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Em Cuiabá, MTU lança o cartão simples de transporte coletivo
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Desde o último dia 29/11, os usuários do transporte coletivo de Cuiabá já podem adquirir o CARTÃO SIMPLES que possui apenas uma passagem. O Cartão é ideal para quem utiliza o transporte coletivo eventualmente e não necessita fazer integração. Não é indicado para quem usa o coletivo com frequência, para isso, o ideal é que o usuário faça cadastro junto a MTU e adquira o CARTÃO TEM INTEGRAÇÃO, que dá direito a integração, pode ser recarregado e caso ocorra perda o usuário pode recuperar seus créditos desde que faça o bloqueio junto a MTU.
O CARTÃO SIMPLES é prático, seguro, não precisa fazer o cadastro é não recarregável. Quando o usuário utiliza ele deve ser recolhido pelo sistema de bilhetagem no momento da viagem. Quem não tem o Cartão Integração e quer fazer uma única viagem deve adquirir o CARTÃO SIMPLES com os promotores de venda que ficam nos pontos de ônibus com maior fluxo de passageiro. O cartão simples é como se o passageiro estivesse pagando em dinheiro, ou seja, quando uma pessoa vai com dinheiro no ônibus, ela não tem direito a integração.
A MTU alerta aos passageiros que procure os promotores de venda credenciados e uniformizados, aptos a receber o dinheiro de uma passagem e entregar o CARTÃO SIMPLES que só pode ser utilizado em Cuiabá. O CARTÃO SIMPLES poderá ser adquirido também nas cabines da MTU Fácil (Praça Alencastro, Praça Ipiranga, em frente ao Pantanal Shopping, e em frente ao Supermercado Comper (Avenida Fernando Corrêa), MTU Móvel ou nas lojas da MTU em Cuiabá e Várzea Grande) e ainda nos mais de 400 pontos credenciados pela MTU. (lista completa no site www.amtu.xom.br). Essa medida traz mais segurança para todos que utilizam o transporte coletivo. Adquira seu Cartão Simples e evite transtornos, pois agora usar o cartão transporte se tornou ainda mais simples.
Postado por Meu Transporte às 22:05 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Rio de Janeiro: Reajuste na tarifa de ônibus de Barra Mansa entrará em vigor a partir de domingo
Aproximadamente 1,2 milhão de pessoas usam o serviço de transporte público por mês na cidade, e todas essas pessoas terão que se preparar para mais um reajuste na passagem de ônibus. Atualmente a passagem paga pelos passageiros é de R$ 2,65, a partir do próximo domingo, 1º de dezembro, o valor irá subir para R$ 2,80.
Procurada pela equipe do jornal A VOZ DA CIDADE, a Prefeitura informou na tarde de ontem que, anualmente, a passagem de ônibus é reajustada, conforme previsto em Decreto Municipal de 2004. Como em todos os anos, as empresas são orientadas a informarem sobre o reajuste pelo menos cinco dias antes da mudança afixando cartazes nos veículos. A medida é considerada de praxe. O reajuste será feito pelas três empresas que possuem concessão para prestar os serviços de transporte coletivo na cidade - Auto Comercial, Colitur e São João Batista.
Mesmo informando a aumento da passagem por cartazes nos veículos, algumas pessoas não tinham ciência de que o valor iria aumentar, como é o caso da baba Joice Duarte, de 20 anos. “Não acho justo esse aumento, para falar a verdade nem sabia que ela ia aumentar. Isso só faz diminuir o nosso dinheiro no final do mês, porque a passagem aumenta, mas o nosso salário não”, afirma a baba, que explica que pega três ônibus por dia por conta do trabalho. “Diariamente, gasto R$ 6,95 só com passagem, mesmo que seja pouco o reajuste, o aumento pesa no final do mês na hora de pagar as contas”, completa Joice Duarte.
Quem também não se contenta com esse aumento, é a trabalhadora de supermercado, Ana Luisa da Mata, de 51 anos. “Já está ficando inviável pegar ônibus, o valor é muito alto para uma distância não tão grande assim. Além dessa de ter o valor aumentado, existe ainda o problema dos ônibus demorarem muito para passar”, desabafa Ana Luisa.
Mesmo com o desgosto de alguns, ainda existe parte da população que aceita o reajuste numa boa. Uma aposentada de 60 anos que não quis se identificar, afirma que não tem do que reclamar. “Não podemos julgar a decisão tomada, mesmo porque não tem muito o que fazer. Temos que cumprir a lei”, fala a aposentada.
