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Em SP, Velocidade dos ônibus vai de 15 km/h para 17 km/h no pico da tarde

quarta-feira, 6 de abril de 2016

A velocidade dos ônibus de São Paulo aumentou pouco no ano passado em relação a 2014, segundo dados da SPTrans. No pico da manhã, a velocidade média dos coletivos permaneceu em 16 km/h. Já no pico da tarde, o aumento foi de 15 km/h para 17 km/h, ainda longe da meta traçada pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que estimou que os ônibus alcançariam os 25 km/h de velocidade média.

A Prefeitura tem dificuldade em aumentar a rapidez do transporte coletivo apesar dos investimentos feitos em faixas exclusivas de ônibus. O número de avenidas com esse serviço se multiplicou desde 2013, e atualmente a cidade tem cerca de 503 km de faixas exclusivas.

Um dos motivos que ajudam a explicar a dificuldade que os ônibus enfrentam para ganhar velocidade é o fato de os motoristas de carros invadirem constantemente a faixa de ônibus. A reportagem do Bom Dia São Paulo flagrou vários veículos utilizando as faixas exclusivas.

Enquanto isso, as reclamações dos usuários continuam. A autônoma Eliane Gonçalves afirma perde muito tempo no trânsito para ir e voltar do trabalho. “Eu acho que continua tudo praticamente a mesma coisa, eu não vejo melhora, não. Pequena coisa”, diz.

A invasão das faixas de ônibus é considerada infração gravíssima. Quem recebe a multa tem de pagar R$ 191,54 e leva sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A SPTrans não comentou a velocidade média no horário de pico. Em nota, a empresa municipal disse que a velocidade média durante o dia foi de acima de 20 km/h. Disse ainda que, desde a implantação das faixas de ônibus, os passageiros economizam até quatro horas por dia.

Informações: G1 SP
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Em Santos, Usuários poderão utilizar VLT das 7h às 19h

Em mais um passo para consolidar a operação comercial entre Santos e São Vicente, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ampliará o horário de atendimento ao público entre as estações Pinheiro Machado, em Santos, e Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, a partir do próximo domingo (10/04), quando começará a funcionar das 7h às 19h nesse trecho de 6,5km. Conforme planejamento divulgado no início de 2016, a partir de outubro o horário será novamente ampliado e o VLT vai atender aos usuários das 6h às 23h.

Os usuários estão sendo comunicados sobre a alteração por meio de faixas colocadas próximo às estações, avisos dentro dos VLTs, ônibus intermunicipais e informe na rede social e site da EMTU/SP (www.emtu.sp.gov.br). 

O primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos elétrico do Brasil opera comercialmente desde 31 de janeiro. No momento, sete veículos circulam ao longo de nove das 15 estações previstas no trecho de 11km entre Barreiros – Porto. A Estação Bernardino de Campos será entregue para operação até o final de abril. As demais estações do trecho santista (Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto), além do Terminal Barreiros, em São Vicente, serão concluídas em outubro. 

O Centro de Controle Operacional do VLT começa a operar em maio de 2016. O edifício é composto de três andares que somam 3.050 m2 de construção. Contará com nove consoles para o controle da: operação dos trens, sistemas de energia, movimentação eletrônica dos passageiros (embarque e desembarque) e segurança das estações e vias, além de um painel sinóptico de 9,5 metros de comprimento cerca de 2 metros de altura. 

Gerenciado pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o VLT é o eixo principal do Sistema Integrado Metropolitano – SIM que o Governo do Estado está implementando na região por meio da parceria público-privada com o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista. 

O SIM será complementado pela reestruturação do sistema de ônibus metropolitano, contribuindo para a melhoria da mobilidade entre os nove municípios da Baixada e trazendo ganhos de qualidade de vida ao reduzir o nível de ruído urbano e a poluição ambiental.

Informações: EMTU
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Prefeitura de SP vai ampliar fiscalização nos ônibus

terça-feira, 5 de abril de 2016

A Prefeitura de São Paulo vai intensificar a fiscalização de ônibus a partir do próximo domingo, 10. Será ampliado o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), com um modelo que usará aparelhos de GPS para acompanhar se todas as partidas em um intervalo determinado foram cumpridas e se os coletivos saíram na hora certa dos terminais. A medida é uma estratégia da gestão municipal para fiscalizar a atividade das empresas de ônibus e das ex-cooperativas de lotação.

Entre 2013 e 2015, houve uma queda de infrações graves e gravíssimas de 40,8% e 40,6%, respectivamente, cometidas por motoristas das empresas e das ex-cooperativas. Os dados são da São Paulo Transporte (SPTrans), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. No total, foram 157.299 autuações em 2013, primeiro ano da gestão Fernando Haddad (PT), ante 101.183 no ano passado: queda de 35,7%.

As infrações graves e gravíssimas englobam problemas como atraso de partidas e descumprimento de viagens programadas. A mudança na fiscalização ocorrerá primeiro aos domingos, pelo período de um mês. Em seguida, será aplicada durante todo o fim de semana para, então, ser ampliada para todos os dias.

O investimento no novo sistema é necessário porque, segundo relato de passageiros, a queda nas multas não significa melhora no serviço.

O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, admitiu que a queda foi provocada pela forma como o Regulamento de Sanções e Multas (Resam) era aplicado. Nos últimos anos, o Tribunal de Contas do Município (TCM) orientou que as autuações fossem praticadas pela Prefeitura. Antes, era a Socicam, empresa que administra os terminais, que encaminhava as infrações para a SPTrans, para só então elas serem aplicadas. Após a orientação do TCM, a SPTrans ficou encarregada de fazer as autuações diretamente, a partir da reclamação dos usuários.

