Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Araucária reduz tarifa do transporte coletivo pela oitava vez e valor chega a R$1,25

terça-feira, 7 de março de 2023

O valor da tarifa de ônibus de Araucária baixará mais uma vez! Será a 8ª redução seguida do valor desde 2018. Isso porque a Prefeitura de Araucária investe para que o transporte coletivo contribua cada vez mais para o desenvolvimento social e econômico do município. O transporte coletivo local (TRIAR), que tinha tarifa de R$1,50, passará a ter tarifa de apenas R$ 1,25 a partir de segunda-feira (06).

Além do valor baixo, Araucária oferece outros benefícios aos usuários; wi-fi nos veículos e integração livre ao sistema metropolitano de transporte via terminais da cidade. Além disso, a tarifa de ônibus aos domingos é gratuita em Araucária mediante uso do cartão. Vale ressaltar que estudantes têm direito ao cartão Educard de vale transporte e não pagam para ir à escola (pais de crianças podem levá-los de graça se devidamente cadastrados).

A diarista Jozete Maciel e Maciel é provedora de sua família e é um exemplo do quanto os araucarienses podem se beneficiar com esse investimento no transporte público. “Por cuidar sozinha de 3 filhos, qualquer economia ajuda. Esse valor que estamos economizando com a queda do valor da passagem vai para a comida do dia a dia, um quilo de fruta, meio quilo de fígado ou alguma mistura para o almoço. Somos 4 pessoas em casa, então qualquer custo é multiplicado por 4, assim como a economia”, relata. A diarista conta que graças ao valor da passagem pôde começar a fazer faculdade de Assistência Social, assim como a estudante de Logística, Fabiula Arendartchuk, de 20 anos.

Além de mais pessoas tendo acesso ao serviço do transporte público, há quem encare a situação como uma oportunidade de ter mais giro de capital na própria cidade, movimentando a economia local. O empresário do ramo moveleiro, Marcelo Kujawa, vê muitos benefícios nesse investimento do transporte público. A família montou a atual empresa há 15 anos e começou com o avô trabalhando em uma marcenaria de fundo de quintal.

“Qualquer economia que tenha é uma chance para investir na fábrica com infraestrutura/modernização e também na condição de trabalho dos colaboradores. Fazendo uma conta rápida, comparando com o tempo em que a tarifa era de R$4,25 e agora será de R$1,25, com 59 funcionários economizamos R$7.788,00 no mês. Faz muita diferença”, opina Kujawa.

Informações: Prefeitura de Araucária

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Linha de ônibus do BRT em Campinas passa a atender 10 estações nos dois sentidos

A linha BRT20 (BRT Campo Grande Semiexpresso) passou a atender às 10 estações e terminais nos dois sentidos de circulação, nos horários de pico. Até então, a linha vinha realizando retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. 

Na prática, a linha agora vai e volta. Os usuários poderão utilizar a linha para acessar o sentido Campo Grande no pico da manhã e o Centro no pico da tarde, com embarque e desembarque no Terminal Campo Grande, Estação Rossin, Estação Florence, Terminal Satélite Íris, Estação Roseira / PUC, Estação Londres, Estação Garcia, Estação Aurélia, Estação Rodoviária e Terminal Mercado.   

“A circulação da linha BRT20 é só o começo da operação efetiva dos corredores BRT. E os ajustes são feitos na medida em que identificamos as necessidades dos usuários. Seguimos planejando as próximas etapas para que a população possa usufruir das estruturas do BRT”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.   

A linha semiexpressa BRT20 liga as regiões do Campo Grande e do Centro em cerca de 40 minutos. Ela circula em dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde. O intervalo e a frota em operação foram mantidos em 16 minutos e cinco veículos.  

Orientações aos usuários  
O pagamento da tarifa deve ser feito nas catracas eletrônicas das estações, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. Para acessar o Terminal Satélite Íris, é necessário ter créditos válidos no Bilhete Único ou QR Code. O Terminal Campo Grande conta com bilheteria e terminal de autoatendimento.  
Faixas informativas estão sendo fixadas nas estações e terminais; e cartazes afixados em linhas da região do Campo Grande. A linha BRT20 começou a circular em novembro do ano passado, atendendo a cinco estações e terminais. Em janeiro deste ano, mais cinco estações foram ativadas, totalizando 10 estações e terminais.   

Informações: EMDEC

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Governo do Estado promove ação especial do Dia da Mulher na estação Sé do Metrô

O Governo do Estado de São Paulo promove na próxima quarta-feira, 8 de março, uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Estação Sé do Metrô de São Paulo. Diversas secretarias e órgãos prepararam serviços gratuitos relacionados à saúde, segurança e empreendedorismo voltados às mulheres que passarem pelo local.


“Este 8 de março será muito especial e emblemático para as mulheres paulistas, que a partir deste ano contam com a Secretaria de Políticas para a Mulher, a primeira da história São Paulo, criada para pensar, desenvolver e pôr em prática políticas públicas voltadas exclusivamente para o público feminino. Vamos atuar de forma intersecretarial com foco na saúde, capacitação e dignidade da mulher, e este evento na capital já é uma ação concreta deste trabalho”, afirma a secretária Sonaira Fernandes.

