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No primeiro dia útil de funcionamento, seletiva da Avenida Brasil reduz em 65% o tempo médio de viagens dos ônibus

domingo, 15 de outubro de 2023

O carioca que utilizou o transporte público no primeiro dia útil da seletiva da Avenida Brasil reduziu em 65% o seu tempo de viagem. A faixa foi reaberta no último sábado (07/10) para diminuir o tempo de deslocamento entre os bairros de Guadalupe e do Caju. A CET-Rio está realizando o levantamento do tempo médio de deslocamento dos veículos para analisar o comportamento da Avenida Brasil após a implementação do serviço.

No sentido Guadalupe-Caju, o tempo médio da viagem dos ônibus foi de 22 minutos na seletiva contra 63 minutos no tráfego em geral, nas pistas centrais, no mesmo período da segunda-feira da semana passada. Para os carros, também houve redução no tempo de viagem. Antes, a média era de 63 minutos e, agora, 46. A  medição do tempo do percurso é feito a partir de equipamentos instalados ao longo da via. Foram feitas medições também nesta tarde, no sentido contrário.

A instalação da seletiva da Avenida Brasil é mais uma etapa de preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil. A faixa seletiva é para uso exclusivo de ônibus (municipais, intermunicipais e interestaduais). O retorno da seletiva tem por principal objetivo reduzir o tempo de deslocamento das pessoas que utilizam transporte público coletivo. Além disso, vai dar início ao processo de adaptação da região ao futuro funcionamento da Transbrasil.

Como funciona a seletiva da Avenida Brasil:

– A seletiva é formada pela faixa mais à esquerda das pistas, nos dois sentidos da avenida, e tem 22 km de extensão, entre os bairros de Guadalupe e do Caju.

– A seletiva funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana.

– Aproximadamente 70 linhas de ônibus deverão utilizar a seletiva para fazer serviço expresso neste trecho da Avenida Brasil. Linhas com serviço parador continuarão nas vias laterais.

– A faixa exclusiva sentido Santa Cruz começa na Estação BRT Vasco da Gama, na altura de São Cristóvão, e termina na Estação Guadalupe.

– A faixa exclusiva sentido Caju começa na Estação Guadalupe e seu término ocorre na Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.

– A circulação na seletiva é restrita a ônibus e micro-ônibus, mas também são autorizados veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública.

– O limite de velocidade da faixa é de 70 km/h.

– A faixa será fiscalizada por radar fixo e oito lombadas eletrônicas.

– São 7 kms de trecho segregado, entre o Trevo das Margaridas e a Estação BRT Guadalupe. Os outros 14,8 km da via são sinalizados com faixa branca contínua entre o Trevo das Margaridas e a Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.

– A seletiva contará com ampla sinalização, com quatro mil segregadores, 218 placas de trânsito e pictogramas no asfalto.

O Viaduto da Treliça, na altura do Caju, só será permitido para ônibus. Já o Viaduto da Avenida dos Campeões, na altura de Bonsucesso, terá o acesso bloqueado.

Informações: Prefeitura do Rio

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Para mais agilidade ao BRT de Campinas, dez linhas convencionais deixam corredor exclusivo

Por conta da nova operação do BRT Campo Grande, 10 linhas do sistema convencional deixam de circular no corredor exclusivo já a partir desta segunda-feira, 16 de outubro. Irão transitar no pavimento asfáltico e atender as paradas existentes, à direita da via, as linhas 212 e 214 (Terminal Itajaí); 221 (Satélite Íris IV); 222 (Jardim Florence); 223 (Satélite Íris III); 224 e 225 (Residencial Sírius); 228 (Princesa D’Oeste); 229 (Jardim Florence II); e 231 (Satélite Íris I).  

Agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estarão posicionados nos pontos de parada com maior demanda de usuários para orientar sobre as mudanças e acompanhar as travessias de pedestres. Também irão realizar rondas permanentes ao longo do Corredor Campo Grande para monitorar a movimentação de usuários, realizando as orientações e intervenções necessárias.   
 
