Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

CBTU assegura recursos para projetos de trens urbanos em Recife, Belo Horizonte, Maceió, Natal e João Pessoa

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) assegurou recursos para dar continuidade aos seus projetos para o ano de 2016, que consistem nas obras de expansão e modernização dos sistemas que operam em Recife e nas cidades de Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Natal (RN) e João Pessoa (PB).

A informação foi dada pelo diretor-presidente da empresa, Marco Fireman, que se reuniu esta semana no Ministério do Planejamento, em Brasília, com o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz. A CBTU é vinculada ao Ministério das Cidades e tem sede no Rio de Janeiro

Em Maceió, a CBTU tem dois projetos de expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vão custar R$ 110 milhões. O primeiro é o ramal que sai da estação central e vai até o bairro de Jaraguá, onde fica localizado o cais do porto. Toda a via, de 2,4 km de extensão, receberá novos trilhos e dormentes e a sinalização ficará a cargo da prefeitura da capital alagoana, numa parceria com a CBTU.

Os recursos aplicados nessa expansão ficarão em torno de R$ 4,2 milhões de reais, incluindo a aquisição de materiais de via necessários. O segundo projeto é a expansão do VLT até o Shopping Maceió, com 3,7 km de extensão, no qual serão investidos cerca de R$ 104 milhões

Também foram assegurados recursos em torno de R$ 80 milhões para a modernização dos sistemas de Natal, João Pessoa, Maceió e da linha sul diesel de Recife. Segundo a CBTU, esses recursos serão aplicados na conclusão dos projetos executivos, na continuidade dos serviços de melhoria da via permanente, com troca de dormentes e trilhos, e na recuperação e construção de novas estações, além da conclusão da duplicação da linha sul diesel de Recife.

Durante o encontro, a CBTU solicitou ainda recursos adicionais para investimentos considerados prioritários, mas ainda não contemplados no PAC da Mobilidade. São R$ 180 milhões para o metrô do Recife e R$ 1,5 bilhão para o metrô de Belo Horizonte, a serem destinados à linha 1 e à construção da linha 2, no trecho Calafate a Barreiro.

No encontro, o presidente da empresa vinculada ao Ministério das Cidades e que tem sede no Rio de Janeiro esteve acompanhado do diretor técnico Sergio Sessim e do assessor da presidência Flávio Mota. “A CBTU fez uma brilhante apresentação sobre os investimentos realizados no âmbito do PAC, garantindo recursos para continuidade dos nossos projetos no ano de 2016”.

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SBCTrans regulariza salários e greve de ônibus é cancelada

Após motoristas e cobradores realizarem, na manhã de sábado, paralisação de toda frota de ônibus municipais de São Bernardo, a SBCTrans realizou ontem a regularização do pagamento de salário referente ao mês de novembro, que, segundo os funcionários, estava atrasado.

De acordo com o presidente do Sintetra (Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC), Francisco Mendes da Silva, o Chicão, a regularização do pagamento só ocorreu após ameaça de greve por parte de motoristas e cobradores da SBCTrans.

No sábado, a manifestação de funcionários na Avenida Faria Lima causou transtornos para quem necessitava do transporte público na cidade. “Depois da paralisação do fim de semana, nenhum funcionário procurou o sindicato, portanto, acredito que tudo já tenha sido resolvido”, garantiu Chicão.

Informações: Diário do Grande ABC

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No 2º dia de greve, 100% da frota parou em Manaus

A paralisação dos ônibus de transporte coletivo que começou nesta segunda-feira (7), se estendeu para esta terça (8), em Manaus. De acordo com o gerente operacional da empresa Vegas Transportes, membros do Sindicato dos Rodoviários teriam impedido que os ônibus saíssem da garagem desde as primeiras horas do dia. A categoria reivindica salários atrasados. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) diz que aproximadamente, 10 mil pessoas foram prejudicadas.
Foto: Adneison Severiano/G1 AM

Conforme Marco Aurélio, gerente operacional da Vegas, o atraso no pagamento de salários ocorreu por dificuldades decorrentes da crise econômica. "A tarifa está defasada, a prefeitura não está repassando o subsídio e isso acarretou no atraso", explica. Ele afirma ainda que o adiantamento e 30% do saldo de salário dos funcionários foi pago, no entanto, afirma que o restante dos vencimentos serão pagos quando a empresa tiver caixa para o pagamento.

