Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Novas tarifas de ônibus em Sorocaba passam a vigorar a partir do dia 18 de junho

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, informa que a partir do dia 18 de junho será praticada na cidade uma nova tarifa para o transporte coletivo urbano. A tarifa social passará de R$ 3,20 para R$ 3,50. Já o passe estudante permanecerá no mesmo valor praticado desde 2011, que é de R$ 1,50. Os usuários poderão adquirir seus passes aos preços atuais até terça-feira, dia 17 de junho nos diversos pontos de vendas da cidade. O vale transporte passará de R$ 3,35 para R$ 3,70 e, aos domingos, a tarifa passa a ser de R$ 1,50 para quem possui o Passe Social.

Os novos valores também consideraram o aumento dos custos operacionais do transporte coletivo urbano, face ao aumento salarial e benefícios concedidos à respectiva categoria profissional e, ainda, a reposição da variação de preços de insumos básicos que compõe os mencionados custos.

Foi considerada também a renovação de 62 veículos da frota do transporte coletivo e a inclusão de mais um veículo para o transporte especial, o serviço porta a porta oferecido na cidade. A renovação da frota possibilitou a melhoria de linhas através da ampliação na oferta de horários, troca de tecnologia por veículos maiores e novos atendimentos do transporte especial.

Com relação aos aumentos de preços dos insumos básicos e outros componentes da planilha de custos, são destacados:

RUBRICA / VARIAÇÃO
Salário /  10,53%
Diesel; lubrificantes /  13,25%
Rodagem /   7,40%
Veículo /   4,06%
Despesas Gerais    /   8,50%
IMPACTO CUSTOS /    9,43%
Estrutura do Transporte Coletivo Sorocabano

O modelo de transporte coletivo implantado há mais de vinte anos em Sorocaba pelo então prefeito Antonio Carlos Pannunzio, em seu primeiro mandato, trouxe um novo panorama de qualidade e eficiência ao serviço prestado na cidade.

Por meio da gestão do sistema por empresa pública, houve maior eficiência e controle da operação, possibilitando a criação do caixa único, construção de dois terminais fechados com integração física e tarifária, implantação de cobrança automática e melhoria contínua da frota (renovação e implementação de novas tecnologias).

Passam diariamente pelo Terminal Santo Antonio, o maior da cidade, cerca de 80 mil pessoas e outras 40 mil pessoas passam pelo Terminal São Paulo. São transportados, em média, 4,9 milhões de passageiros/mês. São 109 linhas que percorrem a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Juntas, elas realizam cerca de 300 mil viagens/mês. O índice de cumprimento dos horários é de 99%.

Benefícios aos usuários do transporte coletivo

A frota de ônibus é uma das mais novas do País e tem idade média de 3,66 anos. A frota está 100% acessível, com elevadores para cadeirantes e usuários com dificuldades de locomoção, o que a diferencia quanto ao atendimento prestado ao cidadão. Todos os ônibus contam também com sistema de monitoramento via GPS e câmeras que dão mais segurança aos passageiros e motoristas.

Em Sorocaba, os estudantes contam com tarifa diferenciada desde 2011 e pagam R$ 1,50 a passagem.

A cidade conta também com a gratuidade para idosos a partir dos 60 anos, atitude pioneira no país, já que a legislação federal prevê a gratuidade a partir dos 65 anos.

Sistema integrado

Desde 2008, o usuário do transporte coletivo sorocabano conta também com a Integração Temporal (conhecido como Bilhete Único), que possibilita ao passageiro utilizar até quatro linhas de ônibus diferentes com o pagamento de uma só tarifa e sem precisar deslocar-se até os terminais centrais e Áreas de Transferências.

O sistema de transporte público sorocabano conta há 23 anos com dois terminais na região central da cidade e seis Áreas de Transferência, os chamados miniterminais, que oferecem integração e linhas exclusivas Interbairros, que cortam a cidade de forma mais rápida.

A implantação das seis Áreas de Transferência impactou significativamente no desenvolvimento da cidade, pois são locais exclusivos para o transporte coletivo urbano, que oferecem conforto e segurança aos usuários, sendo distribuídas em locais com grande perspectiva de desenvolvimento e estão próximas às Casas do Cidadão que concentram vários serviços de utilidade pública.

