Trolebus em SP
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Metrô de São Paulo lança nota contra possível greve
terça-feira, 2 de outubro de 2012
O Metrô mantém sua disposição de negociar com os metroviários e estranha a decisão, tomada por um grupo inexpressivo de sindicalistas, de precipitar uma greve inútil para a categoria e cruel para a população de São Paulo. Diante disso, caso a decisão do sindicato seja mantida, o Metrô fará o que estiver a seu alcance para proteger o direito dos usuários.
Programada para ser deflagrada a três dias das eleições municipais, e fora da data-base dos metroviários (Maio), a greve, caso realizada, deixará sem transporte 4 milhões de passageiros. Prejudicará ainda o resto da população de São Paulo, com seus efeitos nefastos sobre o trânsito e, consequentemente, sobre os serviços essenciais prestados por policiais, bombeiros e socorristas. Além de paralisar a economia da maior cidade da América Latina, que, assim como a população, ficará refém dos interesses de uma minoria sindical.
Se a greve de fato for deflagrada, será a segunda em menos de quatro meses. Na última, no dia 25 de maio, os metroviários tentaram criar o caos na cidade ao desrespeitar decisão judicial que lhes obrigava a manter 100% dos trabalhadores em seus postos nos horários de pico e 85% nos demais horários. Até hoje o sindicato nunca pagou uma única multa por seus abusos.
O Metrô não se nega a negociar. A empresa orgulha-se de ser uma das que têm a melhor média salarial do Estado - R$ 4.060,00 - além de uma extensa lista de benefícios oferecidos a todos os empregados, como uma das melhores assistências médicas do país, auxílio-creche-educação até os 7 anos de idade e participação nos resultados.
Do Metrô
Postado por Meu Transporte às 11:32 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Rio, Mais dois ‘geladões’ do metrô passam a circular
domingo, 30 de setembro de 2012
O segundo "geladão" do metrô entrou em operação nesta sexta-feira. Neste domingo, outra composição fabricada na China para o sistema carioca começa a circular.
No fim de semana, o funcionamento das novas composições será normal — das 5h à meia-noite de sábado e das 7h às 23h no domingo —, mas nos dias úteis, a circulação ainda ficará restrita: será das 9h às 15h e das 21h à meia-noite.
O terceiro trem chinês do metrô entra amanhã em circulação: dos 19 que vão operar até março, nove já estão no centro de manutenção do MetrôRio | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Nesta sexta, o governo estadual divulgou a posição exata e os acessos das seis novas estações da Linha 4 do metrô, que vai ligar Barra da Tijuca à Ipanema. Como O DIA informou nesta sexta com exclusividade, dentro de 60 dias, as escavações das estações da Zona Sul devem começar.
Os dois novos geladões da Linha 2 terão horário reduzido só na fase de ajustes, que costuma durar um mês. Depois, a operação passa para horário integral, como aconteceu com a primeira composição chinesa.
Na inauguração do trem chinês, em 24 de agosto, desnível entre o vagão e a plataforma foi a principal crítica de usuários. O MetrôRio admitiu o problema e chegou a dizer que o peso dos passageiros reduziria a diferença de nível.
A previsão é de que sejam, no total, 19 novos trens circulando até março de 2013. Destes, nove já se encontram no centro de manutenção da concessionária MetrôRio. Duas composições, que chegaram no final do mês passado, estão na fase de testes estáticos para começar a operar.
Batizado de geladão, porque a temperatura permanece em 23 graus mesmo sob o sol, o trem chinês têm capacidade para transportar 1.800 passageiros e é aparelhado com televisão e painéis de LED anunciando a estação.
Durante a operação assistida, serão realizados ajustes finais nas portas, sistemas elétricos e outros componentes. Segundo o MetrôRio, nesta etapa não haverá nenhum tipo de transtorno aos passageiros das linhas 1 e 2. Toda operação será acompanhada pelos técnicos da empresa.
Postado por Meu Transporte às 20:59 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Ônibus moderno do BRT é testado em Belém
Foi testado neste sábado (29) em Belém, o ônibus do BRT (Bus Rapid Transit). O veículo é todo refrigerado, tem internet, câmeras para auxiliar o motorista e até um bicicletário.
A capacidade máxima do veículo articulado é de 180 pessoas. Inicialmente o BRT prevê um total de 48 ônibus. Quando concluído, o projeto vai ligar Icoaraci até o mercado de São Brás.