De acordo com a prefeitura, os transportes coletivos do município vêm sendo renovados desde 2004, tendo a frota mais nova do estado.
Informações: A Voz da Cidade
Postado por Meu Transporte às 21:59 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Em Porto Alegre, Carris mantém greve do transporte coletivo
Em assembleia realizada no fim da tarde desta sexta-feira (30), os funcionários da Carris decidiram manter a greve do transporte coletivo em Porto Alegre, que teve início na manhã de hoje.
Perto das 16h, em reunião mediada pelo Ministério Público do Trabalho, os representantes dos trabalhadores - a Comissão de Trabalhadores da empresa e o Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre – haviam fechado acordo com a empresa. Porém, em assembleia, a proposta foi recusada e a categoria decidiu manter a paralisação.
O acordo previa a retomada imediata das atividades da Carris com o pagamento, na próxima quarta-feira (5), do valor de R$ 500,00 para cada funcionário, dentro do Programa de Participação nos Resultados da Carris (PPRC). A segunda parcela, proporcional às metas individuais previstas no PPRC, seria paga no dia 15 de janeiro de 2013.
Os trabalhadores reivindicavam a instalação de banheiros masculinos e femininos nos terminais de ônibus da companhia, uniformes, melhores abrigos e o pagamento de um bônus de até mil reais para a data de hoje, o que não teria ocorrido.
Desde a manhã, apenas 30% do efetivo da Carris esteve em operação. As linhas T1, T4, T6, T8 e T11 passaram a operar emergencialmente, com a substituição por ônibus de outros consórcios. Além desta medida, também foi liberado o transporte de passageiros em pé nos 403 lotações da Capital.
Postado por Meu Transporte às 21:40 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Em São José do Rio Preto, Linhas de transporte coletivo terão alterações neste sábado
A Secretaria Municipal de Trânsito,Transportes e Segurança de São José do Rio Preto (SP) vai alterar algumas linhas do sistema de transporte coletivo da cidade a partir da meia-noite do sábado (1º).
As linhas e os bairros atingidos são: Residencial Nato Vetorazzo, São Jorge – Gisete, Jardim Belo Horizonte Via Gabriela, Distrito Industrial, Parque do Sol, Débora Cristina, Jardim Tarraf, Jardim Maracanã, Shopping, Residencial Palestra, Avenida Bady Bassitt e Distrito Industrial Ulysses Guimarães.
As mudanças incluem a criação da linha 310 - Av. Bady Bassitt, que vai percorrer toda extensão da avenida e a separação da linha do Nato Vetorazzo em duas, uma que atenderá o bairro Jardim Antonieta e outra que atenderá o Bairro Jardim Gabriela. A linha 208 (São Jorge Gisete) vai atender integralmente os Bairros Jardim Zurita e Jardim Bianco.
Outra importante mudança será da linha 213, que atende o Residencial Palestra e passará de quatro viagens/dia para 15. Já a linha 215, que faz os bairros Distrito Industrial Ulysses Guimarães, também vai aumentar a frequência e passará de quatro viagens/dia para 18 viagens/dia. A linha 301 - Débora Cristina vai ter pequena alteração de itinerário e deixará de passar pela Rua Ondina para passar pela Rua General Glicério.
A quantidade de usuários atingida é de aproximadamente 21.000 usuários por dia, o que corresponde a ¼ do sistema de transporte coletivo.
Os usuários podem obter mais informações e apresentar sugestões na Ouvidoria do sistema de transporte coletivo, gerenciado pelo município, através do telefone (17) 3222-3702. de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.
Informações: G1 Rio Preto e Araçatuba
Postado por Meu Transporte às 21:32 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Curitiba terá R$ 22 milhões para a ampliação da malha cicloviária
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, assinou termo de contrapartida de R$ 1,7 milhão, junto ao Ministério das Cidades, que garante para Curitiba investimentos de R$ 22 milhões para a ampliação da malha cicloviária. A contrapartida de Curitiba (com valor exato de R$ 1.762.878,26) está prevista no Orçamento 2013, enviado à Câmara Municipal.
“É uma das poucas vezes que surge um recurso exclusivamente destinado à ciclomobilidade. Garantimos esses investimentos que são importantes para aumentar a rede de pistas exclusivas para o trânsito seguro de bicicletas, como prevemos no Plano Diretor Cicloviário”, disse o prefeito Luciano Ducci.
