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Plano de Mobilidade de Aracaju já está sendo elaborado

sábado, 14 de janeiro de 2012

No final da tarde desta quarta-feira, 12, o prefeito Edvaldo Nogueira promoveu a primeira reunião com a equipe do instituto Rua Viva, que venceu a licitação para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju. O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, acompanhado do consultor do instituto, Ricardo Mendanha, foi ao gabinete do prefeito para a definição da data de apresentação dos primeiros estudos técnicos à sociedade aracajuana.

“Na parte da manhã eles sobrevoaram a cidade de helicóptero para observação e estudo do trânsito, onde fizeram análises preliminares. Já posso adiantar que no próximo dia 02 de fevereiro iremos conceder entrevista coletiva para apresentar à imprensa o planejamento que está sendo elaborado pelo instituto Rua Viva. Ainda no dia 02, à noite, iremos realizar um grande seminário com a sociedade para que possamos discutir as primeiras idéias do Plano de Mobilidade”, informou o prefeito.

O superintendente Antônio Samarone se disse entusiasmado com o andamento dos trabalhos. “A equipe da Rua Viva já está ouvindo a sociedade e no dia 02 estaremos apresentado todo o cronograma do Plano. Nesta sexta-feira, 13, iremos ouvir os membros da sociedade Semear. Em breve também iremos nos reunir com especialistas da Universidade Tiradentes e com técnicos do DER para o diagnóstico do trânsito da capital”, destacou.

Samarone adiantou que a participação de toda a sociedade é fundamental para o sucesso da elaboração do plano. “Queremos ouvir os órgãos e entidades competentes, especialistas e a população em geral. Iremos abrir canais de diálogo para que todos possam dar sua sugestão. Iremos, inclusive, abrir canais de diálogo na Internet para que esse público também possa contribuir”, disse o superintendente.

Também participaram da reunião com o prefeito de Aracaju, a chefe de Gabinete, Fabiana Pinho; a diretora de transporte público, Shirley Barbosa e o diretor de planejamento e sistemas da SMTT, Fernando Nunes.

Fonte: FAXAJU



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No DF, Queixas contra o transporte público no Entorno aumentaram 67% em 2011

A cada dia, uma média de oito passageiros reclamam do transporte público oferecido no Entorno. As queixas feitas na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aumentaram 67,47% no ano passado.

Foram 3.182 registros contra 1,9 mil em 2010 (leia quadro). Superlotação, veículos em más condições, sem documentação e equipamentos obrigatórios de segurança são infrações recorrentes.

Todas as empresas que ligam o Entorno a Brasília apresentaram mais de 50% de aumento nas denúncias. Em 2011, elas receberam pelo menos mil multas da agência.

A reportagem flagrou ontem casos de desrespeito com os passageiros. Ônibus lotados, com pneus carecas, sujos e que circulam fora do itinerário fazem parte da rotina dos moradores do Entorno, que, em geral, acordam antes mesmo das 5h para ir ao trabalho.

Cheios, os primeiros veículos passam direto nas últimas paradas e os passageiros são obrigados a esperar o próximo carro.

Não bastasse o descaso, a população ainda sofre com a sujeira dos coletivos e a pressa dos motoristas, preocupados em chegar ao destino no horário marcado.

Em Águas Lindas de Goiás, os passageiros esperam muito tempo por um coletivo. É o caso da diarista Sandra Souza Silva, 44 anos.
Moradora do Jardim V, ela aguardou uma hora até passar o ônibus que fazia a linha Plano Piloto/Eixo. “É muito ruim. Já cheguei atrasada ao emprego por causa disso. Quando perdemos um ônibus ficamos sem saber que horas o outro passa”, disse.

O porteiro Marcos Antônio Pereira, 45 anos, afirma que é comum os ônibus do município quebrarem. “Alguns têm mais de 10 anos e continuam trafegando. Os bancos são soltos e os ferros das cadeiras enferrujados, mas aqui não tem fiscalização e fica por isso mesmo. Ninguém resolve”, destacou.
Quando chove, o problema é ainda pior. Em muitos carros, as borrachas de vedação das janelas estão danificadas e a água molha quem está sentado.

Quem depende do transporte público também reclama do preço da passagem, que varia entre R$ 3 e R$ 4,50. “Sem contar que uma empresa não recebe vale-transporte de outra. A gente fica à mercê deles (dos empresários)”, reclamou a dona de casa Rosária Alves dos Santos, 32 anos.

Apenas uma empresa opera em Santo Antônio do Descoberto. São 93 ônibus para atender a população de mais de 60 mil habitantes. Sem opção, os coletivos andam lotados.

Idosos, portadores de necessidades especiais, grávidas e mulheres com crianças de colo são os que mais sofrem com o transporte precário.

