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Em meio à greve, Urbs e empresas cogitam rompimento de contrato

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Curitiba amanhece nesta terça-feira (12) sob o impacto de mais uma greve no sistema de transporte coletivo – a quarta em menos de um ano. A paralisação ocorrerá de forma parcial: atingirá oito das 11 empresas urbanas, cujos motoristas, cobradores e funcionários não receberam integralmente o salário, que deveria ter sido pago no dia 8. Com dificuldades para fechar as contas, as empresas de transporte e a Urbanização Curitiba S/A (Urbs) elevaram o tom e admitiram que pode haver um rompimento, que levaria ao fim da concessão.

No total, 310 linhas devem ser afetadas pela paralisação, segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc). No período de greve, cada linha deve operar com 50% de sua frota nos horários de pico (entre as 5h e 9h e entre as 17h e 20h) e 30% nos demais períodos. Todas as regiões da capital devem ser impactadas pela greve. Por enquanto, não há perspectivas de que os ônibus voltem a operar normalmente.

“Só na manhã de terça-feira, vamos fazer um levantamento e ver o que podemos fazer o mais breve possível, para pôr fim nessa situação”, disse o presidente do sindicato das empresas (Setransp), Maurício Gulin. Os pagamentos de responsabilidade da Urbs foram todos feitos, com adiantamento.

O indicativo de greve havia sido aprovado em dezembro do ano passado, quando motoristas e cobradores já haviam provocado uma greve parcial, por não terem recebido o salário. Os atrasos vêm sendo frequentes desde o ano passado – mesmo após a tarifa técnica ter sido reajustada para R$ 3,21, em setembro.

Crise
Na tarde de segunda, representantes da Urbs e das empresas fizeram uma longa reunião na prefeitura, tentando desatar os nós do sistema. Após três horas a portas fechadas, não houve consenso. Um empresário deixou o encontro antes do fim, esbravejando que as empresas deveriam “entregar as chaves” à Urbs, encerrando o contrato. Em anúncio conjunto e exclusivo à Gazeta do Povo, as empresas e a Urbs admitiram que uma cisão é levada em conta por ambas as partes.

Ultimato
Em nota, o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, justificou a greve. “Os motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana não suportam mais tanto descaso com o seu pagamento. Cada trabalhador merece receber o seu salário em dia”,disse.

“Estamos buscando uma solução conjunta para solucionar de vez o problema, seja através de devolução da concessão, seja através de repactuação. Enfim, busca-se uma solução”, disse Daniel Andreatta, diretor de transportes da Urbs. “São pautas que estão sendo discutidas, com o acompanhamento do Ministério Público”, assentiu o presidente do Setransp, Maurício Gulin.

Ambas as partes, no entanto, ainda não definiram os termos da eventual cisão. Não se sabe, por exemplo, de que forma o sistema seria operacionalizado e o peso financeiro da rescisão. “Existem valores a serem calculados. As empresas entendem que tem que receber x, a Urbs entende que não tem que pagar y. Está em discussão”, disse Andreatta.

Por Felippe Aníbal, com a colaboração de Raphael Marchiori
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No Rio, Passageiros ficam confusos com mudança de linhas de ônibus

A terceira fase de mudança nas linhas de ônibus no Rio, iniciada no sábado (9), deixou muita gente confusa em seu primeiro dia útil. Sete linhas que que faziam a ligação com a Zona Sul foram extintas e quatro novas linhas foram criadas para fazer os antigos trajetos.

A fila estava grande na manhã desta segunda-feira (11) no Terminal Padre Henrique Otte, no Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio, atrás da Rodoviária Novo Rio. Passageiros não gostaram nada das mudanças. Nas portas dos ônibus algumas pessoas tentavam informações com motoristas e cobradores. Tinha muita gente perdida, sem saber qual ônibus pegar.