A empresa Vegas tem 500 pessoas em seu quadro funcional e atende principalmente a Zona Norte da capital, com os 77 ônibus.

A empresa Líder, que também atende parte da Zona Norte da cidade, está com 70% da frota em atividade, o que equivale a 25 ônibus. O gerente de transporte da empresa, Hamyson Brandão, diz que a previsão do pagamento em atraso é para o quinto dia útil do mês, levando em consideração o feriado estadual de Nossa Senhora da Conceição nesta terça. 

Um motorista, que preferiu não ser identificado, disse ao G1 que não foi preciso que o sindicato fechasse os portões da garagem para evitar a saída dos coletivos, pois a decisão foi da categoria. "Os motorista e cobradores ficaram aqui até umas 8h30. Do jeito que está, não saiu e nem vai sair. Temos contas para pagar e precisamos do nosso salário", reclamou.

Por Suelen Gonçalves e Adneison Severiano
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Em Foz do Iguaçu, Rodoviários são contra sistema de integração

Motoristas e cobradores do transporte público de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, paralisaram as atividades por cerca de duas horas no início da manhã desta segunda-feira (7). Os trabalhadores protestam contra o novo sistema de integração implantado desde a 0h de domingo (6). Eles temem que com as mudanças em breve se inicie uma onda de demissões que afete principalmente os cargos de cobrador.

Em ofício enviado aos manifestantes, o diretor do Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Carlos Juliano Budel, informou que a abertura do terminal de transporte urbano será suspensa, o que permite a integração também pagando a passagem em dinheiro. Na assembleia realizada por volta das 9h30, a categoria deu prazo até as 14h para que tudo volte a como estava na sexta (4), antes da abertura do TTU. Caso contrário, a paralisação será retomada.

Pelo contrato, a implantação da bilhetagem eletrônica prevê que só terá direito à integração pagando apenas uma passagem por viagem, em qualquer ponto da cidade, o usuário que tiver o Cartão Único. E, o tempo para tanto, passa de uma hora para uma hora e meia. A mudança maior ficaria por conta da retirada das catracas do Terminal de Transporte Urbano (TTU).

Na semana passada, Budel havia garantido que não haverá demissões, já que os ônibus continuarão circulando com cobradores.

A passagem de ônibus em Foz do Iguaçu custa R$ 3,20, uma das mais altas do estado. No total, cerca de 160 ônibus das empresas que integram o Consórcio Sorriso fazem o transporte de ao menos 1,5 milhão de pessoas por mês.

O cartão pode ser feito na Associação Único, no TTU, das 8h30 às 18h, ou pela internet, a exemplo da recarga de créditos. É preciso informar o número do CPF e o endereço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3027-0100.

Confira os pontos de recarga do Cartão Único:

Centro
Cooperfarma JK - Avenida JK
Cooperfarma – Avenida Brasil, 98 
Cooperfarma – Avenida Brasil, 1215
Cooperfarma – Avenida Brasil, 1250
Cooperfarma – Rua Xavier da Silva, 1316

Portal da Foz
Cooperfarma Portal, Rua Beija Flor, 826

Jardim Panorama
Cooperfarma, Avenida República Argentina, 3674

Três Lagoas
Supermercado Mix, Rua Ernesto Gayer, 1113 - Conjunto Fernanda
Cooperfarma Três Lagoas, Avenida João Ricieri Maran, 618
Supermercado Nandi, Rua Canacari, 349
Cooperfarma, Avenida Gramado, 1250

Cidade Nova
Mercado Campo, Rua Antônio Alves, 953

Três Bandeiras
Banca de Revistas Três Bandeiras, Avenida Gramado, 201

Porto Belo
Cooperfarma, Rua Angela Aparecida Andrade, 200

Vila C
Megafarma, Rua P, 82, Vila C Nova
Cooperfarma, Rua Andradina, 70, Vila C Velha

