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Passagem do metrô de Fortaleza vai ficar 18% mais cara

segunda-feira, 28 de março de 2016

A partir de sexta-feira (1º), os usuários da linha Sul do metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro da capital, pagarão R$ 2,85 pela passagem, sendo R$ 1,40 pela meia. 

O reajuste vai ser de 18,75%, já que atualmente as tarifas são de R$ 2,40 e R$ 1,20. Os novos valores são mais baratos do que as passagens de ônibus intermunicipal, mas mais caras do que as dos ônibus de Fortaleza. 

De acordo com o Metrofor, o reajuste é necessário para pagar os custos envolvidos na operação da linha, como energia elétrica, mão de obra profissional e manutenção do sistema.

Informações: Tribuna do Ceará
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Tarifa do metrô no Rio aumenta para R$ 4,10 no sábado

O reajuste da passagem do MetrôRio começa a valer a partir deste sábado (2). O novo valor, de R$ 4,10, foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) durante uma sessão regulatória realizada no dia 25 de fevereiro. A atual tarifa é de R$ 3,70.

Para a base do reajuste da tarifa metroviária, foi considerado o valor de R$ 3,6753, homologado no reajuste anterior, sobre o qual foi aplicada a variação do IGP-M (índice de inflação calculado pela Fundação Getúlio Vargas) entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016, conforme previsto em contrato.

Informações: G1 Rio
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Em Curitiba, Terminais de ônibus e estações tubo ganham sinal de wi-fi grátis

domingo, 27 de março de 2016

Enquanto aguardam a chegada dos ônibus, os usuários de 9 terminais e 5 estações-tubos metropolitanos já podem se conectar à internet gratuitamente. O serviço de rede Wi-Fi nestes locais iniciou no mês passado e pode ser utilizado por todos os portadores do cartão Metrocard.

“Em breve, como todos os ônibus da Região Metropolitana de Curitiba estarão equipados com aparelho GPS, os usuários terão à disposição um aplicativo para saber com exatidão que horas o ônibus passará no seu ponto”, informa Omar Akel, diretor-presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Por meio deste aplicativo também será possível acompanhar o itinerário de todas as linhas metropolitanas.

“A nossa preocupação com a melhoria da qualidade de vida da população inclui também a eficiência e eficácia dos serviços prestados nos mais diferentes setores, inclusive no transporte público metropolitano”, diz o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior. Segundo ele, a bilhetagem eletrônica, o acesso à internet gratuita, o sistema de biometria facial e o aplicativo dos horários dos ônibus são parte desses serviços que beneficiam o dia a dia dos cidadãos. “E vamos melhorar ainda mais a mobilidade urbana para todos”, afirmou.

INTERNET - Para fazer a conexão com a internet basta procurar, no smartphone ou tablet, pela rede Metrocard Wi-Fi. O usuário deve informar o CPF e o número do cartão Metrocard e preencher um breve cadastro para fazer a autenticação. Assim, poderá desfrutar do serviço durante 30 minutos, podendo renovar a conexão após 10 minutos. Em média a utilização tem sido de 10 minutos, tempo que os usuários aguardam a chegada do ônibus.

Todos os portadores do cartão Metrocard têm acesso à internet para consulta de horários e para navegar no site da Metrocard. Os usuários que utilizaram o cartão Metrocard nos últimos 60 dias (colocaram crédito ou pagaram uma passagem) podem acessar a internet em outros aplicativos e sites, exceto streaming de vídeos e sites impróprios.

Os 09 terminais metropolitanos onde a rede Wi-Fi já pode ser acessada são: Colombo (Maracanã e Guaraituba), Fazenda Rio Grande (Novo e Velho), Almirante Tamandaré (Cachoeira), Pinhais, Araucária (Central), São José dos Pinhais (Central) e Campo Largo.

A rede também está disponível em 05 estações-tubo metropolitanas: 19 de Dezembro (Centro Cívico), Rui Barbosa (Centro), Carlos Gomes (Centro), PUC (Prado Velho) e Camilo Di'Lellis (Pinhais).

Novos pontos - Nos próximos meses novos pontos permitirão o acesso à internet gratuita. São os terminais de Almirante Tamandaré; Araucária (Maria Angélica); Colombo (Roça Grande), Campina Grande do Sul (Jardim Paulista); Quatro Barras e Piraquara.