"Estou procurando o 173", reclamava uma passageira. “Não sei aonde é mais, o 173. Não sei mais qual ônibus vou pegar”, lamentava outra dona de casa, em entrevista ao Bom Dia Rio.

A prefeitura colocou placas informando o trajeto das novas linhas. E dois funcionários orientavam os passageiros, mas não adiantou. As pessoas continuavam com dúvidas.

No sábado, sete linhas deixaram de circular: 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178. E quatro novas linhas foram criadas: a Troncal 5 (Alto Gávea - Central do Brasil), Troncal 9 (São Conrado – Central) e Troncal 10 (Praça General Osório - Praça da Cruz Vermelha) e a 112, que faz o trajeto Alto Gávea – Rodoviária.

A troca faz parte do plano de racionalização de linhas de ônibus que passam pela Zona Sul. A prefeitura diz que tem mais mudança prevista até março. Ao todo, 42 linhas vão acabar e 16 entram em funcionamento.

Os ônibus que circulam nas novas linhas criadas pela prefeitura têm cartazes no para-brisa informando a antiga linha. Pela manhã, na Central do Brasil uma agente da Secretaria de Transportes ajudava os passageiros e entregava panfletos. Mas ainda tem muita gente reclamando.
A Secretaria Municipal de Transportes disse que equipes estão nas ruas para ajudar os passageiros a se adaptarem às mudanças.

Informações: G1 Rio


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Prefeitura de Fortaleza implanta nova faixa exclusiva de ônibus na Avenida Osório de Paiva

Melhorar a fluidez viária e reduzir o tempo de deslocamento dos coletivos. Com esses objetivos, a Prefeitura de Fortaleza fez a entrega, na manhã deste sábado (09/01), de uma nova faixa exclusiva na Avenida Osório de Paiva. Ao todo, foram implantados 2,6 quilômetros de priorização ao transporte público na primeira etapa da intervenção, que vai desde a Rua Osvaldo Aranha até a Avenida Augusto dos Anjos, devendo beneficiar cerca de 75 mil passageiros distribuídos em 15 linhas.

A medida é uma iniciativa do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), por meio da articulação entre a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Esta primeira semana será de período educativo, não sendo aplicada multas aos infratores.

O titular da SCSP, João Pupo, destacou o fato de que desde a implantação da primeira faixa exclusiva, na Avenida Santos Dumont, houve um ganho de qualidade na mobilidade, o que tem demonstrado o êxito da proposta de atrair mais usuários para o transporte público.

Para o superintendente da AMC, Arcelino Lima, a prática desses recursos tem demonstrado que cada vez mais o condutor vem respeitando as faixas, considerando a redução no número de multas. “Hoje, podemos dizer que Fortaleza dá exemplo para várias partes do mundo com o motorista conduzindo seus veículos nas faixas adequadas", afirmou. No entanto, ressaltou que a ação requer empenho da administração municipal na fiscalização, que compreende tanto recursos humanos quanto o uso de equipamentos eletrônicos.

Já o presidente da Etufor, Antônio Ferreira, diz que com essa nova faixa haverá um ganho de tempo de 15 a 20 minutos. “Isso beneficia, especialmente, o morador do Grande Bom Jardim, que se desloca ao Centro ou a Aldeota, onde se concentram a a maior oferta de empregos, explica.

Expansão
A configuração viária contempla a faixa do lado direito exclusiva para ônibus, vans, táxi e transporte escolar, enquanto as outras duas situadas junto ao canteiro central são destinadas para o tráfego misto. Posteriormente, a ideia é que o benefício seja ampliado, e a faixa prolongada até o Quarto Anel Viário.

Com a consolidação da implantação, Fortaleza conta agora com 91,6 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, um crescimento de 830% nos últimos três anos de gestão do prefeito Roberto Cláudio. A expectativa é que haja um aumento inicial de 40% na velocidade dos coletivos, tornando as viagens mais rápidas.

