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Em teste, ônibus elétrico em Curitiba é aprovado pelos passageiros do transporte coletivo

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Os usuários do transporte coletivo aprovaram o ônibus elétrico que começou a ser testado em linhas comuns nesta segunda-feira (19/9) em Curitiba. O veículo, que está em demonstração no município, vai circular cada dia em uma linha diferente até sexta-feira (23/9). Nesta segunda (19/9), foi a vez da linha 801 Campina do Siqueira/Batel.


“Parecia que eu estava no céu. Não tem barulho e é bem estável”, diz a aposentada Celene Tulio, que geralmente utiliza a linha Campina do Siqueira/Batel para ir ao médico.

“Tomara que esse ônibus fique em linha, é muito melhor do que os demais”, avaliou a aposentada Dinacir Alves Ferreira, que desembarcou no Terminal Campina do Siqueira com a neta. “Não dá para comparar”, elogiou.

A demonstração do veículo, fabricado pela chinesa Higer, faz parte dos eventos que celebram a mobilidade sustentável na capital em setembro, incluindo o Dia Mundial sem Carro, nesta quinta (22/9).
Jeferson Henrique, atendente de telemarketing, estava ansioso para embarcar no ônibus. “Vim aqui porque vi que teria esse teste hoje e me programei. Gosto de observar o ônibus, a nova tecnologia”, disse.

Para o aposentado João Aguiar, era a segunda vez no ônibus elétrico. No último sábado, ele embarcou no Parque Barigui, onde o veículo estava em demonstração com um trajeto especial até o Terminal Campina do Siqueira. “Vim passear mais um pouco, distrair a mente. É tão bom que esse ônibus poderia ir até Guaratuba”, brincou, entusiasmado.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e está na agenda do município para os próximos anos, quando a frota fará a migração para essa matriz energética.

“Estamos iniciando o processo para a matriz elétrica, não poluente, e essa demonstração é importante para que possamos testar o modelo no transporte coletivo. Ainda neste ano iniciaremos os testes técnicos que servirão de base para as diretrizes do edital de compra dos veículos”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs)

Leci Branco, motorista há oito anos no transporte coletivo, diz que a experiência de dirigir o novo veículo é maravilhosa. “É uma nova tecnologia, que exige atenção, mas que traz muito conforto para o usuário”, afirma ela, que passou por um treinamento de dois dias, com mais 33 motoristas, para poder conduzir o veículo elétrico.

Programação
Para quem quer conhecer a tecnologia, é preciso ficar atento às linhas que vão testar o modelo. Nesta terça-feira (20/9), será a vez da linha 380 Detran/Vicente Machado. Na quarta-feira (21/9), ele pode ser conferido na 617 Jardim Ludovica; na quinta-feira (22/9), na 654 Campo Alegre (22/9); e na sexta-feira (23/9), na 826 Campo Comprido/CIC.

O ônibus circulará nas linhas no período das 6h às 20h, em uma tabela especial, entre os horários dos demais veículos. Confira aqui os horários. 

O modelo padron Higer Azure A12 BR, com 12,2 metros, tem capacidade para transportar 78 pessoas, segundo a fabricante. A autonomia, de 270 quilômetros, é garantida por meio das 12 baterias do veículo, que serão recarregadas no período noturno, na estação montada na empresa Redentor, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O tempo máximo de recarga é de quatro horas.

O ônibus ainda está equipado com sistema de regeneração, que consiste em recarregar as baterias durante a circulação diária nas linhas, a partir do sistema de frenagem do veículo.

O ônibus da Higer foi equipado com sistema de bilhetagem eletrônica do município e vai funcionar como os demais veículos dessas linhas, com pagamento da passagem exclusivamente por cartão transporte, débito e crédito.

As linhas foram escolhidas por cobrirem várias regiões da cidade, com boa estrutura viária, e ainda terem acesso a terminais, possibilitando que mais pessoas possam conhecer a nova tecnologia. Juntas, as cinco linhas transportam, em média, 16,5 mil pessoas em dias úteis.

Informações: URBS
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Ônibus de São Paulo alugados para BRT do Rio dão pane no primeiro dia de circulação

Na segunda-feira (19), pelo menos dois ônibus que haviam sido incorporados como reforço ao BRT do Rio de Janeiro deram pane. Este seria o primeiro dia de circulação dos veículos, que foram utilizados no serviço Rock Express, montado para o festival Rock in Rio.

Um dos ônibus parou na rua Domingos Lopes, em Madureira, zona Norte do Rio e o outro na Praça Seca, zona Oeste. Os carros, que fazem parte dos 38 coletivos trazidos de São Paulo através de uma medida provisória e emergencial, foram recolhidos para manutenção.

A medida emergencial tem o objetivo de reforçar a operação dos BRTs nos horários de maior circulação e possibilitou a reativação dos chamados “diretões” que ligam Madureira a Alvorada e Penha a Alvorada. Ela é válida por seis meses até a chegada dos 291 ônibus comprados pela Prefeitura do Rio.

Em nota enviada à imprensa, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (MOBI-Rio) informou que “os dois ônibus que apresentaram problemas tiveram a manutenção acionada imediatamente e o transbordo dos passageiros foi realizado minutos depois”.

Além disso, o texto também afirma que os 38 veículos entraram em operação nesta segunda-feira (19) e realizaram, já no primeiro dia, 80 viagens nos serviços Penha-Alvorada e Madureira-Alvorada, transportando 4,5 mil pessoas só na parte da manhã. No Terminal Alvorada, os "diretões" estão saindo da Plataforma D46 (Madureira) e D50 (Penha).

Informações: BdF Rio de Janeiro
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EMTU SP estuda novo atendimento metropolitano em Suzano

A EMTU está estudando implantar um novo atendimento metropolitano em Suzano, na região do Alto Tietê. A informação oficial veio no último sábado. A proposta recebeu aprovação na Secretaria de Transportes Metropolitanos.

