Trolebus em SP
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Grande Recife: Começam as obras do Corredor Exclusivo da BR 101(Norte)
domingo, 14 de julho de 2013
A Secretaria das Cidades inicia as obras de construção da Estação Cruz de Rebouças, que ficará localizada no Corredor Exclusivo da BR 101(Norte). Devido a essa atividade, o Grande Recife irá alterar o itinerário de algumas linhas de ônibus que trafegam naquela localidade.
Os veículos que seguem no sentido Abreu e Lima/Igarassu, ao fazer o retorno (localizado em frente à Oficina Humberto Carros e Rodas) deverão acessar a pista de tráfego misto, percorrendo cerca de 2 km. Após esse caminho, os veículos poderão retornar ao corredor exclusivo de ônibus no retorno que fica em frente ao posto de combustível Cassino e ao Hotel L’amour.
Já os ônibus que seguem no sentido Igarassu/Abreu e Lima, ao fazer o retorno que fica em frente ao posto de combustível Cassino e em frente ao Hotel L’Amour, deverão acessar a pista de trafego misto, percorrendo cerca de 2 km. Após esse caminho, os veículos poderão retornar ao corredor exclusivo de ônibus, no retorno localizado em frente à Oficina Humberto Carros e Rodas.
As obras têm previsão de três a quatro meses de duração. Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
Informações: Sec. das Cidades
Postado por Meu Transporte às 18:57 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
Em Goiânia, Suspensão do Citybus é adiada
A circulação dos micro-ônibus Citybus em Goiânia continuou normalmente neste sábado (13), diferentemente do que foi informado pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). No último dia 10, o órgão comunicou que o “o Citybus não logrou sucesso de passageiros” e que seria extinto a partir de hoje. No entanto, em nova nota à imprensa, a RMTC garante que a operação é feita “sem nenhuma alteração”.
Apesar da circulação normal, o impasse sobre o fim do Citybus continua. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Setransp) alega que os custos da manutenção do serviço são inviáveis e optará pela suspensão. Porém, em reunião realizada na última quinta-feira (11), a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) não votou a aprovação ou rejeição do fim do Citybus.
A CDTC considerou que as empresas precisam apresentar planilhas que justifiquem o suposto déficit causado pelo serviço, o que ainda não aconteceu. Uma reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (17), quando a medida deverá passar por uma votação.
Suspensão
Segundo a RMTC, os veículos rodam vazios há algum tempo, gerando despesas operacionais e com pessoal. A rede afirma que os recursos economizados com o fim do serviço serão investidos no transporte coletivo convencional.
O Citybus funciona em dez linhas integradas, tendo como principal ponto de conexão a Praça Cívica, no centro da cidade. A tarifa básica do bilhete com duas viagens custa R$ 5,40. O trecho, sem integração e pago somente em dinheiro, custa R$ 3,50. O fim do Citybus ocorre após o cancelamento da tarifa de transporte coletivo e o anúncio do passa livre estudantil em Goiânia.
Informações: TV Anhanguera
Postado por Meu Transporte às 18:45 0 comentários
Marcadores: Goiás
Porto Velho deve receber 70 novos ônibus para o transporte coletivo
A licitação para a entrada de mais uma empresa de transporte coletivo em Porto Velho já está em andamento. De acordo com o projeto da prefeitura, pelo menos 70 ônibus devem fazer parte da frota para atender à população. A precariedade dos coletivos já foi alvo de várias reclamações de usuários. Em entrevista concedida no mês de maio, o Secretário Municipal de Trânsito afirmou que 160 coletivos estão em circulação na capital, mas o ideal seriam, pelo menos, 230.
No mesmo mês, após a Justiça conceder uma liminar autorizando a quebra de monopólio para a contratação de mais uma empresa, o processo de licitação começou a caminhar. O coordenador de Transporte da Secretaria Municipal de trânsito (Semtran), Everton Kemp, explica que a licitação é nacional e os interessados devem estar enquadrados nas resoluções do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e das especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A concorrência também faz algumas exigências em relação aos ônibus. "Que esses ônibus tenham ar condicionado, acessibilidade para deficientes físicos e que a idade deles fique dentro dos cinco anos, a idade média da frota", afirma Kemp.
O processo licitatório está em fase final de análise e deverá estar pronto na próxima semana. A estimativa da Secretaria de Administração (Semad) é de que até setembro esteja tudo concluído para a contratação de mais 70 ônibus.
Frota
Nos quatro primeiros meses do ano 30 veículos do transporte coletivo foram apreendidos. Além da precariedade, outro problema é a quantidade de veículos nas ruas, atualmente 160. Usuários reclamam sobre a demora dos coletivos, principalmente aos finais de semana, quando a frota é reduzida em 50%, segundo a Semtran. Passageiros da Zona Leste da capital alegam que há linhas que chegam a demorar até quatro horas para passar pelo ponto de ônibus.
Informações: G1 RO
Postado por Meu Transporte às 18:33 0 comentários
Marcadores: Rondônia
Governo do Rio tenta captar recursos para a construção da Linha 3 do metrô
Duas semanas após a presidenta Dilma Rousseff anunciar verbas de R$ 50 bilhões para a mobilidade urbana em todo o País, o Rio de Janeiro já começou a se mexer para tentar assegurar parte dos recursos. O governo estadual não informou quais empreendimentos podem entrar no mapa, mas confirmou que o governador Sérgio Cabral vai se encontrar amanhã com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tentar incluir no pacote federal a Linha 3 do metrô, que ligará Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.
O empreendimento deve transportar 700 mil pessoas por dia e custar de R$ 2,5 bilhões a 2,8 bilhões, pelas novas estimativas de investimento. As obras já deveriam ter sido iniciadas no ano passado para entrar em operação até a Copa do Mundo, mas isso não ocorreu. O projeto sofreu alterações, para ligar também Itaboraí (RJ), onde a Petrobras constrói o Complexo Petroquímico do Rio (Comperj), e a linha deve ser erguida sobre um monotrilho, o que teria reduzido o valor do empreendimento.
A Secretaria Estadual de Transportes do Rio não confirma que outros projetos poderiam ser estudados para concorrer pelos recursos federais, mas especialistas citam algumas obras que deveriam ser implementadas para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana.
O engenheiro de Transportes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) José de Oliveira Guerra ressaltou que a linha 4 do metrô, atualmente em construção até o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, com extensão de 14 quilômetros, poderia ser expandida até o Terminal Alvorada, no mesmo bairro. Além disso, ele sugere que o governo pense em mais uma linha metroviária, ligando os bairros Botafogo à Gávea, na Zona Sul.
“O dinheiro federal tem que ser solicitado, prioritariamente, para o transporte público, e não se pensar no fluxo de automóveis de passeio”, enfatizou Guerra, que acrescentou que poderiam ser construídas mais vias expressas de ônibus.
São Paulo quer emplacar três empreendimentos
Em São Paulo, três projetos já estão sendo desenvolvidos com a possibilidade de financiar parte das obras com o novo pacote federal. É o caso de parte da reforma, ampliação e modernização de 30 estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com investimentos de R$ 1,2 bilhão. Em nove estações, as licitações para as obras já estão em andamento. Outra iniciativa sobre trilhos é a Linha 5-Lilás do Metrô paulista, que será expandida até o Jardim Ângela, na Zona Sul.
A previsão é que sejam quatro quilômetros de extensão e três novas estações. A expectativa é transportar cerca de 900 mil passageiros por dia. Esse novo trecho se integrará aos atuais 8,4 km, do Largo Treze a Capão Redondo.
O terceiro empreendimento é a expansão viária do Corredor Metropolitano Noroeste, que pode ser estendido até Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d'Oeste. Para os 24,5 quilômetros da via, o investimento ficará em R$ 160 milhões.
Aumento da frota do BRT
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Sydnei Menezes, ainda completa as reivindicações com foco em remodelação das linhas de ônibus. Segundo Menezes, há necessidade de aumento da frota dos veículos dos BRTs para que o intervalo entre os comboios seja menor e que tal alternativa seja utilizada em locais mais apropriados. “É essencial que se estabeleça estudos para os novos sistemas”, disse.
Rio tem a maior carteira de projetos
A Prefeitura do Rio ainda não apresentou os projetos novos que poderiam ser adicionados aos que estão em desenvolvimento na cidade . O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, no entanto, afirmou que a capital fluminense tem a maior carteira de projetos de mobilidade urbana em desenvolvimento de todo o Brasil. “Já estamos alinhando com o prefeito Eduardo Paes novas frentes de atuação”, revelou.
Dos quatro corredores de BRT (Bus Rapid System, em inglês) em construção na cidade, dois têm recursos federais, por empréstimo. Além disso, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), previsto para ligar o Centro à Zona Portuária, também receberá financiamento federal. O projeto teve uma mudança no traçado e a licitação está em andamento .
Informações: O Dia
Postado por Meu Transporte às 18:17 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Prefeitura de Fortaleza apresenta BRTs e anel expresso
sexta-feira, 12 de julho de 2013
O prefeito Roberto Cláudio apresentou aos ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do Planejamento, Miriam Belchior, projetos de quatro corredores para ônibus e do anel expresso, uma continuidade da Via Expressa. O objetivo é incluir o investimento, de R$ 1,1 bilhão, no Pacto pela Mobilidade do Governo Federal – que disponibilizará R$ 50 bilhões para mobilidade urbana pelo País.
Dos projetos apresentados, o que requererá mais recursos é a implantação do BRS (Bus Rapid Service) Pontes Vieira/13 de Maio/Alcindo de Moura/Miguel Dias, um total de R$ 278,34 milhões.
Foto: Blog Fortalbus |
O BRT (Bus Rapid Transit) das avenidas Perimetral/Juscelino Kubitschek representa investimento de R$ 237, 8 milhões. O da Leste-Oeste é estimado em R$ 42,17 milhões e o das ruas Emílio de Menezes/Vital Brasil demandará R$ 47,2 milhões. Foram demandados, ainda, recursos para a compra de veículos: 285 ônibus articulados para os corredores e 213 ônibus padrão especial, com ar-condicionado.
Também foi apresentado em Brasília o projeto do Anel Expresso, que dará continuidade a Via Expressa, cuja ideia original era ligar o Mucuripe ao Pirambu. Para completar o trajeto, serão feitos quatro viadutos, investimento de R$ 102,36 milhões. As informações são da Prefeitura de Fortaleza por meio de sua assessoria de imprensa.
Cid Gomes
Também na reunião, o governador Cid Gomes apresentou projetos do Estado, que somam E$ 1,8 bilhão. Conforme já publicado pelo O POVO, os recursos seriam para a eletrificação, duplicação e ampliação, até o Pecém, da Linha Oeste do Metrofor - que hoje liga o Centro a Caucaia.
Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, os projetos foram submetidos à avaliação do Governo Federal, que pode ou não aprovar os recursos. A previsão é que a ministra anuncie ainda neste mês quais serão contemplados. Caso aprovados, eles devem entrar em fase de licitação ainda neste ano.
Mário Azevedo, professor do Departamento de Engenharia de Transporte da Universidade Federal do Ceará (UFC), diz que nem todas as demandas apresentadas pelo Estado são necessárias. “Não vejo necessidade de ampliar a Linha Oeste até o Pecém, por exemplo. Duplicar e eletrificar, tudo bem, há demanda real para isso”.
O presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, destaca a importância dos BRTs para Fortaleza. “Faz tempo que a gente defende a implantação de BRT. São projetos que custam menos que os transportes sobre trilhos e atendem aos pedidos da população em relação à rapidez e conforto”.
BRT e BRS
Os BRTs são corredores exclusivos para ônibus, com veículos sanfonados. Já o BRS são faixas preferências para ônibus, mas por onde é possível a circulação de outros tipos de veículos, como o que existe na Bezerra de Menezes.
Informações: O Povo Online
Postado por Meu Transporte às 20:55 0 comentários
Marcadores: B R T, Ceára, Corredores de Ônibus
Pedidos de oito estados para mobilidade urbana somam R$ 52 bilhões
O pedido de recursos para investimentos em mobilidade urbana de oito estados somaram R$ 52 bilhões, disse hoje (10) a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O montante ultrapassa os R$ 50 bilhões liberados para ações de melhoria do transporte público de massa. De acordo com ela, com as propostas apresentadas, o governo vai decidir como será feita a divisão dos recursos, anunciados pela presidenta Dilma Rousseff, no último dia 24, em resposta às manifestações populares por melhorias nos serviços públicos.
“Encerramos esse ciclo [de reuniões] e vamos parar para fazer o balanço”, disse. Segundo ela, ainda está indefinida a origem os recursos para os investimentos e os procedimentos a serem adotados para liberação do dinheiro para os estados.
Ainda falta definir também se outros estados serão ouvidos. Miriam Belquior destacou ainda que o anúncio deve ocorrer em breve e que propostas com projetos prontos terão prioridade. “Aqueles [pedidos] com projetos prontos poderão mais rapidamente se transformar em obras”, comentou.
Durante a manhã, a titular do Planejamento e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, receberam o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio. Eles pedem R$ 4,5 bilhões ao governo federal. Estado e prefeitura apresentaram proposta única.
Segundo Eduardo Campos, o pleito contempla investimentos em transporte sobre trilhos (monotrilho), veículo leve sobre trilhos (VLT) e corredores exclusivos para ônibus. O governador enfatizou que todos os projetos apresentados podem ser iniciados até 2014.
“Trouxemos uma proposta que dialoga com o plano diretor de transporte urbano da região metropolitana. Todas essas propostas temos condição de colocar em obras até o primeiro semestre do próximo ano, algumas delas podemos ter obras ainda em 2013”, garantiu.
O encontro marcou o fim da primeira rodada de reuniões entre o governo e estados. Neste primeiro momento, foram recebidos os representantes dos governos do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia, do Ceará, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Informações: Agência Brasil
Postado por Meu Transporte às 20:39 0 comentários
Marcadores: Alagoas, Ceára, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo
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