Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Cinco linhas de ônibus metropolitanos são integrados ao metrô de Salvador

terça-feira, 31 de maio de 2016

Os baianos que diariamente circulam entre os municípios da Região Metropolitana e Salvador agora têm mais opções para fazer o trajeto da BR-324 até a Lapa. Desde o último domingo (29/5), mais cinco linhas de ônibus metropolitanos já fazem a integração com o metrô na Estação Retiro.

Agora, o passageiro que optar por usar os dois meios de transporte paga apenas uma passagem utilizando o metropasse ou o cartão do metrô, bilhete válido por até três horas e que também contempla os estudantes, que pagam meia. Com as novas rotas, já são nove linhas metropolitanas que seguiriam até a Lapa e agora fazem a parada no Retiro, oferecendo a opção ao passageiro.

Até 1º de julho, as linhas que têm como destino final a Estação da Lapa seguirão fazendo o roteiro até o Centro.  Já partir do dia 2 de julho, os ônibus circularão somente até o Terminal do Retiro, e os passageiros terão que fazer a conexão com o metrô para chegar à Lapa.

Além de dar mais conforto e reduzir o tempo que o passageiro levaria em engarrafamentos, por exemplo, a progressão da integração retira de circulação certa quantidade de ônibus no Centro da cidade, o que facilita a mobilidade e melhora o trânsito em Salvador.

Para quem tiver dúvidas de como funciona o sistema, cartazes foram espalhados pela estação e, no Retiro, funcionários da CCR, concessionária responsável pela administração do metrô, dão informações aos usuários.

Segundo a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, esse é um período de adaptação e de aprovação do sistema pelos usuários.

“Primeiro os passageiros precisam saber que para pagar apenas um valor de passagem é preciso ter o metropasse ou o cartão do metrô. Não é necessário adquirir os dois. Em função disso, como é uma novidade, existe esse prazo até julho para que o usuário se acostume a utilizar o cartão.

A ideia é espalhar os pontos de venda do metropasse nas cidades e também com os cobradores, mas isso depende das empresas de ônibus”, explicou a superintendente. Nas estações de metrô, todas já oferecem o cartão, sem custo para o usuário e com uma carga mínima de R$ 5.

Nesta segunda-feira (30/5), primeiro dia útil após a mudança, muita gente já estava aprovando a facilidade e a vantagem de pagar apenas um bilhete pelos dois meios de transporte. A agente de viagens Eliane Brito, que mora em Simões Filho e trabalha na capital baiana, já utiliza a integração com o metrô e comemora a medida.

“Ficou muito mais fácil porque, para mim, é mais confortável, gasto menos tempo no engarrafamento e ainda preciso andar menos para o trabalho. Vou continuar usando todos os dias”, afirmou.

Linhas integradas
Inicialmente, a integração funcionava para quatro linhas de ônibus: 869I Barra-Simões Filho, 826A Góes Calmon-Estação Aquidabã, 872 Ilha de São João-Estação Rodoviária e 875 Areia Branca -Terminal Retiro.

Com a operação que começou nesse domingo (29/5), foram incluídas outras cinco rotas: 803A2 Nova Dias D’Ávila–Estação Aquidabã, 861 Mata de São João-Estação Aquidabã, 805A Madre de Deus-Estação Aquidabã, 800A Camaçari-Estação Aquidabã e 809 Candeias-Estação Aquidabã.

Para o gestor de arrecadação da CCR, Júlio Farias, o metrô, à medida que avança na cobertura da cidade, muda a cara da mobilidade de Salvador para melhor.

“O metrô é uma opção a mais para o usuário, rápida, segura e confiável. Não tenho dúvidas de que operações como essa vão trazer uma mudança muito grande com o passar do tempo para o soteropolitano. Esse é o processo de convencimento, de experimentação, e assim as pessoas passam a entender que pode ser um meio de transporte interessante para elas”, disse.

Informações: Tribuna da Bahia
READ MORE - Cinco linhas de ônibus metropolitanos são integrados ao metrô de Salvador

No DF, Rodoviários param por quatro em ato por reajuste salarial

Motoristas e cobradores de ônibus decidiram cruzar os braços entre 11h e 15h desta terça-feira (31) em seis regiões administrativas do Distrito Federal. Eles pedem reajuste de 20% nos salários e no valor do tíquete-alimentação.
Foto: Mateus Vidigal

A categoria informou que 4 mil rodoviários haviam aderido ao ato – ao todo, são 12 mil. As regiões afetadas são Samambaia, Ceilândia, Paranoá, Sobradinho, Gama e Planaltina. A Transit, empresa que representa as companhias de ônibus na negociação, informou que não vai comentar o assunto no momento.

De acordo com o secretário de Comunicação do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, Marcos Junio Duarte, as negociações já ultrapassam um mês, porém não há avanços. "Negociação aparentemente tem. Afinal nós nos reunimos, apresentamos nossa pauta e já cobramos vários vezes um acordo, porém, as empresas nem aceitam nossas reivindicações, como também não apresentam nenhuma contraproposta.”

"Nós apresentamos nossas demandas para as empresas e ouvimos que eles não podem negociar enquanto o governo não fizer o repasse referente ao ajuste do ano passado. Enquanto o governo não pagar as empresas, não vai haver negociação", completou o diretor financeiro do sindicato, João Osório da Silva.

Atualmente o salário dos motoristas de transporte público do DF é de R$ 2.121 e dos cobradores, R$ 1.108. O tíquete é de R$ 660.

Informações: G1 DF
READ MORE - No DF, Rodoviários param por quatro em ato por reajuste salarial

Novo aplicativo ajuda usuários de transporte público em Osasco

O Cittamobi, aplicativo para smartphones que monitora em tempo real os horários de chegada e partida de ônibus, desembarca nesta quarta-feira, dia 1 de junho, em Osasco. Com o nome de OsascoBus, a ferramenta chega para facilitar a vida de mais de 666.740 habitantes e é fruto de uma parceria entre a Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO), as concessionárias de transportes e a empresa de tecnologia Cittati. 

Presente em mais de 33 cidades, como São Paulo, Recife e Salvador, o Cittamobi permite a otimização de tempo para os usuários de transporte coletivo. Com um simples clique é possível saber em tempo real o horário em que o ônibus chegará ao ponto e a duração do trajeto. Além disso, com a função “alarme”, o usuário é alertado da proximidade do seu destino. O app também permite salvar trajetos e informa se o ônibus é adaptado para deficientes ou não. 