O atendimento em questão deve atender o bairro Jardim Casa Branca. Ele seria uma variação da linha 025, que parte do Cidade Edson. Caso entre em operação, sua denominação será “025BI1 – Suzano (Jardim Casa Branca x Mogi das Cruzes (Estudantes)”.

Caso saia do papel, a nova linha facilitará o acesso dos moradores da região do Casa Branca a CPTM, com integração por meio do cartão TOP. Além disso, ela facilitaria também o trajeto entre o bairro e o centro de Mogi das Cruzes.

A proposta ainda deve passar por outros trâmites e, caso aprovada, a linha deve ganhar uma data de início da operação por parte da EMTU futuramente.

Informações: Linhas Metropolitanas
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Nova linha da EMTU entre Juquitiba e Taboão ganha aprovação por parte da Prefeitura de SP

A nova linha da EMTU entre as cidades de Juquitiba e Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande SP, teve mais uma etapa de sua criação concluída na última semana. Desta vez a linha, prometida por políticos da região à população desde a extinção da linha 282, ganhou aprovação por parte da Prefeitura de São Paulo.

A aprovação em questão autoriza o retorno da linha por dentro do território paulistano. Isso ocorre devido à necessidade de a linha passar por logradouros da Capital para retornar do Terminal do Largo do Taboão à cidade do Juquitiba. O documento diz ainda que a linha não deve realizar embarques dentro da cidade de São Paulo – o que, naturalmente, não teria como ocorrer.

A nova linha da região terá o número “856TRO”, e partirá da rodoviária de Juquitiba, indo até o Terminal do Largo do Taboão. De lá, os passageiros poderão embarcar no ônibus gratuito com destino à estação Vila Sônia, da linha 4 – amarela. Ela deve mitigar problemas causados a moradores da região pela exclusão da linha 282, promovida pela prefeitura de São Paulo em 2020.
De acordo com a prefeitura, a frota da linha deve ser de 4 ônibus urbanos – diferente da linha 282, que operava com veículos “semi-rodoviários”. Além disso, como previsto, a linha passará pelo centro de São Lourenço da Serra. No entanto, a quantidade de partidas deve vir a público futuramente.

Informações: Linhas Metropolitanas
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Santo André adquire 12 novos ônibus e moderniza frota

Trazendo modernização, facilidade e segurança para o dia a dia do andreense, a Prefeitura de Santo André entregou nesta terça-feira (20) 12 novos ônibus para a frota do transporte público municipal. Os veículos são zero-quilômetro e irão reforçar o uso diário dos munícipes, trazendo ar condicionado, e sobretudo a novidade do sistema de bilhetagem eletrônica, que cobra as passagens com o passageiro usando apenas o celular, pelo aplicativo do banco digital, aproximando o aparelho ao leitor. Se o pagamento for realizado pelo meio digital, o sistema imediatamente libera o acesso pela catraca. Esta nova tecnologia ainda está em fases de testes e em breve será disponibilizada.

Além disso, a nova frota - com investimento de R$ 8,4 milhões - conta com câmera para reconhecimento facial, trazendo segurança e evitando fraudes. Por fim, os veículos trazem porta USB para os usuários e elevador para os cadeirantes. Todos os ônibus fazem parte da Viação Guaianazes, que integra o Consórcio União Santo André.

“Temos o desafio de melhorar a mobilidade urbana nestes oito anos de gestão e por isso sempre renovamos a frota, mantendo uma média razoável da idade dos veículos, trazendo principalmente inovação, como foi o caso do ar condicionado, que teve início na nossa gestão. Temos um grande planejamento junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a melhoria da mobilidade da cidade, reduzindo o tempo de viagem e oferecendo conforto. O pós-pandemia traz novos parâmetros e vamos nos adequando às mudanças dinâmicas do dia a dia”, comenta o prefeito Paulo Serra. Desde 2017, Santo André já entregou 131 novos ônibus.

Inicialmente, os 12 ônibus atenderão as linhas B21 (Cidade São Jorge – Campestre), T27 (Condomínio Maracanã – Estação Santo André) e T29 (Vila Suiça – Estação Santo André), suprindo demanda do segundo subdistrito. Cerca de 24 mil usuários em média diariamente utilizam as linhas. Novos veículos estão em processo de contratação e serão distribuídos para as diferentes linhas da cidade.

Santo André também já está inovando com ônibus elétricos em sua frota. No final do primeiro semestre, os testes foram feitos e em breve veículos deste modelo estarão rodando pela cidade. A previsão é que até o primeiro semestre do ano que vem, cerca de 20 unidades do tipo estejam circulando em Santo André, após passarem por todas as certificações e homologações.

Os ônibus possuem baterias com recarga rápida de até quatro horas com autonomia para 250 km por dia com uma carga noturna, sendo que pode transportar 87 passageiros, dependendo do comprimento e quantidade de portas. As provas se estenderão até o final do ano na lista de testes da Marcopolo, na cidade de Caxias do Sul/RS, e os primeiros lotes piloto comercializáveis saem ao mercado logo no início de 2023.

Informações: AbcdoAbc
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Mais 17 ônibus zero quilômetro entram em circulação na sexta-feira em Juiz de Fora

Mais 17 ônibus zero quilômetro começam a circular na próxima sexta-feira (23) em Juiz de Fora. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (21) pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), que afirmou que a medida faz parte da transição de linhas do Consórcio Manchester para o Via JF.

No início deste mês, o g1 mostrou que o Consórcio Via JF assumiu todas as linhas de ônibus da cidade e, desde então ocorre o processo de transição das linhas. Enquanto ele não é concluído, os problemas no transporte público continuam afetando usuários em diversas regiões.