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MobiLab recebe propostas para concurso de projetos de mobilidade urbana

O Laboratório de Mobilidade e Protocolos Abertos (MobiLab) da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) realizou nesta segunda-feira, 11, a abertura dos envelopes com as propostas para o concurso público que visa selecionar 14 projetos de tecnologia para serem desenvolvidos em conjunto com os idealizadores. A entrega dos envelopes foi encerrada na última sexta-feira, 8, e foram recebidas 58 propostas distribuídas entre os 14 projetos.

O ganhador de cada um dos projetos irá receber uma quantia em dinheiro que varia entre R$ 115 mil e R$ 835 mil.

Entre os projetos propostos pelo MobiLab estão, por  exemplo, o desenvolvimento de softwares para a área de vistoria e inspeção dos ônibus; análise do custo operacional do transporte; infrações e multas; monitoramento do transporte coletivo fretado e comunicação com semáforos. A relação completa está disponível no site http://mobilab.prefeitura.sp.gov.br/projetos/.

Agora, os projetos serão enviados para um parecer independente da Fundação USP, parceira do MobiLab, e da comissão julgadora do Concurso. O prazo para divulgação dos vencedores dependerá da complexidade de cada proposta. A expectativa do Laboratório é que os premiados sejam conhecidos até o fim do mês de fevereiro.

MobiLab

O MobiLab é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e da Prefeitura de São Paulo, que busca o desenvolvimento de soluções para a melhoria da gestão do transporte, do trânsito e da mobilidade urbana na cidade, orientado pelas premissas que caracterizam uma experiência concreta de governo aberto: inovação, transparência e participação da sociedade civil.

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Em Fortaleza, 20 linhas de ônibus têm itinerário alterado para obras de túnel

A Avenida Engenheiro Santana Júnior está parcialmente bloqueada entre as ruas Carolina Sucupira e Andrade Furtado, devido às obras do túnel no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior com Padre Antônio Tomás. Devido à essa interdição, 20 linhas de transporte coletivo tiveram o itinerário alterado provisoriamente.

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), um efetivo diário de 24 agentes vai controlar o tráfego e orientar usuários no local.

O condutor que trafega no sentido sul-norte (Iguatemi/Papicu) só precisará mudar de pista, seguindo no contrafluxo. Já quem vem no sentido contrário (Papicu/Iguatemi) deve entrar à direita na Rua Bento Albuquerque, à esquerda na Via Expressa e à esquerda novamente na Rua Carolina Sucupira.

A obra de construção do únel começou em abril de 2015 e tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. A etapa atual é de serviços de drenagem, execução de infra e mesoestrutura, além da escavação e construção da laje superior do túnel.

A intervenção faz parte da etapa final de implantação de 17,4 quilômetros do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Papicu. O equipamento terá 210 metros de extensão e 23 metros de largura com três faixas de sentido de tráfego, sendo uma exclusiva para ônibus.

Desvio temporário de percurso das linhas:
004 – Messejana/Papicu/Cambeba/TJ;
021 – Luciano Cavalcante/Papicu;
023 - Edson Queiroz/Papicu (Corujão);
034 – Av. Paranjana I (Corujão);
035 - Av. Paranjana II (Corujão);
041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu;
050 - Siqueira/Papicu/Washington Soares;
051 – Grande Circular I;
052 - Grande Circular II;
053 - Messejana/Papicu/Washington Soares;
055 – Grande Circular I (Corujão);
056 - Grande Circular II (Corujão);
066 – Parangaba/Papicu/Aeroporto;
068 – Messejana/Papicu/Cambeba/TJ;
093 – Expresso Messejana/Papicu;
222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales;
815 – Cidade Func/Papicu/Tancredo Neves;
825 - Cidade Func/Papicu/Jardim das Oliveiras;
835 - Defensoria/Papicu/Via Câmara;
712 - Conjunto Palmeiras/Papicu (STPC).