A Secretaria da Saúde, por exemplo, irá realizar a distribuição de preservativos femininos, gel lubrificante, autoteste de HIV e exame de sífilis. Já a Polícia Civil vai disponibilizar orientação sobre direitos e formas de denúncia da Lei Maria da Penha e vai distribuir informativos na estação sobre os tipos mais frequentes de abusos, quem procurar e como ajudar uma vítima.
A Secretaria de Desenvolvimento Social também participa da ação com orientação referente aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Fundo Social de São Paulo vai oferecer a inscrição dos cursos de qualificação profissional. O Centro Paula Souza participa com uma palestra sobre a mulher empreendedora.

O evento conta também com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai disponibilizar informações sobre a linha de crédito Empreenda Mulher do Banco do Povo atreladas à qualificação profissional e empreendedora. O Sebrae vai oferecer informações e orientações sobre o programa Sebrae Delas, com abertura de MEI, gestão de micro e pequenas empresas, cursos e consultorias especializadas.

A ação terá também a participação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo e vai oferecer consultas ao nome e toda a orientação para formalização de empresas.

Todo o desenvolvimento e execução do projeto para a ação foi feito em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e Metrô, que também cedeu o espaço para a realização do evento. Atualmente, pela estação, circulam cerca de 350 mil passageiros diariamente.

Informações: Governo de São Paulo

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Aumento da passagem de ônibus no Entorno do DF já está em vigor

O preço das passagens de ônibus entre o Distrito Federal e o Entorno aumenta 12%, neste domingo (5). O reajuste foi anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última sexta-feira (3).
Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Em alguns trechos, como entre Planaltina de Goiás e a Rodoviária do Plano Piloto, o valor chega a R$ 8,85. Veja preços abaixo das viagens entre as regiões e Brasília:
  • Luziânia: de R$7,40 para R$ 8,35
  • Novo Gama: de R$ 7 para R$ 7,85
  • Planaltina: de R$ 7,85 para R$ 8,85
  • Águas Lindas: de R$ 7,80 para R$ 8,65
  • Santo Antônio do Descoberto: de R$ 7,30 para R$ 8,15
  • Céu Azul: de R$ 4,95 para R$ 5,60
  • Valparaíso: de R$ 5,40 para R$ 6,10
  • Cidade Ocidental: de R$ 6 para R$ 6,75
A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta. A gestão do transporte público do Entorno era responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Pública do DF, no entanto, em dezembro de 2022, o GDF devolveu a administração para a União.

A desistência ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar um reajuste de até 26% nas passagens dos ônibus do Entorno. O convênio de gestão e fiscalização do transporte entre a ANTT e o GDF foi assinado em julho de 2021.

No último dia 23, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e o governador do Goiás, Ronaldo Caiado (UB), afirmaram que planejam criar um consórcio interfederativo que una o DF, Goiás e a União para o transporte público do Entorno.

Segundo os governadores, a ideia é que os três entes participantes dividam uma tarifa técnica para arcar com a diferença entre a tarifa paga pelo cidadão e a paga por eles. O valor seria dividido de forma igualitária.

Informações: G1 DF
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Tarifa de ônibus de João Pessoa passa de R$ 4,40 para R$ 4,70


O novo preço da passagem de ônibus em João Pessoa começa a valer neste domingo (5). Com o aumento, o valor cobrado pelo serviço de transporte público passa de R$ 4,40 para R$ 4,70.

Veja o decreto que regulamenta o novo valor da tarifa
O reajuste da tarifa foi confirmado na noite da sexta-feira (3), depois que o prefeito Cícero Lucena assinou e publicou um decreto no Semanário Municipal que regulamenta o novo valor.

No decreto, o prefeito argumenta que a decisão “baseou-se nos estudos elaborados pela equipe técnica da Semob-JP acerca do valor necessário para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão de serviços de transporte coletivo urbano de passageiros”.

Informações: G1 PB

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Usuários do transporte coletivo de Chapecó têm novo canal para reclamar


Com objetivo de implementar o atendimento para a população e solucionar reclamações, a Auto Viação Chapecó informou que adotou um novo instrumento para atender aos usuários do transporte coletivo urbano a partir desta segunda-feira (6).

A concessionária do transporte coletivo disponibilizará uma plataforma na internet específica para reclamações, através do site www.avchap.com.br. Dessa forma, especificamente o diretor João Carlos Scopel, esse instrumento de interação ficará disponível 24 horas, inclusive nos fins de semana.

A plataforma, na parte de Reclamações e Notícias do site, terá um link para reclamações gerais, envolvendo o próprio sistema de transporte, os setores e o atendimento em si, entre outros. Além disso, haverá um segmento para reclamações específicas quanto à integração com o uso do cartão.

Informações: NDmais
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Tarifa de ônibus em Curitiba passa para R$ 6 nesta quarta-feira

quarta-feira, 1 de março de 2023

O reajuste, de R$ 0,50, equivale a 9% e ficou abaixo do aumento dos custos do transporte coletivo na capital no último ano, que acumulam alta de 13,3%, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs). O decreto com o novo valor da tarifa deve ser publicado até o fim do dia no Diário Oficial do município.

