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Com cones, empresa improvisa corredor de ônibus em São Paulo

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O desrespeito dos motoristas num trecho exclusivo para ônibus na avenida Cruzeiro do Sul, na zona norte de São Paulo, levou uma empresa de transporte que opera ali, o Consórcio Sambaíba, a criar um corredor improvisado para os coletivos.

Há cerca de seis meses, das 16h às 20h, horário de maior movimento, a empresa instala cones nas proximidades de dois pontos. O objetivo é evitar que os carros estacionem nos locais proibidos e invadam a faixa de ônibus.

Um dos pontos, onde há um recuo para a parada dos coletivos, fica ao lado da estação Santana do metrô. O outro, a cerca de 50 metros.

Isadora Brant/Folhapress

No trecho, a circulação de carros já é proibida das 6h às 20h durante os dias de semana. Na prática, porém, os carros invadem a faixa reservada para os ônibus, principalmente para o desembarque de passageiros do metrô.

No fim da tarde de ontem, com cones instalados e fiscais da empresa presentes, carros estacionavam nos locais proibidos. "Sei que corro risco de tomar uma multa. Não tem outra opção, teria que fazer um retorno muito grande", diz o analista de sistemas Gabriel Ribeiro, 29, que deixava a avó no metrô.

A multa para quem invadir a faixa exclusiva é de R$ 85,13.

Segundo a SPTrans (empresa de transporte urbano de São Paulo), não há ilegalidade na ação, uma vez que ela "é operacionalizada pelo Consórcio Sambaíba, em conjunto com a SPTrans e CET (Companhia de Engeharia de Tráfego), cujos técnicos acompanham o funcionamento da faixa diariamente".

Em nota, a empresa afirma ainda que "durante os horários de pico, é implantada segregação temporária com cones, visando priorizar a fluidez do transporte público".

A reportagem esteve no local entre as 17h e as 18h de ontem e não encontrou funcionários da CET ou da SPTrans no local.

Informações: Bol Notícias

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Sistema BRT deve aumentar em 30% passageiros no sistema de transporte de João Pessoa

Com a implantação na cidade de João Pessoa do sistema BRT (Bus Rapid Transit), a Secretaria de Mobilidade Urbana – Semob estima que vai haver um crescimento entre e 25 e 30 por cento do número de pessoas que vão usar o sistema de transportes públicos na cidade.

O Secretário de Mobilidade, Nilton Pereira de Andrade, revelou que o sistema de transporte usado na cidade hoje transporta por dia cerca de 300 mil pessoas e com o novo sistema de transporte de passageiro, o crescimento vai ser uma conseqüência da migração de pessoa que hoje utilizam carro como meio de transporte e com a melhoria do sistema eles vão deixar o carro em casa.

Ele explicou que os BRT’s vão circular em quatro grandes corredores nas avenidas: Epitácio Pessoa, Cruz das Armas, Dois de Fevereiro e Pedro II, onde vão ser construídas estações e as avenidas vão ser alargadas e o sistema de semáforos (sinais de trânsito) vão ser adaptados para abrir com a aproximação dos ônibus.

Nilton Pereira que os ônibus vão ser do tipo articulados e bi articulados, que vão circular em velocidade média e interligando terminais e o Terminal de Integração no Centro da cidade. Ele revelou que o Pac da Mobilidade, lançado pela Presidente Dilma Roussef nesta terça-feira em Brasília, vaio investir na cidade cerca 166 milhões de reais.

O secretário de mobilização adiantou que trata-se de um projeto grandioso, advertindo que se o Pac da Mobilidade tivesse sido lançado ano passado, o novo sistema estaria implantado na cidade em sua totalidade em 2014, mas como o Pac só foi lançado agora e a obra só deve começar nos próximos meses, ainda não há uma previsão para a implantação total do projeto.

Fonte: PB Agora


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Principais avenidas de São José dos Campos vão ganhar corredores para ônibus


São José dos Campos vai ganhar faixas exclusivas para ônibus. A medida ainda gera desconfiança de comerciantes, já que em algumas avenidas não haverá mais vagas de estacionamento. Mas eles também veem com bom olhos, assim como passageiros e motoristas, já que se der certo, a medida pode melhorar o trânsito na cidade.

A Adhemar de Barros é uma das vias que vai receber o corredor de ônibus. A novidade é recebida com desconfiança pelos comerciantes. “A dúvida são as vagas para estacionamento”, reclama um dos comerciantes. Já os passageiros defendem a ideia. “Vai ser ótimo, os carros atrapalham muito, principalmente às 18h00”, declarou um morador.

As modificações começarão pelo centro. Nas avenidas São José, São João, José Longo, Adhemar de Barros e João Guilhermino serão implantadas as faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo em horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Pontos de ônibus devem ser ampliados e, em alguns casos, será possível pagar a passagem antes de entrar no veículo. “Elas são exclusivas para ônibus. O carro pode entrar, não pode é trafegar. E, ao lado, tem uma faixa preferencial, do ônibus, para que ele possa fazer a ultrapassagem”, comentou Anderson Ferreira, secretário de Transportes.