Com o novo sistema, Tatto espera até alavancar as autuações. "Estamos mudando a plataforma tecnológica, saindo da fiscalização aleatória e manual e migrando para uma global, em todos os veículos, não só nos terminais", disse.

Para começar a implementar a mudança, a SPTrans vai multar justamente os descumprimentos de viagens programadas. Cada partida que não sair no horário determinado em contrato ocasionará multa de R$ 80. "Tem hora que ele (operador da linha) demora 20 minutos para liberar uma saída. Para compensar (os veículos que não saíram), ele libera um monte de ônibus de uma vez para não levar multa", explicou Tatto.

Essa "compensação" é sentida pelos passageiros, como relata o sushiman Carlos Silva, de 42 anos, que usa o transporte público na região do Capão Redondo, zona sul da capital. "Às vezes, o ônibus demora meia hora para passar. Quando passa, vêm três da mesma linha de uma só vez."
Alguns até já se adaptaram ao problema, como o pedreiro João do Nascimento, de 61 anos, que se mudou de Pernambuco para São Paulo há seis meses. "Quando eu percebi isso, comecei a ir direto para o ônibus de trás enquanto fazem fila no primeiro."

Faixas
A SP-Urbanuss (sindicato das empresas) disse que a queda nas multas "é compatível com a redução verificada no número de reclamações dos clientes nos últimos três anos". A entidade também informou que melhorias no sistema, como faixas exclusivas, corredores e veículos modernos, ajudaram a derrubar as multas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Justiça do Rio decide que serviço do Uber não pode ser proibido

Uma semana após protesto de taxistas que parou o Rio, a juíza Ana Cecília Argueso Gomes de Almeida, da 6ª Vara de Fazenda Pública do Rio, decidiu nesta terça-feira (5) tornar definitiva a liminar que garante aos motoristas credenciados do aplicativo Uber o direito de exercer a atividade de transporte remunerado individual de passageiros, até que esta venha a ser regulamentada pelo Poder Público. Cabe recurso à decisão.

Com a decisão, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro/RJ) e a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro não poderão aplicar multas, apreender veículos ou praticar quaisquer atos que restrinjam ou impossibilitem a atividade, sob pena de multa de R$ 50 mil por cada ato.

“A diferença entre as duas modalidades é que o transporte público individual é aberto ao público. Em outros termos, qualquer cidadão pode pegar um táxi na rua, o que não acontece com o Uber, que depende exclusivamente da plataforma tecnológica. Cabe aqui um apontamento: existem várias cooperativas e prestadores de serviços de táxi que se beneficiam da mesma tecnologia para angariar consumidores, como, por exemplo, o Easy Taxi e o 99 Taxis. A diferença para o Uber, como apontado, é que os táxis também dispõem da alternativa de conquistarem os consumidores nas ruas; daí ser aberto ao público”, segundo o que consta do artigo doutrinário transcrito pela juíza.

Na sentença a juíza destaca outro trecho do mesmo artigo sobre a Lei de Mobilidade Urbana: “Essa distinção entre transporte público individual e transporte privado individual nos permite avançar em mais duas conclusões. A primeira é que a circunstância de o táxi ser enquadrado como transporte público individual não implica na sua classificação como serviço público, parecendo mais apropriado o seu enquadramento como serviço de utilidade pública. Não se vislumbram, nos serviços prestados pelos táxis traços de essencialidade, universalidade, continuidade ou de atendimento a necessidades coletivas intrinsecamente conectadas com direitos fundamentais, a qualificá-lo como serviço público, o que, evidentemente, não significa dizer que não devam ser regulados. A segunda conclusão é que essa convivência entre um regime público e outro privado, prevista na Lei de Mobilidade Urbana, não é nenhuma novidade. Ao contrário, é amplamente adotada em vários outros setores. Trata-se da concorrência assimétrica, identificada nos setores de telecomunicações, energia e portos, que admite e estimula a concorrência entre os distintos regimes”.

Protesto de taxistas parou o Rio
A decisão ocorre menos de uma semana depois de uma grande manifestação de taxistas contra o Uber parar o Rio de Janeiro. Na manhã de sexta-feira (1º), centenas de motoristas de táxis rodaram pelo Rio parando o trânsito, em carretas de protesto. À tarde, um grupo chegou a se reunir com uma juíza no Tribunal de Justiça, para questionar a liminar, de março, que mantinha a decisão favórável, em segunda instãncia, aos motoristas do aplicativo.

Informações: G1 Rio
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Publicada lei no RJ que multa homem em vagão feminino com até R$ 1 mil

Dez anos após a publicação de uma lei que criou os vagões exclusivos para mulheres em trens e no metrô do Rio, os passageiros que não obedecerem a ordem de deixar a composição poderão ser multados. O texto foi atualizado e republicado nesta terça-feira (5) no Diário Oficial do Estado, prevendo punição de R$ 173 a R$ 1.084 ao homem que "ingressar e permanecer no vagão exclusivo".

O projeto foi aprovado por deputados no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde sofreu modificações, e publicado pelo governador em exercício, Francisco Dornelles. A princípio, as concessionárias teriam que oferecer dois vagões femininos, em vez de um, no horário de pico, mas este trecho foi suprimido do texto.

Em compensação, as empresas vão ter que identificar o infrator, inclusive através de imagens, e deverão solicitar auxílio policial para conduzí-lo à delegacia, caso ele se recuse a cumprir as ordens.

