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Rio terá menos 33 linhas de ônibus na Zona Sul a partir de outubro

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Trinta e três ônibus que passam pela Zona Sul do Rio de Janeiro sairão de circulação a partir da primeira semana de outubro. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) nesta quarta-feira (19) (veja abaixo as linhas que serão alteradas).
Foto: Jose Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
De acordo com a SMTR, a implementação será feita em fases, de maneira gradativa, sendo que a 1ª fase (outubro a dezembro de 2015) será a maior. Nessa fase, 33 linhas serão eliminadas, 21 encurtadas e cinco novas linhas serão criadas. Ao final da implementação de todo o projeto, em março de 2016, haverá 35% de redução da frota que passa pela Zona Sul da cidade.

Os ônibus que prioritariamente serão retirados do sistema serão os que não possuem ar-condicionado para a entrada progressiva de coletivos novos e climatizados.

O objetivo da redução é acabar com a sobreposição das linhas, a disputa por passageiros nos pontos e, assim, garantir mais fluidez no trânsito e menos tempo de viagem. Para organizar o novo sistema 70% das linhas que trafegam pela Zona Sul serão aglutinadas.

Ainda segundo a secretaria, as mudanças devem aumentar a eficiência do sistema, gerando impacto sobre o trânsito, inclusive nos corredores BRS cuja melhoria de desempenho é estimada em 30%. No BRS Nossa Senhora de Copacabana, por exemplo, passam 300 ônibus por hora, em média. Com a racionalização, esse número cairá para 120 ônibus por hora.

Na Barra da Tijuca, por exemplo, quem usa linhas que ligam o bairro ao Centro da cidade terão de fazer integração na Zona Sul, caso o destino final seja a região central da cidade.

Veja as mudanças nas linhas de ônibus

- FASE 1.1 ( Outubro e Novembro)
Início da operação da INTEGRADA 1 (Alvorada >Rio Sul -via Lagoa-Barra)
Eliminadas: 314, 332, 501, 502

Início da operação da INTEGRADA 8 (Recreio> Rio Sul - via Lagoa-Barra)
Eliminadas: 318

Início da operação da INTEGRADA 2 (Alvorada> Rio Sul-via Av. Niemeyer)
Eliminadas: 177, 360, 504, 535

Início da operação da TRONCAL 1 (Gal Osório > Central - via Copa e Aterro)
Eliminadas: 120, 121, 125, 127, 411, 442
Eliminadas: 129, 305, 404, 405, 441, 454, 458, 480, 481, 505
Encurtadas: 119, 455, 456, 457, 475, 483, 484, 485, 486

- FASE 1.2 ( Dezembro)
Início da operação da TRONCAL 3 (Gávea> Central via Copa e Aterro)
Eliminadas: 123, 128, 132, 382, 402, 421, 443, 537
Encurtadas: 124, 154, 413, 415, 426, 432, 433, 435, 464, 474, 503, 539

Informações: G1 Rio

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Falta de ônibus em Feira de Santana prejudica alunos

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) suspendeu as aulas em todos os turnos por conta da falta de ônibus em circulação na cidade. A população de Feira está sem o transporte desde domingo (16) por conta da interrupção do serviço pelas empresas do sistema, que alegavam estar sem condições de operação.

A medida foi anunciada pela Uefs na terça-feira (18) após a prefeitura municipal divulgar um contrato emergencial com empresas de ônibus que deve regularizar o sistema a partir da próxima quarta-feira (26). As empresa que operavam os ônibus, a Princesinha e a 18 de Setembro, dizem estar sem condições financeiras para continuar a operação.

De acordo com informações do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana (SINCOL), as companhias entraram em recuperação judicial por falência após ter dificuldades desde que a tarifa foi reduzida em R$ 0,15, em 2013. Por conta disso, as empresas não chegaram a participar do processo licitatório que escolheu duas novas operadoras do sistema na semana passada.

De acordo com a direção da Uefs, a suspensão das aulas será avaliada conforme os desmembramentos da situação de falta de ônibus. O retorno às aulas será comunicado através da internet, no portal da universidade, e dos órgãos de comunicação.

Contrato emergencial
As empresas de ônibus "Auto Ônibus São João Ltda" e a "Ônibus Rosa Ltda", que venceram a licitação do sistema de transporte urbano de Feira de Santana, vão operar na cidade nos próximos seis meses. A informação é da prefeitura, que por meio de nota, ainda disse que um contrato emergencial foi assinado nesta terça-feira (18) entre essas empresas e a prefeitura. A previsão é de que a partir da quarta-feira (26), os ônibus já estejam em circulação.

