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Teresina terá novas faixas exclusivas para ônibus

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A partir desta terça-feira (09/12) começam a funcionar as faixas exclusivas para ônibus nas Ruas Coelho de Resende e Desembargador Pires de Castro. A medida está sendo implementada pela Prefeitura de Teresina por meio da Superintendencia de Transportes e Trânsito (Strans) com o objetivo de oferecer maior fluidez ao transporte público e reduzir o tempo nas viagens dos ônibus

O funcionamento da faixa exclusiva será nos dias úteis, no horário das 6h às 21h e nos sábados o horário será das 6h às 14h. De acordo com o Diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, a sinalização será finalizada nesta segunda-feira (08/12) e a faixa começa a funcionar na terça-feira (09/12). “Será proibida a parada e o estacionamento na via pública do lado direito (faixa dos ônibus), com isso estamos fazendo funcionar a faixa exclusiva que dará mais agilidade para o transporte público”, acrescentou.

Falcão ressalta que a implantação da faixa exclusiva nesses corredores de tráfego faz parte das medidas que estão sendo implantadas em várias vias para preparar a cidade para receber o novo sistema de transportes públicos.  “Tanto a Rua Coelho de Resende quanto a Rua Desembargador Pires de Castro são corredores com um fluxo de veículos muito intenso e que necessitam de uma mudança, mas para que a faixa funcione a contento precisamos que os condutores respeitem a sinalização. A faixa é igual a que está na Avenida Frei Serafim e no início da sua implantação haverá ação educativa com os agentes de trânsito”, finalizou.

Informações: TV Canal 13

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Grades de proteção do BRT Transcarioca são quebradas constantemente

As grades de proteção instaladas em maio por toda a extensão da pista do BRT Transcarioca, que liga o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, estão sendo arrancadas para dar passagem a pedestres em locais proibidos e perigosos. “A gente corre rápido. Eu moro aqui e vou ter que passar lá? É muita coisa”, alega uma moradora que atravessou a pista com uma criança no carrinho.

Moradores e comerciantes da região pedem a instalação de mais sinais, coordenados com o tempo de parada nas estações, para que o pedestre tenha mais opções e o sistema de ônibus não perca a agilidade.

Entre as estações de Otaviano e Mercadão a equipe do Bom Dia Rio contou três aberturas de grades. Em uma estação de grande movimento, localizada perto do Mercadão de Madureira, outras grades foram arrancadas para dar passagem aos pedestres em local proibido. “Já vi gente atropelada aqui logo no início”, afirmou uma moradora da região.

Segundo a CET-Rio, a respeito dos sinais de trânsito, a travessia de pedestre deve ser realizada em dois tempos. De acordo com o órgão, é preciso atravessar o primeiro trecho, aguardar no meio, para então atravessar a outra pista quando o sinal reabrir. A demora para atravessar os dois trechos é de um minuto e meio.

A Polícia Militar, que é responsável pela fiscalização e punição para quem é pego praticando esse tipo de vandalismo, diz que faz rondas coordenadas ao longo do corredor Transcarioca e que está à disposição da Secretaria de Conservação para observar os locais onde isso acontece com mais frequência.

“A gente quer mudança de comportamento. A gente não quer criar um presídio, a gente não quer mudar a paisagem urbanística da nossa cidade, a gente quer dar segurança ao pedestre. O que a gente pede é mudança de comportamento. Desde a inauguração, a secretaria já trocou 150 trechos de grade. Isso é um número absurdo. A gente faz essa troca três vezes por semana. A gente vem recebendo diversas denúncias e vem atuando junto com a Polícia Militar”, afirmou o secretário municipal de Conservação, Marcos Belchior.

Informações: G1 Rio

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Com custo estimado em R$ 1,18 bi, VLT de Uberlândia só deve sair a partir de 2024

O sonho uberlandense de ter Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na cidade não deve sair do papel até 2024. A estimativa é do secretário de Trânsito e Transportes de Uberlândia, Alexandre Andrade. Ele afirmou que a implantação do modal é para daqui cerca de dez anos. Um grupo de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou o estudo de viabilidade do VLT na cidade. A pesquisa começou no fim de 2012, teve como parâmetros cidades europeias que já possuem o sistema e cidades brasileiras que estão implementando esse tipo de transporte e foi apresentada à comunidade e autoridades durante audiência pública realizada na última terça-feira (2).

