Aos poucos a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vai implementando uma série de medidas para dar maior fluidez ao sistema de transportes coletivos de Natal, com a implantação de corredores exclusivos e semi-exclusivos de ônibus nas duas principais vias de entrada e saída da cidade: avenidas Senador Salgado Filho/Hermes da Fonseca e avenida Prudente de Morais.
Para isso, a STTU informa que, já a partir deste sábado (5), pelo menos 20 linhas de seis empresas de transportes intermunicipais deixarão de voltar ao interior pela avenida Salgado Filho, onde será implantada uma faixa semi-exclusiva, nos dois sentidos, entre a avenida Bernardo Vieira (Lagoa Seca) e o viaduto do 4º Centenário, em Lagoa Nova.
O secretário municipal adjunto de Transportes, Clodoaldo Cabral Trindade Júnior, explica que entre 80 e 100 intermunicipais deixarão de circular pela Salgado Filho, onde, segundo ele, "o trânsito está muito saturado".
Clodoaldo Cabral disse que os ônibus intermunicipais farão o trajeto de volta pela avenida Prudente de Morais, exceto três linhas que vêm de Macaiba, Parnamirim e Regomuleiro (São Gonçalo do Amarante), que farão um pequeno percurso dando a volta em frente ao Midway Mall, seguindo pela Bernardo Vieira e voltando à Prudente de Morais a partir da rua Romualdo Galvão.
O secretário adjunto argumentou que, em capitais como Recife (PE), Fortaleza (CE) e em João Pessoa (PB), já existem faixas exclusivas e semi-exclusivas de ônibus. "Nós estamos caminhando pra isso, desde que no começo de agosto, fizemos a proibição de conversão à direita, no horário de pico das 17 às 19 horas, dos veículos que vinham das avenidas Bernardo Vieira, Antonio Basílio e Nascimento de Castro para a avenida Salgado Filho", disse.
Segundo Cabral, desde o dia 3 do mês passado a STTU vem estudando a viabilidade de criação desses corredores para o transporte coletivo. "Realmente, nós observamos que a maioria dos automóveis e outros veículos não trafegam pelo lado direito dos ônibus, já andam na segunda e terceira faixas".
De acordo com o secretário adjunto de Transportes, com messa medida a fluidez do trânsito na avenida Salgado Filho melhorou depois que os motoristas começaram usar, com mais frequências, corredores de saídas como avenidas Prudente de Morais, São José e Jaguarari.
Ele informou que já na noite de segunda-feira (31), equipes da STTU começariam a pintar a sinalização horizontal da ciclofaixa da avenida Salgado Filho, que posteriormente será implementada na avenida Prudente de Morais, compartilhada pelas linhas intermunicipais de transportes de passageiros, que continuam tendo acesso ao centro de Natal pelas avenidas Salgado Filho e Prudente de Morais. "Só a volta é que tem essas modificações", continuou ele, exceto para as linhas intermunicipais de Parnamirim que se dirigem e voltam do bairro da Cidade Alta, em Natal.
Segundo a STTU, atualmente circulam pela avenida Salgado Filho 1.800 ônibus diariamente, além de 7.500 carros particulares em horário de pico, que transportam 590 mil pessoas, das quais 370 mil são usuárias do transporte coletivo, que já teve faixa semi-exclusiva testada em 2013 entre Neópolis e o centro da cidade.
Mudanças de percursos: volta dos ônibus intermunicipais
Mudanças de percursos: volta dos ônibus intermunicipais
Novo trajeto para ônibus provenientes da avenida Presidente Bandeira
Novo trajeto para ônibus provenientes da rua Potengi
Novo trajeto para ônibus provenientes da Prudente de Morais
Trajeto para ônibus que utilizam a Antônio Basílio também terá mudanças