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Maior empresa de transporte público de Passo Fundo entra em greve

quinta-feira, 8 de abril de 2010


Uma greve deflagrada em Passo Fundo, no Norte do Estado, por motoristas e cobradores da Coleurb, empresa responsável por 70% do transporte coletivo urbano da cidade, causou problemas para os moradores que precisam se deslocar ao trabalho e às escolas. Apenas 50% dos ônibus da empresa saíram às ruas hoje. A greve foi deflagrada à meia-noite, reivindicando aumento salarial.

O Ministério Público do Trabalho e Gerência Regional do Trabalho de Passo Fundo tentaram intervir, durante uma reunião na tarde de terça-feira, mas os grevistas não cederam. Como o transporte é considerado serviço essencial à população, o Ministério do Trabalho notificou a empresa e os funcionários, de que ao menos 50% dos carros deveriam trabalhar, para que os moradores da cidade não ficassem desassistidos.

Assim, quando a paralisação iniciou, dos 84 ônibus da empresa, 42 saíram às ruas. Muita gente que aguardava o transporte para ir ao trabalho, esperou em vão nas paradas de ônibus e teve que ir à pé, ou procurar carona. Durante o final de semana, o número de coletivos vai ser ainda menor.

No sábado, 25 ônibus sairão às ruas e no domingo apenas 15 carros farão as linhas de transporte nas 24 linhas atendidas. — Não queremos prejudicar a população, mas precisamos de aumento salarial e melhores condições de trabalho — disse Miguel Valdir dos Santos Silva, presidente da comissão de trabalhadores.

Fonte: Zero Hora

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No Rio, vistoria de vans, táxis e ônibus é adiada devido as chuvas


A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) informou, no início da tarde desta quarta-feira, que adiou para a próxima segunda-feira o início da inspeção dos primeiros lotes dos 48 mil veículos regulamentados do sistema de transporte público do Rio. Inicialmente, vans, táxis, ônibus, cabritinhos e Kombis começariam a ser vistoriados nesta quarta-feira, mas, segundo a secretaria, os selos de inspeção não chegaram a tempo de São Paulo.
O novo calendário com as datas alteradas será publicado na edição desta quinta-feira, dia 8, do Diário Oficial do Município. De acordo com a secretaria, os veículos serão inspecionados pelo final de placa, até dezembro de 2010. Veja como será:
- O primeiro lote de táxis, de veículos de frete (empresas e autônomos) e transporte complementar (vans e Kombis) corresponde aos finais de placa 00, 10, 20, 30 e 40.
- Já o calendário dos 8. 600 ônibus convencionais e especiais começa pelo final de placa zero.
- Os 250 veículos do Transporte Complementar (cabritinhos), que passará por duas etapas de vistoria, também serão vistoriados pelo final de placa zero.
- O transporte escolar concluiu dia 18 de março sua segunda etapa de vistoria regulamentada, devendo prorrogar por mais duas semanas os casos pendentes.
Os 31 mil táxis farão as vistorias de documento nas Coordenadorias Regionais de Transportes (CRTs), que funcionam nos seguintes endereços (a inspeção física dos veículos é feita no Detran):
- Rua do Riachuelo, 257 (Centro) - Avenida Bartolomeu Mitre, 1297 (Leblon) - Rua Visconde de Santa Isabel, 34 (Vila Isabel) - Rua Vinte e Quatro de Maio, 931 (Méier) - Avenida Monsenhor Félix 512 (Irajá) - Rua Fonseca, 240 - 2 piso (Bangu) - Avenida Ayrton Senna, 2001 (Barra da Tijuca) - Rua Dom Pedrito, 1 (Campo Grande) Os demais veículos de transporte serão vistoriados, nos dias úteis, das 9h às 17h, no pátio da SMTR, localizado na Estrada do Guerenguê, 1630, Curicica, Jacarepaguá.

