Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Campo Grande: Frota do transporte coletivo receberá 111 novos ônibus

segunda-feira, 26 de julho de 2010


Dos cerca de 780 mil habitantes que vivem hoje em Campo Grande, grande parte utiliza diariamente o transporte coletivo seja para o trabalho, lazer ou outro motivo. Com 541 ônibus, sendo 15 da classe executiva, o prefeito Nelson Trad Filho anunciou esta manhã a entrega de 111 novos veículos que serão incorporados a essa frota. A entrega faz parte da programação de aniversário da Capital, que completa 111 anos no próximo dia 26.

O diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior ressalta que toda a frota que será entregue até o dia 1° de setembro será adaptada para atender usuários com deficiência física. Os ônibus executivos, que hoje comportam 23 passageiros, serão ampliados com capacidade para 34 pessoas.

“A frota que vem por aí será de primeira linha. Desde o layout, que terá a cara da Prefeitura, sistema de ar-condicionado, sem contar na estrutura”, adianta Rudel.

Os ônibus executivos, cuja tarifa é de três reais, passarão a ter duas portas, sendo uma para entrada e outra de saída. Os atuais possuem apenas uma porta para as duas funções. Além disso, toda a frota será equipada com elevadores para atender às pessoas com deficiência.

Preocupação - Dados da Assetur apontam que todos os meses são registrados pelo menos 6,5 milhões de entrada de passageiros nos ônibus do transporte coletivo urbano e, ainda,.85 mil pessoas por mês nos executivos.

A preocupação da Prefeitura é fazer com que toda a frota possa atender de forma digna e cada vez mais confortável a essa parcela da população que utiliza esses serviços. A partir da entrega dos novos veículos, Campo Grande terá cerca de 83% de sua frota de ônibus adaptada para atender aos usuários.

O diretor da Agetran destaca as melhorias nos oito terminais de ônibus espalhados pela cidade. “Hoje, o passageiro chega a um terminal e já percebe a diferença. Os locais estão em processo de reforma, alguns com banheiros, iluminação nova, paisagismo e, principalmente, acessibilidade.

Existe agora pessoal qualificado garantindo a limpeza e segurança nesses locais. Ou seja, mais uma conquista da população, que merece esse tratamento”, reforça Rudel.

Fonte: A Critica
READ MORE - Campo Grande: Frota do transporte coletivo receberá 111 novos ônibus

Dia do Motorista: homenagem justa, mas pouco a comemorar

domingo, 25 de julho de 2010


Ônibus automáticos, com suspensão que prioriza o conforto, ar condicionado, sistema de computador de bordo que auxilia as operações e vias mais largas e com planejamento melhor.Seriam características ideais para quem é motorista de ônibus.

Mas, dados relacionados à saúde e segurança pública, mostram que a profissão é cercada de várias adversidades que colocam em risco a saúde, a integridade física e a qualidade de vida dos mestres do volante.

Pode-se dizer, sem usar jargões ou frases feitas, que os motoristas em geral, de ônibus, caminhão, carros de socorro e de diversos serviços conduziram e continuarão a conduzir o progresso, ainda mais num país que a partir dos anos de 1950 privilegiou a política rodoviarista e abandonou os transportes ferroviários quase que completamente.

Motoristas de ontem e de hoje podem ser considerados heróis, mas de diferentes batalhas.

Uma pesquisa nacional, com mais de 1300 motoristas de diversas capitais e regiões metropolitanas do País, realizada pela UnB – Universidade de Brasília – em 2008 mostrou dados alarmantes.

O número de afastamentos do trabalho pelos motoristas de ônibus e caminhão registra aumento praticamente em todos os anos. A primeira causa destes afastamentos, quando analisado somente o universo de motoristas de ônibus, são dores nas costas. O segundo maior motivo pelo qual os motoristas “caem no INSS”, quando os afastamentos são superiores a 15 dias, está relacionado a problemas psicológicos, entre os principais, estresse, depressão e síndrome do pânico.

A coordenadora da pesquisa foi a médica laboral Anadergh Barbosa Branco, que resume a realidade relatada por motoristas durante a pesquisa:“A gente sabe que existem linhas que só conseguem ser feitas com escolta [policial, por conta do número de assaltos].