Informações: Sorocaba Fácil
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Faixas de ônibus são importantes, mas São Paulo precisa de BRTs

As faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo trouxeram ganhos aos passageiros que usam os como veículos como meio de deslocamento. Hoje a cidade conta com 476,8 quilômetros das estruturas, e algumas medições apontam um ganho de 46 minutos por dia aos usuários que utilizam as linhas que percorrem as faixas. Porém, segundo os “indicadores de desempenho de serviços públicos” da Secretaria Municipal de Gestão, divulgados no jornal “O Estado de São Paulo“, a velocidade dos ônibus levando em conta todos os trajetos (com ou sem faixa) voltou a cair.

A redução foi registrando no pico da manhã e no da tarde, onde das 7 às 10 horas, a queda foi de 17 km/h, em 2013, para 16 km/h no ano passado. À tarde, das 17 às 20 horas, a velocidade recuou de 16 km/h para 15 km/h.

A escolha das faixas exclusivas é certeira em vias que não comportam um corredor de ônibus, a exemplos das paralelas Rua Cardeal Arco Verde e Teodoro Sampaio, em Pinheiros, ou no Eixo Rio das Pedras/Mateu Bei em São Mateus. Em vias maiores, as faixas serviram como medida paliativa e de curto prazo. Mas a médio prazo, os sistemas de corredores de ônibus devem ajudar no deslocamento de milhões de pessoas.

Com o cenário revelado pelos dados acima, é mostrado a urgência da capital paulista em expandir a rede de corredores, que requerem estruturas maiores, segregados dos trafego dos carros e com estações de embarque, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit).

A questão é que a cidade terá atrasos na implantação de 150 KM destas estruturas conforme anunciado pela atual gestão. A administração municipal justifica a demora por conta da entraves nos repasses de verbas federais, a postergação da repactuação de dívida do município, que trará recursos ao projeto, onde o prefeito Fernando Haddad recorreu a justiça para acelerar o processo.

De qualquer forma, sanados todos os entraves que prejudicam a capacidade de investimentos, São Paulo precisa continuar a investir em corredores de ônibus, e a diretriz deve constar na agenda dos próximos prefeitos, assim como é de senso comum que os próximos governadores devem investir em Metrô.

Por Renato Lobo
Informações: Portal Via Trolebus
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Grande Recife organiza esquema de ônibus para São João da Capitá 2015

quarta-feira, 10 de junho de 2015

As festas em comemoração ao São João já iniciaram na Região Metropolitana do Recife. Já nesta sexta-feira (12), sábado (13) e domingo (14), o São João da Capitá 2015 embala os forrozeiros, no Chevrolet Hall, em Olinda.

Quem já garantiu o ingresso para a festa contará com um esquema especial de ônibus que o Grande Recife Consórcio organizou para auxiliar os usuários na ida para o evento e na volta para casa. Ao todo, 14 linhas terão esquema especial para a festa. Nos três dias de forró, 10 linhas serão reforçadas e realizarão 60 viagens a mais que em dias normais. 

Para facilitar o acesso ao Chevrolet Hall, oito linhas também terão seus itinerários alterados. A partir das 19h, no sentido Recife/Olinda, as linhas 050 – PE-15/Boa Viagem, 1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra, 1900 – TI PE-15, 1986 – Rio Doce/Derby, 1985 – Rio Doce (Bacurau), 1995 – Pau Amarelo (Bacurau), 1936 – Mirueira (Bacurau) e 1956 – Igarassu (Bacurau) farão o seguinte trajeto: …Av. Olinda, retorno sob do viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), retorno sob o viaduto do Tacaruna, Av. Olinda...

Na sexta-feira (12), primeiro dia do São João da Capitá, três linhas receberão um reforço de 11 viagens a mais para atender aos passageiros. Neste dia, os usuários contarão com um total de 91 veículos e 799 viagens. Já no sábado (13) serão oitos linhas reforçadas com 31 viagens a mais, totalizando 53 veículos e 580 viagens no dia. E para a madrugada do domingo (14) serão adicionadas 18 viagens à programação normal de sete linhas de bacurau, o que totaliza 86 viagens do sábado para o domingo. 

