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VLT de São Luis ainda não entrou nos trilhos

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Os carros de VLT comprado em 2012 por 7 milhões pela Prefeitura de São Luís continuam parados em um galpão na cidade. Segundo apuramos as composições,que foram compradas pelo ex prefeito da cidade João Castelo(PSDB),já estão danificas,com sinais de corrosão e provavelmente sem condições de operar.

Pelo projeto o VLT operaria inicialmente na ligação do bairro do Anel Viário com o bairro de Fátima,e depois seriam criadas outras linhas.

Apenas um pequeno trecho da linha com 800 metros,foi construído saindo do fundo do Terminal de Integração da Praia Grande,na Av.Beira-Mar,chegando próximo ao Mercado do Peixe.Os dormentes de concreto da pequena via férrea estão em bom estado,os trilhos,por falta de uso apresentem sinais de ferrugem mais ainda estão em boas condições,no entanto a via apresenta sinais claros de falta de manutenção e limpeza.

Todo sistema de transporte da cidade razoavelmente organizado,é feito por ônibus em boa parte composta por uma frota velha e desgastada,com ônibus que já ultrapassaram a muito a idade limite operacional recomendada,em média de 5,5 anos de uso.O terminal da Praia Grande,onde foi iniciada a construção da linha do VLT,permite a integração fechada entre varias linhas da cidade com boa movimentação de usuários.

Um sistema de VLT se bem planejado e bem projetado,sem duvida que trara para São Luis um grande avanço e uma grande mudança,com uma nova concepção de transportes e mobilidade urbana para a cidade.Por dispor de muitas avenidas largas e extensas,a cidade poderá implantar com certa facilidade um bom sistema de VLT urbano interligando vários pontos da cidade.

Informações: ANPTrilhos

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Corredores de ônibus serão construídos em avenidas de Maringá

As avenidas Kakogawa e Morangueira, duas das mais movimentadas de Maringá, no norte do Paraná, devem ganhar corredores exclusivos para ônibus. As licitações para as obras jၠestão abertas. Os vencedores devem ser conhecidos em 21 de dezembro.

As obras terão duas licitações. Uma para a construção das estações de bairro e outra para as obras nas pistas. Os dois processos serão aberto simultaneamente e a previsão de conclusão é de sete meses, ou seja, em agosto de 2016.

Além do grande movimento de carros, a Avenida Morangueira é rota do transporte coletivo, assim como a Avenida Kakogawa. Ligam a Zona Norte ao centro. Com a construção de corredores exclusivos para ônibus, as duas avenidas ficarão com três pistas de cada lado.

As vagas de estacionamento serão mantidas ao longo das duas avenidas. Para construir mais uma pista, o tamanho do canteiro central será reduzido.

O projeto que prevê também a drenagem e novo asfalto deve mudar a imagem das duas avenidas de ponta a ponta. Ao longo das avenidas também serão construídas três estações de embarque e desembarque para os usuários do transporte coletivo.

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano, ônibus menores serão utilizados para levar passageiros dos bairros  até as estações. Dali eles seguem em outros ônibus até o terminal do centro.

O projeto de mais de R$ 20 milhões é considerado piloto e deve ser implantado em várias outras avenidas de Maringá. Para o município, a grande vantagem, além da mobilidade urbana, é a redução de tempo de deslocamento dos ônibus. A previsão é de que o trecho entre a zona Norte e Central demore 15 minutos.

Informações: G1 PR
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Em Teresina, Strans organiza pontos de paradas para ônibus intermunicipais

Com o objetivo de desafogar o trânsito na área central da cidade, a Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), organizou os pontos de paradas para os ônibus intermunicipais já existentes.
Foto: Gabriel Tôrres/CT
De acordo com a Diretora de Transportes Públicos da Strans, Cintia Machado, as mudanças estão acontecendo para melhorar a fluidez do trânsito na área central da cidade, especialmente na Avenida Maranhão. “A cidade cresceu e a frota de veículos esta a cada dia maior, por isso a circulação desses ônibus na área central da cidade ficou inviável, mas os novos pontos foram instalados em locais estratégicos que irá atender ás necessidades dos usuários”, acrescentou.

Além do disso, as faixas exclusivas para ônibus serão implantadas, com isso os locais onde estavam as paradas não poderiam continuar. “Já informamos para as empresas das mudanças e aquelas que não estão respeitando as alterações serão notificados. Estamos fiscalizando intensamente para evitar problemas. Uma parada que foi alterada foi a que ficava próximo ao Cemitério São José, que criava um conflito no local, por isso ela foi deslocada para as proximidades do terminal da Matinha”, disse.