É comum ver jovens ocupando assentos preferenciais. O aposentado Pedro Alves, 73 anos, diz que costuma ceder o lugar para mulheres e grávidas.
“Estou acostumado e ainda aguento ir em pé. Empresa nenhuma quer colocar mais ônibus para circular porque seria menos dinheiro para eles (empresários)”, disse.

Sem autorização
Na manhã de ontem, um ônibus da empresa Rápido Planaltina placa JJF-0956/DF, com destino a Planaltina de Goiás, estava com um pneu traseiro liso.

A ANTT informou que o carro não tem autorização para circular e encaminhará o caso para a fiscalização. Quem anda em transporte desse tipo teme pela segurança.
“É sempre esse caos, sem contar que o carro quebra praticamente todo dia. Ontem (terça-feira) mesmo eu peguei um e quebrou na altura de Sobradinho”, contou a vendedora Antônia Souza, 35 anos, moradora do Setor Leste.
Outros ônibus da Viação Monte Alto também apresentaram problemas, como borrachas e letreiros com o número da linha danificados.

O carro número 2.020 já havia sido lacrado, mas voltou a operar por determinação judicial. Em outro carro da mesma empresa, para diminuir a quantidade de água, os passageiros colocaram sacolas plásticas e papel higiênico nas laterais.

A sujeira incomodava passageiros, mas sem opção de transporte eles preferiram não reclamar da situação. “Colocaram em maio ônibus para gente. Antes, a gente descia muito longe de casa. Pelo menos agora temos uma linha que passa no Setor Norte e está quebrando um galho”, comentou Reinilda Alves, 47 anos.

Em um ônibus da Viação Anapolina com destino a Luziânia, o suporte do retrovisor apresentava rachaduras nas duas pontas e ameaçava cair.

Mesmo assim, o motorista seguiu destino. “Eu já peguei ônibus mais velhos, mas esse aqui está bom e comigo quase não quebra. A dificuldade maior é mesmo a superlotação. De manhã, é tão cheio que o restante dos passageiros em outras paradas não entram”, contou a aposentada Anita Rodrigues da Silva, 65 anos.

A reportagem entrou em contato com o presidente da Associação dos Empresários dos Transportes do Entorno,Carlos Alberto Medeiros, mas, até o fechamento desta edição, ele não havia retornado os recados deixados na caixa postal de seu celular.

Acidentes
Na última terça-feira, 39 pessoas ficaram feridas em três acidentes com ônibus. Dois casos — um na DF-128, perto de Planaltina, e outro na BR-040, na entrada de Luziânia (GO) — envolveram coletivos que atendem a população do Entorno.

O da Rápido Brasília, que colidiu na caçamba de um caminhão e envolveu outros dois veículos, tinha 15 anos de uso.

Fonte: Correio Braziliense, Por Mara Puljiz, Lucas Tolentino



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São Paulo: Viva Pinda anuncia aumento da tarifa

A empresa de transporte público Viva Pinda anunciou que, a partir da 00 hora do dia 16 de janeiro, a tarifa de R$ 2,55, dos ônibus urbanos, será reajustada para R$ 2,75, o que representa reajuste de 7,84%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de dezembro de 2010 a dezembro de 2011.

Foto: Saulo Fernandes
 De acordo com a empresa Viva Pinda, o valor de R$ 2,75 é a menor tarifa de transporte municipal no Vale do Paraíba e Litoral Norte. O transporte público de Pindamonhangaba conta com frota 100% com acessibilidade para atender os deficientes.

O último reajuste da tarifa do transporte público, em Pindamonhangaba, ocorreu em janeiro de 2011, quando o valor de R$ 2,40 foi alterado para R$ 2,55, representando reajuste de 6,25%, no período.

João Machado, gerente geral da empresa Viva Pinda, explica que o reajuste é correspondente à inflação do período. O aumento da tarifa é realizado anualmente.




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Cuiabá: Atualização cadastral do passe livre 2012 tem mudanças

Com a proximidade do início do ano letivo, estudantes que já utilizam o benefício do passe livre no transporte público devem fazer recadastramento na própria escola, sem a necessidade de comparecer na Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU). Apenas os alunos que nunca fizeram o cartão deverão recorrer à agência da MTU, munidos dos documentos necessários (citados abaixo).

