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Oito linhas de ônibus serão extintas em Salvador a partir do próximo sábado

domingo, 18 de dezembro de 2022

Quem depende do transporte público em Salvador precisa ter atenção às mudanças no sistema nos próximos dias. A partir do próximo sábado (17) oito linhas de ônibus serão extintas na cidade e mais uma será criada. 
 

Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), apesar das alterações, não haverá nenhuma perda para o usuário, uma vez que todo o atendimento poderá ser feito através de integração com outras linhas de ônibus. 
 
As linhas que deixarão de existir são:
 
Santa Cruz x Aquidabã;  Boca do Rio x Ribeira; Alto do Coqueirinho x Campo Grande; Alto do Coqueirinho x Metrô Imbuí; Estação Mussurunga x Barra 1; Estação Mussurunga x Barra 2; Alto do Cabrito/Boa Vista do Cabrito x Pituba e São João do Cabrito x Pituba. A nova linha fará o trajeto Alto do Coqueirinho/KM 17 x Estação Pituaçu.
A pasta informa que, com o início da operação do BRT, entre a Rodoviária e o Itaigara, sete linhas deixarão de circular pela região da Avenida ACM. Desta forma, o usuário deverá utilizar o BRT, para fazer o deslocamento. 
 
No bairro de Santa Cruz, por exemplo, quem utiliza a linha 0710 – Santa Cruz x Aquidabã sentido Brotas, Barroquinha ou Campo da Pólvora, deverá utilizar uma das linhas com destino ao Itaigara e, de lá, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como por exemplo a 1614 ou 0125. Já para a região da Sete Portas e Ladeira dos Bandeirantes o usuário deve seguir até o supermercado Atakadão, na Avenida ACM, e integrar com a linha 0339 – Rodoviária Circular.
 
O atendimento entre a Ribeira e a Boca do Rio também será modificado. Quem tem como destino a Avenida Bonocô, Ribeira ou Comércio deve utilizar a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé e, na Rodoviária, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como 0933, 0125, 0218, 1372 ou 1634. Para a Boca do Rio, o usuário deverá ir até o Terminal Acesso Norte com a linha 1145 e integrar com a 1158 ou 1158-01.
 
Usuários das linhas 1622 - Alto do Cabrito/Boa Vista do Cabrito x Pituba e 1652 - São João do Cabrito x Pituba devem integrar na Estação Pirajá com a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, com destino ao Caminho das Árvores e Ave. Paulo VI, ou com a 1341 – Est. Pirajá x Barra 2 para o Itaigara e Manoel Dias.
 
Na Estação Mussurunga, duas linhas passarão por mudanças. São elas a 1051 – Estação Mussurunga x Barra 1 e a 1052 – Estação Mussurunga x Barra 2. Em ambos os casos, o usuário deverá utilizar o metrô até a estação de transbordo mais próxima do seu destino e, de lá, integrar com o BRT ou outra linha de ônibus, como a 1230, na Rodoviária, para a Heitor Dias ou Sete Portas, 1144 no Terminal Acesso Norte para o Comércio, ou 0136 na Lapa para a Av. Centenário. 

Informações: A Tarde
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Zonas Norte e Leste de SP recebem novas faixas exclusivas para ônibus

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai entregar no sábado (17) mais cinco faixas exclusivas de ônibus em vias das zonas Norte e Leste.

As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que 66,5 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

Com um total de 3,1 km de extensão, as faixas serão utilizadas por 21 linhas de ônibus diferentes. A soma das linhas na relação abaixo ultrapassa o número de 21 porque algumas delas atendem mais de uma faixa. As vias com as novas faixas são Av. Barão de Alagoas (sentido Centro e sentido bairro), Rua Itajuíbe (sentido Centro e sentido bairro) e Rua Voluntários da Pátria (sentido Centro).
A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021 e até o momento, foram implantados 31,7 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 63,4% do total previsto.

Linhas beneficiadas pelas novas faixas em cada via, extensão e o horário de funcionamento:

Av. Barão de Alagoas, sentido bairro, entre a Av. Mal. Tito e Rua Floraí, no Itaim Paulista, 1.210 m; de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 16h às 20h, no sentido bairro

2007-10 Cid. Kemel II - CPTM Itaim Paulista
2031-10 Cid. Kemel II - Term. A. E. Carvalho
2076-10 Jd. das Oliveiras - Term. Penha
2079-10 Jd. Nélia - CPTM Itaim Paulista
2678-10 Oliveirinha - Term. Pq. D. Pedro II
273N-10 Cid. Kemel II - Metrô Vl. Matilde 
273X-10 Jd. das Oliveiras - Metrô Artur Alvim
2780-10 Jd. Camargo Novo - Metrô Itaquera
3001-10 Itaim Paulista - Term. São Miguel
3002-10 Jd. Mabel - São Miguel
3459-10 Itaim Paulista - Term. Pq. D. Pedro II
3459-23 Metrô Bresser - Itaim Paulista

Rua Itajuíbe, sentido bairro, entre Av. Barão de Alagoas e Av. Bandeira dos Cataguases, no Itaim Paulista, 1.360 m; de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 16h às 20h, no sentido bairro
2007-10 Cid. Kemel II - CPTM Itaim Paulista
2031-10 Cid. Kemel II - Term. A. E. Carvalho
2076-10 Jd. das Oliveiras - Term. Penha
2079-10 Jd. Nélia - Cptm Itaim Paulista
2678-10 Oliveirinha - Term. Pq. D. Pedro II
273N-10 Cid. Kemel II - Metrô Vl. Matilde
273X-10 Jd. das Oliveiras - Metrô Artur Alvim
2780-10 Jd. Camargo Novo - Metrô Itaquera
3001-10 Itaim Paulista - Term. São Miguel
3002-10 Jd. Mabel - São Miguel
3459-10 Itaim Paulista - Term. Pq. D. Pedro II
3459-23 Metrô Bresser - Itaim Paulista