Informações: G1 CE


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Implantação do VLT em João Pessoa está atrasada

Após nove meses de atraso, a terceira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Grande João Pessoa deverá chegar à Capital no mês de março deste ano. É o que prevê o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Marco Fireman, que justificou o atraso na entrega por causa da contenção de recursos, na ordem de R$ 65 milhões, feita pelo Ministério das Cidades no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), afetando o orçamento da CBTU.

De acordo com Marco Fireman, o atraso na entrega do VLT não compromete a modernização das composições da CBTU em João Pessoa. Apesar disso, segundo o presidente da companhia, a crise que atinge o Brasil contribuiu para que os recursos sofressem esse retardo. 

“O que aconteceu com o terceiro VLT de João Pessoa foi a contenção de recursos do PAC, que comprometeu a entrega dessa composição. Mas, já está tudo pronto e a empresa que fabrica o VLT, que também está em crise financeira, condicionou a entrega da composição ao pagamento da parcela, que deverá ser feito até março”, afirmou Marco Fireman.

Os novos VLTs de João Pessoa começaram a chegar no fim do ano de 2014 e iniciaram as operações em fevereiro de 2015. O sistema de VLTs da Capital deverá contar com oito composições. A previsão inicial era de que toda a frota fosse entregue até novembro de 2015, mas, com todos esses atrasos, Fireman disse que não tinha em mãos os dados dos novos prazos para continuidade da entrega dos novos trens.

O Ministério das Cidades foi procurado para falar sobre os motivos dos recursos do PAC para modernização dos trens estarem atrasados, mas a assessoria de comunicação não deu resposta, nem prazo para se manifestar sobre o assunto.

Informações: Paraiba.com.br

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Terminal de integração entre ônibus e metrô é inaugurado em Salvador

Foi entregue na manhã desta segunda-feira (11), em Salvador, o Terminal de Integração de Passageiros Acesso Norte, o primeiro concluído para que usuários do metrô possam pegar ônibus com uma única passagem. A estação fica próximo à Rótula do Abacaxi. Segundo o governo, o local tem capacidade para receber 70 mil usuários por dia e conta com sete linhas de ônibus metropolitanas e urbanas. A inauguração contou com a presença do governador Rui Costa.
Foto: Manu Dias/GOVBA

Nesse primeiro momento, o governo alerta que linhas metropolitanas não fazem integração com o metrô, apenas as urbanas.

O terminal funciona de segunda sexta, das 5h30 às 22h, e aos sábados, das 5h30 às 14h30. O horário será ampliado de acordo com o funcionamento do metrô.

O equipamento está ligado à Estação Acesso Norte linha 1 e à futura Estação Acesso Norte linha 2, por meio de uma passarela.

Em termos de segurança, o terminal tem 30 funcionários direitos e terceirizados, além de 24 câmeras de monitoramento que são interrrelacionadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela construção também da estação. A obra durou oito meses. O valor do bilhete será o mesmo da tarifa de ônibus, que aumentou para R$ 3,30 também neste sábado.

Integração
Os usuários do metrô poderão pagar uma única tarifa para também usar ônibus, no intervalo de duas horas, mas os cartões SalvadorCARD, usados nos ônibus, ainda não serão aceitos no metrô.

De acordo com a operadora do sistema, CCR Metrô Bahia, as 10 linhas de ônibus urbanos aceitarão o cartão de integração, que pode ser comprado em qualquer bilheteria dos terminais de metrô.

As linhas são: 322 Marechal Rondon-Lapa; 1510 Valéria-Lapa; 301 Alto do Peru-Barroquinha; 0305 Bom Juá-Lapa; 1113 Pernambués-Lapa; 1108 Resgate x Lapa; 0919 Vale dos Rios/Stiep-Lapa; 0136 Lapa-Chame Chame; 0137 Lapa-Barra Avenida/Barra; 0138 Lapa-Garibaldi/Ondina.

A tarifa será cobrada em todas as estações (Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá) exceto a Pirajá, que funciona neste sábado apenas das 11h às 14h. Já as demais funcionam das 5h30 às 14h30.

