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segunda-feira, 3 de maio de 2010Postado por Meu Transporte às 19:03 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Campinas: PAI-Serviço recebe mais cinco vans
De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), agora, o PAI contará com 25 vans. Antes, a frota era de 20 veículos.
Os investimentos na aquisição de mais cinco veículos (vans) foram da ordem de aproximadamente R$ 430 mil.
O serviço, que realizou cerca de 62 mil viagens no ano de 2009; agora terá capacidade para ampliar em 20% os deslocamentos, promovendo mais 6,8 mil viagens/mês.
“A entrega destes veículos é um elemento simbólico e estratégico porque, assim como as estações de transferência cidadãs, a rampa acessível do Paço Municipal e a nova Rodoviária, as vans do PAI-Serviço representam a busca da igualdade de oportunidade para os que mais precisam”, disse o prefeito Dr. Hélio.
Vale lembrar que, em 2006, o serviço dobrou sua frota de 10 para 20 veículos; portanto, essa é a segunda grande ampliação da frota nos últimos anos. O PAI-Serviço conta, ainda, com dois ônibus acessíveis exclusivos.
Junto com a ampliação da frota de vans, a cidade registra o crescimento da frota de ônibus adaptados no Sistema InterCamp – o que permite a integração das vans com o transporte coletivo, no serviço porta a ponto. Em 2005, Campinas tinha 22 ônibus acessíveis; e, atualmente, 262 ônibus adaptados já circulam nas ruas.
O número de usuários do PAI-Serviço também vem crescendo ano a ano. Em 2006, eram 362 cadastrados; em 2007, subiu para 426. No ano seguinte, quase dobrou, registrando 805 usuários; e, em 2009, já contabilizava 1.067 cadastrados. Agora, em 2010, o PAI soma 1.154 usuários cadastrados.
À medida que crescem os beneficiados, as viagens também se multiplicam. De 2006 para 2009, as viagens aumentaram mais de 283%.
A nova frota tem capacidade para transportar dois cadeirantes e mais dois usuários com andadores, em cada viagem.
Postado por Meu Transporte às 19:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Empresa paranaense assume transporte coletivo de Mauá
O certame para renovação da empresa que iria explorar o serviço durou quase quatro anos para chegar ao fim. Em 2006, o então prefeito Leonel Damo (sem partido) foi acusado de direcionar a disputa para que o setor de transportes continuasse nas mãos do empresário Baltazar de Souza, dono das empresas Januária e Barão de Mauá, que atuavam no município desde 1996.À época, as concorrentes denunciaram Damo, que já havia declarado a Viação Cidade de Mauá - de propriedade de Souza – como vencedora do lote 1.
Postado por Meu Transporte às 18:39 6 comentários
Marcadores: São Paulo
Manaus: Greve no transporte coletivo domina reunião da Câmara Municipal
Depois, foi a vez dos vereadores de situação defenderem o prefeito Amazonino Mendes e seu ponto de vista sobre a greve, manifestado em nota oficial da prefeitura publicada nos jornais do final de semana. Durante os debates, o vereador Marcelo Ramos (PSB) ameaçou ingressar com ação na Justiça contra o prefeito pelo suposto cometimento de crime de responsabilidade e o vereador Hissa Abrahão (PPS) reclamou porque sua proposta de uma CPI para apurar os problemas do setor de transporte público, acabou engavetada.
Os situacionistas revidaram, mostrando que os problemas do transporte coletivo são muito antigos e jamais resolvidos. Para o vereador Massami Miki (PSL) nunca houve um dia em que o problema fosse ao menos amenizado. Por sua vez, Wilker Barreto (PHS) criticou os membros da oposição que não participam das audiências públicas onde os problemas da cidade são debatidos. Ele disse que na semana passada ocorreu uma audiência sobre a questão do transporte público, onde os que hoje cobravam providências não apareceram. "Nem sempre quem é bom de discurso na tribuna é bom de trabalho", afirmou.
