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Em Porto Alegre, Funcionários pararam os serviços durante seis horas
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Somente às 10h30min desta terça-feira o serviço de coletivos da Carris foi normalizado. A paralisação de funcionários da companhia, que entre as 4h40min e as 8h impediram a saída dos ônibus da garagem da empresa, na zona leste de Porto Alegre, afetou o transporte coletivo da Capital nesta manhã.
Entre as 6h40min e as 7h45min, os ônibus foram liberados sob escolta de policiais da Brigada Militar. Depois os responsáveis pelo protesto voltaram a impedir a saída de veículos até as 8h15min, quando ficou decidido que os trabalhadores estavam liberados para retornarem ao trabalho ou, espontaneamente, permanecerem mobilizados.
Segundo o delegado sindical da Carris, Afonso Martins, a empresa não teria cumprido o prometido em uma reunião realizada mais cedo:
— Tentamos acordo com a empresa, que prometeu se reunir no caso da liberação de 30% dos ônibus, mas daí colocaram a Brigada no meio e forçaram a abertura da garagem. Agora vamos fazer uma assembleia para definir os rumos da manifestação.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanhou a retomada dos serviços e, às 10h30min, declarou que o atendimento havia sido normalizado. Estima-se que cerca de 150 mil pessoas foram afetadas pela paralisação somente nesta manhã.
Motivo da paralisação
A mainfestação ocorre em protesto contra as demissões de cobradores suspeitos de participarem de fraude na cobrança de passagens. Um grupo de 26 cobradores foi demitido por justa causa durante a segunda-feira, após a descoberta de uma fraude na bilhetagem eletrônica.
Conforme a Carris, o esquema envolvia a utilização de cartões TRI de terceiros, com os quais os cobradores se aproveitavam de isenções e da segunda passagem gratuita e embolsavam a quantia paga em dinheiro pelos usuários.
Informações: Zero Hora
Postado por Meu Transporte às 21:38 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Etufor altera ponto final de linhas do Centro de Fortaleza
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), irá modificar o ponto final de algumas linhas do Centro que circulam pela R. General Sampaio. O objetivo é aliviar o trânsito desta via, tornar o percurso das linhas mais rápido, além de garantir mais comodidade e segurança durante o embarque e desembarque dos passageiros. A mudança acontecerá no próximo sábado, dia 23/11.
Algumas linhas passarão a parar na Av. Tristão Gonçalves, no trecho entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso (Foto: Queiroz Netto) |
As linhas afetadas são 310 - Campus Universitários/Pan Americano, 320 - João XXIII/Centro, 371 - Parangaba/José Bastos e 390 - Parangaba/João Pessoa. Todas elas tinham como ponto final a parada localizada na R. 24 de maio, entre as ruas Pedro I e R. Pedro Pereira. A partir da mudança, as linhas passarão a parar na Av. Tristão Gonçalves, no trecho entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Além disso, os itinerários dessas linhas serão ampliados e passarão a seguir pela Av. Tristão Gonçalves até a R. Senador Alencar e retornarão pela Av. Imperador.
Já o ponto final das linhas 303 - Igreja São Raimundo, 305 - Bela Vista/Humberto Monte, 333 - Bom Jardim/Centro, 365 - Bela Vista/Viriato Ribeiro, que antes era na Rua Pedro I, entre a R. 24 de Maio e General Sampaio, passará a ser na Rua 24 de Maio, entre as Ruas Pedro Pereira e Pedro I. Com a alteração, essas linhas passarão a fazer o seguinte itinerário: R. Gen. Sampaio, Av. Duque de Caxias, Av. Tristão Gonçalves, R. Pe. Pereira, R. 24 de maio e retorna ao itinerário original, pela Av. Imperador.
As linhas que passarão por alteração serão supervisionadas pelo sistema de monitoramento via GPS e, em caso de dúvidas, os usuários podem procurar agentes da Etufor nas paradas que foram afetadas.
Clique abaixo para acessar os mapas:
310 – Campus Universitários/Pan Americano, 320 – João XXIII/Centro, 371 – Parangaba/José Bastos e 390 – Parangaba/João Pessoa
303 - Igreja São Raimundo, 305 - Bela Vista/Humberto Monte, 333 - Bom Jardim/Centro, 365 - Bela Vista/Viriato Ribeiro
Informações: Etufor
Postado por Meu Transporte às 09:02 0 comentários
Marcadores: Ceára
Rio: Pesquisa aponta o principal problema de mobilidade em Petrópolis
Mais de 30% dos moradores do Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana do Rio, apontaram o congestionamento como principal problema de mobilidade no município. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pela prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) sobre mobilidade urbana, que foi divulgada nesta semana. Foram entrevistadas 387 pessoas, dentre as quais 25,2% indicaram a expansão do transporte coletivo como uma das soluções para o problema.
