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Prefeitura de BH acrescenta mais 114 viagens ao transporte coletivo da capital

terça-feira, 5 de setembro de 2023

A partir desta segunda-feira (4) o transporte coletivo da capital terá um acréscimo de 114 viagens em 34 linhas. Serão 110 novas partidas nos dias úteis e quatro nos fins de semana. Nos dias úteis, 62% dos acréscimos das viagens foram feitos nos horários de pico. Essa é mais uma etapa das ações de melhoria do transporte público implementadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. 

Os acréscimos de viagens levam em consideração as contribuições da população, por isso é fundamental que o usuário registre a reclamação por meio do PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no Portal de Serviços. Além da linha, é necessário que o passageiro informe o número do veículo e horário da ocorrência para melhor direcionar a equipe de fiscalização. Todas as reclamações são devidamente apuradas, enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas e também são utilizadas para revisão e melhorias nos quadros de horários das linhas.

Entre as contrapartidas exigidas das empresas de ônibus estão mais viagens, qualidade dos veículos e respeito ao quadro de horários. Se os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte não forem atendidos para cada viagem, não haverá o pagamento da remuneração complementar às concessionárias. Equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans vão acompanhar e fiscalizar o cumprimento das viagens nas estações, nos pontos finais das linhas e por meio do  Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).
Este incremento de viagens é mais um realizado após a sanção da Lei 11.458/23. Em julho, foram acrescidas 155 novas viagens aos sábados e 185 novas viagens nos dias úteis. E no começo de agosto foram mais 133 novas viagens em 19 linhas também nos dias úteis. Até o final deste ano as empresas terão que fazer um incremento de 10% nas viagens, saltando das atuais 21.700 para 23.870. Haverá ainda mais alterações em viagens e mudanças em quadro de horários, itinerário ou criação de novas linhas. Além disso, 420 novos veículos serão inseridos na frota até o final do ano.

O novo quadro de horários dos ônibus poderá ser acessado on-line.

Confira a relação das novas viagens por linha: 

Segunda-feira (4): 85 viagens

- 30 (ESTAÇÃO DIAMANTE/CENTRO) – 1 nova viagem;
- 33 (ESTAÇÃO BARREIRO/CENTRO-HOSPITAIS) - 1 nova viagem;
- 61 (ESTAÇÃO VENDA NOVA/CENTRO-DIRETA) - 7 novas viagens;
- 67 (ESTAÇÃO VILARINHO/SANTO AGOSTINHO VIA CARLOS LUZ) - 1 nova viagem;
- 330 (ESTAÇÃO BARREIRO/INDEPENDÊNCIA) - 4 novas viagens;
- 503 (ESTAÇÃO SÃO GABRIEL/ APARECIDA/ SANTA ROSA) – 2 novas viagens;
- 504 (ESTAÇÃO SÃO GABRIEL/SANTA ROSA/APARECIDA) – 3 novas viagens;
- 618 (ESTAÇÃO PAMPULHA/JARDIM LEBLON) - 2 novas viagens;
- 627 (ESTAÇÃO VENDA NOVA/MANTIQUEIRA) - 2 novas viagens;
- 737 (ESTAÇÃO VILARINHO/JAQUELINE) – 1 nova viagem;
- 823 (ESTAÇÃO SÃO GABRIEL/BAIRRO VITÓRIA) – 5 novas viagens;
- 1502 (VISTA ALEGRE/GUARANI) – 7 novas viagens;
- 2151 (VISTA ALEGRE/SERRA) – 6 novas viagens;
- 2152 (SALGADO FILHO/CRUZEIRO VIA SAVASSI) – 2 novas viagens;    
- 4031 (SANTA MARIA/HOSPITAIS) – 1 nova viagem ;
- 4032 (CAIÇARA/SAVASSI/PÇA. DA LIBERDADE) - 2 novas viagens;
- 4033 (CAMARGOS/CENTRO) - 1 nova viagem;
- 4034 (NOVO DOM BOSCO/SAVASSI VIA PADRE EUSTÁQUIO) – 6 novas viagens;
- 4113 (BOM JESUS/BELVEDERE) – 7 novas viagens;
- 4201 (ALTO CAIÇARA/NOVA CINTRA) – 1 nova viagem;
- 4405 (COQUEIROS) – 2 novas viagens;
- 5033 (SANTA TEREZINHA/PRAÇA DA LIBERDADE VIA TANCREDO NEVES) - 1 nova viagem;
- 5102 (UFMG/SANTO ANTÔNIO) – 2 novas viagens;
- 6350 (ESTAÇÃO VILARINHO/ESTAÇÃO BARREIRO VIA ANEL RODOVIÁRIO) – 2 novas viagens;
- 8108 (CIDADE NOVA/SAVASSI    ) - 5 novas viagens;
- 8203 (RENASCENCA/BURITIS) - 4 novas viagens;
- 8405 (PALMARES/BELA VISTA) - 5 novas viagens;
- 4403A (ZOOLÓGICO VIA SERRANO) – 2 novas viagens;

Terça-feira (5): 25 viagens

- 617 (ESTAÇÃO PAMPULHA/PIRATININGA VIA RIO BRANCO) – 12 novas viagens;
- 4107 (ALTO CAIÇARA/SERRA) – 2 novas viagens;
- 4108 (PEDRO II/MANGABEIRAS) – 5 novas viagens;
- 9407 (ALTO VERA CRUZ/DOM BOSCO_ – 6 novas viagens.