Para a Cittati, empresa que criou a ferramenta, a chegada do aplicativo em mais um grande centro é reflexo de um movimento pró-mobilidade urbana que vem surgindo no País. Diariamente, o CittaMobi conta com 400 mil acessos em todo o Brasil. 

“As pessoas buscam cada vez mais alternativas e evitam o uso do veículo próprio. As tecnologias de informação e comunicação servem para melhorar o fluxo de mobilidade, ajudando a otimizar o tempo do usuário, que hoje tem o que há de mais moderno na palma da mão”, diz Cesar Ranzino, diretor de Tecnologia e Produtos da Cittati. 

Cittati
A Cittati é uma empresa integradora de soluções voltada para o desenvolvimento de tecnologia de informação e comunicação com foco na gestão de sistemas de transporte.
READ MORE - Novo aplicativo ajuda usuários de transporte público em Osasco

Greve de ônibus em Florianópolis tem filas para vans e trânsito intenso

Com a greve de motoristas e cobradores, que começou nesta terça-feira (31) em Florianópolis, moradores da região metropolitana que dependem de transporte público enfrentaram um dia complicado. Além do trânsito acima do normal, havia filas para pegar as vans autorizadas pela prefeitura da capital para fazer o transporte alternativo.

Na noite desta terça (31), havia a expectativa pelo resultado de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho com todas as partes envolvidas. Caberia ao desembargador Roberto Luiz Guglielmetto decidir sobre uma ação do Ministério Público do Trabalho, que ajuizou uma ação solicitando frota mínima de 50% em todos os horários na Grande Florianópolis e de pelo menos 70% nos horários de pico, das 5h30 às 8h e das 17h30 às 20h.

A ação a ser julgada também estabelece multa diária de R$ 100 mil para cada parte em caso de não cumprimento das medidas.

À tarde, uma reunião na Superintendência do Ministério do Trabalho, na qual estiveram presentes o Sindicato dos Tabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Florianópolis (Setuf), terminou sem acordo.
Os trabalhadores pedem a reposição da inflação, aumento de 5% nos salários e de 25% no vale-alimentação. Eles também exigem mais estacionamentos para os ônibus e mais banheiros nos terminais.

As empresas oferecem a reposição, dizem que não podem dar aumento agora e que podem aumentar em 10% o vale-alimentação. Elas dizem que vão oferecer os estacionamentos e que os banheiros a mais poderão ser entregues, mas não agora.

A prefeitura de Florianópolis afirma que, conforme o contrato de concessão, fica de fora das negociações salariais. A administração diz que poderá agir depois, cobrando os prejuízos. "Vamos aguardar o término da greve pra ver o impacto, mensurar todo o impacto disso no sistema e encaminharemos a procuradoria geral do município que aplicará a penalidade cabível junto com o contrato", afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Vinícius Cofferri.

“Esta é uma greve absolutamente desnecessária, não havia necessidade de paralisar. Há um debate estabelecido, avançamos em relação a novos terminais, há mais espaço para transporte, há melhores condições para os moradores”, disse o prefeito de Florianópolis, César Souza Junior.

Sem ônibus
Mais de 500 mil usuários da Grande Florianópolis que utilizam diariamente os quase mil ônibus da frota precisaram encontrar alternativas para se deslocar. "Sempre quem é prejudicado é o usuario né, porque a gente depende do onibus pra ir trabalhar, e infelizmente chega nesse momento que a gente precisa, o transporte para, e a gente nao tem o que fazer, né?", disse uma moradora ao RBS Notícias.

Sem ônibus, o principal terminal de Florianópolis, o Terminal de Integração do Centro (Ticen) amanheceu deserto. Nos bairros, pessoas que não sabiam da greve  esperavam nos pontos de ônibus. O jeito, para muitos, foi apelar para a carona de colegas de trabalho.


A prefeitura autorizou vans a fazerem o transporte alternativo. Porém, a passagem nesses veículo custa pelo menos R$ 6, quase o dobro da passagem, e eles não aceitam o vale-transporte. Além disso, só fazem os trajetos principais.

Em nota, o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) comunicou que todas as empresas registradas na autarquia com ônibus ou vans estão autorizadas a operar com característica urbana dentro da Grande Florianópolis enquanto durar a greve. Isso vale para trajetos intermunicipais. As empresas não podem cobrar mais de R$ 7 a tarifa em qualquer percurso.

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa do Cidadão de Palhoça vai abrir credenciamento para regularizar um serviço de transporte alternativo na cidade, informou a prefeitura palhocense.

Informações: G1 SC
READ MORE - Greve de ônibus em Florianópolis tem filas para vans e trânsito intenso

SPTrans apoia Campanha do Agasalho 2016 nos terminais de ônibus

Terminais de ônibus urbanos de São Paulo já estão recebendo desde a última segunda-feira, dia 23 de maio, e até o dia 31 de julho a 18ª edição da Campanha do Agasalho. O objetivo é arrecadar peças de roupa de frio e cobertores a serem encaminhadas para instituições filantrópicas e de assistência a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. 

Em cada um dos 29 terminais e seis estações do Expresso Tiradentes, haverá caixas coletoras disponíveis à espera de doações de agasalhos, malhas, cobertores, blusas, meias, luvas, sapatos e outras peças, em bom estado de conservação e limpeza. As doações podem ser feitas diariamente durante todo o horário de funcionamento dos terminais.

A campanha está sendo liderada pela Socicam, que administra os terminais, e conta com apoio da SPTrans, responsável pela gestão do transporte coletivo por ônibus na cidade, e da SPUrbanuss, sindicato que representa as empresas operadoras do sistema.

Somente em 2015, mais de 57 mil peças foram arrecadadas em todos os pontos de coleta da Socicam, incluindo terminais urbanos e aeroportos,. As doações foram distribuídas entre 28 instituições.

SERVIÇO

Período: 23 de maio a 31 de julho de 2016 

Postos de arrecadação:

Terminais Urbanos: 

• Estação Alberto Lion, Estação Ana Nery, Estação Atlético Ipiranga, Estação Nossa Senhora Aparecida, Estação Pedro Segundo, Estação Rua do Grito, A. E. Carvalho, Amaral Gurgel, Aricanduva, Bandeira, Campo Limpo, Capelinha, Casa Verde, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Lapa, Mercado, Parelheiros, Parque D. Pedro II, Penha, Pirituba, Princesa Isabel, Sacomã, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Sapopemba, Tiradentes, Varginha, Vila Carrão, Vila Nova Cachoeirinha, Vila Prudente e Pinheiros.