Ainda não há um prazo para a implantação do projeto. A prefeitura pretende disponibilizar ainda esse ano as faixas exclusivas, sinalizações e começar algumas campanhas de conscientização. Obras e modificações de alguns pontos devem vir só depois. "É um projeto que temos um prazo de 6 meses para concluir", declarou o secretário.
Fonte: VNews
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PAC da Mobilidade Urbana destina 1,1 bi para duas obras no Ceará

A presidenta Dilma Rousseff, anunciou na manhã desta terça-feira (24), o chamado PAC da Mobilidade. Para o Ceará, foram contemplados dois projetos, num total de R$ 1,1 bi do Orçamento Geral da União (OGU) e mais R$ 1,2 bi, via financiamento da Caixa Econômica Federal.

Para a Linha Leste do Metrô de Fortaleza, serão destinados R$ 1 bi do OGU, financiado igual valor pela Caixa e o restante, cerca de 1,033 bi, virá de recursos do governo do Estado do Ceará e da iniciativa privada, via Parceria Pùblico-Privada (PPP).

O Metrofor é o projeto que receberá mais recursos do PAC da Mobilidade, R$ 2 bilhões, somando recursos diretos e financiamento. Essa também é a obra mais cara entre as contempladas e deve custar cerca de 3,033 bilhões.  Os trabalhos da Linha Leste devem começar até setembro.

Já para o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza II (Transfor II), serão destinados R$ 100 milhões da União, R$ 200 milhões da Caixa e R$ 69 milhões da Prefeitura de Fortaleza. Em ambos os casos, as entidades beneficiadas (Estado e Município) terão 18 meses para concluir os projetos.

PAC da Mobilidade contempla dezenove estados
Outros estados contemplados pelo PAC da Mobilidade são Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, Goiás, Maranhão, Pará, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal.

No total, o governo federal vai investir cerca de R$ 22 bilhões em recursos do Orçamento Geral da União e financiamento para as obras de transporte público em22 municípios com mais de 700 mil habitantes.  Com as contrapartidas estadual e municipal, o investimento total deve chegar R$ 32 bilhões.

O PAC Mobilidade Grandes Cidades destina recursos para a implantação de sistema de transporte coletivo nas grandes cidades brasileiras. Está prevista a construção de 600 km de vias, 200 km de trilhos, 381 estações e terminais e a aquisição de 1.060 veículos para sistemas sobre trilhos.


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Metrô de Salvador receberá investimentos de R$ 3 bilhões do PAC

terça-feira, 24 de abril de 2012

As obras do metrô de Salvador e o Sistema de Transporte da Região Metropolitanavai receber R$ 3 bilhões em investimentos do PAC Mobilidade. O valor foi anunciado na manhã desta terça-feira (23) durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença da preseidente Dilma e do governador Jaques Wagner.

O projeto do PAC Mobilidade Urbana tem o objetivo de investir R$ 22 bilhões para projetos de metrô, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores de ônibus em cidades com mais de 700 mil habitantes.

Em todo o país estão previstas a construção de mais de 600 km de corredores exclusivos para ônibus, mais de 380 estações e terminais, 200 quilômetros de linhas de metrô, além da aquisição de mais de mil veículos sobre trilhos.

Além de Salvador, foram contempladas Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Campinas (SP); Campo Grande (MS); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Goiânia (GO); Guarulhos (SP); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Manaus (AM) ; Natal (RN); Nova Iguaçu (RJ); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); São Bernardo do Campo (SP); São Luís (MA); São Paulo (SP) e Teresina (PI).


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Greve de rodoviários completa uma semana em Campos dos Goytacazes



Os rodoviários de Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio de Janeiro, completam uma semana de greve nesta terça-feira (24). Eles reivindicam reajuste de 23% no piso salarial. No último sábado (21), a categoria rejeitou a oferta de 16% oferecida pelos empresários. A saída para os passageiros está sendo o transporte alternativo oferecido por vans e kombis.

Uma nova reunião foi marcada para a tarde desta terça-feira. A expectativa é que desta vez trabalhadores e donos de empresas cheguem a um acordo.
De acordo com o presidente do sindicato dos Rodoviários, Roberto Virgílio, parte dos rodoviários de uma das empresas que atuam no município tinha aceitado a proposta dos empresários. Mas quando a proposta foi apresentada a toda a categoria, ela foi rejeitada. No início da greve, os patrões tinham oferecido 10%.

Carlos Grevi / Agência Ururau

Os rodoviários estão em greve desde o dia 17. Eles querem equiparação salarial com os trabalhadores de Macaé, no norte do Estado, e de Niterói, na região metropolitana, que têm piso salarial de R$ 1.578,36. Hoje, o piso em Campos é R$ 1.283,40.

Na última quarta-feira (18) um grupo de manifestantes depredou pelo menos sete ônibus nas principais ruas da cidade. Os veículos circulavam para cumprir determinação judicial que obriga a circulação de 30% da frota durante paralisações.

Durante a greve a população usou basicamente as vans. A Emut (Empresa Municipal de Transporte) intensificou a fiscalização para evitar abusos, como aumento do valor da passagem, superlotação, vans clandestinas ou qualquer situação que coloque em risco os usuários.

Fonte: R7.com


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