Além das linhas reforçadas, os usuários também contarão com as 17 linhas que trafegam normalmente na Av. Agamenon Magalhães nas proximidades do Chevrolet Hall. 

Segue abaixo a lista das linhas que serão beneficiadas nos três dias: 

Reforço

Sexta-feira:

043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
1950 - Eng. Maranguape/Varadouro
823 - Jardim Brasil II/Est.De Belém

Sábado:

043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
1985 - Rio Doce (Bacurau)
1995 - Pau Amarelo (Bacurau)
846 - Águas Compridas (Bacurau)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
1936 - Mirueira (Bacurau)
1956 - Igarassu (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)

Domingo:

1985 - Rio Doce (Bacurau)
1995 - Pau Amarelo (Bacurau)
846 - Águas Compridas (Bacurau)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
1936 - Mirueira (Bacurau)
1956 - Igarassu (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)

Linhas que trafegam habitualmente pelo local:

972 – Bultrins
910 – Rio Doce/Piedade
982 – Conj. Beira Mar/Derby
821 – Jardim Brasil I (Cruz Cabugá)
823 – Jardim Brasil II (Cruz Cabugá)
1921 – Ouro Preto (Jatobá I)
1926 – Ouro Preto (Jatobá II)
1916 – Ouro Preto/Joana Bezerra
1977 – Paulista (Cond. Boa Vista)
1976 – TI Pelópidas (PCR) – BRT
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1909 –TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
930 – Rio Doce (Dois Irmãos)
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
861 – TI Xambá/TI Joana Bezerra
820 – TI Xambá (Cabugá)

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Greve de ônibus em Belo Horizonte termina e estações voltam a funcionar gradativamente

A greve dos rodoviários de Belo Horizonte está suspensa. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira pela assessoria de imprensa do sindicato da categoria, que informou ainda, que os motoristas e cobradores estão sendo comunicados sobre a suspensão da greve e estarão liberados para trabalhar. A paralisação foi suspensa por causa de uma reunião marcada para esta quinta-feira, às 16h, que vai dar início às negociações sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos trabalhadores da categoria.

O encontro será entre representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH). O compromisso assumido pelos sindicatos é de que até o resultado da reunião, o transporte coletivo da capital funcionará normalmente.

Na manhã desta quarta-feira, os usuários do transporte coletivo enfrentaram o dia mais crítico desde o início da greve, que começou na segunda-feira. Todas as seis estações BHBus da capital foram fechadas nas primeiras horas do dia. Manifestantes impediram a circulação das linhas troncais, enquanto as linhas alimentadoras operaram parcialmente.

Desde 0h de segunda-feira, os rodoviários que atendem a capital cruzam os braços. Nos dois primeiros dias de greve, a paralisação foi parcial, com impacto maior na Estação Barreiro, onde apenas os ônibus do DER circularam. Nesta quarta, mais trabalhadores aderiram à greve. Cerca de 1 mil ônibus ficaram nas garagens das empresas. Às 17h30, a BHTrans informou que as estações São Gabriel, Pampulha, Venda Nova já tinham linhas troncais e alimentadoras operando. Já as estações Vilarinho, Diamante e Barreiro continuavam fechadas. 

Os rodoviários protestam contra o não pagamento da PLR que deveria ter ocorrido em junho. Segundo Batista, na última convenção coletiva assinada em março, ficou acordado repasse de R$ 173 para quem ganha até R$ 1.188 e de R$ 347 para quem recebe acima desse valor.

METRÔ DE BH

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), informou na tarde desta quarta-feira que poderá reduzir o intervalo das viagens do Metrô de Belo Horizonte durante o horário de pico da noite, mas isso só vai acontecer se houver um aumento da demanda de passageiros.

Normalmente, o metrô da capital opera com intervalos entre 4 e 7 minutos nos horários de pico. Fora desse período, o intervalo entre as composições é até de 10 minutos. Nesta manhã, a CBTU estendeu especialmente o horário de pico para atender ao grande volume de passageiros, assim os trens chegaram às estações mais rapidamente.

