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Rede Temática facilita acesso a hospitais de Campinas
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Para facilitar o acesso da população que utiliza o transporte público coletivo municipal aos hospitais do município, Campinas possui uma rede temática da Saúde. São 17 linhas do Sistema InterCamp que circulam com placas frontais e laterais identificadas com uma cruz vermelha sobre um fundo branco, simbolizando que os itinerários atendem à rede hospitalar.
Os ônibus trazem, ainda, a lista dos hospitais, em vermelho, nas laterais. A intenção é facilitar a identificação dos itinerários e garantir mais rapidez e agilidade nos deslocamentos.
Dentro da rede temática também há o chamado Linhão da Saúde: a linha 5.02 – Circular / Cento. Essa linha atende cinco unidades hospitalares: Casa de Saúde, Irmãos Penteado, Mário Gatti, Renascença e Vera Cruz. Os ônibus também são diferenciados na padronização, já que além das sete maravilhas de Campinas, possuem adesivos temáticos ao redor de todo o veículo.
Confira as linhas temáticas da Saúde:
Linha 1.18 - Terminal Ouro Verde
Atendimento: hospitais Álvaro Ribeiro, Vera Cruz, Beneficência Portuguesa, Renascença, Irmãos Penteado e Casa de Saúde.
Linha 1.21 - Terminal Ouro Verde
Atendimento: hospitais Ouro Verde, Mário Gatti, Álvaro Ribeiro e Maternidade.
Linha 1.31 - Terminal Vida Nova
Atendimento: hospitais Ouro Verde, Mário Gatti, Álvaro Ribeiro e Maternidade.
Linha 1.54 - Terminal Vila União
Atendimento: hospitais Mário Gatti, Álvaro Ribeiro e Maternidade.
Linha 2.12 - Terminal Itajaí
Atendimento: PS Campo Grande, Hospital Celso Pierro e Maternidade.
Linha 2.13 - Terminal Itajaí
Atendimento: PS Campo Grande, hospitais Celso Pierro, Mário Gatti e Álvaro Ribeiro.
Linha 2.20 - Terminal Campo Grande
Atendimento: hospitais Celso Pierro, Renascença, Irmãos Penteado e Casa de Saúde.
Linha 2.64 - Vila Padre Anchieta
Atendimento: PS Padre Anchieta e Maternidade.
Linha 2.66 - Terminal Padre Anchieta / Hospital de Clínicas
Atendimento: PS Padre Anchieta e Hospital de Clínicas da Unicamp.
Linha 3.17 - Jardim São José / Jardim São Marcos
Atendimento: PS São José, hospitais Mário Gatti e Álvaro Ribeiro.
Linha 3.21 - Centro Médico / Bosque das Palmeiras
Atendimento: Centro Médico e Centro Boldrini.
Linha 3.30 - Unicamp
Atendimento: Hospital de Clínicas e Maternidade.
Linha 3.32 - Terminal Barão Geraldo
Atendimento: Hospital de Clínicas.
Linha 3.57 - PUCC
Atendimento: hospitais Madre Theodora e Irmãos Penteado.
Linha 4.02 - Parque da Figueira I e II
Atendimento: Hospital Samaritano.
Linha 4.99 - Iporanga
Atendimento: Hospital Santa Edwiges.
Linha 5.02 - Circular Centro
Atendimento: hospitais Renascença, Irmãos Penteado, Casa de Saúde, Mário Gatti e Vera Cruz.
Por Márcio Souza
Informações: Emdec
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Marcadores: São Paulo
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes é eleito o melhor o Brasil
O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre foi escolhido como o melhor do país na opinião dos passageiros. O terminal da capital pernambucana recebeu nesta quarta-feira (8), no Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF), o título de Aeroporto + Brasil, principal categoria da premiação promovida pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O Aeroporto do Recife teve uma movimentação de quase 7 milhões de passageiros em 2014.
A escolha foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos de grande movimentação no Brasil. Foram ouvidas 64.539 pessoas ao longo do ano de 2014. O prêmio tem nove categorias. Para chegar às nove categorias, a SAC agrupou os indicadores com maior afinidade entre os 48 itens que fazem parte da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, realizada a cada trimestre.
De acordo com a secretaria, todos os indicadores entraram no prêmio. Os aeroportos vencedores receberam um troféu e um certificado, mas o ganho maior é de imagem. Eles poderão fazer artes gráficas e expor o prêmio em suas dependências. O Aeroporto de Congonhas venceu em quatro categorias (check-in mais eficiente, raio-x, mais confortável e mais cordial). Os aeroportos de São Gonçalo do Amarante (RN), Confins (MG), Curitiba (PR) e Santos Dumont (RJ) foram os melhores nas categorias limpeza, serviço público, facilidades ao passageiro e restituição de bagagem, respectivamente.
