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Software combate uso indevido de gratuidades do transporte coletivo em Florianópolis

quinta-feira, 17 de julho de 2014

No dia 21 de julho entra em funcionamento o sistema de reconhecimento facial com câmeras instaladas nas catracas dos terminais de integração para evitar que os cartões sejam usados por quem não é o beneficiário.

O funcionamento é simples: a imagem de quem passar o cartão com alguma desconto – parcial (estudantes) ou total (idosos, portadores de necessidades especiais, oficiais de justiça, funcionários dos Correios, fiscais da Delegacia Regional do Trabalho etc.) – será registrada e comparada com a foto do cadastro daquele cartão no Setuf.

Se o sistema constatar diferenças significativas entre as imagens, capazes de tornar suspeita a utilização do cartão, será emitido um alerta. Será feita uma análise criteriosa entre a foto cadastrada e a captada na catraca para constatar se realmente foi utilizado por pessoa não autorizada.

Comprovado o uso indevido, o cartão será bloqueado e por consequência inutilizado. O responsável terá que ir ao Setuf para recuperar o beneficio recadastrar-se e pagar o correspondente a 20 vezes o valor da tarifa pela segunda via do cartão.

Sistemas semelhantes já estão em funcionamento em Limeira (SP), Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS), Ilhéus (BA), Caruaru (PE) e várias outras cidades pelo interior da país.

Com informações do Portal da Ilha
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Urbs vai implantar mais três faixas exclusivas para ônibus

Depois da Rua XV de Novembro, Curitiba dever ganhar em breve mais três faixas exclusivas de ônibus: na Rua João Negrão, entre o terminal do Guadalupe e a Rua Chile, na Rua Conselheiro Laurindo, entre a Rua Chile e o terminal do Guadalupe, e na Avenida Desembargador Westphalen, entre a Rua André de Barros e a Avenida Presidente Kennedy, todos na região central da Capital. Os três trechos estão em fase de estudo para implantação adiantados, segundo informou a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).
(foto: Valquir Aureliano)
O projeto para a implantação de faixas exclusivas em Curitiba começou a ganhar vida no final de abril, quando começaram as obras na Rua XV, em um trecho com 2,5 quilômetros de extensão entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão, a uma quadra do calçadão, no Centro da cidade. Segundo a Prefeitura, estão previstos 20 quilômetros de faixas dedicadas aos ônibus coletivos na primeira fase do projeto, visando a melhoria da operação dos ônibus e do fluxo de tráfego em ruas e avenidas mais movimentadas. 

Com a implantação das três novas faixas, a Capital paranaense chegará a quase metade dos 20 km planejados inicialmente — serão aproximadamente 2 km na João Negrão, 2 km na Chile e mais 2 km da Westphalen, além dos 2,5 km da Rua XV, totalizando 8,5 km de faixas exclusivas para ônibus na cidade.

Segundo o presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior, até o momento os resultados obtidos com a faixa exclusiva são “favoráveis”. A economia do tempo gasto nos trajetos na Rua XV é de cerca de 30% (de 13 minutos para 9 minutos), beneficiando os 53,5 mil passageiros transportados diariamente pelas 12 linhas de ônibus que passam pelo corredor e reduzindo ainda o custo operacional, já que com mais velocidade, transporta-se mais passageiros com o mesmo equipamento e número de funcionários, além de se economizar combustível e desgastar menos os ônibus.

“Até o momento, todos os indicativos sobre a faixa exclusiva na Rua XV são muito favoráveis. Nós temos um sistema trinário que contempla o uso do solo, das canaletas e do sistema viário. O BRT, porém, tem sido tratado sem a combinação de uma política do uso do solo e sem o sistema diário complementar. Nosso sistema integrado tem trazido bons resultados, mas se observou que existem alguns pontos que geraram ‘gargalos’, que estão sendo estudados e analisados. A faixa exclusiva, neste caso, é uma das soluções”, afirma Gregorio.especial

Informações: Bem Paraná

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Radares começam a punir motoristas que invadirem faixa exclusiva de ônibus no Centro de BH

A invasão a faixa exclusiva para ônibus agora será punida na Avenida Augusto de Lima, no Centro de Belo Horizonte. A BHTrans instalou dois radares que vão flagrar esses abusos. Os equipamentos entram em operação nesta quarta-feira e ficarão em dois trechos da via. No mesmo dia, um novo aparelho que detecta avanço de semáforos também começa a funcionar. 

