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Greve afeta linhas municipais e intermunicipais de Mauá

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Uma greve prejudica passageiros que precisam das linhas municipais e intermunicipais em Mauá, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira (11). No início da manhã, o terminal municipal estava completamente vazio, mas, pouco antes das 7h, as bilheterias foram abertas e as catracas liberadas.

Funcionários da empresa Cidade de Mauá entraram em greve para reivindicar o pagamento de verbas rescisórias para empregados que deixaram a viação. Eles impediam a saída de ônibus de outras companhias como a Susan Tour e a EAOSA,  que ligam a cidade de Mauá aos municípios da Grande São Paulo.

O Bom Dia São Paulo informou que, segundo a Prefeitura, os grevistas concordaram em liberar a circulação dos coletivos da Susan Tour, que é responsável por 60% da frota municipal.

As 12 linhas intermunicipais da empresa EAOSA, porém, permaneciam paralisadas. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) pediu reforço em seis linhas da Viação Ribeirão Pires que passam pelo município.

A Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), era a opção para deixar a cidade no início da manhã.

Informações: G1 São Paulo


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Em SP, Reparos no Metrô altera pontos finais do terminal Artur Alvim

O Metrô começa nesta segunda-feira (11) as obras de reparos nos pisos de pavimento rígido das plataformas A e B, no Terminal Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo. As obras devem durar 30 dias. Por isso, a SPTrans mudou os pontos finais de linhas que utilizavam as duas plataformas até o fim dos trabalhos.

Veja as alterações:

- Ponto da linha 2730/10 "Vila Jacuí - Metrô Artur Alvim" foi remanejado para a via de saída do terminal, atrás do ponto da linha 2724/10 - Metrô Artur Alvim - Conjunto Araucária

- Ponto da linha 2060/10 10 "Term. A.E. Carvalho - Metrô Artur Alvim" (circular) foi remanejado para a Rua Boipeva, no ponto de passagem existente.

- Pontos das linhas 273D/10 "Pq. D. João Nery - Metrô Artur Alvim" e 273L/10 "CPTM José Bonifácio - Metrô Artur Alvim" foram transferidos para Rua Boipeva na lateral do Viaduto Milton Leão, com atendimento pela porta esquerda.

- Pontos das linhas 273R/10 Metrô Artur Alvim - Jd.Robru e 273G/10 Jd Helena - Metrô Artur Alvim foram recuados.

- Linha: 2060/10 "Term. A.E. Carvalho - Metrô Artur Alvim" (circular)
Obs.: Vai atender embarque/desembarque no ponto de passagem na Rua Boipeva, 11
Itinerário Alternativo:
Sentido Único: normal até Rua Guaraitá, Rua Patativa, Rua Boipeva, Av. Águia de Haia, prosseguindo normal.

- Linha 273D/10 “Pq. D. João Nery – Metrô Artur Alvim”
273L/10 “CPTM José Bonifácio – Metrô Artur Alvim”
Obs.: Deverão operar com frota “PORTA ESQUERDA” para atendimento aos pontos na Rua Boipeva, na latareal do Viad. Milton Leão.
Itinerário Alternativo:
Ida: normal até Rua Guaraitá, Rua Patativa, Rua Boicorá, Av. José Pinheiro Borges, Rua Boipeva.
Volta: Rua Boipeva, Av. Águia de Haia, prosseguindo normal

- Linha: 2730/10 “Vila Jacuí – Metrô Artur Alvim”
Obs.: Deverá atender embarque/desembarque na rampa de saída do terminal, atrás da linha 2724/10 Metrô Artur Alvim – Conj. Araucaria
Itinerário Alternativo:
Ida: normal até Rua Guaraitá, Rua Patativa, Rua Boipeva, ac. acesso, Term. Metrô Artur Alvim, Rua de saída Metrô Artur Alvim.
Volta: Rua de saída Metrô Artur Alvim, Rua Boipeva, Av. Águia de Haia, prosseguindo normal.

Para mais informações, ligue 156 ou acesse o site da SPTrans.

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BRT de Belo Horizonte faz 5 meses bem avaliado, mas reclamações aumentam

domingo, 10 de agosto de 2014

O Move de Belo Horizonte completa nesta sexta cinco meses bem avaliado pelos usuários, mas com um número crescente de reclamações. Dos entrevistados, 52% fizeram uma avaliação positiva, 31%, negativa, e 17%, regular (veja os dados e entenda o levantamento no quadro abaixo). No primeiro dia de funcionamento do Move, a mesma enquete foi feita, com o mesmo número de usuários: 77% das avaliações foram positivas, 8% foram negativas e 15%, regulares.

A estrutura dos veículos e o conforto são os itens mais apreciados por quem usa o serviço – assim como na enquete feita na estreia. Nos dois levantamentos, o tempo de espera nas estações foi o ponto mais criticado. No início, a falta de informações era também um problema. No quinto mês de funcionamento, figuram como pontos negativos as longas filas e a baldeação.

Atualmente. As opiniões dos usuários variam de acordo com a estação. No centro, onde não há mais obras e não existem linhas alimentadoras (que ligam os bairros às estações de integração), as impressões são mais positivas. Já nas estações Pampulha e São Gabriel, os problemas aparecem mais, principalmente de quem vem dos bairros. Com a troca de ônibus, os usuários dizem que o tempo gasto é maior que antigamente.

“Antes eu demorava cerca de 45 minutos do centro até em casa. Agora, eu demoro uma hora e 20 minutos. O maior problema desse sistema são as linhas alimentadoras. As pessoas correm feito loucas para tentar ficar na frente e entrar antes no ônibus. Esse Move dificultou a vida de todos”, contou a doméstica Maria da Conceição, 42, que mora na região Norte de Belo Horizonte.