Com o resultado da pesquisa, foram colhidas informações sobre os hábitos e as soluções esperadas pelos petropolitanos para o trânsito e o transporte. A pesquisa apontou que mais da metade dos entrevistados, 53,2%, utilizam o carro pelo menos uma vez por semana. Entre os outros meios de transporte mais usados, o transporte coletivo foi apontado por 41,1% das pessoas e 38% disseram que se locomovem a pé.
Outro ponto abordado no questionário revelou que 12% dos entrevistados fazem o uso de bicicletas. Esse foi um dos dados considerados importantes para o coordenador da pesquisa, o assessor de planejamento da Secretaria, Rodrigo Xavier.
“É importante pensar que a mobilidade urbana sustentável é focada no deslocamento dos pedestres, e não de automóveis. A pesquisa é uma oportunidade de saber como o cidadão petropolitano, principalmente o do Centro Histórico, vê a mobilidade urbana da sua cidade. Qualificar calçadas é hoje um dos maiores desafios da mobilidade urbana em Petrópolis”, disse Rodrigo, que lembrou que 7% dos entrevistados reclamaram do estado de conservação das calçadas.
Em relação ao tempo de deslocamento entre casa e trabalho, 30,5% afirmaram que levam menos de 15 minutos, 27% disseram que demoram entre 15 e 30 minutos, 23,1% levam de 30 a 45 minutos, e 14,5% responderam que demoram até uma hora. Outros 4,8% não responderam. A prefeitura planeja, ainda, um estudo sobre a mobilidade urbana em todo o município.
Informações: G1 Região Serrana
Postado por Meu Transporte às 08:59 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Mais de 15 mil solicitações foram feitas neste ano na ouvidoria do Transporte Urbano do Distrito Federal
Mais de 15 mil solicitações foram feitas neste ano na ouvidoria do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) até meados deste mês, o que corresponde a uma média de 1,5 mil manifestações mensais.
"A maior parte das demandas está relacionada a reclamações, como a falta de cumprimento de horários", detalha o diretor-geral da DFTrans, Marco Antonio Campanella. "As demandas são protocoladas e encaminhadas à Gerência de Fiscalização, que autua as empresas, caso as irregularidades sejam constatadas", complementa.
O canal para os usuários registrarem demandas, sugestões ou pedir informações é o 162, que pode ser acionado gratuitamente se a ligação for feita de telefone fixo. O serviço funciona das 8h às 18h, inclusive em feriados e fins de semana.
A ouvidoria também pode ser acessada pelo site www.dftrans.df.gov.br, por meio do banner "Ouvidoria Transportes", à direita da página. No espaço, os usuários podem registrar solicitações, por meio do menu “Canais de Atendimento”.
Pela página eletrônica, o cidadão acompanha o andamento das demandas por meio de protocolo. Para isso, deve guardar o número do documento e da senha gerados após o registro da manifestação.
Acesso – O 162 foi lançado em março deste ano. O serviço, que centralizou todas as ouvidorias do GDF, diminuiu o tempo de atendimento para 2 minutos e ampliou o acesso aos órgãos responsáveis pela resolução das demandas. O acesso anterior, pelo 156, não era exclusivo para esse serviço.
"Ao ligar, é importante o usuário registrar as solicitações com o máximo de detalhes. Se for, reclamação, por exemplo, o passageiro deve levantar os números da linha e do veículo, além do nome da empresa", explica Campanella.
Informações: DFTrans
Postado por Meu Transporte às 08:49 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Em Fortaleza, Cadastro para gratuidade infantil começa nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira (25/11), a Prefeitura de Fortaleza iniciará o cadastro das crianças menores de sete anos para a gratuidade no transporte coletivo. O projeto Cartão da Gratuidade Infantil, executado em parceria pelo Gabinete da Primeira Dama, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), garantirá mais dignidade às crianças. Com a mudança, todas elas terão um cartão que irá liberar a catraca, garantindo o passe livre nos ônibus e vans.
Para a criança receber o benefício, o pai, mãe e/ou responsável legal deverá comparecer a um dos postos de cadastro e apresentar a documentação necessária. Durante o cadastro, a criança realizará a biometria facial e de estatura, nos casos com altura até 1,10m (um metro e dez centímetros).