O Metrô afirma que seus seguranças — assim como os da SuperVia — não têm poder de polícia e que, portanto, não podem multar o passageiro. O Poder Executivo ainda vai regulamentar a lei.
Ainda de acordo com o documento, as concessionárias terão que fazer campanhas educativas e identificar os infratores sempre que possível. Em caso de descumprimento, também as empresas poderão ser punidas. A sanção vai de advertência por escrito a multa de R$ 30 mil — a partir da terceira ocorrência.

Proposto pela deputada Marta Rocha (PSD) e pelo presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), o projeto diz que "muitos homens, ainda, desrespeitam o seu comando e utilizam os vagões destinados ao uso exclusivo das mulheres". Na justificativa da lei, os parlamentares dizem ainda que as empresas concessionárias "não realizam a devida fiscalização no vagão".

Informações: G1 Rio
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Prefeitura de Fortaleza reativa Linha 755 - Conj. Alvorada/North Shopping

A partir desta segunda-feira (04/04), a Linha 755- Conj. Alvorada/North Shopping, chamada pelos usuários de "Topic 55", volta a circular operada pelo Sistema de Transporte Complementar (vans/micro ônibus). Com isso, a Linha 703 – Paupina/Pici terá seu itinerário alterado. Ambas serão operadas pela Cootraps (Cooperativa dos Traansportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará), que conta com micro-ônibus.

O retorno deve-se à grande demanda da Linha 755- Conj. Alvorada/North Shopping, contemplando estabelecimentos como universidades, shoppings, escolas, igrejas entre outros. A Linha 755 visa complementar as linhas 075 – Campus do Pici/Unifor e 855 – Bezerra de Menezes/ Washington Soares que, somadas, contam com demanda de 21 mil passageiros/dia. A 755- Conj. Alvorada/North Shopping volta operando com 16 veículos, em um intervalo de oito minutos, contemplando 93 viagens/dia.

Outra mudança a ser implementada é na Linha 703 – Paupina/Pici, que terá seu itinerário alterado, a fim de melhorar a velocidade operacional. A linha deixa de transitar pelas Ruas Armando de Oliveira, Edgar Falcão, e Frei Odilon. O ponto de retorno da Linha 703-Paupina/Pici passa a ser em frente ao Campus da UFC na Av. Humberto Monte.  

Dados operacionais:
755- Conj. Alvorada/North Shopping
16 veículos, 93 viagens, intervalo 8 minutos
075 – Campus do Pici/Unifor
19 veículos, 118 viagens
Demanda: 11.924 mil passageiros/dia
855 – Bezerra de Menezes/ Washington Soares
12 veículos, 77 viagens,
Demanda: 9.095 passageiros/dia

Informações: ETUFOR
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Velocidade média dos ônibus em SP fica abaixo do esperado

As faixas exclusivas implantadas pela atual gestão do prefeito Fernando Haddad trouxeram velocidade aos coletivos, porém, na média em todas as vias, o desempenho dos ônibus está abaixo do esperado.

Dados da São Paulo Transportes – SPTrans, apontam que a velocidade média dos veículos ficou em 16 km/h no pico da manhã em 2015, mesmo resultado de 2014. Já no pico da tarde, a média de velocidade em todas as vias melhorou de 15 km/h para 17 km/h. A meta da atual administração apontava velocidade média acima dos 25 km/h.

De acordo com o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo“, “gargalos” atrapalham a locomoção dos veículos coletivos.

Usando como exemplo as faixas exclusivas, ainda que elas democratizem o viário, as estruturas à direita nas vias estão sujeitas a uma série de interferências, como embarque e desembarque de outros veículos, conversões, e acesso à estacionamentos.

O corredores exclusivos minimizam estes impactos, principalmente do tipo “Bus Rapid Transit” (BRT), porém a atual gestão dificilmente irá entregar os 150 km prometidos.

O jornal cita ainda que as faixas exclusivas “irritam os motoristas dos carros”, e que foram justificadas para acelerar os ônibus. O texto só não menciona que o excesso de veículos particulares é a principal causa dos congestionamento de carros e ônibus.

Por Renato Lobo
Informações: Portal Via Trolebus
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Linhas mudam itinerários devido às obras do metrô de Salvador

Esta segunda-feira (4) foi o primeiro dia útil depois do início das mudanças nas linhas de ônibus urbanos e metropolitanos que passam entre a Rodoviária e Pernambués, devido às obras da linha 2 do metrô de Salvador. Os novos trajetos e pontos de ônibus começaram a ser utilizados no sábado (2).

Ao todo, 67 linhas sofreram alterações: 30 de ônibus da capital baiana e outras 37 em transportes da região metropolitana. Alguns pontos de parada dos veículos foram alterados, situação que gerou dúvidas e reclamações por parte de alguns usuários. Como forma de orientar os passageiros, panfletos informativos são distribuídos na região.

Com a alteração, as 25 linhas que passam pela Avenida Tancredo Neves, no sentido Paralela-Rótula do Abacaxi e que param nos pontos I2 e B3, localizados na via exclusiva de ônibus do antigo Terminal de transbordo Iguatemi, sentido Rótula do Abacaxi, foram remanejadas para o Terminal Rodoviário (TR). O usuário continua com a opção de parar no ponto em frente ao Detran (DT).

Já outras cinco linhas urbanas foram remanejadas para um novo ponto de ônibus, localizado em frente à antiga concessionária Americar. As mesmas continuarão com paradas no Terminal Rodoviário e no ponto em frente ao Detran.

O objetivo da redistribuição de linhas em novos pontos é liberar a última parte da via exclusiva de ônibus do antigo Terminal de transbordo Iguatemi, no sentido Rótula do Abacaxi, permitindo a implantação da via do metrô no trecho entre as estações Detran e Rodoviária.