As mudanças garantem desempenho e agilidade à operação das linhas BRT no corredor exclusivo. Apesar de manter o atendimento das linhas convencionais, a Emdec busca estimular a migração gradativa para as linhas BRT, que terão mais agilidade no deslocamento, além de contar com estações e terminais mais modernos e confortáveis.  
  
Além disso, as linhas 212 e 229 retomam o atendimento pelas ruas Dr. Salles Oliveira, no sentido Centro, e Bueno de Miranda, no sentido bairro. Deixam, portanto, de circular no BRT Perimetral, nos dois sentidos. Nos novos trajetos, serão atendidos oito pontos no sentido Centro, na Salles Oliveira; e cinco no sentido bairro, na Marquês de Três Rios, Bueno de Miranda e Joaquim Villac.   

Emdec orienta usuários sobre a nova operação  
 
Para orientar os usuários do transporte público coletivo sobre a nova operação do BRT Campo Grande, equipes da Emdec serão mobilizadas em abordagens educativas, a partir da próxima segunda-feira, 16 de outubro. Serão entregues folhetos informativos e as equipes da Emdec irão esclarecer as dúvidas dos usuários.   
 
As orientações ocorrem antes e depois do início da nova operação, em dias úteis, em quatro turnos, das 4h até as 20h. As equipes estarão alocadas nas principais estações e terminais do BRT e, também, em pontos do Corredor Central.  

A Campanha “Experimenta o BRT” contempla ainda treinamentos nas garagens das empresas operadoras, publicações nas redes sociais, cartazes nas linhas municipais e distribuição de folhetos informativos. A Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp) também vêm realizando reuniões com a comunidade para explicar a nova fase da operação do BRT, nos bairros Satélite Íris, Rossin, Florence e Cosmos. Os encontros seguem até o dia 19 de outubro. 

Nova operação BRT  
 
A partir do dia 20 de outubro, o BRT Campo Grande ganha duas novas linhas semiexpressas que vão até o Terminal Mercado – BRT21 partindo do Terminal Grande, atenderá também ao Corredor Central; e BRT26 partindo do Satélite Íris – e uma paradora (BRT25, partindo do Satélite Íris e chegando até o Corredor Central). Além disso, a linha BRT20, criada em novembro de 2022, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central. Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt

Informações: EMDEC

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Em Curitiba, Estação-tubo Herculano de Araújo será retirada para a operação do novo Ligeirão Norte-Sul

Com a proximidade do fim das obras para a circulação da futura linha Ligeirão Norte-Sul, a estação-tubo Herculano de Araújo (em ambos sentidos) será retirada definitivamente da Avenida República Argentina, no Novo Mundo, no próximo sábado (14/10). A população poderá utilizar os pontos mais próximos: a estação-tubo Hospital do Trabalhador ou o Terminal Capão Raso.

“Com o desalinhamento das estações-tubo, a desativação da estação Herculano Araújo foi necessária para garantir melhor desempenho das linhas de biarticulado que operam no corredor sul de transporte com a futura entrada em operação do Ligeirão Norte-Sul”, diz a coordenadora de Mobilidade e Transporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), Olga Prestes.

Segundo ela, com o reposicionamento das estações existentes, necessário para a operação do Ligeirão Norte-Sul, as estações Herculano de Araújo e Hospital do Trabalhador ficaram muito próximas, com uma distância de apenas 120 metros.

“A nova localização das estações está dentro da distância máxima de deslocamento dos usuários do transporte, que é de 500 metros”, completa. A distância entre as estações-tubo Hospital do Trabalhador e Terminal Capão Raso é de 400 metros.

Previsão
As obras do Ligeirão Norte-Sul devem ser concluídas até o fim do ano, segundo projeção da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O trecho sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho e abrange 26 estações-tubo ao longo das avenidas República Argentina e Winston Churchill, que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras. 

Já foram requalificadas e voltaram a operar 18 estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil e Carlos Dietzsch e Itajubá, todas nos dois sentidos. Há intervenções sendo executadas em outras quatro: Pedro Gusso (Capão Raso), Santa Regina (Capão Raso), Sebastião Paraná (Vila Izabel), Petit Carneiro (Água Verde)

Enquanto as estações são desativadas para serem remodeladas, desalinhadas e o pavimento alargado e requalificado, as estações subsequentes permanecem funcionando normalmente.

