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Prefeitura de Florianópolis disponibiliza recadastramento de cartão estudante do transporte coletivo através de app

segunda-feira, 25 de abril de 2022

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade de Planejamento Urbano, disponibilizará na próxima segunda-feira (25) o recadastro online do cartão municipal do transporte coletivo através do aplicativo para celulares SI.GO. O recadastro via app é apenas para cartões da modalidade Cartão Estudante e poderá ser realizado até o dia 29 de julho. Somente os estudantes que ainda não fizeram a atualização cadastral obrigatória no ano de 2022 precisam realizar o processo. 


O recadastro hoje é feito somente no atendimento do Passe Rápido, no Ticen, ou terminais de integração dos bairros. Com o recadastro disponível através do aplicativo, o usuário poderá realizar todo o processo de atualização do Cartão Estudante, que é necessário ser feito anualmente, de maneira totalmente online com envio de foto dos documentos comprobatórios. Além disso, o valor do selo, que é cobrado para recadastros presenciais, não será cobrado quando o mesmo for realizado pelo aplicativo. 
 
Aqueles que não conseguirem efetivar o recadastro através do aplicativo ou não tiverem acesso ao mesmo, deverão procurar atendimento para efetivar o recadastramento junto ao Passe Rápido, no Ticen. A partir do dia 25 de abril não serão realizados os recadastros nos demais terminais. É importante ressaltar que é preciso realizar a atualização cadastral para fazer a recarga do cartão, tanto via aplicativo quanto a recarga feita presencialmente. Após o período de recadastro, que vai até o dia até o dia 29 de julho, a compra será bloqueada para cartões não recadastrados.
 
Para realizar a atualização do Cartão Estudante pelo aplicativo é necessário baixar o app SI.GO, disponível para Android e IOS, e procurar pela opção disponível na tela inicial “Recadastro de Benefício” e seguir os passos indicados, incluindo o envio de foto dos documentos comprobatórios.
 
“Com essa opção que adicionamos ao aplicativo, realizar o recadastro vai ficar bem mais fácil e prático. O app também possui as opções de recarga de cartão e compra de ticket, desde março. Estamos utilizando a tecnologia para facilitar e incentivar a utilização do transporte coletivo de Florianópolis”, afirma o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann
 
Para mais informações acesse https://www.consorciofenix.com.br/passe-rapido ou ligue para (48)3251-4120

Informações: Floripa News
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Prefeitura de Campina Grande garante ônibus para estudantes da UEPB e UFCG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), determinou aos Consórcios Santa Maria e Santa Verônica, nesta quarta-feira, 20, o retorno das linhas noturnas que deverão fazer a rota universitária, passando pelas Universidades Estadual da Paraíba (UEPB) e Federal de Campina Grande (UFCG), no bairro de Bodocongó, garantindo ida e volta para os estudantes e funcionários das instituições.


De acordo com a Ordem de Serviço 0006/2022, a partir de segunda-feira, 25, as linhas 303 e 333 farão as citadas rotas, no turno da noite. Além disso, quem estiver transitando na linha 245 e precisar ir à UEPB, deverá descer no Terminal de Integração do Chico Mendes e fazer a integração com um ônibus alimentador, que levará os passageiros para a universidade.

A linha 245 terá o espaço de tempo entre os ônibus reduzido a 25 minutos, o que deixará o percurso mais rápido para os usuários. Além disso, as linhas 020, 022, 044, 066, 090A, 110, 111, 245, 092, 263, 303, 333, 404, 055, 555, 903A, 903B, 909, 910, 955 terão seus horários estendidos, nos dias úteis, até 22h30.

As linhas que farão as rotas universitárias deverão dar continuidade com o circular após 19h30, chegando às universidades às 20h, 21h e 22h, seguindo para o Terminal de Integração do Centro; e às 20h30, 21h30 e 22h30 sairão do Terminal para os bairros.

Quanto ao atendimento da região universitária durante o dia, além das linhas 303, 333 e da alimentadora oriunda do Terminal do Chico Mendes, haverá a reativação da linha 300B. Esta linha fará o percurso Centro-UFCG-UEPB, transitando pela Avenida Pedro II (lateral da Feira da Prata, no sentido Centro-bairro).

O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, explica que a operação dos ônibus foi pensada com o máximo de cuidado, para atender a alta demanda de estudantes das duas universidades públicas.

“Nunca deixamos de escutar os usuários do sistema e buscamos planejar a rota dos ônibus, no retorno presencial das atividades nas universidades, de forma a garantir que todos possam transitar com tranquilidade ao ir e voltar do ambiente de estudo. O objetivo é cumprir nosso dever, enquanto gestão pública, de ouvir, dialogar e atender as demandas para que todos possam exercer seus direitos de ir e vir”, ponderou Dunga.

Informações: G1
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Estudos vão nortear criação de linhas de ônibus na madrugada em Goiânia

O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, explicou que não vê dificuldades na criação de linhas de ônibus que funcionem durante a madrugada. A demanda surge a partir de um projeto de lei em tramitação que obriga as empresas a rodarem por 24 horas. 


“Não vejo dificuldade em fazer, mas só que, para a gente fazer isso, para implementar isso, a gente precisa de estudo, precisa de avaliação. Ver o volume de passageiros. Quantos passageiros são? Vou implementar um corujão em qual sentido? Para qual rota?”, destacou Abreu ao DG. 

Nesse sentido, é importante buscar o equilíbrio para que o serviço não entre em bancarrota. “Eu acho que toda linha nova, todo serviço novo a gente precisa avaliar os dois lados. Eu preciso avaliar o lado do usuário, porque ele tem um interesse, ele tem necessidades de se locomover dentro da cidade, e tenho que avaliar a sustentabilidade desse sistema. O sistema, ele é feito assim: algumas linhas mais produtivas pagam linhas não produtivas. Então, a gente precisa buscar esse equilíbrio, o sistema tem que ser sustentável”, pontuou.