Veja abaixo quais linhas do transporte público passam a operar com ônibus novos na sexta-feira:

400 (Alto Grajaú)
412 (Parque Burnier)
413 (Bom Jardim)
420 (Linhares)
422 (Santa Cândida)
426 (Grajaú)
431 (São Benedito)
434 (Vila alpina)
445 (Nossa Senhora de Lourdes)
511 (Dom Bosco),
512 (Dom Bosco)
516 (São Pedro)
519 (Torreões – Via Estrada Rio Preto)
520 (Aeroporto)
521 (Teixeiras)
522 (Teixeiras)
547 (Nossa Senhora de Fátima)

Com esta nova alteração, todas as linhas de prefixo 300 e 400 passam a ser operadas pelo Consórcio Via JF. De acordo com a SMU, até o próximo domingo (25), todos os 170 ônibus zero quilômetro da nova frota do transporte coletivo já estarão na cidade.

Linhas já alteradas
O processo de alteração de linhas ocorre de maneira gradual. De acordo com a Prefeitura, 31 linhas serão substituídas e a previsão é que o processo de troca da operação das empresas seja concluído em três semanas.

302 (Floresta)
303 (Jardim Esperança)
304 (Caeté)
306 (Retiro)
313 (Sarandira)
523 (Monte Verde)
529 (Torreões)
546 (BR 040/Mirante)
745 (Rosário de Minas)
403 (Nossa Senhora Aparecida)
424 (Aracy)
429 (Linhares)
713 (Náutico)
411 (Vitorino Braga)
415 (Linhares)
428 (Linhares)
444 (Nossa Senhora de Lourdes)
535 (UFJF)
727 (Araújo)

Informações: G1 Zona da Mata
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Ônibus elétrico chinês começa a ser testado nas linhas do transporte coletivo de Curitiba

terça-feira, 20 de setembro de 2022

O prefeito Rafael Greca anunciou a entrada do transporte público curitibano na era da eletromobilidade ao apresentar nesta sexta-feira (16/9), no Parque Tanguá, o modelo de ônibus 100% elétrico fabricado pela empresa chinesa Higer, que irá operar em fase de testes neste mês de setembro na cidade.


“É hora de embarcarmos com os dois pés e todos os pneus na eletromobilidade. A ideia é, de agora até 2024, colocar linhas integralmente elétricas em operação na cidade”, disse Greca, ao destacar que serão testados diferentes tipos de ônibus disponíveis no mercado para definir as tecnologias que se adequem às demandas de Curitiba.

“O mundo vai melhorar na proporção em que avançarmos na eletromobilidade. A ideia de baterias autossuficientes, de frotas públicas de transporte que não envenenem o ar das cidades, que não aumentem o aquecimento global e que façam com que as pessoas vão e voltem com plena saúde é o que representa o rosto da esperança e a visão do futuro. Curitiba tem compromisso com o futuro”, reforçou o prefeito.

Os ônibus elétricos não geram emissões de gases que provocam o efeito estufa e são silenciosos. E essas são apenas duas das vantagens apontadas como justificativa para substituição da frota do transporte coletivo de Curitiba.

Os novos modelos elétricos poderão ser testados de graça pela população neste final de semana, sábado (17) e domingo (18), de hora em hora. O ônibus elétrico vai circular entre o Terminal Campina do Siqueira e o Parque Barigui das 9h às 20h. O prefeito Rafael Greca falou sobre a entrada em uma nova fase.

Hoje, cerca de 4% dos ônibus do transporte público rodam com energia limpa ou baixa emissão de resíduos. A previsão é de que até 2030 esse percentual aumente para 33% e 100% até 2050, com zero emissão de poluentes. As demonstrações programadas para serem feitas até o final de 2023, servirão como base para definir futuras contratações da prefeitura, segundo Greca.

Haverá um revezamento entre cinco as linhas, onde o ônibus elétrico será testado. O início está previsto com a linha 801 Campina do Siqueira/Batel, nesta segunda-feira (19). Na terça-feira (20), será a vez da linha 380 Detran/Vicente Machado.

Na quarta-feira (21) o teste vai ser feito com a 617 Jardim Ludovica. Na quinta-feira (22) o ônibus elétrico vai transportar os passageiros da linha 654 Campo Alegre e na sexta-feira (23) a fase experimental fecha com a 826 Campo Comprido/CIC.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Estado entrega 20 ônibus elétricos ao sistema de transporte da Região Metropolitana de Salvador

Vinte ônibus elétricos começam a ser testados de forma gradual, a partir desta segunda-feira (5), na Região Metropolitana de Salvador (RMS), como parte do Projeto-piloto Ecológico lançado pelo Estado da Bahia, para atender a população com um sistema de transporte moderno e benéfico para o meio ambiente.


Com um investimento de R$ 44,7 milhões, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), os veículos adquiridos equivalem a 5% da frota total do subsistema metropolitano a ser renovada.

O ato de entrega dos ônibus contou com a presença do governador Rui Costa, na manhã desta segunda, no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas.

Após comprar os veículos, o Estado da Bahia realizou uma licitação e contratou a empresa vencedora para gerir o serviço, com a operação e manutenção do equipamento.
A regulação da operação ficará sob responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), vinculada à Seinfra.

Os veículos 100% movidos a eletricidade vão atuar, inicialmente, nas linhas Ilha de São João, Terminal Pituaçu e Kartódromo, na Praia de Ipitanga. Outras linhas serão acrescentadas em um cronograma que está sendo elaborado.

A previsão é que, até o final da semana, a população já possa contar com o serviço de forma integral. Com uma autonomia de cerca de 250 quilômetros por carga, os ônibus serão abastecidos em dois terminais de integração com o metrô: Retiro e Pituaçu, além do Estádio Roberto Santos (Pituaçu), que dispõe de tecnologia para produção de energia solar.

