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domingo, 21 de março de 2010Postado por Meu Transporte às 09:10 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Espiríto Santo
Uberaba: Deficiente sofre com rampas estragadas nos ônibus
A informação dá conta de que as rampas dos ônibus da empresa Líder não funcionam e quem precisa chegar ao destino fica mais de 2 horas aguardando solução.
De acordo com o estudante, os carros de número 6130, 6000, 8040 e 6110 fazem parte da lista de veículos que apresentam a dificuldade.
O diretor do Departamento de Operação e Fiscalização do Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, afirmou que irá solicitar fiscalização dos carros mencionados e irá tomar providências cabíveis. O diretor da empresa Líder, André Barsan, não foi encontrado.
Fonte: Jornal da Manhã
Postado por Meu Transporte às 09:06 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Estado inaugura canteiro de obras para a construção do metrô na Barra
sábado, 20 de março de 2010
"Não tenha dúvida que essa obra é um presente, um sonho que existe há mais de 30 anos. Nesse primeiro momento serão feitas as sonadagens e acredito que daqui a três meses comecem as obras de escavações", relatou Cabral.
Outras estações serão criadas nos bairros da Gávea, São Conrado, Leblon e Ipanema, na Zona Sul, para interligar a Barra da Tijuca até a Linha 1, que tem como ponto final, a estação General Osório, em Ipanema.
"Obra é um negócio complicado, é difícil de saber quando termina. Mas nesse caso, acho que conseguimos entregar 75% até 2014", disse o governador.
As obras da nova linha do metrô foram orçadas em R$ 4 bilhões e segundo cálculos do governo, cerca de 240 mil pessoas seriam beneficiadas com o novo itinerário.
Para o ano de 2010, está previsto um gasto de até R$ 300 milhões para as escavações e sondagens dos túneis do metrô. O governador afirmou que os custos teriam que ser reduzidos, caso a emenda Ibsen, que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo, seja aprovada. Entretanto, Cabral ressaltou que acredita no veto do presidente Lula à emenda.
- Os moradores da Barra da Tijuca estão empolgados com a construção do metrô no bairro. Vivendo na Barra há mais de 30 anos, José Wilson Cordeiro, diretor da Associação Comercial e Industrial da Barra, acredita que o novo transporte vai atrair investidores e empresas de grande porte à Zona Oeste.
"Esta briga para a construção do metrô na Barra acontece há mais de 20 anos. Acredito que o metrô seja a grande solução para atrair investidores comerciais e empresariais, além da própria valorização dos imóveis na região", observou Cordeiro.
Postado por Meu Transporte às 17:43 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Passageiros de ônibus de Joinville terão de usar cartões retornáveis ou Cartão Ideal neste sábado
Postado por Meu Transporte às 17:39 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Em Maceió, Abrigos de ônibus não atendem às necessidades da população
“Além da questão de ser um abrigo que possa proteger do sol e da chuva, é importante que os assentos sejam adequados para que as pessoas se sentem. Iisso também é alvo do meu projeto. A ideia é monitorar os pontos, para saber qual a real necessidade da população e dessa forma chegar em um abrigo que possa ser útil para quem precisa andar de ônibus”, encerrou Walsyneide.
- Usuários buscam proteção contra sol e chuva
Muitos usuários de transporte coletivo buscam proteção contra sol e chuva em árvores e barracas de lanche localizadas nos pontos de ônibus. Buscar uma sombra enquanto o ônibus não chega é que fazem muitos passageiros, como as amigas Camila Silva e Marisa Oliveira.
Ao deixarem a escola, no Centro Educacional Antônio Gomes de Barros, as estudantes se dirigem ao ponto e, com outros alunos, se refugiam do sol na sombra de uma árvore. Quando chove, elas contam, o jeito é subir nos bancos do abrigo na tentativa de não se molhar, o que é repetido por quem está à espera do ônibus.
“A gente tem que dar um jeito porque esses pontos não protegem de nada. É muito ruim porque a gente já sai da escola com uma temperatura muito alto e é difícil ficar no ponto também assim. Tem dias que em que essa árvore fica cheia de gente em busca de uma sombra”, colocou Marisa.
- Novos pontos
Em Maceió há 1.500 paradas de ônibus, sendo 338 pontos de concreto e 164 metálicos. De acordo com José Guilherme da Silva, assessor especial de transporte urbano da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), os pontos metálicos foram colocados após um estudo e novas estruturas serão implantadas na cidade. Ele afirmou que esse tipo de abrigo custa cerca de R$ 8 mil e os de concreto chegam a R$ 13 mil por unidade.