"Os resultados são extremamente auspiciosos, não apenas para os vencedores de cada categoria, mas para o sistema como um todo. Oito dos 15 terminais avaliados mereceram de seus usuários notas acima de quatro, numa escala de um a cinco. Isto em um ano onde tivemos a Copa do Mundo. O resultado sinaliza, sem dúvida, que a maioria dos passageiros está satisfeita", avaliou o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.
Informações: Diário de Pernambuco
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Marcadores: Pernambuco
Recife tem linhas de ônibus 24hs a mais de 25 anos
quarta-feira, 8 de abril de 2015
Se em algumas cidades os serviços de transporte param literalmente no fim da noite, algumas outras cidades começam a ofertar o serviço nas madrugadas.
No caso de Recife, os usuários de transporte coletivo contam com este serviço a mais de 25 anos e recentemente algumas linhas tiveram acréscimo de viagens nos finais de semana, onde a procura pelo serviço aumenta um pouco mais devido a shows e passeios noturnos pela cidade.
Hoje funcionam 42 linhas nas madrugadas, são os chamados Bacuraus, na qual atendem mais de 4 mil pessoas em boa parte dos bairros da Região Metropolitana.
O terminal de ônibus do Cais de Santa Rita, no bairro de São José é o principal ponto das 42 linhas, onde os ônibus saem sincronizados com destinos a seus bairros de origem.
O terminal de ônibus do Cais de Santa Rita, no bairro de São José é o principal ponto das 42 linhas, onde os ônibus saem sincronizados com destinos a seus bairros de origem.
Confira as linhas e seus respectivos horários:
036 - Aeroporto (Bacurau)
038 - Res.Boa Viagem (Bacurau)
063 - Jardim Piedade (Bacurau)
073 - Candeias (Bacurau)
131 - UR-02 (Bacurau)
146 - UR-11 (Bacurau)
154 - Jordão (Bacurau)
184 - Cabo (Bacurau)
233 - Cavaleiro (Bacurau)
254 - Jaboatão (Bacurau)
258 - Moreno (Bacurau)
333 - Totó (Bacurau)
352 - Curado II (Bacurau)
362 - Curado IV (Bacurau)
426 - Torrões (Bacurau)
435 - CDU Várzea (Bacurau)
2457 - São Lourenço (Bacurau)
533 - Casa Amarela (Bacurau)
626 - Brejo (Bacurau)
744 - Dois Unidos (Bacurau)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
1927 - Ouro Preto (Bacurau)
1928 - Maranguape Ii (Bacurau)
1936 - Mirueira (Bacurau)
1956 - Igarassu (Bacurau)
1957 - Caetés (Bacurau)
1975 - Amparo (Bacurau)
1985 - Rio Doce (Bacurau)
1995 - Pau Amarelo (Bacurau)
Com informações do GRCT
Postado por Meu Transporte às 08:18 0 comentários
Marcadores: Horários, Pernambuco
Em Curitiba, Faixas exclusivas reduzem tempo de viagem
Motoristas, cobradores e passageiros das 44 linhas de ônibus beneficiadas pelas faixas exclusivas sentem a melhoria causada pela implantação das faixas exclusivas para o transporte coletivo. Implantadas na Rua XV de Novembro no ano passado e, em março, na Avenida Marechal Deodoro e Rua Desembargador Westphalen, as faixas beneficiam diretamente 157 mil passageiros por dia.
“Esse é o caminho, Curitiba precisa das faixas exclusivas. E o benefício não é só para o ônibus: é para o trânsito também. Fica mais organizado e quanto mais faixas, melhor fica para todo mundo”, afirma o estudante de Engenharia da Produção Bruno Santos. Ele utiliza a linha Vila São Paulo, que sai da Praça Rui Barbosa, na Rua Desembargador Westphalen.
A estudante de Psicologia Letícia Azevedo, que utiliza a mesma linha para ir à faculdade, concorda. “Fica muito melhor, mais rápido, mais seguro, não tem freada toda hora, é bom mesmo. Esse trecho tem muito movimento e por isso a faixa está ajudando muito”, afirma.
A linha Vila São Paulo, que faz trajeto entre o bairro Uberaba e o Centro, transporta, por dia, 2 mil passageiros. Percorre oito quadras da Westphalen e dessas, em quatro há faixa exclusiva, justamente na região mais movimentada.
“Quando começar a fiscalização vai ficar ainda melhor. Por enquanto, aqui perto da Sete de Setembro ainda tem motorista que invade a faixa e atrapalha no cruzamento, mas mesmo assim, é um benefício grande. Agora não há perda tempo parado nesse trecho”, diz o motorista do Vila São Paulo Marcos de Alcântara.