Tempo menor
Quando concluídas as obras, a linha Ligeirão Norte-Sul terá extensão total 38 km e frota de 29 veículos. O trecho Norte, inaugurado em 2018, conta com oito estações (Terminal Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana). O usuário terá um intervalo programado de 3,5 minutos nos horários de pico e de 10 minutos em horários de menor demanda.

O maior ganho será no trecho Sul, entre a Praça do Japão até o Terminal Pinheirinho. Hoje, o usuário realiza o deslocamento com um tempo de percurso, em média, de 30 minutos. “Com o novo Ligeirão o tempo será reduzido quase pela metade”, diz Sergio Oliveira, gestor de operação do transporte coletivo da Urbs.  

A velocidade operacional neste trecho (Praça do Japão - Pinheirinho) terá um ganho de 23%, já que o Ligeirão só realizará parada nos terminais Portão, Capão Raso e Pinheirinho.

Informações: Agencia Pará

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Região Metropolitana de Belém vai receber 300 ônibus novos para o transporte público coletivo

O governador Helder Barbalho anunciou, na tarde desta terça-feira (10), que a Região Metropolitana de Belém vai receber, dentro de 120 dias, 300 ônibus novos para o transporte público coletivo. Os veículos, que terão baixa emissão de carbono, serão equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e aplicativo que permite ao usuário monitorar, em tempo real, a localização e previsão de chegada do transporte. O investimento é de R$ 250 milhões.

O anúncio foi feito pelo governador no Palácio do Governo, em Belém, ao lado do prefeito da capital, Edmilson Rodrigues, e do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), responsável pelo serviço de transporte urbano na Região Metropolitana de Belém (RMB), Paulo Gomes, além de vereadores da capital.

De acordo com as autoridades presentes, a Região Metropolitana será contemplada com mil ônibus novos no processo de renovação da frota. São 300 veículos adquiridos pelo Setransbel; 265 ônibus elétricos pelo governo estadual e outros 130 ônibus ou 200 micro-ônibus adquiridos pela Prefeitura de Belém. A meta é renovar a frota até 2025.

“Nós estamos falando aqui em 300 novos ônibus, que estarão sendo colocados à disposição da população a partir de 120 dias. Nós teremos, além disto, por parte do governo do Estado, na próxima semana uma licitação para compra de 265 ônibus elétricos para o BRT Metropolitano e para o sistema alimentador do BRT Metropolitano”, acrescentou Helder Barbalho.

“Sobre as compras de ônibus é importante destacarmos que são ações coordenadas, mas distintas. Esses ônibus anunciados hoje serão adquiridos pelo Setransbel para o sistema regular de transporte coletivo. Para o Sistema Metropolitano e BRT o Estado vai comprar os ônibus, e para o sistema local a Prefeitura de Belém fará aquisições de novos ônibus”, detalhou o governador.

“Com 100 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) nós vamos ter cerca de 130 novos ônibus iguais aos que estão sendo comprados agora, ou 200 ônibus. Esse projeto está sendo elaborado para apresentarmos ainda nesta semana ao BNDES, onde faremos a definição”, informou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Sistema Integrado de Transporte - Em acordo judicial assinado pelo Governo do Pará, Setransbel e Prefeitura de Belém ficou acordada a criação de outro “Sistema Integrado de Transporte Público Coletivo de Passageiros de Belém”, que atualmente abrange uma rede metropolitana de transporte integrada e constituída por linhas troncais e alimentadoras de ônibus equipados com sistema de ar-condicionado e bilhetagem 100% digital.

“Foram meses de estudos, de viabilidade, para que a gente, agora, efetivamente, vire a página da qualidade do transporte na nossa capital. É um acordo inédito e histórico, porque nunca o governador do Estado se preocupou tanto com a qualidade desse serviço, já que esse serviço é municipalizado. É um acordo histórico inédito, e que a gente tem total certeza que vai ser uma virada de página na qualidade do serviço”, afirmou Paulo Gomes.

Além dos novos ônibus, foi anunciada a integração dos Sistemas BRT, que tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2024.

