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Teresina: Bilhete eletrônico deve entrar em circulação no próximo mês

sexta-feira, 30 de julho de 2010


Os usuários de ônibus de Teresina passarão por mais uma modificação no sistema de transporte coletivo. A partir de 16 de agosto deve entrar em vigor os cartões magnéticos de vales eletrônicos, que substituirão os bilhetes em papel, tal como aconteceu com os vales estudantis. A medida faz parte da integração das linhas de ônibus que só deve entrar em 2011.

O superintendente da Strans, Ricardo Freitas, afirmou que a medida trará uma série de benefícios. “O patrão compra o vale não precisará mais sair com um pacote do vales, bastará depositar o dinheiro e creditar aos funcionários. Outra vantagem é que elimina a burocracia, já que aquilo na prática é dinheiro. Além disso, torna o trâmite mais rápido, elimina o excedente de vale e a venda paralela”, pontua. Ele descreve ainda que se o empresário não distribuiu todos os vales aos funcionários, os créditos podem ser repartidos no mês seguinte.
Freitas afirma que a implementação do sistema eletrônico ocorrerá de forma transitória até a total eliminação dos vales de papel, o que deve ocorrer em um prazo de dois a três meses, período no qual os dois tipos de bilhete devem circular ao mesmo tempo. “O vale não foi criado para haver um comércio paralelo. A intenção é disseminar ao máximo possível (a bilhetagem eletrônica)”, diz. Segundo ele, o pagamento da passagem com dinheiro não será extinto e os usuários que não recebem vales nos locais onde trabalham poderão comprar cartões avulsos.

Integração

O superintendente afirma que a bilhetagem eletrônica e a padronização dos ônibus urbanos fazem parte da integração das linhas. Entretanto, ele admite que este projeto só deve entrar em vigor em meados de 2011. “Tenho receio em dizer uma data limite, mas o certo é até o final de 2011. Esse projeto é prioridade do prefeito Elmano Férrer. Estamos nos preparando agora para captar recursos nos órgãos de fomento”, afirma. Freitas afirma que a construção dos terminais de integração, por exemplo, dependerá de recursos da prefeitura e do governo federal.

Fonte: CidadeVerde


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SPTrans cria linha de ônibus na Zona Sul


A SPTrans criou a linha 637P/21 Term. Sto. Amaro - Itaim Bibi, que operará nos dias úteis, das 4h30 às 00h20, a partir deste sábado, dia 31 de julho.

Para informações sobre itinerários e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

637P/21 - Term. Santo Amaro - Itaim Bibi

Ida: Term. Sto. Amaro, Av. Pe. José Maria, Lgo. Treze de Maio, Av. Adolfo Pinheiro, Av. Santo Amaro, Vd. Santo Amaro, Av. Santo Amaro, Pça Dom Gastão Liberal Pinto, Av. Santo Amaro, Av. Pres. Juscelino Kubitschek e Rua Prof. Geraldo Ataliba.

Volta: R. Prof. Geraldo Ataliba, Av. Henrique Chama, Av. Horácio Lafer, Av.Brig. Faria Lima, R. Tabapuã, R. Dr. Renato Paes de Barros, Av. Pres.Juscelino Kubitschek, Av. Santo Amaro, Vd. Santo Amaro, Av. Santo Amaro, Rua Dr. Antonio Bento, Pça. Da. Benta Vieira, Av. Mario Lopes Leão, Rua Barão do Rio Branco, Av. Pe. José Maria, Term. Sto. Amaro.

Fonte: Sptrans


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Recife: Parada desativada na Pan Nordestina altera parada de 17 linhas


Atendendo a uma solicitação do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o Grande Recife Consórcio de Transporte irá desativar permanentemente, neste sábado (31/07/2010), o ponto de embarque/desembarque localizado na Av. Pan Nordestina, em frente à empresa SANVIDRO, no sentido Olinda/Recife.
A interdição acontecerá para dar continuidade às obras de construção do Viaduto do Complexo de Salgadinho. Com essa modificação, as 17 linhas que paravam no local serão relocadas para dois outros pontos, localizados na mesma via. As paradas ativas estão loc alizadas em frente às empresas CINDFEL E SOSERVI, de acordo com as linhas (veja listagem abaixo).
Os usuários serão informados da modificação com cartazes na parada desativada e nos ônibus que operam nas linhas afetadas. Em virtude do andamento das obras, os motoristas estão orientados a não parar neste ponto a partir da data de interdição.
Para maiores informações sobre itinerário ou ponto de paradas das linhas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) pelo telefone 0800 081 0158. A CAC funciona todos os dias, das 7h às 19h.

Detalhamento da operação:
LISTA DE LINHAS QUE IRÃO PARAR EM FRENTE AO Nº 50 (CINDFEL):

050-PE-15/BOA VIAGEM
909-PAULISTA/JOANA BEZERRA
913-PE-15/JOANA BEZERRA
915-PE-15
916-OURO PRETO/JOANA BEZERRA
921-OURO PRETO (JATOBÁ I)
926-OURO PRETO (JATOBÁ II)
927-OURO PRETO (BACURAU)
936-MIRUEIRA (BACURAU)
946-IGARASSU (BR-101)
956-IGARASSU (BACURAU)
967-IGARASSU (SÍTIO HISTÓRICO)
976-PAULISTA (PREFEITURA)
977-PAULISTA (CONDE DA BOA VISTA)
979-PAULISTA (RUA DO SOL)

LISTA DE LINHAS QUE IRÃO PARAR EM FRENTE AO Nº 325 (SOSERVI):
821-JARDIM BRASIL I (ESTRADA DE BELÉM)
822-JARDIM BRASIL I (CRUZ CABUGÁ)

Fonte: CGRT


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São Paulo: EMTU inaugura novo corredor de ônibus Diadema-Morumbi nesta sexta


A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) fará a cerimônia de inauguração nesta sexta-feira (30) de um novo trecho do corredor de ônibus ABD, que vai ligar a cidade de Diadema, na Grande São Paulo, ao bairro Morumbi, da capital paulista. Segundo o governo do Estado, o custo do novo trecho foi de R$ 22,9 milhões.


Com a ampliação, a extensão total do corredor passa a ser de 45 km. Além do Morumbi, os outros limites do ABD são o terminal São Mateus, na zona leste da capital paulista, e terminal do Jabaquara, zona sul, passando pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, da Grande São Paulo.

No Morumbi haverá um novo terminal vai estar perto da estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, da CPTM (companhia que administra os trens de superfície de São Paulo). A linha 5-Lilás do Metrô deverá passar perto da estação, mas não há prazo para essa expansão do trem subterrâneo.

A inauguração conclui parcialmente promessa feita há 24 anos pelo governo estadual. No projeto inicial, o corredor seria todo percorrido por trólebus, que não poluem. Porém, a partir de sábado (31), somente veículos a Diesel passarão pelo novo trecho. Para amenizar o impacto dessa alteração no projeto, o governo teria que plantar 12 parques Ibirapueras.

Dois dias depois da publicação dessa matéria, o promotor Saad Mazloum fez uma inspeção no corredor ABD e fez uma recomendação para a Metra (empresa contratada pela EMTU que vai operar os ônibus) usar ônibus híbridos, que usam eletricidade e combustão a diesel.

De acordo com Mazloum, esses veículos poluem 90% a menos que a versão somente de diesel. A Metra disse que em 45 dias poderia fazer a adaptação dos ônibus, segundo o promotor.