Os recursos federais, de emendas parlamentares já previstas no Orçamento da União, integram o Programa Mobilidade Urbana e Transporte, do governo federal, de investimento exclusivo em infraestrutura de transporte não motorizado.
Em Curitiba, o investimento será feito não apenas na implantação de novas ciclovias, como também na renovação de ramais existentes e na recuperação de calçadas do centro da cidade, conforme previsto no objeto do contrato que tem por base a “elaboração de projetos, recuperação e implantação de ciclovias e recuperação de passeios.”
Serão 13 quilômetros de novas rotas cicloviárias na região sul. A maior delas será uma nova ciclovia na avenida Juscelino Kubitscheck para atender principalmente a trabalhadores que circulam pela CIC. A Juscelino terá 9.548 metros de ciclovias no trecho entre o trevo da BR 277 e a rua João Bettega.
Com três quilômetros, outro novo ramal será na avenida presidente Wenceslau Braz, entre a Linha Verde e a rua Pedro Nogas. A nova ciclovia terá conexão com a já existente na Linha Verde e também com a ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto.
Postado por Meu Transporte às 21:19 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Paraná
São Paulo: Linha da CPTM vai ser ampliada até Campinas
A capital paulista e Campinas deverão ter três ligações ferroviárias nos próximos anos. O governo do Estado de São Paulo vai contratar um projeto funcional para estender a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que hoje liga a Luz a Jundiaí, até a cidade a 99 km de São Paulo. A proposta se soma à do trem de alta velocidade (TAV), prometido pelo governo federal, e à dos trens regionais que interligarão 14 cidades à capital.
diariodacptm.blogspot.com |
Segundo o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a proposta é criar uma linha de subúrbio, com várias paradas entre Jundiaí e Campinas. Ela seria integrada à rede da CPTM, com preço igual (hoje R$ 3). Fernandes diz que a extensão não vai concorrer com os demais projetos ferroviários.
O TAV, que vai ligar Campinas ao Rio, passando por São Paulo, tem velocidade máxima de 360 km/h e sua tarifa deve concorrer com a dos aviões. O trem regional, com velocidade de até 160 km/h, terá tarifa parecida à das rodovias com pedágio. Já a expansão da CPTM concorreria com os ônibus intermunicipais. "Há espaço para todos", afirma Fernandes.
Trens regionais
O vice-governador, Guilherme Afif Domingos (PSD), disse na quarta-feira (28) que a proposta de parceria público-privada para a construção de 436 km de trilhos ligando as principais cidades paulistas deverá ser aberta ao setor privado ainda nesta semana. Na terça-feira (27), a proposta apresentada pela empresa Estação da Luz Participações EDLP e pelo Banco BTG foi aprovada pelo Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPPs), o que libera o governo do Estado a solicitar proposta de outras empresas interessadas. Os candidatos terão 60 dias para apresentar seus planos. Depois disso, o governo vai selecionar a melhor ideia. Um dos critérios de seleção é o custo para o poder público.
Traçado
Os trens regionais terão dois eixos principais. O primeiro sai de Americana, passa por Campinas, vai até Jundiaí e chega à capital, de onde segue pelo ABC até Santos. O segundo sai de Sorocaba, passa pela capital e vai até São José dos Campos, de onde poderá seguir até Campos do Jordão. Segundo Afif, o trecho prioritário, entre Campinas e a capital, deve ficar pronto até 2016.
O primeiro trecho concorreria com outro projeto anunciado pelo Estado, de uma ligação expressa entre a capital e o ABC. Duas propostas, no entanto, ainda não tiveram o projeto final concluído.
Alphaville
A ligação entre Alphaville, em Barueri, com a Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderá ser feita por meio de um ônibus elétrico, movido por células de bateria. Segundo disse na quarta-feira (28) o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, essa é uma das possibilidades em estudo - outras são trens, metrô leve ou outros tipos de ônibus. Segundo Fernandes, o Estado está realizando um estudo sobre quantas pessoas deverão usar o novo ramal. É a quantidade de passageiros que vai determinar qual é o tipo de transporte mais adequado.
O secretário destacou ainda que a Linha 8-Diamante vem passando por obras de melhoria e já tem toda a frota de trens renovada. Por isso, há expectativa de que o número de passageiros no ramal aumente - o que pode potencializar o uso do ramal de Alphaville por quem mora ou trabalha por lá. "O ônibus elétrico com bateria é uma opção ao trólebus, que traz menos impacto visual", disse Fernandes.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Postado por Meu Transporte às 07:59 0 comentários
Marcadores: São Paulo, Trem Bala, trem/metrô
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