Trolebus em SP
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Na Bahia, Governador apresenta projeto da Ponte Salvador-Itaparica
quinta-feira, 29 de setembro de 2011O governador da Bahia, Jaques Wagner, apresentou, agora à tarde, o projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Segundo o plano, a ponte terá 11,7 quilômetros de extensão, com seis faixas de trânsito (três em cada pista), sem falar dos acostamentos. O custo projetado é de R$ 7 bilhões.
O projeto, desenvolvido em consórcio pelas construtoras OAS, Odebrecht e Camargo Correa, prevê entre 200 e 250 metros de distância entre os pilares de sustentação da ponte, um vão central de 700 metros de largura e 70 de altura para a passagem de navios e ainda um trecho de pista móvel, com pilares girando sobre o próprio eixo, para possibilitar a passagem de estruturas maiores, como plataformas de petróleo.
De acordo com o governador, a obra tem previsão de início para 2014 e deve estar concluída em 2018. "O financiamento será feito por três fontes: o governo federal, o governo estadual e a iniciativa privada", afirma. "Já há um compromisso do governo federal com essa obra, mas seguramente vamos falar em pedágio."
Para Wagner, o anúncio de um projeto de tal porte em um período de crise econômica global não é megalomania. "Quando se tem bons projetos, o dinheiro aparece - e vamos construir esse dinheiro", garantiu.
"Estamos falando em desenvolvimento, em negócios. Já há empresas interessadas. Não podemos perder esta janela de oportunidade que o Brasil vive."
Fonte: A Critica
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Postado por Meu Transporte às 17:47 0 comentários
Em Manaus, Obra do BRT deve ser concluída em 24 meses
Orçado em R$ 290 milhões e com previsão de início das obras em janeiro de 2012, o Bus Rapid Transit (BRT) deverá ser concluído em 24 meses, seis meses após o término da Copa das Confederações. O edital de licitação para contratação da empresa que deverá implantar o projeto elaborado pela prefeitura foi lançado na tarde de ontem pelo secretário municipal de Infraestrutura, Américo Gorayeb.
A construção dos corredores do BRT, que serão voltados ao eixo Leste-Centro, e das estações previstas pelo projeto básico, elaborado pela empresa Vetec, devem demandar a desapropriação de mais de 1,3 mil imóveis, boa parte deles na Zona Leste da cidade, no trecho que vai da avenida Camapuã, no Jorge Teixeira, até o Terminal 5, no São José, informou o secretário. A abertura dos envelopes com a documentação das empresas concorrentes no processo licitatório está marcada para 9h do próximo dia 3 de novembro.
Segundo Gorayeb, a estimativa da secretaria é de que as propostas sejam recebidas pela Comissão de Licitação, presidida por Marcelo Campelo, até o dia 27 de novembro. “Então deveremos ter entre 15 e 20 dias para a avaliação de cada uma dessas propostas e a assinatura do contrato no mês de dezembro, para que as obras possam ser iniciadas em janeiro”, disse. Mas segundo Gorayeb, esses prazos podem sofrer alterações por conta de imprevistos durante o processo licitatório e, também, durante as obras, por conta das desapropriações.
“A obra vai demandar muitas desapropriações, principalmente na Zona Leste, onde vamos construir um corredor exclusivo para o BRT em uma rua paralela à Grande Circular, para não comprometer o trânsito da avenida, que já é intenso.
Muitos comércios e residências estão no caminho das obras e precisarão ser desapropriados”, explicou. O secretário informou que a retirada de moradores e comerciantes custará mais de R$ 30 milhões, do total de R$ 290, que deve ser liberado pela Caixa Econômica Federal, por meio de financiamento. A obra, em si, deve custar R$ 247 milhões. Outros R$ 4,8 milhões foram pagos à Vetec pela elaboração do projeto básico, segundo a Seminf. De acordo com Gorayeb, as desapropriações devem ocorrer paralelamente às obras, para evitar atrasos no cronograma. “Faremos as desapropriações por trechos. À medida em que forem sendo desapropriados, vão recebendo as obras.”
Fonte: A Crtitica
Postado por Meu Transporte às 17:34 0 comentários
Estudo revela que andar de bicicleta custa só R$ 0,12 por km
Estudo do Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra da Universidade Federal do Rio) mostra que o custo por quilômetro percorrido de bicicleta é seis vezes menor que o do carro. Na comparação com ônibus, pedalar custa três vezes menos O levantamento, feito no Rio (RJ) e em Porto Alegre (RS). analisou os gastos de dois ciclistas com viagens diárias de ida e volta do trabalho, percorrendo 20 km.