Em outra rota – entre o Alto da XV e a Praça Zacarias -, a copeira Ivone Vidal, elogia. “Agora faço o trajeto inteiro com o ônibus em faixa exclusiva, primeiro na Rua XV e depois na Marechal. É um instante para chegar”, diz Ivone, que trabalha no Alto XV e se desloca para o Centro. “Quando uma coisa está ruim, tem que reclamar mesmo, mas quando está bom tem que falar também”, diz a copeira, enquanto espera “qualquer ônibus” que for para o Centro. O primeiro a passar, alguns minutos depois, foi o Detran/Vicente Machado, uma das linhas beneficiadas por duas faixas exclusivas – da Marechal Deodoro e da Rua XV.
O aposentado Gabriel Rissardi, que também utiliza o Detran/Vicente Machado, afirma que a viagem até o Centro ficou muito mais rápida. “Peguei o ônibus perto do Ginásio do Tarumã e, olha só, são 6 minutos e já estamos quase no Centro. Isso era impossível, antes”. Até a Praça Zacarias, onde desembarcou, Rissardi viajou no total 13 minutos. “Não dá 15 minutos e estou no centro. Não faria esse tempo de carro”, afirma.
A linha Detran/Vicente Machado transporta por dia em torno de 5 mil passageiros. O motorista Alessandro Correia lembra que a linha tem um trajeto longo, ligando o Tarumã ao final da Vicente Machado. “Mas esse trecho, que agora dá mais de três quilômetros de faixa exclusiva, faz muita diferença na viagem. Ajuda muito mesmo” afirma.
A cobradora Simone de Lima diz que as viagens estão mais rápidas. “Quando o ônibus chega na faixa exclusiva é uma maravilha. Vai rápido, muito bom e agora ainda vamos pela faixa exclusiva até a Praça Zacarias ”, conta.
Mobilidade
A implantação de faixas exclusivas para os ônibus começou a ser testada em Curitiba em julho do ano passado na Rua XV de Novembro, entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Praça Santos Andrade, por onde hoje passam 13 linhas de ônibus. Nesse trecho o ganho de tempo chega a 30%. Consultados pela Urbs, passageiros de duas linhas que seguiam pela Itupava – Hugo Lange e Augusto Stresser – aprovaram a mudança de rota para a XV de Novembro, a partir da Ubaldino do Amaral.
No início de março a Prefeitura implantou a faixa exclusiva da Desembargador Westphalen, por onde passam 20 linhas de ônibus que transportam 70 mil passageiros. No final do mês foi implantada a terceira faixa exclusiva para ônibus da cidade, agora na Marechal Deodoro, entre João Negrão e Praça Zacarias, o que beneficia os 30 mil passageiros de 15 linhas de ônibus (quatro delas já beneficiadas pela faixa da XV de Novembro).
“As faixas exclusivas trazem para as vias compartilhadas a prioridade dada aos ônibus nas canaletas. Essa é a tendência nas grandes cidades hoje, prioridade ao ônibus em vias compartilhadas”, afirma o prefeito Gustavo Fruet destacando que, além da tarifa e da qualidade do sistema, um dos grandes atrativos do transporte público é o menor tempo de deslocamento. “Nos últimos 15 anos, Curitiba viu diminuir muito a velocidade média dos ônibus. Estamos invertendo essa trajetória priorizando o transporte coletivo”.
O projeto inicial prevê em torno de 20 quilômetros de exclusividade para o ônibus em trechos mais congestionados de ruas e avenidas da cidade. As próximas etapas do projeto serão a ampliação da faixa exclusiva da Westphalen até a Avenida Presidente Kennedy; e a criação da faixa exclusiva da Alferes Poli até a Rua Brasílio Itiberê.
Confira as linhas de ônibus beneficiadas com as faixas exclusivas:
XV de Novembro
Trecho: Entre Nossa Senhora da Luz e Praça Santos Andrade
Passageiros: 57,5 mil
Linhas: Jardim Social/Batel; Rua XV/Barigui; Detran/Vicente Machado; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Higienópolis; Tarumã; Alto Tarumã; Sagrado Coração; Pinhais/Guadalupe; Interhospitais; Curitiba/Piraquara (parador) e Curitiba/Piraquara (direto); Hugo Lange; Augusto Stresser.
Marechal Deodoro
Trecho: Entre João Negrão e Praça Zacarias
Passageiros: 30 mil (destes 13 mil usam linhas que passam na Rua XV)
Linhas: Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Jardim Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Rua XV/Barigui, Detran/Vicente Machado, Cristo Rei, Cajuru, Capão Imbuia/Parque Barigui, Alcidez Munhoz/Jardim Botânico, Fazendinha, Caiuá e Executivo/Aeroporto.