Incentivo e isenções - Ainda durante a coletiva de imprensa, Helder Barbalho e Edmilson Rodrigues afirmaram que Estado e Município, respectivamente, concederam benefícios e isenções fiscais para viabilizar os investimentos privados na rede de transporte público.

A isenção tributária às empresas que executam o serviço de transporte público estão condicionadas a metas de melhorias e desempenho no atendimento aos usuários.

Informações: Agencia Pará

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Linhas terão alterações durante obras em plataformas do Terminal Parque Dom Pedro II, a partir de segunda (16)

A SPTrans informa que a partir de segunda-feira (16),  seis linhas de ônibus que atendem a Plataforma 5 do Terminal Pq. D. Pedro II terão mudança de ponto de parada em razão de obras no pavimento. As alterações prosseguem até o término dos trabalhos.

Haverá desatendimento ao ponto de parada da Avenida do Estado, 4144. Os passageiros poderão utilizar o ponto do Parque Dom Pedro II, altura do número 1352.

Confira as mudanças:

Linhas com pontos remanejados

4221/10 Jd. Planalto – Term. Pq. D. Pedro II - Ponto final na Avenida do Exterior, 706
3161/10 Jd. Colorado – Term. Pq. D. Pedro II - Plataforma 0
5142/10 Term. Sapopemba – Term. Pq. D. Pedro II -  Ponto final na Avenida do Exterior, 782
5143/10 Term. Sapopemba – Term. Pq. D. Pedro II - Plataforma 0
5108 Jd. Celeste - Term. Pq. D. Pedro II -   Rua Dr. Bitencourt Rodrigues (Pça. Fernando Costa)
4288 Pq. Sta. Madalena - Rua Dr. Bitencourt Rodrigues (Pça. Fernando Costa)

Linhas com desvios de itinerários

4221/10 Jd. Planalto – Term. Pq. D. Pedro II
Ponto final: Pq. D. Pedro II (Av. do Exterior), nº 706
Ida: normal até Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II, 706 (Av. do Exterior).
Volta: Pq. D. Pedro II, 706 (Av. do Exterior), Rua D. Pedro II, Av. do Estado, prosseguindo normal.

4288/10 Pq. Sta. Madalena - Term. Pq. D. Pedro II
Ponto final: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues s/n (Pça. Fernando Costa)
Ida: normal até Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Bitencourt Rodrigues.
Volta: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues, Pça. Ragueb Chohfi, Pq. D. Pedro II, (Av. do Exterior), acesso e Av. do Estado, prosseguindo normal.

5108/10 Jd. Celeste - Term. Pq. D. Pedro II 
Ponto final: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues s/n (Pça. Fernando Costa)
Ida: normal até Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Bitencourt Rodrigues.
Volta: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues, Pça. Ragueb Chohfi, Pq. D. Pedro II, (Av. do Exterior), Av. D. Passos, prosseguindo normal.

5142/10 Term. Sapopemba – Term. Pq. D. Pedro II
Ponto final: Pq. D. Pedro II  (Av. do Exterior) nº 782  
Ida: normal até Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II 782 (Av. do Exterior).
Volta: Pq. D. Pedro II, 782 (Av. do Exterior), Rua D. Pedro II, Av. D. Passos, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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Em Campinas, Quatro linhas terão mudanças no atendimento ao Terminal Central, a partir de segunda (16/10)

A partir da próxima segunda-feira, 16 de outubro, as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha) e 162 (Jardim Paulicéia) deixam de atender à plataforma interna do Terminal Central e passam a realizar embarque e desembarque em novo ponto instalado na área externa, na alça do Viaduto Miguel Vicente Cury.  

Com isso, terão mudanças no trajeto realizado no entorno do terminal. A medida é parte de um remanejamento gradual no atendimento ao Terminal Central, adotado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). 

Vindas da avenida João Jorge, as linhas atenderão ao ponto externo do Terminal Central e irão seguir pela Saldanha Marinho, Dr. Campos Sales e Senador Saraiva (pista interna), retomando o trajeto pelo sentido bairro da avenida João Jorge. Além do ponto junto ao Terminal Central, os usuários poderão realizar embarque e desembarque na Saldanha Marinho (posterior à Ferreira Penteado) e na Senador Saraiva (anterior à Costa Aguiar). 