Por Clarisse Souza
Informações: Estado de Minas

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Rodoviários do Distrito Federal encerram greve de três dias

Após três dias de paralisação, os rodoviários do Distrito Federal decidiram, há pouco, retornar ao trabalho. A categoria fechou um acordo com empresários do transporte público sobre o percentual de aumento, e os ônibus já começaram a circular normalmente, informou o secretário-geral do Sindicado dos Rodoviários do Distrito Federal, Cláudio Galvão.

Segundo Galvão, os empresários aceitaram os percentuais de 10% no salário e 11% no tíquete-alimentação, aprovados hoje (10) em assembleia dos rodoviários. Inicialmente, os rodoviários pediam reajuste salarial de 20% e acréscimos de 30% no tíquete e no plano de saúde. As empresas ofereciam 8,34%.

Galvão considerou positivo o movimento de greve iniciado segunda-feira (8). “Foi positivo para a categoria e para o fortalecimento dos trabalhadores”, disse ele. Segundo Galvão, um dos avanços do acordo foi conseguir que os rodoviários afastados por motivo de saúde tenham o plano mantido por dois meses após o início da licença.

Mais ced,o a audiência de conciliação entre rodoviários e empresários no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) terminou sem acordo. Uma nova audiência havia sido marcada para sexta-feira (12). 

Nos três dias de greve do transporte público, a população do Distrito Federal enfrentou dificuldades para sair de casa. A maioria teve de recorrer aos ônibus, micro-ônibus e vans piratas que circularam pelas diversas regiões da cidade.

Durante a paralisação, o metrô colocou o número máximo de trens em circulação nos horários de pico e o trânsito foi intenso nas vias do Distrito Federal.

Por Yara Aquino 
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Em Salvador, Três estações do metrô serão fechadas para obras nos próximos sábados

Três estações de metrô em Salvador não irão funcionar nos três próximos sábados por conta das obras de ligação entre a Linha 1 e a Linha 2 do sistema de transporte. Os locais afetados são as estações Acesso Norte, Retiro e Bom Juá, que ficarão fechadas nos dias 13, 20 e 27 de junho.

Os três irão circular somente entre as estações Campo da Pólvora, Brotas e Lapa. O horário de funcionamento nestes dias será das 8h às 13h. O metrô funcionará normalmente em todas as estações de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, com acesso gratuito.

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia pelo 0800 071-8020 ou pelo faleconosco.metrobahia@grupoccr.com.br.

Informações: Correio 24Horas


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Funcionários do metrô do Recife reclamam da falta de segurança

Cansados dos recorrentes episódios de violência, os funcionários do metrô do Recife denunciam a falta de segurança nos trens e plataformas do sistema. Segundo os trabalhadores, que preferiram não se identificar, os responsáveis pelo metrô negam as informações, mas os casos são constantes. Eles denunciam ainda um arrastão ocorrido na manhã de ontem na Linha Centro.

Ainda conforme os funcionários, por volta das 10h50, ao menos três homens levaram dinheiro, celulares e outros pertences dos passageiros de um trem, entre as Estações Floriano e Cavaleiro. O número das vítimas não foi computado, mas, segundo fontes, elas foram encaminhadas para a delegacia de polícia de Jaboatão do Guararapes para prestar queixa.

Procurada, a assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) negou a ocorrência do arrastão. De acordo com a delegacia de Jaboatão dos Guararapes, o caso ainda não foi registrado.

Informações: NE10

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Metrô-DF roda com 26 trens para suprir carência de ônibus durante a greve

terça-feira, 9 de junho de 2015

A greve dos rodoviários levou a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) a não apenas aumentar o período de horário de pico - das 16h às 21h (normalmente é das 16h15 às 20h15) -, mas também fazer 26 trens operarem de forma simultânea durante essas cinco horas nesta terça-feira (9/6). A frota máxima utilizada em condições normais são 24 unidades.

Segundo o Metrô, a medida beneficia 2,8 mil passageiros. A Companhia ainda afirmou que recebeu 45 mil passageiros a mais desde o início da greve - aumento de 30% em relação à demanda rotineira.

