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Paulistano fica 2h43m por dia preso no trânsito

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O paulistano passa 10% do dia preso no trânsito caótico da cidade. Cada morador da capital gasta, em média, 2h43m dentro de um carro ou nos ônibus e trens. Em relação ao ano passado, o tempo perdido aumentou em 13 minutos. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Ibope, divulgada pelo Movimento Nossa São Paulo, em razão do Dia Mundial Sem Carro, que será comemorado na próxima terça-feira. Ao todo, 850 pessoas foram entrevistadas.
O levantamento mostra ainda que 71% dos paulistanos consideram a situação do trânsito na capital péssima ou ruim. Em 2008, o número era 70%. A maioria dos entrevistados (78%) até aceitaria deixar o carro em casa se houvesse uma boa alternativa de transporte público. O coordenador do Movimento Nossa São Paulo, o empresário Oded Grajew, disse que a pesquisa ajudará o governo a direcionar mais investimentos para o transporte público e alternativo, como ciclovias.
- A cidade chegou no limite do modelo que privilegia o transporte individual - afirmou o coordenador.
Ele diz que a limitação do espaço é uma das razões para que as ruas fiquem abarrotadas.
- O transporte individual tem limites físicos. E o transporte coletivo viabiliza o transporte para mais pessoas com muito menos espaço. Sem falar de outros problemas causados pelo excesso de veículos nas ruas, como a poluição. Hoje existe trânsito até para sair do estacionamento.
A pesquisa mostra que a população já é favorável a medidas drásticas para tentar resolver o problema a curto prazo. Entre elas está a adoção do pedágio urbano, ou seja, cobrar uma taxa para entrar e circular de carro no centro expandido de São Paulo. A medida é defendida por 26% dos entrevistados. Em 2007 este número era de 13%, e em 2008 era de 24. Aumentar o rodízio para duas vezes por semana já é aceito por 52%. Houve uma oscilação de dois pontos em relação ao estudo de 2008, quando 54 % dos paulistanos defendiam a ampliação.
O levantamento também avalia a situação dos transportes públicos. O paulistano dá nota 2 para a lotação nos ônibus e para o tempo de espera nos pontos.
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Roubos à ônibus em Aracaju caíram pela metade

Segundo os dados do Centro de Estatísticas e Análise Criminal (CEAC) e do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) esse tipo de crime teve uma redução de 50,21% no primeiro semestre de 2009.
A redução deste número demonstra a eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através das polícias Civil e Militar.
Em seis meses foram 354 ocorrências, em contraste com os 711 do mesmo período no ano passado.
Para a SSP, a diminuição dos registros está ligada diretamente ao combate ao tráfico de drogas em regiões onde eram registrados muitos assaltos. Um outro motivo é a prisão de vários assaltantes responsáveis pelos roubos.
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Transporte coletivo em São Paulo está mais lento e lotado

domingo, 20 de setembro de 2009

Os usuários de transporte coletivo na cidade de São Paulo acham que os ônibus estão demorando mais para passar e estão mais lotados. Segundo dados preliminares de uma pesquisa do Ibope encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo, 44% dos entrevistados afirmam que aumentou o tempo de espera no último ano, ante 42% que acham que está igual. Para apenas 11% diminuiu e outros 3% não souberam responder.
Situação parecida foi constatada em relação à lotação. Os dados mostram que 50% apontaram aumento na lotação, ante 43% que acham que não houve mudança. Somente 4% afirmaram que diminuiu e outros 2% não souberam responder. A pesquisa Ibope foi feita entre 28 de agosto e o dia 1º deste mês. Foram ouvidas 805 pessoas.
Os especialistas ressaltam que a pesquisa reflete a percepção do usuário e não exatamente a situação, já que não é baseada em estatísticas operacionais. "Mas é um importante termômetro da situação", diz o superintendente da Associação Nacional de Transporte Público, Marcos Pimentel Bicalho. "Um dos fatores que prejudicam os ônibus cada vez mais é o congestionamento. Os ônibus são os que mais sofrem, porque tem uma rota fixa e não podem fugir das filas. Mas também temos de analisar se a frota diminuiu."
Segundo dados do site da São Paulo Transportes (SPTrans), houve redução na frota cadastrada que serve o transporte público. Os números de agosto (os mais recentes) apontam que há 14.868 veículos. No mesmo mês do ano passado, eram 14.982. Por outro lado, a média mensal de passageiros transportados até agosto foi de 235,3 milhões ante 231,2 milhões do período anterior.
A SPTrans afirma que não registrou aumento no tempo de espera nos ônibus e as partidas continuam com o mesmo intervalo. "Além disso, o acompanhamento feito aponta aumento de 3,5% na velocidade nos corredores no pico da manhã." A empresa diz que os dados no site referem-se à frota cadastrada e não à frota circulante, sendo que a última não diminuiu porque "cada linha tem um número definido de veículos". A SPTrans diz que os novos ônibus têm capacidade maior de transporte e, por isso, aumentou a quantidade de passageiros transportados por veículos.
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Novo ponto de ônibus na Barra promete facilitar acesso e reduzir acidentes no Rio