Os veículos foram conseguidos com empresas do Rio de Janeiro e de São Paulo e devem demorar alguns dias para chegar ao município. Até lá, a população poderá usar vans, táxis, veículos regularizados que fazem o transporte de passageiros dos municípios próximos e mototaxistas autorizados.

Informações: G1 BA


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Obras da Metrofor serão entregues até o final do ano

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Obras de mobilidade urbana gerenciadas pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) estão em ritmo acelerado em Fortaleza. Até o final do ano, serão entregues à população o trecho leste do Viaduto Padre Cícero e a Estação Juscelino Kubitscheck - a 19ª da Linha Sul do metrô de Fortaleza.

Com a entrega do trecho leste do projeto do viaduto será facilitado o fluxo de veículos entre a avenida José Bastos e a rua Padre Cícero. A três quilômetros e meio do local, entre a rua João Nepomuceno e a avenida João Pessoa, encontram-se em estágio avançado as obras da estação Juscelino Kubitschek, localizada entre as estações Couto Fernandes e Parangaba.

Rjk 01 menorA maior parte das estruturas principais está concluída, restando a finalização de itens de acabamento, como instalação de luminárias, reboco e pintura em alguns trechos, bem como a construção do entorno. Obras acontecem dia e noite no local. Também encontra-se em construção a Estação Padre Cícero, localizada ao lado do viaduto de mesmo nome.

O projeto inclui a construção de uma passarela que terá acessos para a Estação, nos dois lados da avenida José Bastos, passando por cima da via. No entanto, a Metrofor aguarda resolução de processos de desapropriações no âmbito da Justiça, para que esta passarela comece a ser executada. Enquanto isso, operários atuam na consolidação da estrutura principal. O concreto já está completamente executado. Atualmente, estão em fase de fabricação as estruturas metálicas da coberta desta que será a 20º estação da Linha Sul.

As duas estações a mais na Linha Sul foram acrescentados ao projeto por ocasião do pacote de melhorias de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014, que teve Fortaleza como uma das cidades sede.

NÚMEROS

Todo o projeto do Viaduto Padre Cícero, incluindo intervenções de um lado e outro da José Bastos - ou seja, trechos leste e oeste – está com índice de execução em 65,03%, sob responsabilidade da construtora Trama, ao valor global de R$ 19.934.274,21. O trecho leste é o mais avançado. Já o projeto das duas estações a mais na Linha Sul está com execução de 65,77%, sob responsabilidade do consórcio Petra-Convap, ao valor global de R$ 21.103.573,65. A Estação JK é a mais avançada.

SAIBA MAIS

O trecho leste do Viaduto facilitará o fluxo entre a avenida José Bastos e a Rua Padre Cícero. Com a obra, os carros que trafegam na José Bastos (sentido interior-centro) e desejam passar para a Padre Cícero (em direção à avenida Eduardo Girão), poderão entrar à direita, acessando a alça elevada que liga as duas vias.

A obra também contempla os veículos que trafegam na Padre Cícero (sentido Jardim América-Parquelândia) e desejam entrar na José Bastos. O acesso de nível (isto é, sem elevados ou túneis, na altura do solo) está sendo feito aproveitando trecho da rua José Bastos, ao lado via férrea.

O eixo central do viaduto – que consiste no elevado que dará continuidade à Rua Padre Cícero, passando por cima da José Bastos - também fica pronto na conclusão da parte leste do projeto. No entanto, esse trecho central só poderá ser liberado para passagem de veículos após a conclusão de obras do outro lado da avenida (trecho oeste do projeto do Viaduto)

Informações: Governo do Ceará

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Cuiabá terá 200 novos abrigos de ônibus

A Prefeitura de Cuiabá apresentou na noite desta terça-feira (18) o primeiro protótipo de ponto de ônibus, instalado na Avenida República do Líbano. Ao todo serão colocados 200 pontos e a meta da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) é que até 2016 sejam implantados 500 abrigos.

O modelo foi desenvolvido conforme a necessidade climática de Cuiabá e traz informações sobre as linhas de ônibus que passam pela região, além de proporcionar mais conforto à população. O ponto foi produzido em aço galvanizado mais resistente à corrosão e cobertura em policarbonato.

