Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Região Metropolitana do Recife terá reforço de ônibus para as eleições

sexta-feira, 5 de outubro de 2012


O Grande Recife Consórcio de Transporte preparou uma operação especial para o próximo domingo (07/10) por conta das eleições municipais. A frota da Região Metropolitana do Recife terá um acréscimo de 494 ônibus e 3.464 viagens. Além disso, nove linhas, que não operam aos domingos, circularão com 23 veículos, realizando 258 viagens. 

No total, a oferta de serviço será de 2.005 ônibus, realizando 20.402 mil atendimentos. Isso representa um acréscimo de 34% na frota e de 21% nas viagens. Em um domingo normal, o Sistema funciona com 1.488 ônibus, que fazem 16.680 viagens. 

O Consórcio também colocará 22 coletivos extras à disposição dos usuários, distribuídos em 10 terminais de integração e em um terminal urbano (lista abaixo). Todas as linhas reativadas estarão com cartazes informando sobre o atendimento especial. 

Para maiores informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo telefone 0800.081.0158, das 7h às 19h. 

Linhas reativadas: 

204 - Santa Luzia/ Loteamento Jiquiá 
141- Jardim Monte Verde 
517 - Córrego do Inácio 
644 - Largo do Maracanã 
949 - Caetés/ Cidade Tabajara (Paratibe) 
988 - Desterro/ (Integração) 
935 - Paratibe/ PE-15 
330 - Casa Amarela / CDU / TRT 
514 - Nova Descoberta (Cor. do Joaquim) 

Veículos Extras: 

LOCAL - HORÁRIO - QTD. 

TI PE 15 - 7h/18h - 3 
TI PE 15 - 7h/13h - 1 
TI Afogados - 7h/18h -1 
TI Macaxeira - 7h/18h - 2 
TI Pelópidas da Silveira - 7h/18h -
TI Igarassu - 7h/18h - 2 
TI Aeroporto - 7h/18h - 2 
TI Barro - 7h/18h - 3 
TI Joana Bezerra - 7h/18h - 2 
TI Cabo - 7h/18h - 1 
TI Camaragibe - 7h/18h - 2 
Terminal de Rio Doce - 7h/18h - 1 

TOTAL - 22

Informações: GRCT

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Região Metropolitana do Recife terá reforço de ônibus para as eleições

Nova linha de ônibus começa a circular em Fortaleza neste sábado


Uma nova linha de ônibus começará a circular na Capital a partir deste sábado, 6. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a linha, chamada Miguel Arraes/Siqueira, serve para melhorar o deslocamento dos moradores dos conjuntos habitacionais Miguel Arraes e Rachel de Queiroz ao Terminal do Siqueira. 

No sentido ida, os ônibus seguem pela Rua Sublime, Rua da Força, Rua do Sossego, Rua da Tranquilidade, Rua Pacífica, Rua Generosa, Rua Bravura, Rua Um/Cj. Tatumundé, Rua Urucutuba, Rua Pedro Martins, Av. Osório de Paiva e Terminal do Siqueira. Na volta, percorre a Av. Osório de Paiva e Rua São Francisco até o Cj. Miguel Arraes. 

Na mesma data, também será prolongado o itinerário da linha (815) Cidade dos Funcionários/Papicu/Cj.Tancredo Neves, que, após seguir pela Rua Barra Nova, fará conversão à esquerda na Rua Castro Alencar, Rua da Caraúba e Av. Plácido Castelo. Em seguida, retomará itinerário vigente com destino ao Terminal do Papicu.

Redação O POVO Online

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Nova linha de ônibus começa a circular em Fortaleza neste sábado

Veja o esquema especial do transporte público para as eleições no Rio

Os eleitores que optarem por utilizar o transporte público no deslocamento até seus locais de votação do primeiro turno das eleições municipais do Rio de Janeiro, neste domingo (7), poderão contar com esquemas especiais para facilitar esse trajeto.

A SuperVia informou que oferecerá um planejamento diferenciado para atender aos eleitores que optarem pelos trens para o deslocamento até suas zonas eleitorais. A operação será feita por grade horária de feriados, o que significa uma adição de 30 viagens em relação ao programado para os domingos. Além disso, serão oferecidas seis viagens extras, conforme os seguintes horários:

- Ramal Saracuruna: Duas viagens extras, às 9h20 e às 10h, com partida da estação Saracaruna e destino à Central do Brasil, além de uma viagem extra, às 19h, com partida da Central do Brasil e destino à estação Saracuruna;

- Ramal Japeri: Uma viagem extra, com partida da estação Central do Brasil, às 19h40;

- Ramal Santa Cruz: O ramal será contemplado com uma viagem extra, com partida da Central do Brasil, às 19h20;

- Ramal Belford Roxo: Os passageiros serão atendidos por uma viagem extra, às 18h, com destino à estação Belford Roxo.