As mudanças são válidas para dias úteis, sábados e domingos. Juntas, as linhas 140, 141, 142 e 162 transportaram, no mês de agosto, cerca de 3,6 mil passageiros (passagens pela catraca), em dias úteis.  

Consulte sua linha 

Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais, bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto. Também é possível consultar horários de partida e itinerários no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha

Informações: EMDEC

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No Recife, Linha TI Macaxeira / Parnamirim começa a operar por meio da integração temporal

A partir deste sábado (14), a linha 520 – TI Macaxeira / Parnamirim passa a operar por meio da integração temporal no Terminal Integrado Macaxeira. Com a mudança, o sistema de embarque deverá ser feito pela porta da frente e passar o cartão VEM no validador para liberar a catraca. Para agilizar o embarque nos horários de pico, um segundo validador poderá ser colocado na plataforma, conforme a necessidade da linha, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e agilizar o embarque. Os TIs Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas Silveira operam parcialmente com o sistema temporal.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O Grande Recife reforça que a integração temporal acontece apenas com a utilização do cartão VEM. Passagens pagas em dinheiro ou PIX não contemplam a integração.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 22 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Barro, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o tipo Comum, distribuído gratuitamente. Basta procurar a equipe de cadastramento e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT

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Ônibus elétrico Higer Azure começa a circular em São Paulo

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

O ônibus elétrico Azure A12 BR, da chinesa TEVX Higer, começou a circular na Zona Sul de São Paulo. O veículo está em uso pela Transwolff e ficará em operação por duas semanas. Conforme a empresa, o veículo de 12 metros de comprimento foi feito para as particularidades do mercado brasileiro. Assim, tem piso baixo e sistema de "ajoelhamento" da suspensão. Essa característica proporciona mais segurança conforto e facilidade no momento do embarque e desembarque dos passageiros.
Seja como for, o ônibus tem corredores largos e rampa de acesso na porta central. Assim, há mais acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Os veículos da família Azure contam ainda com um conjunto de suspensão que permite o rebaixamento para embarque e desembarque de passageiros. Por fim, os ônibus têm ar-condicionado, Wi-Fi e conectores USB.

O ônibus tem autonomia de 270 km e capacidade para transportar até 85 passageiros. Seu tempo de recarga é de 4 horas. Assim, com mais de 9.000 unidades em circulação em 138 países, o Azure A12 BR passa pela segunda bateria de testes na cidade e, em breve, chegará as ruas de São Paulo.

Além de São Paulo, a prefeitura de Cascavel, no Paraná, também tem ônibus da chinesa TEVX Higer na sua frota. Em maio, a cidade assinou contrato para a aquisição de 15 veículos. Assim, são 13 padrons e dois articulados. Foi a primeira licitação no Brasil para a compra de ônibus elétricos da marca, com um contrato de R$ 43,2 milhões.

Medidas ambientais impulsionam vendas
A cidade de São Paulo é potencial consumidor de ônibus elétrico no Brasil. Até 2024, a meta da gestão municipal é ter 20% da frota compostas por veículos totalmente elétricos. Assim, atualmente, a capital paulista tem 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus, e 18 movidos a bateria.
Dessa forma, 1.484 novos ônibus elétricos devem começar a operar ainda neste ano. Portanto, os outros 668 só começam a circular em 2024. A informação foi confirmada ao Estradão pela São Paulo Transporte (SPTrans), que gerencia o transporte coletivo na capital paulista. Vale lembrar, que a frota atual é de cerca de 14 mil veículos. A maioria tem motor a diesel. Seja como for, concessionárias de transporte coletivo de São Paulo já encomendaram mais de 2.152 novos ônibus 100% elétricos. O objetivo é cumprir a lei que determina que a frota da capital tenha ao menos 2.600 ônibus elétricos até 2024.