Vila A
Cooperfarma Vila A, Avenida  Silvio Américo Sasdeli, 1759
Muffato Vila A, Avenida Silvio Américo Sasdeli, 3004

Vila Portes
Cooperfarma, Rua Osvaldo Cruz, 630
Cooperfarma Ponte, Rua Santo Rafagnin, 40
Wordpel - Avenida  JK, 3773

Morumbi
Farmautil – Avenida Mario Filho , 2015
Fármacia Brenda – Avenida Mario Filho, 1555
Cooperfarma - RuaTenente Ed Roberto Olmedo, 734

Vila Yolanda
Cooperfarma Yolanda, Avenida Cataratas, 772

Porto Meira
Cooperfarma – Avenida Morenitas, 637

Informações: G1 PR, em Foz do Iguaçu

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Em Curitiba, Acordo entre empresas de ônibus e rodoviários descartam novas paralisações

Representantes das empresas de ônibus e dos motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana fecharam um acordo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para evitar que uma nova greve do transporte coletivo seja deflagrada nesta terça-feira (8). As partes estiveram reunidas durante a tarde desta segunda-feira (7) em uma audiência de conciliação.

O sindicato que reúne as viações (Setransp) pagou o salário integral de 87% dos funcionários nesta segunda-feira (7). Os salários das empresas Araucária Filial, CCD e São José Filial foram quitados parcialmente. Além disso, os cartões alimentação das empresas CCD e Tamandaré Filial não foram pagos.

Pelo acordo, a greve não será deflagrada e as empresas inadimplentes terão de quitar os pagamentos até a terça-feira (8). Caso isso não ocorra, o TRT determinou que haverá multa de R$ 60 por dia para o atraso dos vencimentos de cada trabalhador. Se necessário, a multa será cobrada a partir de quarta-feira (9).

Caso os trabalhadores das empresas inadimplentes não obedeçam o que foi negociado e entrem em greve, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) é que será multado – e a punição às empresas não será aplicada.

Inicialmente, a greve seria deflagrada em caso de não pagamento integral dos salários. Entretanto, o Sindimoc aceitou recuar após o Setransp aceitar antecipar em três dias o pagamento da última parcela do 13.º salário – a nova data é dia 17 de dezembro.

Além disso, ficou acordado também que, caso as empresas atrasem o pagamento do 13.º ou do salário de dezembro, que deverá ser quitado até 8 de janeiro, elas serão multadas. Para dezembro, o valor da multa é de R$ 60 por funcionário, por dia. Para janeiro, essa multa cai para R$ 30.

O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, comemorou o resultado da reunião. “Acredito que foi um grande avanço para os trabalhadores, que chegaram a essa audiência sem a certeza de que iriam receber os pagamentos dos próximos meses. Agora, se não há certeza, pelo menos há um aceno de que tudo até fevereiro será pago”, diz. Para ele, as multas previstas no acordo reduzem a possibilidade de atraso por parte das empresas.

Já o presidente do Setransp, Maurício Gulin, disse que o acordo não foi 100% do que as empresas esperavam, mas que ao menos garante a circulação dos ônibus nos próximos dias. Para ele, há um “desequilíbrio” no contrato que dificulta a situação de caixa das empresas, e que essa situação precisa ser corrigida para evitar que novos atrasos aconteçam.

Na última semana, Curitiba chegou a enfrentar uma greve parcial de ônibus. Funcionários de cinco empresas aderiram à paralisação, afetando principalmente linhas metropolitanas e que circulam no região Sul da capital. A greve durou poucas horas.

Informações: Gazeta do Povo

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Ônibus com decorações natalinas circulam na cidade de São Paulo

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Cerca de 40 ônibus com iluminação especial, dirigidos por Papai Noel, vão percorrer as principais vias.

Haverá serviços especiais que vão levar os passageiros de graça para um passeio inicial passando pelo Centro Histórico, Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera.

Estes ônibus vão ter pontos específicos de parada para que os passageiros possam entrar e sair dos veículos temáticos e curtir atrações da cidade.

Os veículos são das empresas concessionárias, as viações que operam linhas do subsistema estrutural, e das empresas permissionárias que operam as linhas do subsistema local, que se originaram das antigas cooperativas de transportes.