As 37 linhas metropolitanas que param no Terminal Rodoviário e no ponto da Grande Bahia (GB2) terão novo ponto de ônibus na Avenida Tancredo Neves, em frente à antiga revendedora de automóveis Americar. O usuário também terá como opção o ponto de ônibus em frente ao Detran.

Informações: G1 BA
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Faixa Azul na Avenida Recife será implanta neste mês de abril

domingo, 3 de abril de 2016

Prometida para janeiro de 2014, faixa azul da Avenida Recife deve ser implantada enfim neste mês de abril beneficiando milhares de usuários de ônibus.

Como medida de melhorar a eficiência e consequentemente o ganho de tempo para o sistema, as faixas azuis implantadas na cidade do Recife vem beneficiando quem precisa usar o transporte coletivo, pois com ela, as viagens ficaram mais rápidas na qual os ônibus passaram a operar mais livre justamente nos momentos de horários de pico. 

Hoje a faixa azul funciona de segunda a sexta-feira das 06 as 22h aqueles que forem flagrados transitando irregularmente na Faixa Azul serão autuados e receberão multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Vias com Faixa Azul:

- Cosme e Viana
- Mascarenhas de Moraes
- Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
- Avenida Herculano Bandeira
- Avenida Conselheiro Aguiar
- Avenida Antônio de Gois

Próximas

- Avenida Recife
- Rua Cônego Barata
- Estrada dos Remédios
- Avenida Visconde de Albuquerque
- Estrada Velha de Água Fria
- Avenida Beberibe
- Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho

Blog Meu Transporte
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Em Aracaju, Fiscalização das faixas exclusivas vai começar no dia 22

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, informa a prorrogação do prazo para início da fiscalização nas faixas destinadas ao transporte coletivo para a sexta-feira, 22 de abril. O período a mais servirá para que os condutores possam se adaptar à nova regra e para que o órgão melhore a sinalização dos 10 corredores de ônibus.

A sinalização das principais vias da cidade foi iniciada no mês de março, e desde então os condutores de Aracaju estão sendo informados da nova regra de circulação. A intenção do órgão de trânsito municipal é separar a circulação do transporte coletivo do tráfego geral, e com isso oferecer melhoria na mobilidade, qualidade de vida e aumentar a eficiência da economia urbana.

Na faixa preferencial, onde a sinalização azul não é continua, a exemplo de trechos da Avenida Ivo do Prado, a preferência é do transporte coletivo, mas os demais veículos poderão circular quando a via da esquerda estiver ocupada ou para conversões à direita.

Já na faixa exclusiva, só serão permitidos veículos do transporte coletivo. Eles terão permissão para ultrapassar outro veículo pela faixa da esquerda somente em pontos de ônibus – locais estabelecidos pela SMTT, para evitar congestionamentos no corredor.

A fiscalização nos corredores de ônibus será realizada somente em dias úteis, das 6h às 20h. Nos finais de semana e feriados a circulação é livre.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe, diz que a medida tem o intuito de esclarecer as dúvidas da população e reforçar a sinalização dos corredores. “São faixas destinadas ao transporte público coletivo, seja ele o ônibus ou táxi que estiver transportando passageiros. Com essa medida, o transporte público coletivo de Aracaju será mais eficiente e diminuindo a espera do passageiro nos pontos de ônibus ou terminais. Anunciamos um prazo de 15 dias para a adaptação dos condutores, mas percebemos que ainda há dúvidas a serem esclarecidas, por isso resolvemos ampliar o prazo e reforçar a sinalização”, explica Nelson.

A nova regra de circulação passa a vigorar a partir da sexta-feira, 22 de abril, e em caso de desobediência o condutor será autuado conforme o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina que transitar com o veículo em faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente: (Incluído pela Lei nº 13.154, de 2015) é infração gravíssima (7 pontos na CNH), passível de multa no valor de R$ 191,54 e apreensão do veículo.

Fonte: SMTT Aracaju
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CET faz alterações no tráfego da região do Metrô Santana

Desde o dia 27 de março, a Rua Leite de Morais, entre as Ruas Voluntários da Pátria e Ezequiel Freire, teve seu sentido alterado.

Com a mudança, os ônibus que circulam no sentido Santana utilizam a Rua Leite de Morais para o acesso ao terminal. No trajeto anterior, os ônibus desciam a Rua Voluntários da Pátria e precisavam passar por outras três ruas para chegar ao ponto final, causando atrasos nas linhas e trânsito na região.

Em contato com o SRZD, um funcionário da viação responsável pelos ônibus que circulam na zona norte, que não quis gravar entrevista, explicou que a mudança foi feita justamente para dar mais agilidade para aos coletivos que circulam no terminal e para diminuir o trânsito nas ruas da região.

Além da inversão de mão na rua Leite de Morais, duas linhas tiveram seu ponto final alterado. A 106A-10 (Itaim-Bibi/Santana) passa a sair da plataforma A do terminal Santana, enquanto a 175P (Metrô Ana Rosa/Metrô Santana) circula a partir da própria Leite de Morais.

As mudanças afetam também o itinerário de outras 17 linhas. Operadores da viação responsável pelos ônibus e também da CET fornecerão orientações a pedestres e motoristas até o dia 3. 

Informações: Redação SRZD
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Em Ponta Grossa, Nova linha de ônibus fará Rota Universitária

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) irá lançar em abril, em caráter experimental, uma nova linha perimetral de ônibus ligando os terminais de Uvaranas e Nova Rússia, desta vez por meio do Contorno Leste de Ponta Grossa, sem passar pela região central. Com a “Rota Universitária”, o plano da AMTT é facilitar o deslocamento dos estudantes das universidades Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), bem como de toda a população daquelas regiões.