O sistema online diminui filas e facilita o recadastramento por necessitar apenas do login e senha do aluno, que serão informados pela escola no momento da matrícula. O diretor ou funcionário responsável da escola acessa o sistema, através do site da MTU: www.amtu.com.br e segue atualizando os dados dos alunos. Antes disso, o sistema solicitará a atualização dos dados da escola.
A partir daí, basta digitar o nome do aluno e atualizar os dados pessoais como nível de ensino (séries) e o período em que irá frequentar as aulas (matutino, vespertino ou noturno). Após este processo de atualização nas instituições de ensino, ainda são necessárias 72h para que essas informações cheguem ao ônibus.
Volta às aulas
No último dia letivo de 2011, ao validar o cartão estudantil na escola os alunos receberam um crédito para retornar à residência e um crédito para ir à escola no primeiro dia de aula do ano letivo de 2012. Caso o aluno tenha utilizado seu crédito indevidamente, o mesmo terá de pagar a passagem.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) reforça a necessidade de manter rigor nas providências para inibir o desperdício e o uso indevido do passe-livre. Para que este benefício não seja ameaçado por má gestão, estão sendo conclamados os diretores, coordenadores e secretários de escolas a adotarem providências no sentido de impedir a utilização do benefício por pessoas alheias à discência.
Estreia
Para os alunos que nunca foram usuários do passe livre é preciso imprimir e preencher o formulário disponível no site da MTU www.amtu.com.br, e levá-lo à escola para obter a assinatura e carimbo do diretor. 
Com os documentos exigidos (citados abaixo) e o formulário, o aluno deve procurar a agência da MTU na Rua Joaquim Murtinho (Centro) para o primeiro cadastro. No prazo de sete dias, o cartão do passe livre já estará disponível ao estudante na agência central.
Móvel 
Neste ano a MTU tem uma novidade, 10 instituições de ensino irão receber o MTU-Móvel que estará cadastrando alunos na própria escola de 16 de janeiro a 28 de janeiro, como descrito na tabela a seguir:
Escolas    Data do Projeto
Liceu Cuiabano    16 e 17/01
Presidente Médice    18 e 19/01
André Avelino    20 e 23/01
UNIRONDON    02 e 03/02
UNIVAG    06 e 07/02
Dione Augusta    08 e 09/02
UNIC    10 e 13/02
ICE    14 e 15/02
UFMT    27 e 28/02
Documentos necessários para cadastro do Passe Livre (alunos que não tem cadastro)
 - Cópia de RG
- Cópia do CPF ou Certidão de Nascimento
- Comprovante de Residência (conta de energia, água),
- Formulário assinado pelo diretor da escola
Informações para alunos e diretores: 0800- 646-2544 e 3313 -7600





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Transporte coletivo de Porto Velho será monitorado por GPS

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), começa a implantar os sistemas de modernização nos ônibus de transporte coletivo, visando melhor atender aos munícipes.

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, aconteceu no gabinete do secretário adjunto municipal de Transportes e Trânsito, João Marcos, uma reunião para tratar dos ajustes dos últimos detalhes para a implantação dos GPS´s, um sistema de monitoramento dos coletivos. Além do adjunto, participaram da reunião o coordenador municipal de Transportes, Rogério Viana, o representante das empresas de transportes Rio Madeira, 3 Marias e do Sindicato das Empresas de Transportes/SET, Carlos Baraúna e com Rafael Lagos, Gerente de Projetos da Transdata, empresa contratada para instalar os equipamentos.

Com a instalação dos GPS´s futuramente a população poderá acompanhar os horários e seus respectivos itinerários, tendo a certeza que naquele determinado ponto o ônibus irá passar, dando assim maior comodidade, agilidade e rapidez no percurso.As informações da localização dos ônibus serão transmitidas em tempo real para a Central. Com essas informações em tempo real, será possível ajustar os horários dos itinerários, evitando assim a demora nas paradas de ônibus.

Fonte: Semtran



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Operação do Detro termina com 37 veículos apreendidos

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rio - A fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) recolheu 35 veículos que operavam irregularmente o transporte de passageiros em municípios da região Metropolitana e dos Lagos nesta sexta-feira. Equipes também estiveram no Passeio, na Capital, verificando a frota regular. Como resultado, dois ônibus da Viação Trel foram recolhidos a garagem por operar a linha Taquara x Praça Mauá sem autorização.
Foto: Site nilopolis online
Do total de apreensões de piratas, 26 destes foram flagrados em bairros do Rio, sendo oito vans e duas kombis na Taquara, um ônibus pirata, duas vans e quatro kombis em Santa Cruz, uma Zafira e uma kombi em Bangu, duas kombis na Pavuna, uma van e um carro particular no Centro. 

Já na Baixada Fluminense, os fiscais encaminharam para o depósito público seis kombis e um carro de passeio em Nova Iguaçu e mais um  particular em Magé. Em Niterói, duas vans e uma kombi foram retiradas de circulação. Na Região dos Lagos, em Cabo Frio, as equipes recolheram duas Zafiras. 

Todos os veículos apreendidos atuavam no transporte irregular de passageiros e foram encaminhados para depósitos públicos. A multa para este tipo de irregularidade é de R$ 2.018,30, valor este que dobra a cada caso de reincidência.



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