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Curitiba lança testes com ônibus elétrico da Volvo

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

A Prefeitura de Curitiba lançou, nesta terça-feira (29/8), o início dos testes técnicos com o ônibus 100% elétrico da Volvo, dentro do programa de descarbonização da frota do transporte público da capital. Durante o evento de apresentação do veículo no Parque Barigui, a Volvo anunciou ao prefeito Rafael Greca investimentos futuros de R$ 250 milhões para produção dos primeiros ônibus elétricos na fábrica da montadora na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

“Nós temos muito orgulho da fábrica da Volvo em Curitiba, temos uma história de desenvolvimento e parceria em soluções de mobilidade. Curitiba está empenhada, com muito entusiasmo, em promover a descarbonização. Os ônibus elétricos, não poluentes e mais confortáveis para a população, são o futuro do transporte coletivo da nossa cidade”, afirmou Greca.

O projeto para desenvolvimento de uma plataforma local já está em andamento, segundo o presidente da Volvo Buses na América Latina, André Marques. “Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido. Teremos em breve ônibus elétricos em produção em Curitiba”, completou ele.

Futuro
Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes. A meta é que 30% da frota de ônibus de Curitiba seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050.

O plano de eletromobilidade também integra o Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos das linhas Inter 2, Interbairros II e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB).

O projeto de descarbonização da frota do transporte público prevê testes técnicos, edital de compra dos veículos e ainda a infraestrutura de recarga dos veículos na cidade.
O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, adiantou que já trabalha em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para estabelecer uma estrutura de recarga para o projeto de eletrificação da frota curitibana. "Estamos em tratativas finais para desenvolver um programa de abastecimento para o programa de eletromobilidade da nossa cidade", disse.

Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar, no entanto, a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.

“Curitiba é a primeira cidade do País a executar testes estruturados de ônibus elétricos. Até outubro, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, que já fizeram testes, e Volvo, que inicia agora, Mercedes e Higer também devem apresentar seus veículos”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade.

Nos testes, o ônibus Volvo BZL vai circular, a partir da primeira quinzena de setembro, nas linhas Inter 2 e Interbairros II que transportam 135 mil pessoas por dia. Os testes devem durar ao menos 30 dias.

O chassis elétrico BZL Volvo que entra em teste foi fabricado na matriz do grupo na Suécia e adaptado aos padrões de Curitiba. A capital é a primeira cidade a testar o modelo na América Latina. Na sequência, a Volvo pretende demonstrar o seu modelo elétrico em São Paulo, Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia).

Modelo
Com capacidade para 90 passageiros e 12,6 metros, o veículo foi desenvolvido em parceria pelas equipes do Brasil e da Suécia.Com duas portas, e piso baixo, o veículo tem carroceria Marcopolo e entre 250 e 300 quilômetros de autonomia de bateria. Com tempo de recarga de duas a quatro horas, o veículo será carregado no período noturno, na garagem da empresa operadora Sorriso. O ônibus também é equipado com sistema que reduz a velocidade automaticamente próximo a espaço de grande movimento de pessoas, como terminais, próximo a escolas, hospitais e shopping centers, por exemplo.

No teste, serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

Parceria
A história da Volvo praticamente se confunde com o a do transporte coletivo de Curitiba. Com a montadora, o município desenvolveu, há 31 anos, o ônibus biarticulado, modelo com quatro eixos, duas articulações e capaz de transportar 250 passageiros – mais que o dobro de um veículo convencional – para circular nas canaletas exclusivas.

Durante a primeira gestão de Rafael Greca (1993-1996), foi realizada a remodelação do Eixo Boqueirão com implantação de estações-tubo nas paradas (embarque em nível e pagamento antecipado da tarifa) para dar início à operação dos biarticulados. Em 1995, durante a primeira gestão Rafael Greca (1993- 1996), os ônibus entraram em circulação no eixo Norte-Sul.

O biarticulado foi um dos responsáveis por popularizar o BRT (Bus Rapid Transit), sistema de canaletas exclusivas que tornou a capital paranaense referência mundial no transporte coletivo, com o seu modelo copiado em mais de 182 cidades em todo mundo.

No Brasil, Curitiba também foi pioneira a introduzir os ônibus híbridos da marca em 2012. O projeto atual de ônibus elétricos faz parte do mais recente ciclo de investimentos da Volvo no País: R$ 1,5 bilhão, entre 2022 e 2025.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Novo ônibus turístico mostra Porto Alegre por diferentes ângulos

Foi entregue nesta terça-feira, 29, o novo ônibus da Linha Turismo que oferece novas experiências para quem quer conhecer um pouco mais de Porto Alegre. O veículo, que acomoda 57 passageiros sentados, é totalmente sem janelas, possibilitando uma visibilidade de 360 graus. O teto panorâmico proporciona visão completa dos pontos turísticos, como monumentos e prédios históricos, sem inviabilizar passeios nos dias de chuva. 