“Essa é uma questão muito delicada. Estamos fazendo a substituição, mas há alguns lugares onde ficaram os de concreto, para evitar a ação dos vândalos. É difícil se chegar a um ponto ideal, que agrade a todos. Na Fernandes Lima, por exemplo, de um lado da avenida tem momentos do dia em um ponto terá sol e outros não. O sol gira, o ponto não tem como ser assim. Estudamos a possibilidade de colocar algo na lateral para o caso de chuva, mas se isso acontecer iria prejudicar a visão de quem está esperando o ônibus”, colocou Silva.
Além dos abrigos metálicos, que tanto incomodam a população, um outro problema é a falta de estruturas em determinados bairros da cidade. De acordo com Silva, o grande problema é que algumas ruas e avenidas não oferecem calçadas amplas o bastante para a colocação dos abrigos e os pontos são indicados por placas.
“Quando vamos colocar um abrigo é preciso haver um estudo amplo, inclusive do solo. Se colocarmos abrigos em determinados locais, passar pela calçada vai ficar inviável. Entendemos todas as necessidades e reclamações da população e a SMTT está atenta para solucionar”, colocou Silva.
Postado por Meu Transporte às 17:32 0 comentários
Marcadores: Alagoas
SuperVia pagará R$ 6 mil a passageiro retirado de trem por seguranças
Na ocasião, Tiago foi levado para a delegacia policial mais próxima e só foi liberado com a chegada de sua mãe, Cristina Campos, que teve que sair do trabalho para buscá-lo. A indenização será repartida entre mãe e filho, que receberão R$2 mil e R$4 mil, respectivamente.
De acordo com a desembargadora Maria Augusta Vaz de Figueiredo, relatora do processo, a SuperVia não apresentou provas suficientes acerca de desvios na conduta do passageiro, não havendo razão para a sua retirada do trem. Ainda segundo a desembargadora, é obrigação da transportadora, por contrato, conduzir os passageiros em segurança até o destino final, salvo motivo comprovado e válido para interrupção do serviço.
Postado por Meu Transporte às 17:25 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô, Videos
Site do metrô-SP ignora filas ao simular trajetos
A maior diferença anotada pela reportagem foi de 34 minutos, da Estação Tietê (Linha 1-Azul) para a Estação Giovanni Gronchi (Linha 5-Lilás). A menor foi de 11 minutos, entre as Estações Santo André da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Barra Funda.
A ferramenta que informa os tempos de viagem fica no topo do site da companhia (www.metro.sp.gov.br). Nela, é possível programar a viagem com antecedência, selecionando as estações de embarque e desembarque em todas as paradas do Metrô e da CPTM. O guia informa quais são as estações em que é preciso fazer baldeação e quais são os custos da viagem, além de indicar que o tempo apresentado é o menor, entre a origem e o destino. O site tem 196 mil acessos por mês e 35% dos visitantes (cerca de 70 mil) entram no simulador de trajetos.
Postado por Meu Transporte às 17:13 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Niterói inauguração de corredor viário cria um novo modelo de mobilidade no município
sexta-feira, 19 de março de 2010
Considerado fundamental para a reorganização do trânsito de Niterói, o Corredor Viário Metropolitano da Alameda São Boaventura e Avenida Feliciano Sodré será inaugurado neste sábado (20/3), às 9h, pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes. Com seis quilômetros de extensão, esta é a primeira via expressa do estado do Rio dotada com faixas exclusivas para ônibus.
- A obra, executada pela Secretaria de Transporte em parceria com a Prefeitura de Niterói, cria um novo modelo de mobilidade no município e garante acessibilidade total aos portadores de necessidades especiais. As intervenções contemplam ainda outras ruas importantes para o fluxo do trânsito na região central de Niterói, como Feliciano Sodré, Saldanha Marinho e Praça Renascença. As vias foram equipadas com um moderno sistema de sinalização, nova iluminação, recapeamento e ampliações de pistas.
Na Alameda São Boaventura, a principal intervenção foram as seis plataformas de embarque e desembarque para ônibus, construídas sobre o canal Dona Vicenza, que corta os 3,5 quilômetros da via. Com o novo sistema, os ônibus só poderão circular pela pista junto ao canal, que será segregada das demais faixas por tachões. As estações substituirão os pontos de ônibus distribuídos pela avenida. Cada baia tem capacidade para seis ônibus ao mesmo tempo. Tudo isso proporcionará maior fluidez do trânsito na via.