Com os ônibus fora de circulação, 1,2 milhão de usuários do transporte público foram afetados. Os rodoviários desrespeitaram uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que determinava um mínimo de 70% da frota nas ruas em horário de pico e 50% no entrepico.

Informações: Correio Braziliense
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Rodoviários ameaçam greve geral em Belo Horizonte

A paralisação no serviço de ônibus em Belo Horizonte, iniciada nesta segunda, deve continuar nesta quarta e pode virar greve geral, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (STTR). Nesta terça 50 linhas deixaram de circular na capital, segundo a entidade. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que a paralisação afetou as estações Pampulha, Vilarinho, Venda Nova e São Gabriel e que, às 18h, a operação foi regularizada.


A categoria reivindica o pagamento integral da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), cujos valores vão de R$ 117,34 a R$ 347,76, que deveria ter sido quitado até o quinto dia útil deste mês. “Enquanto não recebermos retorno das empresas, vamos manter a paralisação”, afirmou o diretor de comunicação do STTR, Carlos Henrique Marques.

O não pagamento do benefício “não pode prejudicar os usuários do sistema de transporte”, informou a BHTrans, que solicitou aos rodoviários o fim da greve. Em reunião entre o presidente do órgão, Ramon Victor Cesar, e o presidente do STTR, Ronaldo Batista, a autarquia propôs realização de audiência de intermediação entre trabalhadores e empresas no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), ainda sem data.

Em nota, a autarquia informou que nesta segunda encaminhou petição ao TRT solicitando que patrões e empregados sejam intimados a tomar as medidas urgentes necessárias ao retorno das atividades.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da capital (Setra-BH) informou, por assessoria, que o pagamento da PLP ainda não foi efetuado porque as empresas operam no vermelho. Na última semana, a entidade havia pedido aos rodoviários o adiamento do pagamento, sem data certa, mas os trabalhadores não aceitaram.

Usuários. A doméstica Dilsineia Carvalho, 41, faltou ao trabalho para inscrever o neto na creche, no bairro Paulo VI, na mesma região, e ficou surpresa quando soube que o ônibus que pegaria na estação São Gabriel, na região Nordeste, não estava em operação. “Deveriam avisar antes de comprarmos a passagem”.

Coletivos que circulam na região Centro-Sul da cidade também aderiram à paralisação. “O ônibus que eu ia pegar não estava rodando, e tive que pegar táxi na área hospitalar para ir à Savassi”, disse a assistente social Elisângela Vicente Fernandes, 42.

País
PR e DF. A paralisação continuou nesta terça em Londrina (PR) e Brasília (DF). Na capital federal, empresas de ônibus protocolaram no TRT pedido de dissídio da greve. A audiência de conciliação deve ser nesta quarta.

Negociações
Estudo. A BHTrans confirmou, em nota, que recebeu estudo do Setra-BH que busca mostrar a necessidade imediata de revisão contratual, conforme publicou O TEMPO nesta terça. Segundo a autarquia, devido à complexidade dos textos, não há razão para o sindicato condicionar o pagamento da participação nos lucros ao fim da greve. Não há prazo para pagar o benefício, segundo o sindicato, que vai se manifestar apenas após ser comunicado oficialmente do conteúdo da nota.

Prefeito. Reunião prevista para a manhã desta terça entre os rodoviários e o prefeito Marcio Lacerda foi desmarcada devido à mudança na agenda do prefeito, que viajou para Brasília.

Move terá vigias a partir desta quinta

 Vigilantes contratados para fazer a segurança das estações de transferência do Move começarão a trabalhar nesta quinta. A ordem de serviço para o início do sistema de vigilância foi assinada pelo prefeito Marcio Lacerda nesta segunda.

Os 192 vigias vão atuar nos 48 postos de vigilância durante 24 horas, com cassetetes, sprays de pimenta, algemas, radiocomunicadores e coletes à prova de balas.

A prestadora do serviço é a Essencial Sistema de Segurança, contratada por R$ 20.367.993,16, por 20 meses. As estações continuarão sendo monitoradas por Guarda Municipal e Polícia Militar.