Presente no primeiro passeio do ônibus, o secretário adjunto municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) ponderou o novo momento que vive o turismo da Capital. “A retomada do turismo na cidade é uma soma de esforços, e a iniciativa privada tem sido um parceiro fundamental. O novo ônibus é uma bela ferramenta turística”, disse. A equipe de Turismo da SMDET também esteve no lançamento. 
Vários pontos turísticos da cidade estampam a área externa do veículo. Na parte traseira, o artista plástico Leandro Selister faz destaque ao selo “Porto Alegre, Capital Mundial do Churrasco”, iniciativa da prefeitura com entidades privadas para fomentar a gastronomia e a cultura gaúcha.  
Como funciona - A partir desta quarta-feira, 30, os passeios ao público já estarão em funcionamento. As saídas acontecem de terça à domingo, partindo do Armazém B3, do Cais do Porto (Av. Mauá, 1050). O tour acontece às 10h30 e 12h30, podendo acontecer também às 14h30 e 16h30, conforme disponibilidade. Os ingressos podem ser adquiridos aqui ou na bilheteria, localizada no local de embarque.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Prefeitura de BH fiscaliza 1.022 ônibus e faz ajuste em seis linhas ampliando viagens

De 11 a 20 de agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou 60 operações de fiscalização no transporte público da capital, resultando na vistoria de 1.022 veículos, 459 autuações e recolhimento de 11 ônibus e 10 autorizações de tráfego. Foram feitos ajustes na operação de seis linhas, seja no quadro de horários de dias úteis ou do fim de semana. Os dados fazem parte de relatório divulgado no portal da PBH e correspondem ao 4º decêndio depois vigência da Lei 11.458/23, que trouxe uma nova forma de remuneração do sistema, com parte do custo arcado pelo município.

No sistema convencional de ônibus, houve uma produção de 3.245.571,11 km. A produção programada era de 3.425.310,73 km, ou seja, 94,8% do total foi efetivado de acordo com a especificação da legislação. Em consequência, dos R$ 12.039.967,23 a serem repassados aos consórcios, foram disponibilizados R$ 11.311.793,26, ou seja, 93,95% do previsto. 

Já no transporte suplementar, a produção estimada era de 284.743,59 km, mas foram realizados 160.238,87 km, ou seja, 56,3% do total. A remuneração do sistema suplementar seria de R$ 457.013,46, mas foram pagos R$ 218.284,06, ou seja, 47,7 % do valor previsto, em decorrência de descumprimento das determinações legais. 
O cálculo da remuneração complementar é realizado a cada 10 dias. Após análise de todas as viagens realizadas, da quilometragem produzida durante o período, e com os registros da fiscalização, o pagamento é feito até o quinto dia útil após o fim do período de apuração. 

Desde o dia 8 de julho, quando foi sancionada a lei municipal 11.458/2023, que definiu a manutenção da tarifa em R$ 4,50 e criou a remuneração complementar baseada na produção quilométrica, houve intensificação da fiscalização do transporte coletivo da capital. 

Fiscalização

O sistema SIT BUS monitora, via GPS, cada viagem de ônibus da cidade e permite saber se os ônibus do sistema saíram no horário certo ou se atrasaram, e de quantos minutos foi o atraso. Também é possível conferir o itinerário de cada linha e verificar a posição dos ônibus ao longo do trajeto. 

A fiscalização também contempla ações de agentes de campo, do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), além das contribuições dos usuários. A remuneração complementar só é repassada às concessionárias se a viagem for realizada de maneira completa, dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos na lei. 

Transparência e Atendimento pelo Whatsapp 

As contribuições dos usuários pelo Whatsapp (31) 98472-5715 têm sido fundamentais para intensificar a fiscalização. Os números de reclamações por este canal caíram no último período auditado em relação ao anterior. De 509 notificações, no terceiro decêndio, foram contabilizadas, atendidas e encaminhadas para providências 256 manifestações. As demandas são recebidas pela equipe do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e orientam as equipes de fiscalização nas ruas. Mas é importante que a mensagem do usuário informe, além da linha, o número do veículo, pois isso contribui com fiscalização. Os usuários podem utilizar também para suas manifestações o PBH App ou o portal de serviços da Prefeitura, em reclamação de ônibus (transporte coletivo).

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Trajeto de ida e volta do BRT ao centro de Cuiabá poderá levar até 45 minutos

A implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande vai permitir que os passageiros façam viagens com até metade do tempo que é gasto atualmente. A economia de tempo será possível em razão das viagens expressas, que fazem menos paradas até chegar ao destino final - serviço exclusivo do BRT.

É o caso da linha expressa que vai ligar o Terminal do Coxipó até o Centro de Cuiabá. A previsão é que o ônibus leve 42 minutos para sair do terminal, localizado próximo ao viaduto da MT-040 (Rodovia Palmiro Paes de Barros), percorra as Avenidas Fernando Corrêa, Coronel Escolástico, Getúlio Vargas e Isaac Póvoas, e retorne até o Coxipó. Atualmente, este mesmo percurso é feito em uma hora e 27 minutos.

Desta forma, é possível dizer que a expectativa é que um passageiro saia do Terminal do Coxipó e chegue ao centro de Cuiabá em 21 minutos, independente do horário em que ele faça a viagem.

“O BRT anda em um corredor exclusivo, o que permite que ele faça as viagens no mesmo tempo, independentemente do humor do trânsito ao redor”, explica o secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Sinfra-MT, Rafael Detoni. 

Além disso, todas as estações do BRT contarão com faixa de ultrapassagem para permitir que a Linha Expressa possa seguir adiante, mesmo com outro ônibus parado para embarque e desembarque de passageiros.

A Linha Expressa é um serviço do BRT que percorre todo o corredor de ônibus praticamente sem fazer paradas. No caso da linha do Coxipó, após sair do terminal, o veículo faz apenas uma parada em frente a Universidade Federal de Mato Grosso, lugar com grande movimento de passageiros, e depois segue até o centro.