E as estações-tubo Autódromo (Pinhais); Paulo Kissula (Capão da Imbuia); Pastor Manoel Virgílio de Souza (Cajuru); Vila Nova (Capão da Imbuia); Ferrari (Campo Largo) e Aeroporto (São José dos Pinhais).

Informações: Bem Paraná
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Estação da Lapa será entregue na terça-feira (29)

Depois de 14 meses em obras, a Estação da Lapa será entregue à população pelo prefeito ACM Neto na próxima terça-feira (29), quando é comemorado os 467 anos de Salvador. Maior estação de transbordo da capital baiana, o equipamento passa a contar com banheiros climatizados, impermeabilização da cobertura, segurança privada 24 horas por dia, manutenção e conservação permanentes. 
Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Haverá ainda uma área comercial com 64 estabelecimentos, um moderno sistema de iluminação, central de controle com 80 câmeras, escadas rolantes em pleno funcionamento, sistema de detecção de incêndio, elevador e sinalização visual. As obras incluíram ainda serviços de recuperação da rede elétrica, além da instalação de tubulação de combate a incêndio e novos corrimões em aço inoxidável.

O investimento total foi de R$ 20 milhões. O objetivo da prefeitura foi garantir mais conforto e segurança aos usuários do transporte público que utilizam o terminal. Parte da estrutura, como as 11 novas escadas rolantes, que foram modernizadas e contam com sensores “antivandalismo”, que interrompem o funcionamento dos equipamentos caso os passageiros façam algum movimento brusco, e os banheiros climatizados, já vem sendo utilizada pelos usuários.

Além da melhoria na infraestrutura, que passou a oferecer mais conforto, a estação de transbordo passa a contar também com reforço na segurança. Isso é possível porque, a partir de agora, 80 câmeras registram a movimentação em todos os pavimentos do terminal de ônibus. Elas são acompanhadas por uma central de segurança instalada no subsolo. 

A Estação da Lapa é administrada pelo consórcio Nova Lapa, que venceu uma licitação em 2014 para administrar o equipamento pelos próximos 35 anos. Fazem parte do consórcio as empresas Socicam, Participa e Axxo, as únicas a apresentar proposta em outubro de 2014.

Informações: Correio 24 Horas
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Audiência pública discutirá impasse entre taxistas e Uber no Recife

A polêmica que envolve o sistema de solicitação de transporte de passageiros Uber parece ter alcançado outra esfera no estado. A questão será tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Com o título “Impasse entre taxistas e Uber”, a matéria será discutida pela Comissão de Negócios Municipais às 9h30 desta segunda-feira (28). O aplicativo começou a operar no Recife no dia 3 deste mês.

O edital, publicado na última quarta-feira (23) no Diário Oficial do estado, convoca os deputados titulares do comitê para participar do debate, sugerido pelo parlamentar Beto Accioly (PSL). Formando a mesa estão João Eudes (PRP), Odacy Amorim (PT), Priscila Krause (DEM) e Socorro Pimentel (PSL).

No início do mês, lideranças do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco tiveram um encontro com o secretário de Mobilidade Urbana do Recife, João Braga, para tratar do Uber. À época, o presidente da entidade, Everaldo Menezes, disse que o posicionamento da categoria dependerá da postura da Prefeitura do Recife.

“Vamos conversar com o secretário João Braga.  Queremos saber se a prefeitura vai seguir a lei que proíbe o Uber na cidade. Espero que ele diga algo concreto”, afirmou na ocasião.

Legislação
A Secretaria de Mobilidade do Recife aponta que a Lei Federal 12.587/2012, que trata das atividades de transporte remunerado de passageiros, seja coletivo, escolar ou individual, determina em seu artigo 2º que “é atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros”.

A mesma lei é utilizada pelo diretor de comunicação da Uber no Brasil, Fábio Sabba, para defender a legalidade do serviço. "Os motoristas prestam serviço de transporte individual privado, que consta no segundo parágrafo da lei de Mobilidade Urbana. A gente não vê o Uber como uma competição com o táxi. Nossa ideia é de que existam várias plataformas para que o usuário deixe o carro em casa e use outras alternativas. Você aumenta o mercado existente, é diferente", garante.