Os frequentadores do BarraShopping ganharam mais conforto e facilidade para ter acesso ao estabelecimento. Foi inaugurado esta semana o recuo dos pontos de ônibus que ficam localizados em frente ao shopping, na Avenida das Américas, na Barra. Segundo a administração do shopping, foram construídas oito novas baias específicas para as paradas, além de um canteiro central arborizado para a divisão do recuo. Os novos pontos de ônibus também ganharam um novo sistema de iluminação. Antes, não havia baias separadas por linhas, o que dificultava muito a vida dos usuários e deixava o trânsito mais confuso na região.
O secretário municipal de Obras, Luiz Antônio Guaraná, e a presidente da CET-Rio, Cláudia Cecin, participaram da inauguração, na última quarta-feira. Cláudia disse ao site de notícias G1 que no local circulam mais de dois mil ônibus por dia e, com o novo recuo, o fluxo de veículos já apresentou uma melhoria de 70%.
Segundo a superintendente do BarraShopping, Satomi Nanba, só uma parte do jardim foi usada na realização da obra, não comprometendo o número de vagas de estacionamento. Foram investidos R$ 4 milhões, numa parceria entre o BarraShopping e a Subprefeitura da Barra e de Jacarepaguá, com o apoio da CET-Rio.
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Modelo de transporte de Uberlândia pode ser implantado em BH

Terminais e estações que se integram. Ônibus que circulam por faixas exclusivas. Um modelo de transporte público que pode ir para as ruas de Belo Horizonte.
Na manhã de hoje (17), em visita à Uberlândia, o subsecretário de transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), Fabrício Torres Sampaio, disse que a capital mineira pretende implantar algo semelhante ao modelo uberlandense. “Nós estamos aqui porque a boa fama do serviço de transporte coletivo de Uberlândia já ultrapassou as fronteiras do município e eu diria que Uberlândia está à nossa frente. Tivemos a oportunidade de acompanhar os testes e verificar que realmente é o que temos de mais moderno hoje no Brasil”, disse.
Acompanhado pelo secretário municipal de trânsito e transportes, Paulo Sérgio Ferreira e do proprietário da Turilessa, Rubens Lessa, o subsecretário percorreu o corredor estrutural de ônibus da av. João Naves de Ávila. “O que mais chama a atenção é a facilidade que o usuário tem para embarcar. Antes de chegar ao veículo, já efetuou o pagamento. É uma estrutura moderna, arejada, bem planejada”, afirma.
O secretário municipal declarou a satisfação em ter a cidade lembrada quanto ao modelo de transporte público. “Curitiba foi nossa referência no início da implantação e hoje Uberlândia é a segunda cidade brasileira referência em transporte público”, disse.
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Rio: Bilhetagem eletrônica em Volta Redonda

Os ônibus que circulam no transporte coletivo municipal e intermunicipal de Volta Redonda já estão operando com o sistema de bilhetagem eletrônica. Dezenas de representantes das associações de moradores, membros do Detro (Departamento Estadual de Transporte Rodoviário) e do sindicato das empresas e empresários do transporte coletivo de passageiros participaram do lançamento do que promete modernizar o sistema de transporte da cidade na agilidade, segurança, eficiência e rapidez. Neste primeiro momento usuários do Vale-Transporte e Passe Escolar serão os primeiros a se beneficiar do novo sistema eletrônico.O presidente da Superintendência de Serviços Rodoviários de Volta Redonda, Paulo Barenco, destacou que os usuários do transporte coletivo serão beneficiados com a rapidez no embarque e segurança contra extravios, além de permitir a recuperação de créditos. “Teremos melhor fiscalização e controle de passageiros por viagem, podendo alterar horários que apresentam deficiências no atendimento à população”, ressaltou. Toda a frota já está com o novo equipamento instalado. Cerca de 17 mil cartões magnéticos já foram distribuídos e os estudantes já podem comprar créditos para os seus cartões a partir desta segunda-feira.

MODERNIDADE

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, Paulo Afonso Arantes Paiva, disse que o investimento das empresas em treinamento de pessoal e equipamento nos ônibus para operar o novo sistema foi de R$ 6 milhões. Ele citou os vários benefícios que vão gerar o novo sistema de transporte com a bilhetagem eletrônica: “As empresas e o poder público terão melhor facilidade em cuidar da gestão do transporte. A bilhetagem é uma ferramenta importante para esta gestão porque vamos estudar melhor os horários, os itinerários, a demanda de linhas, maior agilidade e segurança”, frisou. O presidente informou que uma das melhorias que o novo sistema trará será a instalação de câmaras de segurança e do localizador GPS para acompanhar os itinerários dos veículos de transporte de passageiros em Volta Redonda.

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