A insegurança é um fator que contribui muito para depressão”. Para a médica, o tempo ideal de trabalho diário é de seis horas. “A posição do motorista é um muito desgastante. Além disso, ele precisa se concentrar no trânsito. Toda essa situação de estresse resulta em outros problemas de saúde.Ainda dentro da análise, foram feitas blitze em diversas regiões do País com motoristas de ônibus e caminhoneiros.

Mais uma vez, os resultados impressionam:
71% dos motoristas estão acima do peso.
34% sofrem de pressão
33% possuem problemas de visão que não sabiam
23% admitiram beber, em alguns casos até o ponto de se embriagar, 3 vezes por semana ou mais
14% declararam ter distúrbios do sono.

No caso dos motoristas de ônibus urbanos, a situação é pior ainda.Os assaltos são mais constantes e as ações de criminosos têm se tornado mais violentas. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo não forneceu o número de motoristas que morrem ou se ferem em ações criminosas, mas os casos assustam a categoria.Em relação ao trânsito, a violência também aumentou.

Os congestionamentos, a impaciência dos motoristas de carros e até mesmo de outros motoristas de ônibus e a imprudência de motoboys fazem com que os condutores trabalhem sobre dupla pressão: a de não colocar a própria vida e de diversas pessoas em risco e também de não serem responsabilizados pelos acidentes e acabarem bancando o conserto dos ônibus e outros veículos envolvidos. E uma peça de ônibus é bastante cara.

Quanto ao vandalismo por parte dos passageiros e moradores, embora a regra seja condenada, em alguns casos, o motorista do ônibus acaba pagando por pequenos prejuízos, como de bancos, luminárias, vidros riscados.Já em casos mais extremos de violência gratuita, uma moda que atormenta a vida de motoristas e passageiros contribui para que as tensões aumentem: os constantes incêndios em ônibus.

Basta qualquer coisa acontecer para um grupo de criminosos disfarçados de manifestantes, queimarem um ônibus. É só a polícia, dar um tiro de raspão num traficante de drogas que domina uma favela que pronto, um ou mais ônibus viram enormes fogueiras.

E mesmo quando as reivindicações dos moradores são justas, ônibus também são queimados, o que não se justifica em hipótese nenhuma. Outro agravante na situação dos motoristas de ônibus se intensificou no final dos anos de 1990, com o crescimento do uso dos microônibus. Os veículos são mais ágeis e fáceis de dirigir, porém, os motoristas têm de cobrar a passagem. Nos anos 2000, o acúmulo de serviços que é contestado até mesmo no plano jurídico, se disseminou em quase todas as cidades brasileiras com a adoção dos ônibus midis, os famosos micrões, que são um pouco menores que os veículos convencionais (praticamente do mesmo tamanho de modelos antigos, como o Caio Gabriela). Nos micrões também não há cobrador.

O ato de prestar a atenção no trânsito, receber o passe ou o dinheiro, calcular o troco e entregar aos diversos passageiros, muitas vezes com os ônibus já em movimento também é outra queixa da categoria. Isso sem contar com valores de tarifas que não facilitam em nada o troco, como R$ 2,65, R$ 5,85, etc.

READ MORE - Dia do Motorista: homenagem justa, mas pouco a comemorar

Rio de Janeiro: Projeto quer implantar transporte público na Lagoa Rodrigo de Freitas


Um projeto feito em parceria por dois escritórios de arquitetura cariocas pretende utilizar a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, como uma alternativa para o caótico trânsito da cidade do Rio de Janeiro. Os arquitetos desenvolveram um projeto aquaviário para a Lagoa, onde pequenos barcos, com capacidade de passageiros semelhante a dos ônibus urbanos, cruzariam o espelho d'água, interligando diferentes pontos, como o viaduto que dá acesso ao Túnel Rebouças, ao Corte do Cantagalo, ou aos bairros da Fonte da Saudade e do Humaitá à Praia de Ipanema, através do Canal do Jardim de Alah.
“O projeto não vai resolver o problema do trânsito no entorno da Lagoa, mas será mais uma alternativa de transporte público”, ressalva o arquiteto Leonardo Lattavo, um dos idealizadores. “O transporte aquaviário é pouco explorado no Rio”, acrescenta. Lattavo ressalta que os barcos poderiam fazer a integração com ônibus em pontos no entorno da Lagoa. “Seria um transporte intermodal, onde, por exemplo, a pessoa pegaria um barco em Ipanema rumo a um ponto de ônibus na boca do Túnel Rebouças”, explica o arquiteto.