Desembargador Westphalen
Trecho: Entre Visconde de Guarapuava e Getúlio Vargas
Passageiros: 70 mil
Linhas: Jardim Mercês/Guanabara, Universidades, Bom Retiro/PUC, Vila Macedo, Jardim Centauro, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Jardim Itiberê, Canal Belém, Alferes Poli, Guilhermina, Menonita, Vila Izabel, Vila Rosinha, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Ligeirinho Bairro Novo e Ligeirinho CIC/Cabral.
Informações: Urbs
Postado por Meu Transporte às 08:17 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Paraná
Lei que obriga ar-condicionado nos ônibus de Porto Alegre é publicada
Foi publicada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial a lei que estabelece a obrigatoriedade do serviço de ar-condicionado nos ônibus de Porto Alegre. Assim, as empresas de ônibus devem manter os aparelhos ligados em todas as linhas e horários para os veículos que já possuem o sistema. Para os coletivos novos, os condicionadores de ar passam a ser pré-requisito.
O projeto havia sido vetado pelo prefeito José Fortunati, mas a Câmara Municipal derrubou o veto em março deste ano e promulgou a nova lei. A prefeitura deve recorrer da decisão a partir de uma defesa que será elaborada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM).
A medida, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), será incluída na nova licitação do transporte coletivo da capital, que tem lançamento previsto para 6 de maio. Se a liminar for aceita, o edital poderá ser adiado. Ainda conforme a EPTC, o cumprimento da lei implicaria aumento da tarifa, que atualmente é de R$ 3,25, em pelo menos R$ 0,13.
Porto Alegre nunca teve uma licitação do transporte público, e as empresas operam por meio de concessões. A prefeitura publicou dois editais, em março em setembro do ano passado, mas não houve empresas interessadas em ambos os casos.
Postado por Meu Transporte às 08:17 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Conclusão do BRT de Belém ganha novo prazo
Nos primeiros dias de governo, Zenaldo Coutinho declarou que entregaria o projeto BRT (Bus Rapid Transit) pronto até o início de 2016. Após o início dos trabalhos, em meio a muitos e muitos prazos divulgados e não cumpridos, foi anunciada ontem a chegada das obras ao segundo e maior trecho do sistema, entre o Entroncamento e a Avenida Augusto Montenegro, até a entrada de Icoaraci, sendo que até 2016, a previsão é que obra seja entregue até o Mangueirão apenas.
O prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) recebeu a imprensa ontem de manhã no canteiro central em frente ao conjunto Gleba I, no bairro da Marambaia, onde caminhões e outros equipamentos já estavam posicionados, para falar sobre o assunto e prometeu a conclusão dos trabalhos até o Estádio do Mangueirão para o início do próximo ano desmentindo o que dissera no começo de seu mandato: que o BRT estaria pronto no começo de 2016.
O primeiro trecho, compreendido entre São Brás e o Entroncamento, pela Avenida Almirante Barroso, e entregue no ano passado, até agora, limita-se a um corredor de ônibus (comum) expresso.
Zenaldo chegou com pouco mais de meia hora de atraso. De acordo com o prefeito, a primeira entrega de trecho, ao custo de R$ 45 milhões, até o Mangueirão, deve ocorrer no início de 2016. “Vamos ter restrições [durante a execução das obras], obviamente”, informou.
Questionado sobre os atrasos no projeto, o prefeito se utilizou da máxima de precisar arrumar a casa antes de dar continuidade ao mesmo, não muito diferente do que já fez outras vezes a cada novo prazo esticado.
“Agora é um novo momento, e com novas empresas contratadas”, justificou, falando sobre o fato de que o contrato antigo, com a construtora Andrade Gutierrez, inicialmente responsável por toda a obra do trecho Entroncamento-Icoaraci, foi rompido, e uma nova licitação, no valor de R$ 263 milhões, foi realizada, saindo ganhador o consórcio formado pelas empresas EIT e Paulitec.
Zenaldo promete replantar árvores
Sobre a retirada das árvores do canteiro central, o que provocou a indignação de entidades voltadas à preservação ambiental junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Zenaldo declarou que o processo já constava no projeto e que “a cada retirada, outras três serão plantadas em áreas adjacentes”.
Drenagem, fim dos alagamentos da Augusto Montenegro e, finalmente, a informatização do sistema, característica que diferencia o corredor expresso de um BRT, também foram anunciados pelo tucano.
“Estamos com processo licitatório pronto para a criação do Centro de Controle Operacional, que ajudará toda a (sic) metrorização do sistema de BRT, que não será mais um ônibus para concorrer com os outros. A integração entre as linhas está prevista, assim como a bilhetagem única”, prometeu.
Postado por Meu Transporte às 08:13 0 comentários
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