De acordo com nota do SPUrbanuss, que é o sindicato que representa as empresas de ônibus da capital paulista, os veículos possuem autorização da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e passaram por revisão de equipamentos para manter segurança. Foram feitos testes no material elétrico externo para que o funcionamento não comprometa a operação dos veículos.

DURANTE A SEMANA TAMBÉM VAI TER ÔNIBUS NATALINO:

Já durante a semana, estes mesmos ônibus vão circular nas linhas regulares, com cobrança normal de tarifa até o dia 06 de janeiro de 2016, passando pelas principais vias da cidade.

O objetivo é levar nesta data especial um pouco de alegria, principalmente neste ano marcado por dificuldades.

Também estão previstas atrações no terminal nos principais da cidade. Papai Noel estará distribuindo doces para crianças e vai tirar fotos com quem embarcar na alegria da data, inclusive com as crianças grandes, que independentemente da idade, carregam um pouco da esperança e inocência.

Neste caso, os eventos serão nos terminais Lapa, Sacomã e Parque Dom Pedro II:

o Terminal Lapa:  04/12, das 14h às 20h

05/12, das 10h às 16h

06/12, das 12h às 18h


o Terminal Sacomã:  11/12, das 14h às 20h

12/12, das 10h às 16h

13/12, das 12h às 18h


o Terminal Parque D. Pedro:  18/12, das 14h às 20h

19/12, das 10h às 16h

20/12, das 12h às 18h

Também estão sendo realizadas apresentações de corais nos principais terminais da capital paulista, onde será possível viajar pelas músicas natalinas que serão apresentadas pelo Coral dos Correios, Coral e Banda da GCM -Guarda Civil Metropolitana e o Coral Lírico da Cidade :

CORAL E BANDA DA GCM (Guarda Civil Metropolitana)

o          03/12 – Terminal Cidade Tiradentes – Coral GCM

o          07/12 – Terminal Pirituba – Coral GCM

o          08/12 – Terminal Grajaú – Banda GCM

o          09/12 – Terminal Campo Limpo – Banda GCM

A partir das 17 horas

CORAL DOS CORREIOS

o          11/12 – Terminal Lapa

o          14/12 – Terminal Capelinha

o          16/12 – Terminal Sapopemba

o          18/12 – Terminal Bandeira

A partir das 17 horas

CORAL LÍRICO DA CIDADE

o          15/12 – Terminal Sacomã

o          16/12 – Terminal Mercado

o          17/12 – Terminal Pq. D. Pedro II

o          18/12 – Terminal Sacomã


Os funcionários do transporte coletivo de São Paulo também vão curtir uma apresentação especial da Orquestra Experimental de Repertório no Theatro Municipal.

A orquestra é o grupo artístico da Fundação Theatro Municipal.

Vai ser uma apresentação exclusiva para mais de 900 funcionários, entre motoristas, cobradores, mecânicos e administradores das empresas de ônibus.

A atração será no dia 19 e vai contar também com a presença de autoridades.

Neste ano, o tema da campanha é “SUA PRESENÇA É O MAIOR PRESENTE” O objetivo é, com o clima de solidariedade e amor ao próximo despertado pelo Natal, estimular o convívio, a tolerância, a gentileza e o respeito no transporte coletivo por ônibus e na cidade como um todo.

As iniciativas são ações conjuntas do SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo, representando as empresas concessionárias, a SPTrans – São Paulo Transporte e a Socicam, responsável pela administração dos Terminais Urbanos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
Informações: Blog Ponto de ônibus

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Em Curitiba, Projeto Ônibus Seguro reforça iluminação em pontos de parada com 5 mil lâmpadas potentes

Cinco mil luminárias equipadas com lâmpadas de LED, de 127 watts de potência, começaram a ser instaladas em postes de iluminação pública próximos aos pontos de ônibus espalhados pela cidade, principalmente em regiões periféricas de Curitiba.  A medida vai beneficiar os usuários de ônibus e também os trabalhadores do sistema de transporte coletivo. 
Foto: Levy Ferreira/SMCS
Serão R$ 7 milhões investidos pela Prefeitura de Curitiba no projeto Ônibus Seguro, que tem previsão de execução de cinco meses.