Os ônibus e vans que fazem linha em percurso cuja distância máxima de Teresina seja até 85 km devem obedecer aos seguintes pontos:

1. Linhas a Norte e Leste chegando em Teresina:

. Avenida Miguel Rosa (Norte) na Estação Ferroviária;
. Avenida Miguel Rosa (Norte) com a Rua João Cabral – próximo a AMAPI;


2. Linhas a Norte e Leste saindo de Teresina:

. Avenida Miguel Rosa (Norte) com Rua João Cabral – próximo a AMAPI;
. Avenida Miguel Rosa próximo ao Cemitério São José;
. Avenida Miguel Rosa (Norte) – próximo a Praça do 25º BC;
. Rua Rio Grande do Sul – próximo a Avenida Frei Serafim;


3. Linha Sul chegando e saindo de Teresina:

. Avenida Joaquim Ribeiro, nº 840, sentido Oeste/Leste;
. Avenida Pedro Freitas – em frente ao Centro Administrativo;

Já os ônibus e vans que fazem linha em um percurso acima de 85 Km de Teresina devem obedecer aos seguintes pontos de paradas para o desembarque:


4. Linhas a Norte e Leste chegando em Teresina:

. Avenida Miguel Rosa (Norte) na Estação Ferroviária;
. Avenida Miguel Rosa (Norte) com a Rua João Cabral – próximo a AMAPI;


5. Linhas Sul chegando em Teresina:

. Avenida Pedro Freitas – em frente ao Centro Administrativo.

Além disso, os ônibus e vans que fizerem linha em um percurso acima de 85 Km devem fazer a saída do terminal rodoviário em direção as rodovias e seus destinos.

Informações: Capital Teresina

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Ônibus vão voltar a usar a porta do meio para embarque no Grande Recife

Os ônibus que circulam pela Região Metropolitana do Recife (RMR) vão voltar a usar as portas do meio para embarque e desembarque de passageiros fora dos terminais integrados. A prática foi proibida há um mês pelo Procon, mas o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a decisão fosse revista. O Grande Recife Consórcio de Transporte acatou a orientação nesta quinta-feira (19).

De acordo com o Grande Recife, a decisão já foi comunicada às empresas de ônibus e deve ser acatada imediatamente. Ainda segundo o órgão estadual, as empresas precisam repassar a orientação a seus funcionários assim que receberem o ofício. Por isso, é provável que as portas do meio já voltem a ser abertas nas ruas na sexta-feira (20).

Por nota, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), confirmou que começou a receber a notificação do Grande Recife, mas disse que ainda vai analisar o material.

Entenda o caso
A utilização das portas do meio fora dos terminais integrados foi proibida em outubro pelo Procon, com a intenção de evitar acidentes como o que vitimou a estudante Camile Mirele, que morreu ao cair de um coletivo na saída da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em maio. A decisão, no entanto, foi questionada pelo promotor de transportes do MPPE, Humberto Graça, que recomendou a revisão da ordem.

Segundo o MPPE, o promotor entende que a utilização da porta do meio garante "comodidade, conforto, saúde (redução do stress e acidentes) e, inclusive, a própria segurança" aos usuários do transporte público. Ele também acredita que a decisão do Procon agravou o desconforto dos passageiros porque os obrigou a se apertar ainda mais que o usual, já que os coletivos passaram a ter apenas um ponto de embarque e desembarque.

Na ocasião, o promotor ainda disse que o Ministério Público de Pernambuco recebeu diversas queixas sobre a decisão do Procon. Por isso, solicitou a retomada do uso da porta do meio com a intenção de garantir "minimamente um serviço adequado". Graça também cobrou a instalação do equipamento de segurança conhecido como anjo da guarda, que impede o veículo de ultrapassar 5 km/h com as portas abertas, e solicitou a devida fiscalização dos equipamentos de segurança por parte do Grande Recife.

Informações: G1 PE

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No Rio, Governo e prefeitura tentam fechar acordo para tarifa única em ônibus e metrô

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O governo do estado e a prefeitura tentam fechar com empresas de ônibus e com o Metrô Rio acordo que estabeleça tarifa única para utilização dos dois meios de transporte. A medida é considerada fundamental para a integração da Linha 4 do metrô, que irá até a Barra, com o BRT Transoeste.