Diante da situação, o presidente da Casa, vereador Luiz Alberto Carijó (PTB) acatou a proposta do presidente da Comissão de Transportes, Jaildo dos Rodoviários (PRP) e se reuniu no auditório com as lideranças do movimento grevista, onde foi fechado o acordo para irem à prefeitura continuarem a reunião em presença do prefeito Amazonino Mendes, o que fizeram logo em seguida.
Postado por Meu Transporte às 18:35 1 comentários
Marcadores: Amazonas
Londrina: STJ mantém decisão que suspendeu aumento na tarifa do transporte público
“De fato, sem verificar a existência dos mencionados estudos técnicos, não há como concluir pela ocorrência de grave lesão à economia pública sustentada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização”, assinalou o presidente do STJ.
A companhia argumentou, em seu depoimento, que o decreto suspenso surgiu “em virtude da necessidade de manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão do transporte coletivo urbano”, determinando, assim, o aumento da tarifa de R$ 2,10 para R$ 2,25.
Com isso, o MP-PR (Ministério Público do Estado do Paraná) decidiu ajuizar uma ação em que questionou a legalidade do referido decreto municipal, sob o argumento de falta de motivação. Diante disso, o TJ (Tribunal de Justiça) paranaense suspendeu os efeitos do decreto.
Ainda assim, a companhia recorreu ao STJ, sustentando a necessidade do aumento da tarifa de transporte, sob o argumento de que a liminar que impede a sua efetivação poderá ocasionar grave lesão à ordem econômica e, ainda, que o aumento em questão equivale à sistemática do condomínio. Ou seja, “o aumento do valor dos insumos e a diminuição de quantidade de usuários causam um desequilíbrio no sistema”.
Afirmou, também, que o equilíbrio econômico-financeiro do sistema público de transporte coletivo do município só será mantido com o valor da tarifa em R$ 2,25, como previsto no Decreto Municipal 29.
Entretanto, o ministro Cesar Asfor Rocha manteve o entendimento que suspendeu o aumento da tarifa de ônibus em R$ 0,15, já que estudos prévios não foram realizados para constatar tal necessidade.
Postado por Meu Transporte às 18:22 0 comentários
Marcadores: Paraná
Rio: Acidente com ônibus deixa 23 feridos na Linha Amarela
De acordo com a Lamsa, concessionária que administra a rodovia, todos os feridos foram levados para o Hospital Salgado Filho, no Méier. Dois deles estão em estado grave, os demais sofreram ferimentos leves. Apesar da colisão, o trânsito é normal na Linha Amarela, segundo a Lamsa.
Fonte: O Globo
Postado por Meu Transporte às 18:04 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Em entrevista, Dilson Peixoto Mostra os desafios e avanços no Transporte Público de Recife
O blog Meu Transporte tem o prazer de entrevistar o Sr. Dilson Peixoto, Pres. Do Consórcio Grande Recife, antiga EMTU, esta entrevista tem como base perguntas feitas pelos nossos leitores que foram enviadas até março passado através do e mail: meutransporte@hotmail.com, temas que elevaram e muito essa entrevista, pois o Recife é hoje uma das cidades que mais sofrem em termos de transporte público como poucos corredores para ônibus, ônibus lotados, terminais desorganizados.
Segundo Dilson Peixoto este governo vem melhorando e muito a situação do transporte público na região metropolitana através da ampliação do SEI, sistema de bilhetagem eletrônico, Além da construção dos terminais da Caxangá, inaugurado em 2008, Pelópidas Silveira e Cabo, que já estão operando desde 2009, estamos tocando as obras e projetos de vários outros terminais, entre eles seis TI’s que seriam inicialmente construídos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Além disso, estamos tocando os projetos/obras de cinco corredores de ônibus (segue lista abaixo). Também está incluido nos projetos do consórcio a obra de requalificação da BR- 101, no trecho metropolitano, e a construção do Terminal Cidade da Copa (Cosme Damião).
Dilson Peixoto: A ampliação do Terminal Integrado do Barro já foi licitada e está aguardando a conclusão do processo de desapropriação para o início do trabalho. Atualmente, cerca de 150 mil pessoas passam pelo terminal, em dias úteis, através das 10 linhas que atuam no local. Após a ampliação, o terminal passará a ocupar 4.164,12 m2, em um terreno de 16.195,29 m2. A ampliação da estrutura física tem o intuito de acomodar melhor os passageiros, não estando prevista a ampliação no número de linhas do terminal.
