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Cidade de Bauru pode ganhar dois novos terminais
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Pouco mais de três décadas depois de conseguir junto ao governo federal os recursos para a construção de sua rodoviária, Bauru recorre ao mesmo destino para ampliar a sua oferta de infraestrutura para o transporte de passageiros na cidade.
Projeto entregue ao Ministério das Cidades há pouco mais de um mês pela Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru) solicita, entre outras obras, a construção de dois terminais.
As melhorias foram confirmadas ao BOM DIA nesta semana pelo presidente da Emdurb, Nico Mondelli, quando consultado sobre eventuais mudanças no transporte urbano por conta da inauguração do novo shopping.
PACOTÃO/ Até então, a Emdurb havia divulgado outras melhorias relacionadas ao projeto protocolado no Ministério das Cidades, em Brasília (DF), pelo próprio presidente, por ocasião de defesa técnica.
Destinada a concorrer aos recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de Mobilidade, a pauta baueruense é composta de recapeamento da avenida Rodrigues Alves entre a Nações Unidas e a Pedro de Toledo, a instalação de semaforização em tempo real e os novos terminais. Tudo estimado em R$ 11 milhões.
“O curioso é que quando apresentamos esse projeto no ministério, até chegaram a nos pedir um outro maior, o que nos deixa otimistas em relação à sua aprovação”, diz Mondelli.
Modelo bauruense/Os novos terminais, no entanto, não terão a dimensão da rodoviária, utilizada principalmente para os trechos suburbanos, intermuniciais e interestaduais.
Tanto que Mondelli prefere classificá-los como “miniterminais”. “Vamos adaptá-los ao nosso sistema para que tenhamos o menos possível de desapropriações”, justifica.
Segundo antecipou o presidente, os novos terminais devem aproveitar o espaço de duas praças centrais da cidade: a Machado de Mello, em frente à antiga estação ferroviária e a da República do Líbano, na confluência com a Rodrigues Alves.
“Faltava esse mobiliário urbano para ajustar o nosso transporte coletivo”, analisa Mondelli. Ele informou que está previsto, ainda, um terceiro terminal anexo à rodoviária atual.
Pontos visam ampliar velocidade de serviço
Além de facilitar a vida de quem pretende chegar a qualquer ponto da cidade, os novos terminais terão a funcionalidade para que as viagens não demorem tanto. Segundo a Emdurb, a média de velocidade dos circulares em Baru hoje não passa dos 20 km/h.
1h30 - É o tempo da volta mais demorada entre as 70 de Bauru
Ao invés de fundo, hoje a opção é por financiar
Enquanto que na década de 1970 a prefeitura teve os recursos necessários para erguer a rodoviária a fundo perdido, desta vez deve ter que encarar um financiamento - apesar do endividamento público que faz do envio do dinheiro uma decisão mais política e menos técnica.
50 Milhões de cruzeiros custou a construção da rodoviária local
Projeto atende a sugestão feita por sindicalistas
Criação de pontos para aprimorar a integração de serviço já havia sido reivindicada por categoria
Formulado pela Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru), o projeto que agora cria terminais para o transporte coletivo urbano também passou pelo sindicato dos motoristas.
A garantia é do próprio presidente, José Rodrigues da Silva, que no período da greve da categoria, entre outubro e o mês passado, comentou também sobre a possibilidade de instalação de terminais para melhorar o fluxo do serviço em Bauru.
“Precisaríamos de pelo menos três terminais aqui em Bauru”, apontou Silva, pouco antes de citar os pontos escolhidos pela própria Emdurb segundo o projeto enviado para Brasília (DF).
Segundo o dirigente, a cidade não precisaria de outros terminais distribuídos em áreas periféricas da cidade. “A ordem natural é que as pessoas busquem o Centro mesmo e sigam o percurso para os bairros. Sempre foi assim”.
Apoio aos motoristas/ A expectativa do sindicato é que os novos terminais possam também agregar conforto não apenas para os passageiros, mas também aos motoristas.
É antiga a reclamação da categoria da falta de ambientes próprios para que esses profissionais possam fazer uso durante o serviço - seja para beber água ou mesmo ir ao banheiro.
“Tudo que foi feito para melhorar o trabalho da gente vai ser muito bem-vindo”, comentou o motorista da Grande Bauru, Anderson Dionísio. “Lugar para dormir também não precisa. Isso eu faço em casa”, emendou.
A preocupação de Dionísio é que, por conta dos novos terminais, a Emdurb tenha que fazer algum ajuste no fluxo da frota. “O que não podem fazer é ´mexer no nosso horário!”.