Por contrato, a tarifa é reajustada no fim de fevereiro de cada ano, com base na variação de custos do transporte coletivo. A exceção foram os anos da pandemia (2020 e 2021), em que a tarifa ficou congelada. Em 2022, o reajuste havia sido de 22%.

“O valor do reajuste de 2023 é o mínimo possível para manter a sustentabilidade do sistema frente ao aumento dos custos relacionados ao transporte, que subiram acima da média da inflação”, ressalta o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. 
No último ano, o diesel, por exemplo, acumula alta de 16%, enquanto custos de veículos (amortização, peças e acessórios) subiram 9,58%. “Estamos mantendo, para o passageiro, tarifa social, pela qual ele paga um valor menor do que o custo real do sistema, que é a chamada tarifa técnica. Se atualizássemos pelo custo real, o passageiro teria que pagar R$ 7,05. O valor da tarifa técnica subiu 11% entre março de 2022 e março de 2023”, diz o presidente da Urbs.

Subsídio garante valor menor ao usuário
A tarifa social é possível graças ao subsídio do Poder Público. Prática usual em todo mundo no setor de transporte urbano de passageiros, o subsídio cobre a diferença entre o real custo do sistema e o valor pago pelo usuário.

O subsídio nesse ano deve somar R$ 206 milhões, sendo R$ 66 milhões da Prefeitura de Curitiba (já previstos no orçamento). O restante deve vir do governo federal, para pagamento da gratuidade dos idosos, e do convênio com o governo estadual, para a integração metropolitana.

Serão mantidas as isenções asseguradas em lei para idosos, pessoas com deficiência, estudantes (meia passagem) e ainda a possibilidade de os passageiros da Região Metropolitana entrarem no sistema de transporte urbano por meio das integrações da rede.

Cartão-usuário e vale-transporte
Para quem adquiriu créditos por meio de vale-transporte (aquele em que o empregador carrega os créditos para seus funcionários), o novo valor da tarifa só vale para novas compras. Assim, se o usuário tinha dez passagens a R$ 5,50 (R$ 55), ele continuará com o mesmo número de bilhetes com um prazo de carência para uso de 30 dias a partir de 1 de março. Após esse período, o desembolso será de R$ 6 por passagem.

Para o cartão-usuário (que é carregado por pessoa física), no entanto, não há carência e passa a valer a nova tarifa de R$ 6 sobre os créditos já adquiridos a partir de 1/3.

Linhas com tarifa reduzida
A Prefeitura também vai manter a política de preço reduzido fora do horário de pico. O benefício engloba 11 linhas, cujo valor passa de R$ 4,50 para R$ 5.

Esse valor é válido das 9h às 11h e das 14h às 16h e para pagamento exclusivo com o cartão-transporte usuário. As linhas são:  212 Solar, 213 São João, 214 Tingui, 265 Ahú/Los Angeles, 461 Santa Bárbara, 965 São Bernardo, 661 V. Lindóia, 662 Dom Ático, 666 Novo Mundo, 860 V. Sandra e 870 São Braz.

Como é calculada a tarifa
Para se chegar ao valor final da tarifa uma série de custos é considerada. Entram nessa conta gastos com diesel e lubrificantes, salário dos motoristas e dos cobradores e os impostos trabalhistas, além de peças, manutenção da frota, limpeza dos ônibus, das estações-tubo e dos terminais e renovação da frota. Esses são os principais fatores que definem o valor final.

Outra importante variável é a quantidade de passageiros pagantes. Quanto menor esse número, maior o valor da tarifa.

Mesmo com a retomada, o número de passageiros no transporte coletivo – média de 550 mil/dia - está 26% abaixo do registrado antes da pandemia (744 mil/dia). “Não devemos mais voltar a esses patamares, porque os regimes de trabalho em home office e híbrido (que alterna atividades remotas e presenciais), adotados durante os período de restrições, vieram para ficar. A pandemia também fez com que muita gente fosse morar perto do trabalho, para evitar grandes deslocamentos”, diz Maia Neto. "O novo normal é 80% do movimento que tínhamos antes da covid-19”, afirma Ogeny Maia Neto. 

Capital com maior integração no transporte
O presidente da Urbs lembra que uma das grandes vantagens do transporte coletivo de Curitiba em relação a outras grandes cidades é o porte da integração com a Região Metropolitana (RMC). O transporte coletivo da capital é considerado o mais integrado do país, conectando Curitiba a 15 municípios da RMC, com 61 linhas de ônibus.

A ampla rede de conexão permite que, com apenas uma passagem, o usuário percorra uma longa distância, passando por mais de um município da região. Por mês, 2,25 milhões de passageiros dos municípios da região metropolitana ingressam no sistema de transporte coletivo de Curitiba sem pagar uma nova passagem.

Informações: URBS
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Guarulhos inicia a entrega de mais 167 ônibus zero quilômetro

Com mais 167 novos ônibus, que estão sendo integrados à frota das empresas concessionárias do transporte coletivo, Guarulhos chega a 80% de renovação de todos os veículos desde 2017.