2) Paradas de ônibus:
Existe um projeto para modernizar as paradas de ônibus da cidade, pois muitas paradas não tem abrigo deixado milhares de passageiros tomando sol, sem falar nos dias de chuva que não tem aonde se abrigarem?
Dilson Peixoto: Existem mais de 5 mil paradas de ônibus na Região Metropolitana do Recife, entre abrigos e colunas. Embora os abrigos sejam uma opção mais confortável para o usuário, nem sempre a colocação deles é possível, tanto pelas condições físicas da calçada (estreita, rebaixada, irregular) quanto em função das restrições impostas por alguns proprietários de lotes, que por ser contra a implantação acabam causando danos ao equipamentos ou acionamento o consórcio na Justiça para a retirada do ponto.
Em relação a modernização dos abrigos, o consórcio está priorizando, neste momento, as paradas localizadas nos corredores exclusivos de ônibus, tanto os que já existem como os que estão sendo construídos. Exemplo disto são as paradas programadas para o Corredor Norte-Sul, que irá se estender desde o município de Igarassu até as proximidade do Terminal Integrado de Joana Bezerra, com estações em nível (sem diferença de altura para a porta do veículo) e pagamento antecipado da tarifa, melhorando o tempo de embarque/desembarque.
O Grande Recife também está viabilizando, desde março de 2008, a substituição das paradas localizadas nos corredores viários da Avenida Boa Viagem, Avenida Conselheiro Rosa e Silva, Avenida Rui Barbosa e o bairro do Parnamirim. Essas paradas agora estão padronizadas com as cores verde e cinza, assentos, pontos de iluminação, espaço para colocação de cadeira de roda, e painéis com a lista de linhas que possuem ponto de embarque e de desembarque no local e outras informações de utilidade para os usuários.
3) E quanto aos abrigos que não tem painéis informativos de itinerário?
Dilson Peixoto: Atualmente, o usuário pode ter informações sobre o itinerário completo das linhas pelo site http://www.granderecife.pe.gov.br/, ou entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 081 0158. Porém, a colocação do itinerário completo das linhas nas paradas tem enfrentado dificuldade, pois eles são extensos e não há espaço físico nos painéis. Além disso, em geral as paradas agregam mais de uma linha, o que dificulta ainda mais a colocação do itinerário das linhas. Estamos, no entanto, em busca de soluções para esta questão.
Em relação aos nomes das linhas que passam nas paradas, esta informação está presente em paradas seletivas, como as da Avenida Conde da Boa Vista e de grandes corredores de transporte, como é o caso Avenida Rui Barbosa. Estamos trabalhando para levar este mesmo modelo para outras localidades.
É válido ainda salientar que quando corredores exclusivos de ônibus como: Norte/Sul, Leste/Oeste e Avenida Norte estiverem em operação, os usuários terão à disposição uma frota modernizada, incluindo a instalação de equipamentos como GPS, displays eletrônicos, entre outros, que possibilitarão o envio de informações, como horário de chegada e saída das estações – em tempo real para os passageiros.
4) Renovação da Frota
Como você vê a renovação da frota da Região Metropolitana?
Dilson Peixoto: Anualmente é estipulada uma meta para renovação de frota. Essa substituição leva em consideração as características das linhas a serem contempladas com os novos ônibus, que poderão ser comuns, alongados ou articulados. Porém, como não há condições de renovar toda a frota de uma só vez, o Grande Recife orienta às empresas operadoras a substituírem os ônibus por ordem de estado de conservação, e não exatamente por idade da frota. Em 2008 foram comprados 465 ônibus novos e em 2009, mais de 427 ônibus foram renovados na RMR.
5) Corredor da Imbiribeira
Dilson Peixoto: Existem projetos de corredores na Avenida Norte, Abdias de Carvalho, Domingos Ferreira e Pan Nordestina, mas e o corredor da Mascarenhas de Moraes?