No caso do serviço expresso entre o terminal do CPA e o Centro de Cuiabá, o ônibus parte do lado do Comando Geral da Polícia Militar, para no Centro Político e segue até o centro de Cuiabá. A expectativa é que o veículo leve 40 minutos para ir e voltar, sendo que, atualmente, essa viagem tem duração de uma hora e 12 minutos.

Da mesma forma, a viagem de ida e volta entre o centro de Várzea Grande e o Centro de Cuiabá deverá durar 42 minutos, sendo que o tempo atual é de uma hora e 16 minutos. O BRT sairá do Terminal André Maggi e irá parar apenas no Cristo Rei antes de chegar ao centro, fazendo a mesma parada no retorno.

A redução de tempo será observada também no serviço denominado parador, que faz embarques e desembarques em todas as estações. A linha Terminal André Maggi - Terminal CPA tem um tempo de ida e volta estimado em uma hora e 24 minutos, sendo que o tempo atual é de duas horas e três minutos. Esta linha sai de Várzea Grande e para em 24 estações até chegar ao CPA.
O ônibus parador que liga o Coxipó ao Centro fará uma viagem de 52 minutos, uma redução de 35 minutos em relação ao gasto atualmente.

Para absorver o fluxo constante de passageiros a previsão é que os ônibus do BRT passem em um intervalo de menos de 4 segundos na linha do Coxipó e de 6 minutos na linha Várzea Grande - CPA. Já os ônibus expressos devem passar a cada 10 minutos.

Os ônibus do BRT serão movidos a bateria recarregável, garantindo que os automóveis sejam silenciosos e sustentáveis. Além das viagens mais rápidas, o BRT vai entrar no centro de Cuiabá e Várzea Grande, conforme é divulgado desde a apresentação do anteprojeto em 2021. Isso porquê as pesquisas de origem e destino mostram que os centros da cidade são os principais destinos dos passageiros do transporte coletivo.

Informações: Governo do Estado
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Urbs vai ampliar serviço de compra de créditos para todos os terminais de Curitiba

A Urbanização de Curitiba (Urbs) lançou edital para compra de 35 máquinas para ampliar o serviço de recarga de créditos do cartão transporte nos terminais de integração da capital. O serviço, já disponível em 13 deles, será ampliado para todos os 22 terminais da cidade até o final do ano.

A intenção é facilitar o acesso do usuário à recarga do cartão transporte. Atualmente, 91% das passagens são pagas com cartões (entre transporte, de débito e crédito e demais dispositivos por aproximação, como celulares e relógios inteligentes).

Os terminais são locais de grande circulação de passageiros e recebem boa parte dos quase 600 mil usuários do transporte coletivo da capital por dia. O serviço de compra de créditos já está disponível nos terminais Bairro Alto, Barreirinha, Cabral, Carmo, Capão da Imbuia, Capão Raso, Campo Comprido, CIC, Pinheirinho, Santa Cândida, Santa Felicidade, Sitio Cercado e Tatuquara. Devem ganhar pontos de venda os terminais Boa Vista, Portão, Centenário, Oficinas, Caiuá, Campina do Siqueira, Fazendinha, Boqueirão e Hauer.

Com a aquisição, todas as bilheterias dos terminais da cidade terão venda de crédito do cartão transporte. Dependendo do porte, fluxo de pessoas e quantidade de entradas, os terminais terão dois ou mais equipamentos, segundo Vilson Kimmel, gestor da área de Tecnologia da Informação da Urbs.
A recarga no terminal é gratuita e realizada com pagamento em dinheiro.“Até o fim do ano serão implantadas também as formas de pagamento de débito e crédito nestes locais”, adianta Kimmel.

Pregão eletrônico
As máquinas serão adquiridas, na segunda-feira (14/8), por meio de pregão eletrônico que terá a participação exclusiva de micro e pequenas empresas.

As propostas serão recebidas, exclusivamente, através da Internet no Portal de Compras da Prefeitura Municipal de Curitiba (www.e-compras.curitiba.pr.gov.br), no dia 14/08/2023 das 14h às 15h.

Os lances serão recebidos, pela mesma plataforma, das15h05 às 15h35. O valor máximo total será de R$ 42.796,50. A entrega das máquinas deve ser feita em até 60 dias após a assinatura do contrato. Confira mais detalhes do edital aqui

Outras formas
Além da recarga em terminais, o usuário possui várias formas de aquisição de créditos do cartão transporte, via whatsapp, aplicativos, lojas físicas e também pela internet. Confira aqui  onde carregar seu cartão transporte.   

Informações: URBS
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Goiânia é destaque nacional com projeto Passe Livre do Trabalhador

O projeto Passe Livre do Trabalhador recebeu há algumas semanas o Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana. O troféu foi entregue à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e será apresentado ao executivo na próxima quarta-feira (30/8), às 12h, em cerimônia no Paço Municipal. 

O programa foi vencedor em duas categorias: “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam” e “Iniciativas Privadas de Bilhetagem”. A modalidade de aquisição de bilhetes do transporte público da capital foi lançada em 2022 permitindo que trabalhadores façam até oito viagens diárias por mês e garantindo economia de 20% para empregadores. 
 
A premiação reconheceu a iniciativa pela capacidade de inovação e soluções de mobilidade, servindo de exemplo para outros municípios do país. “O resultado dessa premiação mostra que o trabalho realizado na Região Metropolitana de Goiânia, sobretudo em prol dos trabalhadores, tem dado certo e mostra que devemos seguir em frente”, afirma o prefeito Rogério.
 