Além de ser mais rápida durante os horários de pico, a bicicleta consome cerca de R$ 0,12 por km rodado, enquanto o ônibus gasta R$ 0,32 e o carro, R$ 0,76.
Os cálculos foram feitos tendo como base a mesma fórmula aplicada pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) para calcular quanto um veículo gasta por quilômetro rodado. Foram contabilizados os gastos dos usuários de bicicletas, motos, carros ( álcool e gasolina) e ônibus.
O cálculo leva em conta os gastos com acessórios, depreciação, combustível, manutenção, impostos e custos sociais (como poluição), os quais são divididos pela distância percorrida.
Além de ser mais rápida durante os horários de pico, a bicicleta consome cerca de R$ 0,12 por km rodado, enquanto o ônibus gasta R$ 0,32 e o carro, R$ 0,76.
Os cálculos foram feitos tendo como base a mesma fórmula aplicada pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) para calcular quanto um veículo gasta por quilômetro rodado. Foram contabilizados os gastos dos usuários de bicicletas, motos, carros ( álcool e gasolina) e ônibus.
O cálculo leva em conta os gastos com acessórios, depreciação, combustível, manutenção, impostos e custos sociais (como poluição), os quais são divididos pela distância percorrida.
Fonte: Destak Jornal
Postado por Meu Transporte às 17:21 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Brasil, Pesquisas
Em São Paulo, Estações República e Luz do metrô lotam com horário ampliado
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Mesmo com a ampliação do horário de funcionamento divulgada de última hora, as estações Luz e República da linha 4-amarela do metrô lotaram ontem (26).
A estimativa da ViaQuatro, que administra a linha, é que entre 100 mil e 130 mil pessoas usem as estações por dia. Elas passaram a funcionar das 4h40 à 0h durante a semana e até a 1h aos sábados. Ainda não há previsão de abertura aos domingos.
A ampliação do horário foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) pelo Twitter (rede de relacionamento na internet), na noite de sexta-feira. A data inicial de ampliação era a próxima quinta, dia 29.
Almeida Rocha/Folhapress |
No trecho percorrido ontem pela Folha, a estação Paulista (centro) era a mais congestionada. Por volta das 18h45, os passageiros levavam 15 minutos para percorrer 200 m e fazer a transferência para a estação Consolação da linha verde.
Funcionários da ViaQuatro orientavam os usuários na baldeação. "Essa linha amarela sempre estressa", gritou um passageiro em meio à caminhada lenta.
Dos 50 usuários ouvidos pela reportagem, apenas seis sabiam que as estações recém-inauguradas agora funcionam em horário integral. "Meu filho, que saiu cedo para a escola, me avisou que estava funcionando", contou a ilustradora Anelise Amaral, 45, que mora na Vila Madalena (zona oeste) e trabalha perto da República (centro).
"Eu estava atrasada, usei o metrô e cheguei mais cedo ao trabalho". Ela costumava fazer o trajeto de ônibus.
Fonte: Folha.com
Postado por Meu Transporte às 23:48 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Rio, Transcarioca vai facilitar para quem vai chegar pelo Aeroporto do Galeão
A Transcarioca é um corredor expresso exclusivo para ônibus articulados que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. A via vai passar por bairros como Madureira e Penha, no subúrbio carioca, e deve reduzir em mais de 60% o tempo do percurso entre a Barra e o aeroporto.
Serão 39 km de extensão, e os ônibus que passarem por lá serão integrados ao metrô, trens e ciclovias, atendendo cerca de 400 mil passageiros por dia. Com 45 estações, a previsão é que a Transcarioca esteja pronta para a Copa de 2014, com quatro terminais de embarque e desembarque. As obras contarão ainda com 4 mergulhões, 10 viadutos, 9 pontes, projetos de urbanização de áreas vizinhas e duplicação de pistas já existentes.
Fonte: Cidade Olimpica
Postado por Meu Transporte às 23:39 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro, Videos
Prefeitura de Natal promete entregar projetos de mobilidade até sexta
Faltam 988 dias para o pontapé da Copa do Mundo de 2014 e apenas dois para que as obras de mobilidade urbana, responsáveis por um dos maiores investimentos na capital potiguar, tenham seus recursos assegurados. E, após vários adiamentos, apenas nesta sexta-feira - prazo máximo estipulado pelo Ministério das Cidades para contratação das obras - a Prefeitura de Natal deverá entregar os projetos executivos das obras de mobilidade urbana do primeiro lote à Caixa Econômica Federal (CEF).