O ônibus da linha seguirá de Uvaranas passando pela UEPG, seguindo pela Rua Valério Ronchi através da Vila Dal Col, Núcleos Pitangui, Rio Verde, Costa Rica, San Martin, Lagoa Dourada, Panamá e Londres. Em seguida, passará pelo Contorno Leste até a UTFPR, acessando então a Avenida Antônio Saad pelo Núcleo Santa Mônica, Jardim Esplanada e Nossa Senhora das Graças, em direção à Vila Palmeirinha. Após passar pelas ruas Jaguapitã e Francisco Otaviano, o ônibus chegará à Avenida Ernesto Vilela, acessando então o Terminal de Nova Rússia, retornando em seguida. Todo o trajeto deve durar, em média, 30 minutos.

Com esta nova linha, usuários do transporte coletivo e moradores de toda a extensão do novo traçado poderão circular mais rapidamente entre os dois terminais, além de acessar as universidades com mais agilidade e segurança. Outra novidade é que embarque poderá ser feito no sistema de Integração Temporal. Assim, os usuários poderão embarcar na nova linha até 1h30 depois de desembarcar do ônibus anterior. Para este plano, a rota já foi testada sem passageiros. “O próximo passo é realizar os testes com os passageiros, para entendermos melhor as necessidades que surgirão e poder assim aprimorar o sistema”, anota o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski.

“Isso irá propiciar que um usuário desça, por exemplo, no ponto final do Rio Verde, que será estendido até o Contorno, e possa pegar o ônibus para a UTFPR, UEPG ou um dos dois terminais, sem precisar ir até o Centro, pagando apenas uma tarifa. Da mesma forma os usuários das regiões do Costa Rica, Lagoa Dourada, Panamá, Londres e San Martin, poderão desembarcar próximo do Matadouro Municipal e pegar o novo Perimetral, que vai melhorar toda a logística de deslocamento desta população universitária e moradora da região”, explica Kalinoski.

Serviço integrará UEPG e UTFPR
A novidade foi comemorada pelo reitor da UEPG, Luciano Santana Vargas. “Esta linha, quando instalada, vai facilitar o intercâmbio entre as duas universidades”, acredita o reitor. “Atualmente temos estudantes da UTFPR que fazem estágio na UEPG, bem como professores de uma que realizam especializações na outra, além de projetos de extensão e iniciação científica, entre outros. Esta é, inclusive, uma aspiração que sempre tivemos. Com o seu início, será benéfico para a integração entre as duas instituições e com a população”, conta Luciano.

Informações: Jornal da Manhã
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Em SP, Passageiros do Metrô seguem com dificuldades para recarregar bilhete

O Metrô prometeu resolver o problema da recarga do bilhete único das estações até março, mas o prazo não fui cumprido e os problemas continuam neste início de abril. Nesta sexta-feira (1º) problemas nas linhas 4-Amarela, 2-Verde, 1-Azul e 3-Vermelha ainda existiam.
Foto: Márcio Pinho/G1

Os problemas acontecem desde o ano passado e aumentaram em dezembro, quando a empresa Ponte Certo deixou de prestar o serviço, forçando o Metrô a procurar outra empresa interessada.

Na Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, apenas duas de quatro máquinas funcionavam na quinta-feira (31). Na Penha, da Linha 3-Vermelha, um funcionário do Metrô ajudou os passageiros porque as máquinas estavam engolindo o dinheiro. Na Estação Santa Cruz, nenhuma de quatro máquinas estavam funcionando. Um adesivo amarelo informava que a máquina estava inoperante.

O Metrô disse que está aumentando a rede de atendimento para passageiros que usam o Bilhete Único. Atualmente, 144 máquinas do Bilhete de Ônibus Metropolitano - o BOM - já foram adaptadas e aceitam também a recarga do Bilhete Único. O Metrô disse ainda que novas máquinas estão sendo instaladas nas estações.

A Via Quatro, que administra as estações da Linha Amarela, disse que está melhorando a comunicação das máquinas de recarga com a central.

Informações: G1 SP
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SMTT informa alteração em linha de ônibus em Aracaju

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que a partir desta sexta-feira (1° ) a linha de ônibus 101 – Parque São José/Maracaju terá seu itinerário alterado. Tal medida visa melhorar o atendimento à população do Loteamento Rosa do Sol.

Com a mudança, o ônibus passa a circular também pela Avenida Euclides Figueiredo, no trecho entre a Avenida Serafim Bomfim (SESI) e Avenida Benjamin Constant, atendendo diretamente aos usuários da referida comunidade.

“Essa demanda nos foi apresentada por meio de reunião com a comunidade, onde nos comprometemos a estudar a melhor forma de atender aos pedidos da população usuária do transporte público coletivo. A intenção é melhorar a prestação do serviço e oferecer uma melhor qualidade de vida para os aracajuanos”, explica o diretor de Transporte Públicos da SMTT, Coronel Péricles Menezes.

Informações: G1 Sergipe
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Budapeste ganha VLT mais longo do mundo

A cidade de Budapeste ganhou o Veículo Leve Sobre Trilhos mais longo do mundo com 55,9 metros de cumprimento, produzido pela espanhola Caf. Este ano outras 11 composições devem ser entregues. Outras unidades menores já entraram em operação.

Em termos comparativos, o VLT da Baixada Santista possui 43,7 metros de comprimento e o do Rio de Janeiro, 44 metros.