A princípio os técnicos do consórcio estão trabalhando nos projetos dos corredores Norte/Sul, Leste/Oeste e Avenida Norte. A Avenida Mascarenhas de Moraes tem uma característica muito diferente dos demais corredores. Próximo a ela circula o Metrô, que alimenta as linhas de ônibus que trafegam pelo local. O projeto que existe atualmente para a avenida citada é a integração dos ônibus que ali trafegam com os terminais de Tancredo Neves, Cajueiro Seco, Aeroporto e Prazeres, todos em fase de construção ou licitação.
6) SEI
Como você vê a evolução do SEI?
Dilson Peixoto: O Sistema Estrutural Integrado é um dos projetos de maior importância para a ampliação da mobilidade da Região Metropolitana do Recife. Apesar de ser um projeto da década de 80, ele ainda é um marco revolucionário dentro do transporte público de passageiros. Durantes alguns anos, no entanto, por motivos vários, a ampliação do SEI esteve paralisada.
Na época da implantação do SEI, a concepção de integração e transporte público que se tinha era de terminais fechados de integração. Porém, com o surgimento de novas ferramentas tecnológicas que dão suporte à bilhetagem eletrônica e às centrais de controle operacional, o SEI ganhou um incremento ainda maior.
7) Vale comum e Vale do Idoso Quando os vales comuns chegarão de fato no bolso do usuário?
Dilson Peixoto: Haverá cartões específicos para idosos e pessoas com deficiência. Estes cartões deverão ser lançados ainda em 2010. Com o cartão na mão, idosos e pessoas com deficiência poderão decidir se querem permanecer na área prioritária ou se optam por passar pela catraca, sem a necessidade de pagamento de tarifa, já que a nova tecnologia registra o caráter gratuito deste tipo de utilização. O Vale comum também ganhará ás ruas até 2011.
8) O que o Grande Recife vem fazendo para combater a evasão de receita?
Dilson Peixoto: Infelizmente uma das principais formas de evasão de receita identificada pelo Grande Recife é através da utilização de documentos de forma indevida p ara obtenção da gratuidade nas viagens do STPP/RMR. A falsificação de carteiras de Livre Acesso e má utilização das gratuidades obtidas com o uso irregular do VEM Criança e estudante e trabalhador, quando identificadas, são de imediato repassadas à Polícia.
9) Modernização do sistema
Dilson Peixoto: Uma das últimas novidades foi a modernização do sistema de bilhetagem eletrônica. A ampliação dos benefícios da bilhetagem eletrônica para um número maior de usuários foi possível graças à criação de novas modalidades de cartões e a adoção de uma tecnologia de ponta, capaz de agregar inúmeras funcionalidades.
Com a criação do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) o Grande Recife já opera com os cartões VEM Trabalhador, VEM Estudante e VEM Infantil - que possibilita aos usuários a utilização dos os ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), girando a catraca, acabando de vez com a necessidade de pular ou se arrastar por baixo do equipamento.
Outro destaque é o chamado carregamento embarcado. Ou seja, a inserção de créditos no cartão eletrônico (seja para o trabalhador ou estudante) é feita no próprio ônibus, após pagamento de boleto bancário ou documento de arrecadação, que pode ser gerado através da internet. Com isso, os usuários não precisam mais enfrentar filas.
10) Reciclagem de Motoristas
Dilson Peixoto: O Grande Recife desenvolve junto com as empresas operadoras um curso de multiplicação de formadores. Ou seja, atua na formação de instrutores que trabalharão com motoristas e cobradores. O treinamento incluiu, entre outros temas, a operacionalização dos elevadores de acesso e a questão comportamental (atendimento aos usuários). É fornecido para os formadores, material didático e os planos de aulas que serão usados no curso. Além deste curso, todos os motoristas que renovam suas CNH, precisam passar pelo curso “Condutores de Transporte de Coletivos”, ministrado durante 50h. Nele, os motoristas reciclam seus conhecimentos sobre legislação de trânsito, primeiro socorros, direção defensiva e atendimento ao cliente.