Atualmente, apenas a Metrobus mantém uma linha durante toda a madrugada. Chamado Corujão, o serviço já existe por décadas. O projeto de lei do deputado estadual Henrique Arantes (MDB) exige que as outras concessionárias do transporte coletivo coloquem ônibus para rodar entre a meia noite e às seis horas da manhã.

De acordo com o projeto ficará a cargo da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) a elaboração de um projeto que atenda ao texto dentro dos próximos sessenta dias após o texto aprovado. O deputado ainda pontua que o projeto fomenta a criação de empregos já que novos postos deverão ser criados com sua aprovação.

Informações: Diário de Goiás
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Urbes anuncia instalação de bilheterias de autoatendimento nos terminais Santo Antônio e São Paulo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, finaliza os procedimentos para instalação de, ao todo, 17 bilheterias de autoatendimento nos Terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP). Os dez primeiros dispositivos, em fase de teste, começarão a operar na quarta-feira (27), sendo cinco em cada um dos dois terminais.


“A Urbes vem tomando providências no sentido de diminuir o tempo de atendimento nas bilheterias dos terminais, reforçando o número de atendentes nos horários de maior demanda e, mais do que isso, já está configurando as máquinas para início do autoatendimento na compra de passes. O objetivo é a qualidade do atendimento, sempre ligado ao que há de mais moderno no mercado”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto.

A Urbes prevê que as máquinas comecem a ser instaladas no início da próxima semana, como mais uma alternativa aos usuários do transporte público. “A medida contribuirá para dar mais agilidade na aquisição do bilhete. Quem preferir também terá a opção de comprar nos guiches da Urbes”, complementa.

Vans e novo site

Outras duas medidas ainda estão sendo providenciadas pela Urbes, para agilizar a compra de bilhetes pelo usuário do transporte público na cidade e igualmente entrarão em funcionamento, em breve.

Uma delas será disponibilizar duas vans, com equipe de venda de bilhetes. Esses veículos funcionarão como unidades volantes e serão direcionadas a pontos ou terminais em que for constatado aumento da demanda na aquisição de passagens. A previsão é que esse serviço esteja disponível dentro de uma semana.

Mais uma ação da Urbes será a modernização do seu site, a fim de providenciar também a compra de bilhetes, via cartão de crédito ou débito. “O site será todo redesenhado, focado em serviços à população, e deve ficar pronto em até dois meses. Porém, antes mesmo disso, em menos de 30 dias, já devemos possibilitar esse tipo de compra no site atual”. Assim, o usuário poderá comprar o bilhete de qualquer lugar onde esteja, seja em casa, no trabalho ou, mesmo, na rua, tudo pelo celular, inclusive”, adianta o diretor-presidente da Urbes.

A empresa lembra, ainda, que mantém 160 postos credenciaos de venda de bilhetes, espalhados por todas as regiões da cidade, e que planeja ampliar essa rede.

Ainda, outra alternativa é que os usuários das linhas operadas pelas concessionárias BRT e Consor comprem os passes via aplicativo Cittamobi, baixado diretamente no celular. A Urbes já realiza estudos para estender a utilização desse aplicativo também aos usuários das linhas operadas pela empresa City, integrando todo o sistema.

Melhorias nas linhas de ônibus

Desde o início deste ano, todas as linhas do transporte coletivo são monitoradas diariamente e em período integral, pelas equipes das três operadoras responsáveis, ConSor, City e BRT Sorocaba, além da Urbes – Trânsito e Transportes. Inicialmente, a intervenção operacional, se necessário, ocorre por meio da inserção de viagens adicionais (extras) e, mantendo-se a procura por parte dos passageiros, essas viagens adicionais permanecem definitivamente na programação daquela determinada linha.

Os ajustes dinâmicos na programação horária de várias linhas do sistema ocorrem como forma de manter a regularidade entre as viagens e otimizar a distribuição do fluxo, evitando viagens lotadas. No entanto, quando alguma situação de lotação é registrada, imediatamente são inseridas viagens extras, até que uma nova programação readequada seja viabilizada para aquela linha.

Com isso, já foram realizadas alterações e melhorias em diversas linhas, como: (03) Nova Esperança; (05) Vila Carvalho / Vila Fiori; (06) Barcelona; (10) Senac; (14) Santa Rosália; (25) Itavuvu; (T30) Brigadeiro Tobias; (T31) Cajuru; (45) Retiro São João; (47) Barcelona; (52) Cidade Universitária; (55) Rodrigo; (65) Campolim; (66) Ipatinga; (68) Sol Nascente; (110) Vitória Régia; (T140) Terminal Santo Antônio / Terminal Vitória Régia; (D200) Norte x Sul; (303) Interbairros 3 e (307) Interbairros 7.

Em geral, informa a Urbes, os grandes fluxos são registrados nas linhas que atendem aos principais corredores do transporte público, isto é, as principais avenidas da cidade. Quanto ao movimento de passageiros, há registro de maior utilização nos períodos de pagamento/vale ou datas que antecedem e sucedem feriados.

Quanto a atrasos ou lotações, quando ocorrem, podem ser provocados, ainda, por ocorrências adversas à operação, como, por exemplo, acidentes de trânsito e veículos de passeio parados na rua por alguma falha técnica.

Frota de ônibus continua crescendo

As operadoras do transporte público em Sorocaba continuam adquirindo novos ônibus zero quilômetro para compor as frotas e, com isso, atender às necessidades de viagens, sempre com mais comodidade e conforto. Os veículos estão sendo substituídos por outros mais modernos e tecnológicos, equipados com ar-condicionado, rede de internet sem fio e entrada USB para carregamento de celular e eletrônicos, além de serem mais espaçosos e oferecerem maior capacidade de passageiros. Até início de maio, ainda mais novos e maiores ônibus serão incorporados ao sistema, para melhorias das linhas, tais como as que atendem à Zona Industrial do Éden e Cajuru.

O município de Sorocaba opera, hoje, com 100% da frota do transporte coletivo. Atualmente, são 371 ônibus em operação, sendo 31 articulados e 29 superarticulados, com capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda (mais de quatro vezes maior), que é de 155 mil passageiros/dia útil, em média. São 118 linhas operantes e 2.425.230 viagens/ano.

Em 2020, ano de início da pandemia, eram 300 veículos em operação, em 109 linhas e 1.794.961 viagens/ano. Ou seja, atualmente, a demanda é menor para uma capacidade de atendimento da frota bem maior, sempre como forma de evitar aglomerações.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Grande Recife, VLT pega fogo durante a operação


Um trem do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da linha diesel do Metrô do Recife pegou fogo na manhã deste sábado (23), na cidade de Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana. Por causa do incidentem, os passageiros tiveram que descer e caminhar entre os trilhos.

O princípio de incêndio foi registrado por volta das 11h, no ramal Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), operadora do sistema, não houve feridos e o trem foi levado para a manutenção.

A CBTU informou ainda que as causas do incidente serão investigadas. Testemunhas disseram que ambos os ramais, que vão para Cajueiro Seco e para o Curado, ficaram paralisados. Segundo um passageiro, o ar-condicionado da composição pegou fogo e os vagões ficaram tomados pela fumaça.

Informações: BNews
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Porto Alegre terá mais de 1,5 mil novos abrigos de ônibus

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Porto Alegre contará com um mobiliário urbano mais moderno e sustentável ainda neste primeiro semestre. O contrato de concessão de 1.507 novos e interativos abrigos de ônibus foi firmado com o consórcio Abrigo Inova Poa (homologado por meio de processo licitatório). Serão instaladas 100 câmeras de monitoramento, 180 painéis de próxima chegada e 75 abrigos com telhado verde.
O consórcio será responsável pelo fornecimento, instalação e manutenção do mobiliário. A instalação começa em até 60 dias. 

“Teremos painéis com funcionalidades inéditas orientando a chegada dos próximos ônibus, câmeras de segurança digitais, assentos individuais nas paradas, espaço para cadeirantes, acessibilidade com o piso podotátil, carregador USB, iluminação, proteção lateral para chuva e informações aos usuários. Tudo sem custo para o município”, afirma a secretária de Parcerias, Ana Pellini.

Segundo Ana, a iniciativa representa um grande ganho para a cidade, pois, além de instalar novos abrigos, vai mantê-los por 20 anos. “O projeto tem um impacto significativo na paisagem urbana e na autoestima do cidadão", completa a secretária.

Contrato - A companhia assinou contrato no valor de R$ 29,38 milhões e terá como contrapartida a exclusividade na exploração publicitária de mídia nos espaços. “A outorga foi definida em abrigos de ônibus adicionais e não em dinheiro, beneficiando o usuário do transporte público. A oferta foi 30% superior aos 1.144 originais estimados no edital, a serem implantados pelo Consórcio Abrigo Inova Poa”, explica o diretor de Estruturação de Desestatização da Secretaria de Parcerias, Fernando Pimentel, coordenador do projeto.

A concessão com a empresa vencedora será fiscalizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. O secretário responsável pela pasta, Adão de Castro Júnior, destaca que a prefeitura trabalha para qualificar o transporte público em Porto Alegre. “O contrato firmado com a iniciativa privada vem a se somar com outras ações que irão auxiliar na entrega de um serviço melhor à população”, diz o secretário.

“Vamos oferecer tecnologia e usabilidade à população e às marcas que querem se conectar com essas pessoas, impactando positivamente e contribuindo para a melhoria da mobilidade na cidade”, ressalta Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Em Campo Grande, Corredor de transporte coletivo vai reduzir 25% da viagem de ônibus

Primeiro trecho do corredor sudoeste do transporte coletivo  nas ruas Guia Lopes /Brilhante/ Marechal Deodoro, vai reduzir em 25% o tempo médio do trajeto de ônibus centro /bairro e bairro/centro. 
Quando toda a malha de corredores, com mais de 54 km, estiver funcionando, a expectativa é que a velocidade média dos ônibus passa de 16 para 20 km/h. Este primeiro trecho, de 3,5 km, liga a Avenida Afonso Pena ao Terminal Bandeirantes.

Circulam diariamente  pelo corredor colocado em funcionamento nesta segunda-feira, 45 ônibus de 6 linhas (Caiobá /Aero Rancho, Centro /Santa Emília , Centro/Lageado ,  Aero Rancho /General Osório ,  Bandeirantes/Nova Bahia e Aero Rancho /Nova Bahia). Conforme a Prefeitura da Capital, a partir de agora será proibido o estacionamento na pista reservada aos ônibus. Também não está autorizada a conversão à esquerda em 5 esquinas onde foram construídas as estações de embarque e desembarque.

Secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, e o diretor geral da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine Bruno, passaram boa parte da manhã de segunda-feira (19) acompanhando a entrada em funcionamento do corredor.

Outro trecho 

Nos próximos dias serão retomadas as obras do trecho complementar do Corredor Sudoeste, ligação entre os terminais Bandeirante e Aero Rancho pela Avenida Marechal Deodoro. O trecho de 5,2 km já foi recapeado, falta concluir as estações de transbordo e reordenar o trânsito no Trevo Imbirussu.

Na Avenida Bandeirantes, trecho final da ligação bairro /centro do corredor, está pronto o recapeamento, a sinalização está quase pronta, e será feita uma nova licitação para a construção das sete estações planejadas. Já está pronto o corredor da Rua Bahia, entre Afonso Pena e a Coronel Antonino, onde só falta a construção das estações de embarque. Estão em andamento as obras dos corredores da Avenida Calógeras e da Rui Barbosa.

Informações: Capital News
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Em SP, Estudantes deverão solicitar segunda via do Bilhete Único pela internet

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Os estudantes de São Paulo que possuem o seu Bilhete Único Estudante e precisam solicitar uma segunda via do seu documento deverão fazer o pedido diretamente pela internet, sem a necessidade de comparecer fisicamente a um posto até o momento da retirada. A novidade começa a valer no dia 1º de maio.


Com a mudança, o estudante passa a ter mais opções de pagamento do valor da emissão de segunda via, podendo utilizar seu cartão de crédito ou PIX, além do boleto, que já era aceito e continuará sendo uma alternativa.

