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Usuário reclama que espera mais por ônibus em São Paulo

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Os usuários de transporte coletivo na cidade de São Paulo acham que os ônibus estão demorando mais para passar e estão mais lotados. Segundo dados preliminares de uma pesquisa do Ibope encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo, 44% dos entrevistados afirmam que aumentou o tempo de espera no último ano, ante 42% que acham que está igual. Para apenas 11% diminuiu e outros 3% não souberam responder.
Situação parecida foi constatada em relação à lotação. Os dados mostram que 50% apontaram aumento na lotação, ante 43% que acham que não houve mudança. Somente 4% afirmaram que diminuiu e outros 2% não souberam responder. A pesquisa Ibope foi feita entre 28 de agosto e o dia 1º deste mês. Foram ouvidas 805 pessoas."Os ônibus sempre foram lotados. Mas eles estão demorando mais e, por isso, a gente se mete no primeiro que passa", diz o auxiliar administrativo Marcelo de Oliveira Calixto, de 27 anos. Por volta de 7h50, ele pega o ônibus na Avenida Francisco Morato, no Jardim Canner, e segue até a Paulista.
Os especialistas ressaltam que a pesquisa reflete a percepção do usuário e não exatamente a situação, já que não é baseada em estatísticas operacionais. "Mas é um importante termômetro da situação", diz o superintendente da Associação Nacional de Transporte Público, Marcos Pimentel Bicalho. "Um dos fatores que prejudicam os ônibus cada vez mais é o congestionamento. Os ônibus são os que mais sofrem, porque tem uma rota fixa e não podem fugir das filas. Mas também temos de analisar se a frota diminuiu."
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Blumenau terá sistema de aluguel de bicicletas públicas

A partir desta terça-feira, incentivado pelo Dia Mundial Sem Carro, Blumenau passará a ter um sistema de aluguel de bicicletas públicas. O projeto, pioneiro na região Sul do país, prevê a criação de 30 estações espalhadas pela cidade como meio alternativo de transporte coletivo. Segundo o prefeito do município, João Paulo Kleinübing (DEM), a ideia é o cidadão desembarcar no terminal de ônibus e completar o seu destino com uma bicicleta. Em princípio, foram criadas seis estações que serão testadas durante um ano.Os primeiros trinta minutos do aluguel serão gratuitos, de acordo com Kleinübing. O programa foi elaborado em conjunto com empresas privadas do transporte coletivo.

Cadastramento
As pessoas que desejam usar a bicicleta como meio de transporte devem se cadastrar pelo telefone celular. O usuário vai receber uma senha para retirar a bicicleta do terminal. O sistema funciona, por enquanto, somente via celular. Será cobrado uma taxa anual de R$ 100, em princípio, por cartão de crédito. O usuário liga para um número que tem atendimento eletrônico, digita o número da bicicleta a ser alugada e digita a senha. A bicicleta pode ser devolvida em qualquer estação. Assim que for entregue, o sistema automaticamente dá baixa. De acordo com o prefeito, a intenção é ampliar a integração do uso da bicicleta junto com o cartão de passe do ônibus até o início do próximo ano, ou seja, usar o mesmo cadastro do transporte coletivo.


Mais ciclovias
Até a metade do próximo mês, novas ciclovias devem estar prontas em Blumenau. O projeto inicial prevê a criação de 30 estações espalhadas pela cidade. Porém, o prefeito enfatiza que será necessário antes de criar mais estações, ampliar o número de ciclovias.
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População não acompanha o monitoramento dos ônibus em Uberaba-MG