Informações: SPTrans
READ MORE - SPTrans apoia Campanha do Agasalho 2016 nos terminais de ônibus

Prefeitura de Fortaleza entrega novos ônibus com ar condicionado e wi-fi

A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta terça-feira (31/05), às 9h, no estacionamento do Centro de Eventos, novo lote de ônibus com ar condicionado. Além do ar condicionado, outro benefício que começa a funcionar a partir desta terça-feira é o Wi-For, programa de implantação de internet wi-fi nos ônibus.

Em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), o wi-fi será instalado inicialmente nas linhas 026 - Antônio Bezerra/Messejana e 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana. A cada mês, serão contempladas novas linhas, totalizando 200 veículos em 15 linhas com a tecnologia wi-fi até outubro deste ano.

Serviço:
Entrega de novo lote de ônibus com ar condicionado
Data: 31/05/2016 (terça-feira)
Local: Estacionamento do Centro de Eventos
Horário: 9h

Informações: Prefeitura de Fortaleza
READ MORE - Prefeitura de Fortaleza entrega novos ônibus com ar condicionado e wi-fi

Em SP, Carapicuíba ganha novo terminal de ônibus

segunda-feira, 30 de maio de 2016

A fim de melhorar a mobilidade urbana, o Governo de São Paulo acaba de inaugurar o novo terminal de ônibus de Carapicuíba, uma obra instalada bem ao lado da estação da CPTM ordenando o fluxo de pessoas e facilitando o trânsito de veículos no local.

"É um terminal importante com acessibilidade e capacidade para atender 19 linhas de ônibus", afirmou o governador Geraldo Alckmin. "Os usuários poderão usá-lo a partir de amanhã (terça-feira, 31)".

Totalmente coberto, o terminal engloba uma área de 3.750m², com quatro plataformas para embarque e desembarque. Fora isso, o empreendimento concretiza a transposição de barreiras físicas que cortavam a área central da cidade, como avenidas e trilhos da CPTM.

O complexo teve investimento da ordem de mais de cinquenta milhões de reais (R$ 52.641. 894,17), com participação ativa da Prefeitura e, majoritariamente, do Governo do Estado de São Paulo.

Ao longo da execução das obras, que beneficiarão pelo menos meio milhão de pessoas, praticamente 600 empregos, entre diretos e indiretos, foram criados na região.

A última etapa do complexo que envolve o novo Terminal - a da Passarela de interligação do calçadão e demais equipamentos urbanos à Fatec e Etec locais - será concluída até o final deste ano.

Do Portal do Governo do Estado
READ MORE - Em SP, Carapicuíba ganha novo terminal de ônibus

China testa “Monotrilho Maglev” monotrilho movidos por motores de ímã permanente

A maior fabricante de trens da China desenvolveu o primeiro monotrilho do país movidos por motores de ímã permanente. A CRRC Qingdao Sifang, informou por meio de um comunicado que foi concluído com êxito a primeira bateria de testes.

Os motores usados permitem economia de 10 por cento no consumo de energia, assim como a redução drástica dos níveis de ruído durante a operação. “O trem vai produzir ainda menos ruído do que um carro, ao mesmo tempo pode correr a 70 km/h”, disse Zhong Yuanmu, um dos idealizadores do projeto. Ele acrescentou que o trem atende aos mais altos padrões de prevenção de incêndios.

Investimentos em transportes ferroviários

Yang Chuantang, ministro dos Transportes, disse que o governo local deve estender o comprimento total dos sistemas de trens metropolitanos da China, dos atuais 3.300 quilômetros para cerca de 6,000 km em 2020.

A cidade de Chongqing possuí a maior rede de monotrilhos em funcionamento, com 90 km de extensão, cujo a Linha 3 bateu a marca de um milhão de viagens por dia.

Na visão da CRRC Qingdao Sifang, cerca de 50 sistemas de monotrilho estão ativos em todo o mundo, e que o meio de transporte pode ser viável por consumir apenas um terço do gasto em trens subterrâneos.

No Brasil, duas linhas estão em execuções, e em suas concepções foram prometidas com a promessa de terem as construções mais rápida com um custo inferior ao do Metrô, no entanto, dificuldades na implantação das obras civis acabaram por atrasarem os projetos.

Informações: Portal ViaTrolebus
READ MORE - China testa “Monotrilho Maglev” monotrilho movidos por motores de ímã permanente

Motoristas decidem manter suspensão da greve em Sorocaba

Motoristas de Sorocaba (SP) decidiram suspender a greve até a próxima quarta-feira (1º), quando haverá outra audiência conciliatória para tentar chegar a um acordo sobre o reajuste salarial da categoria, informou o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região nesta segunda-feira (30). Empresas que operam o transporte urbano no município e o Consórcio Sorocaba não chegaram a um consenso na audiência realizada na manhã desta segunda-feira (30) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

As reinvindicações da categoria são: correção salarial segundo a inflação que fechou em 9,955% mais aumento real de 6%; aumento no tíquete-refeição/diária para R$ 23, atualmente esse benefício está em R$ 19; aumento na participação nos lucros e resultados (PLR) para o valor de um piso salarial da categoria, atualmente a PLR é de R$ 1.300; contratação de agentes de bordo em quantidade que igual ao número de motoristas; e manutenção de todos os direitos já conquistados em campanhas salariais passadas como cesta básica, plano de saúde, seguro de vida, PTS (prêmio por tempo de serviço), entre outros.

A greve dos motoristas de ônibus em Sorocaba começou no dia 24 de maio, sendo suspensa no dia seguinte, porém, os funcionários seguem em estado de greve.

Greve em Votorantim
Já em Votorantim (SP), a categoria pode retomar a paralisação, já que o impasse continua. O Sindicato informa que a paralisação seguirá o determinado pela liminar concedida pela Justiça às empresas, sendo 70% da frota em circulação em horário de pico e 40%, nos demais horários. A primeira audiência de conciliação com a Auto-Ônibus São João, operadora do transporte urbano no município, também irá acontecer na próxima quarta-feira.

