Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Curitiba, Linhas que atendem estudantes têm novos horários nas férias

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A partir desta segunda-feira (14), as tabelas horárias do transporte coletivo serão modificadas, até o final do período de férias escolares. Nesta época, há uma redução de, em média, 15% da demanda. As alterações ocorrem principalmente em linhas que atendem escolas e universidades.

Todas as alterações são comunicadas, linha por linha, no Boletim do Transporte, onde é possível conferir, também, o horário em vigor em todas as linhas do sistema. Tanto o Boletim do Transporte quanto a tabela horária estão disponíveis a partir da página inicial do site.

Além do monitoramento do sistema em tempo real, a Urbs também analisa o desempenho dessas linhas podendo promover novas readequações, voltando, inclusive, à tabela horária anterior assim que se mostrar necessário.

Feriados

Na véspera do Natal, dia 24 de dezembro (quinta-feira) os ônibus vão circular com horário de sábado, com reforço. No dia 25 (sexta) será horário de domingo.

No dia 26 (sábado) será feito horário de domingo, mas com funcionamento de linhas que normalmente não operam aos domingos. No dia 27 (domingo), horário de domingo.

Na semana de fim de ano, os ônibus vão rodar com horário de sábado, com reforço, nos dias 28, 29, 30 e 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro será horário de domingo e, no dia 02, horário de domingo com funcionamento de linhas que normalmente não rodam aos domingos.

As linhas são monitoradas em tempo real e o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e a fiscalização do transporte podem solicitar a entrada de mais ônibus em operação, caso seja necessário. Em função disso, de 24 de dezembro a 02 de janeiro, as empresas vão manter plantão nas garagens para permitir que um ônibus seja colocado em operação assim que for determinado pelo CCO.

Informações: URBS

READ MORE - Em Curitiba, Linhas que atendem estudantes têm novos horários nas férias

Mulheres terão 30% das vagas de trabalho em empresas de ônibus de São Paulo

Todas as empresas que operam o sistema de transporte público em São Paulo deverão reservar, pelo menos, 30% de suas vagas no quadro de empregados para mulheres, como forma de diminuir o preconceito de gênero no mercado de trabalho. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, dia 16, pelo prefeito Fernando Haddad, durante viagem de ônibus entre Itaquera e o centro de São Paulo, em um coletivo conduzido por uma motorista.
Ela é a primeira mulher a dirigir um ônibus articulado em Campinas. Seu nome? Erica Aparecida Videschi Bastos, motorista da VB Transportes
A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Transportes, de Políticas para Mulheres e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. A nova regra foi registrada na Portaria Intersecretarial 002/15-SMT-SMPM-SDTE de 10 de dezembro e publicada no Diário Oficial.

O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, acompanhou o prefeito na viagem de ônibus entre a Zona Leste e a região central e valorizou a importância da contribuição feminina ao sistema de transporte coletivo: “As mulheres já estão presentes no sistema e têm de ter cada vez mais oportunidades em todas as categorias profissionais e é isso que estamos estimulando.”

A motorista Silvana Frutuoso da Silva está entre as mulheres que já trabalham para uma empresa de ônibus. Foi ela quem conduziu o veículo da Linha 4310/10 com o prefeito. “Trabalho há quatro anos como motorista de ônibus em São Paulo, amo minha profissão e fico feliz em ver as mulheres ganhando espaço nessa categoria que é carregada de homens.”

A partir de agora, as empresas que fazem o transporte de 10 milhões de pessoas diariamente, terão de realizar ampla divulgação da disponibilidade de vagas para mulheres. Os 30% de reserva se referem à proporção de todo o quadro de funcionários da empresa, sem separação por função ou cargo.

Em uma medida inovadora, a reserva de vagas deve levar em consideração o gênero autodeclarado de cada pessoa, independente dos registros públicos e documentos de identificação. Dessa forma, também é aberto espaço no mercado de trabalho para transgêneros.

