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Transporte Coletivo para o Novo Ji-Paraná

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A população do Bairro Novo Ji-Paraná passará a ser atendida a partir desta terça-feira (17) por uma das linhas de transporte coletivo da Cooperativa Mista dos Taxistas (Coopemtax). A Cooperativa que detêm a concessão para o transporte coletivo em Ji-Paraná atendeu um requerimento do vereador Marcos Rogério (PDT) e está disponibilizando a linha 11 para o bairro todos os dias a partir das 06h30 da manhã.
Conforme a diretoria da Coopemtax, o ônibus realizará o trajeto pelo bairro em horários alternados até o final da tarde. “A linha 11 percorre as principais avenidas do primeiro e segundo distrito, passando pelo centro e Avenida Brasil, facilitando bastante a vida dos moradores do Bairro”, afirmou Aleadir Albuquerque de Almeida, encarregado de trafego.
Nos últimos dias, o vereador Marcos Rogério manteve reuniões com o diretor da cooperativa, Valter Fernandes de Freitas, relatando os vários pedidos dos moradores do bairro para terem acesso ao meio de transporte. “É uma necessidade que estamos conseguindo sanar graças ao empenho dos diretores da cooperativa que não colocaram empecilho para atender a reivindicação daquela comunidade”, salientou o vereador.
Marcos Rogério também enalteceu o trabalho da secretária de obras que contribuiu realizando a recuperação das ruas do bairro. “Outra preocupação era com as condições das ruas daquele bairro. Tivemos com o secretário de Obras Assis Canuto e a prefeitura realizou o cascalhamento das vias, melhorando o trajeto do coletivo e contribuindo para o bem estar dos moradores do Novo Ji-Paraná”, concluiu.
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Sorocaba: Mais um ônibus invade calçada e provoca acidente

A exemplo do acidente que matou um idoso no início de setembro mais um ônibus da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS), sob intervenção da Urbes Trânsito e Transportes, invadiu uma calçada na manhã do sábado. Por volta das 9h o carro 1015 que fazia a linha 70 - Nova Sorocaba derrubou o caibro de indicação do ponto de ônibus e bateu contra um poste de energia elétrica na rua Fernando Silva Chaves, altura do número 184. Não houve feridos e segundo testemunha, além do motorista tinha apenas um passageiro no veículo. A Urbes Trânsito e Transportes não divulgou o motivo e não foi encontrada até o fechamento desta edição. O vereador e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes, Francisco França da Silva, disse que hoje iria apurar o fato.
França disse que recebeu a informação que teria estourado o eixo de direção do ônibus, que foi rapidamente retirado do local do acidente, sem elaboração do boletim de ocorrência. O fato do acidente ter ocorrido em uma reta intriga testemunhas. A administração da TCS informou que ficou sabendo que um parafuso teria se soltado, mas não tinha certeza, que a versão oficial deveria ser buscada junto à intervenção. No Sindicato, a informação que chegou é que teria estourado o eixo de direção, a exemplo do acidente que matou o idoso em setembro.
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Sistema de rodízio de carros pode ser implantado em Florianópolis

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Um modelo que está em vigor há 12 anos em São Paulo é estudado em Florianópolis para amenizar os congestionamentos no Centro da capital catarinense. O rodízio de carros começa a ser visto pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf)como alternativa para a melhoria do sistema viário.Pelo modelo, a cada dia fica proibido que determinados veículos circulem nas áreas centrais em horários de pico.
Há uma escala que indica qual carro poderá transitar, conforme o último dígito da placa. Por exemplo, automóveis com placas que terminem em 1 e 2 não podem circular nas principais vias da cidade na segunda-feira. Segundo o diretor de operações do Ipuf, Geovanni Antonio Reis, a medida é motivada pelo rápido aumento do número de veículos em Florianópolis. De acordo com ele, a frota atual é de 251 mil carros e, a cada mês, dois mil novos automóveis são emplacados na cidade.
Em São Paulo, o rodízio proíbe a circulação de 20% da frota (com exceção de veículos com funções essenciais, como correios e transporte urbano e escolar) das 7h às 10h e das 17h às 20h em uma área chamada de centro expandido.
Em Florianópolis, o horário poderá ser diferente. Geovanni afirma que já se pensa em implantar o serviço das 6h às 19h. Segundo ele, como o projeto na capital catarinense é recente, engenheiros do Ipuf ainda estudam quais vias entrariam no sistema.
A fiscalização seria feita por meio de agentes de trânsito. Os motoristas que desrespeitarem a medida serão multados e podem receber pontos na carteira de habilitação.
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GPS nos ônibus: Goiânia sai na frente - Sistema permitirá aos usuários consultar situação dos veículos também pela internet


Empresas prometem implantar a nova rede em toda frota de Goiânia a partir desta quinta; custo do projeto é de R$ 50 milhões