O objetivo do sistema BRT é reduzir o tempo de viagem em até 60% e desafogar o trânsito de Belém nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro. O BRT começa a ser implantado no mês de outubro.
O projeto está orçado em cerca de R$ 400 milhões. As obras começaram em janeiro de 2012 na avenida Almirante Barroso, que ganhou uma via expressa por onde os ônibus do BRT vão passar. As obras na avenida Augusto Montenegro estão previstas para serem entregues até o final de 2013.
Postado por Meu Transporte às 20:59 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus
Ônibus híbridos produzidos pela Volvo no Brasil começam a circular em Curitiba
Os primeiros ônibus híbridos produzidos pela Volvo no Brasil começam a circular em Curitiba nesta quinta-feira, 27 de setembro. Movido à eletricidade e a diesel, o veículo reduz em 90% a emissão de gases poluentes em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, que encontram-se em circulação atualmente.
“Somos a primeira montadora a trazer para o Brasil uma solução híbrida para transporte urbano de passageiros, o que reforça a posição de vanguarda da Volvo em oferecer soluções de transporte menos poluentes, mais econômicos e que contribuam com a qualidade de vida da população”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Serão 30 ônibus híbridos circulando em Curitiba. Os primeiros dez farão a linha Interbairros I. Os outros 20, ainda sem data para entrar em circulação, vão substituir os veículos que fazem as linhas Detran-Vicente Machado, Água Verde-Abranches, Juvevê-Água Verde, e Jardim Mercês-Guanabara.
O ônibus produzido pela Volvo no Brasil tem uma tecnologia revolucionária e é a solução híbrida mais avançada já desenvolvida. A tecnologia Volvo permite economia de combustível de até 35% em relação aos veículos com motor somente a diesel. Comparado aos ônibus equipados com tecnologia que atendem às normas de emissões Euro 3 (em circulação atualmente), os ônibus híbridos emitem 90% menos material particulado, 90% menos NOX e 35% menos CO2. Outra vantagem do veículo é não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação. “Estamos muito otimistas. A eletromobilidade é um caminho sem volta”, destaca Euclides Castro, gerente da linha de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin América.
Chamada de “Híbrida em Paralelo”, a tecnologia foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens. O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
A fábrica da Volvo, em Curitiba, é a primeira, fora da Suécia - sede mundial da empresa, a produzir chassis híbridos da marca. A produção dos veículos iniciou em junho deste ano, sendo as primeiras unidades destinadas à Curitiba e São Paulo.
Informações: Web Transpo
Postado por Meu Transporte às 20:58 0 comentários
Marcadores: Paraná
Obra do monotrilho interdita faixas da avenida Roberto Marinho por dois anos
A pedido do Metrô, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai interditar duas faixas da a. Jornalista Roberto Marinho, no sentido marginal Pinheiros, por causa das obras do monotrilho, da linha 17-Ouro.
O bloqueio acontece entre as ruas Ribeiro do Vale e Guaraiuva.
A restrição à circulação de veículos ocorrerá a partir das 17h00 do próximo dia 30/09/2012 (domingo), e deverá durar 24 meses.
Durante este período, o Consórcio Monotrilho Integração, responsável pelas obras da linha 17-Ouro, instalará as fundações dos pilares da futura linha do monotrilho.
Informações: R7.com
Postado por Meu Transporte às 20:35 0 comentários
Marcadores: Monotrilho, São Paulo
Prefeitura do Rio implanta canteiros para evitar atropelamento no BRT
Após cinco mortes em menos de quatro meses no corredor expresso de ônibus BRT Transoeste, a prefeitura decidiu instalar canteiros com plantas espinhosas para evitar travessia de pedestres fora das faixas.
“Estamos instalando barreiras físicas, como canteiros com plantas, que evitam as travessias fora das faixas. Achei boa a ideia de instalar cancelas sincronizadas com os sinais nos cruzamentos”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
As sugestões foram levadas em relatório pelo Conselho Regional de Engenharia do Rio (Crea-RJ) a Paes. O documento sugere, entre outras medidas, cancelas nos sinais, barreiras entre as pistas e mudança das paradas de ônibus para que fiquem próximas às travessias de pedestres.
Informações: O Dia Online
Postado por Meu Transporte às 20:21 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
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