Estrutura. O sistema já conta com cinco estações de integração (Vilarinho, São Gabriel, José Cândido da Silveira, Venda Nova e Pampulha), 35 estações de transferência ao longo do trajeto e mais seis no centro. Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), 333 veículos operam em toda a capital. Haverá a implantação de novos trechos, mas a autarquia ainda não divulga detalhes.

A BHTrans informou, em nota, que os principais ganhos dos usuários foram no conforto, no tempo de viagem e nas novas possibilidades de integração sem pagar outras passagens. A autarquia disse ainda que há um acompanhamento contínuo da operação e que novas mudanças podem ser feitas.

Por Bárbara Ferreira
Informações: O Tempo

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No Recife, Corredor Leste/Oeste ganha mais duas estações

A linha BRT 2450 – Camaragibe (Centro), ganhará, a partir da próxima segunda-feira (11), mais duas opções de embarque e desembarque no corredor Leste/Oeste. 
Foto: Roberta Soares
A estação Zumbi, segunda estação da Av. Caxangá no sentido cidade/subúrbio, e a estação Parque do Cordeiro, situada próximo ao Parque de Exposição do Cordeiro, entrarão em funcionamento, totalizando dez estações no corredor. 

Atualmente a linha 2450 circula de domingo a domingo das 4h30 às 22h com 20 veículos realizando 124 viagens com embarque e desembarque nas estações: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.

Com as novas estações, a expectativa é atender mais 1.200 passageiros.

Informações: GRCT


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Obras do VLT de Fortaleza deverão ser retomadas até setembro

As obras do ramal Parangaba-Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deverão ser retomadas até setembro. O governador Cid Gomes afirmou ontem em seu Facebook, ao ser questionado por um internauta sobre previsão para retorno da construção, que a nova licitação está marcada para segunda-feira, às 15 horas.

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) explicou que nesta data serão apresentadas as propostas para a licitação do tipo menor preço, método pelo qual vence a empresa que apresentar o lance de menor valor global entre os concorrentes. Equipamento está com 50% das obras concluídas e era uma das obras de melhoria urbana previstas para a Copa 2014.

A contratação será mediante Regime Diferenciado de Contratações (RDC - Lei 12.462). Conforme a Seinfra, as empresas, para basear seus preços, receberam “planilhas de quantitativos, cronograma físico-financeiro, projetos da obra e especificações técnicas”. Depois de apresentadas as propostas comerciais, a pasta vai analisar se a empresa e/ou consórcio tem capacidade para cumprir o contrato - é a fase de habilitação técnica. Se a escolhida for considerada inabilitada, será vista a proposta subsequente.

Esse processo deve seguir até o fim de agosto ou início de setembro, segundo informou a Seinfra por meio de sua assessoria. Os serviços devem estar prontos em 18 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviços, conforme o órgão.

A obra deverá ser retomada primeiramente no trecho entre a Parangaba e a estação rodoviária, na avenida Borges de Melo, “onde os trabalhos estão mais avançados”. Sobre desapropriações, a Seinfra comunicou que existe uma “pequena demanda” a ser efetuada, mas avalia que não vai gerar impedimento para o andamento normal do processo.

Mudanças de prazo

Após a rescisão contratual entre o Governo do Estado e o consórcio CPEVLT devido aos atrasos do prazo estipulado, a Seinfra decidiu adotar o RDC para terminar a obra. Em junho, O POVO noticiou que o processo licitatório seria realizado em julho. Também neste mês as obras seriam retomadas, prazos que não foram cumpridos.

Com investimentos de R$ 276,9 milhões, o Projeto VLT Parangaba-Mucuripe consiste em um sistema de transporte ferroviário de 12,7km - 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado - que ligará a região hoteleira à Linha Sul do Metrô de Fortaleza, gerando conexão ao entorno da Arena Castelão. Serão contemplados 22 bairros e a expectativa é atender 100 mil pessoas por dia.

Por Viviane Sobral
Informações: O Povo

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No Rio, BRS na rua São Clemente para dá preferência ao transporte coletivo

sábado, 9 de agosto de 2014

A rua São Clemente, uma das mais movimentadas de Botafogo, na zona sul do Rio, recebe um corredor expresso para ônibus neste sábado (9). A inauguração acontece uma semana após a instalação do BRS na rua Voluntários da Pátria, no mesmo bairro, que, segundo a Prefeitura do Rio, reduziu o tempo de travessia dos coletivos em quase 20%.
Estefan Radovicz / Agência O Dia

O BRS São Clemente terá três quilômetros e meio de extensão e começará no início da Praia de Botafogo, após a rua Marquês de Abrantes, e vai até a Rua Humaitá, próximo ao número 244, abrangendo os dois pontos após a Rua Miguel Pereira.

No total, serão 12 pontos de parada, com abrigos e totens, distribuídos ao longo do percurso. A fiscalização eletrônica já começa a operar neste sábado.

Os táxis só podem utilizar a faixa exclusiva dos ônibus se estiverem com passageiros. Eles também não poderão parar do lado direito da São Clemente para embarques e desembarques. Já os carros de passeio e as motos só poderão acessar a faixa dos ônibus se precisarem fazer a conversão na esquina.

O novo BRS vai ordenar 40 linhas (33 linhas municipais e 7 intermunicipais) que passam pela São Clemente e 20 linhas que circulam pela Praia de Botafogo, sendo duas intermunicipais.

O limite de velocidade para o novo corredor é de 40 km/h para os coletivos, que devem circular sempre com os faróis acesos. O BRS funciona nos dias úteis das 6h às 21h e aos sábados das 6h às 14h. 

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