Em vez de esperarem pelo ônibus no ponto, ansiosos para saber se ele vai demorar muito, passageiros de Goiânia vão poder, a partir desta quinta, fazer a consulta antes mesmo de sair de casa ou do trabalho.
O serviço de transporte urbano com horário marcado é a promessa das empresas de ônibus, que anunciam uma “pontualidade britânica”.Para saber a hora exata de quando o veículo passará em qualquer parada, basta enviar um SMS gratuito para receber a resposta pelo celular. Ou, então, ligar para um telefone 0800, consultar um dos totens espalhados em terminais do transporte ou até a internet.
Em segundos, exaltam as empresas, os passageiros poderão saber que determinada linha irá passar em determinado ponto dentro de 13 minutos, e não 18 minutos, por exemplo.
A exatidão no tempo de espera dos coletivos é baseada na instalação de GPS (localização via satélite) em toda a frota. Por ser um monitoramento instantâneo, possibilita identificar eventuais atrasos por congestionamentos ou acidentes.
O uso dessa tecnologia não é nova no país. Já existe inclusive na cidade de São Paulo onde há painéis em alguns pontos de corredores de ônibus que exibem a previsão de espera.
A principal novidade anunciada em Goiânia, que também foi pioneira na implantação da bilhetagem eletrônica em 1998, é a ampla disponibilidade da informação aos passageiros.
“Se a gente ganhar 3% em produtividade, esse sistema se paga sozinho”, afirma Décio Caetano Filho, diretor-superintendente do Setransp-GO (sindicato das empresas).
Embora os gastos de pouco mais de R$ 50 milhões para a implantação da rede de informações sejam bancados pelas viações, com base no contrato de concessão dos serviços, os usuários dos ônibus já têm sentido diferença no bolso para andar no transporte coletivo.
Conforme levantamento em 43 capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, baseado em dados colhidos pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Goiânia liderou os reajustes da tarifa acima da inflação no período de junho de 2005 a julho de 2009.
A passagem saltou 50%, atingindo R$ 2,25 -no intervalo, a inflação aferida pelo IPCA se limitou a 20,16%.
A justificativa do órgão que controla os ônibus na região metropolitana para o aumento da tarifa é o grande volume de investimentos. A frota em Goiânia é próxima de 1.500 ônibus, que realizam 800 mil viagens diariamente.
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Transporte coletivo de Belém pode entrar em colapso

Doze empresas de médio porte que atuam no transporte coletivo de Belém querem receber uma bolada de R$ 15 milhões que a elas pertence. O dinheiro, oriundo do recolhimento do vale digital das empresas, foi retido sem maiores explicações pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), provocando a revolta de alguns empresários. O repasse do dinheiro deveria ser feito semanalmente, mas as empresas reclamam que há três meses nada recebem.
Os prejuízos se acumulam, incluindo cobrança de fornecedores e pagamento de empregados, além da ameaça de falência. Em setembro, uma das prejudicadas, a Transporte Amazonas Ltda, ingressou com ação de prestação de contas contra o Setransbel.

Na terça-feira passada, o juiz João Batista Nascimento, da 8ª Vara Cível do Tribunal de Justiça, concedeu tutela antecipada, determinando ao sindicato o repasse imediato de R$ 393 mil à empresa. Corrigido, o valor alcança R$ 800 mil. Outras empresas devem seguir o mesmo caminho para resguardar seus direitos e evitar a insolvência financeira. Por mês, o sindicato recolhe R$ 19 milhões do passe fácil das empresas.Na ação acolhida pelo juiz, a Transporte Amazonas Ltda alega ser o sindicato responsável pelo recolhimento e repasse às empresas, sindicalizadas ou não, do vale transporte digital, após reter 8% de taxa de administração e mais os tributos. Também afirma que algumas empresas descontam apenas 5%. “Uma diferença absurda e desleal”, garante.

A falta do repasse do dinheiro impede a empresa de custear suas despesas. Ela também reclama de uma alteração feita pelo Setransbel, que decidiu fazer o repasse somente a cada 60 dias e não mais a cada semana. O advogado da empresa define a alteração como “abusiva”, dizendo não existir norma que autorize o sindicato a reter os valores.

O juiz João Batista Nascimento salienta em sua decisão que o sindicato recebia os repasses do vale transporte digital, conhecido como Passe Fácil, semanalmente, havendo alteração a partir da reunião realizada em 28 de agosto passado. Nessa reunião foi modificada a periodicidade do pagamento para a data em que ocorrer o fechamento da tabela de créditos.
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Pesquisa revela dificuldade para chegar de ônibus ao centro em Mogi das Cruzes


A Secretaria Municipal de Transportes deve divulgar em breve o resultado de uma pesquisa inédita sobre as condições do transporte coletivo municipal. O estudo, denominado Plano de Desenvolvimento do Transporte, foi encomendado à Oficina Engenharia e Consultores Associados com objetivo de traçar o funcionamento operacional do futuro terminal de integração, na área da antiga NGK. Os dados ainda estão sendo processados pela empresa, mas, segundo adiantou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), na última semana, a pesquisa comprova que mais de 50% dos mogianos que utilizam o transporte coletivo querem ir para o centro da cidade, mas dificilmente conseguem chegar a seu destino, sem antes fazer baldeação nos terminais de integração existentes no município. A viagem da periferia à área central pode levar até 2h30, dependendo da região da cidade em que o passageiro embarcou."É um absurdo uma pessoa pegar um ônibus no Botujuru para ir ao banco, mas antes ter de ir até o Terminal (Integração) do Mogilar para pegar outro coletivo. Caso contrário, ou ele anda a pé ou paga duas passagens (cada uma custa R$ 2,50). Não tem linha exclusiva para o centro. Isso acontece todos os dias com mais de 50% dos nossos passageiros", destacou Bertaiolli. O Mogi News teve acesso aos dados preliminares do Plano de Desenvolvimento do Transporte, realizado entre os dias 28 de setembro e 6 de novembro. A pesquisa Origem-Destino dos usuários do transporte coletivo é apenas um dos itens do projeto.
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