Carlos Roberto Osorio, secretário estadual de Transportes, diz que os governos buscam uma passagem que tenha valor inferior à soma das tarifas do metrô (R$ 3,70) e do Bilhete Único Carioca (R$ 3,40). O problema é que os empresários querem receber o valor cheio das passagens, e a prefeitura não aceita subsidiar o sistema.

Subsídio

O modelo seria parecido com o da integração entre ônibus intermunicipais e trens: o passageiro paga R$ 5,90 para usar os dois modais. Mas este sistema é subsidiado pelo governo estadual que, por ano, destina R$ 600 milhões para as concessionárias.

Informações: O Dia 

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Transporte de Goiânia em alerta contra fraldes de cartões

A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSP-GO), lança nesta quarta-feira, dia 18, às 9h30, a campanha Fraude no transporte coletivo é golpe, e acerta bem no seu bolso. A solenidade será no Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle, da SSP.

A intenção é conscientizar a população sobre a importância da utilização adequada dos cartões de Passe Livre e Escolar, e também mostrar as implicações legais diante de fraudes documentais, como a falsidade ideológica. Esse último ato inclusive é previsto no artigo 299 do Código Penal e prevê multa e reclusão de um a cinco anos, dependendo do tipo de documento fraudado. Considerada crime contra a fé pública, a falsidade ideológica é prevista no artigo 299 do Código Penal e prevê multa e reclusão de um a cinco anos, dependendo do tipo de documento fraudado.

Hoje, o sistema é fraudado 14,6 milhões de vezes por ano. Os tipos de fraudes constatadas são uso de Passe Livre ou Passe Escolar por terceiros, pular ou passar debaixo da catraca e a comercialização indevida de bilhetes com desconto exclusivo. A maioria das fraudes é cometida no Eixo Anhanguera.

Cartões inválidos
No mês de outubro, segundo informações do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp), o sistema invalidou cerca de seis mil cartões de idosos que já haviam falecido, mas que ainda estavam sendo usados por terceiros. O golpe foi descoberto graças a um cruzamento de dados com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Neste mês de novembro, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) iniciou uma ação especial para combater as fraudes nos terminais de integração. Em duas operações, nos terminais Praça A e da Bíblia foram apreendidas 108 carteiras de Passe Livre e Estudantil que estavam sendo utilizadas de forma indevida por terceiros.

Além das implicações legais, as fraudes provocam prejuízos anuais de R$ 40,9 milhões ao sistema de transporte coletivo. Por essa razão, o intuito da campanha também é conscientizar os clientes do transporte coletivo de que são os maiores prejudicados quando isso acontece, pois as ações de fraudes contribuem para o aumento da passagem e dificulta a melhoria no serviço prestado.

O diretor do Consórcio RMTC, Leomar Avelino, diz que um dos propósitos da campanha é mostrar que ‘sem jeitinho, o Brasil tem jeito’. “Temos de mudar essa cultura de que pequenas fraudes não são prejudiciais”. Segundo ele, a campanha quer criar novos comportamentos e uma nova visão diante dos valores de manutenção dos ônibus, combustível, funcionários e terminais.

O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Guimarães Ulhôa, explica que, atualmente, o sistema público de transporte coletivo é custeado pelo valor da passagem. Dessa forma, os prejuízos provocados pelas fraudes afetam diretamente a vida da população. “Consequentemente a fraude colabora com os ajustes do preço da passagem e com a ausência de investimentos”.

Mais informações: (62) 3201-1055

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Grande Recife: Nova linha Piedade (Opcional) entra em operação

Os moradores do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, ganharão mais uma opção de deslocamento ao centro do Recife. A partir deste sábado (21), a linha 064 – Piedade (Opcional) inicia a operação com 10 veículos com ar-condicionado. 

Ao todo, serão realizadas 51 viagens por dia, com intervalo de 12 minutos nos horários de pico. A linha irá operar das 5h30 às 18h10 nos dias úteis e aos sábados das 6h às 16h. Os ônibus sairão da Rua João Fragoso de Medeiros, onde está localizado o terminal da linha, e seguirão o mesmo itinerário da 061 – Piedade, tendo como ponto de retorno o Cais de Santa Rita, voltando pela Rua Siqueira Campos, Rua do Sol, Praça Joaquim Nabuco, Rua Floriano Peixoto, Praça das Cinco Pontas e Cais José Estelita. 