O aviso soa como um alerta para a empresa municipal. Foi por conta da jornada anterior de trabalho (que ultrapassava até 12 horas de serviço, em muitos casos) que os motoristas deflagraram greve. A atual é de 6h20, mais uma de hora extra remunerada.
Plano de remodelação ainda aguarda escolha de empresa
A instalação de novos terminais ocorre em meio ao processo de licitação para a contratação de uma prestadora de serviços de engenharia de transporte para a elaboração do Plano de Transporte Coletivo de Bauru.
Iniciado no dia 13 de novembro, os trabalhos caminhavam até ontem na fase de análise e classificação da documentação entregue pelas duas empresas habiliatadas - Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda, da Capital e Logitrans Logística Engenharia da Transportes Ltda, de Curitiba (PR).
Segundo o contrato, a escolhida terá nove meses para estudar a malha viária do transporte coletivo urbano, apontar deficiências e propor soluções. O serviço está orçado em R$ 957,4 mil e deve ser iniciado em fevereiro.
Informações: Rede Bom Dia
Postado por Meu Transporte às 00:19 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Funcionários da Carris em greve garantem circulação de 70% da frota de ônibus em Porto Alegre
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Os funcionários da empresa de transporte coletivo Carris garantem cumprir a ordem judicial de colocar nas ruas 70% da frota de ônibus em horário de pico e 50% nos demais horários nesta segunda-feira (3). A paralisação começou na sexta (30) e ainda não tem previsão para encerrar. Nesta manhã uma reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) discute a situação e, no início da tarde, uma nova assembleia será realizada na sede da empresa.
Segundo Luis Afonso Martins, motorista e integrante do comando de mobilização, os funcionários em greve estão cumprindo a exigência da Justiça nesta manhã. "Está sendo cumprido o pedido de 70%", disse ele ao G1. "(A reunião) pode decidir o fim (da paralisação), viemos com essa disposição. O transtorno não é só para a população, para a empresa, mas também para os trabalhadores", completou.
A reunião no TRT começaria às 8h. Por volta das 12h30 uma assembleia esta marcada para ocorrer na sede da Carris, para debater os assuntos tratados na reunião da manhã. Em frente à empresa, grevistas seguem as manifestações.
Funcionários da Carris rejeitaram na sexta (30) a proposta acertada durante reunião de mediação realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT). O acordo fechado entre a direção da Carris, uma comissão de trabalhadores e representantes do Sindicato dos Rodoviários previa o pagamento da primeira parcela do prêmio por participação nos resultados da empresa na próxima quarta (5), no valor de R$ 500. A segunda parcela, proporcional às metas individuais, seria paga no dia 15 de janeiro de 2013.
Segundo o diretor do Sindicato dos Rodoviários, Julio Gamaliel Pires, os trabalhadores reivindicam o pagamento de R$ 1 mil na primeira parcela da premiação, além de melhores condições de trabalho, como mais segurança e equipamentos em boas condições.
Continua nesta segunda o cadastro para interessados em ocupar vagas temporárias de motorista e cobrador na Carris. O processo emergencial foi iniciado no domingo (2). Para se inscrever, é preciso comparecer à sede da empresa, na Rua Albion, 385, Portão 2, em Porto Alegre, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Os interessados devem levar carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. Os candidatos às vagas de motorista deverão apresentar, além desses documentos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Curso de Capacitação em Transporte Coletivo de Passageiros, sendo exigida experiência mínima de dois anos. Para o cargo de cobrador, é preciso ter concluído o Ensino Médio e ter idade mínima de 18 anos.
Postado por Meu Transporte às 08:48 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Consórcio do trem-bala terá de investir 30% de capital próprio
O consórcio que vencer o leilão do trem-bala, previsto para ocorrer entre maio e agosto do ano que vem, deverá manter uma relação capital próprio e dívida da ordem de 30% e 70%, respectivamente, durante o período de concessão do empreendimento. Os 30% atribuídos ao consórcio incluirão ainda a participação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal que será o braço do governo no projeto.
A decisão é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e será incluída no edital do trem de alta velocidade, que deverá ser conhecido no início da próxima semana.
O vencedor do leilão que irá contratar o operador do trem e a tecnologia que será utilizada terá que apresentar capital social de pelo menos R$ 75 milhões, no prazo de 90 dias contados da publicação do ato de homologação da concorrência, como condição para a assinatura do contrato.
O edital deveria ter sido publicado na segunda-feira, mas a agência divulgou apenas o relatório de audiência pública do trem que ligará Rio, São Paulo e Campinas. Nesta quarta-feira o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes deve apresentar relatório sobre o edital do trem de alta velocidade.
