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quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011Postado por Meu Transporte às 00:38 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Minas Gerais realiza seminário sobre mobilidade urbana
No encontro, que será dividido em seis painéis de discussões, serão apresentadas experiências e boas práticas brasileiras e estrangeiras de mobilidade, focando em três eixos de articulação, essenciais para a melhoria da mobilidade urbana das metrópoles: arranjo institucional e financiamento; circulação e planejamento urbano e soluções em transporte de massa.
O público alvo do seminário são os técnicos da área de mobilidade, pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos, empreendedores e executivos da área e representantes da sociedade civil ligados ao assunto. “Promovendo um seminário desta importância, fica clara a preocupação do Governo de Minas com os usuários do transporte urbano, que é um gargalo que aflige não só o Brasil, mas todo o mundo. No caso específico da RMBH, ela exige a mais alta dedicação de inteligências, em função da complexidade e das características do transporte de massa local que precisa, portanto, de soluções inovadoras e viáveis”, avaliou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.
O secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, informou que o seminário é a concretização da intenção do Governo de Minas Gerais para o avanço da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte, da trafegabilidade com sustentabilidade e da preocupação com o cidadão.
Atualmente o transporte na RMBH, composta por 34 municípios, é gerido por 13 agências municipais, duas estaduais e uma da esfera federal. O transporte intermunicipal é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que faz o planejamento operacional da rede de ônibus, e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), responsável pela fiscalização. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), através de uma superintendência regional gere o trem metropolitano de Belo Horizonte. O transporte municipal em 13 cidades é gerido pelos próprios municípios, e nos demais o DER/MG também opera o sistema municipal.
O Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte vêm fazendo gestões junto ao governo federal para que algumas necessidades da capital, relacionadas ao transporte de massa e à circulação, entrem na pauta de importantes discussões.
Desde 2003, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 3,8 bilhões em transportes e obras públicas, nos 34 municípios da RMBH. Foram realizadas, além das obras de duplicação de vias, construção de viadutos e passarelas, também a construção de escolas, creches, hospitais e outros.
Foram investidos, por meio do Governo de Minas, cerca de R$ 483 milhões nas obras da Linha Verde, que incluiu a implantação do Boulevard Arrudas, na área central de Belo Horizonte, intervenções ao longo da avenida Cristiano Machado e duplicação do trecho da MG-010, entre a avenida Pedro I e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Foram construídos 20 viadutos, 22 passarelas e duas trincheiras e travessias para pedestres. Foi realizada pintura anti-pichação e recuperação funcional da pista. Outras quatro passarelas serão construídas na Cristiano Machado.
Para a prolongação do Boulevard Arrudas, o Governo de Minas fez a recuperação do fundo do canal do ribeirão Arrudas, no trecho da avenida dos Andradas entre a alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho, próximo ao Centro de Especialidades Médicas. Essa intervenção antecede o prolongamento do Boulevard Arrudas, que já tem projeto realizado (estimativa de investimentos de R$ 50 milhões). O projeto prevê a cobertura do ribeirão Arrudas, num trajeto de aproximadamente um quilômetro, entre a alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho e no sentido contrário, entre a rua Rio de Janeiro e a Carijós, cujo trajeto tem 1,2 quilômetro.
O Governo de Minas realizou investimentos de cerca de R$ 190 milhões na obra de duplicação da avenida Antônio Carlos, realizada em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte que investiu cerca de R$ 62 milhões. A intervenção fez com que a via tivesse sua capacidade de tráfego dobrada, incluindo pistas exclusivas para ônibus e a construção de sete viadutos e seis passarelas acopladas. Foram implantadas duas pistas com quatro faixas de tráfego e duas pistas exclusivas para ônibus. No momento está em obras o viaduto que fará a ligação da avenida com o hipercentro da cidade, que integrou posteriormente o escopo do projeto.
Com relação à melhoria das rodovias estaduais na RMBH, o Governo de Minas, por meio do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), destinou R$ 51,5 milhões para recuperação, manutenção e conservação, por um período de quatro anos, de 347,1 km de vias da Coordenadoria Regional de Belo Horizonte, que contempla os municípios da RMBH, por meio de contrato entre o DER/MG e empreiteira vencedora da licitação.