O cartão do metrô é vendido com pagamento apenas em dinheiro e o troco máximo é de R$ 50. O usuário não pagará pelo cartão, apenas pelo crédito que quiser adquirir. O valor de carregamento mínimo é o mesmo da tarifa, de R$ 3,30, e os créditos não têm prazo de validade.

Mudanças
O início da cobrança da tarifa do metrô foi adiado várias vezes neste ano, por conta da falta de definição do valor da tarifa. O governo chegou a anunciar que o começo da cobrança seria em junho, adiou para outubro, depois para dezembro e, enfim, para janeiro.

O reajuste para ônibus foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que este ano fecha em torno de 10%. A variação da tarifa relacionada ao IPCA está prevista na licitação de concessão do sistema de transporte coletivo da capital baiana. Os consórcios Plataforma, Jaguaribe e Salvador Norte garantiram o direito de explorar o serviço no ano passado.

Informações: G1 BA


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Greve de ônibus em Curitiba está confirmada para esta terça

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) confirmou na tarde desta segunda-feira (11) que haverá greve de ônibus na capital paranaense e região. A paralisação começará à zero hora desta terça-feira (12) e será parcial, já que três empresas fizeram o pagamento integral dos salários referentes ao mês de dezembro de 2015 (Expresso Azul, Santo Antônio e Mercês).

Em contrapartida, outras oito viações não quitaram parte dos salários dos trabalhadores que atendem o transporte coletivo em Curitiba e na RMC e os seus funcionários irão parar na terça. São elas: Marechal Matriz, Redentor, Sorriso, Glória, CCD, Tamandaré Filial, São José e Araucária Filial.

Nos horários de pico – das 5h às 9h e das 17h às 20h – deve haver 50% da frota de cada linha nas ruas da capital, segundo informações da Urbs. Nos demais horários, só 30% dos ônibus devem circular.

De acordo com a Urbs, o Sindmoc se comprometeu com o Ministério Público do Trabalho a colocar a frota descrita anteriormente nas ruas e por isso não está previsto o cadastramento de veículos para transportar passageiros de forma alternativa. O órgão acredita que o combinado será cumprido. Caso isso não ocorra, a justiça será acionada imediatamente e um plano de emergência para o cadastramento de carros será posto em prática.

O plano da Urbs para os dias de paralisação é fazer um monitoramento intensivo dos veículos que estarão circulando na capital, certificando-se assim de que as determinações de frota mínima estão sendo cumpridas. Além das equipes que estarão nas ruas, câmeras e os equipamentos que passam informações em tempo real dos veículos serão alguns dos meios usados para a fiscalização.

Repasses
A Urbs informou que foram repassados todos os valores às viações e que isso feito de forma antecipada. A empresa que gerencia o sistema de ônibus da capital confirmou ainda que os trabalhadores receberam, mas não integralmente.

Já Mauricio Gulin, presidente do sindicato que reúne as empresas de ônibus (Setransp), afirmou que as viações vão fazer um levantamento com os bancos e analisar como seria possível quitar os salários. Mas, por enquanto, eles seguem sem perspectiva de pagamentos.

O Setransp também informou, por meio de nota, que o atraso no depósito dos salários é um reflexo da tarifa técnica, atualmente no valor de R$ 3,27, que não cobriria os custos de operação do serviço ofertado.

Até as 20 horas, a reportagem não conseguiu localizar nenhum membro da diretoria do Sindimoc para comentar o assunto. Em nota publicada no site da entidade, o presidente do sindicato, Anderson Teixeira, afirmou que “os motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana não suportam mais tanto descaso com o seu pagamento. Cada trabalhador merece receber o seu salário em dia”.