Crianças que possuem carteira de estudante poderão realizar o procedimento em um dos postos do Bilhete Único (nos terminas ou praças José de Alencar e Coração de Jesus) ou na sede do Sindiônibus (Av. Borges de Melo, 60, Aerolândia). Os demais casos - crianças que não têm carteira de estudante ou não são estudantes - deverão fazer a solicitação na sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União), munidos da documentação necessária.
A confecção de um cartão exclusivo para a gratuidade e a realização do cadastro com a biometria são medidas adotadas pela Prefeitura para garantir a seguridade do projeto, além de agilizar o embarque das crianças nos coletivos. “A medida irá facilitar o reconhecimento das crianças que tem direito ao benefício, evitando dúvidas por parte dos cobradores, sem falar que evitaremos o constrangimento delas terem que passar por debaixo da catraca”, acrescenta Rogério Pinheiro, Presidente da Etufor. Ainda segundo o presidente da Etufor, as crianças que não realizarem o cadastro permanecerão com o direito à gratuidade garantido, mas terão que continuar utilizando os procedimentos anteriores.
Quem tem direito à gratuidade
- Crianças com até 7 anos;
- Crianças com altura até 1,10m (um metro e 10 centímetros de altura).
Onde fazer o cadastro e a documentação necessária- Crianças que possuem carteira de estudante de 2012 ou 2013
Local de cadastro: Postos do Bilhete Único.
Documentação: carteira de estudante e comprovante de residência com CEP.
- Crianças que estudam, mas não tem carteira de estudante
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: declaração de matrícula, fotos 3x4, RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP.
- Crianças que não estudam
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP.
- Crianças acima de 7 anos, mas com altura até 1,10m
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: ver documentação de acordo com as opções acima.
Informações: Etufor
Postado por Meu Transporte às 08:33 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Ceára
Em São Paulo, Bilhete Único Mensal para trem, metrô e ônibus custará R$ 230
A Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado anunciaram nesta quinta-feira (21) que o Bilhete Único Mensal integrado, que servirá para trem, metrô e ônibus de São Paulo, custará R$ 230 por mês. A integração permitirá que os passageiros utilizem as linhas municipais de ônibus e a rede metro-ferroviária quantas vezes quiserem durante 31 dias. O Bilhete Único Mensal para ônibus custará R$ 140, assim como o bilhete estadual, específico para metrô e trens.
A São Paulo Transporte (SPTrans) vai cadastrar também os usuários do Bilhete Único estadual, que permitirá o uso de metrô e trens de forma ilimitada ao longo de um mês. Assim como o Bilhete Único Mensal integrado, que valerá para ônibus, metrô e trens, os dados serão unificados pela Prefeitura da capital.
O cadastro para o Bilhete Único Mensal, que valerá só para ônibus, está aberto desde abril e até segunda-feira (18) havia registrado 136 mil inscrições. Os três bilhetes começarão a funcionar no dia 30 deste mês. Para anunciar a adesão do governo do Estado ao Bilhete Único Mensal, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se comprometeu a comparecer à sede da Prefeitura hoje. O benefício é uma promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) - na proposta inicial, o cartão valeria apenas em viagens de ônibus.
Após as manifestações de junho, aconteceu o contrário: o prefeito compareceu ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, para anunciar com Alckmin a diminuição do preço da passagem de ônibus e metrô. O governador reiterou a participação do Estado no projeto de Haddad anteontem: "Para viabilizar o bilhete mensal, determinamos a entrada do trem e do metrô". E confirmou a criação de um cartão exclusivo para os trilhos. "Cerca de 30% das pessoas usam só trem e metrô. Para essas, faremos outro cartão."
Com a adesão do Estado, a cidade passará a ter três modelos de bilhete mensal: um integrado, um válido apenas para os ônibus e outro apenas para o transporte sobre trilhos. O integrado custará R$ 230 e os outros, R$ 140. O usuário poderá usá-los quantas vezes quiser por um mês nos modais de transporte escolhidos.
O cartão será o mesmo, mas terá quatro funcionalidades - além dos três bilhetes que começarão a valer no dia 30, também comportará o Bilhete Único comum, que é carregado conforme o uso. O usuário só terá de escolher a opção mais conveniente quando for carregá-lo.
Toda a tecnologia para o cartão foi desenvolvida pela SPTrans. A Prefeitura ficará responsável por repassar os dados dos usuários ao governo do Estado. A administração municipal afirmou que não consegue medir qual será o aumento de cadastros a partir da abertura aos outros tipos de bilhete. Dos R$ 230 cobrados pelo integrado, R$ 110 devem ir para a Prefeitura e R$ 120, para o Estado. O bilhete deve custar R$ 45 milhões mensais em subsídios para o governo estadual.
Informações: Agência Estado
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Postado por Meu Transporte às 07:59 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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