Os veículos possuem ar-condicionado, sistema de áudio-visual para informações aos usuários, e um contador para registro do número de usuários a bordo. Outra novidade é que os veículos podem ser adaptados com tecnologia para se locomoverem em pequenas distâncias sem a conexão com a rede elétrica, prevista para o centro da capital da Hungria.

A cidade possuí 33 rotas dos chamados Trams que correspondem a uma malha de 156,85 km. Em operação desde 1866, a rede é uma das maiores do mundo. O sistema é operado por Budapesti Közlekedési Zrt.

Por Renato Lobo
Informações: Portal Via Trolebus
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Sistema BRT/Vetor Sudeste é tema de reunião em Uberaba

A implantação do corredor do transporte coletivo do Sistema BRT/Vetor Sudeste, na Avenida Guilherme Ferreira, em Uberaba, foi tema de uma reunião na noite desta quinta-feira (31). Durante o encontro, a Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana apresentou à comunidade, usuários e comerciantes, os detalhes do projeto do terminal Sudeste.

A reunião teve o objetivo de esclarecer dúvidas em relação à implantação do projeto. Uma das maiores queixas indagadas é em relação às vagas de estacionamento nas ruas e avenidas. “Não vai diminuir tamanho de calçada e nem retirar estacionamento ao longo de todo o trecho e em ambos os lados”, explicou o secretário de Planejamento e Gestão Urbana, Marcondes Nunes de Freitas.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana, o projeto original foi modificado e o atual prevê o corte de cerca de 50 árvores para a construção do BRT nos corredores Sudeste e Sudoeste. No entanto, segundo a Secretaria, serão plantadas três mil árvores nesses dois trechos até o final da obra.

Representantes de um movimento em defesa ao meio ambiente também estiveram presente no encontro. O grupo apresentou um abaixo-assinado, que foi entregue ao Ministério Público, pedindo a paralisação da obra do BRT. “A retirada das árvores representa um aumento ainda maior na temperatura. A gente questiona que a mobilidade urbana deva considerar os outros aspectos e não só o ‘ir’ e ‘vir’”, argumentou o ambientalista Carlos Perez.

A Secretaria de Planejamento informou ao MGTV que irá estudar as reivindicações de moradores e comerciantes da região feitas durante a reunião desta quinta-feira.

BRT Sudeste
O novo corredor do Sistema BRT atenderá cerca de 80 mil passageiros e terá quase quatro quilômetros de extensão. Ao todo, serão nove estações nas avenidas Bandeirantes, Abílio Borges de Araújo, Nelson Freire e Guilherme Ferreira até a Leopoldino de Oliveira.

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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Em BH, Motoristas do Uber terão que se cadastrar na BHTrans

Quase três meses após sua criação, a Lei nº 10.900 - que obriga motoristas de transporte de passageiros a terem credenciamento junto a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) - foi regulamentada, de acordo com publicação no Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (2).

Sendo assim, a utilização de aplicativos para agenciamento de serviços de transporte individual remunerado de passageiros está acondicionado ao prévio credenciamento. Motoristas do Uber tem, a partir deste sábado, 45 dias para regularizar a situação.

Quem for pego oferecendo o serviço fora do que é exigido pela nova lei pode, entre outras penalidades, ser multado em R$ 30 mil, sendo que a reincidência faz dobrar o valor. 

Os taxistas da capital ameaçaram a fazer uma greve geral, caso a lei não saísse do papel, segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), Ricardo Luiz Faedda. "O estado de greve só seria articulado se não houvesse publicação no tempo previsto. Mas, estamos atentos ao transporte clandestino na região metropolitana, com destaque para Contagem", pontuou.

Para Faedda a regulamenta da lei torna mais justa a presença dos novos motoristas. "Sacramentou a nossa luta, nossa reivindicação", finalizou.

A Uber garante que nada muda com a nova regra. Confira nota da empresa na íntegra:

A lei 10.900/2016, sancionada pelo Prefeito Márcio Lacerda em 2015, regulamenta apenas aplicativos de celular que intermediam o serviço de transporte licenciado pela BHTrans. Portanto, ela trata apenas de aplicativos que intermediam o transporte individual público (táxi).

Os motoristas parceiros da Uber executam o serviço de transporte individual privado, que é legal e tem fundamento na Constituição Federal e previsão em lei federal (Lei Federal 12587/12 – Política Nacional de Mobilidade Urbana). Por isso, afirmamos que a Uber vai continuar operando em Belo Horizonte e vai continuar dialogando com o Poder Público, buscando contribuir para o debate que conduza a uma regulação moderna e democrática para a cidade.

Por Fernanda Veigas
Informações: O Tempo
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Ônibus rodoviários terão que sair de fábrica com elevador

Ônibus para transporte rodoviário não poderão mais ser comercializados com as cadeiras de transbordo a partir do dia 1º julho. O equipamento é utilizado para o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aos assentos dos veículos. No lugar, eles deverão ter uma plataforma de elevação veicular, que funciona como um elevador. Publicada no dia 2 de junho de 2015, a Portaria 269, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), determinava a adequação até o dia desta quinta, mas o prazo foi ampliado a pedido das empresas de ônibus. Embora a regra valha tanto para o transporte coletivo rodoviário quanto para os serviços de fretamento e turismo, ela não abrange veículos em circulação e, por isso, por enquanto, nada deve mudar.

As empresas de transporte reclamam da dificuldade de encontrar os veículos adaptados no mercado. Antes da Portaria 269, a Resolução 3.871/2012, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autorizava o uso das cadeiras de transbordo nos ônibus. “Não há na indústria automobilística produção de ônibus com esse sistema. Além disso, elevaria os custos de produção e comercialização”, afirma a assessora jurídica do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas, Zaira Carvalho Silveira.