Em caso de perda ou roubo, o aluno deverá solicitar a nova via no site http://sptrans.dne.com.br/sve, realizar o pagamento do valor referente à emissão do cartão e somente após a liberação do benefício no site, comparecer ao posto de sua escolha para retirada do bilhete.

A partir de 1º de maio, com a mudança, não será mais possível solicitar a segunda via por extravio diretamente no posto, reduzindo assim as filas e organizando o serviço no atendimento digital. Alunos cujos bilhetes apresentem mau funcionamento ou erro de leitura devem continuar comparecendo aos postos para análise do cartão.

Vale lembrar que, desde o início do ano, a solicitação da primeira via do Bilhete Único é feita exclusivamente pela internet e o cartão é enviado diretamente para o endereço de sua escolha, tornando todo o processo mais rápido e prático para todos.

Informações: SPTrans


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Em SP, Itaquera ganhará novo Terminal de Ônibus

domingo, 17 de abril de 2022

A SPObras lançou nesta terça-feira (12) a concorrência para contratação das obras remanescentes do novo Terminal de ônibus Itaquera, na zona leste da Capital. O novo terminal terá 36 mil m2 de área construída e será implantado em área vizinha ao atual terminal, ampliando sua capacidade para receber novas linhas de ônibus, além de atender as transferências para as linhas de alta demanda do Metrô (Linha 3 - Vermelha – Corinthians/Itaquera) e da CPTM (Linha 11 – Coral). Após contratada, a intervenção será executada em 30 meses a partir da ordem de serviço. 


As obras contarão com financiamento do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). A SPObras atuou junto ao órgão para atualização dos projetos do terminal, a fim de que os recursos fossem liberados e a licitação, viabilizada. No total, estão previstos investimentos da ordem de R$ 207,4 milhões, sendo R$ 60 milhões advindos da CEF e o restante como contrapartida da Prefeitura.

As informações sobre a licitação podem ser acessadas no Portal E-negocios da Prefeitura de São Paulo; a abertura dos envelopes com as propostas está prevista para o dia 13 de maio.

O Terminal de ônibus Itaquera existente foi implantado em 1988, com a finalidade de dar suporte à operação de um conjunto de linhas de ônibus integradas ao metrô. Com o crescimento orgânico da cidade, o cenário atual demanda a ampliação da capacidade de acomodação para pontos finais de linhas que atendem o transporte na região leste de São Paulo, questão que o novo terminal pretende sanar, além de desafogar as linhas do Metrô e da CPTM, sendo uma alternativa mais confortável para os passageiros.

Processo de Construção Virtual

Em iniciativa inédita no município, a empresa ou consórcio contratado deverá desenvolver um modelo digital de construção do novo terminal em 4D através da metodologia BIM – Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção.

O modelo digital vai permitir a emissão de relatórios de interferências; o planejamento da obra em 4D, simulando a sua construção ao longo do tempo, a fim de reduzir os riscos do não cumprimento de prazos contratuais para execução das obras; e a extração de quantitativos de serviços, conforme orçamento referencial e seus critérios de medição, para alimentar o processo de acompanhamento, fiscalização e medição da obra.

Assessoria de Comunicação - SPObras
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Mercedes-Benz quer participar dos estudos de eletromobilidade de Curitiba

Representantes da fabricante de ônibus Mercedes Benz estiveram reunidos nesta quarta-feira (13/4) com o prefeito Rafael Greca para conversar sobre os estudos de eletromobilidade em curso no município, como parte dos projetos dos novos Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste. “Queremos mudar o padrão energético da cidade, substituindo o óleo diesel pela eletricidade. Temos o projeto da nossa pirâmide fotovoltaica do Bairro Novo da Caximba, o da autosuficiência energética nos terminais e ainda os novos ônibus elétricos, que farão parte das linhas Inter II, Interbairros II e do Eixo Leste-Oeste”, afirmou Greca.


“Estamos dispostos a participar desse processo, oferecendo nossa tecnologia. Como se trata de um mercado novo no Brasil, estamos falando de uma migração gradual, em que os municípios terão que fazer uma transição sustentável e bem estruturada”, diz Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Foram discutidos, na reunião, formatos de financiamento da frota, modelo de compra e leasing, autonomia de bateria e ainda a capacidade de fornecimento de modelos nacionais e importados pelas montadoras. A Mercedes-Benz anunciou, no ano passado, o desenvolvimento e produção local do primeiro chassi de ônibus elétrico da marca, com investimento de R$ 100 milhões.

Planejamento
A evolução do transporte de Curitiba para os próximos dois anos conta com a implantação de ônibus elétricos, estações autossustentáveis, novos terminais, pistas exclusivas e o fortalecimento da intermodalidade do transporte público, como forma de melhorar e ampliar os serviços da Rede Integrada de Transporte (RIT).


Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, que participou da reunião, o plano contempla a aquisição, nesse período, de 80 ônibus elétricos, para as linhas Inter II, Interbairros II e Ligeirão Leste-Oeste,

A Urbs e o Ippuc têm realizado uma série de estudos sobre modelos de ônibus elétricos em operação no Brasil e Exterior. Os levantamentos e testes visam à melhoria da qualidade do serviço e a redução das emissões de CO2, como parte do compromisso definido no Plano de Ação Climática da cidade

Participaram da reunião, o gerente-geral da marca Mercedes-Benz, Jefferson Silva, e Ari Santos, coordenador de venda de ônibus.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Rio recebe propostas para a compra de 191 ônibus que serão utilizados no BRT

A Prefeitura do Rio recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 ônibus que serão usados no sistema BRT. A nova licitação aconteceu na quarta-feira (13/04). Na primeira tentativa, em março, não houve ofertas.


As propostas recebidas foram para dois lotes de ônibus modelo padron, totalizando 71 veículos, e 120 articulados (o objetivo era adquirir 320 articulados).

Com o bjetivo de aumentar a chance de receber propostas, a cidade resolveu dividir a compra em três partes. Serão dois lotes de compras de ônibus articulados e um lote para adquirir ônibus comuns.

Agora, o rito segue com a finalização das propostas, a análise da documentação de habilitação e a homologação das empresas vencedoras.