Instalado na Câmara Municipal de Uberaba há pouco mais de três meses o Programa de Monitoramento do Transporte Coletivo de Uberaba, em que, através do Sistema de Posicionamento Global, o GPS, é possível localizar o momento exato onde se encontra cada veículo na cidade e ter o controle dos atrasos e adiantamentos dos ônibus. Mas a população ainda não criou o hábito de acompanhar o sistema para fazer as reivindicações.
A informação e da assistente de execução do aparelho, Cleidemar Lúcia da Cruz, que afirma que o sistema funciona diariamente e que todos podem ter acesso. “Estamos aqui todos os dias para tirar as dúvidas dos usuários do transporte coletivo, só que o que nós percebemos é que existem muitas reclamações em relação aos horários dos ônibus, mas as pessoas não vêm à Câmara para saber se a linha está fazendo a trajeto dentro do tempo. E o monitoramento é justamente para este fim, facilitar a vida dos usuários dos coletivos que poderão acompanhar o andamento dos veículos, bem como apontar possíveis falhas”, explicou.
Ela destaca que, além de os usuários se manterem informados com o sistema, as empresas também se beneficiam, pois conseguem solucionar imediatamente os problemas apresentados. Para acessar o monitoramento, a população pode procurar a Câmara Municipal, diariamente, das 12h às 18h.
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Recife não aderiu ao Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Meu Carro não contou com uma grande adesão no Recife. A maioria dos motoristas da cidade parece não ter se sensibilizado com os apelos em utilizar o transporte coletivo ou pedir carona. Pelo menos foi o que pôde ser sentido nas ruas da capital pernambucana, com o volume normal de carros nas vias e os tradicionais congestionamentos. Por volta das 8h, as entidades que integram o Fórum de Reforma Urbana de Pernambuco (FERU-PE) realizaram uma panfletagem no cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Praça do Derby. A manifestação teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade e dos governantes para que se reflita melhor sobre o modelo de transporte centrado no automóvel.
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São Luís tem menor tarifa de transporte público no Brasil

São Luís, entre todas as capitais brasileiras, é a que tem o menor valor da passagem de transporte público urbano no país, R$ 1,70. A capital também não reajusta o valor há mais tempo, desde julho de 2004.
Segundo Marcos Pimentel Bicalho, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), responsável pela pesquisa, cada capital define quando reajusta a tarifa porque leva em consideração a folha de pagamento da empresa de ônibus. “Os salários variam em cada cidade e os reajustes salariais também”, explicou.
O secretário municipal de trânsito e transportes (SMTT), Ribamar Oliveira, destacou que a preocupação da secretaria é manter, além de um preço razoável da passagem, a qualidade do serviço. “Sabemos que existem problemas, mas nos últimos anos avançamos muito no setor de transporte público”, avaliou.
Ribamar Oliveira explicou que o preço da passagem é referente ao custo que cada linha tem em relação a cada usuário. “O preço das passagens é calculado com o custo de cada linha dividido pela sua quantidade de usuários, daí tiramos uma média. Além disso, temos de levar em consideração a questão das gratuidades que, de alguma forma, gera um déficit no caixa das empresas e minimamente é repassado ao usuário”, explicou.
A pesquisa também apontou seis capitais brasileiras que não reajustaram suas tarifas no ano de 2009. Entre as capitais, estão as duas maiores do país, São Paulo e Rio de Janeiro.
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No Rio empresas de ônibus testam novo combustível menos poluente


15 ônibus de três empresas começaram a rodar no município, experimentalmente, com biodiesel B 20 (mistura de 20% de biodiesel ao diesel comum). A mudança no combustível usado nos coletivos está incluída entre as garantias dadas pelos três níveis de governo ao Comitê
Olímpico Internacional (COI), para o Rio sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Os ônibus terão identidade visual diferenciada: serão adesivados com a logomarca do programa e dos parceiros.
A cerimônia de lançamento da frota de ônibus abastecida com o combustível B 20 foi no estacionamento do Palácio Guanabara. São cinco ônibus de cada uma das empresas participantes do teste: Real Auto Ônibus, Viação Ideal e Rodoviária A. Matias. Cada coletivo rodará em média 300 quilômetros por dia, com consumo equivalente a cem litros de diesel, durante 12 meses.
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