A entrega do prêmio ocorreu em julho último, durante a Conferência do Parque da Mobilidade Urbana. O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, compareceu à cerimônia para receber a premiação. Com total de 227 iniciativas públicas e privadas inscritas, apenas 30 foram selecionadas como finalistas. A iniciativa goianiense dividiu o destaque com ideias implementadas no interior de São Paulo e em Fortaleza.
 
Outros benefícios
Com planejamento, a Prefeitura de Goiânia implantou grandes melhorias no transporte público. Esses benefícios incluem o congelamento da tarifa em R$ 4,30 desde 2019. Entre os meses de maio de 2022 a junho de 2023, a gestão municipal efetuou o subsídio no valor total de R$174.739.977,32. Dentro do rateio da diferença entre o valor pago e o valor real da passagem, esse valor da Prefeitura de Goiânia representa 41,2%, o mesmo do governo estadual. Sem esse subsídio, a tarifa chegaria a R$ 7,60.
 
O pagamento da passagem por aproximação de crédito e débito foi implantado em dezembro de 2021. Dessa forma, o usuário pode fazer recargas de créditos enquanto já está a bordo dos veículos. Os ônibus possuem biometria facial, destinada aos idosos, pessoas com deficiência e estudantes. Também é possível comprar as passagens pelo WhatsApp, PIX e QR Code embarcado. 

O Bilhete Único permite que o usuário escolha o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem e já representa mais de 60% das validações dos usuários do transporte coletivo. 
 
Já o Cartão Família, lançado neste ano, permite que até seis pessoas possam utilizar o transporte coletivo aos finais de semana e feriados e pagar somente uma passagem. O Cartão Família já possui mais de 7 mil cadastros. 
 
O transporte público da Região Metropolitana de Goiânia também conta, desde o início do ano, com sistema de pagamento de bilhetagem por meio da biometria facial que identifica os rostos dos passageiros beneficiados com gratuidade no transporte coletivo e têm seu embarque liberado imediatamente. 

Informações: A Redação
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Joinville tem aumento de multas por invasão de corredor de ônibus

Atualmente, Joinville conta com 31 quilômetros de corredor de ônibus. Veículos de passeio não podem transitar nestas faixas e, por conta disso, somente em 2022 mais de 2,8 mil notificações por uso indevido foram aplicadas por agentes de trânsito até o início de agosto.

Em maio deste ano, um projeto de lei ordinário chegou a ser apresentado na Câmara de Vereadores de Joinville, propondo a criação de um rodízio na circulação veículos particulares nos corredores de ônibus.

Segundo o projeto, outros veículos como carros e motocicletas poderiam circular nas faixas de ônibus em dias alternados, seguindo um rodízio, que seria definido a partir do último dígito da placa do veículo. Os ônibus continuariam a circular normalmente.

“Isso é um equívoco”, analisa Marcel Virmond Vieira, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud). Ele diz que a medida causaria um aumento no tempo médio das viagens de ônibus. O que acarretaria o aumento do custo do serviço e aumento da tarifa cobrada para os usuários. Atualmente, o valor da passagem antecipada é de R$ 4,75, enquanto o valor da passagem embarcada é de R$ 5.
O secretário ainda exemplifica que, em horário de pico, a quantidade de pessoas em 50 carros e em quatro ônibus é equivalente nos dois meios de transporte. Atualmente, a tramitação do projeto de lei está parada para alterações.

Apesar do projeto, um decreto assinado pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), no dia 21 de junho, alterou os veículos permitidos a utilizarem as faixas exclusivas para ônibus. Com a mudança, publicada no Diário Oficial, veículos do transporte executivo, carros-forte para transporte de valores, veículos de guincho-socorro e ambulâncias veterinárias estão permitidos a circular pela faixa.

Marcel afirma que não teve influência na mudança do decreto, mas vê que esses veículos foram permitidos não vão ter um impacto muito grande, por serem menos frequentes. Segundo ele, essas medidas vão ser monitoradas.

Como são escolhidas as faixas exclusiva para ônibus?
O plano de mobilidade de Joinville para os próximos 30 anos prevê a criação de 33 quilômetros de corredores de ônibus.

O secretário explica que a escolha das vias que recebem as faixas exclusivas para ônibus passam por uma análise técnica com dois elementos principais. O primeiro é o carregamento da linha e o segundo é a capacidade da via de ter uma pista separada.

O carregamento da linha consiste na quantidade de pessoas que utilizam as linhas de ônibus que passam por determinada rua. Outro fator considerado é utilização da via por linhas troncais, aquelas que fazem as ligações entre os terminais de ônibus.

Além de não ter planos para flexibilizar o uso do corredor de ônibus, Marcelo comenta que também não há planos para remover faixas já existentes.

Quanto à implementação de novas faixas, o secretário explica que as atuais obras em vias da cidade já são feitas pensando em uma possível implementação. Dois exemplos atuais são as ruas Albano Schmidt e Prefeito Helmuth Fallgatter, que devem receber faixas de ônibus.

Requalificação de vias
Na rua Blumenau, no trajeto realizado entre os terminais Norte e Central, é possível observar uma estrutura diferente no pavimento da faixa exclusiva para ônibus. Apesar da pavimentação comum na maioria da rota, em frente aos pontos de ônibus foi implementado o pavimento rígido de concreto.

“O ônibus é um veículo pesado e quando ele faz o movimento de freada ou arranque, ele faz uma força muito grande sobre a estrutura do pavimento. Acontecia de formar os borrachudos (deformidades)”, comenta o secretário.