A expectativa é que a assinatura dos contratos aconteça em até 30 dias. A previsão de entrega dos articulados é até março de 2023, e a dos ônibus padron até dezembro de 2022.

Ainda está prevista a realização de outra licitação para a compra de mais veículos articulados para o sistema, totalizando uma nova frota de 572 ônibus. O cronograma ainda será divulgado pela prefeitura.

Informações: G1
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Prefeitura de BH abre consulta pública para projetos de faixas exclusivas para ônibus


Novas faixas exclusivas para os ônibus serão implantadas na região centro-sul de Belo Horizonte, dando prosseguimento ao Projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, contemplando trechos da Avenida Afonso Pena, das ruas Professor Moraes, São Paulo, Curitiba e Santa Catarina (único corredor); da Avenida João Pinheiro, Praça da Liberdade, Avenida Cristóvão Colombo (único corredor), além da ciclovia das ruas Goiás e Sergipe.

Os projetos de intervenções foram elaborados e agora estão disponíveis no portal da Prefeitura para uma consulta pública eletrônica, quando toda a sociedade pode participar enviando suas contribuições e sugestões, até o dia 6 de maio de 2022.


O projeto de prioridade ao transporte coletivo visa a melhoria da qualidade do serviço ofertado, beneficiando os passageiros dos ônibus. Com as faixas exclusivas, a meta é atingir o aumento da velocidade operacional dos ônibus, em 20%, a redução de tempo de viagem, o menor tempo de espera pelo ônibus, a melhoria na pontualidade em relação ao quadro de horários, a redução de custos operacionais e das emissões de gás carbônico, gases efeito estufa e poluentes locais.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Preço da passagem de ônibus em Araucária cai para R$ 1,50

O preço da tarifa do transporte público de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, caiu de R$ 1,70 para R$ 1,50, a partir desta sexta-feira (15).
Foto: Carlos Poly


A redução foi a sétima consecutiva na cidade, desde 2018, quando o município informou que a tarifa passaria de R$ 4,25 para R$ 2,90. Outras quedas no valor cobrado aos passageiros ocorreram em 2019 e 2021.

De acordo com a prefeitura, houve aumento no número de pagantes no sistema de transporte nos primeiros meses do ano, o que fez com que a receita do sistema aumentasse e possibilitasse a redução da tarifa.

Em janeiro de 2022, segundo a prefeitura, o sistema registrou 715 mil usuários pagantes. O número subiu para 799 mil em fevereiro e, em março, foi de 924 mil passageiros pagantes.

Em 2018, quando começaram as reduções, a média de passageiros por dia era de 32 mil. Atualmente, a média é de 53 mil passageiros diários.

O custo técnico do transporte por passageiro em Araucária é de R$ 3,50, mas o município banca parte do valor, como também ocorre em outras cidades.

Histórico de reduções
No início de 2018, o valor da tarifa do Transporte Integrado de Araucária (Triar), que seguia a tarifa metropolitana (R$ 4,25 na época; hoje R$ 4,50), foi reduzida para R$ 2,90.

Em abril de 2019, caiu de R$ 2,90 para R$ 2,65 e, em novembro de 2019, passou a ser de R$ 2,40. Pouco antes do início da pandemia, o sistema de transporte chegou a 53 mil passageiros por dia, um recorde.

De janeiro até início de setembro deste ano, a tarifa do Triar ficou em R$ 2,20. A partir do dia 13 de setembro, a tarifa foi reduzida para R$ 1,95.

A última redução havia sido feita em dezembro de 2021, quando passou de R$ 1,95 para R$ 1,70.

Informações: G1 PR
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Uberaba vai receber 20 novos ônibus para o transporte público até dezembro

A Prefeitura de Uberaba anunciou, na última quinta-feira (14), que a cidade deve receber 20 novos ônibus para o transporte coletivo nos próximos meses. A chegada dos veículos faz parte da renovação da frota das empresas Líder e São Geraldo, que prestam o serviço, após negociação feita com o Município.


Entre os 20 ônibus, 10 integrarão a frota neste primeiro semestre, sendo que quatro deles têm previsão para chegar na próxima segunda-feira (18). Os outros seis da primeira leva devem estar na cidade até junho.

Em seguida, os demais veículos têm previsão de começarem a circular entre julho e dezembro. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Defesa Social (SDS), Claudinei Nunes, todos os novos ônibus são alongados para receberem mais passageiros.

Ainda conforme o Município, os veículos são da classe OF 1721, com 13,2 metros de comprimento. As empresas investiram cerca de R$ 4,2 milhões para a chegada dos 10 primeiros ônibus.

Informações: G1 MG
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Prefeitura de Goiânia investirá R$ 110 milhões ao ano no transporte público

O investimento da prefeitura no Bilhete Único e no transporte público de Goiânia será de R$ 110 milhões ao ano. São dados divulgados pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) nessa semana. O Bilhete Único, carro-chefe do pacote de benefícios criado pela gestão do prefeito Rogério Cruz, começou a valer no dia 02 de abril.


Além de trazer melhorias, o aporte da prefeitura será suficiente para garantir com que o valor da passagem se mantenha em R$ 4,30 – embora a inflação tenha encarecido os custos de operação do sistema nos últimos meses. Esse Bilhete Único permite ao usuário que troque de linhas em até quatro integrações gratuitas, pelo período de 2h30, a partir da primeira validação.

O programa foi implantado a partir Cartão Fácil, ou seja: quem já tinha ao cartão aderiu ao Bilhete Único de forma automática. No primeiro acesso nos ônibus e terminais, o sistema fará o registro da biometria facial do usuário, o que viabiliza o uso adequado do bilhete – que é pessoal e intransferível.

Por não exigir que o usuário passe por terminais para fazer integração, o bilhete agiliza o trajeto em até 50 minutos, e reduz custos para o passageiro, uma vez que é pago o valor de R$ 4,30 em até quatro integrações, no período estabelecido.