Depois de escolher o operador do trem-bala, o governo deverá fazer uma segunda licitação para contratar o consórcio que irá assumir as obras civis do projeto, o que ocorrerá somente em 2014. O trem-bala tem previsão de entrar em operação plena em 2020. O preço total do empreendimento ainda é uma incógnita. O governo fala em R$ 36 bilhões, mas a resposta final ficará a cargo das empresas interessadas no projeto.
EPL terá ação “golden share”
A EPL terá participação minoritária na sociedade do trem-bala, possivelmente em torno de 10%. A estatal, no entanto, deterá ações preferenciais de classe especial na concessionária. Com essas ações, também conhecidas como “golden share”, ou ações de ouro, a EPL terá resguardado seu direito de poder de veto em decisões, entre outras prerrogativas inseridas no contrato. Na prática, a empresa poderá manter o controle do trem-bala, sem necessariamente ter mais de 50% das ações.
Postado por Meu Transporte às 08:48 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo, Trem Bala
Empresas de ônibus de Cuiabá estão promovendo mudanças e melhorando a questão de acessibilidade
Aos poucos, as empresas que atuam no transporte coletivo de Cuiabá estão promovendo mudanças e melhorando a questão de acessibilidade para atender aos cidadãos deficientes usuários de ônibus na Capital e assim respeitar a lei que confere a essas pessoas plenos direitos de ir e vir com total acessibilidade, por meio de veículos adaptados. A constatação é do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) que realizou a Operação Vulcano para vistoriar os veículos parte dos ônibus que rodam em Cuiabá. De um total de 182 veículos inspecionados, 133 foram aprovados enquanto uma menor parte, 49, foi reprovada.
Foto: Chico Ferreira |
O órgão vai fiscalizar a cada 2 meses o segmento com foco nos veículos que não se adaptaram. Foram 21 (rodoviária) e 72 (urbana). Os 04 veículos fabricados no modelo frescão também foram aprovados.
De acordo com Ipem, o resultado da operação apontou que algumas empresas tiveram melhoria considerável na questão da acessibilidade. A vistoria abrangeu ônibus de empresas rodoviárias que operam no Estado e também do transporte coletivo da Capital, tanto novos quanto antigos que passaram pela adaptação.
“Algumas empresas além de se adaptarem deram início a renovação dos veículos antigos. Mostra que parte do empresariado está se empenhando e com isso o setor está se adequando. Por outro lado, algumas empresas pequenas, de microônibus embora tenham sido notificadas em operações orientativas, não realizaram nenhuma alteração”, complementou, via assessoria, Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador de Fiscalização da Conformidade do Ipem.
Segundo Bento, os prazos para as empresas promover adaptações nos veículos já decorreram e quem não se adaptou tem que fazer a regularização de acordo com a legislação. “O usuário não pode ficar sem o atendimento das suas necessidades”. A Operação Vulcano aconteceu entre os dias 21 e 26 de novembro em Cuiabá e Várzea Grande.
Informações: Gazeta Digital
Postado por Meu Transporte às 08:48 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Mato Grosso
Edital para licitação do transporte público coletivo de Aracaju será relançado
O Juiz da 12ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Raphael Silva Reis, concedeu liminar, solicitada pela empresa cearense Capital Transporte de Passageiros Ltda, exigindo da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) o cumprimento do prazo de 45 dias entre a publicação do edital de licitação do transporte público coletivo de Aracaju e a entrega de envelopes por parte das empresas interessadas em concorrer à licitação contendo suas propostas. Cumprindo a determinação da Justiça a SMTT irá republicar na próxima semana o edital de Transporte Público, recomeçando assim o processo licitatório.
Licitação
Em 2011, o Ministério Público do Estado de Sergipe solicitou que o município de Aracaju, por meio da SMTT, realizasse a licitação do transporte público coletivo. À época, o órgão municipal conseguiu um prazo para planejar e elaborar o edital contendo os marcos que deveriam ser seguido pelas empresas interessadas em prestar o serviço.
Em abril deste ano o edital foi lançado dando início ao processo licitatório. Em junho o Tribunal de Contas de Sergipe pediu a suspensão do processo licitatório, alegando haver erros no edital. No início do mês de novembro o Ministério Público do Estado de Sergipe demonstrou que o Tribunal de Contas não tinha poder para proibir a licitação, que o edital não continha erros e que o certame deveria ser retomado.
No último dia 13 de novembro, o juiz da 12ª Vara Cível concedeu liminar determinando para SMTT o prazo de cinco dias para que fosse dado prosseguimento regular a licitação. De acordo com a advogada da SMTT, Walesca Cunha, a data para o recebimento dos envelopes já tinha sido marcada.
