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Porto Alegre: Transferência de terminal provoca mudanças nas linhas de ônibus T1, T1D e T7 na Capital

sábado, 16 de outubro de 2010

A partir deste sábado, o terminal norte das linhas de ônibus T1 e T7 será transferido para o terminal triângulo, próximo ao Boulevard Strip Center Assis Brasil, em Porto Alegre. A transferência, que provoca mudanças nas linhas, se deve à melhor infraestrutura do local e maior abrangência dos itinerários, segundo a EPTC. Com isso, serão disponibilizadas mais viagens para os cerca de 44 mil usuários que utilizam as linhas por dia. Veja mapa ampliado.

O itinerário da linha T7 sentido Sul/Norte será modificado a partir da Rua Francisco Trein. A partir de amanhã não entrará mais na Rua Sapé, como ocorre atualmente, e seguirá na Francisco Trein até a Avenida Assis Brasil. O ônibus irá dobrar à direita na avenida e efetuar o embarque e desembarque de passageiros na primeira parada fora do corredor central de ônibus. A entrada no corredor se dará na Estação Lindóia e seguirá até o Terminal Triângulo.

No sentido Norte/Sul, o T7 seguirá na Assis Brasil pelo corredor central até o Viaduto Obirici, onde fará o retorno abaixo do mesmo, em frente ao supermercado Carrefour. Depois, seguirá por trecho da Avenida Plínio Brasil Milano até a Rua Bezerra de Menezes. O veículo irá entrar à esquerda na Avenida Grécia, que sofrerá uma inversão de fluxo entre as ruas Bezerra de Menezes e Andaraí. O veículo segue na Grécia até a João Wallig. A partir daí, o itinerário será mantido como ocorre atualmente.

Na linha T1 e T1D sentido Sul/Norte o trajeto sofre mudanças a partir da Rua Roque Calage. Ao invés de seguir até a Grécia, o ônibus entrará à direita na Rua Umbu e à esquerda na Avenida Francisco Trein. A partir daí, o caminho será o mesmo do T7: o ônibus irá dobrar à direita na Assis Brasil e irá efetuar o embarque e desembarque de passageiros na primeira parada fora do corredor central de ônibus. A entrada no corredor se dará na Estação Lindóia e seguirá até o Terminal Triângulo.

Já no sentido Norte/Sul das linhas T1 e T1D, o ônibus sairá do Triângulo e seguirá até o Viaduto Obirici, onde fará o retorno em frente ao Carrefour. Depois, seguirá por trecho da Plínio Brasil Milano até a Rua Bezerra de Menezes. O ônibus entrará à esquerda na Grécia, que sofrerá uma inversão de fluxo entre as ruas Bezerra de Menezes e Andaraí. O veículo segue até a João Wallig, onde entrará à direita e seguirá seu itinerário atual.

O processo de transferência será marcado por um evento que terá início às 10h de amanhã e terá as presenças do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do diretor-presidente da Carris, João Pancinha, e do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.

As informações são do site da EPTC.
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Fiscalização recolhe 21 ônibus e multa 35 no Rio

Uma fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), realizada na manhã desta sexta-feira (15), recolheu 21 ônibus e multou 35 que estavam em situação irregular. Durante a ação em Campos de Goytacazes, no norte do estado, um sargento da Polícia Militar ficou ferido ao ser derrubado de sua moto por um carro, que fugiu após ser flagrado no transporte pirata de passageiros.
A operação "Legal tem que ser legal", realizada nos terminais rodoviários de transporte intermunicipal, tem como objetivo coibir as irregularidades nos ônibus da frota regular. De acordo com o Detro, as infrações mais aplicadas foram por causa da má conservação do veículo, descumprimento do quadro de horários e falhas na documentação.
Os fiscais percorreram a Rodoviária Novo Rio, os terminais Américo Fontenelle (Central), Mariano Procópio (Praça Mauá) e Menezes Cortes, no Rio; o João Goulart, em Niterói; além de Alcântara, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Volta Redonda, Cabo Frio, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Resende e Barra Mansa.
Segunda operação na semana
Na quarta-feira (13), uma fiscalização do Detro terminou com 34 veículos recolhidos e 52 autuados. As principais irregularidades encontradas foram referentes à má conservação dos veículos, como vidros trincados e pneus carecas, além de falta de cobrador e documentação irregular. Segundo o Detro, muitos ônibus não estavam cadastrados para realizar transporte intermunicipal.

Fonte: G1
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Brasileiros sofrem com a superlotação dos ônibus

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Na região metropolitana de Belém, os ônibus são o único meio de transporte público pra atender mais de um milhão de pessoas, ou seja, a metade da população. Na linha que sai do centro de Belém e vai até Ananindeua, o município vizinho, segundo o motorista, a viagem dura 45 minutos com trânsito normal, mas isso quase nunca acontece.
No Rio de Janeiro, a cena é comum no horário de rush: nos pontos de ônibus, há muitas filas com passageiros, que já pegam o transporte público lotado. Os ônibus já saem cheios do ponto.

Em Salvador, quem pega ônibus para voltar para casa já sabe que vai enfrentar aquele que é, de longe, o pior horário do trânsito na cidade, onde o número de veículos quase dobrou nos últimos dez anos. Em média, 1,3 milhão de pessoas, quase metade da população da cidade, usam o transporte público diariamente.