O Ônibus Seguro é um projeto complementar ao da Revitalização de Iluminação Pública em Linhas de Ônibus Alimentadores, que está substituindo 15 mil luminárias completas (montada com kit plataforma removível, relê fotoelétrico e lâmpada a vapor metálico de alto rendimento) no itinerário de linhas de ônibus alimentadores em toda a cidade. Atualmente 55% destes serviços já foram executados.

Os dois projetos idealizados para atendimento ao transporte coletivo terão investimento total de quase R$ 11,5 milhões e substituirão 20 mil pontos de iluminação pública na cidade. “A intenção é proporcionar melhor qualidade de vida à população, criando ambientes mais seguros para as pessoas circularem pelas ruas, para os usuários do sistema de transporte coletivo, no embarque e desembarque nos pontos de ônibus, e também para os motoristas dos coletivos que poderão melhor visualizar quem está a espera dos coletivos”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Sergio Antoniasse.

“Os pontos de ônibus ficarão em destaque com a utilização de lâmpadas LED, ficando mais claros em relação à continuidade da rua. Isso representa mais segurança ao usuário”, complementa o diretor de iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fábio Ribeiro de Camargo, sobre a execução do projeto.

LED

O Ônibus Seguro é dividido em três lotes de execução. O lote 1 atende as regionais Matriz, Boa Vista e Santa Felicidade; o lote 2 as regionais Portão, CIC e Pinheirinho e o Lote 3 Cajuru, Boqueirão e Bairro Novo. As intervenções tiveram início na semana passada pelas ruas Daniel Brambila, Guilherme Fugmann e Emilio Romani, todas na CIC.

O serviço de implantação de lâmpadas LED vai iniciar no sentido bairros-região central e em alguns locais o ponto de ônibus poderá receber a iluminação emitida por até dois postes. “Vai depender da localização dos pontos de ônibus. O corpo técnico do Departamento de Iluminação da Secretaria elaborou especificações para garantir a qualidade dos insumos a serem utilizados neste serviço. Tudo baseado em normas técnicas nacionais e estrangeiras”, comentou Fábio Camargo.

O uso de LED ao invés de lâmpada com vapor metálico foi escolhido para este projeto porque a tecnologia consegue um feixe de luz mais localizado, de melhor uniformidade e índice de reprodução de cor. “Esse feixe de luz é que vai destacar o entorno dos pontos de ônibus”, explicou o engenheiro elétrico Marcos Padovani.

A utilização de grandes quantidades de lâmpadas LED em um projeto público é novidade no Brasil.

Plano

O Plano de Iluminação de Curitiba foi lançado pelo prefeito Gustavo Fruet em março deste ano e prevê altos investimentos até 2016 em um conjunto de projetos destinados a melhorar a iluminação pública em todas as regionais da cidade, ampliando a segurança e a qualidade de vida da população. Serão executadas intervenções principalmente na periferia de Curitiba como em pontos de ônibus, praças, parques, calçadas e rotas de diversas linhas de ônibus. Outras ações também incluem a iluminação de ciclovias e a recuperação e melhoria na iluminação da Linha Verde.

Algumas ações previstas no Plano já foram executadas ou estão em execução como a revitalização de iluminação em parques (como no Tanguá, São Lourenço e Barigui), praças e em diversas ruas de Curitiba.

“A ausência de iluminação favorece a ocorrência de crimes em vias e espaços, por isso o plano municipal de iluminação investe em ações que visam contribuir para o aumento da segurança junto à população e para que a comunidade encontre condições de voltar a ocupar os espaços públicos que são dela”, disse o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) em Segurança Pública do município de Curitiba, coronel Renê Witek.

“O GGI possui uma câmara técnica que discute especificamente o fator da iluminação pública como iniciativa que reforça o combate ao crime”, explica Witek.

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Tarifa do metrô de Salvador deve ser de R$ 3

A Estação Pirajá, a última da Linha 1 do metrô de Salvador está pronta. Passa por testes de trafegabilidade e aguarda apenas uma decisão do governador Rui Costa para que possa ser inaugurada e integrar todo o sistema do metrô em operação, no trecho que começa pela Lapa e termina 12,5 quilômetros adiante, na BR-324, no bairro de Campinas de Pirajá.