O ideal seria que todos os corredores de ônibus fossem feitos de concreto, porém, segundo o secretário, a dificuldade de realizar obras no concreto e o custo de implantar em todas as vias inviabiliza a medida.

Mais de 2,8 mil multas até agosto
De acordo com dados da Prefeitura de Joinville, desde o início deste ano até o começo do mês de agosto, foram emitidas 2.853 notificações decorrentes dessa infração, em Joinville.

A fiscalização nas faixas exclusivas para ônibus é realizada pelos agentes de trânsito, guardas municipais e Polícia Militar, por meio de convênio firmado com a prefeitura.

Segundo a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot), as infrações são registradas pelos agentes competentes, quando ocorrem flagrantes de motoristas transitando indevidamente pelos corredores.

Transitar em corredor de ônibus é considerada infração gravíssima, que acarreta multa no valor de R$ 293,47 e gera sete pontos na carteira de habilitação do motorista.

Informações: O Municipio
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Semuttran instala defensa metálica e ‘bate-rodas’ no Terminal Vila Sônia em Piracicaba

Com o intuito de aumentar a segurança, a Prefeitura de Piracicaba, por meio Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), implantou recursos no terminal de ônibus urbano Vila Sônia, como defensa metálica e bate-rodas.


De acordo com Evandro Sotto, engenheiro da Semuttran, a defensa metálica protege e bloqueia qualquer tipo de veículo. Ela está posicionada estrategicamente em toda a extensão em frente às vagas dos ônibus.

Também foram instalados “bate-rodas”, estruturas para limitar vagas em estacionamentos, em todas as vagas de ônibus do local, utilizados para pausar os pneus dos ônibus na hora de estacionar, para que o veículo não se movimente.

“Estamos buscando sanar antigos problemas, evitando acidentes, corrigindo e reforçando com melhorias para proporcionar mais segurança aos cidadãos, portanto, estes dispositivos foram instalados justamente para oferecer mais tranquilidade às pessoas na área da mobilidade urbana”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

Informações: Prefeitura de Piracicaba
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Governo de Mato Grosso negocia vagões do VLT com a Bahia

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Após 10 anos da chegada dos vagões do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em 2013, os governos da Bahia e de Mato Grosso negociam a venda dos modais. As negociações são lideradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com as Cortes de contas dos dois estados e as respectivas Casas Civis. Na última sexta-feira (25), o TCU montou um grupo de trabalho com 11 representantes para iniciar as transações.

A reportagem conversou com o secretário chefe da Casa Civil do Estado da Bahia, Afonso Florence, que confirmou a negociação para uma possível compra dos vagões e trilhos do VLT de Mato Grosso.

"Nós iniciamos essa negociação de uma possível compra de todo material rodante do VLT do Mato Grosso, porque temos interesse em construir o nosso modal aqui. E com o TCU no papel do Estado brasileiro, ajudando a solucionar tanto o problema lá em Mato Grosso, quanto aqui", explicou.


Florence afirmou que conhece a atual situação jurídica do VLT de Mato Grosso e que, por isso, o grupo de trabalho no TCU buscará uma solução plausível para todos. "Ainda não sabemos se essa compra, se concretizando, se iremos depositar o valor para o Estado, ou em uma conta judicial, até que Mato Grosso resolva juridicamente com a empresa".

A alternativa foi discutida inicialmente num encontro, dia 8 de agosto, e o grupo de trabalho para resolver a situação foi oficializado na sexta-feira (25). O ministro do TCU, Bruno Dantas, definiu 30 dias para o grupo avaliar, apontar e articular opções de destinação dos equipamentos, com apresentação de relatório para avaliar cenários e adotar encaminhamentos convenientes.

Os vagões e locomotivas foram adquiridos para a implantação do VLT que previa interligar Cuiabá e Várzea Grande durante os preparativos para a Copa do Mundo, em 2014. Licitada por R$ 1,477 bilhão, a implantação do VLT teve início em 2012, mas apenas sete dos 22 km previstos foram construídos até a paralisação, cancelamento do certame e início de desconstrução das obras e iniciadas as obras do BRT (Bus rapid Transit).

A reportagem procurou o governo Mauro Mendes para explicar a negociação, mas, até o fechamento desta edição, não houve resposta. O consórcio VLT também não se manifestou.

Informações: A Gazeta
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Curitiba lança testes com ônibus elétricos da Volvo nesta terça-feira


O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, lança nesta terça-feira (29/8) o início dos testes com o ônibus 100% elétrico da Volvo. A capital é a primeira cidade da América Latina a testar o novo veículo elétrico da marca sueca, que tem fábrica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). 

O ônibus elétrico vai circular, a partir da primeira quinzena de setembro, nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que transportam 135 mil pessoas por dia. 

O prefeito Rafael Greca e o presidente da Volvo Buses América Latina, André Marques, apresentam o veículo em evento seguido de entrevista coletiva no Parque Barigui sobre os planos de produção de veículos elétricos na fábrica de Curitiba.

Aviso de pauta: apresentação de ônibus elétricos
Local: Salão Barigui do Parque Barigui (Alameda Ecologica Burle Marx, S/N - Santo Inácio)
Horário: 10h30

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Metrô do Recife retoma funcionamento nesta segunda-feira

domingo, 27 de agosto de 2023

Após 25 dias de greve completados neste domingo (27), o Metrô do Recife volta a funcionar com 100% da sua frota nesta segunda-feira (28). Desde o dia 18 deste mês, as estações estavam abertas apenas nos chamados “horários de pico”, que acontecem das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. Nesse período, inclusive, foram maiores os relatos de superlotação no transporte.