Nesta terça-feira (28) pela manhã o prefeito Guti participou da entrega dos primeiros 20 novos veículos, realizada pela empresa Vila Galvão. Em 60 dias, todos os demais, equipados com Wi-Fi e entradas USB, passam a integrar o transporte público da cidade.

A entrega dos coletivos ocorreu na praça Estrela, no bairro Cidade Soberana, região do Jardim São João, onde parte dos veículos irá circular. “Temos o compromisso de chegar a 2024 com 100% de toda a frota substituída desde o início de nossa primeira gestão. Todos os micros já foram substituídos e agora falta pouco para a renovação completa dos ônibus”, afirmou Guti.

Na próxima quinta-feira (2) a empresa Vila Galvão irá entregar mais 20 ônibus novos, que irão circular na região de Cumbica.

Além da Vila Galvão, a Viação Guarulhos e a Campo dos Ouros também adquiriram veículos zero quilômetro, que serão entregues até o mês de abril. As subcontratadas, que operam o transporte por micro-ônibus, já trocaram 100% da frota, composta hoje por 281 veículos novos.

Informações: Prefeitura de Guarulhos
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Estação Galeão 2, no corredor Transcarioca do BRT, reabre após reforma


A Mobi-Rio informa que a estação Galeão 2 foi entregue, nesta segunda-feira (27/2), à população após passar por reforma. É a 105ª estação revitalizada no sistema BRT desde março de 2021, quando a Prefeitura do Rio assumiu sua gestão.

A estação, localizada no corredor Transcarioca, foi pintada interna e externamente, teve os mecanismos das portas substituídos por outros mais modernos e resistentes e conta agora com novas instalações elétricas. Além disso, a iluminação foi reforçada e as sinalizações, trocadas.

Informações: Prefeitura do Rio
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Salvador ganhará 836 novos pontos de ônibus

Salvador ganhará 836 novos pontos de ônbius e 200 pontos de táxis, que vão dispor de informações sobre clima, tempo de espera de coletivos e outros recursos tecnológicos. A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis, nesta terça-feira (28).

De acordo com o gestor municipal, até 2027, pontos de ônibus, paradas de táxi, lixeiras, relógios públicos e bicicletários serão implantados, reformados e informatizados, de modo a garantir mais conforto, segurança e informação para quem utiliza transporte público e depende do trânsito para a locomoção diária.
A implementação será feita a partida do contrato da prefeitura com a Eletromidia, veículo nacional de mídia Out of Home. Segundo concessão assinada em janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a empresa ficará responsável pela instalação, manutenção e informatização dos equipamentos por um prazo de 20 anos.

Mídia Out of Home (OOH) é uma das principais formas de publicidade em locais públicos, de grande circulação e ao ar livre e tem como objetivo alcançar as pessoas durante seus trajetos fora de casa.

contrato de concessão foi dividido em dois lotes. O primeiro é referente ao sistema de informação e limpeza urbana, que prevê a instalação e manutenção de 200 relógios, 50 painéis de mensagens variáveis e 25 conjuntos diretórios, além da instalação de 3 mil lixeiras. O segundo compreende o sistema de transporte da capital baiana com a instalação e manutenção de 836 abrigos de ônibus, 200 abrigos de táxis e 500 bicicletários.

Segundo José Carlos Jr., diretor de Relações Institucionais da Eletrônica, parceira da Prefeitura na ação, a estrutura dos novos pontos de ônibus foi pensada exclusivamente para a realidade de Salvador, de acordo com as características da capital baiana.

“Foi um design totalmente pensado em Salvador, suas particularidades e necessidades. Temos dois lotes contratados. O primeiro relativo aos abrigos de ônibus, com 836 abrigos de coletivos e 200 para táxis”, afirmou.

Segundo ele, os abrigos são compostos por cobertura, banco, fechamento lateral, vidro com fechamento no fundo, carregador USB e iluminação noturna.

Esses equipamentos serão entregues conforme cronograma estabelecido entre os anos de 2023 e 2027. Este ano serão instalados 180 abrigos de ônibus, 50 bicicletários, 100 relógios, 5 painéis de mensagens variáveis e 300 lixeiras.

Informações: iBahia
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Marcopolo apresenta resultado recorde em 2022

A Marcopolo encerrou 2022 com resultados que reforçam a retomada das vendas de ônibus, com a recuperação da produção e a reabertura do mercado no pós-pandemia. No ano, a empresa registrou lucro líquido de R$ 436,8 milhões, crescimento de 21,9% na comparação com o ano anterior e margem líquida de 8,1%.

O bom desempenho é reflexo da ampliação da produção consolidada, que foi de 14.725 unidades, aumento de 31,1% em relação ao ano de 2021, sendo 86,6% unidades produzidas no Brasil e 13,4% no exterior.

Já a receita líquida consolidada foi de R$ 5,4 bilhões em 2022, valor 54,8% superior ao exercício de 2021, com 67,1% obtido por meio das vendas de carrocerias (66,7% em 2021) e 25,3% com a comercialização de Volare (26,3% em 2021).

A receita das vendas para o mercado interno foi de R$ 3,1 bilhões, 58,7% da receita líquida total, contra 51% em 2021. Nas exportações, somadas aos negócios no exterior, a receita líquida total foi de R$ 2,2 bilhões em 2022, o que equivale a 41,3% do total, contra 49% no ano anterior.