“Estamos desenvolvendo um projeto novo. É um modelo que está sendo testado e desenvolvido para que, na sequencia, nós possamos autorizar o início desse trabalho que será desenvolvido por toda a cidade e também trocar os antigos pontos que estão na região central”, afirmou o prefeito Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Thiago França, o processo de definição e estudo para a implantação do abrigo durou cerca de três meses e foi elaborado por uma equipe de engenharia da secretaria. Os pontos serão adaptados conforme a demanda e em alguns lugares terá um tamanho menor ou maior. 

“Este protótipo é fruto de uma série de notificações, que deflagramos junto às concessionárias responsáveis pela implantação e, entre as preocupações, estavam apresentar um produto de qualidade e durabilidade, sempre pensando em melhorar a qualidade da prestação deste serviço”, pontuou o secretário. 

Também participaram do lançamento o diretor de Transporte da Semob, Leopoldino Pereira, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, o controlador-geral do município, Marcelo Bussiki, o ouvidor-geral do município, Jairo Rocha, o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU), Benedito Libânio de Souza Neto, e o líder do prefeito na Câmara, vereador Leonardo Oliveira.

Informações: Folhamax

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Em SP, Linha 8018/10 terá novo ponto inicial a partir deste sábado

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A SPTrans informa que a partir do próximo sábado, 22 de agosto, a linha 8018/10 Vila Sônia – Butantã terá um novo ponto inicial, passando da Rua Prof. Gióia Martins para a Dr. Mário de Moura e Albuquerque. A medida tem como objetivo proporcionar maior conforto e desempenho operacional da linha.

A medida não causará nenhum prejuízo aos usuários pois todos os pontos de parada continuarão sendo atendidos.

Confira abaixo as mudanças:
Linha: 8018/10 Vila Sônia – Butantã
Ponto Inicial: Rua Dr. Mário de Moura e Albuquerque, 81
Sentido único: Rua Dr. Mário de Moura e Albuquerque, Rua Min. Heitor Bastos Tigre, Rua David Bem Gurion, prosseguindo normal até a Rua José Ferreira da Rocha, Rua Prof. Gióia Martins e Rua Dr. Mário de Moura e Albuquerque.

  Observações:
- Por conta da realização de feira-livre aos sábados na Rua Cláudio Franchi, entre as Ruas Dr. Mário de Moura e Albuquerque e José Ferreira da Rocha Filho, a linha deverá obedecer ao seguinte itinerário alternativo:

Sentido único: normal até a Rua Min. Heitor Bastos Tigre, Rua José Pedro do Amaral, Av. Cláudio Franchi (direita), Av. Ângelo Di Vernieri, Av. Profº Gióia Martins e Rua Dr. Mário de Moura e Albuquerque.

- Devido a dificuldade em transpor o sarjetão na intersecção das Ruas André Saraiva e Dias Vieira, os veículos acessíveis (piso baixo) deverão obedecer ao seguinte itinerário:
Sentido único: normal até a Rua Dr. Silvio Dante Bertacchi, Praça da Ressurreição, Rua Dr. Silvio Dante Bertacchi, Rua Guanás, Rua Dias Vieira, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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Mais Faixas de ônibus são implantadas em Manaus

Mais um trecho da Faixa Azul será implantado em Manaus. Nesta terça-feira (18), o corredor exclusivo para transporte urbano será instalado na Avenida Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba), no trecho entre a Rua Belém e a Avenida André Araújo, Zona Centro-Sul, e nas Avenidas Max Teixeira e Noel Nutels, Zona Norte. A faixa é destinada aos ônibus articulados do sistema BRS (Bus Rapid System).

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que a sinalização horizontal da Umberto Calderaro Filho será feita na madrugada desta terça, na faixa à direita da via. No decorrer da semana, serão instaladas placas de sinalização com informações sobre a área destinada para a circulação de ônibus.

As avenidas Max Teixeira e Noel Nutels também começarão a receber sinalização vertical e horizontal até o Terminal 3 - Cidade Nova.

Segundo o Manaustrans, após finalizar a sinalização, os condutores terão 30 dias para se adaptar aos novos corredores. Somente depois desse período, a prefeitura anunciará como será realizada a fiscalização nessas vias.

Linhas de ônibus
As linhas que passam pela avenida Umberto Calderaro são as mesmas que seguem no sentido bairro/Centro pela Mário Ypiranga - onde a Faixa Azul já funciona. Os coletivos que circulam em ambas as vias saem principalmente de bairros das zonas Norte e Leste com destino a Cachoeirinha, Zona Sul.