Outra novidade é que esta nova linha, que terá tarifa de R$4,60, também atenderá ao Shopping Recife em todas as viagens no sentido cidade/subúrbio. Além disso, o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Trabalhador e Comum serão aceitos nos veículos. 

Confira abaixo o itinerário completo da linhaC:

Sentido subúrbio/cidade: Rua João Fragoso de Medeiros (terminal), Rua Brasilândia, Rua do Jangadeiro, Rua Cuiabá, Rua Aniceto Varejão, Av. Bernardo Vieira de Melo, Rua Álvaro Pinto Carvalheira, Av. Beira Mar, Av. Boa Viagem, Rua Barão de Souza Leão, Av. Conselheiro Aguiar, Av. Eng. Antônio de Góes, Ponte Gov. Agamenon Magalhães, Av. Eng. José Estelita, Viaduto Cinco Pontas, Cais de Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Av. Alfredo Lisboa, Praça do Março Zero (ponto de retorno). 

Sentido cidade/subúrbio: Praça do Marco Zero (ponto de retorno), Av. Marques de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Av. Martins de Barros,  Rua Siqueira Campos, Rua Uchôa Cintra, Rua do Sol, Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas, Viaduto das Cinco Pontas, Av. Engenheiro José Estelita, Av. Saturnino de Brito, Ponte Gov. Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Av. Eng. Domingos Ferreira, Rua Pe. Carapuceiro, Av. Fernando Simões Barbosa, Rua Fausto Alves Pinho, Pátio do Shopping Recife (parada 1), Rua Bruno Veloso, Av. Domingo Ferreira, Rua Visconde de Jequitinhonha, Av. Ayrton Senna da Silva, Rua Aniceto Varejão, Rua Cuiabá, Rua do Jangadeiro, Rua João Fragoso de Medeiros (terminal). 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Informações: GRCT

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Em Mauá, Suzantur divulgou pintura de ônibus com licitação em andamento

Durante a licitação para o transporte público de Mauá, realizada no ano passado, a Suzantur apresentou publicamente como seria a pintura dos ônibus em meio à concorrência, antecipando, descumprindo regra do edital conduzido pela Prefeitura e abrindo possibilidade para direcionamento. Dois meses depois de mostrar como seria o layout dos coletivos, a Suzantur foi homologada vencedora do certame ao oferecer R$ 6,2 milhões por dez anos de contrato – período pode ser prorrogado por mais uma década – e o desenho adotado pelo governo municipal.

O edital 8/2014, em seu anexo 5, era específico em dizer que a pintura da frota seria “proposta pelo poder concedente”, no caso, a Prefeitura de Mauá. “Os veículos só poderão entrar em circulação após serem aprovados em vistoria pelo concedente”, determinava as regras da licitação.

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Porém, no dia 11 de maio de 2014, o dono da Suzantur, Claudinei Brogliato, anunciou como seria o layout dos coletivos: branco com detalhes em azul e vermelho. Os carros foram mostrados ao Blog Ponto de Ônibus, com Brogliato dizendo ter contratado “profissional da área” para pensar o formato.

O desenho era completamente diferente ao utilizado pela empresa durante o convênio emergencial com a mesma administração de Mauá após o cancelamento do contrato com a Leblon e a Viação Cidade de Mauá – os ônibus circulavam com pintura completamente branca.

“Em maio de 2014, a Suzantur já operava o transporte público de Mauá em caráter emergencial. A pintura que hoje é utilizada foi apresentada como sugestão, e aprovada pela Prefeitura antes de ser aplicada nos ônibus”, informou o governo de Mauá, por nota.

Ao Blog Ponto de Ônibus à ocasião, Brogliato lembrou que chegou a Mauá pelo contrato emergencial sabendo que “corria risco, claro”. “Mas vi que seria boa oportunidade”, discorreu ele, lembrando que recorreu a ônibus parado da falida Oak Tree de São Paulo para cumprir exigências contratuais.

Hoje, além de administrar 100% das linhas do transporte coletivo de Mauá, Brogliato atua como gestor temporário da Expresso Guarará, uma das operadoras de ônibus em Santo André. Ele recebeu procuração dos donos da firma andreense para buscar soluções às crises financeira e judicial da empresa.

Recentemente, a Expresso Guarará teve 14 ônibus apreendidos por falta de pagamento ao banco financiador. Segundo a Prefeitura de Santo André, a dívida da companhia chega a R$ 15 milhões.

