 01 hora, por isso a proposta é em certas linhas que operam com apenas 01 ônibus pesado passar a operar como 02 ônibus MIDI, diminuindo os intervalos das mesmas.

AUDIÊNCIA PÚBLICA:

Ocorrerá no dia 31.05 - 09h através do canal oficial do youtube do Governo do Estado de Pernambuco: LINK

Para exercício da manifestação oral durante a sessão virtual, é necessário enviar prévio pedido de inscrição pelo interessado até 30 (trinta) minutos antes do início da audiência, portanto, até as 8h30 do dia 31 de maio de 2022, através do link abaixo:

Com essa licitação, o governo espera melhorar o serviço de transporte aos usuários, visto que 70% do modelo atual tem as empresas tidas como permissionárias e com contratos e regulamentos precários.

A licitação de 2013 só teve 02 lotes dos 07 publicados licitados, onde a CONORTE e a MOBIBRASIL foram as vencedoras e hoje operam sobre regime de concessão com o Estado pagando as mesmas.

Trata-se  do  número  de  Lotes  em  que  a  rede  será  dividida  para  efeito  de  repartição  do objeto  dos  contratos.  O  sistema  atual  é  dividido  em 7 lotes,  sendo  que  os  lotes  1  e  2  já foram   licitados   e   contratados em   2013.   As   linhas   pertencentes   aos   lotes   que remanesceram daquela licitação (3, 4,5, 6 e 7) é que serão oferecidas no novo certame. Por  meio  da  Nota  Técnica  “Reconfiguração  da  Quantidade  de  Lotes  de  Linhas  do STPP/RMR Remanescentes do Processo Licitatório 003/2013” elaborada e distribuída pela     DPL-CTM,  foi  fundamentado  em  profundidade  a  decisão  de  que  o  conjunto  de  linhas  a serem  licitadas –em número  de  265  linhas –fosse  dividido  em  apenas  três  lotes,  desde então denominados Lote 3, Lote 4 e Lote 5. Essa montagem é considerada mais adequada pelas  equipes  da  SEPLAG/CTM,  no  sentido  de  facilitar  a  montagem  de  lotes  mais equilibrados  do  ponto  de  vista  econômico-financeiro  e  de  facilitar  os procedimentos  de gestão dos contratos e de supervisão e fiscalização dos serviços por parte do CTM.

Sobre os Lotes

O Lote 3 é formado basicamente por linhas que circulam no todo ou em parte nos Corredores de transportes das Avenidas Beberibe(Recife),Norte Miguel Arraes de Alencar  (Recife),  Cruz  Cabugá  (Recife),  Caxangá  (Recife),  Rui  Barbosa  (Recife),  Conde  da Boa Vista (Recife), 17 de Agosto (Recife), Rosa e Silva (Recife), Estrada de Belém (Recife),Presidente Kennedy (Olinda), Getúlio Vargas (Olinda), Carlos de Lima Cavalcanti (Olinda), Iª (Recife/Olinda), IIª (Recife/Olinda),IIIª (Recife)e IVª(Recife/Paulista)Perimetrais.

O Lote 4 é constituído por Linhas que circulam no todo ou em parte nos Corredores de Transportes compreendidos pelas Avenidas Bernardo Vieira de Melo(Jaboatão dos Guararapes),Conselheiro Aguiar(Recife),Conde da Boa Vista(Recife),Herculano  Bandeira  (Recife),  Antônio  de  Góes (Recife),  Imbiribeira  (Recife),  Domingos Ferreira  (Recife),  Presidente  Castelo  Branco  (Jaboatão  dos  Guararapes),  Dantas  Barreto(Recife),  Sul  (Recife),  Rodovias  BR  101  (Antiga),BR  101,  PE -060,  PE008,Iª e IVª Perimetrais.

O  Lote  5  compreende  Linhas  que  circulam  por  trechos  ou  em  toda  extensão  das Avenidas  Imbiribeira  (Recife),  Conde  da  Boa  Vista  (Recife),  Recife  (Recife),  Dois  Rios (Recife),  José  Rufino  (Recife),Sul(Recife),Dantas Barreto(Recife),Abdias de Carvalho(Recife),Rodovias  BR  101  (Recife e Jaboatão  dos  Guararapes)  PE  007  (Jaboatão  dos Guararapes),   BR232   (Recife,   Jaboatão   dos   Guararapes),   BR   408   (Jaboatão   dos Guararapes), Iª (Recife) e IIª(Recife)Perimetrais.
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MetrôRio passa a aceitar cartão de crédito via aproximação

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Os usuários do metrô do Rio de Janeiro podem, desde o início de maio, pagar a tarifa do serviço com cartão de crédito ou celular, via aproximação. A funcionalidade, desenvolvida pelo MetrôRio e pela Visa, conta ainda com a parceria do Banco do Brasil, Bradesco e Cielo.