Quiosque flutuante está previsto no projeto
Além da possibilidade de se criar um transporte público atravessando o espelho d'água, Lattavo destaca a vocação turística do projeto. “Muitos turistas certamente gostariam de pegar um barco e passear pelo meio da Lagoa, e tirar fotos da cidade de um ângulo que hoje não é possível”, observa. “Às vezes, o turista está com o tempo escasso e, utilizando os barcos, pode atravessar a Lagoa de forma mais rápida do que a pé, ou mesmo de ônibus”, complementa o arquiteto.
Um dos tópicos do projeto contempla a construção de um quiosque flutuante, que poderia ser deslocado para qualquer ponto da Lagoa. “Hoje, não existe o uso da parte central da Lagoa. As pessoas chegariam ao quiosque nos barcos, de pedalinho ou até de caiaque. E o deslocamento do quiosque permitiria posicioná-lo próximo ao ponto de chegada de competições de remo ou de vela”, diz Lattavo.
Fonte: G1.com.br
READ MORE - Rio de Janeiro: Projeto quer implantar transporte público na Lagoa Rodrigo de Freitas

Novo terminal de ônibus BH Shopping entra em operação


A partir da próxima segunda-feira, dia 26/7, os passageiros do transporte coletivo das linhas de ônibus que trafegam na MG-030 e BR-356 vão contar com novo terminal de ônibus interligado ao BH Shopping. Mais de 30 linhas terão pontos de parada no local, trazendo mais conforto, segurança e comodidade para cerca de 10 mil pessoas que utilizam diariamente as linhas no local.

O terminal, idealizado pelo arquiteto Carlos Rizzo, especialista em mobiliário urbano, tem 60 assentos, cobertura em toda extensão e uma estrutura moderna em policarbonato alveolar. O projeto contempla ainda iluminação e paisagismo, humanizando e urbanizando a área. Em um prazo de aproximadamente 20 dias, quando o terminal será oficialmente inaugurado, os usuários ainda contarão com passarela coberta até o shopping.

Os passageiros do transporte coletivo serão informados sobre o novo terminal através de folhetos que serão distribuídos a partir de sábado nos antigos pontos de parada. Além disso, os ônibus contarão com cartazes informativos e uma equipe da BHTRANS estará disponível, na segunda-feira de manhã, para orientar os usuários sobre a localização dos novos pontos e das novas opções de travessia de pedestres.

Sobre as obras

A reforma do terminal integra as obras dos melhoramentos urbanos exigidos no licenciamento ambiental concedido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) para a V Expansão do BH Shopping. Elaboradas e executadas pelo BH Shopping conforme diretrizes da BHTRANS, as obras contemplam ainda o alargamento da MG-030 e da BR-356. As mudanças vão permitir a ampliação da capacidade da via, proporcionando mais fluidez ao tráfego e mais conforto e segurança para os pedestres. Os ônibus terão duas pistas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros.

A segurança dos pedestres também foi contemplada no projeto. Serão implantadas novas travessias semaforizadas, além de amplos passeios com 3m de largura em piso intertravado colorido, totalizando 4.600 m2 de área, com todas as adequações para pessoas de mobilidade reduzida, como piso do tipo tátil em ladrilho hidráulico, que proporciona a correta orientação de chão para deficientes visuais, evitando acidentes e indicando a direção do percurso.

Linhas que serão beneficiadas com o novo terminal:
Terminal 1 – Linhas MG 030

3051 - Flávio Marques Lisboa / Savassi Via Nossa Sra. Do Carmo
4150 - Shopping Del Rey / BH Shopping
3052 - Estação Diamante / BH Shopping Via Havaí
8106 - Santa Cruz / BH Shopping Via Belvedere
4110 - Dom Cabral / Belvedere
9250 - Caetano Furquim / Nova Cintra Savassi
4113 - Bom Jesus / Belvedere
8001A - Santa Inês / BH Shopping
S21 - Dom Cabral / BH Shopping