Adesão ao programa
Balanço apresentado pela Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) aponta que, na sexta-feira (08/04), foram registradas 31.040 integrações com o bilhete único. O volume representa 8,2% da demanda total da rede naquele dia, cujo fluxo foi de 379.740 validações. Os números mostram adesão crescente, uma vez que, no primeiro dia de operação, haviam sido registradas 13.493 integrações.

Ao longo de abril, equipes da RMTC orientarão (nos terminais, estações do Eixo Anhanguera e pontos de embarque e desembarque) os usuários sobre o uso do Bilhete Único e sobre a organização de novos trajetos, desde o embarque até o destino final pelo aplicativo SimRMTC. Também estão sendo entregues folders explicativos.

O Bilhete Único é a primeira das melhorias previstas para o transporte público na capital. Nos próximos meses, o cronograma prevê o lançamento, por exemplo, do Vale Transporte Assinatura, Cartão Família, Bilhetes Um Dia e Uma Semana, Cartão-Pós-Pago, e Bilhete Meia-Tarifa.

O prefeito Rogério Cruz destaca Goiânia como a primeira capital no Brasil a implantar um sistema de integração dessa magnitude. Segundo ele, a implementação foi possível graças à modernidade dos sistemas do município, o que confere ao passageiro usufruir a integração entre linhas mediante tarifação única, além da flexibilidade de rotas.

Quanto à tarifa, o prefeito da capital destacou que manter o valor pelo quarto ano é fruto da parceria entre governo estadual e prefeituras municipais. “O custeio do subsídio pelo poder público, sem aumento ao usuário, permite a economia de tempo e dinheiro no deslocamento, pois reconhecemos as demandas de quem depende do transporte público para trabalhar”, disse.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
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Prefeitura de Florianópolis propõe corredor exclusivo para ônibus dentro da UFSC

Com a retomada da linha UFSC semidireto, a Prefeitura de Florianópolis alterou a rota do ônibus e está propondo à Universidade Federal de Santa Catarina a criação de um corredor exclusivo para o transporte coletivo dentro do campus da Trindade. A alteração visa atender o aumento de oferta de horários e reduzir o tempo de viagem, dando maior agilidade na linha.


O secretário municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittman, propôs à UFSC a criação de um corredor exclusivo para ônibus que cruza o campus entrando na Rua Roberto Sampaio Gonzaga e saindo na Rua Deputado Antônio Edu Vieira. De acordo com Mittman, essa alteração diminuiria em quase 20 minutos o tempo de deslocamento do ônibus, principalmente em horários de pico.

Outra proposta apresentada pela pasta é a instalação de uma estação de embarque pré-paga, fazendo com que os estudantes realizem o pagamento da passagem antes do embarque, diminuindo o tempo de espera. A alteração atual do itinerário ficará valendo até a possível implantação do corredor exclusivo de ônibus na UFSC.

Informações: ndMais
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Porto Alegre deve ultrapassar os 100 quilômetros de ciclovias até 2024

No Dia Mundial do Ciclista, celebrado em 15 de abril, uma boa notícia para os porto-alegrenses que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou para lazer e atividade esportiva: a prefeitura prevê o aumento da malha cicloviária dos atuais 68 para aproximadamente 100 quilômetros até 2024. Essa ampliação deve ser feita através de três fontes distintas de recursos: próprios do município, financiamentos e contrapartidas (investimentos privados na estruturação cicloviária). Só do programa Avançar Cidades, do Governo Federal, a carta consulta aprovada, prevê, a partir da apresentação e aprovação de projetos, cerca de R$ 6 milhões para a expansão de 38 quilômetros. 


“A equipe técnica da Secretaria de Mobilidade está debruçada em analisar a malha cicloviária existente na cidade para fazer os ajustes necessários nas futuras implantações. Estamos planejando um seminário para ouvir diversos atores e assim ter mais subsídio para seguir com o nosso planejamento. Temos observado um grande movimento de pessoas que usam a bicicleta para fazer trajetos curtos, e por isso iremos ampliar as redes de bairro”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Desde janeiro de 2021 até março de 2022, foram construídos mais de 10 quilômetros. Destes, 2,71 quilômetros foram finalizados no primeiro trimestre deste ano. “Nosso maior desafio é criar um planejamento a partir de fontes distintas de recursos, pois, além de especificidades, os prazos são diferentes. Nosso trabalho agora é olhar o todo para conectar o maior número de redes locais,  conciliando o desejo de deslocamento dos ciclistas com a estrutura de mobilidade da cidade”, salienta, a diretora de Mobilidade Urbana da SMMU, Carla Meinecke. 

Novos trechos - Está em andamento a implantação de 440 metros na Lopo Gonçalves, trecho entre a João Alfredo e a João Pessoa. Na Bento Gonçalves, 4.116 metros entre a Antônio de Carvalho e a João Antônio Lopes. Na rua Benno Mentz, dois trechos estão sendo feitos, totalizando quase 2.000 metros. No local, um eixo cicloviário alternativo ao Plano Cicloviário que se conecta com ciclovias próximas às existentes e previstas. Na Zona Norte, dentro do eixo cicloviário do Complexo Sertório, estão em execução mais 2.400 metros entre a rua 25 de Fevereiro e a avenida dos Estados. 

O mapa com a localização de todos os trechos de infraestrutura cicloviária já implantados na Capital está publicado no Portal de Transparência da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), na página do Observatório de Mobilidade, em eptctransparente.com.br. Seu objetivo é disponibilizar amplo acesso às informações de mobilidade da capital gaúcha.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Tarifa de ônibus em Cuiabá subirá para R$ 4,95 e será a 2ª mais cara do país

A tarifa do transporte coletivo em Cuiabá vai subir para R$ 4,95 a partir do dia 9 de maio. O decreto com a autorização do prefeito Emanuel Pinheiro de reajuste do preço foi publicado na Gazeta Municipal desta quinta-feira (14). 


Após três anos sem correção, o custo da passagem vai subir 20%, o maior percentual dos últimos anos, que variam entre 10% e 15%. Há algumas semanas, Emanuel Pinheiro já havia anunciado que não conseguiria segurar por mais tempo o reajuste da tarifa. 