Ainda conforme o sindicato, os trabalhadores estão em estado de greve desde o dia 18 de maio, quando a categoria rejeitou, em assembleia, a proposta patronal, sendo 4,84% em maio e mais 3,08% a partir de novembro, um total de 8,06%.

Informações: G1 Sorocaba e Jundiaí
READ MORE - Motoristas decidem manter suspensão da greve em Sorocaba

Salvador: Usuários aprovam integração de ônibus e metrô

A integração entre ônibus metropolitanos e metrô está ampliada. Desde ontem, domingo (29), todas as linhas de ônibus da Região Metropolitana de Salvador (RMS) com destino à Lapa, que chegam à capital baiana via BR-324, estão integradas ao metrô no terminal do Retiro. Além disso, em até três horas, o passageiro que fizer a integração entre os dois sistemas por meio dessas linhas paga apenas uma passagem.  

O movimento na estação do Retiro no domingo foi considerado “bom” pelos funcionários da CCR, empresa que administra o metrô. No período da tarde a passagem de passageiros pelo terminal foi  mínima, apenas com algumas pessoas utilizando o novo serviço. “Essas linhas integradas ao metrô é legal porque facilita para o trabalhador.

Hoje estou a passeio, mas amanhã (hoje) vou passar por aqui para ir e retornar ao trabalho e o que é melhor economizando na passagem. Isto é bom”, comentou o eletricista Eduardo Silva, ao descer na estação praticamente deserta, procedente de Simões Filho, por volta das 16 horas. Também ontem começou a valer a interoperabilidade dos cartões, ou seja, o Metropasse será aceito no metrô e o cartão CCR Metrô Bahia será aceito nos ônibus metropolitanos.

Na prática, o usuário terá de possuir apenas um cartão, que pode ser o Metropasse ou o cartão CCR Metrô Bahia, pois os cartões terão as mesmas funções. “Assim é melhor e mais econômico pra gente que precisa do transporte público todos os dias”, declarou a representante comercial Nadja Mascarenhas, residente na Ilha de São João.

Os cartões Metropasse e do metrô devem ser adquiridos nos postos de vendas das respectivas operadoras, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro) e a CCR Metrô Bahia. Os cartões e créditos da CCR Metrô Bahia devem ser adquiridos nas bilheterias das estações do metrô. Na integração metropolitana, o usuário poderá efetuar um transbordo por tarifa cobrada.

Informações: Tribuna da Bahia
READ MORE - Salvador: Usuários aprovam integração de ônibus e metrô

Prefeitura de São José do Rio Preto abre licitação para implantar corredores de ônibus

A prefeitura de São José do Rio Preto (SP) abriu licitação para a contratação de empresa que fará a implantação de nove corredores de ônibus do transporte coletivo. Os interessados têm até 8 de julho para a entrega dos envelopes. O investimento estimado é em torno de R$ 63 milhões e a licitação é na modalidade concorrência pública.

Os corredores ficarão nas seguintes vias: João Mesquita e Pedro Amaral; General Glicério e Bernardino de Campos; XV de Novembro e Antônio de Godoy; Alberto Andaló; Bady Bassitt;  João Bernardino de Seixas Ribeiro; Bernardino de Campos e General Glicério; Mirassolândia, Ernani Pires Domingues e João Mesquita e Philadelpho Gouveia Neto e Elias Tarraf.

Serão 42 quilômetros de corredores e, ao longo dos trajetos, 111 pontos de ônibus. As obras  fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana que também incluem as obras do complexo de viadutos da região Norte, que está em fase de conclusão, e da Estação Central Parque, que está sendo construída entre a rua João Mesquita e avenida Philadelpho Gouveia Neto.

Informações: G1 Rio Preto e Araçatuba
READ MORE - Prefeitura de São José do Rio Preto abre licitação para implantar corredores de ônibus

Em Salvador, Rodoviários aceitam proposta e ônibus circulam normalmente

Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira, 30, os rodoviários decidiram que a categoria não entrará em greve nesta terça-feira, 31. A categoria aceitou a proposta de reajuste salarial de 10%. A assembleia terminou por volta das 16h.

Ainda nesta segunda houve duas reuniões entre o Sindicato dos Rodoviários e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), uma na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e outra na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A categoria conseguiu ainda a redução do custo do tíquete alimentação de 12% para 10%, adequação de até 4 níveis para os cargos da manutenção, gratuidade para aposentados e a manutenção do emprego dos cobradores.

Foto: Mila Cordeiro
Informações: A Tarde
READ MORE - Em Salvador, Rodoviários aceitam proposta e ônibus circulam normalmente

Em Fortaleza, Terminal da Lagoa ganha rede de wi-fi gratuita para usuários

Rede de wi-fi gratuita e painéis de previsão de chegada dos ônibus são algumas das novidades do Terminal da Lagoa, que terá inauguração do espaço nesta quarta-feira, 30, após a requalificação do local. Os usuários do transporte público que utilizam o terminal também terão acesso ao projeto "Terminal Literário", que consiste no compartilhamento de livros por quem passa pelo equipamento.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Terminal da Lagoa tem um fluxo médio de 56.931 passageiros por dia. Com a reforma, houve melhorias de infraestrutura no espaço, como a recuperação dos pisos das plataformas, pavimentação dos paralelepípedos viários no estacionamento e nas vias por onde os ônibus trafegam.

Os banheiros foram reformados e receberam pisos novos e revestimentos cerâmicos, assim como foram substituídos os sanitários, pias e torneiras. O equipamento teve a sinalização reforçada nas faixas de pedestre, faixas de limite das plataformas e foram instaladas novas placas para filas preferenciais. 

A requalificação do espaço ainda promoveu a pintura dos pilares, fachadas e salas, a instalação e recuperação de novos gradis, alambrados e catracas. Segundo a Etufor, o Terminal da Parangaba será o próximo a ser entregue requalificado, no final de junho.

Informações: O Povo Online
READ MORE - Em Fortaleza, Terminal da Lagoa ganha rede de wi-fi gratuita para usuários

Em SP, Linha Circular Turismo terá mais viagens aos domingos

sexta-feira, 29 de abril de 2016

A linha Circular Turismo, que está funcionando em caráter experimental desde o dia 12 de março, terá alterações no seu percurso e nos horários a partir da próxima segunda-feira, 2 de maio. De acordo com a nova programação, a linha terá cinco partidas aos domingos, duas a mais que a operação atual.