Empresa concorreu com outro nome

A Suzantur concorreu na licitação para operar as linhas de ônibus em Mauá com nome de Transportadora Turística Suzano Ltda, empresa constituída legalmente em 1983.

Em registro na Junta Comercial do Estado, a Transportadora Turística Suzano informa ter capital de R$ 3,52 milhões, valor acima do mínimo exigido pela Prefeitura de Mauá em edital do ano passado. Claudinei Brogliato aparece como sócio majoritário da firma, com R$ 3.500.788 (99% do capital).

Nessa companhia, Brogliato não tem como sócio Angelo Roque Garcia desde maio de 2011. A Suzantur, na Junta Comercial, aparece como dissolvida, mas sem detalhes adicionais. Após a dissolução, a Transportadora Turística Suzano Ltda passou a utilizar Suzantur como nome fantasia. 

Por Rafael Rocha
Informações: Diário do Grande ABC

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Prefeitura de Curitiba autoriza início das obras na Linha Verde Norte

As obras na Linha Verde Norte, em Curitiba, devem começar a partir desta quarta-feira (18), de acordo com a prefeitura da cidade. A liberação da obra, correspondente ao terceiro lote, foi anunciada na terça-feira (17) pelo prefeito da cidade, Gustavo Fruet (PDT). O trecho que passará por reformas é de aproximadamente 3,39 quilômetros e vai do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, até as proximidades do Rio Bacacheri.

A Linha Verde, trecho da antiga BR-116, é o sexto eixo de transporte de Curitiba. A extensão total é de 22 quilômetros e a via passa por 23 bairros. O projeto de revitalização está sendo realizado por lotes, segundo a prefeitura da cidade.

O valor total da obra é de R$ 48 milhões. Ela será financiada pelo governo federal – por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade – em parceria com o município.
O cronograma de repasse dos valores da reforma foi decidido na terça em uma reunião realizada no Ministério das Cidades, em Brasília. A administração municipal informou que no encontro ficou definido que a prefeitura vai arcar com os custos da fase inicial da obra e o governo federal vai custear a parte final da reforma.

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no prazo de um ano. Conforme a prefeitura de Curitiba, na primeira etapa da obra serão realizados serviços de drenagem nas vias laterais da rodovia, próximo ao viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral. A reforma também inclui a criação de um novo corredor para os ônibus do transporte coletivo e a instalação de ciclovias e calçadas, além de melhorias em pavimentação, drenagem, calçadas, sinalização e iluminação.
Transtornos

De acordo com a prefeitura, as obras na Linha Verde Norte devem beneficiar cerca 140 mil pessoas que trafegam diariamente pela via. Para o secretário de planejamento da cidade, Fábio Scatolin, apesar dos benefícios, os trabalhos de reforma no local podem trazer alguns transtornos à população.

"A orientação da prefeitura é que os motoristas sigam as placas que a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) vai colocar, bem como usem os desvios necessários para o andamento da obra. Isso deve minimizar os problemas de congestionamento que a gente sabe que existe no trecho norte da cidade", disse.

Informações: G1 PR

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RJ estuda projeto para expandir metrô até a Zona Portuária

A Secretária Estadual de Transportes estuda a criação de mais uma linha do metrô que ligaria a Zona Sul até a Região Portuária do Rio. O projeto usa o traçado antigo da linha 4, que começa na Gávea e passa por Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras. A diferença é que a linha não acabaria no Largo da Carioca, mas sim na Região Portuária.
Foto: Marcelo Elizardo

Com o traçado da nova linha 4 ligando Ipanema à Barra da Tijuca, o projeto em estudo teria outro nome. A possibilidade de levar o metrô até a Zona Portuária é cogitada em razão do virtual crescimento da região, após a conclusão das reformas.

"Quando pensamos em fazer a linha saindo da Gávea, passando por Jardim Botânico, Humaitá, a única dúvida era onde esta linha deveria terminar. Seria em Botafogo? Na Carioca? Mas devido ao crescimento daquela região, passamos a estudar que a linha termine no porto", explicou o secretário de transportes, Carlos Roberto Osório.

A Secretaria de Transportes vai apresentar até março de 2016 o novo plano metroviário do Rio de Janeiro, que projeta o crescimento do metrô para os anos seguintes. Até lá, o destino final será escolhido entre Botafogo, Largo da Carioca e Zona Portuária.