E os eleitores poderão consultar todos os horários disponíveis no site da SuperVia ou pelo telefone 0800-726-9494.

Já de acordo com o MetrôRio, trens extras estarão posicionados para atender um possível aumento de demanda, devido às eleições. O telefone 0800-595-1111 está à disposição para os passageiros que queiram obter mais informações.

O Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) informou que vai operar no esquema dos dias úteis e ainda terá uma frota extra nas garagens, que poderá ser acionada se houver necessidade. Para mais informações, os passageiros podem ligar para o telefone 0800-886-1000.

READ MORE - Veja o esquema especial do transporte público para as eleições no Rio

Termina greve de ônibus em Bauru-SP


Um acordo pôs fim à greve do transporte coletivo em Bauru, SP. Uma audiência de conciliação foi realizada na tarde desta sexta-feira (5), no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas, com a presença de representantes da Emdurb, Transurb e Sinditran. Ficou definido que os motoristas voltam a trabalhar na manhã deste sábado (6), com 100% da frota de ônibus. A paralisação durou quatro dias. 

A partir de agora eles terão uma jornada de trabalho de sete hora e vinte minutos, com seis intervalos de 10 minutos cada. Uma nova reunião deverá acontecer em 30 dias para ser discutida novamente a carga horária, além do pedido do sindicato para que a categoria volte a fazer três turnos de 6 horas.

Na noite desta sexta-feira, às 19h, o sindicato realiza um encontro com os motoristas da garagem das empresas que prestam o serviço em Bauru para informar sobre o fim da greve e o que foi conversado na audiência.

No entanto, a votação do mérito que julgará se a greve foi ilegal e abusiva e se os motoristas terão que pagar a multa diária de R$ 20 mil em relação aos dias parados. O julgamento é mais demorado porque depende de um colegiado com quinze desembargadores.

Informações: G1 Bauru/Marília

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Termina greve de ônibus em Bauru-SP

Ônibus que vão circular em BH serão climatizados e terão espaço para levar bikes e outras comodidades

quinta-feira, 4 de outubro de 2012


Rio de Janeiro – Suporte para bicicleta, encosto de cabeça e apoio para o braço, ar-condicionado, mais espaço entre as poltronas, bancos para obesos. Além de agilidade, os veículos do transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês) prometem dar mais conforto ao usuário. Os critérios que deverão ser atendidos pelos operadores do sistema foram detalhados em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas, que ontem apresentou o Plano de Mobilidade Urbana de BH no Congresso de Transporte de Passageiros (Etransport), no Rio de Janeiro, os veículos deverão cumprir  uma série de pré-requisitos para que se adaptem ao tamanho das estações e atendam melhor os clientes. “Há diversos tamanhos de ônibus, tipos de porta, e tivemos que estabelecer um parâmetro que se adeque ao projeto de nossas estações”.

Dois tipos de ônibus vão circular nos corredores do BRT: O padrão, com tamanho de 13,2m a 15m, e o articulado, que tem pelo menos 18,6m de comprimento. “Conforme o horário e a linha, definiremos o tamanho. Linhas de maior demanda e horário de pico circularão com ônibus articulados”, explica Célio, que garante que o BRT diminuirá pela metade o tempo das viagens.

Todos os veículos contarão com ar-condicionado, com variação de temperatura entre 22°C e 26°C, e espaço para transportar bicicletas. Inicialmente, será possível transportá-las aos domingos, feriados e aos sábados, a partir das 15h. Dependendo da procura, diz Célio, a BHTrans poderá ampliar os dias de uso. Para portadores de necessidades especiais, haverá rampas de acesso veicular e plataforma elevatória, além de um espaço garantido, seja para cadeira de rodas ou para deficientes visuais acompanhados de cão guia. O município pode cobrar dois espaços reservados para esse público em cada coletivo.

Os ônibus terão ainda dispositivos que limitam a velocidade máxima, para não provocar “trancos” nem desconforto aos passageiros. Há também sistema de bloqueio do veículo, impedindo que os ônibus trafeguem com portas abertas. Um sistema de segurança antiesmagamento também não permitirá que o motorista dê partida se houver algum passageiro ou objeto, como bolsas e mochilas, entre as portas. Para completar o sistema, haverá sinal sonoro de dois segundos para informar sobre o fechamento das portas.