A partir de agora, durante todos os dias da semana, os ônibus partirão da Praça da República, deixando de atender a Estação da Luz, que está parcialmente interditada em virtude de um incêndio no Museu da Língua Portuguesa, e o Mercado Municipal.

A alteração tornará as viagens mais rápidas e facilitará o acesso de turistas ao serviço, já que a Praça da República conta com uma Central de Informação Turística (CIT). A região também concentra agências de viagens, casas de câmbio e diversas atrações turísticas como a Biblioteca Mário de Andrade e o Theatro Municipal, além de fácil acesso ao Metrô e sistema de ônibus.

Os horários das partidas também serão alterados e passarão a ser feitos da seguinte forma:

- Segunda a sexta-feira às 9h00, 11h20 e 14h10.
- Sábados 8h00, 10h30 e 13h30.
- Domingos e feriados 10h00, 11h40, 13h20, 15h30 e 17h10

Durante o percurso, o usuário pode embarcar em qualquer parada:
·         Estádio Pacaembu
·         MASP e Casa das Rosas (exceto aos domingos em razão do Programa Ruas Abertas)
·         Parque do Ibirapuera
·         Centro Cultural São Paulo
·         Praça da Liberdade
·         Pateo do Collegio
·         Theatro Municipal

Nos pontos de embarque e desembarque estão instalados totens indicativos com informações via QR Code, que permite acompanhar em tempo real a chegada do veículo pelo celular. Os aplicativos Moovit e Coletivo também informam a localização dos ônibus.

Linha circular turismo

O sistema continua a funcionar de forma experimental e opera com um Bilhete Único exclusivo ao custo de R$ 40,00, com validade de 24 horas, contadas a partir do primeiro embarque. O bilhete é adquirido por cartão de crédito, débito ou dinheiro no ato do embarque, diretamente com o operador de bordo do veículo.

Além do transporte, o Bilhete Circular Turismo também dá direito a entrada em sete locais contemplados no trajeto: Catavento Cultural, Estação Pinacoteca, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol, Pinacoteca do Estado e Museu de Arte Moderna (MAM). No Museu de Arte de São Paulo (Masp), o visitante que portar o Bilhete Circular Turismo será liberado das filas.

O trajeto é feito em ônibus de dois andares com capacidade para 60 passageiros, acessibilidade e sistema Wi-Fi. Os coletivos são conduzidos apenas por mulheres, como forma de incentivar a participação feminina no mercado de trabalho.

O passageiro tem à sua disposição áudio explicativo em três idiomas (português, inglês e espanhol), ativado por GPS em cada um dos pontos turísticos, e recebe um folheto com o roteiro apresentando informações sobre a história, arquitetura e cultura da capital paulista. Nesse material há indicação de como chegar ao Mercado Municipal (a partir do Pateo do Collegio) e à Região da Luz, a partir do Metrô República.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Transportes por meio da São Paulo Transporte (SPTrans) em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos). A concessionária responsável é a Sambaíba.

Mais informações no site www.cidadedesaopaulo.com/circularturismo

Informações: SPTrans
READ MORE - Em SP, Linha Circular Turismo terá mais viagens aos domingos

Em Salvador, Integração da Estação Pirajá com metrô começa dia 15

A integração entre ônibus e metrô começará na Estação Pirajá no dia 15 de maio. A informação foi dada, ontem, pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) ainda não sabe informar quais serão as linhas que farão parte da integração.

Na próxima semana, Semob, CCR Metrô, governo do estado e empresas de ônibus irão se reunir, para discutir a ampliação do sistema.

Atualmente, a integração pode ser feita na combinação ônibus-metrô-ônibus, ônibus-metrô ou metrô-ônibus.

O intervalo para utilização do benefício é de duas horas. Ao todo, já existem 17 linhas de ônibus integradas nas estações Retiro e Acesso Norte. Dessas, dez linhas são municipais e sete são metropolitanas. Outras quatro linhas metropolitanas entram na estação Acesso Norte, mas ainda estão sem integração de tarifas.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), o próximo passo é a integração do SalvadorCard e do cartão do metrô para que ambos possam dar acesso a todas as linhas que estiverem integradas. Além disso, o metrô também passará a funcionar com horário estendido das 5h à meia-noite, todos os dias. Ainda não há data para o novo horário entrar em vigor.

Pessoas acima de 60 anos e crianças de até 5  têm direito à gratuidade no transporte. Todas as linhas que trafegam pela BR-324 com destino à Estação da Lapa serão, obrigatoriamente, integradas ao metrô nas estações Retiro e Pirajá. A CCR acredita que isso contribuirá para desafogar o trânsito, já que os ônibus deixarão de circular nesse trajeto. O metrô transporta, em média,  22 mil usuários por dia útil.

Informações: Correio 24 Horas
READ MORE - Em Salvador, Integração da Estação Pirajá com metrô começa dia 15

Em Maceió, 60 ônibus Volkswagen modernizam transporte urbano

A Real Alagoas, empresa de transporte coletivo e fretamento, acaba de expandir sua frota de ônibus com a aquisição de 60 Volksbus 17.230 OD, sendo 50 com transmissão manual e 10 com a caixa automatizada V-Tronic.

Os veículos somam-se aos outros 50 Volksbus que já compõem a frota da empresa para reforçar o transporte de passageiros na cidade de Maceió (AL). Maurício Schwambach, diretor administrativo, aposta nos chassis Volkswagen: "os modelos agregam tecnologias que chegam para ampliar o desempenho dos ônibus, ponto que contou na nossa escolha".

O 17.230 OD é indicado para severas operações de transporte urbano. Adaptável a carrocerias de até 13,2 metros, une robustez e versatilidade. Com polia adicional de série e pacote de arrefecimento reposicionado, facilita a instalação do ar-condicionado. 

O Volksbus ainda incorpora embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servo-assistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto. Na versão V-Tronic, traz transmissão automatizada para amplificar a dirigibilidade e o excelente custo operacional. 

Equipado com motor MAN D08 EGR (que dispensa o uso do Arla 32), o chassi é aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo.

"A escolha dos Volksbus para a ampliação da frota referenda nosso trabalho no desenvolvimento de produtos adequados para a mobilidade urbana que aliam o melhor custo-benefício à excelência nos serviços de pós-venda", afirma Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da MAN Latin America.