“Os números de 2022 reforçam que começamos a colher os frutos de um plano de transformação cultural e estrutural que promovemos nos últimos dois anos. Otimizamos nossos investimentos, reestruturamos nossas operações e apresentamos ao mercado importantes lançamentos, como a Geração 8 de veículos rodoviários e o Attivi integral Marcopolo, um ônibus 100% elétrico com chassi e carroceria da marca. Seguimos confiantes em nossa estratégia para buscar resultados cada vez mais consistentes”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.

Liderança de mercado

A retomada do mercado, aliada à evolução do mix de vendas e o acréscimo de volumes de produtos com maior valor agregado, ajudou a companhia na recomposição das margens e na manutenção da liderança de mercado de carrocerias para ônibus, com a participação de 53,5%.

O lucro bruto totalizou R$ 829,5 milhões, uma variação de 132,9% na comparação com 2021, representando 15,3% da receita líquida. O EBITDA alcançou R$ 385,6 milhões em 2022, com margem de 7,1%.

Para exportação foram fabricadas 2.117 unidades em 2022, 13,9% superior à produção de 2021, quando foram feitas 1.859 unidades. O cenário político e econômico de mercados importantes da América do Sul acabou limitando o crescimento, que poderia ter sido ainda maior.

Mercados de destaque

A Geração 8 de rodoviário se consolidou no mercado em 2022 como um sucesso de vendas. O modelo contribuiu com o crescimento da produção de veículos para o segmento, que representou o aumento de 6,3% do total quando comparado aos números de 2021. Já a produção de urbanos foi 39,9% superior em relação a 2021, justificado pela retomada do transporte público e investimentos por parte do poder público no Brasil e nos mercados externos.

“O sucesso do G8 fomenta as vendas de toda a família de produtos da companhia. Combinado a isso, temos os incentivos de renovações de frotas de modelos urbanos, com investimentos em produtos de maior valor agregado, como ônibus articulados e também os elétricos, que ajudam a reforçar o nosso engajamento com projetos de descarbonização de veículos, seja por meio do desenvolvimento de carrocerias ou pelo nosso modelo integral”, destaca Bellini.

Os números também comprovam a boa performance entre os micro-ônibus e a marca Volare, com crescimento da produção em 25,7% na comparação anual. A produção mundial consolidada de Volare chegou a 4.659 unidades, reflexo da retomada dos clientes privados e do maior volume de entregas para o programa Caminho da Escola.

Informações: Marcopolo
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No Recife, Mais duas linhas do TI Joana Bezerra começam a fazer integração temporal completa a partir do sábado (4)

O TI Joana Bezerra terá mais duas linhas com integração temporal nos sentidos metrô-ônibus e ônibus-ônibus a partir do próximo sábado (4). Desta vez, as linhas 021 - TI Joana Bezerra/Shopping Rio Mar e 2043 - TI CDU/TI Joana Bezerra (Parador) passarão a ter o embarque exclusivo pela porta da frente dos coletivos com a liberação da catraca por meio do cartão VEM. As demais linhas que também operam com o sistema são a 1913 - TI PE-15/TI Joana Bezerra e a 104 - Circular (Imip). 

Com isso, quatro linhas das dez do terminal operam com o sistema temporal. As demais linhas permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira. Desde dezembro de 2022, o TI Joana Bezerra já opera com o sistema temporal no sentido ônibus-metrô, com os seus usuários embarcando nas linhas do metrô somente com o uso do cartão VEM nas catracas do metrô. 

Os usuários devem estar atentos, pois o sistema de integração temporal é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração, que permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta).
Ainda não tem o seu cartão VEM? Não tem problema! Adquira o VEM Comum, distribuído gratuitamente no TI Joana Bezerra. Procure a equipe de distribuição e apresente um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão. Se preferir, no mesmo momento, o usuário ainda pode realizar a recarga sem o pagamento de taxa.  

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o trajeto das linhas de ônibus. 

Com a inclusão parcial do TI Joana Bezerra, a integração temporal está implantada em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

COBRANÇA DUPLA - Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife
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Estação Central do VLT ficará fechada por um mês para reformas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023


A estação Central do VLT ficará fechada por um mês a partir da próxima segunda-feira (6) para obras no pavimento das plataformas. Durante a reforma, a Linha 2 terá alterações temporárias para embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com o  VLT Carioca iniciará, A área em obras será cercada com tapumes e sinalizada. Na primeira fase, as intervenções serão executadas na plataforma sentido Praça XV, na sequência, o trabalho será feito sentido Praia Formosa, ambos na Linha 2. Para garantir o atendimento aos clientes, o embarque e o desembarque deverão ocorrer na parada Cristiano Ottoni – Pequena África, cerca de 500 metros de distância da estação Central.

A partir desta segunda (27), os clientes serão alertados da intervenção por meio de painéis eletrônicos nas estações, áudios no interior dos trens, banners, além do site e das redes sociais do VLT. É importante ressaltar que não haverá mudança na operação da Linha 3 (Central x Santos Dumont).