Valores mais modestos
Ainda de acordo com o diretor de comunicação do Uber no Brasil, os valores do serviço são entre 30% e 40% menores que em corridas de táxi comum. "É como você ter um carro e não precisar pagar seguro ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O aplicativo também permite estimar o preço da viagem. Colocando o destino inicial e o final, ele calcula uma média do valor da corrida", diz Sabba.

No Recife, a bandeirada, que é o preço por solicitar um táxi, custa R$ 4,75. No Uber, o valor é de R$2,50. A bandeira 1 é R$ 2,31, enquanto que a bandeira 2 custa R$ 2,79 nos táxis. Já no Uber, o valor do quilômetro é R$ 1,15 com acréscimo de R$ 0,17 por minuto. O pagamento no Uber, no entanto, só pode ser feito através de cartão de crédito.

Informações: G1 PE


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Rio de Janeiro, Salvador e Recife entre as cidades mais congestionada do mundo

terça-feira, 22 de março de 2016

Três capitais brasileiras aparecem na lista de 10 cidades do mundo que mais sofrem com trânsito. Um levantamento da empresa TomTom, divulgado nesta terça-feira (22) aponta que, no ranking mundial, o Rio de Janeiro é a quarta cidade onde os motoristas perdem mais tempo em vias congestionadas, depois de Cidade do México, Bangcoc e Istambul, na ordem. No top 10, figuram ainda Salvador (7º) e Recife (8º). Os dados são de 2015.

Por ano, os motoristas do Rio gastam 165 horas da vida em congestionamentos - 66 horas a mais na comparação com 2014 -, o que equivale a ficar mais de seis dias inteiros no trânsito. Na segunda colocada do ranking de cidades brasileiras, Salvador, cada motorista gasta 160 horas extras nos trajetos - 67 horas a mais em relação a 2014.

Em São Paulo, só no congestionamento, os condutores perdem por ano 103 horas no trânsito, ante 77 horas em 2014. O tempo extra gasto nos trajetos, entre 2014 e o ano passado, aumentou em 26 horas. Isso significa dizer que os paulistanos passaram a perder mais de um dia em congestionamentos.

O relatório da TomTom tem como base o Índice de Nível de Congestionamento, que é o tempo adicional (em porcentual) que o motorista levará no trânsito em comparação com uma situação em que não há congestionamento. Utilizando dados de 2015, o TomTom Traffic Index 2016 avalia a situação do congestionamento de trânsito em 295 cidades de 38 países em seis continentes. Esta é a quinta edição do relatório.

Segundo Marcelo Fernandes, diretor de Operações da TomTom para América Latina, a medição aplicada na pesquisa não considera o tamanho dos congestionamentos. É uma comparação entre o tempo que um motorista leva para percorrer o mesmo trajeto em horários de pico e em situações sem congestionamento (das 22 horas às 5 horas). O resultado é o tempo adicional que o condutor leva no trânsito.

"O primeiro passo das cidades é entender por que esse tipo de trânsito é gerado em determinados lugares e, depois, fazer um planejamento urbanístico. Investimento em transporte público é um grande mantra nesse tipo de discussão, desde oferecer mais corredores até informar os horários em que os ônibus passam", disse Fernandes.

De acordo com o diretor da TomTom, as administrações municipais precisam oferecer à população uma alternativa viária para deixar o carro na garagem.

"Fazer com que o transporte seja previsível, por exemplo. Não adianta ter transporte público se você não sabe a hora que o ônibus chega", explicou. 

Para Creso de Franco Peixoto, professor de Transportes da Fundação Educacional Inaciana (FEI), a principal razão para o aumento de horas extras do paulistano no trânsito é a baixa adesão da população às mudanças de mobilidade dos últimos dois anos. "Com o menor número de faixas de tráfego nas vias urbanas para carros, em função da perda de espaço para a passagem de bicicletas e ônibus, o volume de congestionamento ficou maior", afirmou.

Na avaliação de Peixoto, a adesão dos motoristas ao transporte público foi menor do que o esperado e o paulistano continua sem abrir mão do carro.

Lista das capitais brasileiras com pior congestionamento*:

1. Rio de Janeiro: 47%
2. Salvador: 43%
3. Recife: 43%
4. Fortaleza: 33%
5. São Paulo: 29%
6. Belo Horizonte: 27%
7. Porto Alegre: 22%
8. Brasília: 19%
9. Curitiba: 18%

*O porcentual corresponde ao tempo extra gasto no trânsito

Informações: Estadão
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