Por Rafaela Mansur
Informações: O Tempo
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Em Brasília, Mais de 1 milhão de usuários devem continuar sem ônibus nesta terça-feira

O brasiliense deve ter mais um dia sem ônibus nesta terça-feira (9/6). A paralisação, que desrespeitou uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho de colocar pelo menos 70% da frota para circular em horário de pico e deixou 1,2 milhão de passageiros sem ônibus, continua. Após a não realização de uma assembleia marcada para o fim da tarde, 11 mil rodoviários devem permanecer de braços cruzados. 

A situação na Rodoviária do Plano Piloto no fim da tarde desta segunda-feira (8/6) era de festa para o transporte pirata. Motoristas e cobradores gritavam repetidamente o destino das viagens, competindo passageiros com carros de passeio e vans. Em um dia sem os ônibus das empresas vencedoras de licitação, as passagens chegaram a R$ 10 em veículos velhos pintados com tinta para indicar aonde iriam.

Para amenizar a situação, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aumentou o horário de pico em uma hora, com 24 trens em funcionamento das 16h às 21h. O mesmo deve acontecer amanhã de manhã, quando a frota inteira deve rodar até no horário de pico até 9h45.

O Sindicato dos Rodoviários reivindica reajuste salarial de 20% e de 30% no vale-refeição, além de manutenção do plano de saúde. A contraproposta patronal é de 8,34% no salário. Segundo o presidente da entidade, Jorge Farias, não houve uma nova proposta. "Devido à falta de propostas, decidimos não fazer assembleia", disse. Mais cedo, as empresas afirmaram, por meio da assessoria de comunicação, que entrariam com um dissídio de greve.

Informações: Correio Braziliense

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Nenhum dos terminais de Campo Grande atende às normas de segurança contra incêndio, pânico e outros riscos

Nenhum dos terminais de transporte coletivo da Capital atende às normas de segurança estabelecidas em Lei. Essa foi a conclusão do Corpo de Bombeiros após vistoria em oito terminais da cidade em abril. Além dos terminais, o ponto de integração próximo à Escola Hercules Maymone também foi analisado. 
Foto: Kísie Ainoã
No laudo emitido pela corporação, consta que ‘todos os terminais de transbordo foram notificados, portanto nenhum deles atende as Normas de segurança Contra Incêndio, Pânico e Outros riscos, Lei 4.335 de 10 de abril de 2013, colocando seus usuários em risco.’ 

De acordo com Comandante Metropolitano do Corpo de Bombeiros, coronel Jairo Kamimura, os locais foram notificados sobre as irregularidades, porém, até o dia 1º de junho, não houve manifestação por parte dos competentes responsáveis sobre a intenção de regularização. Todos tiveram um prazo de 30 dias para regularização com possibilidade de pedido de prorrogação de mais prazo, conforme possibilita a Lei Estadual nº 4334/2013, que implantou o Código de Segurança Contra Incêndio, Pânico e Outros Riscos.

Vencido os prazos das notificações, poderão ser tomadas medidas cabíveis (multa, interdição), conforme registrado pela corporação no laudo. A solicitação de vistoria partiu do gabinete do vereador Eduardo Romero que já havia comunicado um levantamento anterior nos terminais onde foram observados bebedouros quebrados, banheiros estragados e pichados, fala de extintores, iluminação precária, obstáculos impedindo a passagens de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida e ausência de brigadistas de incêndio. O levantamento foi encaminhado ao Consórcio Guaicurus, prefeitura, Ministério Público, entre outros órgãos. Depois disto o gabinete mobilizou a campanha ‘Pela Reforma dos Terminas’. 

Foram colhidas aproximadamente 15 mil assinaturas de usuários do transporte coletivo pedindo melhorias nos terminais. O material foi protocolado na prefeitura municipal para que tivesse ciência, mais uma vez, do descontentamento e preocupação dos passageiros e trabalhadores quanto aos terminais.