Informações: O Dia
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Integração metropolitana é tema do 8º Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana

Integração metropolitana, eletromobilidade, marco regulatório e financiamentos na área de mobilidade serão os principais temas do 8º Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana, que acontece nos dias 1 e 2 de março, no Salão de Atos do Parque Barigui. 

O evento promovido pela Urbanização de Curitiba (Urbs) e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) deve reunir cerca de 100 pessoas, entre especialistas nacionais e internacionais e representantes do governo federal, de estados e municípios, além de bancos e agências de financiamento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

“O Fórum discutirá o futuro do transporte nas cidades, com a integração metropolitana e seus desafios; o uso de combustíveis renováveis e também as formas de financiamento do setor. É uma oportunidade para que experiências sejam compartilhadas e sejam debatidos temas importantes para a mobilidade urbana”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs. 
O Fórum será uma espécie de preparação para as discussões sobre mobilidade no âmbito do Tomorrow.Mobility, maior evento de mobilidade urbana do mundo, que vai compor a programação do Smart City Expo Curitiba, de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. 

Na manhã do primeiro dia do Fórum, os debates se concentrarão em integração metropolitana, com referências de modelos e experiências bem-sucedidos em arranjos metropolitanos e governança.

Além da participação do prefeito Rafael Greca e do secretário estadual de cidades, Eduardo Pimentel, já estão confirmadas as presenças do professor doutor Eric Miller, da Universidade de Toronto; Sérgio Avelleda, da consultoria Urucaia e ex-secretário de Mobilidade e Transporte da cidade de São Paulo; e Tarcísio Abreu, presidente CMTC metropolitana de Goiânia. 

Marco de mobilidade
No período da tarde, eletromobilidade no Brasil e combustíveis renováveis; o novo marco de mobilidade e gestão de dados e tecnologias vão dominar as discussões nos painéis.

No segundo dia, os temas centrais serão financiamento da mobilidade urbana, auxílio para gratuidade dos idosos e o papel do investimento privado nos projetos de mobilidade.

Entre outras presenças confirmadas estão Ana Beatriz Monteiro, especialista líder em transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Cristina Albuquerque, gerente de mobilidade urbana do WRI; Carolina Cavalcanti, diretora de regulação de mobilidade urbana do Ministério das Cidades; e Thadeu Abicalil, executivo sênior do escritório regional Américas do New Development Bank (NDB).

Informações: Urbs
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Marcopolo Rail destaca suas principais soluções sobre trilhos na NT Expo 2023

Especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, a Marcopolo Rail apresenta um modelo Prosper em tamanho real, com interior nas configurações intercidades e urbana, na edição de 2023 da NT Expo, realizada no São Paulo Expo, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março.

Nesta edição, a companhia potencializa as oportunidades de atuação no mercado metroferroviário ao destacar seu amplo portfólio de modais sobre trilhos, com modelos como o Prosper (Multiple Units), com demonstração de aspectos do design externo, acomodações do interior e cabine do condutor, e a divisão Carbody Manufacturing, atualmente em linha de montagem das composições que farão parte dos People Movers fornecidos ao Consórcio AeroGru.

De acordo com o gerente executivo da Marcopolo Rail, Petras Amaral dos Santos, esta edição do evento dará visibilidade para os avanços da companhia no mercado, além de ser uma ótima oportunidade para novos negócios nacionais e internacionais. “Somos um fabricante ferroviário 100% nacional, que além de oferecer soluções customizadas, contamos também com tecnologia, segurança embarcada e expertise na produção de modais de alta capacidade”, pontua Amaral.

Além da fabricação de material rodante, a empresa tem avançado em ações de modernização e reformas de trens, com projetos especiais, alta capacidade de customização, assistência técnica, reparos de acidentes, revisão, peças de reposição e outros serviços para toda a América Latina, com contratos fechados em 2022 e novos já assinados em 2023.

Avanço no cenário latino-americano

Durante o evento, a equipe da Marcopolo Rail também explicará aos visitantes e clientes, os avanços internacionais, como a assinatura do contrato para o fornecimento de trens à Empresa de los Ferrocarriles del Estado -- EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país. O contrato inclui o fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção. Serão três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper.

Com o início da produção prevista para o primeiro semestre de 2023, a Marcopolo Rail reforçará a operação na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão e 11 estações.

“Os veículos serão bidirecionais, com cabines de operação em cada extremidade. As composições terão capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Os modelos vão contar com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado”, explica o gerente executivo da Marcopolo Rail.

Prosper MULTIPLE UNITS

A atual versão do Prosper conta com embarque em nível, além de ser versátil e desenvolvida para atender aos mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Com design moderno e subsistemas consagrados no setor, um dos diferenciais é a capacidade de customização, atendendo às versões urbana, turística e intercidades.

“Com o Prosper, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, comenta Petras Amaral.

O Prosper pode ser constituído por composições de até quatro carros com 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo ou intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga. Possui capacidade máxima de transporte de passageiros (por composição de 4 carros): Versão Urbana - 760 | Versão Intercidades -- 280. 

Sobre a Marcopolo Rail

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A. especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, Carros de Passageiros, bem como fabricação de caixas para People Movers, TRAMs e TUEs. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização de sistemas já existentes.