Dificuldades. Como a regra vale apenas para novos veículos, a utilização dos elevadores depende da renovação da frota. Na capital, empresas como a Unir, que faz a linha Conexão Aeroporto, utilizam a cadeira de transbordo. Em um dos terminais de embarque, funcionários explicaram que o passageiro é preso ao aparelho por um cinto de três pontos. Em seguida, ele é carregado por dois funcionários até o ônibus e colocado em um dos quatro primeiros assentos. A cadeira de rodas é levada no bagageiro. “Vamos nos adequar com certeza. Entretanto, a frota ainda terá que ser renovada, o que leva tempo”, diz o gerente comercial da Unir, Murilo Sérgio Nogueira Soares.

“A sensação é que vamos cair a qualquer momento. A largura também não ajuda, pessoas muito magras ou gordas não ficam confortáveis”, reclama a redatora Laura Martins, 45, que usa cadeira de rodas.

População

Deficientes. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais possui 4,4 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Saiba mais

Custo. Segundo o Inmetro, as plataformas de elevação custam entre R$ 8.755 e R$ 17.550. O equipamento pode ser instalado tanto nas portas dos veículos, para servir como degraus, quanto em uma porta extra, no centro da carroçaria do ônibus.

Pendências. A nova regra ainda determina que a ANTT será responsável por definir o percentual da frota de ônibus rodoviários que deverá ser adaptado e permite, mediante avaliação técnica, a continuidade do uso de outros dispositivos de embarques para passageiros deficientes.

Por Débora Costa / Danilo Emerich
Informações: O Tempo
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Em Curitiba, Faixa exclusiva de ônibus da Conselheiro Laurindo entra em operação

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O prefeito Gustavo Fruet percorreu nesta quinta-feira (31) a nova faixa exclusiva para o transporte coletivo em Curitiba, implantada na Rua Conselheiro Laurindo, entre o bairro Prado Velho e o Centro da cidade. A exclusividade para os coletivos se estende por dois trechos que totalizam 1.900 metros – o primeiro localizado na faixa da direita da via, entre a Rua Chile e a Av. Sete de Setembro; e o segundo na faixa da esquerda, entre a Av. Visconde de Guarapuava até a Travessa Itararé, próximo ao Terminal Guadalupe. Em função do grande número de veículos, incluindo ônibus, que fazem conversões, a faixa exclusiva será interrompida na quadra entre as avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava.

Segundo o prefeito, o objetivo principal da implantação das faixas exclusivas é melhorar a qualidade e a capacidade do transporte público em Curitiba. “Com os seis quilômetros das quatro faixas atuais, estamos atendendo 61 linhas e beneficiando diariamente 207 mil usuários com um redução média de 30% nos tempos dos deslocamentos. Este é um grande fator atrativo para podermos conquistar mais usuários para o ônibus na cidade, principalmente nos horários de pico. As pessoas podem ter seu carro, mas temos que priorizar o transporte coletivo, compartilhar as vias e respeitar muito os pedestres, as pessoas com deficiência e o ciclistas no trânsito”, afirma. Além da Conselheiro Laurindo, já foram implantadas faixas exclusivas nas ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen.

Fruet destaca que a Prefeitura está investindo em novas infraestruturas para melhorar a mobilidade em Curitiba, com a implantação de cinco trincheiras, três viadutos, 300 quilômetros, obras na Linha Verde e também na região sul da cidade. “Nas próximas semanas, vamos lançar os editais para a construção da trincheira da Rua Fúlvio José Alice (Bairro Alto) e das alças de acesso da trincheira do Ceasa e do viaduto da Vila Pompeia”, confirma.

Pelo trecho da nova faixa exclusiva passam 15 linhas de ônibus, que transportam por dia em torno de 50 mil passageiros – linhas convencionais: Santa Bárbara, Petrópolis, Solitude, Avenida Munhoz/Jardim Botânico, Erasto Gaertner, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba e Canal Belém; Ligeirinhos: Santa Cândida/Pinheirinho, Aeroporto, Boqueirão/Centro Cívico, Sítio Cercado (anti-horário), Fazendinha/Guadalupe, PUC/Rodoferroviária.

“As faixas exclusivas são um instrumento de sustentabilidade, pois além de melhorar o desempenho do transporte coletivo contribuem para que o espaço das vias urbanas seja utilizado por um maior número de pessoas. Temos observados resultados significativos nas faixas já implantadas, com uma economia de tempo de 15 a 20 minutos em alguns casos”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório.

A velocidade máxima permitida no trecho de faixa exclusiva da Rua Conselheiro Laurindo é de 60 km/h até a Av. Sete de Setembro e de 40 km/h na continuação da via. Ao longo do percurso, como já acontece nas demais faixas exclusivas, haverá acessos aos demais veículos para conversões à direita no primeiro trecho – nas ruas Baltazar Carrasco dos Reis e Brasílio Itiberê e avenidas Dr. Dário Lopes dos Santos e Silva Jardim – e à esquerda no segundo, na Travessa Itararé.

As áreas de acesso para conversão são demarcadas por uma linha pontilhada que fica a cerca de 20 metros do cruzamento – para o acesso à Av. Silva Jardim, que tem grande movimento, a linha pontilhada se inicia logo após o cruzamento com a Av. Getúlio Vargas/Av. Dário Lopes dos Santos. Motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses acessos – respeitando o fluxo dos ônibus que têm a preferência – para depois fazer a conversão à direita.

