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Trem é a melhor opção para chegar ao autódromo de Interlagos

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Assistir ao GP de Fórmula 1 em Interlagos é ótimo programa. Assistir sem a preocupação de como ir e voltar para casa ou hotel é melhor ainda. Uma boa dica é a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], que oferece trens de qualidade, estação próxima ao Autódromo e operação especial planejada para esse grande evento.

A Estação Autódromo [Linha 9-Esmeralda], que fica a 600 metros do portão de acesso ao setor G do Autódromo de Interlagos, atenderá, além dos moradores da capital, aos milhares de turistas que irão assistir à corrida.

Além de trens extras com ar-condicionado, haverá orientadores bilíngues identificados para prestarem informações aos turistas estrangeiros. A Estação Autódromo contará também com placas e avisos sonoros de orientação em inglês, distribuição de panfletos com o mapa do trajeto entre a estação e o portão de acesso ao setor G do autódromo.

Para mais informações, ligue para o Serviço de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 055 0121, ou acesse o hotsite do evento: www.cptm.sp.gov.br/gp2010

Ir de trem para assistir ao GP de Fórmula 1 é a melhor opção para quem não quer se preocupar com trânsito, com estacionamento nem gastar com táxi, ou quer se divertir de forma segura, rápida e econômica.

De qualquer ponto de São Paulo

Com apenas R$ 2,65, o usuário pode se deslocar de diversos pontos da região metropolitana de São Paulo para o autódromo, utilizando as integrações gratuitas entre CPTM e Metrô e o sistema ORCA, da EMTU [especialmente disponibilizado para atendimento ao Grande Prêmio de Fórmula 1].

Além das sugestões abaixo, os usuários podem acessar o site http://www.cptm.sp.gov.br/para traçarem sua rota até a Estação Autódromo. Na web é possível simular diversos trajetos, de diferentes pontos da região metropolitana de São Paulo.

Veja os roteiros disponíveis para acessar o autódromo partindo de diferentes regiões:

Avenida Paulista: os torcedores que moram ou estiverem hospedados nessa região, incluindo Sumaré e Perdizes, podem utilizar a Linha 2-Verde, do Metrô, desembarcando na Estação Vila Madalena. Dali, por meio de integração gratuita, embarcar na Ponte ORCA até a estação Cidade Universitária, na Linha 9-Esmeralda. De lá, seguir sentido Grajaú até a estação Autódromo.

Zona Norte: acessar o metrô por uma das estações da Linha 1-Azul, entre Tucuruvi e Tiradentes, e seguir no sentido Jabaquara até a estação Ana Rosa. Naquela estação, por meio de integração gratuita, embarcar na Ponte ORCA até a estação Vila Olímpia, na Linha 9-Esmeralda. Seguir, então, no sentido Grajaú até a estação Autódromo.

Zona Sul: nessa região, o torcedor que puder acessar diretamente a Linha 9-Esmeralda, da CPTM, embarcará no sentido Grajaú e descerá na estação Autódromo. Ou, se necessário, deve usar uma das duas linhas do Metrô: a Linha1-Azul, se estiver entre os bairros de Jabaquara e Liberdade; ou a Linha 5-Lilás, se estiver entre as regiões de Capão Redondo e Giovanni Gronchi. No primeiro caso, deverá seguir até a estação Ana Rosa, na Linha 1-Azul e dali, por meio de integração gratuita, embarcar na Ponte ORCA até a Estação Vila Olímpia, na Linha 9-Esmeralda. Seguir então no sentido Grajaú até a estação Autódromo. No caso da Linha 5-Lilás, fazer a integração para a Linha 9-Esmeralda na Estação Santo Amaro e, de lá, seguir sentido Grajaú.

Zona Leste: moradores de municípios vizinhos à capital, com divisa na região Leste, como Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e toda a área do Alto Tietê, podem utilizar as linhas 11-Coral [Estudantes-Luz] e 12-Safira [Calmon Viana-Brás] da CPTM. Utilizando a Linha 11-Coral, desembarcar na Luz e fazer a integração gratuita para a Linha 1-Azul, do Metrô. Seguir então no sentido Jabaquara até a estação Ana Rosa. Em Ana Rosa, embarcar na Ponte ORCA, em integração gratuita, até a estação Vila Olímpia, na Linha 9-Esmeralda. De lá, seguir sentido Grajaú até a estação Autódromo. Quem utilizar a Linha 12-Safira, deve desembarcar na estação terminal Brás. Naquela estação, fazer a integração gratuita com a linha 3-Vermelha do Metrô até a Sé. A partir daí, embarcar em trem da Linha 1-Azul do Metrô no sentido Jabaquara, desembarcar em Ana Rosa, embarcar na Ponte Orca até a Estação Vila Olímpia, na Linha 9, e seguir o trajeto para o autódromo.