Segundo as especificações detalhadas no Diário Oficial do Município do dia 18, o limite aceitável de passageiros em pé é de cinco pessoas por metro quadrado em horário de pico. Todos os carros apresentados pelos operadores do sistema BRT deverão ser homologados pela BHTrans, que prepara também decretos para regulamentar o treinamento de motoristas do BRT e a operação do sistema.

Com investimento de R$ 1,7 bilhão, entre recursos federais, estaduais, da prefeitura e da iniciativa privada, os corredores do BRT das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado estão previstos para começar a operar em agosto do ano que vem. “A Avenida Pedro I demorará mais um pouco”, admite Célio, seguro de que o sistema ficará pronto até a Copa de 2014. “O BRT da Santos Dumont fica pronto no fim do ano, e logo depois das chuvas, já começamos o da Avenida Paraná”, completa ele.

Informações: Estado de Minas

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Ônibus que vão circular em BH serão climatizados e terão espaço para levar bikes e outras comodidades

Trem de alta velocidade brasileiro deve ficar pronto em 2020

Quatro anos após o fim da Olimpíada de 2016, o Brasil deverá ter seu primeiro sistema de Trem de Alta Velocidade (TAV) em pleno funcionamento. É o que prevê a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vinculada ao Ministério dos Transportes. Com um custo estimado de R$ 34,6 bilhões, o TAV deverá ter a abertura do leilão licitatório e a assinatura do contrato do projeto devendo ocorrer nos dias 29 de maio e 7 de novembro de 2013, segundo a assessoria da ANTT. Com ligação entre as cidades de Campinas (SP) e Rio de Janeiro, a primeira linha do supertrem brasileiro pode ter características inspiradas em projetos considerados referências no uso da tecnologia, como o TGV francês, podendo operar a até 350 km/h ao longo dos cerca de 510 quilômetros de distância entre as duas cidades.

A assessoria de comunicação da ANTT afirma que o início das obras da chamada superestrutura da linha do TAV Rio de Janeiro - Campinas deve ocorrer em 2016, com um prazo máximo de finalização de cinco anos e uma concessão de 40 anos. A linha deve oferecer três opções de serviços: expresso, sem escalas entre Rio de Janeiro e São Paulo; regional de longas distâncias, com seis paradas entre Campinas e Rio de Janeiro; e regional de curta distância, com duas paradas entre Campinas e São José dos Campos. As obras serão divididas em três etapas, abrangendo desde a manutenção do TAV até a infraestrutura ferroviária para a instalação completa do sistema.

Conheça modelos de outros países

Em relação aos modelos de trem de alta velocidade existentes em outros países, o professor de engenharia de transportes da UFRJ Hostilio Ratton afirma que existem três tipos principais: o trem elétrico, o de suspensão pendular e o de levitação magnética. Enquanto o primeiro, conhecido como trem-bala e usado em países como França, Espanha, China e Japão - o primeiro a funcionar, na década de 1960 - conta com grande precisão geométrica e pode chegar a quase 600 km/h, o segundo, também chamado de trem-flecha, opera por um sistema diferente, de suspensão dinâmica. "Ele pode trafegar em vias de características geométricas mais modestas, eventualmente até já existentes, por onde também podem trafegar trens de menor velocidade. Os exemplos dessa tecnologia são o Pendolino italiano e o Acela, dos Estados Unidos, também já em operação comercial, que podem chegar a perto de 300 km/h", ressalta Ratton.

Diferente dos outros dois sistemas, o trem de levitação magnética não anda sobre trilhos, mas sim flutua em baixas altitudes, e ainda está em fase de experimentação, especialmente na Alemanha, China e Japão, onde chegaram a velocidades próximas dos 500 km/h. "O motor é dividido entre o veículo e a via, fazendo o trem se movimentar em função da alternância de pólos magnéticos. O pólo da via embaixo do veículo é igual ao do veículo, o que faz com que ele flutue, enquanto o pólo à frente é diferente, atraindo e deslocando o trem", explica o professor de engenharia de transportes.

Segundo Ratton, os trens de alta velocidade são mais adequados para viagens de distâncias médias, entre 200 e no máximo mil quilômetros e o TAV brasileiro deve ser planejado dentro desta expectativa, com a grande possibilidade da adoção da mesma tecnologia utilizada no TGV francês. "O modelo institucional pensado para a implantação do trem de alta velocidade no Brasil é abrangente quanto à questão tecnológica. O edital para a licitação, na sua versão corrente, deixa a opção tecnológica em aberto. Até onde possa ser percebido, os sistemas implantados ou em implantação estão pendendo mais para os trens como o TGV. A China está construindo 15 mil quilômetros de linhas para esse tipo", observa.

READ MORE - Trem de alta velocidade brasileiro deve ficar pronto em 2020

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960