“Vamos aprimorar o sistema de transporte com mais diversidade. As mulheres são muito bem vindas no transporte público como profissionais e esse aprimoramento irá trazer muitos bons resultados, inclusive, no que diz respeito ao assédio dentro dos ônibus. A presença de uma mulher na direção do veículo ou como cobradora vai inibir os maus elementos que desrespeitam a mulher. Essa iniciativa vai humanizar o transporte público na cidade”, afirmou o prefeito Haddad.

Essa é mais uma iniciativa da atual gestão na busca para acabar com o preconceito de gênero no mercado de trabalho.

Atualmente, de acordo com o cadastro da SPTrans, 4.903 motoristas e cobradoras de ônibus na capital paulista são mulheres, o que corresponde a 8,7% do total.

Campanha em favor da Mulher

Neste fim de ano, a SPTrans e a Secretaria de Políticas para Mulheres já lançaram uma campanha contra o Assédio Sexual que está sendo veiculada na atual edição do Jornal do Ônibus, afixada nos 15 mil coletivos e nos 29 terminais da cidade.

A campanha incentiva as mulheres em situação de violência a denunciarem seus agressores.

READ MORE - Mulheres terão 30% das vagas de trabalho em empresas de ônibus de São Paulo

Cobrança do metrô de Salvador é adiada para janeiro

Depois de ser anunciada para a próxima quarta-feira (23), a cobrança da tarifa do metrô de Salvador foi prorrogada e só será iniciada no dia 2 de janeiro. O adiamento foi anunciado pelo governador da Bahia, Rui Costa, em evento de entrega de ambulâncias do Samu, nesta quarta-feira (16). Segundo ele, a venda dos bilhetes já estará disponível para os usuários do metrô na próxima segunda (21), mas a cobrança só será feita em 2016. Rui Costa também anunciou que a estação do metrô em Pirajá será inaugurada no dia seguinte, terça-feira (22).

O valor da tarifa do metrô deve ser a mesma cobrada no ônibus municipal, atualmente de R$ 3, conforme o governador. "Eu pretendo conversar com o prefeito de Salvador sobre essa questão da integração. A população de Salvador pagará uma só passagem de ônibus e metrô, ou seja, vai comprar um bilhete e pagar único. A nossa proposta é que pague apenas o mesmo valor que tiver estipulado para o transporte de ônibus urbano", disse Rui Costa.

De acordo com o governador, o evento de inauguração da estação Pirajá contará com a presença da presidente Dilma Rousseff. A previsão inicial era de que a estação de Pirajá tivesse sido inaugurada em junho, mas, segundo o governo, imprevistos como o rompimento de uma adutora na BR-324, a greve dos trabalhadores da construção pesada e chuvas foram responsáveis pelos atrasos nas obras.

O início da cobrança da tarifa do metrô foi adiado várias vezes neste ano, por conta da falta de definição do valor da tarifa. O governo chegou a anunciar que o começo da cobrança seria em junho, adiou para outubro, depois para dezembro.

READ MORE - Cobrança do metrô de Salvador é adiada para janeiro

DF recebe R$ 103 milhões para expandir metrô e VLT

O Ministério das Cidades vai liberar repasses na ordem R$ 103 milhões para que sejam desenvolvidos projetos de expansão da malha ferroviária destinada à locomoção dos passageiros do Distrito Federal. 

Os aportes integram o Pacto da Modalidade Urbana, iniciativa do governo federal para melhorar o transporte público brasileiro e conceder mais qualidade de vida à população. Do total, serão R$ 77 milhões para a elaboração da Linha 2 do metrô e R$ 26 milhões para a construção da Linha 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A previsão é de que a Linha 2 do metrô possua aproximadamente 8 km de comprimento, interligando a área central à Asa Norte. A Linha 1 do VLT, por sua vez, está estimada em 16 km de extensão, ao longo da avenida W3, e vai beneficiar 115 mil passageiros por dia.

Segundo a pasta, os projetos requerem estudos e avaliações da rede na área central de Brasília, em especial, do Eixo Monumental. Compreende também Pesquisa de Mobilidade Urbana; Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental; Estudo de Impacto Ambiental; bem como análises topográficas e geotécnicas complementares e o anteprojeto de engenharia.

