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Florianópolis-SC testa faixa exclusiva para ônibus

quinta-feira, 19 de março de 2009


Uma das propostas para melhorar o sistema de transporte coletivo de Florianópolis está em teste. O corredor exclusivo para ônibus, sinalizado por cones, que sai do Terminal de Integração Central (Ticen) até a ponte Colombo Salles, tem agradado usuários e motoristas dos ônibus. O principal benefício apontado é a redução do tempo de saída dos coletivos até a ponte, no trecho onde são comuns os engarrafamentos no final do dia. Os coletivos têm acesso direto a ponte entre 17h e 19h30min. Segundo o vice-prefeito e secretário de Transportes de Florianópolis, João Batista Nunes, os corredores exclusivos para ônibus serão testados em vários trechos da cidade, como na Avenida Mauro Ramos, no afunilamento da Beira-Mar Norte, no Trevo da Seta e nas duas pontes. A intenção é dar fluidez ao trânsito e melhorar a rotina dos usuários que dependem todos os dias do transporte coletivo. Nunes afirma que as ações efetivas da prefeitura serão tomadas com cautela. Segundo a direção do consórcio que administra o Ticen, com corredores exclusivos, seria possível mais sincronia da saída e chegada dos ônibus e maior precisão nos horários.

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Ribeirão Preto - SP: Transporte coletivo ganha dez novos ônibus adaptados.


A frota usada no transporte coletivo na cidade acaba de ganhar mais dez ônibus novos. Os veículos, equipados com plataformas elevadiças para o atendimento de cadeirantes, foram adquiridos pela Transcorp, uma das três permissionárias do transporte coletivo de Ribeirão Preto, e começam a circular já na próxima semana. A entrega oficial acontece na quinta-feira, dia 19, às 9h30, na Esplanada do Theatro Pedro II, calçadão central. Segundo determinação federal, até o final de 2014 todos os veículos do transporte coletivo no Brasil deverão ser adaptados para portadores de deficiências. “Os novos veículos terão um desempenho melhor e darão maior conforto do que os que operam atualmente. Além disso, a compra dos novos ônibus irá contribuir para que a empresa tenha uma das frotas com menor tempo de uso do país”, afirma William Latuf, diretor superintendente da Transerp. Segundo ele, a disponibilidade da plataforma elevadiça nesses veículos irá proporcionar acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida, especialmente usuários de cadeiras de rodas. “Os novos ônibus colaboram na promoção da cidadania e inclusão social ao possibilitar deslocamentos dos cadeirantes no meio urbano, que viabilizam o acesso ao trabalho, à educação, à saúde e ao lazer”, completa Latuf. O transporte coletivo de Ribeirão Preto possui 84 linhas, 307 veículos, e transporta por mês 4 milhões 873 mil e 600 passageiros.Mais veículos adaptados - A Turb - Transporte Urbano de Ribeirão Preto - também prepara a entrega de outros 20 ônibus adaptados. Vinte dos 105 veículos da empresa serão substituídos. Todos os novos veículos serão adaptados para cadeirantes. Atualmente, cinco carros da empresa disponibilizam o serviço. “Hoje o transporte de cadeirantes é pouco usado, mas esperamos que, com essas novas aquisições, ele seja ampliado”, conclui Latuf.

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Manaus-AM: Rodoviários ameaçam paralisar por falta de segurança nos ônibus

O diretor social do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus (STTRM), Gilvaneir Oliveira, ameaçou parar parcialmente o transporte coletivo na zona Norte, na quinta-feira (19), por falta de segurança.A suspensão deve começar a partir das 18h, caso a Polícia Militar (PM) não disponibilize um policial para cada um dos 1,5 mil ônibus do sistema. A OM atribui um efetivo de 8,5 mil policiais, sendo que cerca de 3 mil atuam no interior do Estado.Oliveira argumentou que o policiamento nos ônibus é necessário para combater os mais de dez assaltos praticados, segundo ele, diariamente, contra motoristas e passageiros.A paralisação poderá prejuducar cerca de 150 mil pessoas.

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Bauru-SP: CUT pede a prefeito que ‘reintegre’ cobradores

A ausência de cobrador nos ônibus coletivos de Bauru está irregular e representa um risco para o sistema de transporte coletivo, segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em reunião, ontem pela manhã, com o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), representantes da entidade sindical reivindicaram o envio de um projeto de lei pelo Executivo à Câmara Municipal para obrigar a presença dos cobradores nos coletivos.

O diretor da Subsede Bauru da CUT, Francisco Wagner Monteiro, argumenta que o valor da tarifa inclui o custo com o cobrador. “Com vistas ao aumento do lucro, as empresas concessionárias que atuam em Bauru desenvolvem verdadeiras engenharias jurídicas e administrativas para excluir a figura do cobrador”, ressalta a entidade em documento entregue ao prefeito. Rodrigo disse ontem que está sendo avaliada não apenas as propostas da CUT, mas um conjunto de questões envolvendo o modelo de transporte público em Bauru. Ele disse que avalia inclusive o impacto financeiro.


O que explica a mobilização da CUT é que este ano parte das linhas será licitada. No documento a entidade pediu para o edital de concessão do serviço ter cláusulas que obriguem a presença de cobradores em todas as linhas licitadas. Monteiro avalia que a ausência do profissional sobrecarrega o motorista, provoca atrasos nos ônibus e o risco de acidentes envolvendo pedestres, usuários e os trabalhadores.
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São Paulo: Alexandre Garcia Comenta Caos no Trânsito de São Paulo

terça-feira, 17 de março de 2009

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Rio: Ônibus deixam de fazer ponto final no Leblon


A prefeitura decidiu transformar em circulares seis linhas de ônibus com ponto final no Leblon. As mudanças entram em vigor neste sábado, e atendem a reivindicações de moradores, que reclamavam das dificuldades de acesso às praças Antero de Quental e Paulo Mendes Campos, por causa dos veículos estacionados. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, disse nesta quarta-feira que também há estudos para alterar a localização de pontos finais de ônibus em outros bairros da Zona Sul.
As linhas que serão atingidas depois de amanhã são servidas hoje por um total de 177 veículos. Duas são frescões: 2015 (Castelo-Leblon) e 2017 ( Rodoviária-Leblon), que passam apenas a parar na Praça Paulo Mendes Campos. No caso da Antero de Quental, as linhas atingidas são a 415 (Usina-Leblon) e três linhas procedentes da Rodoviária: a 129 (via Copacabana), 172 (via Jóquei) e 173 (via Santa Bárbara).
Haverá mudanças nas regras também para bares e restaurantes localizados da Rua Conde Bernadotte. Eles foram obrigados pela prefeitura a reduzir o espaço que costumavam ocupar na calçada. Fiscais da prefeitura recentemente estiveram no local e aplicaram multas em cinco estabelecimentos por falta de autorização para a colocação de mesas e cadeiras no espaço público ou porque a ocupação ultrapassava os limites.

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