“Cumprindo a ordem judicial publicamos um edital e marcamos a data para o recebimento dos envelopes, que seria no dia três de dezembro de 2012. Em junho, quando o edital foi suspenso, já tínhamos cumprido os prazos exigido por lei e todo o procedimento também exigido por lei, anteriores a entrega de envelopes, que faz parte da etapa final da licitação, ou seja, já estávamos finalizando o processo”, destaca.
A advogada explica ainda que o processo licitatório continuou de onde havia parado. “Demos prosseguimento a licitação do ponto em que ela havia parado em junho, demos um prazo de dez dias para que as empresas nos entregassem os envelopes contendo suas propostas. Ontem, dia 29, a empresa cearense Capital Transporte de Passageiros, que não participou da primeira fase da licitação, que aconteceu antes da suspensão da licitação, ingressou na Justiça com pedido de liminar para que fosse cumprido o prazo de 45 dias entre a publicação do edital e a data da entrega dos envelopes. Por tanto, a SMTT irá cumprir o que foi determinado pela Justiça, relançaremos pela segunda vez os edital e daremos o prazo de 45 dias”, esclarece.
Postado por Meu Transporte às 08:47 0 comentários
Marcadores: Sergipe
Em João Pessoa, Semob inicia pesquisa do transporte público para reestruturar sistema
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa iniciou, nesta sexta-feira (30), uma pesquisa de campo para avaliar o transporte coletivo da Capital. O objetivo é identificar a demanda de origem e destino dos usuários para a realização do plano de reestruturação do transporte coletivo de João Pessoa.
O estudo detalhará o padrão e as escolhas de transporte de uma região, investigando os deslocamentos diários que as pessoas fazem, suas origens e destinos, que meios de transporte usam e os motivos de seus deslocamentos. A pesquisa faz parte de uma cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Durante a pesquisa, que começou nesta sexta e prosseguirá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, das 6h às 20h, trinta pesquisadores estarão nos terminais de bairros e nos pontos de parada com maior demanda, entrevistando os usuários de ônibus pelo método da amostragem. Os passageiros vão responder os itens de um formulário padrão para a coleta de dados. Ao final, esses dados serão sistematizados e tratados para gerar subsídios que colaborem na efetivação do plano de reestruturação do transporte coletivo da cidade.
Planejamento – O formulário da pesquisa é composto basicamente de seis blocos de questões para identificar qual linha o usuário está esperando, qual o bairro de origem e o destino que pretende chegar, se está indo ou vindo do local de trabalho, se está realizando integração e com qual frequência utiliza aquela determinada linha de ônibus, entre outros itens. Os pesquisadores também vão observar a lotação dos ônibus por horário em relação à sua capacidade de passageiros sentados e em pé.
Os resultados vão mostrar uma “matriz” das viagens, e apontarão as áreas onde há mais deslocamentos, os polos de origem e destino das viagens, a participação dos modos de transporte por motivo e destino, entre outros. “São informações essenciais para qualquer planejador urbano e, especialmente, para o planejador de transportes”, afirma o superintendente de mobilidade urbana, Nilton Pereira de Andrade. As ações serão voltadas para a evolução e melhoria do transporte de massa da Capital.
A pé – Na segunda etapa do estudo, será feita uma pesquisa de hábitos do deslocamento a pé. A finalidade é identificar as principais características dos movimentos que ocorrem nesta modalidade de ir e vir das pessoas, para propor melhorias na infraestrutura e na acessibilidade voltada para os pedestres. Também será realizada uma pesquisa com os ciclistas para identificar sua origem e destino, bem como a visão desse público sobre a utilização da bicicleta em João Pessoa.
As informações e os dados coletados durante a pesquisa servirão de subsídios para a definição de diretrizes e a proposição de um esquema geral do Plano de Reestruturação do Transporte Coletivo a ser implementado pela Prefeitura Municipal. Essas diretrizes serão alvo de um debate entre todos os envolvidos no processo de reestruturação do transporte urbano para a definição e execução do plano, destacando-se a PMJP, Semob, BID e também a sociedade.
Treinamento – Na última quinta-feira (29), agentes de mobilidade e alunos do Pró-Jovem participaram de um treinamento com os coordenadores da pesquisa, Maurício Veccio e Adriana Torquatro, que fazem parte do Consórcio Oficina/Setec, responsável pelo estudo. O consórcio é formado pelas empresas Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda., Setec Internacional/Setec Hidrobrasileira e Obras e Projetos Ltda.
Postado por Meu Transporte às 08:44 0 comentários
Marcadores: Paraíba
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