Rua Voluntários da Pátria, entre a Rua José Pardelli e Av. Eng. Caetano Álvares (ambos os sentidos), no Mandaqui, 440 m; de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro
118C-10 Jd. Pery Alto - Term. Amaral Gurgel
211L-10 Mandaqui - Lapa
971M-10 Vl. Penteado - Metrô Santana
1742-10 Jd. Antártica - Metrô Santana 
1756-10 Pedra Branca - Metrô Santana 
1757-10 Conj. dos Bancários - Metrô Santana 
1758-10 Jd. Antártica - Metrô Santana 
1759-10 Jd. Pery - Metrô Santana 
1775-10 Vl. Albertina - Shop. Center Norte

Informações: Prefeitura de São Paulo
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VLT do Rio convoca mulheres para vagas de trainee

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

A rede de transporte VLT Carioca está com seis oportunidades disponíveis para vagas de condutor trainee, que devem ser preenchidas preferencialmente por candidatas mulheres. Os interessados precisam ter o Ensino Médio completo e CNH categoria D. A experiência no setor ferroviário e metroferroviário será apenas um diferencial.

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de dezembro, e quem for selecionado ainda tem que passar por treinamento teórico e prático com duração de quatro meses. Como benefícios, a empresa oferece assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale refeição ou alimentação, previdência privada e folga de aniversário, entre outros.

— Nesta profissão, o maior desafio é lidar com a responsabilidade de carregar centenas de passageiros a cada viagem, mas eu amo o que faço e isso é o que me incentiva todos os dias. Aconselho às candidatas que tenham muita determinação, comprometimento e ousem em se lançar para algo novo em prol de um futuro inovador — afirmou Lisamar Rodrigues, condutora do VLT Carioca há 3 anos.
Para inscrições e mais informações, as interessadas devem acessar o link disponível na seção Trabalhe Conosco do site vltrio.com.br.

Informações: Extra
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Prefeitura de Sorocaba anuncia mais 50 ônibus 0 km, 10 deles elétricos, para início de 2023

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, dá continuidade ao seu programa de renovação da frota do transporte público e anuncia a operacionalização de mais 50 ônibus zero quilômetro, sendo 10 deles elétricos, no início de 2023.

As três operadoras do transporte público em Sorocaba, que são a City, Consor e BRT, em 2021, iniciaram o processo de renovação da frota e, desde então, continuam adquirindo novos ônibus para atender ao crescimento da demanda de passageiros, além de proporcionar sempre mais conforto, segurança e eficiência.

Desta vez, a Consor vai disponibilizar 20 ônibus e a City outros 20, além dos 10 elétricos, todos modernos e equipados com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio e carregador UBS de eletrônicos, além de terem maior capacidade.

Os 40 ônibus convencionais serão distribuídos em linhas, como: 5 – Vila Carvalho/Vila Fiori, 10 – Senac, 17 – Central Parque, 40 – Vila Jardini, 21 – Lopes de Oliveira, 28 – Mineirão, 44 – Novo Mundo, 55 – Rodrigo, 62/1 – São Bento II e 73 – Júlio de Mesquita.

Já, as linhas em que os elétricos vão rodar serão definidas pela Urbes e pela empresa operadora, em breve, levando em conta análise do monitoramento diário do sistema, com base na rota, extensão, infraestrutura disponível e demanda de passageiros.

Ônibus elétricos

Os 10 ônibus elétricos terão a partir de 12,5 metros de comprimento, chassi Mercebes-Benz, carroceria Caio, baterias Weg, freios ABS elétricos e sistema de regeneração de energia. A autonomia é de até 250 quilômetros e o sistema de tração exclusivamente elétrico dispensa câmbio.
A implantação dessa nova tecnologia, que permite uma condução suave e silenciosa, além de confortável aos passageiros, vem sendo discutida pela atual Administração Municipal. Isso porque com o ônibus elétrico não há emissão de fumaça, barulho e material particulado saído dos pneus.

“É uma alternativa viável à mobilidade urbana, eficiente e sustentável, que coloca Sorocaba, mais uma vez, à frente de outras grandes cidades do País. A City está apostando na cidade, como local ideal para adotar a eletromobilidade no transporte público, de forma pioneira no interior paulista”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Melhorias na frota

Sorocaba opera com 100% da frota de 371 ônibus do transporte coletivo, em 119 linhas, com capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda atual (mais de quatro vezes), que é de 154,5 mil passageiros/dia útil, em média. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. O número de viagens por ano passou de 1.794.961 para 2.425.230, no mesmo período.

Em 2021, foram incorporados à frota 114 novos ônibus e, em 2022, mais 45, também todos zero quilômetro. Atualmente, são 36 ônibus superarticulados e 30 articulados. Até o fim de 2019, eram apenas 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros por dia útil.

“A atualização da frota só não ocorreu mais rapidamente, devido à pandemia e de outros fatores mundiais que afetaram as montadoras, as quais enfrentaram dificuldades para a entrega dos veículos, devido à falta geral de peças e outros componentes”, explica o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Ele lembra, ainda, que está prevista, até o fim de 2023, a conclusão das obras do novo Corredor Oeste do BRT. Com isso, o sistema ganhará outros 36 novos ônibus e em torno de 45 mil sorocabanos, por dia, serão favorecidos pelo novo corredor do transporte coletivo.

A Urbes informa que todos os veículos da frota são regularmente vistoriados e apresentam todas as condições de circulação.  Atualmente, a idade média da frota de ônibus em Sorocaba é de 4,35 anos, índice classificado dentro dos padrões de qualidade em mobilidade, que estabelecem até cinco anos para a idade média da frota. Em 2019 e 2020, a idade média da frota, respectivamente, era de 5,94 e de 5,87 anos.

A frota atual tem capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda (mais de quatro vezes), que é de 180 mil passageiros/dia útil, em média. Por mês, são cerca de 4 milhões de passageiros transportados, rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
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Em Curitiba, Doze linhas de ônibus terão alteração de itinerário com novo binário no Pinheirinho

O início do binário das ruas Izaac Ferreira da Cruz e Emanoel Voluz, nesta quinta-feira (15/12), a partir das 11h, vai provocar mudanças no itinerário de 12 linhas de  ônibus entre os terminais Pinheirinho e Sitio Cercado. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo, essas linhas transportam, juntas, 20.285 pessoas em dias úteis.