Informações: ESTADÃO

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Scania lança ônibus elétrico com bateria de longo alcance


A indústria de transporte está em chamas com inovações que prometem um futuro mais verde e eficiente. Um dos nomes que está rompendo barreiras é a Scania, que acaba de lançar uma plataforma de ônibus totalmente elétrica durante o evento Busworld 2023. Segundo informações da própria Scania, essa novidade é mais que um simples avanço: é um gigantesco passo em sua jornada para a eletrificação completa do setor de transporte.

Energia, alcance e sustentabilidade

Concebido com foco em sustentabilidade e desempenho, o novo ônibus elétrico da Scania vem equipado com baterias de origem sustentável e construção responsável. Essas baterias oferecem uma capacidade impressionante de armazenamento de energia de até 520 kWh, permitindo uma autonomia que pode ultrapassar os 500 km em condições ideais.

“O desenvolvimento desta nova plataforma de ônibus elétricos concentrou-se em três áreas principais: alcance, desempenho e responsabilidade com as baterias. Combinado com nossos serviços e soluções mais recentes em e-mobilidade, isso nos permitirá fornecer soluções completas e altamente competitivas para aplicações urbanas em todas as nossas regiões atuais”, afirma Carl-Johan Lööf, Chefe de Gestão de Produto, Soluções para Transporte de Pessoas na Scania.

Alinhamento com metas de redução de CO2

O comprometimento da Scania com a sustentabilidade não é novidade, mas o lançamento desta plataforma é mais uma prova robusta desse compromisso. A estrada para a eletrificação da empresa está em perfeita sintonia com as Metas Baseadas na Ciência para a redução de CO2, abrindo caminho para um transporte global sem emissões e silencioso.

A revolução do transporte limpo está contando com a Scania

O lançamento deste novo ônibus elétrico pela Scania não é apenas uma vitória para a empresa, mas uma vitória para todos que se preocupam com a sustentabilidade e o futuro do nosso planeta. É um marco na história da mobilidade urbana e promete redefinir a forma como vemos o transporte público. Uma coisa é certa: a revolução verde no transporte coletivo acaba de ganhar um aliado de peso.

Informações: Clickpetroleogas
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Sai edital de R$ 13,5 bi para trem de passageiros que vai de São Paulo a Campinas em 1 hora

domingo, 8 de outubro de 2023

O governo do Estado de São Paulo publicou, neste sábado, o edital de licitação do Trem Intercidades (TIC), Eixo Norte, no valor de R$ 13,5 bilhões. A obra que faz do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, inclui a construção da primeira linha expressa de média velocidade no Brasil, conectando as cidades de São Paulo e Campinas. A data prevista para o leilão é 29 de fevereiro de 2024.

O projeto prevê ainda um serviço parador, com cinco estações nas cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Também está no escopo do edital a licitação o trem metropolitano da Linha 7-Rubi, hoje operadora pela CPTM, que atende a sete cidades: São Paulo, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Lindo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.

Qual será o custo para andar em novo trem?
O trecho será a primeira linha expressa de média velocidade no Brasil, com custo máximo de R$ 64 por passageiro. Atualmente, uma passagem rodoviária entre as duas cidades — que leva mais tempo — custa R$ 41.

A previsão é que, em 2031, composições com capacidade para cerca de 800 passageiros em assentos marcados estejam completando o percurso de 96 quilômetros em pouco mais de uma hora, a uma velocidade de até 150 quilômetros por hora, com uma única parada em Jundiaí.

O edital do governo paulista inclui ainda o chamado Trem Intermetropolitano (TIM), entre Jundiaí e Campinas, e a revitalização da atual Linha 7-Rubi da CPTM, que hoje faz o percurso entre a estação Brás, no centro de São Paulo, e Jundiaí. Conheça os detalhes de como serão as novas linhas:

Trem Intercidades (TIC): de SP a Campinas em até 150 km/h
A viagem do expresso que ligará São Paulo (estação Barra Funda) a Campinas deve durar entre 61 e 64 minutos segundo os estudos do governo. A linha conta com uma única parada, em Jundiaí. A velocidade do trem pode chegar a 150 km/h, mas a média será de 96 km/h.

A passagem do expresso entre a capital paulista e Campinas custará no máximo R$ 64 por passageiro e por trecho, mas há a possibilidade de descontos para passageiros frequentes. Passagens de ônibus custam hoje R$ 41 entre São Paulo e Campinas.