- Além da Alameda e da Feliciano Sodré, o novo complexo viário também contou com importantes intervenções nas ruas Saldanha Marinho, Manuel Pacheco, Washington Luiz e Praça Renascença. Toda essa área recebeu nova sinalização semafórica. O novo sistema contempla 28 travessias, sendo 16 na Alameda São Boaventura, seis na Avenida Feliciano Sodré, seis na Rua Saldanha Marinho. O controle dos novos semáforos – 89 ao todo - será feito por meio de um sistema digital de monitoramento eletrônico, que permite sincronizar os fluxos das estações e da Alameda. As vias receberam ainda novas placas de trânsito e sinalização horizontal.
As ruas beneficiadas ganharam novos postes de luz, tiveram o meio-fio recuperado e ganharam asfalto novo. Mas a principal novidade fica por conta dos cuidados que foram tomados para garantir o padrão de mobilidade para portadores de necessidades especiais, como deficientes visuais e cadeirantes. Agora, para atravessar a Alameda, a Feliciano Sodré e a Saldanha Marinho com segurança, os deficientes visuais só precisarão acionar as botoeiras sonoras presas aos postes dos semáforos. Esses equipamentos emitirão um som alertando sobre o tempo que resta para a travessia. Todos os cruzamentos ganharam rampas para cadeirantes e faixas com pisos táteis.
- A Alameda São Boaventura também passou por uma revitalização paisagística. Ao longo das obras, a Secretaria de Meio Ambiente de Niterói e a Secretaria Estadual de Transportes desenvolveram um amplo Plano de Compensação Ambiental, que contou com o plantio de 377 só na via principal e mais de oito mil mudas em diversas ruas do entorno e outros pontos da cidade.
A arquitetura das estações
Principais intervenções
Alameda São Boaventura
Ganhou seis estações: Getulinho, Riodades, Horto, Bairro Chic, João Brasil e Nossa Senhora das Mercês. Além das novas estações, a via recebeu novo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e semafórica, iluminação pública, e serviços de pavimentação, plantio de árvores e arbustos.
- Avenida Feliciano Sodré
Principal corredor viário utilizado pelos motoristas que vêm da Alameda, Rodovia Amaral Peixoto, Avenida do Contorno e Benjamim Constant, em direção ao Centro, a Avenida Feliciano Sodré tem agora quatro faixas no sentido Centro e duas faixas exclusivas para ônibus no sentido Ponte Rio-Niterói. Recebeu nova iluminação pública e da sinalização semafórica sincronizada com o sistema da Alameda. Nesta avenida há quatro estações de passageiros:
Rodoviária Roberto Silveira, Moinho Atlântico, Mercado Municipal e Ponto Cem Réis.
Rua Saldanha Marinho
A rua será o acesso para os carros que seguem do Centro em direção a Ponte Rio-Niterói e que não poderão mais passar pela Feliciano Sodré. A via passou por ampla revitalização, recebendo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária, modernização da iluminação pública e rampas para cadeirantes em todos os cruzamentos. Para evitar congestionamentos, está proibido o estacionamento ao longo da via.
- Praça Renascença
Adequações de espaço e remanejamento de postes, para implantação da quarta faixa de rolamento da Avenida Feliciano Sodré, além de melhorias urbanísticas, novo paisagismo, iluminação pública, e acesso para a Rua Manuel Pacheco de Carvalho e Rua Fróes da Cruz, em direção ao Centro.
Rua Washington Luiz
Via transversal à Rua Saldanha Marinho. Nela foi construída uma ponte com 10 metros de largura e 10 metros de comprimento sobre o canal, além dos serviços de recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e iluminação pública.
Rua Manuel Pacheco de Carvalho
A Rua Manuel Pacheco de Carvalho é continuação da Rua Saldanha Marinho. Passa a contar com duas faixas de rolamento no sentido Praça Renascença. Receberá novo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e melhorias na iluminação pública.
- Números
Passageiros: 250 mil/dia
Ônibus/hora: 240 na Alameda São Boaventura e 530 na Feliciano Sodré
Linhas Municipais: 24
Linhas Intermunicipais: 107
Automóveis: 50mil/dia
Fonte: Governo do Rio de Janeiro
Postado por Meu Transporte às 22:55 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro