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Rio Branco: Proprietários das empresas de ônibus se comprometem a renovar 45% da frota até 30 de abril

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


A prefeitura de Rio Branco firmou ontem à tarde, 12, com os proprietários das empresas de transporte coletivo Termo de Ajustamento de Contratos (TAC). Pelo acordo os empresários se prontificam a renovar até 30 de abril 45% da frota de ônibus, o que representa 65 novos veículos circulando na cidade.
Os carros são totalmente adaptados aos portadores de necessidades especiais. Outra medida importante é a implantação do sistema de gestão de qualidade na prestação de serviços, buscando estabelecer o padrão ISO 9000 no transporte público. Entre as metas do sistema estão os cursos de requalificação para operadores existentes (motoristas, cobradores, fiscais); curso de qualificação para novos operadores e investimento tecnológico em controle de horários de passagem dos ônibus nos pontos de parada.Segundo o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Ricardo Torres, o termo vai garantir que a população "tenha um transporte público de qualidade e com bom atendimento." Outras medidas a serem adotadas são as campanhas educativas para o transporte, a publicação dos dados operacionais e implantação do Plano Diretor de Transporte e Trânsito (PDTT).
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Ager e Sefaz avaliam sistema de bilhetagem eletrônica para o setor de transporte em Mato Grosso


Um sistema de bilhetagem eletrônica foi apresentado para a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso (Ager-MT) e técnicos da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) , nesta terça-feira (12.01). Ela é uma das tecnologias que é analisada pelo governo do Estado para ser utilizado no novo Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.
A medida faz parte das ações que estão sendo encaminhadas pela agência enquanto aguarda a realização da audiência pública para apresentação do sistema de transporte intermunicipal à população, no próximo dia 5 de fevereiro, na Assembleia Legislativa (AL-MT), em Cuiabá. O edital de licitação está previsto para o mês de março deste ano.
Segundo a presidente da Ager-MT, Márcia Vandoni, o que se pretende é ampliar o controle da área de transporte, uma concessão pública sob a responsabilidade do órgão. “Estamos analisando a proposta de bilhetagem eletrônica porque é necessário um controle mais eficiente da demanda e do itinerário dos veículos do transporte intermunicipal por parte da agência e, da arrecadação de impostos por parte da Sefaz”, esclareceu Márcia Vandoni.
A Empresa 1, especializada em tecnologia de bilhetagem eletrônica, é de Minas Gerais e atua em 135 municípios de 18 Estados brasileiros. “Nosso sistema é como um computador de bordo que pode gerenciar e monitorar o número de passageiros, viagens e itinerários do transporte coletivo. Além de um contador de pessoas, temos um GPS acoplado ao programa que define a tarifa de cada seção no trecho da viagem”, disse Sandro Ávila, diretor comercial da empresa.
Depois de ouvir a ponderação relacionada a pontos específicos a empresa agora deverá formular uma proposta considerando as necessidades do Estado e o custo que a bilhetagem eletrônica vai representar para as empresas.
Além dos diretores da Ouvidoria e de Energia Elétrica e Saneamento, as coordenadorias de Transporte e Rodovias e de Estudos Econômicos e a Procuradoria Jurídica da Ager-MT, participaram da reunião os técnicos da área de Fiscalização, da Gerência de Informações Digitais e da Superintendência de Informações do ICMS da Sefaz. Seja qual for a metodologia adotada vai intervir diretamente na atuação dessas áreas.
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Empresa de ônibus mantém o valor do passe estudantil


A partir do dia 25 de janeiro (segunda-feira), os estudantes de Três Lagoas-MS poderão fazer o recadastramento para uso do passe escolar. Segundo o encarregado de tráfego da Viação Três Lagoas, Davi Tuon, durante todo ano de 2009 a empresa atendeu em média 1,2 mil alunos por dia.

O tráfego de alunos não é intenso, segundo Tuon. O número de pessoas cadastradas é maior do que dos estudantes que fazem uso com freqüência do transporte coletivo. “Não sei te dizer se o fluxo maior é no começo do mês, devido ao pagamento, ou em dias de chuva. O fato é que nos dias de pico registramos 1,2 mil. Há dias que passam 900, 800, varia bastante. Muita gente se cadastra, mas não usa o transporte coletivo diariamente”, explicou.

Questionado sobre o valor das passagens, Tuon disse que o preço continuará o mesmo. “Há um ano e meio é cobrado o mesmo valor. O estudante paga R$ 0,90 pelo passe, enquanto o cidadão paga R$ 1,80”. Sobre a possibilidade de Três Lagoas funcionar como o mesmo sistema da Capital, o encarregado explicou que são situações diferentes. “Em Campo Grande quem cobre os custos são os usuários.

A Capital registra um dos valores mais altos no transporte coletivo no País. Aqui os estudantes pagam meia, e o usuário não precisa cobrir a despesa, o valor não é diluído no passe”, informou.

Atualmente a empresa conta com 13 ônibus, que rodam nove linhas e cobrem 95% da Cidade. “No começo do ano ativamos três novas linhas. Antes eram seis. Toda Cidade tem acesso ao transporte coletivo, exceto o Alto da Boa Vista e Nova Três Lagoas”, completou.
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Curitiba: Linha Verde aprovada por especialistas de outras cidades

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Rio: Bilhete único estadual não vai valer para ônibus com ar-condicionado

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010


Os veículos com ar-condicionado não estão incluídos no sistema estadual do bilhete único. A lei que criou o modelo tarifário estabeleceu que somente ônibus convencionais - ou seja, sem ar-condicionado - farão parte do sistema. Isso, contudo, pode mudar nos próximos anos. Segundo o setor de transportes, o governo estadual já havia determinado, antes mesmo da criação do bilhete único, que os ônibus intermunicipais passem a ser equipados com ar-condicionado.
De acordo com a Fetranspor, caso uma linha conte apenas com veículos refrigerados, não oferecendo outra opção, a empresa será obrigada a operar com o bilhete único. O Detro informou que vai fiscalizar as empresas nas ruas por um sistema de relatórios eletrônicos que permitirá saber, por exemplo, se um ônibus sem ar-condicionado de uma certa empresa não está circulando.
O bilhete único no Rio ainda não mexe com o bolso dos passageiros, mas com os sonhos deles. Com o início do cadastramento, realizado pela internet desde segunda, e nos terminais a partir do dia 18, quem gasta uma parcela considerável do orçamento com o transporte já pensa no que fazer com as economias.
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População clama por mais corredores exclusivos para ônibus


Esta claro que a população está mais atenta ao quesito transporte público, mesmo com a falta de investimentos concretos e necessários, o resultado parcial de nossa enquete sobre o que precisa para que o transporte público melhore, fica claro que os usuários concordam com os especialistas que a melhor forma de investimento hoje no setor é a construção de corredores exclusivos para ônibus, pois para muitos os usuários de ônibus não podem ser penalizados pelos engarrafamentos nas grandes cidades pelo alto número de carros com apenas uma pessoa dentro, para eles os corredores são uma forma de evitar engarrafamentos além de diminuir o tempo de viagem, terem paradas organizadas e seguras e uma melhor prestação de serviços. A prova disso é a cidade de Curitiba, com seu moderno sistema de transporte, tendo corredores exclusivos em toda parte da cidade na qual as cidades do Brasil só agora estão aprimorando.
A nossa enquete foi respondida por 330 até hoje, vejam o resultado e participem:


O Transporte público será melhor se:
34% Tiver mais vias exclusivas para ônibus.
27% Não demorarem muito.
22% Passagens mais baratas.
17% ônibus de qualidade.
04% Profissionais qualificados.
03% mais segurança.
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