A justificativa, na época, foi que os aumentos consecutivos do preço do diesel pela Petrobras, desde novembro de 2021, estão forçando a fonte de dinheiro que o município vinha usando para evitar os reajustes em 2020 e 2021. 

Outro fator apontado foi a relação entre preço e benefício do transporte público em Cuiabá. Segundo o prefeito, a tarifa era muito cara pela quantidade de serviço oferecido. 

“Agora, com a entrega de 150 novos ônibus climatizados, tenho que ter responsabilidade com o equilíbrio econômico, cumprindo o compromisso com a população de avançar na melhoria da qualidade da prestação de serviço ao usuário do transporte coletivo e, em virtude do aumento do diesel e dos insumos de uma forma geral”, comentou. 

Com o aumento, Cuiabá passará a ter a segunda tarifa de ônibus mais cara dentre as capitais. Curitiba lidera com a cobrança de R$ 5,50, após o reajuste aplicado no começo de março. Porto Alegre cobra R$ 4,80 e Belo Horizonte R$ 4,50. 

Informações: O Livre
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Em Joinville, Passagem antecipada do transporte coletivo pode ser adquirida por meio de PIX


Com o objetivo de facilitar e simplificar os processos de pagamento, as compras de passagem antecipada para o transporte coletivo de Joinville também podem ser feitas por meio de PIX.

O recurso já está disponível nas bilheterias dos terminais, na Passebus e nas empresas Gidion e Transtusa. Ele é aceito para a compra ou para recarga de vale transporte, Cartão Ideal e cartões retornáveis. As passagens embarcadas compradas dentro dos ônibus não poderão ser pagas com o PIX.

O PIX é um meio de pagamento eletrônico do Banco Central do Brasil, praticado por todas as instituições bancárias, que foi instituído em 2020. Ele é amplamente utilizado para a transferência de valores, bem como para o pagamento de compras. Sua principal característica é a ausência da cobrança de taxas.

Informações: Prefeitura de Joinville
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Em Ribeirão Preto, Corredor de Ônibus da Presidente Vargas remodela a avenida

As obras de implantação do Corredor de Ônibus da avenida Presidente Vargas, que estão com 67,4% das intervenções concluídas, já mudaram a cara da avenida. Quem passa pelo local pode enxergar uma avenida totalmente remodelada ao longo dos cerca de dez quilômetros de extensão.


As ações estão concentradas no preparo e concretagem de calçadas, com o nivelamento e assentamento do piso tátil, a instalação de infraestrutura de caixas de passagem e dutos de semaforização inteligente e plantio de grama. Uma parte da nova pavimentação asfáltica foi concluída no último domingo, dia 10 de abril.

Com investimentos de R$ 13,6 milhões, o corredor de ônibus será implantado na avenida Presidente Vargas a partir da rua Eliseu Guilherme, seguindo até a avenida Dr. José Cesário Monteiro da Silva, próximo à rotatória da avenida Braz Olaia Costa. A obra beneficiará entre 15 mil e 18 mil usuários do transporte público.

Sobre a obra

Irá contemplar a revitalização do passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. As esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros.

Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos.

Interdição

Atualmente, a única interdição na avenida é no acesso à rua Capitão Jarbas Vieira de Souza para os condutores que vêm pela avenida Presidente Vargas em direção a Bonfim Paulista.

Para acessar a rua é preciso ir até o cruzamento com a avenida Profº João Fiúsa, retornar na avenida Presidente Vargas, sentido Centro, até o cruzamento com a rua Capitão Jarbas Vieira de Souza.

Programa Ribeirão Mobilidade

O corredor de ônibus da avenida Presidente Vargas faz parte de um total de 11 que estão sendo implantados na cidade pelo Programa Ribeirão Mobilidade, totalizando 56 quilômetros que percorrerão as principais avenidas do município.

Cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade já estão licitadas ou em processo de licitação. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto.

O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões em recursos do Governo Federal, e o restante, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Greve do Metrô em BH continua por tempo indeterminado

A greve dos metroviários em Belo Horizonte continuará durante o feriado de Páscoa na capital, ao menos, até a próxima terça-feira (19), quando o movimento completará um mês.


Na terça-feira, conforme o sindicalista, haverá uma manifestação da categoria, que, por ora, não tem local divulgado. “Como não tem nenhum fato novo, não há previsão de assembleia. A única coisa marcada é uma manifestação na terça-feira, mais radicalizada. Infelizmente, como não tem acordo, vamos continuar. Não queríamos, entendemos a situação [da população], mas não tem outro caminho”, afirma Pablo.

A assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que não haverá mudança de escala nos feriados - o que, na prática, significa que o metrô funcionará entre 10h e 17h, com movimentação reduzida. 

Em nota de balanço do 23º dia de paralisação, divulgado na manhã desta quarta-feira, a CBTU afirma que “o movimento paredista tem como motivação a falta de respostas sobre o futuro dos mais de 1.500 empregados públicos no processo em andamento de desestatização da Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte. A CBTU frisa que o processo de desestatização está sendo conduzido pelos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. Assim, as demandas relativas ao processo devem ser endereçadas àqueles entes”.

“A Companhia transporta mais de 100 mil usuários em dias úteis e aproximadamente 70 mil passageiros são prejudicados com a escala definida pelos metroviários, por dia útil”, completa a empresa no texto. No informe, a CBTU admite que “de momento, não existem fatos novos a indicar pedido de reconsideração desta decisão” travada na Justiça que mude os caminhos do diálogo com os grevistas.

Informações: O Tempo
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Prefeitura de Curitiba prorroga edital da Estação Prisma Solar do Inter 2

quarta-feira, 13 de abril de 2022

A Prefeitura de Curitiba prorrogou o prazo para recebimento de propostas para o edital da Estação Prisma Solar, o novo modelo de parada de ônibus da linha Inter 2. A estrutura faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, com obras de readequação e melhoria do transporte coletivo, que tem parte dos recursos – US$ 106,7 milhões - financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mais US$ 26,7 milhões em contrapartidas do município.