Terminal 2 – Linhas BR - 356
1000 - Bairro Regina/Alameda da Serra
3937 - Campinho Via Córrego Ferreira / Retiro do Chalé / Belo Horizonte
1320 - Cidade Industrial /Alameda da Serra
3938 - Condomínio Pasárgada/ Belo Horizonte
2004 - Bandeirantes / Pilar Vila Olhos D’água
3942 - Casa Branca Via Serra Rola Moça / Belo Horizonte
3050 - Estação Diamante / Hospitais Via BH Shopping
3943 - Suzana / Belo Horizonte
3055 - Estação Barreiro / Savassi Via BH Shopping
3947 - Condomínio Alphaville / Belo Horizonte
3150 - Regina-Lindeia/BH Shopping Via Anel Rodoviário
4030 - Terminal São Benedito / Alameda da Serra Via Anel Rodoviário
3900 - Condomínio Retiro das Pedras / Belo Horizonte
4905 - Alameda da Serra / Cidade Industrial Retorno Av. Catalão
3905 - Jardim Canadá II / Belo Horizonte
4925 - Vila Barraginha Via Cidade Industrial / Alameda da Serra
3910 - Jardim Canadá / Belo Horizonte
5020 - Justinópolis / Alameda da Serra Via Anel Rodoviário
3915 - São Sebastião das Águas Claras / Belo Horizonte
5055 - Terminal Morro Alto / Alameda da Serra Via Anel Rodoviário
3932 - Casa Branca / Belo Horizonte
S10 - BH Shopping / São Francisco
3933 - Morro do Chapéu / Belo Horizonte

Fonte: BHTrans
READ MORE - Novo terminal de ônibus BH Shopping entra em operação

Rio de Janeiro: Ônibus poderão ficar praticamente isentos de ISS


A oito dias da data marcada pela Secretaria municipal de Transportes para licitar a concessão dos ônibus do Rio, o prefeito Eduardo Paes encaminhou , nesta sexta-feira, à Câmara de Vereadores um projeto de lei que torna simbólica a cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS) do novo sistema. O ISS será reduzido de 2% para 0,01% da arrecadação pelo transporte de passageiros, implicando uma renúncia fiscal de R$ 33 milhões por ano. A mensagem, em pleno recesso do Legislativo, surpreendeu os vereadores. Segundo a oposição, Paes, embora negue, com a renúncia fiscal vai subsidiar a tarifa e forçará o Legislativo a discutir a proposta diante de um fato consumado: o recesso só termina em agosto, após a licitação ter sido realizada.
- Não há mistério algum. A redução da alíquota estava prevista no edital. O projeto de lei só não foi enviado antes porque não haveria tempo para votar o bilhete único e a redução do ISS - argumentou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.
Hoje, as empresas de ônibus já têm benefícios fiscais, pois o ISS cobrado de outros setores da economia chega a 5%. A redução do imposto também não será o único benefício para as novas operadoras. A prefeitura vai arcar ainda com o custo das gratuidades - cujo valor ainda não foi divulgado.
Para os vereadores Paulo Pinheiro (PPS) e Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), a votação da redução do ISS apenas depois da licitação cria uma insegurança jurídica:
- A concorrência se dará com base em regras não aprovadas por lei. Isso pode ser uma brecha para as empresas que operam o sistema tentarem, na Justiça, cancelar a licitação - disse Pinheiro.

Fonte: O Globo
READ MORE - Rio de Janeiro: Ônibus poderão ficar praticamente isentos de ISS

Investimento em transporte coletivo melhora a qualidade de vida, diz Serra

sábado, 24 de julho de 2010


Investimentos em transporte coletivo, estimulando o metrô nas cidades mais populosas e aperfeiçoando o sistema de ônibus, devem ser prioridade do futuro governo federal. A afirmação é do candidato à Presidência da República pela coligação O Brasil Pode Mais, formada pelo PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B, José Serra.
O candidato afirmou ter aplicado R$ 23 bilhões na ampliação do programa de expansão do metrô paulistano e na modernização da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), no período que governou São Paulo. Segundo ele, foi o investimento mais elevado no setor registrado no país.
Serra lembrou ainda que até dezembro será concluída a primeira fase do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano – que se destina a melhorar o transporte público em São Paulo, Campinas e Baixada Santista.
O candidato passa o dia hoje (24) em visitas a cinco cidades do Paraná. Ele começa em Paranavaí, depois vai para Alto Paraná, Nova Esperança e Maringá. Desde de anteontem (22), Serra está no Sul do país. Na quinta-feira (22), ele visitou Porto Alegre e ontem (23), ele esteve em Florianópolis e Blumenau, em Santa Catarina.
Em todos os locais, o candidato disse ter sido abordado com as preocupações das pessoas em relação a alguns temas comuns – transportes, segurança, saúde e educação. Para ele, assuntos constantes e que serão tratados de forma diferenciada, se eleito.
No caso de Porto Alegre, Goiânia e Belo Horizonte, cidades que ele visitou nos últimos dias, Serra afirmou que vai trabalhar para ampliar as linhas atuais. Segundo ele, é necessário observar ainda que além de melhorar a qualidade de vida dos usuários, o incentivo ao transporte coletivo colabora também para a geração de empregos.
De acordo com Serra, apenas o programa denominado Expansão SP gera 40 mil empregos diretos. Ele afirmou que como é um plano de desenvolvimento integrado, favorece a circulação das pessoas por meio do transporte público, estimulando a abertura de novas frentes de comércio, empregos e renda.