Informações: Diário Digital

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Metrô DF coloca 24 trens a mais devido a greve de ônibus

segunda-feira, 8 de junho de 2015

O Metrô informou que vai ampliar em uma hora e meia o horário de pico do serviço na noite desta segunda-feira (8) para atender passageiros e minimizar os efeitos da greve dos rodoviários do Distrito Federal. De acordo com a empresa, 24 trens vão rodar entre 16h e 21h – normalmente, o serviço funciona com capacidade máxima das 16h45 às 20h15. A ampliação também ocorrerá na manhã de terça. Haverá 24 trens rodando de 6h às 9h45 – o horário de pico usualmente termina às 8h45.
Foto: Isabella Calzolari/G1
Os 12 mil motoristas e cobradores do transporte público ignoraram a liminar do Tribunal Regional do Trabalho e cruzaram os braços a partir da meia-noite em protesto por 20% de reajuste salarial e 30% no tíquete refeição e plano de saúde familiar. As empresas oferecem 8,34% de reajuste nos salários com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A paralisação prejudica mais de 1 milhão de passageiros de todas as regiões administrativas do DF. A opção é contrária à indicação do sindicato da categoria, que pediu aos rodoviários que cumprissem a liminar do TRT. A multa diária por descumprimento da decisão é de R$ 100 mil. Os horários de pico vão de 5h às 9h30, das 11h às 13h e das 15h às 19h30.

O DF tem cerca de 12 mil rodoviários. Com a greve, as paradas de ônibus amanheceram lotadas. Policiais militares acompanharam a movimentação na garagem da Pioneira em Santa Maria, responsável por 200 mil passageiros de nove regiões. O DER liberou o trânsito de carros nas faixas exclusivas da EPTG e da EPNB até as 18h para diminuir os transtornos. Na W3 e no Setor Policial, a medida vale até meia-noite.

O vice-presidente do sindicato dos rodoviários, Jorge Farias, afirmou que vai cumprir a determinação da Justiça de manter 70% dosônibus em circulação nos horários de pico e, paralalemente, recorrer da decisão para tentar cassar a liminar. O salário de um motorista de ônibus é R$ 1.928 e o de um cobrador, R$ 1.008. As negociações com as empresas começaram em abril.

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Greve de ônibus em Brasília deixa 1 milhão de usuários prejudicados

Descumprindo a liminar do Tribunal Regional do Trabalho que determina que 70% dos ônibus circulem em horário de pico e 50% no entrepico, motoristas e cobradores do transporte público do Distrito Federal cruzaram os braços nesta segunda-feira (8) em protesto por 20% de reajuste salarial e 30% no tíquete refeição e plano de saúde familiar. A greve começou à meia-noite e foi decidida em assembleia. As empresas oferecem 8,34% de reajuste nos salários com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A paralisação prejudica mais de 1 milhão de passageiros de todas as regiões administrativas do DF. A opção é contrária à indicação do sindicato da categoria, que pediu aos rodoviários que cumprissem a liminar do TRT. A multa diária por descumprimento da decisão é de R$ 100 mil. Os horários de pico vão de 5h às 9h30, das 11h às 13h e das 15h às 19h30.

O DF tem cerca de 12 mil rodoviários. Com a greve, as paradas de ônibus amanheceram lotadas. Policiais militares acompanharam a movimentação na garagem da Pioneira em Santa Maria, responsável por 200 mil passageiros de nove regiões. O DER liberou o trânsito de carros nas faixas exclusivas da EPTG e da EPNB até meio-dia para diminuir os transtornos.

O trânsito nos arredores da região era intenso, e havia congestionamento também nas vias internas. O terminal do Expresso DF estava vazio. Passageiros do Gama informaram que vans piratas cobravam R$ 10 para o transporte pelo Plano Piloto.

Por volta das 7h15, micro-ônibus da Cootarde rodavam no Setor O, em Ceilândia. Passageiros aproveitavam os veículos para ter acesso ao centro da região e conseguir pegar o Metrô. A autarquia contava com 24 trens rodando no horário – número usado diariamente no horário de pico – e registrava movimentação intensa nas estações.

O vice-presidente do sindicato, Jorge Farias, afirmou que vai cumprir a determinação da Justiça e, paralalemente, recorrer da decisão para tentar cassar a liminar. O salário de um motorista de ônibus é R$ 1.928 e o de um cobrador, R$ 1.008. As negociações com as empresas começaram em abril.

Informações: G1 DF
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