O retorno das atividades no fluxo normal foi informado por integrantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) na noite da última sexta-feira (25), durante uma assembleia realizada na frente da Estação Central, no Recife, onde foi votado para o fim da greve da categoria acontecer a 0h desta segunda-feira (28).
Assim, a classe retorna ao “estado de greve” e promoverá uma nova assembleia no próximo dia 5, para dar continuidade às tratativas de melhorias de trabalho junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

Até o momento, foi acordado o reajuste salarial em 3,45% (pedido inicial da classe era por 7%), a garantia de permanência dos empregos em caso de privatização, a garantia do Dia do Ferroviário e também a redução de horas de trabalho para quem tem filhos com deficiências, sem que haja qualquer redução salarial em consequência.

"É uma vitória da classe trabalhadora e da direção do sindicato. A gente precisa atender bem toda a população e esse é o momento da gente recuar para negociar e abrir um espaço. Não é do jeito que queríamos, mas podemos dar um passo significativo para corrigir o salário de toda a categoria", disse o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Luiz Soares.

Informações: Folha PE
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PBH implanta faixa exclusiva para ônibus na Rua Álvares Maciel

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou nesta quarta-feira (23) mais uma faixa exclusiva para ônibus na capital. Toda a extensão da Rua Álvares Maciel, entre a Praça Hugo Werneck e a Avenida do Contorno, no Bairro Santa Efigênia, passa a ter uma faixa prioritária para o transporte coletivo. 

A via opera como faixa exclusiva para ônibus entre 6h e 19h30. São 670 metros garantindo mais agilidade e comodidade para quem usa o transporte coletivo na capital. A rua possui três faixas de tráfego, uma exclusiva para os ônibus e duas para o trânsito misto. Também foram realizadas obras de rebaixo nas calçadas, próximo às travessias de pedestres, melhorando e ampliando a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida na região.  

No trecho da faixa exclusiva são atendidos três pontos de embarque e desembarque e 15 linhas utilizam a faixa prioritária. Confira as linhas: 9030, 9034, 9101, 9201, 9202, 9206, 9208, 9250, 9403, 9407, 9412, 9415, 9503, 9801, 9805. 

A nova faixa exclusiva da Rua Álvares Maciel dá continuidade ao projeto de prioridade para o transporte coletivo na Região Hospitalar, que já contempla as avenidas dos Andradas, Prof. Alfredo Balena, além das ruas Domingos Vieira e Niquelina. Confira as vias com prioridade para o transporte coletivo na capital.

Mais Vias Prioritárias para o Transporte Coletivo

As faixas exclusivas e preferenciais melhoram o desempenho das linhas de ônibus, garantindo que o usuário do transporte coletivo chegue ao destino de forma segura e rápida. Belo Horizonte conta com 72,3 km de rotas prioritárias para o transporte coletivo (faixas e pistas exclusivas e faixas preferenciais). Outros 18 km de rotas prioritárias para os ônibus já começaram a ser implantados na Área Central, na Avenida Augusto de Lima e, em breve, na Avenida Afonso Pena e nas ruas Curitiba e São Paulo. 
As vias prioritárias para os ônibus e a sanção da Lei 11.458/23, do novo modelo de remuneração complementar do transporte coletivo suplementar e convencional, são ações que mostram o empenho da Prefeitura de Belo Horizonte e da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) na melhoria contínua do transporte coletivo da capital.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Tarifa de ônibus é reduzida em São José dos Pinhais

A tarifa do transporte público em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, será reduzida em R$ 0,15 (quinze centavos), passando de R$ 4,75 para R$ 4,60 a partir desta sexta-feira (25). A mudança é válida para usuários do cartão VEM. Em dinheiro, o valor continua a R$ 6.

Segundo a prefeitura de São José dos Pinhais, mais de 37 mil usuários do transporte público devem ser beneficiados. Na Integração com as linhas Metropolitanas, no Terminal Central, o usuário deve realizar um complemento tarifário de R$0,30 (trinta centavos). Ou seja, para se deslocar de São José para Curitiba, a tarifa será de R$ 4,90.

A redução foi anunciada depois que a Câmara de Vereadores aprovou a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), valendo para os serviços de transporte público coletivo municipal.

Informações: BandNews
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Tarifa do transporte coletivo em Chapecó é reajustada

A Administração Municipal de Chapecó informou no final da tarde desta quinta-feira a decisão de que concederá apenas 15 centavos de reajuste na tarifa de transporte coletivo, que passará de R$ 4,40 para R$ 4,55. O percentual de reajuste anual ficou em 3,4%. Estudante pagará R$ 2,27. O valor é bem menor do a tarifa solicitada pela concessionária, que era de R$ 6,04.

Para manter a tarifa baixa e ter menor impacto econômico para os contribuintes, foi concedido um aporte de R$ 4 milhões para a empresa. Valor bem menor do que o solicitado pela Auto Viação Chapecó, que apontava um déficit operacional de R$ 14 milhões nos primeiros três anos da concessão, impactado pelo período da pandemia.

O contrato prevê que a cada três anos ocorra uma revisão dos valores com o objetivo de garantir um equilíbrio financeiro. A justificativa é para garantir um serviço de qualidade com retorno financeiro para a concessionária.