Pela faixa azul das avenidas Max Teixeira e Noel Nutels circulam ônibus articulados das linhas 300-T3/ T1/ Centro, 448-Cidade de Deus/T1/Centro e 640-T4/T3/ Centro.

Torquato Tapajós
De acordo com o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, outros corredores também deverão ganhar faixas destinadas aos ônibus.

"Assim que forem concluídas as obras da plataforma e da passarela localizadas em frente ao conjunto Santos Dumont, a Avenida Torquato  Tapajós deverá receber a faixa azul também. Com isso as linhas que saem dos terminais da Zona Norte terão praticamente todo o itinerário em faixas destinadas aos ônibus e o ganho será muito grande aos usuários daquela área", afirmou Carvalho.

Informações: G1 AM

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No Recife, Faixa azul chegará à Real da Torre dia 31 de agosto

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) anunciou, nesta segunda-feira (17), a data para a implantação da quarta faixa azul da capital pernambucana. Segundo o órgão, o corredor exclusivo de ônibus da Rua Real da Torre, na Zona Oeste, estará funcionando no dia 31 deste mês, uma segunda-feira.

A faixa será interligada à da Rua Cosme Viana, em Afogados, também na Zona Oeste, e deverá ter aproximadamente dois quilômetros de extensão. A sinalização deverá ser instalada no fim do mês.

Como já ocorre nos outros corredores, apenas ônibus deverão circular pela faixa azul de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Mesmo não havendo fiscalização eletrônica inicialmente, se os condutores forem flagrados por agentes de trânsito trafegando pela faixa, poderão ser multados em R$ 191,54.

Os corredores fazem parte do projeto de BRS (Bus Rapid Service) do Recife, que tem, ao todo, 21,4 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. O objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo através da redução do tempo das viagens dos passageiros, medida defendida por especialistas em mobilidade.

ZONA SUL - Equipamentos instalados nas avenidas Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira, na Zona Sul do Recife, passaram a registrar a placa de condutores que trafegam pelas faixas azuis nesta segunda-feira (17). Assim, a fiscalização será mais efetiva. Já há equipamentos licitados para as outras faixas.

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Em Palmas, Recarga feita antes do reajuste da tarifa de coletivo só valerá por 30 dias

Os usuários do transporte coletivo de Palmas que fizeram recargas nos cartões de vale-transporte até o dia 14 de agosto, um dia antes do reajuste da tarifa, continuarão a pagar R$ 2,50 somente por 30 dias. Isso porque, segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb), José Antônio dos Santos Júnior, os usuários não recarregam passagens, mas sim dinheiro. Atualmente, a passagem custa R$ 2,95.

Gerente de Recursos Humanos de uma empresa de terceirização de Palmas, Diana Amorin, contou que a recarga de vale-transporte dos 1,2 mil funcionários foi antecipada cerca de 15 dias justamente para pagar o valor da tarifa antes do reajuste. Mas os créditos recarregados, conforme a regra da Seturb, só pagarão pela tarifa antiga até o dia 12 de agosto, depois disso, mesmo que ainda tenha saldo no cartão, serão descontados R$ 2,95 por passagem.

“A pessoa não coloca passagens no cartão, ela coloca o dinheiro. Ou seja, lá não tem tarifa, tem dinheiro. Por isso, após os 30 dias vai começa a descontar o valor de R$ 2,95, mesmo que ainda tenha saldo da recarga feita antes do reajuste”, disse Júnior.

Procurado pelo G1, o departamento jurídico da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor no Tocantins (Procon) informou que a validade para os créditos depositados é regulamentada pelo artigo  9º da lei federal 7.418, que diz: "os vales-transporte anteriores perdem sua validade decorridos 30 (trinta) dias da data de reajuste tarifário."

Deste modo, segundo o Procon, não há irregularidade em relação ao prazo de 30 dias para validade dos créditos, quando houver aumento de tarifa.

Informações: G1 TO

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CET anuncia mais 11 vias de SP que terão limite reduzido para 50 km/h

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (17) que mais 11 vias da capital terão o limite de velocidade máxima reduzido de 60 km/h para 50 km/h. A medida vale a partir de quinta-feira (20). As vias ficam na Zona Oeste, na região da Avenida Sumaré e nas proximidades da USP, e na Zona Sul.