Em parceria com o governo federal e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, o Governo de Minas está investindo cerca de R$ 32,2 milhões na requalificação urbana e ambiental do ribeirão Arrudas. Atualmente o investimento total soma R$ 208 milhões, sendo 75% de repasse da União, 12,5% do Governo do Estado, 6,25% da Prefeitura de Contagem e 6,25% Prefeitura de Belo Horizonte.
Entre as intervenções estão a construção de 672 apartamentos de dois e três quartos para reassentamento de famílias que ocupam área de risco; remoção de outras 124 famílias para habitações já existentes, dentro dos critérios do Programa Reassentamento Monitorado (Remo) da Prefeitura de Contagem; canalização de dois trechos do ribeirão Arrudas, bem como a extensão da avenida Tereza Cristina em 2,7 quilômetros, com impacto positivo no trânsito e no transporte na região; melhoria nas condições de saneamento e para a saúde da população. Serão beneficiadas diretamente cerca de 300 mil pessoas e outras 600 mil que moram no Vetor Oeste da RMBH serão beneficiadas indiretamente.
Taquaraçu de Minas era o único dos 34 municípios da RMBH que, em 2003, não contava com rodovia asfaltada até o seu perímetro urbano. Com investimentos de cerca de R$ 3,21 milhões, foram asfaltados os 9,3 quilômetros da rodovia que ligava a sede do município à BR-381, de um total de 13,1 km.
As obras de duplicação na MG-020, entre Belo Horizonte e Santa Luzia, com 6 km de extensão, tiveram investimento de cerca de R$ 34 milhões. Também foi realizada a desapropriação necessária, ponte sobre o córrego Isidoro, obras de contenção e construção de passarela.
Reestruturação do Sistema de Transporte Metropolitano
Um novo modelo do Sistema de Transporte Metropolitano entrou em operação em 2008, quando a Setop transformou o atendimento das linhas da RMBH em sete redes integradas de transportes, RITs. A frota foi numerada com quatro algarismos, não existindo mais as letras anteriormente utilizadas no final de cada série. O critério utilizado, para definir a sequencia numérica, foi criado de acordo com o número do consórcio vencedor da licitação em que a linha irá atender. Dentre os diversos benefícios para os usuários destaca-se a renovação da frota, nova pintura externa que facilita a identificação, bilhetagem eletrônica (Cartão ÒTIMO), integração ônibus-ônibus e ônibus-metrô e o próximo passo será a construção de terminais metropolitanos que farão a integração dos ônibus.
Postado por Meu Transporte às 00:38 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Entidades discutem transporte coletivo no Entorno do DF
Fonte: Goiás Agora
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Postado por Meu Transporte às 00:37 0 comentários
Marcadores: Goiás
Em João Pessoa, Dez novos ônibus vão entrar em operação
Postado por Meu Transporte às 00:37 0 comentários
Marcadores: Paraíba
Em Juiz de Fora, Empresas de ônibus vão testar padronização de letreiros
O projeto busca melhorar a visibilidade dos painéis dos veículos, facilitando ao usuário a identificação das informações. Segundo a proposta elaborada pela Settra, os letreiros dos ônibus vão trazer somente o número e o nome da linha, que deverá ser escrito em caixa alta, as abreviações poderão ser usadas de acordo com regras definidas pela secretaria. Fica determinado também que em linhas onde a informação precisa ser dividida em duas aparições, o tempo de exibição será de dois segundos cada.
O número será alinhado à esquerda do visor, em led laranja ou branco. E deve ser exibido também nos painéis lateral e traseiro, que só poderão trazer esta informação.
Outras mensagens (como Bom dia e Feliz Natal, por exemplo) só poderão ocorrer com autorização da Settra.