Fonte: Agência Brasil
READ MORE - Investimento em transporte coletivo melhora a qualidade de vida, diz Serra

Metrô de Salvador sobe para os trilhos nesta semana


Enfim, parece que o Metrô de Salvador – após 11 anos de uma obra aparentemente interminável e em meio ao debate sobre a estadualização do sistema – começará a operar. Os trens finalmente subirão para os trilhos na próxima semana e o procedimento de elevação dos vagões deverá ser acompanhado pelo ministro das Cidades Márcio Fortes.

Nesta quinta-feira (22), inclusive, o prefeito João Henrique passou todas as informações ao titular da pasta. A informação foi passada ao Bahia Notícias, em primeira mão, pelo secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, Euvaldo Jorge.

Ele indica que tudo está definido pelo Governo Federal e Prefeitura. “Só precisa da liberação de um documento pelo Governo do Estado. Isso deve acontecer até quarta-feira. No máximo em 15 dias será iniciada a fase de testes e ajustes, que vai demorar aproximadamente seis meses.

Esperamos começar a transportar as pessoas já em janeiro”, comemorou. A primeira etapa fará o percurso entre as estações do Acesso Norte e Lapa.

Conforme o titular, a União dividiu o projeto em duas fases e já há a projeção para que, logo após a conclusão do trecho inicial, se inicie a segunda, que levará o equipamento da Rótula do Abacaxi até a Estação Pirajá.

READ MORE - Metrô de Salvador sobe para os trilhos nesta semana

Bilhete Único terá venda suspensa neste domingo


A comercialização de créditos do Bilhete Único será suspensa neste domingo (25), no período das 8h às 14h. Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a venda será interrompida para que CPFL Energia execute a manutenção da rede elétrica na Rua Onze de Agosto, e o serviço resultará no desligamento do sistema central da Transurc, associação responsável pela comercialização dos créditos.
Neste período, o posto da Transurc no Terminal Central permanecerá inoperante, assim como os postos de venda terceirizados instalados em toda a cidade.
A Emdec ressalta que a manutenção na rede vai impossibilitar, exclusivamente, a comercialização de créditos do Bilhete Único.
Os usuários que já possuem os créditos em seus cartões poderão utilizá-los normalmente em qualquer veículo da frota do Sistema InterCamp.

Fonte: EPTV
READ MORE - Bilhete Único terá venda suspensa neste domingo

Em Campinas, Motoristas que se destacaram no transporte público serão premiados



Os motoristas do transporte público de Campinas que se destacaram em suas funções serão premiados neste sábado (24) no 2º Concurso Motorista Nota 10, promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas.
Serão premiados 21 profissionais, sendo os três primeiros colocados de cada uma das sete categorias do concurso (ônibus convencional, administração pública, transporte escolar, transporte alternativo, táxi auxiliar, táxi permissionário e fretado). Neste ano, 92 motoristas foram habilitados a participar. O primeiro colocado receberá uma premiação de R$ 3 mil, o segundo R$ 2 mil e o terceiro R$ 1 mil.
O Concurso Motorista Nota 10 busca valorizar o papel dos motoristas profissionais para o dia a dia de Campinas e sua responsabilidade na condução diária de milhares de vidas, além de incentivar a melhoria da qualidade do serviço prestado.
Os 92 motoristas que participaram do concurso foram indicados pelas empresas, sindicatos ou cooperativas em que trabalharam. Para indicar esses profissionais, as entidades levaram em consideração critérios como o relacionamento interpessoal, direção defensiva, comprometimento com o sistema de transportes e a apresentação pessoal.
Para definir os premiados, a Emdec analisou os prontuários de cada motorista envolvido na disputa e realizou uma pesquisa de satisfação feita com seus usuários. Além disso, a comissão julgadora levou em consideração um vídeo com um minuto de duração, no qual os candidatos apresentavam as razões para serem considerados "motoristas nota 10".