A medida faz parte do Programa de Proteção à Vida, da Prefeitura de São Paulo, que vai regulamentar em 50 km/h o limite de velocidade em praticamente todas as avenidas importantes da cidade. Veja as vias:

- Rua Henrique Schaumann (zona oeste)
- Avenida Paulo VI (zona oeste)
- Avenida Sumaré (zona oeste)
- Avenida Antártica (zona oeste)
- Viaduto Antártica (zona oeste)
- Avenida Afrânio Peixoto (zona oeste)
- Avenida Valdemar Ferreira (zona oeste)
- Avenida Professor Manuel Chaves (zona oeste)
- Avenida Vereador José Diniz (zona sul)
- Avenida Carlos Caldeira Filho (zona sul)
- Estrada do Campo Limpo (zona sul)

Nesta segunda-feira essas vias já começam a receber os avisos para alertar os motoristas sobre as mudanças.

Mais cinco vias
Outras cinco vias tiveram o limite reduzido a partir desta segunda-feira. O limite de velocidade nas avenidas Angélica e Pacaembu, na região central de São Paulo, caiu de 60 km/h para 50 km/h nesta segunda-feira (17).

Nesta segunda, também passam a ter essa nova velocidade máxima a avenida Doutor Abraão Ribeiro e a Rua Major Natanael, que são próximas à Avenida Pacaembu, e a Avenida Nadir Dias de Figueiredo, na Zona Norte de São Paulo.

Também na quinta, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), defendeu a redução dos limite. "É muito importante esse gesto de São Paulo que já está sendo seguido por outras cidades do Brasil. São Paulo está liderando um processo importante para salvar vidas e melhorar as condições de funcionalidade da cidade, com menos acidentes, mais fluidez e obviamente menos letalidade", completou.

O processo começou com a redução dos limites nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros. Nas pitas locais, a velocidade máxima já é de 50 km/h. Até dezembro, todas as vias da cidade, com exceção do corredor Norte-Sul e as pistas expressas e central das Marginais, terão esse novo parâmetro.

Algumas vias importantes da cidade como Jacu-Pêssego, Aricanduva e Minhocão já passaram por essa redução.

Multas canceladas
No caso da Sena Madureira e da Avenida Braz Leme, que também tiveram o limite reduzido para 50 km/h, a Prefeitura de São Paulo disse que vai cancelar as multas de velocidade aplicadas no início desta semana. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reajustou os radares eletrônicos para o novo limite antes de afixar faixas de aviso à população.

Podem ser canceladas as infrações de velocidade dos motoristas que passavam pela Braz Leme entre 9 e 11 de agosto e, na Sena Madureira, entre 8 e 11 de agosto, desde que os condutores estivessem abaixo do limite anterior de velocidade das vias, que era de 60 km/h.

Informações: G1 SP

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Feira de Santana sem transporte coletivo pelo terceiro dia

O impasse entre a prefeitura de Feira de Santana e as empresas de transporte coletivo entra no terceiro dia, nesta terça-feira (18). Os ônibus não circulam na cidade desde o domingo (16). De acordo com informações do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana (SINCOL), empresas de transportes não têm mais condições de manter o sistema em circulação.

“Estamos sem novidades, esperando nova conversa com o secretário de Transporte. Ontem [segunda, 17], no fim da tarde, não se chegou a nenhuma solução. Os proprietários não aceitam mais botar dinheiro do próprio bolso, R$ 500, R$ 600 por mês, para ônibus rodarem. A atividade está literalmente encerrada”, informou o sindicalista Ronaldo Mendes.

Serviços de transporte alternativo foram autorizados pela prefeitura para fazer lotação e levar os passageiros para o centro da cidade. Segundo Mendes, as empresas deixaram de rodar porque os fornecedores de combustíveis decidiram parar de abastecer os veículos das empresas por causa da suspensão automática do contrato após resultado da licitação do transporte na última sexta-feira (14), em que duas novas operadoras de São Paulo vão assumir o serviço.

De acordo com o secretário de Transportes de Feira de Santana, Ebenzer Tuy, em nenhum momento foi alegada a falta de combustível pelos gerentes das empresas que rodam atualmente na cidade, Princesinha e 18 de Setembro.