Zona Oeste: as regiões de Francisco Morato e de Itapevi são servidas por linhas da CPTM. Assim, quem sair de municípios vizinhos [Jundiaí, Várzea Paulista, Francisco Morato, Caieiras e Franco da Rocha] e bairros da Zona Oeste da Capital [Perus, Pirituba, Lapa], poderá acessar a rede por meio das estações da Linha 7-Rubi. Descer na estação Palmeiras-Barra Funda, fazer a integração gratuita para a Linha 8-Diamante sentido Itapevi, seguir até Presidente Altino e integrar-se, novamente, gratuitamente para a Linha 9-Esmeralda sentido Grajaú, descendo na estação Autódromo. Já quem vem de Itapevi e bairros atendidos pela Linha 8-Diamante deve seguir até as estações Osasco ou Presidente Altino e fazer a integração gratuita para a Linha 9-Esmeralda, sentido Grajaú, a fim de descer em Autódromo.

Grande ABC: quem estiver na região do ABC pode usar a Linha 10-Turquesa [Rio Grande da Serra-Luz] até a Luz e fazer a integração gratuita para a Linha 1-Azul, do Metrô, no sentido Jabaquara. Descer na estação Ana Rosa e embarcar gratuitamente na Ponte ORCA para o trajeto até a estação Vila Olímpia, na Linha 9-Esmeralda. Seguir então sentido Grajaú e descer na estação Autódromo.

Quem for de São Caetano do Sul, também pode utilizar a nova estação Tamanduateí, que integra gratuitamente com a Linhas10-Turquesa da CPTM e Linha 2-Verde do Metrô. A Estação Tamanduateí do Metrô ainda está em fase de testes, por isso, opera em horário reduzido, das 8h30 às 17h. No entanto, o usuário pode utilizar a estação da CPTM das 4h às 24h.

Outra opção é utilizar o sistema EMTU por meio do ônibus linha 376 - Diadema [Terminal Metropolitano de Diadema] / São Paulo [Morumbi], cujo terminal inicial é na Av. Presidente Kennedy/Av. Fabio Eduardo Ramos Esquivel e o terminal final: estação Berrini Linha 9-Esmeralda. Pegar nesta estação o trem sentido Grajaú até a estação Autódromo.

EMTU/SP terá linha Aeroporto Internacional - Autódromo

A EMTU/SP prolongará o itinerário da linha metropolitana E-437TRO-000-R Guarulhos [Aeroporto Internacional de São Paulo] - São Paulo [Itaim Bibi] nos dias 06 [sábado] e 07 de novembro de 2010 [domingo] para oferecer mais uma opção aos usuários e agilizar a locomoção dos turistas que vão desembarcar no Aeroporto Internacional de São Paulo com a intenção de assistir ao GP Brasil de Fórmula 1.

Os oito veículos que compõem a frota da concessionária Internorte estenderão o percurso até as imediações do Autódromo [Avenida Jacinto Júlio x Avenida Feliciano Correia] e, na volta ao Aeroporto, o ponto inicial previsto é o cruzamento da avenida Rio Bonito com a Avenida Antonio B da Silva Sandoval. Não haverá paradas intermediárias. O itinerário estabelecido poderá sofrer adequações de acordo com as necessidades operacionais da CET/SP e SPTrans. A tarifa será a mesma cobrada no itinerário normal: R$ 31,00.

Fonte: CPTM
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Dilma Russeff pretende dar continuidade ao polêmico projeto do trem-bala

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) declarou que seu governo pretende dar continuidade ao polêmico projeto do trem-bala, que custará mais de R$ 33 bilhões e deverá ligar o Rio a São Paulo. A intenção do projeto original, previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), era concluí-lo a tempo para a Copa de 2014, mas isso dificilmente ocorrerá. Para ela, é um absurdo os críticos da obra afirmarem que o novo meio de transporte não é necessário.
- É um absurdo achar que o trem-bala não precisa ser feito - criticou.
Os que se manifestam contrários à obra argumentam que o preço será muito caro e que, além disso, a tarifa cobrada, que poderá ser de R$ 199, não atrairia passageiros que, com esse valor, poderiam se valer de viagens aéreas.
- Essa conversa (do alto custo da obra) vigorou com o metrô. Achavam que custava muito caro e que era melhor investir em corredores de ônibus. Por causa disso, somos um dos países que atrasaram o metrô.

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Santos terá novo sistema de transporte

Um convênio assinado entre o governo de São Paulo e as prefeituras de Santos e São Vicente poderá estabelecer um novo sistema de transporte público para a região da Baixada Santista. O projeto visa a implantação do Metrô Leve, que utilizará VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos).