A Secretaria de Transportes lembra os motoristas, além de apresentar a documentação obrigatoria, deverão manter os veículos lavados e aspirados, em pleno estado de uso e conservação. Não serão aceitas, no ato da vistoria, cópias de documentos, mesmo que autenticadas. Fica também, proibida, a plastificação dos documentos de licenciamento - Certificado de Vistoria e Cartão de Identificação de Auxiliar de Transporte (CIAT).

Fonte: Extra Online
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Vitória: Empresas operadoras premiadas por bom desempenho


A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) premiou as empresas operadoras do Sistema Transcol que obtiveram melhor desempenho durante o ano 2009. Os resultados são obtidos por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho das Operadoras, realizado mensalmente pela Ceturb-GV desde 1993 e que foi aprimorado ao longo dos anos.

O Prêmio Anual de Desempenho das Empresas Operadoras do Sistema Transcol (PAD) foi criado em 2009 para integrar o sistema de avaliação, para entregar às empresas com melhor pontuação um certificado de qualificação e, com isso, estimular a melhoria contínua nos serviços prestados aos usuários do transporte coletivo na Grande Vitória.

Das 12 empresas operadoras do Transcol avaliadas durante o ano de 2009, sete receberam o certificado de qualificação. “Foram certificadas aquelas que obtiveram, em no mínimo seis meses, 90% da pontuação máxima e que em nenhum mês obtiveram nota abaixo de 75%, explicou a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete.

As operadoras certificadas foram Nova Transporte, Santa Zita, Serrana, Praia Sol, Serramar, Floramar e Santa Paula. Denise Cadete lembrou que os usuários, gestores e operadores do Transcol serão amplamente beneficiados ainda neste ano com o sistema de gerenciamento eletrônico da frota, em que os veículos serão rastreados via satélite e a operação, monitorada pela internet, possibilitando interferências em tempo real e mais dinamismo. “Esse projeto, certamente, elevará as notas das empresas no Sistema de Avaliação e trará mais qualidade ao nosso transporte coletivo”, avaliou.

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, disse que “A Ceturb-GV está sempre em busca da melhoria dos serviços prestados à sociedade e não foi ao acaso que a empresa ganhou, em Curitiba, o Prêmio ANTP de Qualidade 2009, disputado por grandes empresas de todo o país. Vamos fazer o transporte coletivo na Grande Vitória crescer ainda mais com a implantação dos corredores exclusivos para os ônibus, projeto que já começou a sair do papel em parceria com as prefeituras”.

Para a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe, a avaliação da Ceturb-GV funciona como uma alavanca para o Sistema Transcol. “O padrão de qualidade que a Ceturb-GV nos exige faz do nosso sistema referência no país e nos obriga a trabalhar de forma sistemática e organizada. Empresas vêm de outros estados para conhecer nossos processos e implantar melhorias”.

  • Os quesitos aos quais as empresas são submetidas mensalmente são:
- Qualidade do serviço prestado ao usuário – nos quais são avaliados o cumprimento de horários, as reclamações de usuários, notificações de irregularidades operacionais; - Segurança na operação, circulação dos cidadãos no espaço urbano e meio ambiente – onde se leva em conta a manutenção e conservação da frota, os acidentes de trânsito e o controle de emissão de fumaça.

Fonte: CETURB-GV
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Em Curitiba, Projeto prevê clássicos de futebol só em fins de semana


O vereador Julião Sobota (PSC) tem mais uma proposta para garantir a segurança de torcedores de times de futebol e usuários do transporte coletivo. A sugestão do parlamentar é que os clássicos do futebol paranaense sejam marcados somente nos fins de semana. Outros projetos, também de Sobota e em apreciação na Câmara de Curitiba, prevem a proibição do término dos jogos após as 23h15 para facilitar o retorno dos torcedores e criação da “torcida única”, vetando a venda de ingressos à torcida visitante.

Com a nova proposta, Sobota pretende oferecer mais comodidade aos torcedores, fazendo com que público maior frequente os estádios. “Há muitos estudantes e trabalhadores que, devido à rotina, não podem ir aos estádios assistir aos jogos do seu time do coração se as partidas forem realizadas durante a semana”, observa o vereador.