De acordo com o diretor executivo da Agerba, Carlos Henrique Martins, a operação dos ônibus elétricos representa a mudança da matriz energética de alimentação dos sistemas de transporte público coletivo na Bahia.

“O meio ambiente é o grande beneficiado com esse modelo que vem para revolucionar todo o transporte público, contribuindo para minimizar a emissão de poluentes”, destacou.

Informações: Acorda Cidade
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No Rio, Novos operadores de estação vão combater o calote no sistema BRT

A Mobi-Rio está finalizando o processo de contratação de 80 novos operadores de estação. Eles vão poder aplicar multas referentes à prática ilícita de evasão de tarifa no sistema BRT. O decreto publicado nesta quarta-feira (14/09) no Diário Oficial do Município delega à Mobi-Rio e à Gerência do Programa BRT Seguro, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a competência para fiscalização e aplicação de multas a quem não pagar passagem nas estações e terminais. Atualmente, o calote no sistema é de 20% do carregamento diário, sendo que a média diária de passageiros transportados é de 240 mil (pagantes + gratuidades).


– Essa é mais uma das iniciativas da Mobi-Rio no combate à evasão. Desde o início da intervenção, adotamos medidas para combater os calotes, como a reforma das estações, com chapas de aço nas portas e automação, e a parceria com o programa BRT Seguro, da Seop. Com isso, o número de pessoas que não pagam passagem caiu de 35%, 40% para 20% – explicou a presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin.

Os novos operadores vão passar por treinamento com a Gerência do Programa BRT Seguro, antes de começarem o trabalho de combate aos calotes:

– O BRT Seguro, por meio dos guardas municipais, vem fazendo esse trabalho de combate à evasão de passagens. Esse treinamento, com a qualificação dessas pessoas, vai ser ainda mais importante para essa atuação, uma vez que teremos maior capacidade de fiscalização para permitir que o sistema funcione dentro de todas as regras e de toda a legalidade – destacou o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Informações: Prefeitura do Rio
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Mais quatro estações do Metrô de Salvador passam a oferecer Wi-Fi

Mais quatro estações de metrô passam a oferecer Wi-Fi gratuitamente aos clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O serviço, viabilizado dentro da Parceria público privada entre a CCR Metrô Bahia e o Estado da Bahia, tem cobertura nos mezaninos e plataformas de embarque e desembarque das estações Acesso Norte, Rodoviária, Pernambués e Brotas.  


Já implementado também na estação de metrô Aeroporto, o serviço estará disponível em todas as estações até o final de novembro. Todos os pontos de acesso terão a tecnologia Wi-Fi 6, uma nova geração de rede sem fio que permite mais conexões simultâneas. “Com o serviço de Wi-Fi buscamos oferecer ainda mais comodidade aos nossos clientes. Essa tecnologia é de última geração e proporciona uma melhor experiência de navegação na rede, além de ter um desempenho melhor para vídeos e outros aplicativos”, explica Julio Freitas, gerente executivo de Arrecadação e Contratos da CCR Metrô Bahia.

Como acessar?

Para ter acesso ao serviço totalmente gratuito nas Estações, basta o cliente conectar-se à rede “ConectaBahia” e efetuar um cadastro simples com nome, CPF, endereço de e-mail válido e senha de acesso. Depois desse cadastro inicial, o cliente poderá acessar o serviço em quaisquer estações sem necessidade de novo cadastro. O aceite é do termo da Lei Geral de Proteção de Dados e o acesso concedido será de 10 minutos por cada conexão, podendo ser renovado. Dois links serão dedicados para esse serviço. O projeto não contempla cobertura em terminais de ônibus.

Informações: CCR
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Transporte coletivo em Salvador terá veículos com nova tecnologia em 2022

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Os usuários do transporte coletivo de Salvador vão contar com veículos de última geração, mais modernos e confortáveis, já a partir deste mês de setembro. As concessionárias que operam o transporte na cidade, Plataforma e OTTrans, são as primeiras do Brasil a adquirir os mais recentes lançamentos de motor traseiro Millennium geração V e o eMillennium, modelo específico para chassis com propulsão elétrica.


No total foram adquiridas 213 unidades, todas com ar condicionado, entre veículos para o BRT e para o sistema convencional. Para o BRT foram adquiridos ônibus de piso baixo, dos quais 44 são veículos a diesel e oito elétricos. Já para o sistema convencional, foram adquiridos 119 ônibus de piso alto e 50 micro-ônibus. Os primeiros veículos começam a chegar já nesta primeira quinzena de setembro, e os demais chegarão de forma gradativa nos próximos meses.

Em visita à unidade matriz da Caio, fabricante dos modelos, o titular da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), Fabrizzio Muller, pontuou a importância destas novas aquisições para a cidade. “Ainda este mês de setembro entregamos à população de Salvador o BRT e, além disso, a Prefeitura, junto às concessionárias, está fazendo um esforço para, nesta renovação da frota convencional, oferecer veículos que oferecem maior conforto aos usuários. Com essas novas aquisições, podemos nos orgulhar em oferecer aos soteropolitanos o que há de mais moderno no mercado”.

Modelos
As linhas do modelo seguem a tendência do design automobilístico europeu, com ângulos retos e visual imponente. Os veículos da linha Millennium possuem lotação total para 89 passageiros e portas em ambos os lados da carroceria, permitindo com que os veículos circulem por vias convencionais ou corredores exclusivos para ônibus. O modelo possui espaço interno com maior amplitude, que proporciona conforto visual além da otimização da acomodação de componentes técnicos da carroceria e capacidade de lotação aumentada.

Já o eMillennium foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria. Possuem lotação total para 72 passageiros, com portas em ambos os lados da carroceria. Com a finalidade de proporcionar conforto térmico, os veículos possuem ar condicionado com filtro anti-pólen, que retém partículas de poeira, fungos e bactérias.