As linhas que passam a ter novo trajeto são: 507-Sitio Cercado (horário); 600 -Tequaly/Quartel General; 610-S.Cercado/C.Raso; 630-Vitória Régia; 633-Maria Angelica; 635-Londrina; 636-Rio Negro; 637-Sta Joana; 640 -Palmeira; 644-Pinheirinho/CIC; 649-Pirineus; e 689-Mad. São Pedro/Rio Negro.

A área de operações do transporte coletivo da Urbs elaborou um descritivo de como ficarão os itinerários nas 12 linhas. Cartazes informando sobre as mudanças foram anexados dentro dos ônibus para que os passageiros possam programar seus deslocamentos. 

Confira as mudanças
A linha 507 – Sitio Cercado (horário) terá seu itinerário alterado para as ruas Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho.
A linha 610 – S.Cercado/C. Raso terá seu itinerário alterado para as ruas Izaac Ferreira da Cruz, Tijucas do Sul, Francisco Claudino Pereira, Marte e Dr. Levy Buquera, sentido Terminal Sítio Cercado; e Rua Izaac Ferreira da Cruz, Estação Tubo Xapinhal, Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Capão Raso.

As linhas 635-Londrina, 636- Rio Negro, 637 – Sta Joana e 640 – Palmeira e 689 -Mad. São Pedro/Rio Negro terão seu itinerário alterado para as ruas Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho. As linhas terão novos pontos de parada na Rua Emanoel Voluz, entre as ruas Dilermando Pereira de Almeida e Pedro Frederico Voluz; entre Humberto Zanato e Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração; e entre José Afonso Cordeiro e Victor Modesto de Oliveira. Os pontos de parada da Rua Izaac Ferreira da Cruz, entre as ruas José Ferreira da Rocha e Dilermando Pereira de Almeida, e entre Humberto Zanato e Al. Nsa. Sra. Do Sagrado Coração, sentido Terminal Pinheirinho, serão desativados.

As linhas 600 – Tequaly/Quartel General,  630 – Vitória Régia e 644 – Pinheirinho/ CIC terão seu itinerário alterado para as ruas Izaac Ferreira da Cruz, Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho. As linhas terão novo ponto de parada na Rua Emanoel Voluz, entre as ruas José Afonso Cordeiro e Victor Modesto de Oliveira.

A linha 633 – Maria Angélica terá seu itinerário estendido para as ruas Prof. Júlio Theodorico Guimarães, Francisco Claudino Ferreira, Padre Rafael José Kalinowski e Miguel Raicoski Sobrinho, passando a realizar itinerário circular no bairro. A linha terá novos pontos de parada na rua Prof. Júlio Theodorico Guimarães, entre as ruas Neusa de Fátima Ferreira e Abdias Galdino da Silva; na Rua Francisco Claudino Ferreira, entre as ruas Arcília Becher dos Santos e Gaipava e entre Sebastião Gomes Oliveira e Padre Rafael José Kalinowski, e na Rua Miguel Raicoski Sobrinho, entre as ruas Gaipava e Mar Cáspio.

A linha 649 – Pirineus terá seu itinerário alterado para as ruas Al. Nsa. Sra. Do Sagrado Coração, Antônio Skrepec, João Lemos dos Santos, José Manoel Voluz e Marte, sentido Terminal Sítio Cercado, e ruas Marte, José Manoel Voluz, João Lemos dos Santos, Antônio Skrepec, Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho.

Linhas que não mudam
Segundo a Urbs, outras sete linhas da região não terão mudança de itinerário: 508-Sitio Cercado (anti-horário); 528-Boqueirão/Pinheirinho; 638-Pinheirinho; 639-Futurama; 641-Luiz Nichele; 642-Ganchinho; e 643-Umbará. Juntas, essas linhas transportam 20.995 pessoas por dia.

Informações: URBS
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Linhas de ônibus terão atendimento modificado a partir deste sábado em Salvador

Para otimizar o atendimento do transporte em regiões de grande circulação em Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) fará mudanças no atendimento de nove linhas de ônibus, a partir deste sábado (17). Com isso, usuários de bairros como Alto do Coqueirinho, Ribeira e Santa Cruz, entre outros, devem ficar atentos às alterações. Todo o atendimento poderá ser feito através de integração com outras linhas de ônibus.

Com o início da operação do BRT, entre a Rodoviária e o Itaigara, sete linhas deixarão de circular pela região da Avenida ACM. Desta forma, o usuário deverá utilizar o BRT, ganhando mais agilidade no deslocamento.

No bairro de Santa Cruz, por exemplo, quem utiliza a linha 0710 – Santa Cruz x Aquidabã sentido Brotas, Barroquinha ou Campo da Pólvora, deverá utilizar uma das linhas com destino ao Itaigara e, de lá, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como por exemplo as linhas 1614 ou 0125. Já para a região da Sete Portas e Ladeira dos Bandeirantes o usuário deve seguir até o supermercado Atakadão, na Avenida ACM, e integrar com a linha 0339 – Rodoviária Circular.
O atendimento entre a Ribeira e a Boca do Rio também será modificado. Quem tem como destino a Avenida Bonocô, Ribeira ou Comércio deve utilizar a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé e, na Rodoviária, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como as linhas 0933, 0125, 0218, 1372 ou 1634. Para a Boca do Rio, o usuário deverá ir até o Terminal Acesso Norte com a linha 1145 e integrar com a 1158 ou 1158-01.

Os usuários das linhas 1622 – Alto do Cabrito/Boa Vista do Cabrito x Pituba e 1652 – São João do Cabrito x Pituba também devem ficar atentos às mudanças no atendimento. Em ambos os casos, os usuários devem integrar na Estação Pirajá com a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, com destino ao Caminho das Árvores e Avenida Paulo VI, ou com a 1341 – Estação Pirajá x Barra 2 para o Itaigara e Avenida Manoel Dias da Silva.