Em Curitiba, 2,3 milhões de pessoas dependem do transporte coletivo todos os dias. Na cidade, há vias exclusivas para as principais linhas de ônibus, o que torna o transporte rápido. Mas isso não quer dizer que o passageiro não tenha de enfrentar um aperto danado na hora que sai do trabalho e vai para casa.
Um milhão e oitocentas mil pessoas utilizam ônibus no grande Recife. O ônibus tem capacidade para 80 passageiros. E estão sempre lotados.

Em São Paulo, mais de seis milhões de pessoas dependem dos ônibus. No horário de pico, a velocidade média dos ônibus cai para 15 km por hora. O trajeto, em condições normais de trânsito, deveria levar 30 a 40 minutos. No horário do rush, o tempo vai para uma hora e meia, uma hora e 40 minutos.
“O que diminui muito a capacidade do corredor é ser compartilhado com táxi. Atrapalha grande parte da população em benefício de poucos’, diz o urbanista Ricardo Corrêa.

O urbanista, especialista em transporte, diz que aumentar o número de ônibus não adianta. Nas grandes cidades, o certo seria um sistema integrado. "Todo integrado, como acontece nas grandes cidades do primeiro mundo, onde o transporte coletivo é planejado com maior dignidade", afirma Corrêa.
Fonte: Jornal O Globo
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Goiânia: Display de Ponto de Parada: auxílio ao cliente RMTC

Tecnologia de primeiro mundo a serviço do cliente RMTC. O Display de Ponto de Parada, que utiliza tecnologia sueca advinda da Volvo – como o sistema ITS4MOBILITY instalado em todos os ônibus da Rede –, possibilita que o cliente se informe sobre as linhas e os minutos restantes para a chegada dos dois próximos ônibus em determinado ponto de parada.
Atualmente, 14 Displays estão distribuídos por nove bairros da capital, instalados em locais de intensa movimentação, como supermercados, shoppings e universidades. O diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino, explica que a definição é feita a partir da análise do fluxo de pessoas, para que as informações tenham alcance máximo ao grupo interessado. “Na configuração atual, milhares de pessoas têm acesso a informação relevante. Contudo, no momento, não podemos, ainda, disponibilizar os suportes nos pontos de embarque devido a possibilidade de depredação”, salienta.

Fonte: RMTC
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Corredor exclusivo para ônibus gera mais de 45 multas em menos de 24 horas

Mais de 45 autuações já foram aplicadas em menos de 24 horas de funcionamento da faixa exclusiva para ônibus na avenida Desembargador Santos Neves. A via foi liberada na tarde desta quarta-feira (13). No entanto só nesta quinta-feira (14), das 6h às 15h, os fiscais aplicaram 30 autuações de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória, exatamente o dobro das que foram aplicadas das 17h às 22h30 de quarta.

No local existem placas e avisos no asfalto para que os motoristas não invadam o local exclusivo dos ônibus, mas mesmo assim alguns motoristas não respeitam e acabam passando pela pista.

O artesão, Samuel Marques Oliveira,36, realizou a conversão proibida e retornou para tentar conversar com o agente e explicar a situação. Ele alegou que não sabia da nova faixa para ônibus.

"Eu estava seguindo o ônibus. Estava um trânsito intenso e quando o ônibus virou que eu vi que não podia estar ali, mas já era tarde demais. Não tinha como mudar de faixa caso contrário iria causar um acidente e por isso tive que virar. Neste momento eu vi o guarda com a caneta e logo pensei na multa. Por isso estacionei o carro e vim conversar com o guarda para poder explicar que realmente não sabia".

Um outro motorista, que não quis se identificar, que também passou pela faixa e só saiu após ver o agente de trânsito não concordou com a multa aplicada. "Não é justo. Eu apenas entrei e sai da faixa. Eles deveria relevar pois eu não sou daqui, e assim como eu, muitos não sabem desta faixa exclusiva".

Já o major Edmilson Batista Santos ressaltou que os motoristas precisam ficar atento pois os avisos estão durante todo o percurso de aproximadamente 200 metros. "É preciso ficar atento. Mas percebemos que os motoristas que são de fora acham que podem cometer esta infração sem ser flagrado pelos agentes".

A faixa é de uso exclusivo dos ônibus e os motoristas que desrespeitarem o corredor estará sujeito a multa de R$ 255,00 e a perda de 10 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso a conversão seja feita pela faixa.

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DF: Agnelo promete instalar GPS nos ônibus para mostrar localização de veículos

Sistema de monitoramento por satélite nos ônibus e a tecnologia a favor dos usuários do transporte público no DF, foi o que prometeu o candidato do PT ao Palácio do Buriti, em sabatina na TV Bandeirantes nesta noite de quinta-feira (14). Agnelo Queiroz disse que em seu governo será possível contar com a tecnologia de GPS (sigla em inglês que significa Sistema de Posicionamento Global) e celulares para que os passageiros saibam os horários que os ônibus em cada parada, por exemplo. O candidato Citou os corredores exclusivos, o bilhete único e a integração como medidas a serem implementadas. Ele garantiu o combate aos cartéis tanto no transporte público quanto na venda de combustíveis, mas não afirmou o que deve fazer para evitar deixar as principais linhas de ônibus nas mãos de poucas empresas, como acontece hoje.

Fonte: Correio Braziliense
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