Fonte: EPTV
READ MORE - Em Campinas, Motoristas que se destacaram no transporte público serão premiados

Prefeito de Cuiabá defende mais qualidade do transporte coletivo


Na entrevista que concedeu a Rádio Cidade, o prefeito Francisco Bello Galindo Filho falou sobre vários assuntos, entre os quais o aumento da tarifa do transporte coletivo, programa tapa-buracos, projeto para solução do córrego do gambá e o serviço de coleta de lixo.
Galindo disse que não vê problema na aprovação de aumento da tarifa do ônibus municipal, desde que os serviços prestados sejam de qualidade. “Comparado com a situação nacional o preço da tarifa em Cuiabá não é cara. Campo Grande, que é uma cidade menor, cobra R$ 1,50 dos usuários do transporte coletivo”, pontuou o prefeito, reconhecendo que o sistema de transporte público, assim como a qualidade dos ônibus, precisa melhorar e que isso será cobrado das empresas.
Em relação ao programa tapa-buracos, o gestor cuiabano acredita que a melhor solução é o recapeamento das ruas da Capital. “Nós já estamos fazendo isso”, enfatizou, acrescentando que acredita que “até 2012 o problema dos buracos nas ruas de Cuiabá estará solucionado”.
Quanto à coleta de lixo, Galindo garantiu que o serviço será normalizado a partir da semana que vem. Ele reafirmou que a prefeitura pagou rigorosamente em dia o que devia à Qualix e disse “estar satisfeito com o trabalho inicial realizado pela Delta”, empresa que atualmente realiza a coleta de lixo.
O prefeito Chico Galindo ainda interagiu com os ouvintes da rádio Cidade, respondendo a outras perguntas como a de uma solução para acabar com o mau cheiro do córrego do Gambá. Ele garantiu que abra está incluída no orçamento do PAC II e será iniciada no ano que vem. “Haverá um grande projeto de urbanização na cidade, que vai eliminar de vez o mau cheiro do córrego do Gambá”, ressaltou.

Fonte: O Documento
READ MORE - Prefeito de Cuiabá defende mais qualidade do transporte coletivo

Em Brasília, bilhetes de ônibus não terão reajuste


O Governo do Distrito Federal anunciou ontem que não haverá reajuste de passagem. A decisão foi tomada depois de auditoria realizada nas planilhas de custos do transporte coletivo do Distrito Federal. Os formulários foram cedidos pelos próprios empresários de ônibus. A análise, que durou 29 dias, foi feita por auditores e especialistas do GDF com apoio de técnicos da Secretaria de Transporte de São Paulo. Os detalhes do trabalho serão apresentados pelo governador Rogério Rosso na segunda-feira.

O aumento era dado como certo pelos empresários. Eles alegam operar com deficit (1) de 28%, uma vez que não há reajuste de tarifa há quatro anos e meio. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF (Setransp-DF) disse que não irá se pronunciar enquanto não tiver mais informações sobre a conclusão da auditoria.

Apesar do anúncio, não há iminência de greve dos rodoviários, pelo menos por enquanto. Ontem, com três dias de atraso, os empresários da Viplan, da Planeta e da Riacho Grande depositaram na conta dos 8 mil rodoviários os 40% do adiantamento do salário e os R$ 112 da cesta básica, que deveriam ser pagos no último dia 20. Com isso, os motoristas e cobradores afastam a possibilidade de greve. A assembleia marcada para amanhã foi cancelada.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF (Setransp-DF), os patrões conseguiram honrar os compromissos trabalhistas com empréstimos nos bancos, uma vez que eles declaram estar no vermelho. No entanto, já deixaram a entender que não terão dinheiro para pagar o restante (60%) do salário dos trabalhadores, no próximo dia 5. “Ficaremos no aguardo dos novos fatos. Por enquanto, a possibilidade de greve está descartada”, afirmou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório.

