Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, Fiscalização nas faixas exclusivas de ônibus começa neste sábado

sábado, 9 de agosto de 2014

A partir deste sábado (09/08), as faixas exclusivas para ônibus das Avenidas Dom Luís e Santos Dumont passam a ser fiscalizadas. Com a implantação do binário entre as duas vias, a faixa mais à direita em cada pista será de uso exclusivo para ônibus, vans e táxis. No primeiro mês de funcionamento do equipamento, a fiscalização será realizada em caráter educativo. Dessa forma, infratores que desrespeitarem as regras receberão uma notificação, mas não serão multados.

Segundo a assessoria de comunicação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), os veículos particulares só podem utilizar as faixas exclusivas para ônibus para realizar uma conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, respeitando a sinalização existente. As faixas são diferenciadas por uma linha de separação azul.

Entretanto, deve-se observar o limite máximo de 100 metros de distância percorrida, o que também configura a distância aproximada entre os postes onde se localizam as câmeras de fiscalização, que registram as placas dos veículos. Sendo assim, aqueles motoristas que forem flagrados utilizando a faixa exclusiva dos ônibus por duas câmeras seguidas devem sofrer a penalização.

As multas começarão a ser aplicadas no final do primeiro mês de funcionamento efetivo dos equipamentos instalados. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o valor da penalidade para quem transita em uma faixa exclusiva de ônibus é de R$53,20, e o condutor recebe ainda três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Informações: Ceará Agora

READ MORE - Em Fortaleza, Fiscalização nas faixas exclusivas de ônibus começa neste sábado

Na Grande Goiânia, Eixo Anhanguera será ampliado até as cidades de Trindade, Goianira e Senador Canedo

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O acordo que irá estender as áreas de atendimento do Eixo Anhanguera, até as cidades de Trindade, Goianira e Senador Canedo, foi assinado por quatro concessionárias da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos na Grande Goiânia (RMTC) na última quarta-feira (7).

A assinatura do acordo contou com vários representantes do transporte coletivo em Goiânia e das empresas que fazem parte do consórcio. Atualmente o corredor do Eixo Anhanguera liga as regiões Leste e Oeste da capital, com um total de 13,8 quilômetros de extensão sendo coordenada pela Metrobus.

A partir do acordo, a linha ganhará mais 70 quilômetros de extensão, ligando não apenas as regiões Leste e Oeste de Goiânia, chegando agora as cidades de Trindade pela rodovia GO-060; Goianira pela GO-070 e Senador Canedo pela GO-403. As quais já são atendidas pela RMTC por ônibus convencionais das empresas Rápido Araguaia, Reunidas e Cootego.

Apesar do acordo assinado e protocolado na Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (CMTC), ele aguardará analise e a aprovação da companhia.

Informações: Diário da Manhã

READ MORE - Na Grande Goiânia, Eixo Anhanguera será ampliado até as cidades de Trindade, Goianira e Senador Canedo

Governo precisa refazer estudos se quiser trem-bala

Oito anos depois, o governo insiste em dizer que o projeto do trem de alta velocidade ainda está ativo. Não por acaso, o projeto continua a figurar na lista das obras prioritárias no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), onde recebe o "carimbo verde", para atestar que está adequado e em andamento.

Se a intenção, de fato, é levar o projeto adiante, o governo terá, efetivamente, de recomeçar tudo do zero. Nesta semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que o estudo de viabilidade técnica e econômica que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou pode ir para o lixo.


A conclusão é de que, passados tantos anos desde que o processo teve início, simplesmente não há mais informações que façam aquele projeto parar em pé. Os estudos do trem que pretende ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro foram apresentados ao TCU em 2009. À época, custaram R$ 29,1 milhões aos cofres públicos.

"Sob o viés tecnológico, o decurso de cinco anos pode significar o surgimento de novas tecnologias com melhor relação custo-benefício ou o barateamento de diversos equipamentos causado pela difusão tecnológica", declarou em seu voto o ministro-relator Benjamin Zymler.

Ele também chamou atenção para a definição da taxa de retorno do investimento previsto nos estudos. A taxa proposta era de 7% ao ano, quando as mais recentes concessões de transporte do governo elevaram essa taxa para 8%. "Não estou com isso defendendo a utilização desses valores, até mesmo porque as variáveis dependem do serviço público objeto da concessão, mas apenas que a conjuntura econômica pode ser diversa da existente em 2009", disse.


O tribunal chamou atenção ainda para outras mudanças, como crescimento populacional, renda per capita, rede de transportes atualmente existente (aéreo e rodoviário), quantidade de automóveis por habitante, acessibilidade aos diversos modais de transporte, entre outros.

"Caso o poder concedente retome a licitação do objeto em apreço, envie ao Tribunal novo estudo de viabilidade devidamente atualizado", determinou a Corte de Contas. O leilão do trem-bala passou por sucessivos adiamentos. O mais recente deles ocorreu um ano atrás, quando o cronograma foi suspenso por tempo indeterminado.