Desde 2003, o governo federal possui uma carteira de investimentos, em Brasília, de R$ 9,55 bilhões. No DF, o total de investimentos é de R$ 9,437 bilhões, sendo R$ 4,221 bilhões para mobilidade urbana. Em todo o Brasil, o valor da carteira de investimentos ultrapassa R$ 566,4 bilhões, com R$ 159,6 bilhões somente para o transporte de passageiros.

READ MORE - DF recebe R$ 103 milhões para expandir metrô e VLT

Por conta do Natal, transporte coletivo em Manaus terá horário estendido até a madrugada

Desta terça-feira (15) até o próximo dia 24 de dezembro, o horário de atendimento das linhas de ônibus troncais do sistema convencional de transporte coletivo urbano de Manaus, que saem do Centro, assim como das linhas alimentadoras, que saem dos terminais de integração, será estendido em função do aumento da demanda de consumidores no período de compras de fim de ano nas áreas de comércio da cidade.
Foto: Raphael Alves
A informação foi divulgada ontem, pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Semcom).

Viagem extra

Com a medida, adotada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), os ônibus que normalmente saem para a última viagem à meia-noite do Terminal da Matriz, localizado no Centro da capital Zona Sul, deverão realizar uma viagem extra, partindo à 1h do terminal e seguindo para os bairros.

As linhas alimentadoras que saem dos terminais de integração T3, no bairro Cidade Nova, Zona Norte, T4, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, e T5, no bairro São José Operário, também Zona Leste, na última viagem, acompanharão o horário estendido, com a última partida de coletivo programada, somente, para depois da chegada do último ônibus vindo do Centro.

Informações: A Crítica

READ MORE - Por conta do Natal, transporte coletivo em Manaus terá horário estendido até a madrugada

Atraso é a principal queixa de usuário de ônibus de Campinas

O atraso no horário do ônibus do transporte municipal de Campinas (SP)  é a principal reclamação dos usuários há quatro anos, segundo levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec). A cidade tem uma frota de 1.239 coletivos e 205 linhas.

Os dados da Emdec do primeiro semestre deste ano apontam 5.976 reclamações dos usuários, o que representa uma queda de 27,41% no número de casos em relação ao mesmo período de 2014. Entre as queixas registradas, o não cumprimento dos horários segue sendo a principal.

A segunda maior reclamação dos passageiros é que os motoristas não param no ponto certo. Outras queixas comuns são: motoristas imprudentes, não cumprimento de percurso e não atender embarque/desembarque.

Atrasos
“Todo dia eu passo o meu cartão de ponto atrasado no trabalho. Eu nem tenho mais explicação. Falo para o meu patrão que estou atrasada, parece piadinha minha”,  explica a empregada doméstica Sirlei Souza da Cruz.

Mesma situação enfrentada pela técnica de segurança Lia Ferreira. "Todo dia chego atrasada no meu trabalho. Mesmo se eu sair mais cedo de casa, eu chego atrasada ”, afirma.

Para o especialista em direito civil, Ademar Gerbo, para ser resolvido, o problema precisa ser tratado de uma forma diferente.
“E isso começa à medida que a Emdec faça essa aferição por área. Já que são empresas distintas, nós precisamos fazer esta distinção para saber onde estão os problemas pontuais maiores e as empresas que estão falhando”, afirma.

Ainda segundo o especialista, as sanções vão desde multa até a cassação da permissão para o transporte público.

A Emdec informou, por meio de nota enviada à EPTV, afiliada da TV Globo, que monitora os ônibus em tempo real com a inauguração do Núcleo de Monitoramento de Transporte (NUMT). A empresa disse ainda que acompanha os horários nos terminais e nas ruas com os agentes de mobilidade urbana.

READ MORE - Atraso é a principal queixa de usuário de ônibus de Campinas

Florianópolis terá esquema especial de transporte público no verão 2016

A temporada de verão em Florianópolis deixa ainda mais aparente os problemas de mobilidade urbana. Para tentar amenizar congestionamentos, a prefeitura preparou um esquema especial no transporte público. Além disso, 200 novos taxistas selecionados por licitação devem circular no município até janeiro.