Postado por Meu Transporte às 00:37 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Uberaba: Empresas de transporte coletivo vão ajudar cobradores a tirar CNH
A carta diz ainda, que há vários anos, em algumas linhas de transporte coletivo, os motoristas trabalhavam sem cobradores e que eles recebiam um adicional de 100% no valor do vale-alimentação, sendo que com a instalação da bilhetagem eletrônica, houve um avanço tecnológico no sistema de transporte coletivo em Uberaba.
De acordo com Samuel, as empresas fizeram um acordo de demitir funcionários somente por justa causa. Ele alega que todo cobrador de ônibus sonha ser motorista um dia e relata que sugeriu às empresas Líder e Piracicabana, que financiassem o custo para que os cobradores pudessem retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), descontando parcelas mensalmente de seus salários. O parlamentar disse que as empresas aceitaram a sugestão e que a partir deste mês, iniciarão o projeto. “Todos os cobradores que eu conheço, sonham ser motoristas e às vezes não têm condições financeiras, eu solicitei que as empresas financiassem o custo da CNH, e elas aceitaram, fico muito feliz em contribuir com o crescimento de funcionários dessas empresas”, finaliza Pereira. (JC)
Fonte: Jornal de Uberaba
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Postado por Meu Transporte às 00:36 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
São Paulo: O teste dos ônibus: no sufoco da catraca
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
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Postado por Meu Transporte às 20:54 0 comentários
Marcadores: Reportagem especial, São Paulo
Scania fornecerá 50 ônibus a etanol para a cidade de São Paulo
Postado por Meu Transporte às 11:01 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Governo SP determina fim dos projetos de monotrilhos
Em Transportes Metropolitanos, pasta que concentrou investimentos e publicidade na gestão passada, os programas estão sendo reformulados. O secretário, Jurandir Fernandes, não dará prosseguimento os projetos de monotrilhos em São Paulo. No governo anterior, quando a pasta era presidida por José Luiz Portella, chegou a ser cogitada a execução de seis projetos, entre eles, a Linha 17 - Ouro, no Morumbi, o mais adiantado por conta da necessidade de ligação do Metrô com o estádio do Morumbi, para a Copa do Mundo.
"O monotrilho é um projeto inusitado, que merecia uma discussão mais ampla", diz Fernandes. O novo secretário era presidente da Empresa Metropolitana de Planejamento (Emplasa) e diz que só soube do projeto quando a licitação foi lançada, em dezembro de 2009. Fernandes conta que foi avisado por uma repórter, por telefone, depois de o então governador Serra ter anunciado o projeto. "Temos a obra de serviço dada e vamos fazer da melhor forma possível. Mas não é o melhor formato, por ter custo elevado, e não permitir integração com a cidade", diz.
O uso de portas de segurança nas estações também deve ser reavaliado por essa gestão. Na avaliação do secretário, as portas automáticas são ideais para linhas que trabalham sem condutor, como na Linha 4-Amarela, ou nas estações com sobrecarga de passageiros. "É preciso ver se são realmente necessárias nos outros casos", diz. Fernandes questiona, por exemplo, a prioridade dada para a instalação das primeiras portas na estação Sacomã, durante a campanha de Serra à Presidência, enquanto a Linha 4 estava com o cronograma atrasado. No metrô, das quatro linhas previstas na gestão Serra, só uma deverá ficar pronta no prazo.
Para diferenciar-se de Serra, outra proposta do governo é levar o metrô até a região metropolitana. O tucano pretende encaminhar obras até Taboão da Serra, que poderão ser exibidas em 2014, ano em que Alckmin poderá disputar a reeleição ou a Presidência.
Fonte: Revista Ferroviária
Postado por Meu Transporte às 09:25 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Fortaleza não terá mais a tarifa de ônibus mais barata do Brasil, nova tarifa pode chegar à R$ 2,20
Segundo Ademar Gondim, não há como adiantar se o valor proposto pelo Sindiônibus será, de fato, implementado, considerando que isso é algo a ser estudado pela Prefeitura. Primeiramente, a Etufor deverá fazer uma análise das argumentações do Sindiônibus e também dos mais de 50 itens que compõem a planilha de custos da Prefeitura sobre aumento de passagem.