O mecanismo de solução do déficit e a questão da tarifa foram analisados pela Controladoria Geral do Município, que tem uma Comissão de Revisão Tarifária Periódica, composta por oito pessoas, designadas pela portaria 11.470, de 18 de janeiro de 2022. A comissão deu parecer técnico aprovando o aporte de recursos e a necessidade de reajuste da tarifa. A decisão também teve o aval jurídico da Procuradoria Geral do Município.
A nova tarifa passa a valer a partir da zero hora de domingo (27). Mesmo com o reajuste Chapecó tem uma das menores tarifas de Santa Catarina.

Veja abaixo os valores em algumas cidades de SC

Chapecó- R$ 4,55
Concórdia – R$ 5,00
Criciúma- R$ 4,70
Florianópolis- R$ 4,98 (cartão) e R$ 6,00 (dinheiro)
Joinville- R$ 5,25 (cartão) e R$ 5,50 (dinheiro)
Blumenau- R$ 5,30 (cartão) e R$ 6,00 (dinheiro)

Informações: Prefeitura de Chapecó
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Em Ribeirão Preto, Novos ônibus começam a circular a partir de segunda-feira

Os novos ônibus urbanos que já chegaram a Ribeirão Preto começam a operar na cidade a partir desta segunda-feira, dia 28 de agosto. Inicialmente, esses veículos vão atender a recém-criada linha 810 – Redentor / Via Norte e a linha já existente 236 – São José / Adão do Carmo. Os ônibus zero quilômetro contam com ar-condicionado, entrada USB para carregamento da bateria do celular, internet grátis, suspensão pneumática, câmeras de segurança mais modernas, além de serem mais silenciosos.

“Fizemos toda remodelação do contrato do transporte coletivo, assinado em 2012, que prevê a concessão para 20 anos, e conseguimos, após anos, trazer para população de Ribeirão Preto mais conforto para que faz uso dos ônibus. Ar condicionado, conectividade de celular, wi-fi grátis, tela de monitoramento e câmeras mais modernas para melhor segurança dos passageiros”, explica Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto.

Com ano de fabricação/modelo 2023/2024, os veículos de modelo convencional possuem cores em azul e branco como predominante e detalhes em laranja em referência as linhas de ônibus que ligam locais distintos da cidade. Os ônibus já estão equipados com câmeras de segurança, elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade.

Nova linha da região Norte

Com a implantação da 1ª etapa da rede de transporte coletivo urbano denominada “Ribeirão Mobilidade”, bem como o início de operação da nova frota de ônibus, ao proporcionar uma opção de linha regular de ônibus aos moradores e pessoas com interesse no bairro Jardim Cristo Redentor e demais bairros e condomínios situados na área de influência da avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), será iniciada a operação da linha regular 810 – Redentor / Via Norte. Essa linha substitui a 888 – Expresso Redentor, que operava exclusivamente nos períodos de pico da demanda.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Tarifa do transporte coletivo de Aracaju pode sofrer aumento

A tarifa cobrada para a utilização dos ônibus do Sistema de Transporte Público da Grande Aracaju poderá sofrer reajuste e ficar mais cara, em decorrência do custo total para operação do serviço. O valor ideal da tarifa foi enviado por meio de planilha pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Segundo o Setransp, a planilha contém todos os insumos que incidem no custo da passagem de ônibus, como combustível, salários, peças, manutenção, impostos, gratuidades, entre outros, além do cálculo final para a tarifa de transporte ideal para a operação do serviço, conforme prevê a Lei Municipal n° 1775/91, que visa assegurar a sustentabilidade econômica do transporte.

De acordo com o sindicato, o cálculo tarifário, em resumo, é dado pela divisão entre custo total para operação do serviço dividido pelo número de passageiros pagantes. “Em Aracaju, a tarifa é a única responsável por arcar com as despesas do serviço de transporte, já que não há fontes extra tarifárias regulares, com fontes de custeio para gratuidades, subsídios e isenção de tributos suficientes para cobrir os custos do sistema. Porém, ao longo dos anos, a tarifa praticada já não se equiparava a tarifa técnica em acordo com o cálculo da planilha de custos. Outro agravante é o número de passageiros, que em 2019 era cerca de 200 mil por dia, na pandemia marcou uma queda de 70%, e hoje ainda não passou dos 120 mil/dia”, explica.
A Setransp disse que essa realidade associada ao aumento de todos os custos para prestação do serviço – como principalmente o reajuste do preço do óleo diesel e do salário dos trabalhadores do transporte -, e a falta de aportes extra tarifários, afetam o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte e despontam na necessidade de manter a regularidade do reajuste anual da tarifa de ônibus, de maneira a se evitar um maior desequilíbrio financeiro.

A planilha de custos com transporte público é enviada anualmente pelo sindicato à SMTT. Segundo o sindicato, uma planilha foi enviada no inicio deste ano e outra este mês com sua atualização até o mês de junho, mas até o momento, não houve resposta da Prefeitura ou da SMTT sobre a análise dos números.

“A planilha de custos foi apresentada, como em todos em anos fazemos, e o Setransp alerta sobre a necessidade de se observar todos esses fatores de custos, reajustes e investimentos, que envolvem não apenas o serviço de transporte público coletivo, mas a mobilidade urbana como um todo, já que sabemos que a cidade se movimenta a partir do serviço prestado pelo coletivo também, e aguardamos um posicionamento da Prefeitura”, considerou a presidente executiva do Setransp, Raissa Cruz.

Até o momento, o sindicato não divulgou qual o percentual de aumento.