Nas rodovias estaduais de maior movimento, SC-401 e SC-405, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) promete mais fiscalizações, como mostrou o Jornal do Almoço desta terça-feira (15).
"A mais movimentada é a SC-401, que duplica seu volume de tráfego durante o verão. E também a SC-405, com os acessos principais para as praias do Norte e Sul da Ilha. Essas duas rodovias são as que merecem mais atenção e que vão contar com maior patrulhamento da PMRv", afirma o major Mauro Rezende.

Conforme o major, todo o efetivo será utilizado na temporada, inclusive quem trabalha no serviço burocrático. "Para que a gente possa manter sempre, principalmente, nos pontos críticos uma equipe para num momento pontual intervir e procurar agilizar o fluxo de veículos".
Bafômetro
"Vamos utilizar pontualmente os bafômetros em momentos em que a gente sente a necessidade, principalmente no retorno de festas", diz Rezende.

Linhas de ônibus
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Vinicius Cofferri, as linhas de ônibus terão horários diferenciados para as praias.
"Nós temos um planejamento todo especial para o verão. Nós temos a mudança das linhas de ônibus. Algumas linhas escolares são transferidas para os balneários. No transporte coletivo há um incremento de horários para o Norte, Sul e Leste da Ilha. Tudo isso estará disponível no site da secretaria", diz Cofferri.

De acordo com a assessoria de comunicação da secretaria, os horários devem ser divulgados a partir desta quarta (16) no site da pasta.

READ MORE - Florianópolis terá esquema especial de transporte público no verão 2016

Sem dinheiro, metrô do Recife pode parar, diz presidente

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Marco Antônio Fireman, falou na tarde desta terça-feira (15/12) sobre o momento difícil que o sistema vive, inclusive com a possibilidade de paralisação parcial por causa das dívidas com a conta de luz. As dificuldades financeiras são acentuadas no Recife, pois o Consórcio Grande Recife não está repassando os recursos das passagens das integrações. O metrô vive do subsídio do governo federal, que banca 70% de suas despesas. A receita própria cobre apenas 30% dos custos.
Foto: Clayton Leal

“O Consórcio Grande Recife não vem repassando para a CBTU os recursos da passagem que tem integração entre ônibus e metrô. Esse passivo de débito já está acumulado em R$ 48 milhões. São mais de R$ 2 milhões por mês que ficam retidos”, denunciou o presidente. “Esse recurso é nosso. Os passageiros pagam pela passagem e esse recurso não é repassado para a CBTU”, acrescentou. Com a palavra o Grande Recife Consórcio de Transporte.

De acordo com o presidente, esses atrasos estão comprometendo o funcionamento do metrô. “Isso está comprometendo a manutenção dos trens e o pagamento de energia elétrica. A Celpe está ameaçando cortar, agora no mês de dezembro, a energia elétrica de tração dos trens”, disse, apontando ainda que a situação está chegando no limite. “Estamos tentando negociar e encontrar uma forma de resolver essa situação junto ao Consórcio, mas não temos tido o retorno positivo”, afirmou o presidente. “A CBTU não tem condições financeiras por que essa receita de bilheteria é que faz a manutenção dos trens, que paga energia, segurança, limpeza e faz toda parte de custeio da operação do metrô”.

Segundo o presidente, o Grande Recife alega dificuldades financeiras como motivo para o atraso. “As empresas de ônibus não têm recebido o subsídio do governo, aí elas vendem a passagem e não pagam ao Consórcio, que não repassa para a CBTU”, reclamou Marco Fireman, dizendo que a companhia é quem está sendo prejudicada.

A passagem da integração está no valor de R$ 1,60, dos quais R$ 0,60 ficam com a CBTU. O resto é devolvido para as empresas de ônibus. O sistema do Recife conta com 26 trens transportando cerca de 400 mil passageiros por dia, segundo Fireman. “A gente não pode, numa situação dessa, deixar de funcionar por que não está sendo repassado o que é de direito nosso. Nós não estamos movendo uma ação para tirar um benefício do sistema de ônibus, mas nós temos direito a uma parte das passagens”.