"Nosso objetivo é manter a tarifa atual com a mesma qualidade do serviço, mas, agora, vamos analisar a propostas dos empresários" informou o presidente da Etufor.
Atualmente, a passagem de ônibus integral, em Fortaleza, é de R$ 1,80, valor em vigor desde maio de 2009, período do último reajuste. Os empresários alegam que a nova tarifa seria para cobrir os custos decorrentes do reajuste de 7% no salário dos motoristas e cobradores, concedido peja Justiça do Trabalho no final do ano passado.
Em 2010, como explica Ademar Gondim, os empresários já reivindicavam o aumento da tarifa para R$ 2,00, mas o fato não foi concretizado.
A análise das propostas do Sindiônibus, a ser feita pela Etufor, deverá ser repassada para a prefeita Luizianne Lins, para que ela conduza todo o processo e decida se a passagem sofrerá aumento ou não.
Tarifa social
No que diz respeito à Tarifa Social aos domingos, em que o usuário paga somente a metade do valor da passagem, e à Integração Temporal, que dá direito ao passageiro, através do uso do vale transporte eletrônico, pegar até dois coletivos utilizando a mesma passagem, Ademar comenta: "essas conquistas devem permanecer". No próximo dia 14 de fevereiro, uma nova reunião para discutir o possível reajuste deve acontecer no Paço Municipal.
Caso a passagem aumente para R$ 2,20, Fortaleza terá o maior aumento percentual de passagens de ônibus do País - 22%. Em São Paulo o reajuste foi de 11%, no Rio 6,4%, Belo Horizonte 6,5%, Porto Alegre 10,20%, Recife 8,66% Salvador 8,6% e Natal 10%.
O Diário do Nordeste tentou entrar em contato com o presidente do Sindiônibus, Antônio Azevedo, mas a assessoria do órgão informou que o celular do presidente estava desligado.
Postado por Meu Transporte às 09:21 0 comentários
Marcadores: Ceára
Ônibus intermunicipais do ABC são os piores de São Paulo
A área de concessão 5, que compreende as sete cidades da região (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), foi considerada excelente ou boa por apenas 44% dos passageiros no ano passado. O Metrô, veículo com maior aceitação, agradou a 84% dos usuários.
Os veículos que atendem à região tiveram também a menor aprovação entre a rede intermunicipal da região metropolitana, ficando atrás das áreas de Mogi das Cruzes (65%) e Osasco (57%), por exemplo.
Deficiências
Em comparação com a pesquisa de 2009, a quantidade de passageiros que avalia positivamente os ônibus do ABC caiu 13 pontos percentuais. As principais reclamações dos usuários, de acordo com as entrevistas, foram a falta de linhas, a lotação e o tempo de espera.
Desde 2005, problemas jurídicos para a concessão da área 5 prejudicam a qualidade do transporte público no ABC. Em todos os processos licitatórios para que uma nova empresa cuide da linha, não houve interessados.
O resultado do impasse são ônibus velhos, superlotados e atraso nas linhas. A última tentativa de concessão da área foi no dia 31 de janeiro, novamente sem candidatos. Parte dos empresários de ônibus do ABC não concordam com termos do contrato, como o tempo de concessão de apenas 10 anos. Além de melhorias nos veículos, a licitação prevê o redesenho das linhas.
Parte delas deverá atender a estação Tamanduateí da Linha 2-Verde do Metrô. Não há previsão, porém, para que os ônibus do ABC recebam melhorias. Ainda não há data para nova abertura de edital de concessão.
De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável pelos ônibus intermunicipais, o transporte metropolitano no ABC é operado com base no Sistema de Permissão Precária, um contrato provisório em que não há cláusulas tão rígidas quanto a qualidade.
Segundo a empresa, nas outras quatro áreas de São Paulo que operam em concessão foi possível realizar melhorias por conta dos contratos.
Postado por Meu Transporte às 09:18 0 comentários
Marcadores: São Paulo
A importância de morar perto do transporte público
Postado por Meu Transporte às 09:15 0 comentários
Marcadores: Brasil