O radar, que vai detectar a invasão dos motoristas a faixa exclusiva de ônibus, vai funcionar nos mesmos moldes aos da Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Sion, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os aparelhos foram instalados na faixa da direita na Avenida Augusto de Lima, entre Rua Goiás e Rua da Bahia, e entre Rua Rio de Janeiro e Rua Espírito Santo. O condutor que cometer a infração está sujeito a multa de R$ 53,20. 

De acordo com a BHTrans, o monitoramento da faixa exclusiva para ônibus é feito para aumentar a velocidade operacional dos coletivos. Com a proibição de circulação de carros e motos na pista, a expectativa é de redução dos conflitos entre os automóveis. Faixas de pano para alertar os motoristas sobre o início da operação serão instaladas nos locais.

Avanço de sinal 

Também nesta quarta-feira, novos equipamentos detectores de avanço de semáforo entram em operação. Os radares serão instalados no cruzamento entre a Rua São Paulo e a Avenida Afonso Pena, e no encontro entre a Rua dos Tupinambás com Avenida Afonso Pena, sentido Centro/Bairro. 

Com os novos radares, o município passa a operar com 47 equipamentos de avanço de semáforo. Entre os critérios utilizados pela BHTrans para escolha dos locais dos radares estão o fluxo de pedestres, tipo e quantidade de acidentes com e sem vítimas e o número de acidentes por período.

Por João Henrique do Vale
Informações: Estado de Minas

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Primeira linha de BRT do Corredor Norte/Sul entra em funcionamento nesta quarta

quarta-feira, 16 de julho de 2014

A partir desta quarta-feira (16), a primeira linha de BRT do corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul começa a atender aos passageiros. O Via Livre Norte/Sul começa a operar com a linha 1915-PE-15 (Dantas Barreto).

Depois da fase de adaptação e dos testes de acoplagem nas estações, a linha inicia a operação com quatro BRTs. Os veículos deverão realizar 21 viagens por dia e serão incorporados na operação atual da linha 915– PE-15, que já tem 24 ônibus convencionais. O tempo previsto de intervalo entre um BRT e outro será de 20 minutos. A primeira linha do Via Livre Norte/Sul deverá beneficiar diretamente cerca de 500 passageiros e vai operar de domingo a domingo, das 9h às 16h.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, o BRT funcionará de modo semi-expresso, ou seja, sairá do Terminal Integrado da PE-15 e seguirá em direção ao centro da cidade, realizando embarque e desembarque na estação Tacaruna, na Avenida Cruz Cabugá, em frente ao Shopping Tacaruna, e na estação Praça da República. Os veículos farão itinerário pela PE-15, Avenida Pan Nordestina, Complexo de Salgadinho, Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel e Avenida Dantas Barreto.

A tarifa da linha continuará R$ 2,15. Os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) nos validadores instalados nas estações. Quem não possui o vale eletrônico, deverá fazer a troca do dinheiro nas máquinas de auto-atendimento, também disponíveis em todas as estações em funcionamento. Na primeira vez que utilizar a máquina, o usuário poderá retirar o VEM Comum gratuitamente, mas para utilizá-lo será necessário fazer uma recarga mínima de R$ 4.

Orientação
Para ajudar os usuários, o Grande Recife vai disponibilizar divulgadores que estarão distribuídos no TI PE-15 e nas estações de embarque e desembarque ao longo do Corredor Norte/Sul. A meta é que até novembro deste ano, toda a operação do Corredor Norte/Sul esteja funcionando com oito linhas de BRT e 84 veículos circulando no corredor.

Sobre o BRT
Os BRTs têm capacidade de transportar de 140 a 160 passageiros e medem entre 19 e 21 metros de comprimento. As estações, que estão em fase final de preparação para receber o novo modal, possuem capacidade para atender cerca de 300 pessoas. As estações do BRT Via Livre são as únicas do Brasil que possuem ar-condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários. Os novos veículos também contam com câmbio automático, motor central ou traseiro e ar-condicionado, o que trará mais segurança tanto para os passageiros quanto para os motoristas.

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Campinas testa por 30 dias ônibus elétrico no transporte público coletivo

No dia de seu aniversário, comemorado nesta segunda-feira, dia 14 de julho, Campinas inicia o teste de um ônibus elétrico para o sistema de transporte público coletivo municipal, considerada uma ação positiva para o meio ambiente e usuários do transporte coletivo. O ônibus elétrico não emite poluente e não precisa do sistema de rede elétrica. Além disso, o veículo possui baixo nível de ruído e melhora o conforto dos passageiros.