Informações ainda não oficializadas pelo Governo do Estado definiram que a tarifa do sistema será a mesma cobrada pelos ônibus urbanos, de R$ 3. A decisão  teria sido acordada com representantes do Consórcio Integra (antigo Setps) formado por três grupos de empresas que operam o sistema de transportes coletivo em Salvador, Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e a própria empresa concessionária do metrô, a CCR.

Em nota no início da tarde, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado esclareceu que o valor da tarifa do metrô e o esquema de integração entre os diversos meios de transporte da capital baiana serão amplamente divulgados imediatamente após a definição dos últimos detalhes do início da operação comercial do sistema metroviário Salvador / Lauro de Freitas.

A Secom também não definiu a data da inauguração do terminal do Metrô em Pirajá, última etapa da Linha 1, e que está prevista para acontecer ainda este mês.

Tanto o secretário Fábio Mota, da Secretaria Municipal de Mobilidade  de Salvador(Semob), quanto o representante do Consórcio Integra, Jorge Castro, não quiseram se pronunciar a respeito, alegando que a condução de todo o processo é do Governo do Estado. Já a CCR informou, através de sua Assessoria de Comunicação que está pronta para operar por completo a Linha 1, e que não cabe a ela emitir qualquer nota antecipada sobre valor de tarifa e detalhes do sistema de integração com os ônibus.

Segundo informou a Assessoria de Comunicação do Metrô de Salvador, a estação final da Linha 1, no terminal Pirajá, está pronta e passa por testes, com os trens indo até ela mas sem transportar passageiros. Já a estação de transbordo de ônibus ainda está em obras e mesmo que não fique  pronta este mês, quando deverá ser inaugurada a do metrô, não será obstáculo para o funcionamento do metrô, uma vez que os acessos dos passageiros entre os dois terminais (passarelas) encontram-se prontos.

A CCR esclarece ainda que não pode definir como será feito o sistema de integração com o transporte urbano por ônibus e o metropolitano, no que se refere a quantidade de linhas, uma vez que isso cabe ao Governo do Estado. Contudo, esclarece que após a inauguração da Estação final da Linha 1, esta deverá passar por um período de operação assistida, para que haja tempo suficiente para possíveis ajustes e adaptação dos usuários à nova modalidade de transportes.

O Metrô de Salvador  é formado por duas linhas, com total de 41quilômetros de extensão e 23 estações. Na Linha 1, dos 17 quilômetros projetados, já foram construídos 12  estão prontos, entre a Estação da lapa e estação Pirajá. Nove está sendo operado com passageiros, até a Estação Bom Juá, na BR-324. Outros cinco quilômetros estão previstos na continuidade da linha que vai da Estação Pirajá até a entrada do Bairro de Águas Claras, também na BR-324, e cujo projeto  está sendo elaborado.

A Linha 2, que se inicia no Acesso Norte,  quando concluída, terá 23 quilômetros de extensão e 13 estações. O término da obra está previsto para o segundo semestre de 2017. Essa linha deverá ser operacionalizada em 2017 até a Estação Aeroporto, e à exemplo da  Linha 1, terá uma extensão que irá até Lauro de Freitas.

Vereadores cobram definição
Na última quinta-feira desta semana a Comissão de Transportes da Câmara dos vereadores realizou uma audiência pública justamente para debater a questão da cobrança de tarifa do sistema de metrô e como será feito o processo de integração por ônibus urbano e metropolitano.

Os vereadores questionaram a exclusão da Câmara das discussões que vêm sendo realizadas entre a Prefeitura, CCR (concessionária que opera o metrô), empresas de ônibus e o Governo do Estado, no processo de debate para a se definir o valor da tarifa.  O presidente do colegiado, Euvaldo Jorge (PP), o vice-presidente, Pedrinho Pepê (PMDB), além de Arnando Lessa bradaram por causa da falta de informações mais detalhadas sobre a tarifa.

Reunião
O vice-presidente da Comissão, vereador Pedrinho Pepe, explicou que tem sido cobrado sobre o papel da comissão nas discussões sobre o metrô. 