A concessionária poderá oferecer modalidades de assentos diferentes com preços distintos, desde que transporte 800 passageiros por viagem durante a hora de pico.

Trem Intermetropolitano (TIM): de Jundiaí a Campinas
Chamado de trem parador, o TIM vai compartilhar trilhos com o TIC entre Jundiaí e Campinas. A diferença é que o TIM vai fazer um trajeto de 44,4 quilômetros em cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.

O TIM será mais lento, mas também mais barato. A previsão do governo paulista é que a passagem custe R$ 14,05 por trecho entre Jundiaí e Campinas. O passageiro que viajar de Barra Funda a Campinas nos trens com mais paradas vai pagar R$ 18,45.

Para viabilizar as obras, o governo prevê um aporte para remunerar o investimento de aproximadamente R$ 6 bilhões, durante os sete anos em que a concessionária fará as obras. Com isso, o governo estadual vai financiar cerca de 50% dos investimentos do projeto.

Além disso, o edital prevê pagamentos de contraprestações anuais de cerca de R$ 500 milhões quando a obra for entregue, em 2031, até o fim do contrato. A contraprestação total prevista é de R$ 13,74 bilhões, mas vencerá o leilão o grupo que der o maior desconto.
Linha 7 deixará de passar por Brás e Luz
Hoje, a Linha 7-Rubi vai de Jundiaí a Brás, onde faz conexão com as linhas 3-Vermelha do Metrô e Linha 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM. Entre Brás e Barra Funda, faz uma parada na Luz, onde há conexão com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô e 11-Coral da CPTM. O novo projeto prevê desativar as paradas em Luz e Brás, encurtando essa linha até a Barra Funda.

O que pode atrapalhar o projeto
Os três serviços vão compartilhar os mesmos trilhos. Hoje, a Linha 7 divide a estrutura com trens de carga da MRS Logística, mas isso terá que mudar. Para que o TIC seja possível, a MRS precisará construir outra linha só para cargas entre São Paulo e Jundiaí.

A obrigação está prevista na renovação antecipada da concessão da MRS, assinada em julho do ano passado pelo governo federal. Esse é um dos fatores que podem atrasar o TIC. A MRS tem até julho de 2029 para concretizar a segregação da linha, mas o cumprimento desse cronograma será fiscalizado pelo governo federal.

A construção da nova via de cargas= de mão única e com pontos de ultrapassagem, é o maior desafio do projeto porque a concessionária só terá acesso ao canteiro de obras duas horas por dia. Isso porque a Linha 7, paralela, é eletrificada, não sendo possível fazer obras enquanto ela estiver funcionando.

Campanha de outros governos
O projeto do Trem Intercidades é antigo e chegou a fazer parte da campanha de João Doria (então no PSDB) e de Rodrigo Garcia (PSDB) ao governo paulista. Durante a campanha, Tarcísio prometeu dar continuidade ao projeto.

O edital foi lançado no marco dos primeiros 100 dias da gestão de Tarcísio pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), na mesma semana em que representantes do governo estadual apresentaram o ativo a investidores estrangeiros na Europa.

Informações: EXAME

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Mais uma linha na Grande Recife passa a operar por meio da integração temporal

Mais uma linha do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, passa a operar por meio da integração temporal. A mudança acontece na linha 1076 – TI Pelópidas (PCR) (PARADOR) com início neste sábado (06) quando os usuários deverão acessar os ônibus pela porta da frente e passar o cartão VEM no validador para liberar a catraca. O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) do tipo Comum está sendo distribuído mediante cadastro do passageiro no local.
Para agilizar o embarque nos horários de pico, um segundo validador pode ser colocado na plataforma, conforme a necessidade da linha, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e evitar transtornos. Os TIs Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 22 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos Tis Barro, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O Grande Recife reforça que a integração temporal acontece apenas com a utilização do cartão VEM. Passagens pagas em dinheiro ou PIX não contemplam a integração.

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o tipo Comum, distribuído gratuitamente no TI Pelópidas Silveira. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: Grande Recife

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