A apresentação do veículo foi no Paço Municipal. O evento teve Hino Nacional, Hino de Campinas, parabéns e bolo de aniversário, em comemoração aos 240 anos do município. Participaram o prefeito Jonas Donizette, secretários municipais, vereadores, funcionários da Prefeitura, representantes da empresa chinesa BYD Auto, fabricante do veículo, e a população que passava pelo local.

“Nós conseguimos trazer de volta a estabilidade para Campinas e, com isso, conseguimos projetar o futuro. Um futuro como esse aqui, mais sustentável, preocupado com o meio ambiente e com mais oportunidades para a população”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.

“Essa é uma alternativa muito boa para o problema ambiental da cidade. Havendo incentivo, pode ser uma ótima escolha para os deslocamentos urbanos, sem emissão de poluentes e com conforto”, revelou o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.
Alunos da EMEF Raul Pila realizaram uma apresentação de fanfarra. Logo após os eventos comemorativos, o prefeito Jonas Donizete, acompanhado por convidados, deu uma volta no novo ônibus, circulando pelo Corredor Central.

Linha beneficiada

O veículo elétrico será testado na linha 5.02 – Circular / Centro, conhecida como “Linhão da Saúde”, por atender diretamente cinco hospitais. A linha possui cerca de 15 quilômetros. Ela parte do Terminal Metropolitano, circulando pelo Centro, e atende os hospitais Casa de Saúde, Irmãos Penteado, Mário Gatti, Renascença e Vera Cruz. Também passa nas proximidades do hospital Samaritano.

A linha 5.02 transporta, em média, 1,6 mil passageiros por dia. O tempo de ciclo é de 52 minutos. As linhas Circular / Centro possuem tarifas diferenciadas, sendo R$ 2,00 para o pagamento com Bilhete Único e R$ 3,00 para o pagamento em dinheiro.

Veículo sustentável

O ônibus elétrico não emite poluente e não precisa de sistema de rede elétrica. Ele passará por testes por um período inicial de 30 dias, com acompanhamento operacional.

O veículo, modelo urbano com piso baixo, pertence à empresa chinesa BYD Auto, que está fazendo uma série de testes no Brasil. A empresa anunciou uma fábrica no município, na região do Terminal Intermodal de Cargas (TIC), com geração de cerca de 450 empregos e investimentos de R$ 250 milhões.

A autonomia do veículo é de entre 250 km e 320 km, dependendo das condições da operação. A recarga da bateria é feita durante a noite, na garagem, por um período de cinco horas.

Com motores elétricos no eixo de tração, o que deixa o carro com baixo nível de ruído e melhora o conforto dos passageiros, o coletivo tem 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,36 metros de altura. A velocidade máxima atingida é de 70 km/h. O ônibus também é acessível, com área reservada para uma cadeira de rodas. A capacidade é para 80 passageiros.

Com informações da Pref. de Campinas
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Após paralisação, ônibus voltaram a circular em Manaus

Os ônibus das empresas Global e Viação São Pedro voltaram a circular em Manaus na manhã desta quarta-feira (16). O movimento chegou ao fim após reunião entre entidades responsáveis pelo transporte público e representantes da classe na tarde de terça-feira (15), na sede do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM). Depois do encontro, a procuradora chefe do MPT foi à garagem da empresa Global falar com os grevistas, e após quase uma hora de discussão, os funcionários decidiram suspender a paralisação.

A greve teve início às 4h30 de terça (15). Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Manaus (Sinetram), cerca de 380 mil pessoas nas Zonas Leste, Norte e Oeste da capital foram afetadas. Os rodoviários cobraram benefícios trabalhistas para quem foi demitido e para quem continua nas empresas, mas o Sinetram afirmou que os rodoviários passaram a receber reajuste de 6% neste mês.

Usuários do transporte coletivo atendidos pelas duas empresas foram pegos de supresa nas primeiras horas de terça. Sem alternativas, muitos usaram o transporte alternativo, inclusive em veículos sem autorização para fazer o transporte público. Alguns micro-ônibus licenciados para o serviço reduziram o valor da passagem de R$4,20 para R$2,50.

Informações: G1 AM

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