Fiscalização

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) farão nos próximos dias orientações para os motoristas sobre a nova circulação na região. A partir do dia 14 de abril, será iniciada a fiscalização da utilização correta da faixa exclusiva da Rua Conselheiro Laurindo.

“As secretarias de Trânsito, Obras Públicas e Governo, a Urbs e o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) têm desenvolvido um planejamento intenso para organizar novas estruturas viárias para as faixas exclusivas. Há projetos sendo estruturados para novas faixas na Rua Alferes Poli, Rua João Negrão e Av. Presidente Kennedy e estamos estudando suas implantações”, lembra o diretor de engenharia da Setran, Mauricio Razera.

Informações: URBS
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Em Goiânia, Corredores de ônibus seguem exclusivo para o transporte coletivo

quinta-feira, 31 de março de 2016

A Prefeitura de Goiânia negou, nesta quinta-feira (31), a execução da lei aprovada pela Câmara Municipal no início de março, que autorizava a circulação de veículos particulares em corredores preferenciais de ônibus no período noturno, entre 20h e 6h.

De acordo com o Decreto nº 860, assinado hoje pelo prefeito Paulo Garcia e divulgado no Diário Oficial do Município desta tarde, a matéria sobre trânsito aprovada pelos vereadores “viola a competência privativa de legislar da União, conforme artigo 22, inciso XI, da Constituição Federal”.

Outro ponto em destaque é que a lei promulgada pela Câmara incentivaria o uso inapropriado de veículos particulares em detrimento do transporte coletivo, indo de encontro à ideologia de sustentabilidade quem vem sendo implantada nesta gestão.

As informações são da Secom

Informações: O Popular
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Audiência pública discute criação de carteirinha para idosos em Manaus

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) participou de uma audiência pública na tarde desta quarta-feira (30), para discutir a possibilidade da criação de uma carteirinha para idosos, visando melhorar o atendimento dos mesmos no transporte coletivo da cidade. O encontro foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A audiência presidida pelo presidente Comissão de Transportes, Viação e Obras Públicas, vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), contou com representantes de diversos grupos de idosos da capital e do interior, além da SMTU, Manaustrans e do Sinetram.

 De acordo com o presidente do Sinetram, Carmine Furletti, o objetivo da criação da carteira é melhorar ainda mais o atendimento aos usuários idosos e fazer valer a lei Nº 2.094, de 22 de janeiro de 2016, aprovada pela Câmara Municipal, que torna prioritário todos os assentos dos ônibus.

“Com esse cartão vamos tirar o constrangimento do idoso, pois através dele (cartão) não será mais necessária a apresentação da identidade ao motorista. Além disso, o número de assentos vai aumentar. As vezes muitos idosos na parte dianteira do ônibus e não tem lugar para todos viajarem sentados, isso gera muito desconforto para eles. Então esse documento vem para melhorar nosso atendimento aos idosos”, destacou Furletti.

 Ainda de acordo com o presidente, a carteira não terá custo aos usuários idosos. O Sinetram estuda maneiras estratégicas para disponibilizar o maior número possível de pontos de emissão do cartão.

 Após da audiência, o Projeto de Lei vai para discussão entre os vereadores e em seguida para votação.

*Com informações da assesssoria de comunicação.

Informações: A Critica
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Seis linhas de ônibus têm alterações a partir desta sexta em Juiz de Fora

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) de Juiz de Fora vai alterar, a partir desta sexta-feira (1º), o quadro de horários, nos dias úteis, de seis linhas do transporte coletivo: 140 (Santa Efigênia/Manoel Honório), 519 (Torreões), 549 (Nova Germânia), 738 (Pedra Branca), 751 (Santa Cruz/via Jardim dos Alfineiros/Santa Clara) e 100 (Filgueiras).

Além disso, haverá modificações dos pontos finais das linhas 443 e 444 (Nossa Senhora de Lourdes) que, a partir desta data, será na Rua Emergina Ernesto Guilherme, nos números 700 e 130, respectivamente. Já a linha 758 (Novo Triunfo 2), o ponto final será na Rua Onofre Cardoso de Souza, 115 (Rua “A”). A linha 435 (Linhares) também terá alteração no ponto final, passando a ser na Rua “C”, 11.

Informações: G1 Zona da Mata
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Após paralisação, ônibus voltam a circular na Zona Norte de Porto Alegre

Após negociação, os ônibus da empresa Nortran voltaram a circular em Porto Alegre por volta das 15h30 desta quinta-feira (31), após os veículos não saírem da garagem desde o começo da manhã. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), no entanto, não há como prever a normalização total do serviço.

A Nortran atende a Zona Norte da cidade e transporta uma média de 98 mil passageiros por dia. Devido à paralisação, 55 linhas foram afetadas.

Os funcionários alegaram que não receberam o pagamento dos salários de forma integral, nem do vale-refeição. 

O advogado da Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre (Seopa), Alceu Machado, observa que foi feito um acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre. "Fizemos uma espécie de cronograma para reestabelecer o serviço." 

Ele explica que o salário de abril vai ser pago em dia. Entretanto, o reajuste da categoria, de 11,81% será pago em duas parcelas – uma em abril e outra em maio. Já em relação ao vale-alimentação, as empresas terão até o quinto dia útil para pagar todo o valor, já que algumas depositaram o equivalente a dez dias, sendo que a maioria dos funcionários recebe por 25 dias. 

Em março, os funcionários receberam o valor antigo do vale-alimentação, de R$ 21 por dia, enquanto que o novo valor é de R$ 23. Ficou definido que a diferença de março, de R$ 2 por dia, será pago até o final de abril.

Informações: G1 RS
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