Na Estação Mussurunga, duas linhas passarão por mudanças. São elas a 1051 – Estação Mussurunga x Barra 1 e a 1052 – Estação Mussurunga x Barra 2. Em ambos os casos, o usuário deverá utilizar o metrô até a estação de transbordo mais próxima do seu destino e, de lá, integrar com o BRT ou outra linha de ônibus, como a 1230, na Rodoviária, para a Heitor Dias ou Sete Portas, 1144 no Terminal Acesso Norte para o Comércio, ou 0136 na Lapa para a Avenida Centenário. Todas as opções podem ser conferidas na tabela ao final do texto.

Nova linha – Para substituir o atendimento das linhas 1018 – Alto do Coqueirinho x Campo Grande e 1076 – Alto do Coqueirinho x Metrô Imbuí foi criada uma nova linha, a 1017 – Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu. A nova linha passará pela orla, que já era atendida por ambas as linhas, além de ampliar o atendimento da região do Km 17 ao direcionar os usuários para a Estação Pituaçu.

O objetivo é melhorar o atendimento aos usuários do Km 17, além de oferecer mais viagens durante o dia, reduzindo o tempo de deslocamento. Com isso, quem tem a Estação da Lapa como destino deverá acessar o metrô na Estação Pituaçu ou na Estação Mussurunga. Na Estação da Lapa o usuário tem atendimento para a região da Barra, Cardeal da Silva, Rio Vermelho, Ondina, Avenida Garibaldi e Nordeste. Já quem deseja ir para o Garcia, poderá acessar a linha 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi) na região da orla.

Informações: SECOM
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Prefeitura de Campo Grande inicia cadastramento do Passe Estudantil


Para os alunos interessados em utilizar gratuitamente o transporte coletivo em 2023, a Prefeitura Municipal de Campo Grande abriu o cadastramento e recadastramento do passe estudantil. A abertura da primeira remessa foi no dia 12 de dezembro e vai até o dia 15 de janeiro. Para realizar o cadastro ou o recadastro é necessário a cópia do CPF, foto digital e acessar o site: http://passe.campogrande.ms.gov.br/ e seguir o passo a passo.

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) alerta para a importância dos alunos ou responsáveis realizarem o cadastramento o quanto antes. “Temos um termo de compromisso em que cada remessa é entregue em uma data. Quanto mais tardio o responsável realiza o cadastramento, mais tarde irá receber o passe”, informou o diretor presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno.

Informações: Governo do MS
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Novos abrigos de passageiros são instalados em Florianópolis


As secretarias de Mobilidade e Infraestrutura de Florianópolis iniciaram nesta terça-feira (13) a instalação dos primeiros abrigos de ônibus dos 257 adquiridos através de licitação. A primeira via a receber as novas estruturas é a Avenida das Rendeiras, que terá 15 novos abrigos.

Segundo a prefeitura, serão priorizadas as instalações onde os abrigos foram retirados por medida de segurança ou por conta de obras nas calçadas. Alguns dos bairros que receberão os abrigos novos durante os próximos meses são: Ingleses, Sambaqui, Santinho, Campeche, Agronômica, Tapera, Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul, Cacupé e Continente.

Informações: Correio SC
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No Recife, Mudança no tráfego em Beberibe, altera o itinerário de 11 linhas

A circulação de veículos no entorno da Praça da Convenção, no bairro de Beberibe, Zona Norte do Recife, muda a partir desta quinta-feira (15). Com a alteração, os carros passam a trafegar em mão única no trecho da Rua Uriel de Holanda, Avenida Hildebrando de Vasconcelos e Rua Compositor Vinícius de Moraes. A iniciativa modifica o percurso de 11 linhas de ônibus que passam pela região no sentido cidade/subúrbio. Veja, abaixo, como ficam os novos itinerários e as paradas de ônibus:

700 – Beberibe/Afogados
710 – Beberibe/Derby (Joana Bezerra)
717 – José Amarino dos Reis
742 – Linha do Tiro
743 – Alto José Bonifácio (João de Barros)
745 – Alto José Bonifácio (Bacurau)

…Av. Beberibe, Praça da Convenção, giro à esquerda na Rua Compositor Vinicius de Morais (beira canal), giro à esquerda na Av. Hildebrando de Vasconcelos, giro à direita na Rua Uriel de Holanda…

Com a mudança, a parada nº 120164, na Rua Uriel de Holanda, deixa de ser atendida. As opções para os passageiros são a parada que será implantada em frente ao Mercado Público de Beberibe ou a parada nº 120163, que fica na Avenida Hildebrando de Vasconcelos, antes do cruzamento com a Rua Uriel de Holanda.

741 – Dois Unidos
744 – Dois Unidos (Bacurau)
746 – Alto do Capitão
760 – Dois Unidos / Derby
800 – Dois Unidos / Afogados

...Av. Beberibe, Praça da Convenção, giro à esquerda na Rua Compositor Vinicius de Morais (beira canal), giro à direita na Av. Hildebrando de Vasconcelos...
Com a mudança, a parada nº 120164, na Rua Uriel de Holanda, deixa de ser atendida. As opções para os passageiros são a parada que será implantada em frente ao Mercado Público de Beberibe ou a parada nº 120126, que fica na Avenida Hildebrando de Vasconcelos, próximo ao cruzamento com a Rua Canavial.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 07h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, e o Whatsapp (99488.3999), das 05h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.

Informações: GRCT
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Em SP, Gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos vale a partir desta quinta-feira (15) nos ônibus


A Prefeitura da cidade de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que, a partir desta quinta-feira (15), as pessoas com idade entre 60 e 64 anos poderão viajar nos ônibus do transporte público municipal de São Paulo sem o pagamento da tarifa, mediante apresentação de documento que comprove a idade.

O documento será aceito nos ônibus enquanto os sistemas de bilhetagem eletrônica estão sendo preparados para atender a esses passageiros.