Pelos estudos feitos em Uberlândia, seria possível criar duas linhas de VLT. Foram apresentadas três opções para o trajeto de 7 km que ligaria o bairro Fundinho, setor central, ao bairro Alto Umuarama, na zona leste. Existem também duas possibilidades para o percurso de 18 km do aeroporto, zona leste, até o bairro Osvaldo Rezende, setor central da cidade [veja arte com as opções nesta página]. No cenário mais econômico, a implantação do VLT em Uberlândia custaria R$ 1,04 bilhão. Optando pelos trajetos mais caros, a instalação do modal seria no valor de R$ 1,18 bilhão. Além disso, o custo operacional do VLT seria de R$ 49 milhões por mês.

“Hoje, o modal da maneira que está colocado fica um pouco distante da realidade de investimento do poder público, mas é importante que Uberlândia se prepare para esse meio de transporte. A gente não sabe quando pode existir uma fonte de recurso, por que a prefeitura por si só não conta com toda a verba. No futuro, o governo federal pode lançar um PAC ou programa de expansão que garanta esse modo de transporte. Quem já tiver o projeto em mãos vai sair na frente”, afirmou Andrade.

A proposta do VLT continuará aberta para discussão pública até 5 de fevereiro de 2015. As críticas e sugestões podem ser registradas no site do projeto (www.vltuberlandia.com). O estudo completo ainda deve ser concluído e será entregue à prefeitura em março de 2015. De acordo com o secretário, depois que a administração estiver com o projeto, começarão as articulações com iniciativas privadas e governos estadual e federal para tentar os aportes de recursos.

Na avaliação da coordenadora do projeto, Marlene Colesanti, o VLT é o transporte do futuro. “Ele não polui, não faz barulho, é mais rápido e confortável. Além disso, consegue transportar mais de 200 passageiros. O custo-benefício dele é baixo. A vida útil do VLT é de 30 anos, enquanto do ônibus é de, em média, de sete anos.”

Para o geógrafo especialista em trânsito e mobilidade urbana, Vitor Ribeiro Filho, apesar do valor, o VLT é mais viável que o BRT (Bus Rapid Trânsit – Trânsito Rápido de Ônibus) porque comporta mais pessoas, tem mais conforto, segurança e é sustentável. Contudo, é preciso ter os dois sistemas. “O custo-benefício compensa. É importante para a cidade e para a população ter mais de uma opção de transporte e ter mais modais integrados. Os ônibus, o VLT e as ciclovias têm de ser integrados para funcionar melhor e atender melhor às necessidades de mobilidade dos uberlandenses”, disse Ribeiro.

O estudo da viabilidade de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) em Uberlândia foi feito pensando em complementar o atual sistema de transporte público. Também para ser integrado com o atual corredor de ônibus, com os novos cinco corredores – que devem comportar o Bus Rapid Trânsit (BRT), com previsão de conclusão no fim de 2016 -, e com ciclovias que também devem ser construídas. Por isso, de acordo com o professor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) William Rodrigues Ferreira, que participou da pesquisa, o VLT não contempla mais bairros da cidade.

“O VLT não é para concorrer com os ônibus. É para atender locais onde não estão programados corredores. Outro fator levado em conta é que o VLT não sobe grandes declives. Tem de ser implementado em lugares com relevo mais plano, com inclinação máxima de 5 graus”, disse William Ferreira.

Para o geógrafo especialista em trânsito e mobilidade urbana, Vitor Ribeiro Filho, outras localidades também deveriam ser contempladas com o VLT. “Não adianta colocar só em um setor da cidade. Poderia ter sido pensado para passar nos novos corredores do BRT. Assim, a população de todos os setores de Uberlândia teria acesso a ônibus, VLT e ciclovia. Isso é possível, desde que haja sincronização entre os dois transportes.”

Administração pretende ampliar malha cicloviária 

O projeto de implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) em Uberlândia também foi feito para ser integrado a ciclovias, que ainda não existem na cidade. Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, a atual administração tem a intenção de ampliar a malha cicloviária de Uberlândia. “Nós temos deficiência de ciclovias, mas estamos analisando as possibilidades de locais para implantação de novas vias exclusivas para bicicletas em Uberlândia. No ano que vem devemos apresentar um projeto de novas ciclovias”, afirmou Andrade.

Por Daniela Nogueira
Informações: Correio de Uberlândia

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