READ MORE - Em Brasília, bilhetes de ônibus não terão reajuste

São Paulo: Trólebus bloqueiam trânsito sete vezes ao dia

sexta-feira, 23 de julho de 2010


Acima, uma rede elétrica com um remendo a cada 58 metros. Abaixo, buracos, lombadas e valetas. Nesse cenário, os trólebus de São Paulo se transformaram em mais um obstáculo para os motoristas. Esses veículos - sem barulho de motor nem emissão de poluentes - sofrem, em média, sete quedas de energia por dia, bloqueando as faixas de trânsito. Cada paralisação dura cerca de duas horas e meia.
As informações fazem parte do inquérito civil 740/2008 da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital e foram repassadas, na terça-feira, pela própria empresa que opera o sistema na cidade, a Viação Himalaia. Atualmente, a frota de trólebus é de 213 veículos. O contrato com a Himalaia previa troca de 140 deles, mas até hoje só 12, com mais de 30 anos de uso, foram trocados. O inquérito investiga a qualidade do transporte público e todos os depoimentos são colocados na internet, no site www.onibus.blog.br, pelo promotor que conduz a investigação, Saad Mazloum.
Segundo a Himalaia, entre janeiro de 2008 e abril deste ano, foram registradas 6.427 quedas de energia na rede de trólebus. As interrupções não ocorrem na rede toda, mas em pontos isolados do sistema. "Se tenho uma queda na Avenida Rio das Pedras, 70 carros (trólebus) ficam parados. Se a queda é no anel viário, ficam até 130 carros parados. Já se é na Rua Cardoso de Almeida, são dez carros", diz o diretor da empresa, André Lissiandre.
Os motoristas dizem sentir esse problema. "Teve uma vez em que eu desliguei o motor do carro por 20 minutos esperando o trólebus sair da rua", disse o analista financeiro Maurício Medeiros, de 37 anos, que trabalha no centro. "Já aconteceu de eu ficar dias inteiros sem trabalhar. Os trólebus ficam parados e bloqueiam a rua toda. Assim, fico sem clientes", comenta o taxista Nelson Costa, de 52 anos, que tem um ponto no cruzamento do Viaduto Jacareí com a Rua Santo Antônio.
Briga judicial. Ao Ministério Público, a Himalaia afirmou que o grande problema do sistema é a falta de manutenção da rede elétrica. A manutenção "deveria ser feita pela Eletropaulo, sob controle da SPTrans (empresa responsável pelo gerenciamento do transporte público de São Paulo)". "Ocorre que há uma briga judicial entre as duas empresas", diz. "O certo é que, no fim das contas, nenhuma das empresas está fazendo a manutenção." O promotor Mazloum confirma a existência do problema jurídico, mas diz que ainda não sabe quem tem razão. Por isso, convocou os presidentes da Eletropaulo e da SPTrans para prestar depoimento. Ele pode processar as duas empresas - e os presidentes - por danos morais coletivos.
A AES Eletropaulo disse, em nota, que "inspeciona e realiza a manutenção nas subestações e rede elétrica que abastecem as linhas de trólebus do centro da cidade 24 horas por dia", mas que não tem recebido pagamento pelo serviço. "A distribuidora move uma ação judicial para o recebimento dos valores gastos". A SPTrans não comentou a falta de pagamento.
Por conta dos atrasos, a Himalaia diz pagar R$ 100 mil em multas, em média, por mês, para a SPTrans. O argumento da empresa é que a frota é limitada. Se os trólebus ficam sem energia, eles precisam ser repostos por ônibus comuns. Assim, parte de sua frota é deslocada para socorrer os trólebus que ficam parados. As linhas comuns ficam com menos carros e, consequentemente, os intervalos aumentam, o que leva a multa.
Em nota, a SPTrans rebate. Diz que a média em 2009 foi de R$ 63 mil por mês em multas e, neste ano, está em R$ 68 mil. "Se considerarmos apenas as linhas de trólebus, que são as que podem sofrer as interferências em função da rede elétrica, em 2009 a Himalaia foi multada em R$ 95 mil por descumprir partidas. Menos de R$ 8 mil por mês. Em 2010, foram R$ 54 mil em multas, mantendo a média de menos de R$ 8 mil mensais."
Modelo ideal. Apesar dos problemas, os especialistas defendem os trólebus. Como são movidos a energia elétrica, eles não poluem. Já os 14 mil ônibus da cidade jogam, anualmente, 142 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Fonte: Estadão
READ MORE - São Paulo: Trólebus bloqueiam trânsito sete vezes ao dia

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960