As concessionárias foram comunicadas por carta circular e as equipes de campo da SPTrans estão na rua reforçando a informação com os operadores.

Os passageiros serão informados pelos canais oficiais da SPTrans na internet e por meio de mensagens nos terminais de transferência.

Informações: SPTrans
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Mais de 900 cartões são bloqueados por uso indevido no Transporte Coletivo de Blumenau

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Desde o início de 2022 o Transporte Coletivo já efetuou o bloqueio de mais de 900 cartões com gratuidade em Blumenau por uso indevido. O número ultrapassa os registros dos anos anteriores desde outubro, quando os bloqueios já somavam 875 cartões. Em 2020 e 2021 foram bloqueados por ano, respectivamente, 789 e 278 cartões com gratuidade.

Esse aumento gradual, que acontece pelo uso indevido dos cartões com gratuidade, é identificado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) desde julho, quando em um único mês foram feitos 327 bloqueios. Em todos os casos o motivo é o mesmo: o uso indevido dos cartões “estudante”, “livre” e “melhor idade” por terceiros.

O sistema de Transporte Coletivo de Blumenau conta com três opções de descontos ou gratuidades de passagem assegurados por lei. E para combater as fraudes todos os veículos da frota são equipados com o sistema de biometria facial junto às catracas.

“Além de propiciar maior segurança aos passageiros e o monitoramento do serviço, a biometria facial nos auxilia no combate de ações indevidas como o uso de gratuidades por pessoas não contempladas pela legislação. A maioria dos bloqueios ocorre no cartão da modalidade estudante, que é contemplado com a meia passagem. Familiares e amigos de estudantes são flagrados pela biometria utilizando o recurso que concede desconto apenas ao titular do cartão, que é de uso pessoal e intransferível” conta Alexandro Fernandes, secretário da SMTT.

A Prefeitura de Blumenau, assim como a secretaria de trânsito, ressaltam que a ação de uso indevido dos cartões é prejudicial para todo o sistema de transporte público do município. Afinal, quando alguém utiliza o serviço público de forma indevida, prejudica todo um sistema que visa atender a população de forma igualitária e justa; isso sem falar do fato da ilegalidade que existe nessas tentativas de fraude.

“Temos trabalhado diariamente para manter e melhorar o transporte coletivo da nossa cidade que foi bastante afetado durante a pandemia e precisou inclusive de aportes financeiros por parte da prefeitura. Ou seja, as fraudes contribuem para esse desequilíbrio financeiro que será pago por alguém; que será pago pelo poder público e consequentemente pela população” finaliza o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Sistema
Blumenau conta com cinco opções de pagamentos por cartão em seu sistema de Transporte Coletivo. Entre essas opções estão o passe escolar - que possibilita o pagamento de meia passagem aos estudantes, e os passes “livre” e “melhor idade” que têm gratuidade na passagem para pessoas com deficiência e/ou acima de 65 anos de idade - conforme lei federal 10.741 de 2003.

Ao passar pela catraca todos os passageiros são registrados por uma câmera que fica logo acima do monitor de leitura dos cartões. O próprio sistema da empresa concessionária do serviço faz a leitura facial e compara a imagem com a foto do titular do cartão.

Os casos de incompatibilidade, registrados pelo sistema, são avaliados e validados ou não por operadores que, ao identificarem a fraude, efetivam o bloqueio. 

Diante do registro de fraude, o cartão fica bloqueado - sem a possibilidade de uso ou recarga - durante 30 dias. Caso a detecção de fraude seja reincidente no cadastro do mesmo usuário, que deve ser mantido atualizado, o período de bloqueio passa para 60 dias.

Informações: SETERB
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Estações-tubo da Sete de Setembro estão "vestidas" de luzes para o Natal de Curitiba 2022

Além das linhas especiais, o Natal de Curitiba 2022 coloca mais novidades na rota do transporte público da capital paranaense. Passageiros dos ônibus biarticulados e ligeirões que circulam pela canaleta expressa da Avenida Sete de Setembro estão sendo surpreendidos pelas Estações de Luz Uninter, decoração luminosa que contorna um dos ícones do design urbano de Curitiba, as estações-tubo de embarque e desembarque em nível.

Nesse trecho da canaleta por onde passam mais de 120 mil passageiros por dia, as Estações de Luz Uninter enfeitam com 1.650 metros de mangueira de led dez estações-tubo, nos dois sentidos, desde a praça Eufrásio Correia, em frente ao Shopping Estação, até a estação Bento Viana, perto da Praça do Japão.  A inauguração da decoração das Estações de Luz Uninter será nesta quarta-feira (14/12), às 19h30, com a presença do prefeito Rafael Greca.
A iluminação é feita com mangueiras de led, que contornam o formato arredondado das estações e poderá ser apreciada de perto pelos passageiros das linhas Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão e os biarticulados Centenário/Campo Comprido, Santa Cândida/Capão Raso, Pinhais/Rui Barbosa e Pinheirinho/Praça Rui Barbosa que passam nesse trecho. Essas estações também têm adesivos da campanha do Natal de Curitiba 2022. 

Alerta 
As pessoas não devem circular pela canaleta para fazer as fotografias da decoração natalina das estações-tubo. Andar a pé ou de bicicleta na via exclusiva do transporte coletivo é proibido e insistir na prática é perigoso. 

A exposição de um pedestre em uma canaleta traz riscos para a própria vida dele. Basta comparar a massa metálica de um ônibus biarticulado com a de um automóvel. Colisão com ônibus tem uma probabilidade maior de ser fatal. 

O motorista do transporte coletivo tem uma responsabilidade muito grande e precisa manter atenção constante para garantir a segurança dos passageiros que transporta em cada viagem.

Informações: URBS
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Campo Grande ganha nova linha de ônibus que vai interligar terminal Morenão ao Centro


A partir da última segunda-feira (12), os usuários do transporte coletivo da Capital poderão contar com uma nova linha de ônibus Morenão/Praça – 059, criada para atender a demanda de passageiros no corredor da 14 de Julho até a Avenida Fernando Corrêa da Costa.

No sentido Morenão/Praça Ary Coelho, o ônibus vai passar pela Avenida Costa e Silva, Rua Oclécio Barbosa Martins, Rua Quintino Bocaiúva, Rua Rui Barbosa, Anibal Toledo, 14 de Julho, Avenida Fernando Corrêa da Costa, Avenida Fábio Zahran, Avenida Afonso Pena, com ponto final na Praça Ary Coelho.

Já no sentido Praça Ary Coelho/Morenão, a linha vai percorrer a Rua Treze de Maio, Avenida João Pedro de Souza, Avenida Calógeras, Avenida Costa e Silva e Morenão.

Anualmente, são mais de três milhões de usuários que utilizam o transporte coletivo da Capital. O itinerário e horário pode ser acompanhado por meio do aplicativo: bus2.mobilibus.com.br/ms/campo-grande/

Informações: O Sul Matogrossense
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BRT completa um mês de integração ao sistema de transporte de Salvador

BRT de Salvador completou, no domingo (11), um mês de operação integrado com os outros modais de transporte coletivo da cidade. A ação dá direito ao usuário de, mediante o pagamento de uma única tarifa no valor de R$4,90, dentro do período de 2h, também utilizar os ônibus metropolitanos, os ônibus do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) – mais conhecidos como “amarelinhos” – e o metrô.

Funcionando diariamente de 6h às 22h, com 12 veículos, dois dos quais elétricos, o BRT conduz o passageiro da Estação Rodoviária à Estação Itaigara em 10 minutos. E três minutos é o tempo de espera entre dois ônibus do BRT em uma de suas estações nos horários de pico, ou seja, entre 7h e 9h e entre 16h e 18h.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), desde que começou a fazer parte do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador, no dia 11 do último mês até o dia 5 do mês corrente, o BRT transportou cerca de 315 mil pessoas na capital baiana.

Rapidez e conforto
Estudante de Direito e estagiária em um escritório de advocacia no bairro do Itaigara, Maria Clara Lima, 18 anos, se desloca por meio do BRT entre a casa e o trabalho e diz estar gostando bastante do serviço. “Pego o BRT desde que começou a funcionar, todos os dias úteis. De manhã, na rodoviária, com destino ao Itaigara, de onde faço o trajeto de volta às 14h. É bem interessante, muito mais seguro que o ônibus convencional, as estações são mais protegidas, o veículo acomoda mais gente, não dá voltas, então é muito bem-vindo”, avaliou.
Já o eletrotécnico Jorge Sales, 60 anos, passou a fazer uso do BRT há uma semana e também aprovou a qualidade da condução. “A refrigeração é excelente, o que conta muito neste calor do verão. Além disso, a gente não espera no ponto e é muito mais rápido porque não tem engarrafamento nem sinaleira. Às vezes, a gente perdia uma hora no tráfego entre a rodoviária e o Itaigara e, com o BRT, não tem esse transtorno. Aprovado”, pontuou.

Novo trecho em 2023
Além da Linha 1, que percorre as estações Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara, com extensão prevista até a orla da Pituba (nas imediações da Praça Nossa Senhora da Luz), o BRT deve contar ainda com a Linha 2, a ser entregue até o fim de 2023, com início na Estação da Lapa, passando pelas novas estações Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim.

Informações: BAdeValor

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Prefeitura do Rio entrega mais duas estações reformadas no sistema BRT

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022


A Mobi-Rio informa a reabertura da estação André Rocha, na Taquara, neste sábado (10/12), após passar por reforma. Agora, são 91 remodeladas desde março de 2021, quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão do sistema BRT.  A estação, localizada no corredor Transcarioca, teve as portas de vidro substituídas por chapas de aço vazadas. Outras mudanças foram: fiação embutida e portas com trava automática e mecanismos blindados.

Na noite desta sexta-feira (9/12), foi entregue a reforma da estação Novo Leblon, na Barra da Tijuca. A estação será reaberta aos passageiros após os necessários ajustes de acesso pela calha do corredor Transoeste, atualmente em obras.

Neste domingo (11/12), a estação Vaz Lobo, também no corredor Transcarioca, será fechada para reforma.

Informações: Prefeitura do Rio
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Novo ônibus começa a circular com homenagem a atrativos de Foz do Iguaçu

De um lado, imagem do Marco das Três Fronteiras, símbolo da união da Argentina, Brasil e Paraguai. Na outra lateral, a Ponte da Integração estampa o coletivo. Trata-se do novo ônibus que a Viação Santa Clara (Visac) põe para circular homenageando os atrativos de Foz do Iguaçu.

O veículo, à disposição dos usuários na próxima semana, é articulado e com capacidade para 160 passageiros. Conforme a assessoria da empresa, ele possui ar-condicionado, Wi-Fi, entradas USB e câmeras de segurança, e oferece mais conforto aos usuários.

Outros ônibus do transporte coletivo também foram envelopados. São “imagens da cidade e têm sido verdadeiros divulgadores das belezas e atrativos da Tríplice Fronteira. Entre elas as Cataratas do Iguaçu, a Usina de Itaipu, a Catedral, além de aves e animais nativos”, informa a Visac.

Juntamente com mais ônibus novos, a operadora implantou melhorias como a recarga de créditos do Cartão Cidadão via WhatsApp, pelo número (45) 9970-0173. Também lançou o aplicativo Clivebus, pelo qual o passageiro pode acompanhar o ônibus em tempo integral, entre outros serviços.

“Pelo Clivebus é possível pesquisar rotas, consultar as linhas e verificar o tempo da viagem com base na própria localização”, divulga a empresa do transporte coletivo. A estimativa é que mais de 12 mil pessoas utilizem o aplicativo. A Visac oferece mais informações aos usuários em visac.com.br e instagram.com/visac_foz/.

Informações: h2foz
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Rua São Francisco Xavier, na Tijuca, terá um novo corredor BRS a partir de segunda-feira (12)

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da CET-Rio e da Fundação Parques e Jardins, vai inaugurar, na próxima segunda-feira (12/12), o corredor BRS São Francisco Xavier, que atravessa a Rua São Francisco Xavier entre os números 681 e 11. O corredor, localizado na Tijuca, forma uma importante ligação da Zona Norte da cidade que conecta a Avenida Radial Oeste às Ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo. O objetivo é assegurar a redução do tempo de deslocamento de passageiros do sistema de transporte público coletivo na região.

O projeto trará melhorias no transporte público e aumento na segurança e mobilidade dos pedestres. Além da redução do tempo de viagem dos ônibus, o BRS colabora na organização do tráfego de veículos automotores, contribuindo também para a redução da emissão de gases poluentes.

No intuito de priorizar o transporte público na cidade do Rio de Janeiro, a CET-Rio, em parceria com a SMTR, vem implantando corredores exclusivos, chamados de BRS. Com a nova faixa exclusiva, a cidade do Rio de Janeiro passa a ter 25 corredores BRS, o que totaliza cerca de 60,6 quilômetros de extensão.
A circulação no corredor BRS em dias úteis, das 6h às 21h, e nos sábados, das 6h às 14h, é restrita a ônibus e micro-ônibus de linhas regulamentadas de transporte público coletivo, táxis com passageiros e veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública.

Sobre o trânsito de veículos não autorizados nos corredores

De acordo com o Art. 184 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente, estarão cometendo uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$293,47.

Informações: Prefeitura do Rio
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Radares de BRS multam, em média, quase 500 veículos por dia no Rio

Cada um no seu quadrado. Quem descumpre a regra do BRS (Bus Rapid Service) comete uma infração gravíssima e está sujeito a multa de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na sua carteira de habilitação. Este ano, de janeiro a outubro, conforme levantamento da CET-Rio, 146.861 motoristas foram flagrados invadindo os corredores preferenciais para ônibus. Os condutores de coletivos que saem de suas faixas também podem ser punidos: 2.599 foram autuados nos dez primeiros meses de 2022. No total, em média, foram quase 500 multas por dia.

A partir desta segunda-feira, o sistema entra em operação ao longo de 2,5 quilômetros da Rua São Francisco Xavier, que recebeu a tradicional faixa azul pintada na pista e seis radares. E o 25º corredor da cidade chega com uma novidade: é o primeiro do Rio a ter trechos da pista de rolamento, em esquinas e pontos de ônibus, pintados de verde, ajustando a geometria viária e ampliando o espaço do pedestre. Para delimitar essas áreas, foram instaladas jardineiras e balizadores. São ações chamadas de “urbanismo tático”, que vêm sendo implementadas pela prefeitura em outros pontos.
— As áreas verdes para pedestres estão sendo implantadas em pontos onde se verifica que se deve aumentar a segurança e o conforto desses usuários da via. O BRS da São Francisco Xavier é o primeiro onde foi identificada a necessidade de uso desse tipo de medida — explica Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio.

Copacabana: mais multas
Nos dez primeiros meses de 2021, com mais pessoas usando o transporte individual por causa da pandemia de Covid-19, a quantidade de veículos multados em áreas de BRS chegou a superar a deste ano: foram 204.941, por trafegarem irregularmente no corredor preferencial, e 2.707 ônibus, por saírem de suas faixas — média de 692 por dia.

O maior número de multas no BRS, 9.857 em dez meses de 2022, foi aplicado na Rua Raul Pompéia, próximo ao número 195, em Copacabana, mesma via que liderou as autuações em 2021. No bairro, também está a vice-campeã do ranking este ano: a Rua Barata Ribeiro, próximo à estação Cardeal Arcoverde, do metrô (7.885 multas). Dos dez radares dos que mais multam, sete ficam na Zona Sul, e os outros três no Centro.

Com a inauguração do BRS da São Francisco Xavier, a cidade passa a ter 60,6 quilômetros de corredores para coletivos. Além de ônibus e micro-ônibus, táxis com passageiros e viaturas de socorro, policiamento, fiscalização e operação de trânsito podem usar as faixas preferenciais. Os corredores operam de 6h às 21h, nos dias úteis, e de 6h às 14h, aos sábados.

Para o ano que vem, a secretária municipal de Transportes, Maina Celidonio, espera implantar entre quatro e seis novos corredores. A prefeitura, no entanto, ainda não bateu o martelo sobre as vias, o que vai depender da atualização de um mapeamento dos locais que poderiam receber o sistema, levando em consideração o volume de ônibus e a intensidade do trânsito.

— Estamos priorizando conectar a rede de BRSs. É o caso da Rua São Francisco Xavier, que se interliga com outros dois corredores (o da Avenida Radial Oeste e o das ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo) — conta a secretária de Transportes.

Informações: Extra.Globo
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Prefeitura de Sorocaba anuncia novo congelamento do valor da tarifa de ônibus para 2023

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, informa que, em 2023, também não haverá reajuste da tarifa de ônibus para os usuários do transporte público. Dessa forma, será o quarto ano consecutivo sem alteração no valor da passagem na cidade. Outra novidade é a gratuidade para todas as pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), indistintamente, assim como para o seu respectivo acompanhante, ao utilizarem o transporte coletivo.

As novidades foram antecipadas, nesta sexta-feira (9), pelo prefeito Rodrigo Manga, após consultar técnicos da Urbes e determinar a medida ao órgão. Geralmente, o anúncio da correção de valores ocorre nos primeiros meses do ano. Decisão igual já havia sido adotada em janeiro deste ano, pela atual Gestão Municipal.

“Vamos continua melhorando a qualidade do transporte público e mantendo a tarifa atual, sem onerar a população. A medida será possível, devido à arrecadação positiva do Município e todas as melhorias realizadas no transporte público, além de uma gestão eficiente e com controle das finanças”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

Dessa forma, não será praticado reajuste de preços tanto para o passe social (R$ 4,40), quanto para o Vale Transporte (R$ 5,90) e o Passe Estudante (R$ 2,70). A Administração Municipal optou em não repassar aos usuários de ônibus o reajuste previsto de 10,06%, referente a 2021 mais o percentual de 2022, cujo acumulado, de janeiro a novembro, já atinge 5,90%. Os reajustes são apurados a partir de índices inflacionários e de aumento de custos de insumos e outros itens que impactam em uma atualização de preços do setor.

O congelamento da tarifa também é possível, em razão do aumento na demanda transportada ao longo dos últimos dois anos. Houve um salto para 2,4 milhões de passageiros transportados em 2021, número muito superior ao registrado em 2020, que foi de 1,8 milhão. Hoje, já são cerca de 4 milhões em 2022, número ainda maior que em 2019, que foi de 3,7 milhões. Ou seja, a pandemia da Covid-19 fez cair o número de passageiros que, mais recentemente, voltou a crescer acentuadamente.
Segundo o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, o retorno dos usuários ao transporte público é resultado da melhoria contínua na qualidade do serviço oferecido, a partir, dentre outras iniciativas, da ampliação da frota de ônibus, que passou a operar com mais de 100 novos ônibus zero quilômetro, equipados com proteção antiviral, wi-fi, ar-condicionado e tomadas USB. “São 371 carros e 119 linhas na cidade. Ampliamos o sistema de ônibus rápido, garantindo a operação de 100% da frota e o aumento da oferta de viagens e horários ao dia”, afirma.

Gratuidade para pessoas com TEA

O Decreto Municipal nº 27.410/2022, publicado na edição de 24 de novembro do jornal “Município de Sorocaba”, especifica a gratuidade no transporte público para todas as pessoas com TEA e seu acompanhante, independentemente dele ser, ou não, cadastrado em entidade ou instituição que atenda esse público.

A medida alterou o Decreto nº 21.214/2014, segundo o qual havia a obrigatoriedade de o paciente comprovar que estava em tratamento ou ligado a uma instituição de apoio.

“A norma também trata do Transporte Especial. A Urbes já concedia o cartão de identificação e a credencial para a pessoa com deficiência, o que garante a gratuidade nos coletivos. Porém, a nova legislação amplia o público assistido e permite, ainda, que todos os usuários do Transporte Especial também possam utilizar os coletivos gratuitamente, inclusive o portador com visão monocular, que, até então, não era assistido”, complementa o diretor-presidente da Urbes.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
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Metrô de Teresina lança aplicativo com várias funcionalidades para o usuário

A Companhia Metropolitana de Transporte Públicos (CMTP) lançou o aplicativo MetrôPi, que disponibiliza um conjunto de informações úteis para os usuários da rede metroviária de Teresina. Endereços de estações, mapas, horários de funcionamento, tempo estimado para a viagem, valor das tarifas e localização do Companhia Metropolitana (VLT) em tempo real são algumas das novidades que a população agora pode acessar direto do seu smartphone.

O aplicativo faz parte de uma série de melhorias planejadas para melhorar o sistema metroviário da capital piauiense, que conta com 11 estações ativas, 3 VLTs e mais de 6 mil passageiros diários.

De acordo com a presidente da CMTP, Josiene Campelo, o serviço vai ajudar toda a população que utiliza o meio de transporte para se deslocar. “O novo aplicativo tem como objetivo auxiliar as pessoas durante o deslocamento para o trabalho, escola, lazer e a qualquer lugar que a pessoa precise ir utilizando o VLT. A ferramenta é mais um serviço de qualidade prestado pela Companhia Metropolitana de Transporte Público para os nossos usuários”, afirma a gestora.

Josiene Campelo também explica que inicialmente o aplicativo está em fase de teste junto aos usuários. “Estamos há meses desenvolvendo esse aplicativo e fazendo testes internos, agora chegou a vez da fase de uso junto aos usuários para, caso necessário, fazer melhorias”, finaliza a presidente.

A ideia da companhia é que em breve os bilhetes de passagem também possam ser comprados via aplicativo, tornando a vida do usuário cada vez mais prática e confortável.

Confira alguns do recursos disponíveis no aplicativo MetrôPi:

– Informa o tempo de chegada dos VLTs em qualquer estação em tempo real, assim como a localização deles;
– Informa da situação de operação do metrô a qualquer momento e se a prestação do serviço está normal ou paralisada;
– Informação sobre qual é a estação mais próxima do usuário;
– É possivel o usuário planejar seu trajeto: saber como e quando vai chegar ao seu destino;
– Também é possivel o usuário fazer sugestões, críticas, denúncias, etc. por meio do sistema de ouvidoria Fale Conosco, integrado ao aplicativo;
– É possível saber o preço da tarifa, onde comprar o bilhete, horários de funcionamento e outras informações importantes;
– Tem a modalidade “Acessibilidade” para pessoas com deficiência (PCDs);
– Visualizar o mapa completo da rede é muito mais.

Como baixar:

O aplicativo está disponível para o sistema Android e IOS. Confira o link para download:

Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.mobilibus.metropi

IOS:

https://apps.apple.com/br/app/metropi/id1626322367

Informações: Governo do Piauí
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Cartões do MetrôRio para o Réveillon começam a ser vendidos


Os cartões especiais do MetrôRio para o Réveillon 2023 começam a ser vendidos nesta segunda-feira (12). O público vai poder comprar os bilhetes nas estações Pavuna, Central, Carioca e Jardim Oceânico até o dia 25 de dezembro, das 10h às 21h.

Já a partir do dia 26 de dezembro, eles serão vendidos somente na bilheteria especial da estação Carioca, no mesmo horário. No dia 31, as vendas serão encerradas às 19h ou antes, caso se esgotem os cartões.

O bilhete de ida e volta será vendido por R$ 13. A compra pode ser feita em em dinheiro ou em cartões de crédito e débito, na Central ou na Pavuna. Nas estações Jardim Oceânico e Carioca, a venda será feita somente em dinheiro.

Cada cliente vai poder comprar até 10 cartões. Os bilhetes poderão ser usados apenas durante a noite de Réveillon.

Informações: Band
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