O secretário disse que o contrato emergencial de prestação de serviços com as atuais empresas de ônibus da cidade acaba dia 31 de agosto. Depois, vai ser feito mais um outro contrato emergencial para que o serviço continue em prazo máximo de seis meses, até que as duas novas empresas que ganharam a licitação se adequem na cidade.

O advogado do Sincol informou que as empresas Princesinha e 18 de Setembro não chegaram a participar do processo licitatório porque não tinham condições financeiras. O defensor alega que elas entraram em recuperação judicial por falência após ter dificuldades desde que a tarifa foi reduzida em R$ 0,15, em 2013. “Com a redução da tarifa, criou-se caos financeiro nas empresas”, afirmou.

Informações: G1 BA
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Cidade de Natal deverá ter bicicletas compartilhadas

domingo, 16 de agosto de 2015

O serviço de compartilhamento de bicicletas foi tema de uma reunião nesta quinta-feira (13) entre a Prefeitura de Natal e a empresa Samba (Transportes Sustentáveis). O sistema permite ao usuário fazer reserva de bicicletas por meio de aplicativos para smartfones e possibilita a integração com a rede de transporte coletivo. O serviço já existe em cidades brasileiras.

A empresa, ligada ao grupo Sertell, de Recife, implanta e opera sistema de bicicletas públicas compartilhadas. De acordo com a STTU, uma parceria é estudada para melhorar a infraestrutura cicloviária na cidade. “A bicicleta não é apenas um meio de transporte, mas uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável da cidade”, destaca o secretário adjunto da STTU, Clodoaldo Trindade.

A STTU afirma que a intenção é montar um plano cicloviário dotado não apenas de ciclovias e ciclofaixas, mas com toda uma infraestrutura para os ciclistas.

Falta de ciclofaixas
A falta de ciclofaixas em Natal é alvo de críticas das pessoas que usam bicicletas como meio de transporte ou para prática esportiva. Em setembro do ano passado, um fato curioso chamou a atenção da população em duas avenidas da Zona Norte de Natal. As vias apareceram pintadas, mas as marcações não foram feitas pela STTU. Mesmo assim, alguns ciclistas utilizaram os trechos pintados.

Informações: G1 RN

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No Recife, Fiscalização eletrônica na Faixa Azul começa na segunda-feira

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

As faixas azuis das avenidas Mascarenhas de Morais e Herculano Bandeira terão finalmente os equipamentos de fiscalização eletrônica. Implantadas desde janeiro de 2014, as faixas eram constantemente desrespeitadas pelos motoristas. A partir de segunda-feira, vinte e cinco equipamentos de fiscalização eletrônica com fotossensores irão flagrar os infratores. E dessa vez, não há prazo para campanhas educativas. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) entende que já houve tempo suficiente para o motorista se conscientizar. 

A infração por circular na faixa exclusiva de ônibus passou a ser gravíssima. Os condutores que forem flagrados pelos equipamentos estarão passíveis de multa no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor foi estipulado pela Lei Federal 13.154 de 30 de julho de 2015, que alterou o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determinando que as infrações por transitar irregularmente nas faixas ou corredores exclusivos para veículos de transporte público coletivo de passageiros. 

Na Avenida Mascarenhas de Morais foram implantados 22 equipamentos. Mesmo sem a fiscalização eletrônica, o ganho de velocidade nas viagens dos coletivos foi de cerca de 25%, que passou de 21 km/h para 26km/h. No local, circulam 59 linhas de ônibus, que transportam 146 mil passageiros diariamente. 

Já na Faixa Azul da Avenida Herculano Bandeira, que tem 750 metros e compõe o trecho inicial do equipamento da Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, foram implantadas três câmeras de fiscalização eletrônica. Na via, onde circulam 28 linhas que transportam 144,5 mil passageiros diariamente, houve o aumento de 50% da velocidade média dos coletivos, que passou de 16km/h para 21km/h. “A fiscalização eletrônica vem para consolidar o benefício que as faixas azuis trazem para o transporte público. O nosso intuito é evitar o desrespeito por parte dos condutores”, reforçou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 

Além dos ônibus, também vão ter acesso aos corredores exclusivos os táxis cadastrados no município do Recife que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. O próximo corredor que irá receber a fiscalização eletrônica será a Rua Real da Torre, que fará conexão com a Rua Cosme Viana. De acordo com a assessoria da CTTU, a Avenida Recife também terá faixa azul este ano, sem data definida. A Avenida Conselheiro Aguiar terá faixa azul, somente quando a pista lesta da Via Mangue for liberada.

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