Por Fernanda Leitóles, Felippe Aníbal e Raphael Marchiori, com a colaboração de Mariana Balan e Getulio Xavier
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VLT da Baixada Santista começará cobrança sem integração com ônibus

domingo, 10 de janeiro de 2016

A primeira fase das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), entre São Vicente (Barreiros) e Santos (Porto), tem previsão de término em setembro deste ano. O novo meio de transporte, que já  roda em fase de testes entre São Vicente (estação Mascarenhas de Moraes) e Santos (Pinheiro Machado), iniciará a cobrança de tarifas no dia 31 próximo, mas ainda não incluirá a integração com os ônibus municipais e intermunicipais.

Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do Governo do Estado, apenas quando o primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) for concluído, o consórcio BR Mobilidade Baixada Santista, que vai administrá-lo, apresentará um plano de reorganização do sistema. Somente a partir disso é que poderá ocorrer a integração física e tarifária entre as linhas metropolitanas de ônibus e o VLT.

Por enquanto, a população vai pagar em torno de R$ 3,90 para circular em seis trens do VLT, que sairão com intervalos de dez minutos cada, atendendo as nove estações construídas entre Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos.

O percurso, com aproximadamente 6,8 quilômetros, será cumprido em até 20 minutos, com velocidade média prevista, nesta fase, de 20km/h.

Se o local desejado pelo passageiro não for próximo de uma das estações de parada, ele terá de descer em uma delas, achar um ponto de ônibus onde passe o coletivo que ela precisa e pagar outra tarifa, já que não há bilhete único.

Em Santos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que tem estudos em andamento, visando a futura integração dos coletivos municipais com o VLT. Porém, depende de definições da EMTU.

“O assunto vem sendo analisado em conjunto com a empresa, uma vez que a integração nos ônibus de Santos será consequência da realizada no sistema coletivo intermunicipal”, informa a CET, em nota.

A EMTU diz que a integração com os ônibus municipais deve acontecer até o final do ano e que “depende de acordos tarifários com as ad
ministrações municipais”.

Consórcio

Em julho de 2015 foi assinado o contrato de PPP (Parceria Público-Privada) com o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista (formado pelas empresas Viação Piracicabana e Comporte Participações S.A), concedendo a operação do Sistema Integrado Metropolitano por 20 anos, o que inclui as linhas metropolitanas de ônibus e o VLT.

A operação do Sistema Integrado Metropolitano (VLT e reestruturação do sistema de ônibus intermunicipal) ficará sob responsabilidade do consórcio. A concessão inclui também o fornecimento de equipamentos e sistemas de controle operacional de veículos (ônibus e VLTs) e implantação da bilhetagem eletrônica.

A obra, a primeira a entrar em operação no País ligando dois municípios, tem expectativa de beneficiar 2,8 milhões de pessoas, tanto pelo VLT e as integrações, sendo 1,7 milhão de moradores habituais e 2,8 milhões durante o período da temporada.

A EMTU afirma trabalhar simultaneamente na conclusão do projeto da segunda etapa do VLT, que vai ligar a Estação Porto ao Terminal Valongo, no Centro Histórico de Santos, com 14 estações e que tem previsão de início de obras no final de 2016. Estão em estudos também extensões para o bairro Samaritá, em São Vicente, e Guarujá.

Horários

De 31 de janeiro até 30 de março, o VLT funcionará das 9 às 16 horas, todos os dias. De 31 de março a 31 de setembro, das 7 às 19 horas. Já a partir de setembro, o atendimento será das 6 às 23 horas, todos os dias da semana.

Por Maurício Martins
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Trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba e região ameaçam nova greve

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana fizeram uma breve paralisação na tarde desta sexta-feira (08) em protesto contra mais um atraso nos salários. A manifestação aconteceu na Praça Rui Barbosa, no Centro da capital e durou cerca de 30 minutos.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) disse que os trabalhadores entrarão em greve a partir das 00h de terça-feira (12), caso as empresas não regularizem os salários, que venceram nesta sexta-feira.