Crédito da imagem: Arquivo Marcopolo
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Linha de ônibus passa a ligar os terminais Pinheirinho e Sítio Cercado

sábado, 25 de fevereiro de 2023


A partir deste sábado (25/2), a linha 633 Maria Angélica, que atualmente liga o Terminal Pinheirinho a ruas da região sul da cidade, terá o trajeto estendido até o Terminal Sítio Cercado. A medida beneficia os 1.223 passageiros por dia da linha, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital. 

A linha terá seu itinerário estendido para as ruas Miguel Raicoski Sobrinho, Padre Rafael José Kalinowski, Francisco Claudino Ferreira e Marte, Dr. Levy Buquera e Terminal Sítio Cercado, em ambos sentidos. Com isso, a linha terá novos pontos de parada nas ruas Miguel Raicoski Sobrinho, Francisco Claudino Ferreira e Marte. A linha realizará parada para embarque e desembarque, no Terminal Sítio Cercado, em frente à parada da linha 649 Pirineus. Confira o novo trajeto

Nos ônibus foram colocados cartazes com mapas indicando as mudanças. A linha Maria Angélica aceita pagamento por meio de cartão transporte Urbs e cartões de débito e crédito. 

Informações: Urbs
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ANTT autoriza empresa a construir e operar trem-bala entre SP e RJ por 99 anos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a empresa TAV Brasil a construir e explorar o “trem-bala” (trem de alta velocidade), entre São Paulo e Rio de Janeiro, pelos próximos 99 anos.

O projeto era uma das bandeiras da então presidente Dilma Rousseff (PT) para a Copa do Mundo de 2014, mas foi abandonado em meio a controvérsias sobre seu custo e sua viabilidade e também à falta de interessados em participar do leilão — que nem chegou a ocorrer.

A outorga foi concedida pela ANTT após pedido da TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) que foi aberta em fevereiro de 2021 e tem capital social de R$ 100 mil.

A empresa é uma holding que tem três sócios: o advogado Marcos Joaquim Gonçalves Alves (sócio-administrador) e as empresas Global Ace Participações e Investimentos Ltda e Infra S.A. Investimentos e Serviços. O representante legal da Global Ace é Paulo Assis Benites, e João Henrique Sigaud Cordeiro Guerra é identificado como administrador das duas empresas (tanto da Global quanto da Infra S.A.).

O InfoMoney apurou que, após a autorização da ANTT, os responsáveis pela TAV Brasil agora vão buscar investidores para viabilizar o projeto. A decisão da agência não significa que a ferrovia interligando as duas maiores cidades do país será construída, pois ainda há muitas etapas a serem cumpridas.

Mudança na legislação
O pedido da TAV Brasil (TAV é a sigla para Trem de Alta Velocidade) só foi possível graças à mudança na legislação feita em 2021 pelo então presidente, Jair Bolsonaro (PL), e pelos ex-ministros Paulo Guedes (Economia) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) — que atualmente é governador de São Paulo.

A Medida Provisória 1.065/21, que depois foi convertida em lei, criou o regime de autorização para o setor ferroviário brasileiro. O modelo permite à iniciativa privada assumir todos os riscos da construção e operação do projeto — ao contrário do regime de concessão, controlado pelo poder público.

O governo Bolsonaro dizia que a MP permitia “a livre iniciativa no mercado ferroviário”, aumentando a atratividade para o setor privado realizar investimentos. “Abre-se um campo para a verticalização da cadeia de suprimentos e aumento da malha ferroviária brasileira”, defendeu o Ministério da Infraestrutura na ocasião.

A deliberação da ANTT, que aprova a celebração de contrato de adesão com a empresa, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Após a assinatura do contrato pela agência, a TAV Brasil terá 30 dias para fazer o mesmo (se não o fizer, a ANTT diz que a deliberação poderá perder eficácia e o processo de autorização, ser arquivado).

Procurada pelo InfoMoney, a TAV Brasil informou que só vai se manifestar após a assinatura do contrato. A ANTT não respondeu até o momento ao pedido de mais informações e de entrevista.

Informações: Infomoney
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VLT Carioca implanta pagamento de passagem com cartão digital

Símbolo de inovação no Rio de Janeiro, o VLT Carioca tem uma novidade para os passageiros. Após um período de testes internos, já está disponível o pagamento da passagem com o Cartão Digital Riocard Mais, que permite o uso de crédito, débito e PIX por meio do celular.

A tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre o VLT Carioca e a Riocard, e com isso oferece mais um meio de pagamento e facilita a validação principalmente para turistas que não possuem o cartão físico. Para efetuar o pagamento, disponível para aparelhos com sistema Android que possuam a tecnologia NFC, é preciso baixar o aplicativo Riocard Mais e gerar um novo cartão em formato digital. Vale lembrar que não é preciso estar conectado à internet para pagar a tarifa de transporte: é só aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia.

A fiscalização permanecerá sendo feita no interior dos trens pelos agentes do VLT. As equipes passaram por período de treinamento, já que a conferência do pagamento digital será feita pela aproximação do celular do fiscal e o do passageiro. É importante frisar que cada cartão digital poderá pagar apenas uma passagem.
O cartão físico continua sendo aceito normalmente em todos os validadores, e deve ser individual. A recarga pode ser feita pelo aplicativo e validada nos terminais de consulta em todas as estações e paradas do VLT.