Todas as 41 estações do MetrôRio (linhas 1, 2 e 4) possuem validadores compatíveis com a nova modalidade de pagamento. Segundo a concessionária, eles já estão devidamente sinalizados. O usuário precisa apenas aproximar o cartão de crédito do equipamento para a tarifa ser cobrada, sem necessidade de digitar senha.

Para tal, o cartão precisa ser do tipo contactless. Como alternativa, o usuário pode fazer o pagamento via serviços como Apple Pay e Samsung Pay. Relógios ou pulseiras com NFC também são compatíveis. Não há taxas ou valores adicionais nos pagamentos via aproximação: apenas a tarifa vigente é cobrada.

De acordo com os porta-vozes do MetrôRio e da Visa apontam, entre as vantagens da nova funcionalidade, está a comodidade ao usuário, que não precisa comprar ou recarregar bilhetes nos postos — as tarifas são cobradas na fatura do cartão de crédito. Eles também destacam a diminuição das filas nas bilheterias das estações. Outro benefício é a facilidade para turistas utilizarem o metrô.

Segundo a assessoria de imprensa da Visa, o MetrôRio é a primeira concessionária de transportes do mundo a implementar a plataforma SAM (Secure Access Module), que permite que a tecnologia seja usada sem necessidade de trocar os validadores, ou seja, é preciso apenas instalar um chip para cada equipamento ser compatível.

Além de usar cartões de crédito contactless já existentes, em breve, os usuários poderão adquirir cartões compatíveis em terminais da Saque e Pague na Estação Central. Por serem cartões pré-pagos, essas unidades poderão ser usadas em outros estabelecimentos.

Por ora, somente cartões com bandeira Visa são aceitos. Mas a Visa garante que o sistema foi desenvolvido para aceitar cartões de outras bandeiras, basta que as empresas responsáveis manifestem interesse pelo serviço.

A Visa diz ainda que a tecnologia poderá ser utilizada nos sistemas de transportes de outras cidades brasileiras, sejam eles de modalidade ferroviária ou rodoviária. A companhia não revelou, porém, se já há projetos semelhantes em andamento em outros municípios.

Com informações do MetrôRio e da Visa
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Grande Recife: Frota de ônibus para Porto de Galinhas será renovada, veja os horários


Na Grande Recife, a empresa Expresso Vera Cruz renovará sua frota de opcionais que atendem a Porto de Galinhas e outras linhas da área sul da cidade, essa renovação se dará com veículos confortáveis da Busscar com uma série de inovações internas desde o piso até na modelagem dos bancos até som ambiente e WI FI com direito a entrada USB em todas as poltronas.



Essa renovação se dará de início com 08 veículos com a perspectiva de mais 02 nos próximos dias visando renovar a frota atual principalmente da área de Porto de Galinhas com a retirada total da frota atual.

A linha Porto de Galinhas custa R$ 20,05 tem suas saídas do terminal do Cais de Santa Rita com destino a Porto de galinhas nos seguintes horários: 

Segunda à Sexta
05:20, 07:20, 08:10, 09:10, 10:20, 12:10, 13:10, 14:10, 15:20, 17:10, 18:10 

Sábados e Domingos
05:30, 06:30, 07:30, 08:30, 10:30, 11:00, 12:30, 13:30, 15:00, 16:00, 17:30, 18:30, 19:30 e 21:30

atendendo em seu caminho inclusive ao Aeroporto Internacional dos Guararapes.
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Sistema BRT Sorocaba recebe novos e modernos ônibus articulados

O Sistema BRT Sorocaba passa a contar com mais seis unidades do ônibus Millennium BRT Superarticulado, marca Caio. As unidades foram adquiridas pela CS Brasil e MobiBrasil, empresas com sólida experiência no setor de transportes que operam no Consórcio Sorocaba (Consor). 