Sábados e domingos: 4 viagens

- 6350 (ESTAÇÃO VILARINHO/ESTAÇÃO BARREIRO VIA ANEL RODOVIÁRIO) - 1 nova viagem aos sábados;
- 62 (ESTAÇÃO VENDA NOVA/SAVASSI VIA HOSPITAIS) -     3 novas viagens aos domingos;

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Em Belém, Licitação para obras do BRT na Av. Júlio César tem nova etapa concluída

A implantação da primeira etapa do sistema Bus Rapid Transit, a ser executada na avenida Júlio César, teve mais um avanço na manhã desta segunda-feira, 4, no auditório da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep).

A Comissão Permanente de Licitação (CPL), da Coordenação Geral de Licitação (CGL) da Prefeitura de Belém, procedeu à abertura dos envelopes com as propostas de preços apresentadas pelas empresas no dia 14 de julho, referente ao processo licitatório do Bus Rapid Transit Júlio César, na modalidade concorrência pública.

Das três propostas concorrentes, duas foram classificadas. O consórcio TP-BRT Centenário, composto pelas empresas Terraplena Ltda. e Paulitec Construções Ltda., apresentou o valor de R$ 136,5 milhões. Já o consórcio BRT Centenário, formado pela DP Barros Pavimentação e Construção Ltda. e Arvek Técnica e Construções Ltda., propôs o montante de R$ 137,8 milhões.

Pelo edital, lançado no dia 13 de junho, deverão ser executadas obras civis na Avenida Júlio César, incluindo terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização.

Agora caberá à comissão técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) analisar se as propostas estão de acordo com os termos do edital para, então, anunciar o vencedor.

A previsão de conclusão desse processo é de 15 dias, segundo o diretor da Assessoria Técnica da Seurb, Alcides Moreira Neto, que junto com o engenheiro civil e assessor Jorge Vaz Filho, acompanhou a abertura das propostas de preços. 

Depois de concluída essa etapa, os concorrentes têm 5 dias úteis de prazo para apresentação de recurso à decisão, se acharem necessário. Caso um dos consórcios use desse direito, o outro tem mais 5 dias úteis para contra-argumentação. A finalização do processo está prevista para o início de outubro de 2023.


Com relação ao gerenciamento, supervisão e apoio técnico às obras do Bus Rapid Transit Centenário, o consórcio TPF-Encibra venceu a licitação concluída em 26 de julho deste ano.

A importância do empreendimento para a modernização do sistema viário de Belém é reforçada pelo prefeito Edmilson Rodrigues.

"Trata-se de uma grande obra que beneficiará a cidade e a população com mais mobilidade, paisagismo, urbanismo e estruturas de acessibilidade para pedestres e ciclistas; uma obra completa e muito bem planejada de urbanização, que dotará Belém de um sistema viário muito mais eficiente e moderno", afirma o prefeito.

Via é principal acesso ao aeroporto de Belém

Uma das mais importantes de Belém, a Av. Julio César, com 4,85 quilômetros de extensão, liga a Av. Almirante Barroso, a principal via de acesso à cidade, no bairro do Marco, ao Aeroporto Internacional Júlio César Ribeiro, em Val-de-Cães.

Na via também estão localizadas as sedes de importantes órgãos públicos, como o Comando Aéreo Regional da Aeronáutica, a Superintendência da Policia Federal, e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

À margem da avenida, na área do antigo Aeroporto Tenente-Brigadeiro-do-Ar Protásio Lopes de Oliveira, no bairro Sacramenta, já está sendo construído o Parque da Cidade, obra do governo do Estado.

O espaço irá servir também para eventos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada na capital paraense em novembro de 2025.

Informações: Agência Belém
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Governo do Estado pode assumir o Metrô do Recife

Após meses da quebra de braço entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), pela primeira vez, a governadora Raquel Lyra se pronunciou sobre o metrô do Recife. A gestora afirmou, durante entrevista ao Bom dia Pernambuco, da TV Globo, que assumirá a gestão do modal, no entanto, impôs algumas condições, como realocação de funcionários em caso de privatização e um montante de R$2 bilhões para recuperar o sistema.

Segundo a governadora, a realocação dos metroviários, no caso do metrô ser privatizado, evitando que aconteça o mesmo com os funcionários da CBTU de Minas Gerais, é fundamental.

Raquel ainda apontou que um investimento de R$2 bilhões foi garantido pelo governo federal para requalificar o sistema metropolitano.
Os metroviários encerraram na última sexta-feira (1º), o estado de greve iniciado ainda em abril. A categoria também realizou diversas paralisações no decorrer desses quatro meses. A decisão foi tomada após assembleia dos funcionários do metrô recifense, onde a proposta apresentada pela CBTU foi aceita e o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 foi aprovado.

Informações: CBN Recife
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Blumenau recebe dez novos ônibus com índices menores de poluição para uso no transporte coletivo

No dia 1º de setembro, Blumenau começou a receber os dez novos ônibus que acrescentam a frota do transporte coletivo da cidade. Os novos veículos, que têm capacidade para transportar até 80 pessoas, devem rodar na cidade assim que tiverem a parte tecnológica de GPS instalada.

Todos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para carregar dispositivos eletrônicos móveis, internet via Wi-Fi e plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.   

Os novos veículos vão integrar diversas escalas voltadas para linhas troncais com maior fluxo de passageiros, como 10 (via Rua São Paulo), 11 (via Rua Dois de Setembro), 12 (via Escola Agrícola), 15 (via Ponte Tamarindo), 30 (via Governador Jorge Lacerda), 31 (via Rua dos Caçadores), 32 (via Água Verde), 80 (via Pedro Zimmermann) e 81 (via Gustavo Zimmermann). Juntos, os dez novos veículos vão somar aproximadamente 150 novas viagens por dia ao sistema com inclusão gradativa.

Além disso, a grande novidade dos novos veículos são os modernos motores padrão Euro 6, com um sistema internacionalmente reconhecido por sua eficiência ambiental. Esses têm grande redução na emissão de poluentes, contribuindo assim com a qualidade do ar na cidade.


"Nosso projeto de instalação de ar-condicionado em todos os 21 veículos que atendem o troncal 10 já foi concluído. Ou seja, com esses novos veículos, serão 31 ônibus climatizados rodando pela cidade já em preparação para os períodos de altas temperaturas. Agora, a frota de Blumenau passa de 191 para 201 veículos atendendo a população", destaca o secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Alexandro Fernandes.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também explica que a frota de transporte coletivo de Blumenau é uma das mais novas de Santa Catarina.

"Nossa frota de ônibus tem em média cinco anos e meio de circulação, uma média muito acima quando comparada com outros municípios. E agora teremos mais dez veículos novos, com um padrão importante por serem menos poluentes e terem ar-condicionado. São por melhorias assim que nós seguiremos trabalhando, por investimentos que impactem positivamente e melhorem o dia a dia da população, pois essa segue sendo nossa principal missão”, finaliza Hildebrandt.

Padrão 'Euro 6'

O padrão ‘Euro 6’ pode ser resumido em um conjunto de normas que visam reduzir a emissão de poluentes por veículos motorizados a diesel. Regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), esse padrão cumpre uma série de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores que iguala esses ônibus a muitos que já operam na Europa, por exemplo.

Informações: Prefeitura de Blumenau
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Estado quer faixa exclusiva de ônibus da 3ª ponte ao terminal de Vila Velha

O Governo do Estado está planejando a implementação de um corredor de ônibus que ligará a Terceira Ponte ao Terminal de Vila Velha, passando pela Avenida Carioca. Atualmente, com a ampliação da ponte, o Sistema Transcol ganhou maior eficiência e agilidade para percorrer o trajeto entre Vitória e a cidade de Vila Velha, e vice-versa.

Esses estudos de viabilidade são motivados pelo fato de que, ao chegarem em Vila Velha, os ônibus enfrentam a falta de uma pista exclusiva para coletivos, o que resulta em atrasos na chegada dos passageiros até os terminais.

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) foi procurada e, por meio de nota, afirmou que o próximo passo é iniciar um diálogo com os municípios a fim de encontrar alternativas que reduzam o tempo de deslocamento do Sistema Transcol.
Em resposta, a Prefeitura de Vila Velha esclareceu que a responsabilidade pela Avenida Carioca está sob a gestão da Rodosol e que o Governo do Estado está realizando obras de macrodrenagem no Canal Bigossi, localizado nas proximidades do Terminal de Vila Velha.

É importante destacar que a faixa exclusiva na Terceira Ponte permite apenas o tráfego de ônibus, motocicletas e veículos de serviço identificados, como táxis, viaturas e ambulâncias. O Governo do Estado tem a intenção de estender essa medida de exclusividade até um dos terminais rodoviários mais frequentados da Grande Vitória, visando melhorar a mobilidade urbana na região.

Informações: ES Brasil
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Agentes de trânsito intensificam fiscalização em faixas exclusivas do DF

Para garantir a fluidez e segurança viária das vias e rodovias que cortam o Distrito Federal (DF), os órgãos de fiscalização de trânsito contam com a tecnologia que permite complementar o monitoramento realizado pelos agentes. Radares, câmeras de vídeo e o Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona 24 horas por dia, são algumas das técnicas que auxiliam as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e do Departamento de Trânsito (Detran-DF). De 2022 para cá, o Governo do Distrito Federal (GDF) adquiriu mais de 20 novas câmeras de videomonitoramento para intensificar a fiscalização viária no DF.

Ao todo, o DF conta com 89 câmeras distribuídas pelas rodovias e vias adjacentes que enviam imagens em tempo real para o CCO do DER, localizado na sede do departamento. A central permite que os agentes façam a fiscalização do trânsito, verifiquem situações de acidente ou de algum delito à legislação de trânsito, além de acionarem as equipes da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) em casos de ocorrências com vítimas.

Por meio do CCO, as equipes promovem um monitoramento mais eficiente que complementa a atuação daqueles agentes que estão nas ruas. Um exemplo disso são os autos de infração lavrados, em tempo real, pelos radares, quando motoristas são flagrados cometendo algum delito à legislação. Apesar de ser uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, o tráfego de veículos não autorizados pelos 150 quilômetros de faixas exclusivas no DF tem se tornado cada vez mais comum.

De janeiro a julho deste ano, o Detran registrou 84.273 autuações por transitar com o veículo nas faixas de trânsito exclusivo sob jurisdição do departamento. Já o DER registrou 105.874 ocorrências desta natureza, entre janeiro e agosto deste ano. Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), foram 3.590 episódios de infração desta natureza somente em 2022. Entre 1º  e 23 de agosto deste ano, o departamento já computou 814 infrações por transitar na faixa exclusiva de ônibus. Este número é 326,2% maior que o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 191 ocorrências em julho.
“Realmente houve um aumento de veículos que estão utilizando a EPTG por conta das obras na Estrutural. Em 2023, nós já temos 3.089 registros de ocorrências por trafegar na faixa exclusiva só na EPTG. Estamos aumentando a fiscalização porque entendemos que o trânsito está mais complicado, mas o respeito à legislação de trânsito deve continuar”, afirmou o diretor de Fiscalização do DER, Sinomar Ribeiro.

Além de infringir as normas de trânsito, o motorista que trafega indevidamente pela faixa exclusiva de ônibus coloca em risco também os usuários de transporte público. “Quando o cidadão entra na faixa exclusiva, além de ser autuado, é perigoso para os usuários do transporte coletivo, porque essa ação pode causar um acidente. É por isso que a gente aumentou a fiscalização, para garantir que as normas sejam cumpridas”, defendeu.

O monitoramento nas faixas exclusivas de ônibus também é feito pelos radares de velocidade distribuídos ao longo das vias. Caso o motorista trafegue na faixa exclusiva com 11 quilômetros de extensão da EPTG, estará sujeito a sofrer mais de uma penalidade.

“O motorista que entrar na faixa exclusiva perto de Taguatinga, sair dela ao avistar um radar e mais à frente ser flagrado por um agente vai ser autuado. Quando for mais para a frente, ele pode ser penalizado mais de uma vez, porque são quilômetros e horários diferentes. Ele está infringindo a legislação várias vezes”, explicou o diretor.

Quem pode?

Atualmente, as faixas exclusivas no DF somam mais de 150 km de extensão, assim distribuídos: 24 km na EPTG, 55,6 km na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) nos dois sentidos do corredor do BRT Sul, 22 km na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), 26 km nos dois lados das W3 Sul e Norte, 3,2 km na Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e 15 km no Eixo Monumental, somando as vias S1 e N1.

Podem trafegar pelas faixas exclusivas os ônibus e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF, táxi e veículos de transporte escolar. Na Epia, há uma exceção: trafegam somente os ônibus do sistema do BRT e as linhas do transporte semiurbano (Entorno).
A faixa é exclusiva em todos horários destinados a esses transportes, nos dois sentidos da via, nos dias de semana, exceto sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. A exceção é a via exclusiva do BRT na Epia.

As faixas de trânsito exclusivo são flexíveis aos fins de semana, podendo todos os veículos trafegarem da 0h01 de sábado até as 23h59 de domingo. O mesmo vale para feriados e pontos facultativos.

Conheça cada via

A faixa exclusiva da EPNB foi a primeira a ser criada no DF, em dezembro de 2011. Com 22 quilômetros de extensão, representa economia de 20 minutos para os passageiros. Em 2012, outra via importante do DF ganhou seu corredor exclusivo: a EPTG. A faixa começou a funcionar em 31 de janeiro daquele ano, mas utilizada somente por 11 linhas semiexpressas, de forma que os passageiros só podiam embarcar e desembarcar nas cidades de origem, e não na EPTG, já que os ônibus dessas linhas não paravam ao longo da via.

Em 2019, os coletivos de linhas convencionais passaram a circular, de forma provisória, nas faixas exclusivas da EPTG no sentido inverso ao dos demais veículos nos horários de pico. A medida temporária foi tomada para contornar o problema da falta de ônibus sem portas do lado esquerdo.

Por determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), as operadoras adquiriram os coletivos com portas de acesso dos dois lados, que começaram a operar em janeiro de 2020. A medida facilitou a vida dos passageiros e garantiu segurança na hora de embarcar ou descer dos ônibus. Esses usuários ganharam, em média, 30 minutos no tempo de viagem – somando o trajeto de ida e volta.

As faixas exclusivas das vias W3 Sul e Norte e do Setor Policial Sul (ESPM) também foram implementadas em 2012. As duas primeiras possuem 14 e 12 quilômetros de extensão, respectivamente, o que representa uma economia de 10 minutos para os passageiros, enquanto a da ESPM possui 3,5 quilômetros, significando a redução de 5 minutos no tempo das viagens de ônibus.

Os passageiros de Gama e de Santa Maria passaram a usufruir do corredor exclusivo do BRT Sul em junho de 2014 na Epia, quando começou a operação do sistema ligando as duas regiões ao Plano Piloto. A média de economia das viagens é de 20 minutos, ida e volta. São mais de 55 quilômetros de faixas.

A via exclusiva mais recente foi implantada em dezembro de 2020, no Eixo Monumental. A exclusividade funciona na Via S1, sentido Cruzeiro-Esplanada dos Ministérios, e na N1, sentido Congresso Nacional-Setor Militar Urbano (SMU). Cada lado do corredor tem 7,5 quilômetros.

A priorização do transporte público coletivo ao individual está prevista tanto na lei federal 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, quanto, no âmbito distrital, pelo Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), estabelecido pela lei nº 4.566/2011.

Com informações da Agência Brasília
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Câmara aprova projeto para concessão dos terminais e corredores de ônibus de Fortaleza

A Câmara Municipal aprovou, na sessão dessa quinta-feira (31/08), projeto da Prefeitura de Fortaleza para a concessão de terminais, estações e corredores estruturados vinculados ao sistema de transporte coletivo urbano de passageiros de Fortaleza. O objetivo da matéria é oferecer mais conforto e satisfação aos usuários do transporte público no Município. O projeto tramitou na Comissão Conjunta de Constituição e Justiça, Orçamento, Fiscalização e Administração Pública, antes de ser aprovada em plenário pelos vereadores.

A Parceria Público-Privada (PPP) prevista no projeto será responsável por gerir 10 terminais urbanos e dois corredores estruturados, resultando em gestão mais eficiente para o Município. Os equipamentos representam uma despesa de aproximadamente R$ 6 milhões por mês, incluindo apenas os custos básicos e diretos da operação. As receitas recebidas neste contrato poderão, inclusive, ser destinadas ao subsídio da tarifa do transporte público coletivo urbano de passageiros e a outros investimentos na área.

O prazo da concessão é de até 30 anos, com fiscalização feita pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). A regulação é de responsabilidade da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (AcFor).

Benefícios

Entre os principais benefícios proporcionados para cerca de um milhão de pessoas por dia: melhoria de infraestrutura, conforto e qualidade, conveniência e facilidades, maior segurança e geração de empregos, além de manutenção, vigilância e limpeza.
"A parceria vai proporcionar vários benefícios, com reforma e modernização dos terminais, aquecendo a economia em torno dos bairros e garantindo mais dignidade, conforto e segurança para quem frequenta os terminais. E a verba economizada pelo Município vai contribuir para diminuir o valor da tarifa do transporte público", destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

7 terminais fechados
Antônio Bezerra
Conjunto Ceará
Lagoa
Messejana
Papicu
Parangaba
Siqueira

3 terminais abertos
Coração de Jesus
José Walter
Washington Soares

2 corredores estruturados
Antônio Bezerra-Centro
Messejana-Centro

Consulta e audiência pública

A Prefeitura de Fortaleza realizou, no dia 13 de julho, consulta e audiência pública em formato virtual sobre a concessão dos terminais e corredores estruturados. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), recebendo contribuições da população, com sugestões e questionamentos.

Edital

O edital, que prevê o formato de concorrência pública para selecionar o vencedor, irá adotar o critério de julgamento, combinando a apresentação da melhor proposta técnica e menor valor a ser paga pela Prefeitura.

As medidas propostas, as obras de intervenções imediatas serão concluídas 180 dias após a assinatura do contrato. Já as obras de requalificação contam com o cronograma delineado dentro de 48 meses, garantindo a Implantação e Certificação ISO 14001 - Gestão Ambiental.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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Prefeitura de SP inaugura novas faixas de ônibus nas zonas leste e norte

A Prefeitura, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai entregar na segunda-feira (4) faixas exclusivas de ônibus na Avenida Nordestina, na Zona Leste, e na Rua Ribeiro Morais, na Zona Norte.

As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que cerca de 34 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

A faixa da Rua Ribeiro de Moraes, na Freguesia do Ó, terá 920m de extensão no sentido bairro por onde 14 linhas irão trafegar. Já a faixa entregue na Av. Nordestina, em São Miguel, terá 150m de extensão no sentido bairro e será utilizada por quatro linhas de ônibus.
A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 42,7 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 85,4% do total previsto.

Informações: Prefeitura da Cidade de São Paulo
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Etufor oferece nova linha entre Messejana e Papicu no período da manhã

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), disponibiliza a partir desta segunda-feira (04/09), a linha 1815 - Expresso Messejana/BR-116/Papicu. A nova linha de ônibus visa atender à demanda de usuários que se deslocam entre 5h30 e 7h com destino ao Terminal Papicu, parando somente para desembarque em três pontos de parada, localizados a partir da Câmara Municipal no bairro Luciano Cavalcante.

Após pesquisa realizada no Terminal de Messejana, observou-se a alta demanda dos usuários oriundos de diversas linhas que saem dali com destino ao Terminal Papicu. Aproximadamente 40% dos passageiros precisam se deslocar direto ao Terminal Papicu e, de lá, dirigir-se a outros destinos, justificando tecnicamente a implantação desta nova linha 1815 - Expresso Messejana/BR-116/Papicu.

Com a implantação, o tempo que o passageiro irá demandar é de aproximadamente trinta minutos entre os dois terminais. Antes, ao se deslocar nas linhas já existentes, somava-se o tempo de espera no ponto de ônibus do terminal com o tempo de parada para desembarque.

Os passageiros contarão com dois veículos e intervalo de trinta minutos, realizando quatro viagens. “A operação da nova linha será monitorada e, sendo constatada a necessidade, podemos ampliar o atendimento com mais veículos”, assegura Américo Pimentel, supervisor da Divisão de Operações da Etufor.
Diariamente, são realizados estudos e análises na Etufor para melhorar e oferecer um serviço com mais qualidade que favoreça o passageiro. “A implantação desta linha dialoga com nossos esforços em cada vez mais atrair os usuários ao transporte coletivo, com um ônibus que atenda a sua necessidade, com agilidade e eficácia nos trajetos”, considera David Bezerra, presidente da Etufor.

Horários

A linha 1815 - Expresso Messejana/BR-116/Papicu vai operar em dias úteis nos horários saindo do Terminal Messejana às 5h30, 6h, 6h30 e 7h.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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Em Osasco, Novos ônibus são entregues a população

Auto Viação Urubupungá realizou na quinta-feira, 31/08, a entrega de mais cinco novos ônibus para atender as linhas municipais. Acompanhado de representantes da empresa e da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), do vereador Batista da Comunidade, o prefeito Rogério Lins vistoriou os novos veículos.

Os coletivos são da marca Mercedes-Benz, modelo Of 1726, zero quilômetro, carroceria Caio Apache Vip 5, com motor eletrônico dianteiro Euro 6, que oferece um melhor desempenho e menor índice de emissão de poluentes. Os carros também contam com carregadores USB para celulares e tablets, entre outros.

Os veículos contam com elevador de acessibilidade, ar-condicionado e sistema de suspensão pneumática, que proporciona conforto aos passageiros e menores níveis de ruídos. Além disso, os novos carros também têm dois lugares para pessoas obesas, alças de segurança e balaústres táteis amarelos, que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual.
Eles também contam com itinerário eletrônico branco nas posições frontal, lateral e traseiro, facilitando a leitura dos destinos à longa distância, principalmente à noite. Já para o conforto dos motoristas, os novos ônibus oferecem ajuste de altura do volante, câmera de ré e monitor para visualizar a porta traseira e facilitar o desembarque.

“Estamos renovando a frota com veículos zero quilômetro que vão garantir mais agilidade e qualidade no serviço oferecido aos usurários”, disse o prefeito Rogério Lins.

Informações: Prefeitura de Osasco
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Sem acordo, Metrô do Recife pode paralisar novamente

Há menos de uma semana que o sistema de metrô do Recife voltou a funcionar normalmente, a sombra de uma nova paralisação paira sobre os passageiros que dependem do transporte. Isso porque a quebra de braço entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ganhou mais um novo capítulo. Na quarta-feira (31), uma rodada de negociações entre os dois lados foi realizada, porém nenhum acordo foi firmado.

O encontro, que aconteceu de forma remota, contou com a participação da Secretaria de Coordenação das Estatais (SEST). Os metroviários alegam que a proposta apresentada foi inferior ao que foi solicitado. A CBTU propôs o reajuste salarial de 3,45%, sem correção da base salarial, o que foi motivo para a categoria recusar a proposta.

Por causa disso, uma assembleia dos metroviários, marcada para acontecer na próxima semana, foi antecipada para esta sexta-feira (1º). O encontro pode resultar em uma mobilização da categoria a qualquer momento.
A última paralisação durou 25 dias, com intercaladas de suspensões e manutenções da paralisação. O sistema também contou com uma visita de parlamentares, que andaram e avaliaram o metrô do Recife, com a promessa de solicitarem auxílio do Governo Federal para revitalizar o modal. O retorno das atividades foi acordado na última sexta-feira (25), após votarem em uma série de propostas que garantem a segurança desses profissionais, no entanto, nada foi resolvido.

A CBTU, por meio de nota, destacou o prazo final para a celebração de um acordo, conforme os parâmetros da SEST, que se encerra em 6 de setembro. A empresa ainda reiterou o compromisso de celebrar o acordo coletivo em breve.

Informações: CBN Recife
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Em Aracaju, Corredores de mobilidade passam por ajustes pontuais

Desde que passou a valer as novas regras de circulação nos corredores de mobilidade, no dia 11 de agosto, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju vem acompanhando e analisando dia a dia a dinâmica dos corredores Hermes Fontes, Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco, e ajustes pontuais estão sendo feitos para melhorar ainda mais o funcionamentos dos corredores.

O tempo dos cruzamentos semafóricos do corredor Hermes Fontes, por exemplo, foi ajustado para dar mais fluidez ao trânsito no corredor, as ações educativas continuam sendo realizadas e intensificadas em pontos estratégicos, e foi iniciado esta semana um serviço na calçada das imediações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Sinhazinha para aumentar a largura da calçada e melhorar o acesso dos pedestres à lombofaixa.
Além disso, a SMTT mantém diálogo com as empresas que atuam no sistema de transporte coletivo para reforçar as orientações aos motoristas dos ônibus sobre o embarque e desembarque nos abrigos do corredor Hermes Fontes, nas chamadas ilhas. Esta semana, o superintendente da SMTT Renato Telles, se reuniu,  mais uma vez, com representantes das empresas de ônibus.

“É imprescindível que as empresas adotem as medidas acordadas desde o primeiro momento do processo de implantação dos corredores de mobilidade. Por isso, estamos sempre dialogando e reforçando as orientações sobre a circulação dos ônibus. Estamos observando in loco o desempenho de todos os corredores e já fizemos ajustes no tempo dos semáforos do corredor Hermes Fontes, por exemplo, e nas estratégias da campanha educativa e observamos uma melhoria significativa na fluidez do trânsito nas duas faixas destinadas ao tráfego de veículos particulares”, destaca o superintendente da SMTT, Renato Telles.  

Melhorias para o transporte
Com o funcionamento dos corredores de mobilidade, entre as constatações feitas pelas empresas de transporte coletivo estão a redução dos riscos de sinistros de trânsito envolvendo ônibus e a diminuição do tempo das viagens dos coletivos. Houve uma redução de aproximadamente, 40% no tempo de viagem dos ônibus.

“Desde o primeiro momento, sensibilizamos todos os operadores de ônibus para os benefícios a serem adquiridos com os corredores de mobilidade, bem como para a sociedade de forma geral. Hoje, percebemos a melhoria trazida pelos corredores, cuja intenção é oferecer mais qualidade aos usuários do sistema, que representam cerca de 70% da população”, pontua o representante da empresa Viação Modelo, Raimundo Jorge.

Já o representante da empresa Viação Atalaia, Emmanuel Lima, afirma que o respeito às lombofaixas tem sido um dos principais pontos trabalhados no processo de conscientização dos motoristas do transporte público.

“Tratamos ainda da importância da velocidade defensiva e, especialmente, do respeito aos passageiros nos pontos de parada das faixas exclusivas dos corredores. Evidente que tais faixas deram aos motoristas e às empresas do transporte público uma melhor condição de operação - menos desgastes, maior velocidade comercial e menos perda de tempo de repouso para o profissional”, avalia Emmanuel.

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Câmara do Rio pede estudo sobre BRT do Terminal Gentileza ao Galeão

A Câmara do Rio solicitou à Secretaria Municipal de Transportes um estudo de viabilidade para a criação de uma nova opção de transporte público até o Galeão e vice-versa, a partir do Terminal Gentileza, que será inaugurado em breve.

O vereador Carlo Caiado (PSD), presidente da Casa, afirma que a criação de uma nova linha de BRT Terminal Gentileza - Galeão seria de extrema importância para a mobilidade de quem chega ou sai do Rio de Janeiro via Aeroporto do Galeão. “Quando as operações começarem integralmente em 2024, haverá essa necessidade de melhorar o acesso, dando mais opções aos usuários“, diz o parlamentar.
Embora muitos usuários utilizem carros particulares, táxis ou de aplicativos para acessar o Galeão, o clamor popular é pelo aumento da oferta de transporte público para desafogar o trânsito e, também, facilitar o acesso ao terminal internacional.

O acesso ao Galeão é uma das maiores críticas dos usuários que reclamam da redução forçada de voos no Santos Dumont, que há anos engoliu grande parte da demanda aeroportuária no Rio.

Informações: Extra
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Trem para aeroporto de Guarulhos (SP) passa a sair da Barra Funda

A Estação Palmeiras-Barra Funda deve receber duas linhas de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até 2024, segundo o governo. A partir do segundo semestre deste ano, o terminal, na zona oeste de São Paulo, vai ser um ponto de parada da linha de trem para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana. A Linha 13-Jade da CPTM terá o serviço expandido e as composições que prestam o serviço Expresso Aeroporto chegarão em uma das plataformas da estação Palmeiras-Barra Funda.

Com isso, segundo o governo paulista, será possível sair de lá até a Estação Aeroporto-Guarulhos, fazendo conexão na Estação da Luz, por onde passam também as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, além da Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela de metrô.

O preço da tarifa do Expresso Aeroporto é R$ 4,40, semelhante ao das demais linhas da rede. Lançado em outubro de 2018, o serviço possibilita chegar à Estação Aeroporto-Guarulhos em 35 minutos, com partidas diárias de hora em hora, a partir das 5h, em ambos os sentidos. Durante a semana, a viagem economiza cerca de 20 minutos aos passageiros em relação ao percurso feito de carro.
No segundo semestre de 2024, os passageiros também devem passar a contar com a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, o que deverá encurtar a distância entre a região do Alto Tietê - composta pelos municípios no entorno da nascente do Rio Tietê como Arujá, Mogi das Cruzes e Poá - e a zona oeste da cidade de São Paulo.

"A ampliação da linha pode diminuir a demanda na Estação Luz e fornecer aos passageiros uma alternativa de chegada às Estações Luz e Brás, após a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada", disse o governo, em comunicado.

Realização das obras durante as madrugadas
Na Linha 13-Jade, os trabalhos estão focados em adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda.

"Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança", afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Já na Linha 11-Coral, o trabalho se concentra em rede aérea, via permanente e sinalização, mas também na construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda que possibilitará a expansão da linha.

"A subestação vai garantir a distribuição da energia para alimentar as composições, após o aumento da circulação no trecho que atualmente recebe o Serviço 710, que permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de baldeação na Estação Brás", afirmou ainda o governo em comunicado.

Em agosto de 2021, a CPTM anunciou que a Linha 13-Jade iria chegar até a Estação Palmeiras-Barra Funda. O contrato no valor de R$ 158 milhões engloba a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas.

Informações: Exame
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SPTrans abre licitação para requalificação da Av. Celso Garcia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, lança nesta sexta-feira (1º/9) licitação para execução de obras e serviços para requalificação da Av. Celso Garcia, que liga a Zona Leste da cidade ao Centro.

A estimativa é que com a requalificação da via, 300 mil pessoas sejam beneficiadas. As linhas que trafegam pelo local contarão com ganho no tempo de viagem. O pavimento da avenida será substituído por pavimento rígido, que demanda menor necessidade de manutenção.

A acessibilidade das paradas será aprimorada, com o alteamento dos pontos, permitindo embarque mais confortável a todos os passageiros. Os passeios também serão reconstruídos, aumentando a acessibilidade na avenida.

As intervenções deverão ser feitas sem a necessidade de desapropriações ou de supressão de árvores.
Neste momento está sendo licitado o primeiro trecho de obras, de um total de três, está localizado entre o Term. Parque D. Pedro II, na região central, e o cruzamento com a R. Bresser, no Brás.

Os interessados devem entregar as propostas por meio do site www.licitacoes-e.com.br até as 10h do dia 27 de setembro, quando os envelopes serão abertos. O edital e seus anexos estão disponíveis neste portal.

Informações: SPTrans
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Linhas da EMTU da Região Metropolitana ganham mais 68 novos ônibus 0km

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Nesta semana, 13 linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) do Governo de SP recebem 68 novos ônibus zero km para atendimento aos passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.

Os novos veículos começam a operar em linhas metropolitanas que circulam nas regiões de Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e São Paulo. A renovação da frota conta com ônibus mais modernos, eficientes e confortáveis, beneficiando cerca de 112 mil passageiros por dia que utilizam os serviços.

Todos os veículos adquiridos possuem chassi Mercedes-Benz e carroceria CAIO Apache VIP, e são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para recarregar dispositivos móveis e plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

As linhas operadas pela Viação Miracatiba, do Consórcio Intervias, receberam ao todo 40 novos ônibus com suspensão a ar e motor Euro 6, tecnologia que faz o tratamento de gases de escape para reduzir a emissão de poluentes, contribuindo para um transporte mais sustentável. A frota, com prefixos iniciados em 1510 e 1511, realiza viagens que ligam São Paulo a Itapecerica da Serra e Embu das Artes.

Já as linhas da Viação Raposo Tavares, também do Consórcio Intervias, começaram a circular com 20 novos ônibus motor Euro 5, com prefixos 1223. O atendimento é feito para passageiros que se deslocam entre Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista e São Paulo.
Para a região de Guarulhos, o Consórcio Internorte adquiriu oito novos ônibus motor Euro 5 que já estão atendendo três linhas operadas pela TipBus. Os veículos possuem prefixos iniciados com 3622 e 3623 e fazem a ligação de Guarulhos a São Paulo.

Com as novas inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU já somam 239 novos veículos 0 km recebidos desde janeiro deste ano.

Confira abaixo a relação completa das linhas que receberam novos ônibus:

032 – Itapecerica da Serra (Parque Paraíso)/ São Paulo (Metrô Vila Sônia)
033 – Embu das Artes (Engenho Velho)/ São Paulo (Metrô Vila Sônia)
193 – Embu das Artes (Jardim Santa Tereza)/ São Paulo (Metrô Capão Redondo)
239 – Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos)/ Cotia (Terminal Metropolitano Cotia)
451 – Itapecerica da Serra (Jardim Branca Flor)/ São Paulo (Metrô Capão Redondo)
484 – Embu das Artes (Jardim Batista)/ São Paulo (Metrô Capão Redondo)
551 – Embu das Artes (Jardim Mimas)/ São Paulo (Metrô Capão Redondo)
396 – Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) / São Paulo (Metrô Butantã)
256 – Cotia (Caucaia do Alto) / Cotia (Portão) – via Vargem Grande Paulista
297 – Cotia (Caucaia do Alto)/ São Paulo (Metrô Morumbi)
073 – Guarulhos (Nova Bonsucesso)/ São Paulo (São Miguel Paulista)
252 – Guarulhos (Jardim Cumbica)/ São Paulo (Metrô Carrão)
596 – Guarulhos (Vila Any)/ São Paulo (Estação CPTM São Miguel Paulista)

Informações: Governo de São Paulo
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Primeiros ônibus elétricos de dois andares da BYD chegam ao Chile

A BYD, líder mundial na fabricação de veículos eletrificados, estabelece um novo marco para a eletromobilidade no Chile com a chegada dos primeiros ônibus elétricos de dois andares que farão parte do sistema RED Mobility. São 10 unidades BYD B12C01, com um design desenvolvido para ter maior autonomia. O ônibus carrega de 0 a 100% em um máximo de 2 horas e tem um alcance de 280km.

“No Chile, fomos pioneiros na implementação de ônibus elétricos para o transporte público. Este novo e importante marco de trazer os primeiros ônibus elétricos de dois andares para o país, nos posiciona mais uma vez na vanguarda da eletromobilidade em toda a região e no continente. Na BYD, estamos orgulhosos de poder continuar contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos chilenos por meio da eletrificação do transporte”, diz Tamara Berríos, Gerente Geral da BYD Chile.

Entre as características internas do BYD B12C01 estão que todos os ônibus de dois andares têm 30 entradas USB distribuídas na área de passageiros, com wifi embutido e ar condicionado. Implementado com 69 assentos distribuídos em ambos os andares. Além disso, possui 6 assentos prioritários. Esses ônibus também incorporam um assento XL e uma área preferencial para cadeiras de rodas. A capacidade total desses ônibus é de 100 passageiros.

“A BYD Chile se estabeleceu no país como líder no mercado de ônibus elétricos. Fomos os primeiros a apostar na eletromobilidade no transporte público e hoje somos os primeiros a trazer os ônibus elétricos de dois andares. O sucesso do que vemos hoje também se deve ao fato de termos gerado alianças para criar um ecossistema em torno da eletromobilidade, com um sistema de carregamento, com infraestrutura da mão de um fornecedor de energia e, claro, graças a um operador inovador e confiável que assume o risco de testar e avançar”, detalha Tamara Berríos Gerente Geral da BYD Chile.

Os ônibus, especialmente projetados para o Chile, têm 12,128 metros de comprimento e 4,170 metros de altura, com um peso aproximado de 16,5 toneladas. A incorporação desses ônibus ao transporte público metropolitano visa aumentar o conforto das viagens e aumentar a capacidade de usuários transportados. Esse marco é o resultado de anos de trabalho da empresa para promover e implementar a eletromobilidade no país.

A história da eletrificação do transporte público começou de mãos dadas com a BYD no Chile em 2017, quando os dois primeiros ônibus elétricos começaram a operar, um ano depois foram incorporados 100, a maior frota fora da China e para este ano, somando os 10 ônibus de dois andares, espera-se chegar a 800 ônibus 100% elétricos.

Atualmente, os ônibus 100% elétricos da BYD estão atendendo com sucesso os mercados de vários países da América Latina, incluindo Chile, Colômbia, Argentina, Brasil, Equador e Uruguai. Globalmente, os ônibus, táxis e outros veículos puramente elétricos da BYD foram estendidos para mais de 400 cidades em mais de 70 países.

Informações: BYD
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