O presidente da CBTU já adiantou que na próxima semana o sistema deve enfrentar problemas. “Se a Celpe cortar a energia ou se a gente não receber nada do consórcio deve parar por falta de energia”, explicou, dizendo ainda que a companhia está tentando um acordo com a Celpe.

Informações: NE 10
READ MORE - Sem dinheiro, metrô do Recife pode parar, diz presidente

Guarulhos deve ter reajuste na passagem de ônibus ainda este ano

A cidade de Guarulhos poderá ter aumento na tarifa de ônibus ainda este ano, segundo informações do próprio prefeito da cidade, Sebastião Almeida, nesta segunda-feira (14). De acordo com informações do jornal “Guarulhos Hoje“, o percentual de reajuste não deve ser menor que 16%, e o valor da tarifa deve ficar entre R$ 4,10 e R$ 4,30.

“O aumento da tarifa, que é feita no final do ano necessariamente acontecerá, por conta da alta em todos os insumos que são utilizados pelas companhias, como o diesel, pneu e desgaste de veículos”, disse o prefeito.

O anúncio vem após uma série de paralisações feitas por motoristas e cobradores. Nesta segunda, os trabalhadores das empresas Viação Atual e Campo dos Ouros, que pertencem ao mesmo grupo, paralisaram as atividades por conta da falta de pagamento do vale- refeição. Foi a segunda greve em pouco mais de um mês.

Informações: Portal ViaTrolebus

Leia também sobre:
READ MORE - Guarulhos deve ter reajuste na passagem de ônibus ainda este ano

Em Porto Alegre, Novo corredor da Bento Gonçalves já funciona nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira, 16, entra em funcionamento o novo corredor de ônibus localizado na avenida Bento Gonçalves. A faixa prioritária terá 1,1 quilômetro de extensão, com início no limite com Viamão até a estrada João de Oliveira Remião, onde as linhas de ônibus fazem a transição para o corredor já existente. O horário de operação será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira, somente no sentido bairro-Centro da avenida. 

A medida, elaborada e implantada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), objetiva qualificar o serviço de transporte coletivo da região. As faixas horárias de operação foram definidas levando em conta a velocidade dos ônibus, demanda de passageiros e volumes de tráfego. Às 8h, o prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, estarão presentes na rótula da avenida Bento Gonçalves com a João de Oliveira Remião.

O corredor fica à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e placas regulamentares. Ao longo do trecho do novo corredor há quatro pontos de parada e circulam 72 linhas metropolitanas, oito urbanas e uma lotação. Somente as linhas urbanas realizam 113 viagens, transportando mais de 8 mil passageiros no pico da manhã. Já as linhas metropolitanas totalizam 173 viagens no horário de operação do corredor.  O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, salienta que, com o crescimento do número de veículos particulares ao longo dos anos, houve um aumento nos tempos de deslocamento, principalmente dos ônibus. “Com o novo corredor, nossa ideia é priorizar o transporte coletivo, como já fizemos com sucesso no eixo da Cavalhada. Lá, a redução média nos tempos de viagem dos passageiros foi de 15 minutos. É isso que buscamos na  Bento”, afirma.

No Brasil, os carros particulares realizam apenas 30% dos deslocamentos urbanos, ocupando 70% das vias públicas, segundo estudo realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Veja como serão as regras de circulação para cada tipo de veículo (funcionamento do corredor é das 6h às 9h):


Ônibus e Lotações - Devem trafegar somente na faixa da direita, demarcada como corredor preferencial e caracterizada com a pintura azul.

Carros, táxis e outros veículos motorizados - Devem trafegar fora do novo corredor de ônibus, rodando somente nas faixas do centro e à esquerda. Podem acessar o corredor prioritário sempre que forem realizar uma conversão à direita, bem como se o destino for acessar algum estabelecimento comercial ou particular, localizado próximo à nova faixa prioritária. Carros e táxis não podem, em hipótese alguma, permanecer parados ou estacionados no corredor.