Os veículos zero km irão complementar a frota em operação, que transporta uma média de 32 mil passageiros por dia. “Sorocaba agrega o que há de mais moderno em mobilidade urbana, proporcionando agilidade nas viagens, conforto por meio de ônibus com tecnologia de ponta, acessibilidade e segurança aos passageiros, além das inovações no controle operacional da frota. É gratificante participarmos da evolução do transporte coletivo da cidade”, afirma José Gildo Rego Vendramini, representante de vendas da Caio.

Sobre os Millennium BRT Superarticulado

Os Millennium BRT Superarticulado possuem 23 metros de comprimento e lotação total de 176 passageiros, configurações ideais para atender à demanda de transporte em corredores de ônibus. 

São sete portas ao longo da carroceria, sendo três do lado direito, posicionadas na altura da via, e quatro do lado esquerdo, no mesmo nível da plataforma do Sistema BRT.


Todos os veículos possuem monitoramento por câmeras, telas nos salões internos para fornecer informações aos passageiros e itens de tecnologia embarcada, como tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e sistema Wi-fi, com internet gratuita. 

Contam também com sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica do veículo

Poltronas totalmente estofadas e sistema de ar condicionado garantem o conforto durante as viagens. O embarque de pessoas com necessidades especiais e idosos é facilitado pela total acessibilidade dos ônibus e do embarque, no mesmo nível da estação com o veículo. Além de elevador, o salão interno possui espaços para cadeirantes e assentos reservados para PcD.

Informações: Caio Induscar
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Vandalismo cresce 30% em um ano e gera prejuízo de R$ 2 milhões no transporte coletivo de Curitiba

O vandalismo cresceu em terminais, estações-tubo e pontos de ônibus do transporte coletivo de Curitiba. Em um ano (de abril de 2021 a abril de 2022), os prejuízos somaram R$ 2,1 milhões, segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs) e Clear Channel, que administra os pontos de ônibus metálicos da cidade. O valor é 30% superior ao do ano anterior (de abril de 2020 a abril de 2021), quando totalizou R$ 1,6 milhão.


Os valores referem-se aos gastos com conserto, substituição e manutenção realizados após as ocorrências. Os bairros mais afetados com o vandalismo no transporte coletivo são Centro, Água Verde, Rebouças, Bigorrilho, Mercês e Uberaba. Juntos, esses seis bairros responderam por quase metade dos gastos com vandalismo nos últimos 12 meses (R$ 947 mil).

“O vandalismo não deu trégua nem com a pandemia e a queda do número de passageiros. Com o movimento no transporte voltando ao normal, observamos um aumento ainda maior da ação dos vândalos. Trata-se de um dinheiro público, que poderia ser direcionado para outros projetos, mas que precisa ser gasto para consertar o que foi destruído. Um prejuízo para todos”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
 

Segundo ele, o valor de R$ 2 milhões gastos com o vandalismo poderia ser aplicado em melhorias para o usuário, como a ampliação do terminal do Santa Cândida. 

Neste ano, de janeiro a abril, foram gastos R$ 581 mil com reparos provocados por vandalismo – 12% mais do que os R$ 519,5 mil no mesmo período do ano passado.


Tipos de problemas
As depredações ocorrem principalmente nos pontos de ônibus, com quebra de vidros, furto de teto e peças em alumínio, lâmpadas e fiações elétricas de cobre.

Nas estações-tubo, a quebra de vidros é o principal problema. Somente esses casos somaram 1.959 ocorrências de janeiro a abril, um aumento de 12% de janeiro a abril de 2022 (1.746).

No mesmo período, as pichações ficaram praticamente no mesmo patamar. Foram 912 ocorrências no primeiro quadrimestre de 2022, contra 914 no mesmo período do ano anterior.

O transporte coletivo da capital conta com 23 terminais (incluindo o metropolitano Guadalupe), 331 estações-tubo e mais de 5.468 pontos cobertos.

Vistorias e manutenção
A Urbs mantém equipes própria e terceirizada para atender demandas provocadas pelo vandalismo, percorrendo os terminais diariamente para fazer a vistoria e apontar falhas. Esse reforço tem ajudado a reduzir o tempo de resolução dos problemas e o desconforto dos usuários do sistema. O tempo médio de reparo hoje é inferior a 24 horas (22 horas). 

As denúncias também têm papel importante no combate ao vandalismo, tanto via 153 (Guarda Municipal), quanto no local vandalizado, com o contato com os seguranças e a fiscalização.
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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