Embora a decisão do TCU esteja direcionada à ANTT, a agência informou, atualmente, que quem trata do assunto é a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal vinculada ao Ministério dos Transportes. Perguntada sobre a decisão do tribunal, a EPL não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Informações: Estadão

Leia também sobre:
READ MORE - Governo precisa refazer estudos se quiser trem-bala

Com quase 600 radares, Multa em faixa exclusiva de ônibus em SP quintuplica

As multas por transitar na faixa exclusiva à direita para ônibus aumentaram quase na mesma proporção em que se ampliou a área reservada aos coletivos na capital. As autuações passaram de 78.446 para 383.093 (388%) no primeiro semestre - mais de uma por minuto. Já as faixas passaram de 100 km para 448 km (348%), também considerando o primeiro semestre.

Somadas às invasões aos corredores de ônibus, trata-se do terceiro enquadramento ais recorrente nos registros da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), perdendo apenas para desrespeito ao rodízio de veículos e para excesso de velocidade.

As faixas exclusivas ganharam prioridade desde o início da gestão de Fernando Haddad (PT), que já instalou 347,9 quilômetros - 291,4 km em 2013. Antes do atual governo, a cidade tinha 100 quilômetros.

O líder no ranking das multas continua sendo excesso de velocidade. Do ano passado para cá, houve um aumento de 11,9% nas autuações, de 1.478.895 para 1.655.155. Juntamente com as infrações das faixas exclusivas e dos corredores, essas multas foram as principais responsáveis pelo aumento de 3,9% no total de 1.655.144 autuações registradas no Município.

Outras multas frequentes, como desrespeito ao rodízio (950.409), estacionamento irregular (459.560) e uso de celular ao volante (172.050) tiveram queda no período. Para o mestre em Transportes pela USP Horácio Figueira, deve haver mais fiscalização nas infrações que causam mais mortes no trânsito, como excesso de velocidade, além de educação ao motorista. "Não há cidade no mundo que não tenha trabalho permanente na educação de trânsito."

Figueira atribui o crescimento das multas nas faixas exclusivas a dois fatores: à extensão do dispositivo desde o início de 2013 e aos moradores que não acreditam na fiscalização.

Radares
A CET tem 1.854 agentes de fiscalização. Nos principais corredores, os radares também monitoram a faixa. A companhia informou que deve expandir o sistema, com mais 843 equipamentos. Hoje, há 598 radares fixos.

Informações: Agência Estado

Leia também sobre:
READ MORE - Com quase 600 radares, Multa em faixa exclusiva de ônibus em SP quintuplica

Aumento da passagem de ônibus em Sorocaba provoca manifestação

Mais de cem manifestantes barraram a entrada do Terminal Santo Antônio, na tarde dessa quarta-feira (06), em Sorocaba. O grupo levou caixas de som, alto-falante e cartazes para protestar contra o aumento na tarifa dos ônibus, em 8,47%, no final de julho. Este foi o segundo protesto da semana.

A reunião dos protestantes foi na Praça Frei Baraúna e a Rua Cesário Mota ficou bloqueada durante a tarde. O grupo seguiu pelas ruas Miranda de Azevedo e da Penha, no sentido do terminal. O caminho foi acompanhado de perto por agentes da Urbes e da PM, inclusive por um helicóptero Águia.

Durante a caminhada, algumas pessoas decidiram se reunir aos manifestantes e comerciantes encerraram o expediente mais cedo. A Guarda Municipal fechou uma das entradas e saídas de ônibus do terminal Santo Antônio.

Cerca de 20 minutos depois, o grupo continuou a caminhada pela Avenida Afonso Vergueiro, onde interditou a pista sentido bairro-cento, por volta das 19h. Em seguida, a outra faixa também foi bloqueada.

O protesto acabou por volta das 19h45, em frente à antiga estação ferroviária. Após intervenções de agentes de trânsito, a circulação de veículos se normalizou nas duas pistas da avenida.

A partir do próximo domingo, dia 9, o valor da passagem de ônibus irá de R$ 2,95 para R$ 3,20. Enquanto o vale transporte passará de R$ 3,15 para R$ 3, 35 e o de estudante permanecerá o mesmo, R$ 1,50.

Informações: Agência Bom Dia

Leia também sobre:
READ MORE - Aumento da passagem de ônibus em Sorocaba provoca manifestação

Recife: Mulher é atropelada por BRT na Avenida Conde da Boa Vista

Uma mulher foi atingida por um ônibus BRT (número 2412) enquanto atravessava a Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife, às 14h40 desta quinta-feira (7). Segundo testemunhas no local, ela passava por uma das frestas das grades posicionadas na parada do coletivo.
Foto: Elvis de Lima/ NE10

O acidente provocou congestionamento no local. O veículo que atropelou a vítima só foi retirado da via por volta das 16h. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano  (CTTU), o trânsito continou lento por causa do grande fluxo de veículos na área.

A mulher de identidade ainda desconhecida foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (Samu) e, aparentemente, ela teve apenas leves ferimentos.

Pedestres que utilizam a parada do BRT reclamam da falta de espaço nas calçadas, que estão tomadas pelo comércio ambulante, obrigando-os a caminhar na faixa dos carros. Carla Maria, 39 anos, estava próxima ao local do atropelamento. "O espaço para circular é muito estreito e já presenciei vários acidentes aqui", reclama.

Informações: NE 10

READ MORE - Recife: Mulher é atropelada por BRT na Avenida Conde da Boa Vista

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960