De acordo com o governo paulista, o edital de licitação para a escolha da empresa que fará a construção e a operação da primeira etapa do SIM (Sistema Integrado Metropolitano) será publicado nesta semana. O investimento total será de R$ 688 milhões.
O contrato assinado prevê o aproveitamento da linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em Santos e São Vicente, permitindo a revitalização do entorno.
O SIM vai reestruturar ainda as linhas de ônibus municipais e intermunicipais, além de agregar ciclovias e interligar todos esses meios de transporte.

Entre os principais benefícios do modal destacam-se redução dos congestionamentos, da poluição sonora e do ar e do tempo de viagem em 33%, além de oferecer mais conforto ao passageiro e menos interferência no tráfego urbano.
"O SIM abre um novo capítulo na história da cidade e da região. É um projeto sustentável, que se preocupa com as futuras gerações e que surge como alternativa aos meios de transporte individuais, ajudando no problema dos congestionamentos que vêm atingindo todas as cidades de porte médio”, destacou João Paulo Tavares Papa, prefeito de Santos.

Fonte: Webtransport
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Rio de Janeiro: Passageiros tiram as dúvidas sobre o Bilhete Único

O sistema de transportes do Rio tem novas regras que passam a valer a partir de sábado (6). O carioca vai ter que se acostumar com a cor dos ônibus, por exemplo, que vai mudar. E também entra em vigor o Bilhete Único do município.

Fonte: RJTV
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SPTrans informa alteração de itinerários na Zona Leste

A SPTrans informa que a partir do dia 6 de novembro, quatro linhas de ônibus que tinham parte do seu trajeto pelo acesso da Avenida Marechal Tito para a Rua Beraldo Marcondes (Praça José Caldini), na zona leste, na qual gerava acidentes e morosidade no trânsito, terão alterações nos itinerários para a Rua Henrique de Paula França. A SPTrans ressalta que com a medida, haverá melhoria na fluidez das linhas e possibilitará viagens mais rápidas aos usuários.
Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:
2582/10 Vila Nova Curuçá – Term. Pq. D. Pedro II
2583/10 Vila Curuçá – Term. Pq. D. Pedro II
2764/10 Vila Nova Curuçá – Metrô Penha
Ida:
normal até a Av. Mal. Tito, Rua Henrique de Paula França, Rua Beraldo Marcondes, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
3702/10 Est. José Bonifácio – Metrô Penha
Ida:
normal até a Av. Mal. Tito, Rua Henrique de Paula França, Rua Beraldo Marcondes, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

Fonte: SPTrans
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Promessas de Dilma Russeff para o Transporte Público e Mobilidade Urbana no Brasil

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vejam aqui as promessas que a futura presidenta do Brasil Dilma Russeff fez durante a campanha no que diz respeito a infra-estrutura nas principais cidades e na questão de resolver os problemas do transporte público no país, vejam a lista de promessas:

*       Modernizar o transporte público das grandes cidades.
*       Investir R$ 18 bilhões em obras de transporte público.
*       Implantar transporte seguro, barato e eficiente.
*       Ampliar o aeroporto Galeão/Tom Jobim, com a conclusão do terminal 2 e melhorias no terminal 1.
*        Fazer novos aeroportos em Goiânia, Cuiabá e Porto Seguro (BA).
*       Ampliar os aeroportos Afonso Pena (Curitiba) e Guarulhos.
*       Fazer nova pista no aeroporto de Confins (Belo Horizonte).
*       Construir o aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN).
*       Fazer o trem de alta velocidade (entre Rio e São Paulo).
*       Expandir e construir metrô nas principais aglomerações urbanas.
*       Ampliar o Trensurb em Porto Alegre.
*       Duplicar as rodovias BR-116 e BR-386, no Rio Grande do Sul.
*       Estender a rodovia BR-110 (RN).
*       Duplicar e melhorar as estradas: Manaus-Porto Velho, Cuiabá-Santarém, BR-060 em Goiás, BR-470 em Santa Catarina, BR-381 em Minas (de BH a Governador Valadares), BR-040 (de BH ao Rio).
*       Concluir a Via Expressa em Salvador.
*       Ampliar e modernizar os portos de Salvador, Vitória, Itaqui (MA), Suape (PE) e Cabedelo (PB).
*       Fazer 51 grandes obras viárias, como novos corredores de transporte, mais metrô e veículos leve sobre trilhos.
*       Eliminar os gargalos que limitam o crescimento econômico, especialmente em transportes e condições de armazenagem.
*       Investir em transporte de carga.

Fonte: O Globo
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