Informações: Revista Exame
READ MORE - Em Maceió, 60 ônibus Volkswagen modernizam transporte urbano

Pontos da Nota Salvador poderão ser trocados por créditos para SalvadorCard

Estudantes e ex-estudantes que possuem o cartão do SalvadorCard poderão, a partir desta quarta-feira (27), recarregar as carteirinhas por meio de transferência de créditos do Programa Nota Salvador. A medida foi anunciada hoje pelo prefeito ACM Neto em coletiva no Palácio Thomé de Souza, no Pelourinho, e permitirá a transferência de 30% do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) das notas fiscais.

Inicialmente, a medida beneficiará apenas estudantes, pois os cartões de meia passagem são os únicos que exigem o cadastramento do CPF. A meta da prefeitura é de que o benefício seja ampliado para todos os usuários do transporte coletivo no prazo de até 6 meses. Para tanto, a prefeitura fará a troca dos cartões avulsos por cartões que exijam o cadastro do CPF para demais usuários.

“Em seis meses a gente pretende ampliar esse serviço que está hoje disponível para os estudantes e para quem tem cadastro do SalvadorCard, ou seja, ex-estudantes. A partir dos próximos seis meses, vamos convidar as pessoas que queiram trocar os seus cartões avulsos, sem identificação, por um cartão com identificação. A partir do momento que for feita essa troca, que será gratuita, esse usuário poderá, sim utilizar os créditos da Nota Salvador”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), secretário Fábio Mota”. 

Quem optar pelo serviço poderá converter até R$ 600 em créditos para o cartão de transporte. Uma única pessoa poderá cadastrar até três dependentes para receber os créditos. Assim, quem tiver o cadastro na Nota Salvador e quiser transferir seus pontos para outras pessoas terá o acesso liberado. 

Serviço
Para solicitar o serviço, é preciso solicitar a inclusão do número do CPF em notas fiscais. Em seguida, o usuário precisará efetuar um cadastro no site do Programa (www.nota.salvador.ba.gov.br) informando o número do CPF e uma senha. Após a conclusão do cadastro, o contribuinte poderá incluir os cartões desejados, informando o número do cartão e do CPF da pessoa que será beneficiada. A conversão do crédito solicitado pode levar dez dias para ser depositado no cartão. Já o prazo para a utilização será de 60 dias, a contar da transferência do crédito feita pelo Salvador Card.

De acordo com o prefeito ACM Neto, a medida populariza o Programa Nota Salvador. “Agora, o cidadão que pedir a nota fiscal no pagamento do ISS vai poder reverter o seu crédito para o SalvadorCard, ou seja, aquele dinheiro que a pessoa gasta todo dia, todo mês, para pagar a passagem do ônibus, agora, poderá ser pago apenas pelo gesto de pedir a nota fiscal. A gente sabe que o transporte público de Salvador, somente nos ônibus, é responsável pela locomoção de cerca de mais de 1 milhão de pessoas”, disse. 

Segundo balanço do titular da Secretaria Municipal da Fazenda, secretário Paulo Souto, 480 mil contribuintes já fizeram o cadastro no Programa Nota Salvador. Um total de R$ 25 milhões já foram convertidos em créditos e sorteados para a população desde o início do programa. 

Por Diogo Costa
Informações: Correio 24 Horas
READ MORE - Pontos da Nota Salvador poderão ser trocados por créditos para SalvadorCard

Em Porto Alegre, Créditos do cartão TRI poderão ser comprados pela internet

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Usuários do cartão TRI, do transporte público de Porto Alegre, poderão comprar créditos pela internet a partir da semana que vem. O novo sistema de compras será apresentado nesta quinta-feira (28) pela prefeitura da Capital.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estima que cerca de 950 mil pessoas terão a possibilidade de usar a nova alternativa para a compra de passagens.

Amanhã, também será lançado o novo site do TRI. Através do portal, será gerado um boleto bancário - por meio do qual será possível efetuar o pagamento via home banking, aplicativos de celular, em caixas automáticos ou direto no caixa.

Por Mauro Vieira /Agencia RBS
Informações: Gaucha
READ MORE - Em Porto Alegre, Créditos do cartão TRI poderão ser comprados pela internet

Governo de SP entrega dois trens e a 3ª estação do VLT em Santos

O governador Geraldo Alckmin visitou nesta quarta-feira (27/04) as obras civis da décima estação do trecho Barreiros – Porto do VLT - e terceira do trecho santista, já finalizadas. Com a Estação Bernardino de Campos, localizada na Av. Francisco Glicério, próximo ao Canal 2, estão finalizados 7km dos 11,5km previstos. A previsão é de que em junho próximo o VLT esteja operando até a Estação Bernardino de Campos. Nesse período, serão realizados testes operacionais entre esta estação e a Estação Pinheiro Machado.

O VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários das 7h às 19h. Seis veículos circulam com intervalo de dez minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. Desde o início da operação–teste, em abril de 2015, foram transportados mais de 100 mil usuários. 

Nove das 15 estações previstas no trecho Barreiros – Porto já recebem o VLT: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos. As estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto, em Santos, além do Terminal Barreiros, em São Vicente, estarão operando até dezembro de 2016. 

Desembarcaram na Baixada Santista 14 VLTs. A chegada do 15º VLT está prevista para julho. Em 2017 serão entregues os sete veículos restantes do total de 22 VLTs contratados.

Características do VLT: 2,65m de largura por 44m de comprimento e 3,20m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
  
Integração  
Um passo importante para o sucesso do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), do qual faz parte o VLT, é a integração com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais da Baixada Santista. Ocorrerá em  duas etapas: com as linhas intermunicipais, a previsão é junho de 2016 envolvendo, preliminarmente, 37 linhas gerenciadas pela EMTU/SP e que circulam no raio de 400 metros ao longo da linha do VLT. Os serviços são operados com uma frota de cerca de 350 ônibus e atendem diariamente 150 mil passageiros por dia. A integração com as linhas municipais deve ocorrer até o final de 2016. 

Informações: EMTU SP
READ MORE - Governo de SP entrega dois trens e a 3ª estação do VLT em Santos

VLT começa a operar em 22 de maio entre rodoviária e Santos Dumont

O primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entrará em operação comercial no dia 22 de maio, segundo o prefeito Eduardo Paes, que informou a nova data em entrevista ao GLOBO. O anúncio oficial será feito ainda nesta semana. De acordo o prefeito, o funcionamento do VLT terá impacto no trânsito de algumas ruas do Centro.

— A gente vai começar de novo a mudar mão no Centro. Então preparem-se para momentos de transtorno de novo. Mas, desta vez, é no modo definitivo — alertou.

A primeira linha fará a ligação entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, passando pelas avenidas Rodrigues Alves e Rio Branco, em cerca de 30 minutos. A última previsão era de que o sistema fosse inaugurado até o fim de abril, mas ainda há obras pelo caminho. Há duas semanas, O GLOBO mostrou que os testes com as composições ainda enfrentavam obstáculos por causa dos canteiros e de problemas na energização dos trilhos.

O VLT será inaugurado com 18 estações, conforme o compromisso assumido pelo Rio para os Jogos Olímpicos. Outras onze estações, entre Central e Praça Quinze, ficarão prontas somente no segundo semestre. Já as últimas três, que serão instaladas na Rua Marechal Floriano, deverão ser entregues em 2017.

Da frota total de 32 trens, nove começarão a circular a partir de maio. Cada composição terá capacidade para levar até 420 pessoas. Sem roleta nem cobradores, os passageiros terão que validar voluntariamente o próprio bilhete dentro do VLT. O preço da passagem será o mesmo que o dos ônibus municipais: R$ 3,80. Quem tentar burlar o sistema, deixando de pagar passagem, poderá ser multado em R$ 170. Fiscais usarão máquinas para verificar se o usuário validou seu tíquete.

Nas ruas do Centro, a prefeitura tem investido em campanhas para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados com o início da circulação dos bondes modernos.

Informações: O Globo
READ MORE - VLT começa a operar em 22 de maio entre rodoviária e Santos Dumont

Criação da linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros” sábado, dia 30

A SPTrans informa que a partir do dia 30, sábado, será criada a  linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros”, que substituirá as linhas 209C/10 “Metrô Santana – Vila Madalena”, 177P/10 “Casa Verde – Butantã” e 9701/10 “Hospital Cachoeirinha – Santana”. Os usuários das linhas 209C/10 Metrô Santana – Vila Madalena” e 177P/10 “Casa Verde – Butantã” terão a opção de utilizarem as linhas 175P/10 “Metrô Santana – Ana Rosa”, 7272/10 “Mercado da Lapa – Pça Ramos de Azevedo”, 7281/10 “Lapa – Pça. Ramos de Azevedo”, 7282/10 “Pq. Continental – Pça. Ramos de Azevedo” e 917H/10 “Term. Pirituba – Metrô Vila Mariana”.

Abaixo, segue o itinerário da nova linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros”:

Ida: Av. Cruzeiro do Sul o Rua Duarte de Azevedo – Rua Voluntários da Pátria – Av. Braz Leme – Ponte da Casa Verde – Av. Abraão Ribeiro – Vd. Pacaembu – acesso – Av. Auro Soares de Moura Andrade – Contorno – Av. Auro Soares de Moura Andrade – Av. Pacaembu – Pça Charles Miller – Av. Arnolfo de Azevedo – Rua Alm. Pereira Guimarães – Rua Tácito de Almeida – Rua Cardoso de Almeida – Av. Dr. Arnaldo – Rua Card. Arcoverde – Rua Baltazar Carrasco – acesso – Rua Chopin Tavares de Lima – Rua Sumidouro – Rua Gilberto Sabino  Term. Pinheiros.

Volta: Term. Pinheiros – Rua Capri – Rua Paes Leme – Largo de Pinheiros – Rua Teodoro Sampaio – Av. Dr. Arnaldo – Rua Cardoso de Almeida – Rua Alm. Pereira Guimarães – Av. Arnolfo de Azevedo – Pça Charles Miller – Av. Pacaembu – Av. Auro Soares de Moura Andrade – contorno – Av. Auro Soares de Moura Andrade – Av. Pacaembu – Vd. Pacaembu – Av. Abraão Ribeiro – Rua Baronesa de Porto Carrinho – Av. Rudge – Ponte da Casa Verde – Av. Braz Leme – Rua Darzan – Av. Cruzeiro do Sul - Rua Conselheiro Saraiva - Av. Cruzeiro do Sul.

Técnicos da SPTrans estarão acompanhando.

Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br

Assessoria de Imprensa - SPTrans
READ MORE - Criação da linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros” sábado, dia 30

Especialistas defendem faixa seletiva na Ponte Rio-Niterói

terça-feira, 26 de abril de 2016

Uma medida considerada importante por todos os debatedores para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana é a reserva de uma faixa seletiva na Ponte Rio-Niterói para poupar os usuários de transporte público de engarrafamentos e permitir a conexão entre o Transbrasil e futuros corredores do Leste Fluminense.

Antes da última licitação da Ponte, realizada em 2015, o governo estadual sugeriu à ANTT que incluísse a construção de um BRT nas exigências do grupo vencedor, mas o pedido foi rejeitado. A agência reguladora apontou como motivos para a recusa, na ocasião, questões de segurança e impacto no trânsito.

“Perdemos uma grande oportunidade, mas não desistimos que pelo menos uma faixa seletiva seja utilizada nas horas de pico quando a gente tiver os BRTs da RJ-104 (Niterói-Itaboraí, via Alameda São Boaventura)e do eixo Niterói-Itaboraí (também propostas pela Fetranspor)”, afirmou Richele Cabral.

Para Richele, a resistência em relação à faixa seletiva é da concessionária Ecoponte, que poderia perder parte da arrecadação se os donos de carros passassem a usar ônibus, motivados pela redução do tempo de viagem.

Clarisse Linke, diretora do ITDP Brasil, criticou que os passageiros de transporte coletivo sejam punidos para beneficiar os automóveis, que perderiam uma faixa em cada sentido se o projeto fosse executado. E cobrou que o poder público exerça o papel de definir regras para seus prestadores de serviço. “É uma loucura pensar que esta seja uma decisão da concessionária. Se a gente tivesse uma autoridade de transporte, capacidade de tomada de decisão, não seria escolha do setor privado. A gente está falando de transporte para a população. É interesse público.”

A Ecoponte informou que não está em estudo faixa preferencial porque a medida não está prevista no contrato de concessão, válido até 2045. “A faixa seletiva da Ponte não pode esperar”, reforçou Gerard Fischgold, da Câmara.

Por Gustavo Ribeiro
Informações: O Dia
READ MORE - Especialistas defendem faixa seletiva na Ponte Rio-Niterói

Em BH, Ônibus voltam a circular depois de paralisação

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Depois da paralisação das atividades de motoristas e cobradores na manhã desta segunda, a BHTrans informou que a circulação nas linhas nas Estações Barreiro e Diamante começou a normalizar por volta das 12h. Está marcada para às 14h uma manifestação na Avenida Afonso Pena, em frente à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com o objetivo de pressionar o prefeito Márcio Lacerda quanto ao projeto que é visto pela categoria como uma ameaça ao cargo de cobrador.

As linhas da área central estão circulando normalmente e, em algumas estações, a operação tem normalização gradual. Nas estações de integração, 90% das viagens das linhas que circulam na Estação São Gabriel, Vilarinho e Estação Pampulha estão sendo realizadas e na Estação Venda Nova, 85%. Nas estações Vilarinho, São Gabriel e Pampulha, 90% das viagens do Move estão sendo realizadas. Na Estação Venda Nova já são 85% das viagens.

PROTESTO  Os grevistas reivindicam uma posição do prefeito Marcio Lacerda sobre projeto aprovado na Câmara Municipal que abre brechas para a extinção da figura do cobrador dos ônibus, o que poderia tirar o emprego de cerca de 6 mil pessoas na capital mineira, segundo o Sindicato dos Rodoviários. De autoria do vereador Autair Gomes (PSC), o Projeto de Lei 1.881, aprovado em segundo turno na Câmara dos Vereadores de BH no início da semana passada, autoriza a instalação de "mecanismos que facilitem o pagamento com créditos eletrônicos, em especial no que se refere aos procedimentos de aquisição de cartões e recarga de créditos". 

Informações: Estado de Minas
READ MORE - Em BH, Ônibus voltam a circular depois de paralisação

Grande Recife, Paralisação de ônibus da Empresa Vera Cruz termina

Enfim a paralisação terminou por volta das 16h, mas a semana começou com paralisação na empresa de ônibus Vera Cruz, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Representantes do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco deram início a um movimento, por volta das 4h desta segunda-feira (25). Ao meio-dia, um grupo que representa a categoria se encontrava em reunião com a direção da empresa e o impasse ainda não havia terminado. 

Por causa do protesto, nenhum dos 400 coletivos saiu da garagem, deixando milhares de passageiros sem transporte. A companhia tem mais de mil trabalhadores e atende 35 linhas no Ibura, Jordão e de outros bairros da Zona Sul do Recife, e de parte de Jaboatão.

Os sindicalistas denunciam precariedade nos coletivos, falta de pagamento a funcionários e dificuldades de trabalhar. 

Em nota, a empresa Vera Cruz informou que todos os salários estão em dia e que lamenta o transtorno causado para os passageiros nesta segunda-feira (25). Já os representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes afirmaram que foram pegos de surpresa com o ato e, por isso, não tiveram tempo de montar um esquema especial pra ajudar os passageiros que dependem dos ônibus da empresa Vera Cruz. A orientação do consórcio é que a população tente seguir viagem de metrô.

Informações: G1 PE
READ MORE - Grande Recife, Paralisação de ônibus da Empresa Vera Cruz termina

Nova Iguaçu quer implementar corredores BRS

Após licitar recentemente as linhas de ônibus municipais, saindo na frente das outras cidades da Baixada, Nova Iguaçu quer se espelhar no Rio e criar faixas preferenciais para o transporte público até o fim deste ano nas redondezas do terminal rodoviário. O objetivo é melhorar o trânsito na região e o fluxo de entrada e saída de coletivos na rodoviária.

Segundo o secretário municipal de Transporte, Rubens Borborema, a Avenida Marechal Floriano Peixoto, uma das principais do centro da cidade, e a Rua Dom Walmor são algumas das vias que receberão as faixas.

O contrato de licitação dos ônibus de Nova Iguaçu prevê ainda a construção de terminais pela cidade, que serão ligados por linhas troncais dos bairros periféricos até o Centro, semelhante ao processo de racionalização das linhas da Zona Sul do Rio. “Vamos ter corredores em Nova Iguaçu que vão fazer essa linha troncal da periferia até o Centro do município e evitar que se tenha inúmeras linhas passando pelo mesmo ponto. Se vai ser BRT ou BRS, vai ser discutido mais à frente”, explicou Borborema.

Outro projeto é fazer a licitação, também neste ano, das linhas de vans do município. Ainda segundo Borborema, Nova Iguaçu formalizou à ANTT, no processo de prorrogação do contrato da concessionária da Dutra, pedido para criação de pistas laterais nos trechos da rodovia que cortam a cidade e que só contam com faixa central, além de um viaduto ou passagem subterrânea em Comendador Soares, fazendo sequência ao viaduto da Avenida Barros Junior.

PLANEJAMENTO URBANO AJUDARIA A MOBILIDADE

Para desatar o nó do transporte é preciso criar empregos perto das moradias

O município do Rio tem 6,5 milhões de habitantes e concentra 75% dos empregos da Região Metropolitana. As demais 20 cidades, juntas, reúnem 6 milhões de pessoas e apenas 25% dos postos de trabalho. Só em Japeri, 47% da população se desloca 77 quilômetros diariamente para trabalhar no Rio.

Clarisse Linke, do ITDP, defende que expandir a rede de transporte não é suficiente para resolver os problemas da mobilidade. Tão importante, na opinião dela, é estimular empregos e serviços nessas “cidades dormitório”, para evitar que as pessoas precisem se deslocar tanto.

A Câmara Metropolitana contratou um estudo que vai diagnosticar possibilidades de desenvolvimento de novas centralidades, ou seja, regiões com potencial de expansão de serviços, indústrias e empregos.“Temos que aproximar o trabalho à casa do trabalhador. A gente está punindo o cara quando o coloca de três a quatro horas em um transporte”, disse Gerard Fischgold. O estudo será concluído em 18 meses.

Novas fontes de financiamento para expandir a malha de transporte foram sugeridas como alternativas à crise econômica, como a criação de um fundo a partir de uma sobretaxa da gasolina e de pedágios urbanos. “Quem usa o carro todo dia sobrecarrega o trânsito e polui mais o ar, então tem que contribuir de alguma forma para a coletividade”, defendeu Clarisse, cobrando melhoria dos serviços de transporte coletivo.

Por Gustavo Ribeiro
Informações: O Dia
READ MORE - Nova Iguaçu quer implementar corredores BRS

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960