Prevenção

Sobota ressalta o uso da rede de transporte coletivo nos dias úteis. “Muitos trabalhadores e estudantes precisam dos ônibus para suas atividades e são perturbados por alguns grupos de torcedores arruaceiros, que infelizmente ainda existem”, comenta. De acordo com vereador, com os clássicos apenas nos fins de semana esse problema será resolvido e a rede de transporte público pode melhorar o atendimento ao usuário.
“As autoridades também terão mais tempo para tomar medidas de segurança antes dos jogos”, comenta o parlamentar, lembrando que a polícia poderá organizar as ações de prevenção em pontos de maior incidência de atos violentos e vandalismo.

Fonte: Bem Paraná
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BHTrans prepara edital para criar corredor rápido na região Centro-Sul


Alternativas de transporte público para atender um dos corredores mais movimentados de Belo Horizonte, a Avenida Nossa Senhora do Carmo, na Região Centro-Sul da capital, estão perto de serem conhecidas. A BHTrans confirmou terça-feira que está em curso estudo para verificar as melhores opções para a via. A empresa está preparando um edital de licitação para projeto executivo com o objetivo de apontar a melhor solução: corredores rápidos de ônibus (BRT-Bus Rapid Transit); implantação de veículos leves sobre trilhos (VLT), nome moderno para um formato de bonde mais complexo; ou o monotrilho (meio ferroviário sobre trilhos suspensos por pilares).

De acordo com o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas, a expectativa é de que o edital seja publicado até maio. O vencedor da licitação será contratado em julho e deverá começar os trabalhos em agosto. O prazo para a conclusão da avaliação é de um ano. No estudo, será verificado também o início e o fim do ramal – se o novo meio de transporte ligaria o Centro de BH até o Belvedere, também na Região Centro-Sul, ou se teria início a partir da Savassi. A escolha será feita segundo a viabilidade técnica e econômica

“A Região Sul tem a maior taxa de motorização, o que significa mais usuários de automóveis. Temos de dar uma alternativa de transporte coletivo à área, senão as ruas ficarão todas saturadas. É preciso uma alternativa de qualidade para essa região. Não podemos deixá-la do jeito que está”, ressalta Célio Freitas.

Conforto

O coordenador do Núcleo de Transportes (Nucletrans) da Escola de Engenharia Universidade Federal de Minas Gerais, Ronaldo Guimarães Gouvêa, vê com ressalvas a implantação de um modelo alternativo na Avenida Nossa Senhora do Carmo. Para o especialista em transporte e trânsito, medidas mais estruturantes com a finalidade de criar um sistema com maior capacidade deve ser centralizada nos principais corredores de BH, como as avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Pedro II e Amazonas. “Na Nossa Senhora do Carmo, algumas medidas são bem-vindas, mas não há demanda de um investimento mais radical, comparativamente a outros corredores”, diz.

Ele defende projetos operacionais com a prioridade para a circulação de transporte público a exemplo do que foi feito no início da Nossa Senhora do Carmo, como a criação de faixas exclusivas e melhoria dos abrigos para passageiros. “Fazer intervenções em área construída é complicado, mas valeria o esforço da BHTrans para dar um tratamento com conforto a quem enfrenta o trânsito na Savassi. Isso não é desculpa para deixar o metrô em segundo plano. Outras soluções são bem-vindas, mas são paliativas. As pessoas não estão pensando no custo que a cidade está pagando por não ter o metrô. Política pública não pode pensar em viabilidade econômica. Transporte tem de ser pensado como política estratégica”, destaca.

Fobte: UAI Notícias
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Metrô de Salvador no Programa CQC

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Metrô de Salvador está na mira da população não só de Salvador, mas também de todo o Brasil, uma obra orçada em R$ 500 milhões de reais que era pra ser entregue a mais de 06 anos ainda não foi entregue, uma obra absurda no ponto de vista tecnico, com alterações e mais alterações no projeto, veja a matéria em forma de humor realizada num dos programas que mais cobram a falta de vergonha dos governos de nosso país, confira:


Parte 01
Parte 02

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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