Vale lembrar que para realizar as integrações com ônibus municipais e intermunicipais, trens e barcas é necessário usar o mesmo tipo de cartão, assim como a transferência entre linhas no sistema do VLT.

“O VLT é o modal mais moderno do Rio e isso vai além da captação de energia pelo solo. Queremos estar na vanguarda em todos os quesitos e o pagamento digital faz parte disso. É mais uma facilidade que reafirma o nosso compromisso em oferecer um serviço cada vez melhor, atendendo às necessidades dos nossos clientes”, avalia o diretor presidente do VLT Carioca, André Costa.

“O Riocard Mais é o primeiro cartão digital do Brasil com caráter multimodal, podendo ser usado em todos os meios de transporte da região metropolitana. Nossa perspectiva de crescimento é bem otimista, acreditamos em uma grande aceitação pelos passageiros do VLT”, afirma Melissa Sartori, gerente de marketing da Riocard Mais.  

Informações: Mobilidade Rio
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BRT Salvador atinge marca de 1 milhão de usuários transportados

O BRT de Salvador atingiu a marca de um milhão de usuários transportados pelo modal, na última quinta-feira (23). O equipamento que tem apenas quatro meses de operação, vem registrando cada vez mais a adesão dos usuários que transitam entre as zonas da Rodoviária e Itaigara.

“O BRT traz muito mais agilidade no deslocamento das pessoas e está se tornando um modal de referência em nossa cidade. Em breve iremos ampliar o atendimento e assim será possível beneficiar ainda mais a população de Salvador”, destacou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Atualmente o BRT conta com cinco estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara – e 13 ônibus em operação, três dos quais são elétricos.

“A proposta do BRT é justamente mudar a cara do transporte de Salvador, trazendo um serviço mais ágil e eficiente para quem utiliza do transporte público em nossa cidade”, destacou Muller.
Lapa – As obras do trecho entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa seguem em andamento. Em janeiro, foi entregue o complexo de viadutos Rei Pelé, que faz a ligação entre a Lucaia e a Avenida Garibaldi, e que já tem proporcionado maior fluidez no trânsito da região. O elevado na região do Vale das Pedrinhas está em andamento, onde será instalada uma das sete estações do trecho.

“As obras na Vasco da Gama também seguem bastante adiantadas, uma vez que a via já possuía a via exclusiva de ônibus, que está sendo remodelada, recebendo novo asfaltamento e as estações para receber o BRT”, contou Muller.

A previsão é que toda a obra, até a estação da Lapa, seja entregue até o final de 2024. “O BRT de Salvador já é uma referência para outras cidades que estão com projetos de implantação do modal. Com a entrega de todo o sistema, será possível alcançar grande parte da cidade e oferecer à população um serviço de transporte de qualidade”, completou o gestor.

Informações: Bahia.ba
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Goiás e DF propõem consórcio com União para subsidiar transporte do entorno

O Governador Ronaldo Caiado (UB) apresentou, nesta quinta-feira (23/2), ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um projeto sobre possível consórcio entre Goiás, DF e União para o transporte do entorno. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a presença da governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

De acordo com o mandatário goiano, a ideia é criar um novo modelo de gestão compartilhada do transporte público do entorno do DF e que seja, parcialmente, subsidiado pelo Poder Público.

A proposta é semelhante ao da Região Metropolitana de Goiânia, onde o estado e municípios dividem parte do custo da passagem, o que têm garantido a manutenção do valor de R$ 4,30 desde 2019 e a concessão de benefícios como Meia Tarifa e Cartão Família.

Uma comissão será criada para cálculo da “tarifa técnica”. Caso o projeto avance, cerca de 175 mil usuários do transporte coletivo do entorno do DF devem ser beneficiados.

Na ocasião, o governador pediu ainda o apoio do governo federal para implementação de mudanças no transporte coletivo do Entorno do DF, atualmente sob responsabilidade exclusiva da Agência Nacional de Transportes Terrestres  (ANTT).

“Governos de Goiás, do Distrito Federal e a União precisam subsidiar o custo dos passageiros para que a tarifa tenha um preço justo”, disse.

A proposta de um consórcio entre Goiás, DF e União vem logo após a ANTT planejar um reajuste de 40% no preço das passagens do entorno do DF. Caso fosse efetivado, a tarifa subiria para R$ 10.

Contudo, após articulação do governador de Goiás, a ANTT suspendeu o reajuste da tarifa para o transporte do entorno do DF.

“Soube que a ANTT planejava aumentar em 40% as tarifas dos ônibus no Entorno de Brasília. Mas mostramos ao ministro que é possível, com um consórcio, arcar com essa diferença, dividindo-a de forma igualitária entre os três entes federados”, explicou o governador ao final da reunião.

Além disso, Alexandre Padilha assegurou que irá lutar para impedir o reajuste no transporte coletivo do Entorno do DF. Ele afirma que irá reforçar a demanda junto aos Ministérios dos Transportes e das Cidades, além da ANTT, buscando a melhor solução para o caso.

Informações: Dia Online
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