Linhas de ônibus do novo traçado
607C/10 - Jd. Míriam – Shopping Morumbi
516N/10 - Jd. Míriam – Itaim Bibi
5131/10 - Cidade Ademar – Pq. D. Pedro II
6358/10 - Jd. Luso – Term. Bandeira
6358/41 - Vila Império – Term. Bandeira
509M/10 - Jd. Míriam – Term. Princesa Isabel
5178/10 - Jd. Míriam – Lgo. São Francisco
577T/10 - Jd. Míriam – Vila Gomes
5129/10 - Jd. Míriam – Term. Guarapiranga
5129/41 - Jd. Míriam – Santo Amaro
6312/10 - Jd. Luso – Term. Amaral Gurgel (noturna)
675P/10 - Shop. SPMarket – Metrô Conceição
6040/10 - Term. Capelinha – Itaim Bibi (circular)
376 - Diadema (Terminal) / Brooklin (São Paulo)
376VP1 -Diadema (Terminal) / Shopping Morumbi (São Paulo)
044 - Jardim Castelo (São Paulo) / Itaim Bibi (São Paulo)

Fonte: R7.com


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Recife: Copa projeta o futuro nos trilhos


A excelência em mobilidade durante a Copa do Mundo é uma exigência da Fifa para os países que se propõem a organizar a maior competição esportiva do planeta. Estipular um tempo de acesso até a arena e cumpri-lo à risca é algo que não pode sair da pauta do comitê organizador do Mundial, que recebe telefonemas (cobranças pesadas) da diretoria da Fifa de 15 em 15 dias. Em Pernambuco, a Cidade da Copa está no papel para ser o legado do estado pós-2014. Entre os corredores elaborados para facilitar o caminho à arena está o metrô.
Principalmente o metrô, diga-se. Orçada em R$ 5,85 milhões, a estação Cosme e Damião, que ficará a 700 metros do futuro estádio em São Lourenço da Mata, já está em franco processo de construção e deverá receber a grande maioria dos 46 mil torcedores a cada um dos quatro (ou cinco) jogos do Mundial no Grande Recife. A obra está prevista para acabar em dezembro. Assim, a capital pernambucana será a primeira das 12 subsedes do Mundial de 2014 a ligar o aeroporto à estação do estádio.
Hoje,o tempo do Aeroporto Internacional dos Guararapes até o terreno do estádio, considerando a espera na estação e o percurso, é de 1 hora e 15 minutos. Muito alto. A meta é tentar fixar o acesso em, no máximo, uma hora. O percurso passa por 17 das 28 estações da rede Metrorec e conta com a vantagem de ter uma tarifa unificada (R$ 1,40), além de uma rota direta - exceção feita à conexão na estação Joana Bezerra, para a troca da linha sul pela linha centro. Além do metrô, o estádio também está programado para receber o movimento tradicional no Recife para jogos de futebol, via carro - já inflado. O estacionamento tem capacidade para seis mil veículos e o tempo médio entre o Marco Zero e a arena (19 quilômetros) é de 30 minutos. Durante a Copa de 2014 é possível que sejam criados corredores exclusivos para facilitar o acesso até a Cidade da Copa. Depois disso, é melhor pensar em andar de metrô mesmo.

Fonte: Diário de Pernambuco


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Fortaleza: Motoristas ameaçam nova greve de ônibus na Capital


Com a suspensão do processo de negociação salarial com os empresários, motoristas de ônibus se reuniram em duas assembleias, nesta quinta-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro), e em ambas aprovaram que vão para um segundo momento de greve se nas próximas rodadas de conversa com os patrões não alcançarem os 15% de reajuste reivindicado para os salários.

Os profissionais também decidiram que farão uma passeata pelas ruas de Fortaleza esclarecendo a população o problema pelo qual passa a categoria. Nas reuniões, a diretoria do sindicato esclareceu que a classe deve se manter atenta. Explicou que embora a entidade patronal tenha enviado ofício as empresas informando que deverão acrescentar na folha deste mês 5,5% de aumento aos salários, retroativos aos últimos três meses, não devem assinar nenhum documento dando conta que concordam com o percentual.

Redação O POVO Online


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