Além de não emitir gases poluentes, o eMillennium possui diversos itens produzidos em polímero, material 100% reciclável, que também proporciona alta durabilidade e acabamento superior. O sistema de eletrificação do veículo será realizado pela Eletra.

Todas as novas unidades adquiridas são climatizadas e possuem rampas móveis, poltronas reservadas e espaço para cadeirantes, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos.

Operação assistida
A operação do BRT será iniciada no trecho entre o Shopping da Bahia e a praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, beneficiando diretamente as regiões da Avenida ACM, Itaigara e Juracy Magalhães. Os cidadãos poderão fazer a integração do sistema com os ônibus convencionais e o metrô. Todos os envolvidos na operação, desde a equipe técnica da Semob e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) até motoristas, bilheteiros e equipe de apoio, estão em fase final de capacitação.

Mais rapidez
O projeto do BRT de Salvador envolve melhorias na mobilidade e na infraestrutura em uma das regiões mais movimentadas da cidade, representando um avanço e mais qualidade de vida para quem anda de ônibus, com um modal mais confortável, eficiente e seguro. O trecho dois do modal, que vai desde a entrada do bairro Cidade Jardim até a Lapa, está com as obras em andamento e tem previsão de entrega para dezembro de 2023.

Informações: BAdeValor
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Uso das linhas expressas de ônibus em Joinville está longe da meta

O serviço expresso de ônibus em Joinville alcançou o melhor número de usuários mensais em agosto, com 9.836 passageiros transportados. Apesar da marca atingida, o número está longe da meta de 20 mil usuários por mês.

“Cresceu, mas está bem longe da necessidade ainda. Se olhar os últimos quatro meses é um crescimento bem pequeno”, avalia Alcides Bertoli, gerente de operações da Passebus.

As nove linhas de ônibus do serviço expresso circulam apenas entre segunda e sexta-feira. O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados. Para Alcides, o número de usuários registrado em agosto reflete na quantidade de dias úteis que o mês teve, 23 dias ao todo.

Desde abril, apenas em julho foi registrada uma queda no número de usuários, com 8.128. Enquanto no mês anterior, 8,5 mil pessoas utilizaram o serviço. Os dois meses tiveram 21 dias úteis.

“A nossa expectativa era que esse aumento fosse um pouquinho maior, que fosse crescendo a medida que a gente fosse usando. Me parece que atingimos a totalidade do público. Está vindo muito pouco”, afirma Alcides. Para ele, a diferença da tarifa, de R$ 4,75 para R$ 7, ainda pesa no bolso das pessoas.

A meta estabelecida de 20 mil usuários mensais tem como base os custos que o serviço tem. “Ainda não equilibrou receita com despesa”, comenta o gerente de operações.

Ele diz que o serviço só é viável porque os veículos disponibilizados são os mesmos usados por empresas para fretamento. Isso é possível porque as indústrias têm horários diferentes dos horários comerciais.

“Se eu tivesse comprado um ônibus específico, para pagar a prestação do ônibus, tudo isso só com esse serviço, não teria nem como a gente começar a pensar em fazer”, explica Alcides.

Na opinião dele, a caracterização dos ônibus utilizados influenciou apenas no começo da circulação do serviço. “O problema de caracterização é a continuidade ou a exclusividade”, justifica. “Como ele tem dupla jornada, a caracterização específica fica um pouco comprometida”, completa.

Prefeitura prorroga período experimental do serviço
A Prefeitura de Joinville publicou no dia 23 de março o decreto que estabelecia a nova modalidade de transporte coletivo de forma experimental. As linhas começaram a circular no dia 11 de abril.

No dia 9 de agosto o período experimental foi encerrado, porém, a prefeitura prorrogou esta fase por mais 120 dias. O serviço expresso segue de forma experimental até o dia 7 de dezembro deste ano.

Alcides afirma que a continuidade do serviço será avaliada junto à prefeitura. “Ele precisa estar com os custos equilibrados”, acrescenta. O gerente explica que os gastos com a modalidade de transporte são de aproximadamente R$ 50 mil por mês, sem contar com gastos adicionais causados por acidentes, reparos e pagamento dos demais funcionários das empresas de transporte coletivo de Joinville.

“É um excelente serviço que a gente gostaria de ampliar. Mas esbarramos na questão econômica do volume e da própria legislação que precisa sofrer as alterações das modernidades”, finaliza Alcides.

O gerente de operações da Passebus afirma que para esta segunda fase de período experimental, a quantidade de horários disponíveis das linhas foi reduzida pela metade.

Avaliação das linhas
Entre as nove linhas oferecidas, Alcides avalia que a linha Costa e Silva/Perini (8004) é a mais fraca. Em agosto, foram transportados 419 passageiros pela linha.

“Dividindo isso entre ir e voltar, dá uma média de duas a três pessoas por ônibus. É muito baixo, mas existe essa demanda”, comenta o gerente.

Costa e Silva/Perini é a segunda linha com menor quilometragem por dia. Ao todo são percorridos 32 quilômetros (km). Em agosto, foram percorridos 735 km.

Porém, segundo Alcides, a quilometragem não justifica a baixa adesão da linha, pois, a linha com menor quilometragem, Morro do Meio/Centro (8103), transportou mais que o dobro de passageiros que a linha Costa e Silva/Perini em agosto, com 863 passageiros ao todo.

Morro do Meio/Centro percorre 27,4 km por dia. Em agosto, foram percorridos 630,9 km. Com isso, a linha fica na primeira colocação do índice de passageiros por quilômetro (IPK), com 1,37.

A primeira colocação é dividida com a linha Itaum/Centro (8101), que também tem um IPK de 1,37. Porém, esta linha percorre 61,4 km diários. Em agosto, foram percorridos 1.412,2 km com 1,932 passageiros transportados.

Confira a quantidade de passageiros transportados e a quilometragem por linha:

As nove linhas e os trajetos foram definidos após um mapeamento realizado pela Passebus. Para isso, foram analisados os locais com mais embarques durante a manhã e os locais onde a mesma pessoa embarcava no fim da tarde. Os dados foram obtidos pelos relatórios do Cartão Ideal.

O trajeto completo e os horários das nove linhas do serviço expresso podem ser conferidas no site onibus.info.

Informações: O Municipio Joinville
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Bilhetagem eletrônica será implementada em 2023 no Rio

Antes prometida para começar nesse ano, a nova bilhetagem eletrônica dos transportes públicos do Rio de Janeiro vai entrar em operação em abril de 2023, no sistema do BRT. Até 2024, o sistema será implementado em outros meios de transporte, como VLT, ônibus convencionais e vans, de acordo com a prefeitura.

A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (13), depois da fase de diligências e consultas para verificação dos documentos relacionados à situação jurídica e qualificação técnica da empresa que ganhou a licitação, o Consórcio Bilhete Digital. A assinatura do contrato está prevista para Outubro.

O período da concessão vai ser pelo período de doze anos, podendo ser prorrogado por, no máximo, mais 12 anos.

A primeira sessão pública da licitação da Bilhetagem Digital para o credenciamento das empresas foi aberta no dia 12 de julho e teve a participação de quatro concorrentes: Consórcio Bilhete Digital (formado pelas empresas RFC Rastreamento de Frotas Ltda. e Alto Tijuca Participações Ltda.), que apresentou a melhor oferta, no valor de R$ 110 milhões.

O Consórcio Tacom (formado pela Tacom Projetos e Tacom Ltda.) ofereceu R$ 108 milhões e ficou em segundo lugar, em terceiro foi a empresa Sonda Mobility, com uma proposta de R$ 81 milhões. Em quarto lugar, ficou a empresa Autopass Bilhete Digital, cujo o valor não foi revelado pela prefeitura.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), abriu prazo, até a próxima terça-feira, para interposição de recursos dos outros concorrentes, que serão analisados pela Comissão Especial  de Licitação da SMTR e publicados em Diário Oficial.

Informações: Band Rio
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No Rio, Novos ônibus do sistema BRT começam a ser entregues em outubro

Os primeiros dos 291 veículos do sistema de BRT comprados pela Prefeitura do Rio já estão ficando prontos. No total, serão 220 modelos articulados e outros 71 ônibus convencionais, para aquisição de apenas 100 deles a prefeitura teve um custo de R$ 241,8 milhões. A previsão é que os carros padrões comecem a ser entregues em outubro, e os articulados em março de 2023.


Os novos veículos foram anunciados nas redes sociais de Eduardo Paes, prefeito da cidade, junto a um vídeo que mostra mais detalhes de sua nova estrutura. Ele escreveu: "O primeiro dos quase 700 BRTs que estamos comprando já está quase ficando pronto. Em breve vamos voltar a ter o sistema que a população merece."

A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) informou que os ônibus se somarão aos 300 articulados adquiridos na próxima licitação, que ocorrerá ainda este ano com previsão de entrega entre o final de 2023 e início de 2024. A Mobi-Rio informou que a nova frota irá operar conjuntamente com os veículos que já estão em circulação no sistema, e que continuam trabalhando para diminuir a situação de desgaste da frota, incluindo a contratação de mão de obra para trabalhar nas garagens, como mecânicos, eletricistas e lanterneiros.

O modal, segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), vive uma "crise bastante grave". Os usuários do atual sistema BRT viajam em veículos sem ar-condicionado, com lotação máxima e estrutura precária.

Informações: Extra
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Em Juiz de Fora, Novos ônibus para o transporte público começam a chegar


A empresa Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda (Ansal) anunciou nesta sexta-feira (16) que começou a receber os ônibus 0 km adquiridos para modernização do transporte público em Juiz de Fora. Ao longo do mês, 170 veículos chegarão à cidade.

Nos últimos meses o transporte público de Juiz de Fora passou por vários processos a fim de solucionar o serviço precário prestado à população. No início deste mês, a Prefeitura anunciou que o Consórcio Via JF iria assumir todas as linhas de ônibus.

Desde então, tem sido realizada a substituição das linhas que antes eram de responsabilidade do Consórcio Manchester, formado pela Tusmil, e que teve o contrato rescindido.

Os novos veículos vão passar pelos procedimentos de regularização e devem começar a circular nas próximas semanas.

Informações: G1
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Em SP, Novas faixas exclusivas para ônibus são entregues

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entregou no sábado, dia 17 de setembro, mais oito faixas exclusivas de ônibus, em vias da região central, de Guaianases, na Zona Leste, e da Cachoeirinha, Zona Norte.


As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que cerca de 115 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

Com um total de 2,47 km de extensão, as faixas serão utilizadas por 55 linhas de ônibus diferentes. A soma das linhas na relação abaixo ultrapassa o número de 55 porque algumas delas atendem mais de uma faixa. As vias com as novas faixas são Alameda Barão de Campinas, Rua Francisco Calado/Rua Marina Lemos de Abreu, Rua Otelo Augusto Ribeiro, Alameda Nothmann, Rua Capitão Pucci/Estrada do Lageado Velho, Rua Helvétia, Rua Guaianases e Rua Getulina.

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021 e até o momento, foram implantados 25,5 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 51% do total previsto.

Linhas beneficiadas pelas novas faixas em cada via e o horário de funcionamento:

Alameda Barão de Campinas, entre a Rua Helvétia e a Alameda Nothmann, Campos Elíseos - 16h às 20h
178L/10 Lauzane Paulista - Hosp. das Clínicas
508L/10 Term. Princ. Isabel - Aclimação
669A/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
719P/10 Term. Pinheiros - Term. Princ. Isabel
719R/10 Rio Pequeno - Metrô Barra Funda
778R/10 Cohab Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel
938C/10 Cohab Taipas - Term. Princ. Isabel
967A/10 Imirim - Pinheiros
978J/10 Voith - Term. Princ. Isabel

Alameda Nothmann, entre a Al. Barão de Limeira e Rua das Palmeiras, Santa Cecília - 16h às 20h
118C/10 Jd. Pery Alto - Term. Amaral Gurgel
1732/10 Vl. Sabrina - Term. Amaral Gurgel
178L/10 Lauzane Paulista - Hosp. das Clínicas
669A/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
778R/10 Cohab Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel
938C/10 Cohab Taipas - Term. Princ. Isabel
967A/10 Imirim - Pinheiros
978J/10 Voith - Term. Princ. Isabel

Rua Guaianases, entre a Av. Duque de Caxias e a Alameda Glete, Campos Elíseos - 6h às 20h
119C/10 Pq. Edu Chaves - Term. Princ. Isabel
271C/10 Pq. Vl. Maria - Term. Princ. Isabel
508L/10 Term. Princ. Isabel - Aclimação
509M/10 Jd. Miriam - Term. Princ. Isabel
5144/10 Term. Sapopemba - Term. Princ. Isabel
5154/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
609F/10 Chác. Santana - Term. Princ. Isabel
669A/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
7181/10 Cid. Universitária - Term. Princ. Isabel
719P/10 Term. Pinheiros - Term. Princ. Isabel
778R/10 Cohab Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel
805L/10 Term. Princ. Isabel - Aclimação
8707/10 Rio Pequeno - Term. Princ. Isabel
9300/10 Term. Casa Verde - Term. Pq. D. Pedro II
938C/10 Cohab Taipas - Term. Princ. Isabel
978J/10 Voith - Term. Princ. Isabel
978L/10 Term. Cachoeirinha - Term. Princ. Isabel

Rua Helvétia, entre a Av. Rio Branco e a Al. Barão de Limeira, Campos Elíseos - 16h às 20h
119C/10 Pq. Edu Chaves - Term. Princ. Isabel
178L/10 Lauzane Paulista - Hosp. das Clínicas
271C/10 Pq. Vl. Maria - Term. Princ. Isabel
508L/10 Term. Princ. Isabel - Aclimação
5144/10 Term. Sapopemba - Term. Princ. Isabel
5154/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
669A/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
7181/10 Cid. Universitária - Term. Princ. Isabel
719P/10 Term. Pinheiros - Term. Princ. Isabel
778R/10 Cohab Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel
9300/10 Term. Casa Verde - Term. Pq. D. Pedro II
938C/10 Cohab Taipas - Term. Princ. Isabel
967A/10 Imirim - Pinheiros
978J/10 Voith - Term. Princ. Isabel
978L/10 Term. Cachoeirinha - Term. Princ. Isabel

Rua Francisco Calado / Rua Marina Lemos de Abreu, entre a Rua Julião Ferreira da Silva e Av. Inajar de Souza, Cachoeirinha - 6h às 9h e das 17h às 20h
8194/10 Perus - Term. Cachoeirinha
8199/10 Pirituba - Cem. Vila Nova Cachoeirinha
819A/10 CPTM Vila Aurora - Jd. Primavera
9006/10 Vila Penteado - Term. Cachoeirinha
9008/10 Pq. De Taipas - Term.Cachoeirinha
9009/10 Cohab Brasilândia - Term. Cachoeirinha
9011/10 CPTM Jaraguá - Term.Cachoeirinha
9032/10 Jd. Damasceno - Term. Cachoeirinha
9162/10 Vila Penteado - Metrô Santana
971C/10 Cohab Brasilândia - Metrô Santana
971M/10 Vila Penteado - Term. Cachoeirinha
971R/10 CPTM Jaraguá - Metrô Santana
971R/42 CDHU Voith - Metrô Santana

Rua Capitão Pucci / Estrada do Lajeado Velho, entre a Rua Gaspar Aranha e 70 m após a Rua Henrique Beck, Guaianases - 16h às 21h
2004/10 Jd. Nsa. Sra. do Caminho - CPTM Guaianazes
2009/10 Jd. Robru - CPTM Guaianazes
2021/10 Jd. Bandeirantes - CPTM Guaianazes
2058/10 Term. São Miguel - CPTM Guaianazes
2059/10 São Miguel - CPTM Guaianazes
2059/10 São Miguel - CPTM Guaianazes
2201/10 Div. de Ferraz - CPTM Guaianazes
2202/10 Jd. das Oliveiras - CPTM Guaianazes
263C/10 Jd. Helena - Cohab II
2705/10 Jd. Fanganielo - Metrô Itaquera
2707/10 Chabilândia - Metrô Itaquera
2707/31 Chabilândia - Metrô Itaquera
2755/10 Guaianazes - Metrô Penha
2756/10 Guaianazes - Metrô Patriarca
2770/10 CPTM José Bonifácio - Metrô Vl. Matilde
3006/10 Jd. Fanganielo - CPTM Guaianazes
3006/21 ETEC Guaianazes - CPTM Guaianazes
3063/41 Guaianazes - Term. São Mateus
312N/10 Term. Cid. Tiradentes - São Miguel Paulista
3902/10 CPTM Jd. Romano - CPTM Guaianazes
407P/10 Term. Cid. Tiradentes - Metrô Tatuapé

Rua Otelo Augusto Ribeiro, entre a Rua Prof. João de Lima Paiva e Rua Caranaíba, Guaianases - 16h às 20h
3033/10 Guaianazes - São Mateus
3063/10 Guaianazes - Term. São Mateus
312N/10 Term. Cid. Tiradentes - São Miguel Paulista
4002/10 Guaianazes - Term. Vl. Carrão
3686/10 Jd. São Paulo - Term. Pq. D. Pedro II
3754/10 Inácio Monteiro - Metrô Itaquera
4035/10 Guaianazes - Metrô Itaquera