O novo prazo para o edital, de abrangência internacional, é até 18 de maio de 2022. As novas estações do Inter 2 serão pontos de conexão intermodal, de excelência na experiência do usuário e de operação remota inteligente.

A licitação em andamento, lançada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), estabelece os requisitos para um modelo protótipo que será instado na atual Estação Agrárias, na Rua dos Funcionários, entre as ruas Menezes Dória e Recife, no Cabral. No próximo dia 26 de abril, o BID, em parceria com a Utag, realiza um webinar técnico dirigido a proponentes para esclarecimentos de detalhes do projeto.

Entre os requisitos previstos no edital estão soluções inteligentes de transporte, energia e tecnologias de ponta que promovam a integração com outros modais – carona solidária, bicicleta compartilhada, caminhada e carros de aplicativo – no esforço para reduzir o número de carros na cidade.

"Temos uma previsão de aumento de 30% na demanda para o Inter 2. Os novos conceitos de arquitetura, acessibilidade, sustentabilidade ambiental e econômica devem absorver esse crescimento de usuários com conforto, segurança e sistemas de fácil manutenção dos equipamentos, incluindo custos reduzidos que impactam no cálculo da planilha tarifária”, explica o diretor técnico da Utag, Marcio Teixeira. 

Para garantir que todas as soluções inteligentes e sustentáveis sejam desenvolvidas e aplicadas no protótipo, o edital foi elaborado em um formato inédito, com um valor estimado em R$ 4,6 milhões. Dessa vez, além da apresentação das tecnologias, o vencedor do certame vai fazer a obra e acompanhar a operação do equipamento, para ajustar a aplicação das facilidades previstas para a experiência do usuário, eficiência energética e infraestrutura. Esse período de assistência será essencial para modelagem do produto, até que esteja apto a ser replicado nas demais estações do Inter 2. Essa fase do programa é totalmente financiada pelo BID.

Uma das principais exigências do edital é a matriz energética do equipamento. A energia solar da estação será captada por meio de painéis fotovoltaicos - ou tecnologia semelhante - , garantindo eficiência para manter toda a operação, da climatização interna ao sistema de monitoramento e de comunicação do usuário.

A documentação completa do edital da Estação Prisma Solar está disponível no site da Utag e no Portal da Transparência de Curitiba. As propostas devem ser protocoladas no Serviço de Protocolo do Ippuc, na Rua Bom Jesus, 669, no Cabral, em Curitiba, até às 11h do dia 18 de maio. A Comissão de Licitação abre os envelopes a partir das 15h do mesmo dia.

Principais itens inovadores requeridos o edital
Operação
- Tecnologias para impedir/reduzir a evasão no pagamento de tarifas.

- Tecnologias para ganho de tempo na operação de embarque e desembarque de passageiros.

- Uso de tecnologias da informação e comunicação para gestão e controle da operação, com soluções inteligentes que permitam o monitoramento digital do equipamento, como sistema de telemetria, contagem de passageiros, dimensionamento de frotas e de tempo de percurso para evitar formação de comboio, controle de portas, temperatura, iluminação, conectividade, arrecadação tarifaria e abastecimento energético, entre outras operacionalidades.

Experiência do usuário
- Sistema Automatizado de Arrecadação Tarifária (SAAT) para cobrança de passes sem uso de dinheiro em espécie.

- Sistema de internet Wi-Fi para usuários em 99% do tempo de uso da estação.

- Sistemas de receitas acessórias na estação para o sistema público, estimulando o uso de cabines de vendas de alimentos, publicidades, mídia embarcada e outras ações que promovam a geração de receitas para a operadora do sistema.

- Sistema de segurança e alertas, especialmente, em horários de menor movimento. 

Infraestrutura
- Monitoramento e controle de catracas de entrada, uma vez que a estação não terá o controle do cobrador.

- Validador eletrônico com venda de créditos por celular, compra e recarga dos cartões-transporte, uso de cartões cipurse (cartões inteligentes para cobrança de automática de tarifas), compatibilidade com os atuais sistemas do município.

- Painel de Mensagem Variável para promover informação útil ao usuário. 

- Climatização com temperatura média de 22ºC, variação entre 18 e 26, com distância limite de 4 passageiros por m².

- Soluções sustentáveis extras, considerando a estação e seu entorno. Deve-se dar preferência a medidas relacionadas a água, energia e a resíduos sólidos.

Informações: URBS
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Volvo amplia presença na operação do transporte público em Cuiabá

Com 60 novos ônibus, a Volvo ampliou sua presença na operação do transporte público em Cuiabá (MT). A venda foi feita pela Auto Sueco, concessionária Volvo, com financiamento da Volvo Financial Services.

Todos os ônibus são do modelo Volvo B270F, com motor dianteiro. Uma opção que exige menos manutenção e entrega desempenho superior em operações com ar-condicionado, com menor consumo de combustível.

Responsável por mais de 1 ⁄ 3 dos veículos do sistema de transporte, a Volvo também é a única fabricante com ônibus articulados na frota. 

De acordo com a prefeitura de Cuiabá, o sistema tem 360 ônibus que transportam 175 mil passageiros por dia.

Informações: Volvo
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Prefeitura anuncia parceria para treinamento de 1.400 motoristas de BRT


A Prefeitura do Rio vai fechar uma parceria com o Sest/Senat para implementação do Programa de Formação e Treinamento para Motoristas e Mecânicos do Sistema BRT em suas unidades. Atualmente, o sistema BRT tem cerca de 445 motoristas contratados pela Mobi-Rio e 32 em processo de admissão. 

No entanto,  será necessária a contratação de mais 1.400 motoristas e de mecânicos até a chegada dos 572 novos ônibus,  cuja primeira licitação para a compra acontece nesta quarta-feira (13/4).

O objetivo é formar, inicialmente, um cadastro de motoristas de articulados e de mecânicos, a fim de implantar um processo de contratação gradativa, conforme o cronograma de entrega da nova frota. As inscrições para a seleção das primeiras turmas estão previstas para as próximas semanas e serão divulgadas pela Mobi-Rio e pelo Sest/Senat.

Informações: Prefeitura do Rio
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