A SMTT

Em resposta ao Portal Infonet, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que recebeu a planilha de custo, mas que ainda fará uma análise.

“A SMTT ressalta que a Prefeitura de Aracaju vem trabalhando para minorar a grave crise pela qual passa o sistema não só na capital, mas em todo o país, e tomando medidas, a exemplo da revogação da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO), embutido na tarifa do transporte coletivo da capital sergipana; a redução para 0% o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), e o custeio extra tarifário de gratuidade nos transportes coletivos às pessoas com deficiência e seus acompanhantes e o pagamento antecipado, de forma transitória e excepcional, do vale-transporte, aos servidores municipais”, diz parte da nota.

Último reajuste

O último reajuste tarifário aconteceu em maio de 2022, quando a passagem passou a custar R$4,50, valor que representa um aumento de 12,5%. A tarifa não sofria reajuste desde 2018, quando teve um aumento de 14,2% e passou de R$3,50 para R$4.

Informações: Infonet
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BRT de Feira passa a ter via exclusiva na Avenida João Durval Carneiro

A Prefeitura de Feira de Santana iniciou a nova etapa da linha BRT-2 e os ônibus já estão acessando diretamente a avenida João Durval Carneiro através da via de trânsito exclusiva sob o viaduto Georgina Erisman. A operação foi ativada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na manhã de hoje, 25.

De imediato, a oferta de viagens ao usuário neste corredor de transporte salta de 168 para 220 diariamente, e beneficia 7.300 passageiros que ficarão menos tempo nos pontos de ônibus. A ampliação vai representar um alcance do serviço do Bus Rapid Transit a mais 1.700 pessoas que se deslocam do Centro ao vetor Norte do município.

Com a mudança, explica o secretário da pasta Sérgio Carneiro, o cidadão ganha tempo quando estiver embarcado no ônibus; antes o usuário precisava percorrer todo o trajeto do corredor da Getúlio Vargas e parte da Noide Cerqueira, ocasionando um atraso de 25 minutos no itinerário.

"Seguimos a orientação do prefeito Colbert Filho para começarmos a nova etapa de mobilidade no corredor da João Durval com ônibus da linha BRT-2. A ação vai melhorar tecnicamente a oferta de viagens e de horários ao feirense que precisa do transporte público para trabalhar e/ou estudar", afirma o secretário. 

Quatro linhas e nove veículos atendem os usuários. A segunda etapa a ser implementada pela SMTT será a ativação das estações de BRT instaladas ao longo do canteiro central da avenida. 

SINALIZAÇÃO

O novo acesso foi sinalizado verticalmente (placas de trânsito), horizontalmente (faixas de contenção) e com conjunto semafórico pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). 

Um painel LED móvel (PMV) também está posicionado para auxiliar na orientação de condutores de veículos, pedestres e ciclistas com mensagens de trânsito.

Confira as linhas de mobilidade BRT av. Getúlio Vargas x av. João Durval:

077 - Mangabeira/Agrovila via João Durval 
078 - Mangabeira/Alto do Papagaio via João Durval
108 - Conder/Terminal Ayrton Senna via João Durval
113 - Jardim Europa/ Terminal Ayrton Senna via João Durval

Entenda como funciona e o que muda:

Número de viagens: de 168 para 220.
Passageiros transportados: 5.617 para 7.355.
Frota: 9 ônibus - sendo veículos do tipo articulado, trucado e convencional.

Informações: Tribuna da Bahia
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No Recife, Todas as linhas do TI Barro passam a operar 100% com integração temporal

Com a inclusão da linha 207 - TI Barro/TI Macaxeira (BR-101), no próximo sábado (26), todas as linhas do TI Barro passam a operar por meio da integração temporal entre si (ônibus-ônibus) e no sentido metrô-ônibus. Com mais esta mudança na operação, o embarque de todas as linhas, no terminal, passa a ser pela porta da frente dos veículos com o registro do cartão VEM no validador para liberar a catraca. No TI Barro circulam dez. As outras nove são: 103 - UR-11/Barro, 108 - Barro/Ceasa, 128 - UR-03/Barro (Milagres), 202 - Barro/Macaxeira (Várzea), 203 - Zumbi do Pacheco/Barro (LOT.), 205 - UR-05/Barro (BR-101), 206 - TI Barro/TI Prazeres (Jordão), 209 - Coqueiral/Barro, 216 - T.I. Barro/T.I. Cajueiro Seco.

Para otimizar o embarque nos horários de pico, algumas linhas contam com um validador de pré-embarque instalado na plataforma, conforme a necessidade de cada uma, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e evitar transtornos. Os TIs Barro, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.
A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração.

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas do TI Barro. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

Outra vantagem do sistema temporal é a possibilidade que o usuário tem de embarcar em linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), que fazem parte do Sistema de Integração Temporal, durante o deslocamento, ou seja, no caminho. Isso evita que seja necessário ir até um terminal integrado para pegar o ônibus que o levará até o destino final. É importante lembrar que essa possibilidade ainda não está acontecendo nas linhas do Sistema Complementar (SIC), que não passam em terminais integrados. “Com essa facilidade, evitamos o que chamamos de deslocamento negativo, que faz com que o usuário passe pelo mesmo percurso duas vezes porque iria para um terminal integrado para pegar a outra linha, quando já poderia ter se deslocado até o destino final pegando essa mesma linha no caminho. É uma economia de tempo para o usuário, que chegará mais rápido às localidades. E isso só é possível por meio da integração temporal”, esclarece o coordenador de Operação do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio.

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT
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