Desde dezembro último está aberto indicativo de greve permanente, por conta dos constantes descumprimentos de prazos por parte das empresas. “Há meses motoristas e cobradores do transporte coletivo vêm enfrentando esse descaso por conta dos patrões que atrasam salários, vales e ameaçam não pagar os direitos, como o 13º salário”, reclama a categoria.

A Urbanização Curitiba (Urbs) informou em nota que os pagamentos relativos aos serviços prestados pelas empresas do transporte coletivo estão em dia e que vai notificar as empresas para que comprovem o depósito dos salários. A Urbs disse também que vai autuar os patrões por causa dos atrasos que a manifestação dos trabalhadores ocasionou na tarde desta sexta. Segundo o órgão, 25 linhas de ônibus foram prejudicadas pelo protesto dos motoristas e cobradores. O Sindimoc diz que foram apenas seis linhas.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) disse que algumas empresas estão com dificuldades com a folha salarial de seus colaboradores e que estão se esforçando para realizar o pagamento o mais breve possível e evitar transtornos à população.
As empresas de ônibus reclamam que a tarifa técnica do transporte não é suficiente para cobrir os gastos do sistema, o que é visto como uma forma de pressionar um reajuste na tarifa.

Informações: RICMAIS


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Ônibus refrigerado e com internet ainda é sonho

Andar cerca de 22 quilômetros confortavelmente em um ônibus com ar-condicionado, internet sem fio – que funciona –, em menos de uma hora de percurso em plena cidade de São Paulo. Parece difícil, mas essa é uma realidade para quem usa a linha 4310/10, cujo itinerário vai da Estação de Transferência de Itaquera, na Zona Leste, até o terminal Parque Dom Pedro 2, no Centro.
Veículo superarticulado da linha tem 23 metros de extensão e capacidade de 171 pessoas / Kaique Souza/DiárioSP

Inaugurada em 2013, a chamada  Golden Line (Linha de Ouro) é considerada modelo na cidade – hoje existem 34 veículos  operando nesse trajeto, 26 semelhantes.

Saindo a cada três minutos no horário de pico, os ônibus concluem o percurso em 45 minutos, tempo quase igual a quem prefere fazer o trajeto de  Metrô (feito no mesmo tempo). A resposta para tamanha rapidez: o ônibus segue pela faixa exclusiva da Radial Leste praticamente sem parar nos semáforos. Além disso, em pleno verão, o ar-condicionado ameniza o calor  torna a viagem mais agradável.  “Foi uma surpresa para mim”, admitiu a aposentada Conceição Silva, de 61 anos, moradora de Itaquera. Ela costuma usar a linha quando vai a consultas no Centro e até já trocou o ônibus pelo Metrô em determinados percursos. 

O DIÁRIO testou a linha na última quinta-feira e confirmou o relato de Conceição. Durante quase todo o caminho - que começou às 11h47 no Terminal Dom Pedro 2 e terminou às 12h33 em Itaquera –, o ônibus estava com os 112 bancos ocupados, mas havia espaço  suficiente para ficar em pé sem aperto. Todos os veículos que operam o 4310/10 são superarticulados de 23 metros.

Os usuários concordam que nos horários de pico o conforto não é tão grande como na hora do almoço, mas são unânimes ao dizer que está longe do aperto de outros coletivos.

Na opinião do promotor de vendas Lucas Silva, 21, o ar-condicionado é um dos grandes diferenciais. “Em outros ônibus mais antigos é terrível de andar”, disse.

Já o assistente-administrativo Rafael Nicacio, 45, foi mais longe. “A passagem está bem cara, mas esse ônibus aqui vale o dinheiro”, opinou ele, que utiliza a linha desde 2013, quando começou a operar.

Internet/ Do total, 26 veículos da linha contam com internet sem fio grátis. Após um rápido cadastro, a internet conectou a uma velocidade de 1,6 megabytes, o suficiente para acessar sites de notícias e redes sociais sem precisar gastar os créditos do celular ou a franquia de dados do plano contratado.

Por: Caio Colagrande 
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