Após o recebimento, os contratos ainda serão analisados por técnicos do banco para a liberação dos recursos, que estavam travados devido às pendências cadastrais da prefeitura com o Tesouro Nacional, até o aval dado pelo Ministério da Fazenda no dia 14 deste mês.
Após o recebimento, os contratos ainda serão analisados por técnicos do banco para a liberação dos recursos, que estavam travados devido às pendências cadastrais da prefeitura com o Tesouro Nacional, até o aval dado pelo Ministério da Fazenda no dia 14 deste mês.
Foto: Manu Neto |
Os projetos executivos das obras de mobilidade, feitos pelo consórcio MWH Brasil e Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura (MHW Brasil/Ebei) contratado pela administração municipal apenas para este serviço, serão avaliados pelos próximos 30 dias por técnicos daCEF, que darão o parecer sobre a qualidade dos projetos.
Com a aprovação, a operação de crédito deverá ser garantida e a verba liberada para o início das obras. Em declarações recentes, a prefeita Micarla de Sousa afirmou que a expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano. O custo total das intervenções para a mobilidade urbana da cidade é de aproximadamente R$ 338 milhões, dos quais R$ 293 milhões serão financiados pela Caixa Econômica e R$ 45 milhões serão dados pela prefeitura como contrapartida.
Os projetos que serão entregues à CEF são os que integram o primeiro lote, como as intervenções no corredor da Zona Oeste BR-226 (avenidas Industrial João Motta - Km 6 - e Felizardo Moura), reestruturação da avenida Capitão-mor Gouveia (implantação de plataformas de embarque e desembarque, melhorias nas calçadas e na sinalização) e complexo viário da Urbana, onde acontecerá o pontapé das obras de mobilidade em Natal. Segundo o cronograma da administração municipal, as obras devem ser concluídas noprazo de 30 meses contando do seu início. (Paulo Nascimento)
Saiba mais: Túnel de drenagem da arena
O projeto de drenagem da Arena das Dunas foi dividido em duas etapas. A primeira inicia no Centro Administrativo até o Rio Potengi, e representa o valor de R$ 126 milhões assinados entre prefeitura e Caixa Econômica Federal (CEF)
A segunda etapa, cujo orçamento gira em torno de R$ 70 milhões, irá atender outras lagoas de captação, como a Lagoa do Preá, dos Potiguares e Rua Dr. José Gonçalves. Não há contrato assinado para esta segunda etapa
Após a assinatura do contrato inicia-se o processo de licitação para escolha da empresa que executará a obra, o que deverá levar em torno de 60 dias. Outros 40 dias deverão se passar para a contratação, quando em seguida se dará efetivamente o início das obras.
Com a aprovação, a operação de crédito deverá ser garantida e a verba liberada para o início das obras. Em declarações recentes, a prefeita Micarla de Sousa afirmou que a expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano. O custo total das intervenções para a mobilidade urbana da cidade é de aproximadamente R$ 338 milhões, dos quais R$ 293 milhões serão financiados pela Caixa Econômica e R$ 45 milhões serão dados pela prefeitura como contrapartida.
Os projetos que serão entregues à CEF são os que integram o primeiro lote, como as intervenções no corredor da Zona Oeste BR-226 (avenidas Industrial João Motta - Km 6 - e Felizardo Moura), reestruturação da avenida Capitão-mor Gouveia (implantação de plataformas de embarque e desembarque, melhorias nas calçadas e na sinalização) e complexo viário da Urbana, onde acontecerá o pontapé das obras de mobilidade em Natal. Segundo o cronograma da administração municipal, as obras devem ser concluídas noprazo de 30 meses contando do seu início. (Paulo Nascimento)
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O projeto de drenagem da Arena das Dunas foi dividido em duas etapas. A primeira inicia no Centro Administrativo até o Rio Potengi, e representa o valor de R$ 126 milhões assinados entre prefeitura e Caixa Econômica Federal (CEF)
A segunda etapa, cujo orçamento gira em torno de R$ 70 milhões, irá atender outras lagoas de captação, como a Lagoa do Preá, dos Potiguares e Rua Dr. José Gonçalves. Não há contrato assinado para esta segunda etapa
Após a assinatura do contrato inicia-se o processo de licitação para escolha da empresa que executará a obra, o que deverá levar em torno de 60 dias. Outros 40 dias deverão se passar para a contratação, quando em seguida se dará efetivamente o início das obras.
Fonte: Diário de Natal
Postado por Meu Transporte às 17:54 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
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