Novas estações
A Secretaria de Transportes anunciou ainda a expansão da linha 2 do metrô até a Praça XV, nesta quarta-feira (17). Os trens agora sairão da Pavuna com dois serviços. O que liga o bairro a Botafogo, na Zona Sul, que já opera atualmente, e outro que passado por Estácio, Catumbi, Praça da Cruz Vermelha, Carioca e Praça XV.

No novo serviço, os trens não dividirão mais as plataformas com os da linha 1. Para isso, as estações Catumbi, Praça da Cruz Vermelha e Praça XV serão construídas. A estação Estácio vai utilizar o segundo nível de trilhos do terminal. Já a Carioca vai colocar em operação a plataforma "fantasma", construída em 1980, mas que nunca foi concluída. Ela fica um nível abaixo da atual plataforma da Carioca.
"É uma obra de bom custo benefício. Terá a maioria de seu aporte privado, já que a concessionária terá retorno de mais 400 mil passageiros e precisaria construir apenas mais 3,7 quilômetros de trilhos. O aporte público será pequeno", explicou Osório.

Já visando a possível extensão do metrô até a Zona Portuária, a estação Praça da Cruz Vermelha já ficará com a estrutura pronta para receber uma possível futura intervenção. Neste caso, ela se tornaria também uma estação de integração.

Ampliação em 2017
A expectativa da pasta é que novo trecho para o trajeto da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro seja ampliado a partir de 2017.

“Essa obra é a mais importante do sistema metroviário do Rio de janeiro e nós temos uma expansão da linha, 2, ou seja, a linha já é concessionada e nesse momento está sendo elabordo o projeto de engenharia que fica pronto em agosto, quando teremos o custo, o projeto e o cronograma de obras. A intenção do governador Pezão é, ao término das obras da linha 4 do metrô, iniciar as obras da linha 2, mantendo empregos e, claro, servindo a população. Hoje nós sabemos que a linha 2 está saturada”, disse Osório.

O secretário de transportes esclareceu ainda que a ampliação do trecho poderá diminuir os intervalos das duas linhas que já existem.

“Essa obra é fundamental porque ela vai permitir que os trens da linha 2, que hoje se entrelaçam com os trens da linha 1, cheguem direto ao centro da cidade, que é o destino da grande maioria dos passageiros. Com isso, nós vamos reduzir os intervalos, a partir da Pavuna. Isso vai também melhorar a redução dos intervalos da linha 1 e nós vamos poder trabalhar com trens de oito carros. Todas as estações da linha 2 têm trens de oito carros, as da linha 1 têm seis carros. 

Com essa extensão e com os trens chegando direto no centro da cidade, nós vamos passar a ter oito carros e a previsão é 400 mil passageiros a mais na linha 2", explicou.

O custo da obra será dado, de acordo com Osório, com o projeto de engenharia. "Esse projeto, em termos de infraestrutura no Brasil, é aquele que tem o melhor custo-benefício. São apenas 3,7 km, cinco estações – duas delas já estão prontas, Estácio e Carioca, – que já foi construída duplicada na década de 1970 prevendo a chegada da linha 2. A nossa expectativa é que parte desse custo seja coberto pela iniciativa privada pela quantidade de passageiros carregados e isso vai viabilizar a obra em um momento de dificiculdade da economia brasileira e, principalmente, do estado", concluiu.

Marcelo Elizardo
Informações: G1 Rio

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Tarifa de ônibus urbano sobe para R$ 3,25 em Campo Grande

A tarifa de ônibus urbano convencional de Campo Grande subirá para R$ 3,25 a partir de quinta-feira (19). Decreto com a estrutura tarifária do sistema municipal de transporte coletivo foi publicado no Diário Oficial campo-grandense desta quarta-feira (18).

Segundo a prefeitura, para chegar à nova tarifa, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agereg) realizou estudos técnicos que levam em conta itens como combustíveis, manutenção da frota e salários de motoristas.

Em 2014, de acordo com a prefeitura, mesmo diante de uma inflação de aproximadamente 6%, a tarifa aumentou R$ 0,30 (11,11%), passando a R$ 3. Neste ano, apesar da inflação estar perto dos 10%, o aumento foi de R$ 0,25, que corresponde a 8,83%, conforme a prefeitura.

Para as datas especiais (Dia do Trabalho, Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversário de Campo Grande, Finados, Natal e Ano Novo), o novo valor será de R$ 1,30, que corresponde a 40% do valor da tarifa convencional. A passagem para linha executiva, chamada de “fresquinho”, será de R$ 3,95.

Informações: G1 MS

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