Rua Getulina, entre a Rua Capitão Pucci e a Rua Bom Jesus da Penha - 6h às 9h
2004/10 Jd. Nsa. Sra. do Caminho - Cptm Guaianazes
2009/10 Jd. Robru - CPTM Guaianazes
2021/10 Jd. Bandeirantes - CPTM Guaianazes
2058/10 Term. São Miguel - CPTM Guaianazes
2059/10 São Miguel - CPTM Guaianazes
2201/10 Div. de Ferraz - CPTM Guaianazes
2202/10 Jd. das Oliveiras - CPTM Guaianazes
2707/31 Chabilândia - Metrô Itaquera
2755/10 Guaianazes - Metrô Penha
2756/10 Guaianazes - Metrô Patriarca
2770/10 CPTM José Bonifácio - Metrô Vl. Matilde
3902/10 CPTM Jd. Romano - Cptm Guaianazes
40P/10 Term. Cid. Tiradentes - Metrô Tatuapé

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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Motoristas do transporte coletivo de Cuiabá recebem treinamento sobre Telemetria e GPS

Os motoristas do transporte público coletivo de Cuiabá iniciaram na quarta-feira (14) o curso de capacitação sobre Telemetria, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e comunicação por meio do teclado DK. O treinamento, realizado na sede da empresa Rápido Cuiabá Transporte Urbano, foi acompanhado pelo diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nicolau Budid.


A realização de cursos de capacitação para os motoristas é uma das exigências descritas no contrato de concessão realizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o intuito garantir mais qualidade e segurança nos serviços prestados pelas empresas Integração Transporte, Caribus Transportes e Serviços, Rápido Cuiabá Transporte Urbano e Viação Paraense, que atendem os mais de 200 mil usuários do transporte público na Capital. 

“Contratualmente é de responsabilidade das empresas que realizem a capacitação desses profissionais. Hoje eles estão passando pela capacitação de aprimoramento que mostra como funciona o georreferenciamento, que nos mostra a localização de todos os veículos que estão em funcionamento e também a telemetria, que uma ferramenta tecnológica que faz um diagnóstico do comportamento do motorista com relação à aceleração brusca, rotação do motor e a forma como esse motorista está conduzindo o veículo. E isso traz muitos benefícios, principalmente, com relação à segurança para o passageiro. Todos os motoristas das quatro concessionárias do sistema da Capital passarão por essa qualificação”, explica Budib.

“Por isso, sempre digo que os motoristas do transporte coletivo de Cuiabá estão classificados entre os melhores do Brasil. Além disso, as ferramentas tecnológicas disponíveis e adquiridas pelas concessionárias aqui de Cuiabá são o que mais tem de moderno hoje no país, tanto na parte de monitoramento, como também na climatização e acessibilidade”, acrescenta o diretor de Transportes.  

O diretor da Rápido Cuiabá Transporte, Luiz Cláudio Ferreira, também reforçou a importância da qualificação dos motoristas e falou sobre a implantação de melhorias no transporte coletivo de Cuiabá. “A empresa sempre se preocupou com a capacitação de seus colaboradores, principalmente os nossos motoristas, que hoje são 230 profissionais. Sempre desenvolvemos a ideia de que o motorista é quem leva a imagem da empresa para os nossos usuários. Então, nos preocupamos em prestar um serviço de qualidade, porque realizamos mais de 2 mil viagens por dia transportando vidas humanas”, pontua Ferreira.

“Numa parceria com a Semob, estamos adotando tecnologias para melhorar a qualidade do transporte público. Uma delas é a telemetria, que está muito focada na operação do profissional para que transmita segurança ao usuário. Adotamos também os ônibus de GPS, junto com a bilhetagem eletrônica. Estamos implantando o monitoramento online junto com a Semob, onde acompanhamos todo o trajeto realizado pelo ônibus. Além disso, instalamos um equipamento que vai começar a operar em outubro, no qual o motorista vai ter a comunicação direta com a central para relatar qualquer ocorrência, para que possamos prestar um serviço cada vez melhor para a população. Então, posso afirmar que a qualidade do transporte coletivo de Cuiabá não fica atrás das principais capitais do Sudeste”, finaliza o diretor.

Informações: Governo do Mato Grosso
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Prefeitura de Guarulhos conclui a revitalização de 500 abrigos para passageiros do transporte coletivo

A Prefeitura de Guarulhos concluiu nesta semana a revitalização e reinstalação de 500 abrigos metálicos ou de alvenaria para passageiros do transporte coletivo da cidade. O número representa quase 50% dos 995 pontos semelhantes existentes no município. Além de pintura, foram reforçadas as bases, substituídas as telhas danificadas, as soldas e as peças avariadas ou vandalizadas. A medida visa a economizar recursos financeiros e proporcionar mais conforto aos  passageiros.


O secretário de Transportes e  Mobilidade Urbana, Luigi Lazzuri Neto, comentou a ação. “A maior parte dos abrigos reformados sofreu vandalismo, mas, apesar disso, temos notado uma melhoria significativa na conservação desse tipo de mobiliário, o que é muito positivo para todos. Promover a maior participação da população na preservação do patrimônio público e aumentar o conforto dos usuários do transporte de Guarulhos, principalmente nos dias muito quentes ou chuvosos, são as diretrizes e prioridades da administração municipal”, afirmou.

De acordo com a secretaria, essa é a primeira ação de revitalização realizada em duas décadas e, neste primeiro momento, priorizou os abrigos existentes nas principais vias e corredores da cidade. A próxima etapa, já iniciada, contemplará vias secundárias de forma a levar melhorias a todos os abrigos existentes na cidade.

Informações: Divulgação/PMG
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