“A população quer se planejar, saber quanto e quando vai pagar pela tarifa e não temos uma resposta sequer, porque não somos chamados para discutir e porque as informações não nos são repassadas”, desabafou. 

“E mais constrangedor é saber que a Comissão de Transporte da Câmara tem plena legitimidade para participar das discussões”, completou.

Na próxima segunda-feira os vereadores que integram a comissão de Transporte da Câmara vão definir a ida da comissão à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do estado (Sedur), que é o quem responde pela administração do metrô. “Vamos cobrar uma definição para que possamos dar uma satisfação à população”, disse Pepe.

Por Adilson Fonsêca
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Goiânia será 1ª capital brasileira a ter acessibilidade em toda frota do transporte coletivo

Na quinta-feira (3/12), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Ministério Público de Goiás firmou termo de ajuste de conduta que deverá garantir que Goiânia se torne a primeira capital do País a ter acessibilidade em toda frota do transporte coletivo. O acordo, definido pela promotora Marilda Helena dos Santos, titular da Promotoria de Defesa da Pessoa com Deficiência de Goiânia, foi assinado pelos representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SET – antigo Setransp), da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), e também de empresas concessionárias que realizam o transporte coletivo na região metropolitana. 

Com o TAC as empresas comprometeram-se a, num prazo de 90 dias, garantir a acessibilidade aos passageiros em todos os ônibus que realizam o transporte de passageiros na Rede de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia. No caso de substituição de veículos da frota, estes deverão ser apresentados para vistoria num prazo de 180 dias. 

Assim, ao final desse prazo, todos os ônibus deverão estar em conformidade com as diretrizes previstas por normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente quanto ao pleno funcionamento da plataforma elevatória e da rampa de acesso ao veículo. Segundo destacado pela promotora, o acordo reforça exigências legais já existentes, que asseguram direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “Esperamos que Goiás dê exemplo para o Brasil, ao manter a integralidade da frota com acessibilidade”. 

Marilda Helena acrescentou que o acordo visa ainda que essa acessibilidade ocorra na prática. Segundo destacou, não basta que o veículo esteja equipado com instrumentos que possibilitam a acessibilidade, é necessário também que estes equipamentos estejam funcionando, os motoristas saibam operá-lo e parem em todos os pontos, sem deixar qualquer passageiro. “Para a efetividade deste acordo, precisamos que a população ajude o Ministério Público na fiscalização. Caso seja verificada alguma irregularidade, é preciso denunciar!”, orientou.

Pelo TAC, todos os ônibus deverão ser equipados com plataformas elevatórias veiculares de embarque e desembarque de passageiros, em perfeito estado de funcionamento e garantida a sua regular manutenção, além da substituição de veículos que apresentarem qualquer defeito ou necessidade de reparos. Os ônibus deverão ainda atender aos quesitos de mobilidade e acessibilidade no design dos seus espaços internos e externos, fixados de acordo com as especificações técnicas de fabricação de veículos com características urbanas para transporte coletivo de passageiros.

Assinaram ainda como testemunhas do TAC, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea), Francisco de Almeida; o vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), André Jonas, e o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO, Tênio do Prado.

Maioria já adaptados 
Segundo dado da CMTC, atualmente a frota de transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana é de 1.439 veículos, sendo que 92% possuem acessibilidade. Desse modo, somente 118 veículos estão sem acessibilidade (8% da frota).

Para o representante da Adfego, André Jonas, o acorda representa um enorme ganho para as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, que poderão garantir o direito de acesso ao serviço de transporte público. O presidente do Crea, Francisco de Almeida, igualmente enalteceu a iniciativa, destacando que a garantia de acessibilidade é uma questão de responsabilidade social.

Décio Caetano, presidente da SET, garantiu que a acessibilidade é um esforço que está sendo perseguido pelas empresas, inclusive por meio de instrumentos que possam auxiliar na garantia desse direito, como a instalação de câmaras internas e externas. 
Marilda Helena ressaltou ainda que, caso haja descumprimento, o acordo será executado, exigindo-se na Justiça seu cumprimento.

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