Bicicletas - Devem trafegar no corredor, que é a faixa mais à direita da via, junto ao meio-fio. Todos os veículos devem sempre respeitar o ciclista e seu tempo de deslocamento, guardando uma distância mínima de 1,5 metros, conforme normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

  Objetivos do novo corredor:

• Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo
• Aumentar a velocidade operacional
• Diminuir o tempo dos passageiros dentro do veículo
• Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus
• Racionalizar a operação e otimização da frota
• Reduzir os custos do transporte público e, consequentemente, contribuir para a modicidade tarifária
• Facilitar a integração com os outros modos de transporte
• Permitir o compartilhamento de espaços na cidade, de forma justa e racional
• Contribuir para a redução das emissões urbanas que afetam a saúde e o clima
• Maior regularidade e cumprimento de viagem

Informações: EPTC


READ MORE - Em Porto Alegre, Novo corredor da Bento Gonçalves já funciona nesta quarta-feira

Prefeitura de São Paulo irá implantar operação especial na circulação dos ônibus aos domingos

A Prefeitura de São Paulo decidiu adotar um modelo semelhante à Rede Noturna de ônibus para circulação da frota aos domingos a partir do ano que vem. A ideia é que as linhas levem passageiros para parques, pontos de lazer e eventos culturais esporádicos.
                                       Foto: Reprodução/TV Globo
“No começo do ano [2016] já vamos implantar a Rede de Domingo, que é reorganizar todo o sistema de transporte aos domingos. Isso já faz parte do novo modelo independente do processo licitatório”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Na Rede Noturna, os coletivos circulam da meia-noite às 4h e percorrem o trajeto das linhas do Metrô. São atendidas áreas com maior concentração de pessoas, como hospitais, casas de espetáculo, velórios, cemitérios e arenas esportivas.

Já a Rede de Domingo será reestruturada e irá funcionar conforme a demanda e desejo dos usuários que usam os ônibus aos domingos para lazer. Atualmente, apenas 40% da frota de veículos circulam aos domingos. “Você define as linhas a partir da demanda, a partir do desejo dos usuários do domingo, que uma parcela desse desejo é diferente do usuário durante a semana”, declarou Tatto.

A intenção é que posteriormente o modelo também seja adotado aos sábados. Os pontos de lazer mais procurados da cidade como parques e eventos culturais esporádicos devem ganhar linhas fixas aos fins de semana. “Não tem uma lógica de funcionamento do transporte conforme o desejo do usuário. Você precisa manter mais carros em parques, por exemplo.”

Apesar de o modelo que será adotado aos domingos ser semelhante ao modelo utilizado na madrugada, aos fins de semana a operação torna-se mais complexa devido ao trânsito e outras possíveis interferências.

Por isso, o padrão da operação será controlada por uma central que monitora os ônibus através do GPS, assim como ocorre com as linhas que trafegam pela madrugada. Os vencedores do processo licitatório terão que se adequar as novas regras.

Rede Noturna
As novas151 linhas de ônibus da madrugada começaram a funcionar em fevereiro deste ano em São Paulo.

Batizada de "Rede de ônibus da madrugada" ou "Rede Noturno", a maioria das linhas, 101, opera com intervalo de 30 minutos e faz atendimento local. As outras 50 linhas são estruturais e circulam com intervalo de 15 minutos.

A tarifa é a mesma do período diurno: R$ 3,50. Ao todo, 454 ônibus fazem as linhas e 88 veículos ficam na reserva. A cidade já tinha 98 linhas em operação na madrugada, que serão extintas e darão espaço às novas.

A Guarda Civil Metropolitana faz a segurança, com uma equipe por terminal, e o Ilume - Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura disponibilizou 160 postes de luz em pontos de conexão das linhas.

Um aplicativo, disponível para celulares com sistema operacional Android, fornece  informações sobre o funcionamento da "Rede Noturno". O programa possibilita que o passageiro saiba qual o ponto mais próximo, as linhas que passam por lá e sua programação.

A relação das linhas estruturais e locais está disponível no site da SPTrans.

Informações: G1 SP

Leia também sobre:
READ MORE - Prefeitura de São Paulo irá implantar operação especial na circulação dos ônibus aos domingos

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960