11) Dias de jogos
Dilson Peixoto: Os atos de vandalismo em dias de jogo de futebol deixaram tristes lembranças para os usuários do transporte público em 2009. O gasto total com reparos de coletivos cresceu quase 77% em relação ao ano de 2008. Em 2009, 1.835 veículos foram depredados, totalizando 4.754 itens avariados e um prejuízo de R$683.294,00. O saldo negativo aconteceu após 89 jogos nos estádios da Ilha do Retiro, Aflitos e Arruda.
O Grande Recife monta periodicamente programações especiais, feitas para fiscalizar os corredores de ônibus e os pontos em que as depredações costumam acontecer com mais freqüência. Essa ação facilita a identificação dos infratores e ajuda ainda mais o trabalho da Polícia. Durante os jogos, policiais são deslocados de suas funções habituais para se dedicar ao policiamento em áreas estratégicas de depredação. Os atos de vandalismo assustam e preocupam a todos, motoristas, cobradores e usuários.
Em 2010, durante os jogos do Campeonato Pernambucano e Copa do Brasil, em partidas realizadas na capital pernambucana, mais de 830 ônibus já foram depredados, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 234 mil.
12) Sobre VLT em Recife
Dilson Peixoto: É um sistema moderno, prático e funcional. Futuramente, O VLT poderá, de forma agregada às estações de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e Cabo de Santo Agostinho, ofertar aos usuários um serviço diferenciado. Temos vários exemplos pelo mundo afora que atestam os bons resultados deste tipo de modal.
13) Sobre desoneração tarifária
Dilson Peixoto: O Grande Recife reconhece a importância das discussões em torno da obtenção dos subsídios para oferecer uma tarifa mais baixa com um serviço melhor. Nos últimos três anos temos tem participado de uma série de encontros, discussões e debates em torno da desoneração tarifária, incluindo as mobilizações realizadas através da Frente Nacional de Prefeitos e do Fórum de Dirigentes de Secretários de Trânsito e Transporte Público do Brasil.
Já está no Senado Federal um novo Projeto de Lei de estímulo à desoneração tarifária, ou seja, de redução do preço das passagens do transporte público coletivo do País, a partir da concessão de subsídios para o setor. Se for sancionada pela Presidência da República e realmente posta em prática, irá beneficiar milhões de brasileiros que utilizam o transporte público diariamente.
Mande sua pergunta e dúvida, pois em breve faremos outra entrevista com o Consórcio Grande Recife de Transportes como por exemplo a Compra de ônibus usados pela Empresa São Judas Tadeu.
Clayton Leal
Postado por Meu Transporte às 01:51 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco, Reportagem especial
Rio de Janeiro: Ônibus circularão com poesias
A Academia já selecionou 400 textos de aproximadamente 60 escritores, entre os quais, Vinícius de Moraes, João Cabral de Mello Neto e Manuel Bandeira. Segundo o presidente da entidade, Marcos Vilaça, a ideia é transformar os ônibus em livros de poesia ambulantes. Para o imortal, a campanha pode ser classificada como um importante e responsável serviço público.
– Multiplicar o hábito da leitura e o estímulo ao conhecimento é uma missão enormemente sedutora para nós da ABL. Por isso não titubiamos em participar do projeto. O que queremos através desta iniciativa é aproximar o cidadão das manifestações culturais. E nenhum lugar melhor do que os ônibus para isto, já que os passageiros permanecem ali por um tempo considerável, e podem aproveitar este momento para lerem uma boa poesia –, explicou o presidente Marcos Vilaça.
Para o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues, esta é uma medida de grande valor, que tem tudo para virar uma grande sensação entre os usuários de ônibus no Rio. O secretário ressaltou que o acesso à cultura é um direto de toda a humanidade, e que esta é uma forma inteligente e eficaz de se proporcionar este direito à população.
– Queremos estender este privilégio também aos outros municípios do estado. Nossa intenção é fazer com que a população comece e termine o dia de trabalho de maneira mais agradável, através do contato com a cultura brasileira –, declarou o secretário.
Postado por Meu Transporte às 01:29 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro