Trolebus em SP
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Tarifa de ônibus de Salvador não terá reajuste este ano
quarta-feira, 27 de março de 2013
O prefeito ACM Neto afirmou nesta quarta-feira (27) que não vai haver aumento da tarifa de ônibus neste ano. "Não vai haver aumento de tarifa. Vamos garantir o Domingo É Meia sem nenhum aumento. A população pode ficar tranquila que esse ano não tem um centavo de aumento", disse Neto.
Neto deu uma coletiva hoje para falar sobre o programa Domingo É Meia, que começa no dia 31. "A meia passagem vale para todo mundo, foi um compromisso nosso que está sendo resgatado, e vai facilitar o lazer, vai facilitar o descanso, vai facilitar esse aproveitamento do final de semana", disse Neto.
"A única restrição é que o pagamento deve ser feito em dinheiro, até porque o vale transporte e o Salvador Card, eles têm a função principal de transportar o cidadão de casa pro trabalho, do trabalho pra casa. E como nosso propósito, o propósito do programa, é facilitar o lazer das pessoas aos domingos, a única limitação é que o pagamento seja em dinheiro", explicou.
Questionado sobre se a frota de ônibus irá suportar o possível aumento de passageiros, já que geralmente é o dia com menos linhas disponíveis, Neto disse que acredita no aumento do número de veículos. "Vamos trabalhar para que as empresas de ônibus ampliem a quantidade de veículos transportando pessoas aos domingos", afirmou. E falou sobre a concessão do transporte público. "No desenho da concessão que nós faremos esse ano, passará ser uma obrigação, portanto uma exigência legal por parte da prefeitura, uma quantidade de linhas aos domingos"
O prefeito também informou que irá se reunir durante o feriado da Semana Santa com o governador Jaques Wagner para discutir pendências do metrô. "Falta muito pouco (para finalizar um acordo). Falta o entendimento final entre prefeitura e governo, que espero que possa acontecer nos próximos dias. No feriado eu vou encontrar com o governador para tratar desse assunto".
Postado por Meu Transporte às 21:06 0 comentários
Marcadores: Bahia
Postos para recarga do bilhete único funcionam no horário normal durante a Páscoa em São Paulo
A SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na cidade de São Paulo, informa que no feriado da Sexta Feira da Paixão (29) até o Domingo de Páscoa (31), os postos instalados nos 28 terminais da cidade atenderão no horário normal. Um dos serviços destes postos é a recarga do bilhete único.
A circulação da frota seguirá o esquema operacional de feriados:
50% na sexta-feira (29)
70% no sábado (30)
50% no domingo (31)
Na segunda-feira (1º) a operação da frota de ônibus retorna à 100%.
Os demais postos de atendimento seguem o esquema de atendimento abaixo:
dia 29 - Paixão de Cristo (sexta-feira) ;
Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes - Funcionamento Normal
Postos e lojas de Venda e Atendimento – Fechado
Posto de Atendimento da rua XV de Novembro - Fechado
Postos de Atendimento a Idosos e Deficientes - Fechado - inclusive Central Boa Vista, Shopping Tatuapé e Terminais Sto. Amaro e Pirituba
Para mais informações o usuário deve ligar no 156 ou acessar o site www.sptrans.com.br
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Postado por Meu Transporte às 20:59 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Recife, Rodízio de carros hoje é necessário, mas não é essencial
terça-feira, 26 de março de 2013
Circular pelo trânsito do Recife hoje é uma tarefa cada vez mais difícil, é só circular pelas principais vias da cidade e vê carros e mais carros parados no trânsito.
E ao vermos esses carros engarrafados, podemos observar que mais de 80% deles só levam mesmo seus condutores, e nestas mesmas vias vemos os ônibus transportando muito mais pessoas. Se fomos levar a constituição ao pé da letra, em que todos temos os mesmos direitos, então numa via com 03 vias por exemplo, 02 deveriam ser destinadas ao transporte coletivo, pois este transporta mais de 70% da população.
O secretário João Braga disse que o rodízio será diferente do que ocorre em São Paulo e deve funcionar nos horários de pico, das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h.
Porém esta medida é vista de maneira errada por quem usa os carros é claro, e este será o maior entrave a ser vencido para colocar esta medida em prática. Hoje, cerca de 1 milhão de carros circulam pela Região Metropolitana e as perspectivas para os próximos anos é que mais carros ainda ocupem as vias da cidade.
Lei da Mobilidade Urbana, permite aos municípios adotar rodízios e até fazer Pedágios Urbanos
Uso sustentável do automóvel
Além de orientar a expansão do transporte coletivo, a lei traz também medidas de racionalização do uso do automóvel. Entre elas, estão dispositivos não econômicos ou econômicos. Assim, os municípios passam a poder aplicar taxas para a circulação de carros em determinadas regiões, o chamado pedágio urbano. O valor arrecadado será necessariamente vinculado com a ampliação do transporte coletivo. “É uma medida importante, pois possibilita a criação de um financiamento privado para o setor de transporte”, esclarece Gomide, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest). Cabe destacar que a implantação ou não das taxas é uma decisão de cada prefeitura.
“A lei estabelece instrumentos para mudar aos poucos relação da sociedade brasileira com o carro. Ela assume que o uso intensivo de transporte individual causa mais custos que benefícios e que quem causa esses custos deve pagar por eles, e não jogar para a sociedade. Ao mesmo tempo, estabelece mecanismos de incentivo aos meios coletivos e mais sustentáveis. Mas isso vai depender muito mais da pressão da sociedade que de uma imposição”, afirma Alexandre Goimide. “A lei não é contra a posse do automóvel, mas coloca a maneira de usá-lo de forma mais inteligente e sustentável”, completa.
O fato é que somente com investimentos em transporte coletivo, é que veremos uma mobilidade urbana mais justa na cidade, pois quando o motorista estiver no seu carro parado e vê ao seu lado os ônibus transitarem livremente, certamente ele pensará duas vezes em sair de carro todos os dias.
Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 21:44 0 comentários
Marcadores: Especialistas, Pernambuco
Metrô teve prejuízo de R$ 34,79 milhões em 2012, aumento de 41,6% sobre 2011
A Companhia do Metropolitano de São Paulo, o Metrô, registrou prejuízo líquido de R$ 34,79 milhões no ano passado, alta de 41,6% sobre o prejuízo de R$ 24,57 milhões de 2011, de acordo com o balanço da empresa publicado hoje no "Diário Oficial" do Estado de São Paulo. A empresa do governo paulista relatou uma receita operacional de R$ 1,637 bilhão no ano passado, ante faturamento de R$ 1,499 bilhão no anterior.
O balanço mostra ainda que as composições percorreram 21,64 milhões de quilômetros durante o ano passado nas quatro linhas do Metrô, alta de apenas 0,58% ante 2011. Já o número de passageiros transportados aumentou 1% entre os períodos, para 1,098 bilhão de pessoas. O balanço considera apenas as linhas operadas pelo governo - azul, vermelha, verde e lilás - com um total de 65,3 quilômetros e 150 composições.
Os trens das duas maiores linhas, a azul e a vermelha, percorreram menos quilômetros e transportaram menos passageiros em 2012 em relação ao ano de 2011. As composições da linha vermelha rodaram 8,534 milhões de quilômetros e transportaram 423,29 milhões de passageiros em 2012, ante 8,593 milhões de quilômetros e 427,12 milhões de passageiros no ano anterior.
Ainda no ano passado, 417,72 milhões de passageiros foram transportados na linha azul, ante 433,54 milhões em 2011, e as composições rodaram 7,29 milhões de quilômetros em 2012, contra 7,34 milhões no ano anterior. O crescimento no total rodado e no número de passageiros transportados ocorreu por conta do aumento do movimento das linhas verde e lilás.
EMTU
Já a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S/A (EMTU), controlada também pelo governo paulista, relatou prejuízo de R$ 4,636 milhões no ano passado, queda de 35,7% ante o prejuízo de R$ 7,209 milhões em 2011. A EMTU realiza o transporte intermunicipal em 800 linhas de ônibus de 67 municípios paulistas.
Por Gustavo Porto
Postado por Meu Transporte às 19:31 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Metrô do Rio fica 9,38% mais caro a partir da próxima terça-feira
O morador a cidade do Rio de Janeiro passará a gastar mais para andar de metrô a partir da próxima terça-feira (2).
Isso porque, em sessão regulatória realizada no dia 26 de fevereiro, a Agertransp (Agência Reguladora de Transportes) aprovou o reajuste da tarifa em 9,38%, fazendo com que o bilhete passe dos atuais R$ 3,20 para R$ 3,50 no dia 02 de abril.
De acordo com o Metrô, o índice de reajuste foi determinado pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) acumulado entre janeiro de 2012 e 2013.
Tarifa antiga
Ainda segundo a empresa, a tarifa antiga, de R$ 3,20, será debitada até o dia 03 de abril dos cartões unitários adquiridos até 1º de abril e dos cartões pré-pagos carregados até a mesma data.
Por Gladys Ferraz Magalhães | InfoMoney
Postado por Meu Transporte às 19:27 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Haddad lança plano de metas com 150 km de corredores de ônibus
O prefeito Fernando Haddad (PT) terá 100 metas para cumprir até o fim de 2016. Divulgado na manhã desta terça-feira (26), o programa do petista é dividido em três eixos temáticos que têm por objetivo contemplar territórios vulneráveis do ponto de vista social, ambiental, urbanístico e econômico. "Há algumas metas que vou acompanhar com maior atenção, que são mobilidade urbana, saúde, educação e habitação", disse o prefeito de São Paulo.
Mas apesar da metodologia diferenciada, o plano não traz grandes novidades e repete algumas promessas já feitas pelo prefeito nos últimos meses. Mais enxuta que o plano traçado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), a lista de Haddad é formada especialmente por metas que preveem novos equipamentos públicos, além da requalificação de espaços existentes. "Nós reduzimos o número de metas para que todas fossem importantes", justificou Haddad.
Entre as várias obras listadas pelo documento, estão a construção de 150 km de corredores de ônibus, 400 km de vias para bicicletas, 3 novos hospitais e 20 novos Centros Educacionais Unificados (CEU).
As metas foram divididas por objetivos como superar a extrema pobreza na cidade de São Paulo; melhorar os índices de educação e ampliar oferta de vagas na educação infantil; ampliar o acesso e qualidade dos serviços de saúde, à moradia, à cultura; implantar um programa de prevenção da violência e da criminalidade; ampliar os índices de coleta seletiva oficial no município de 2% para 10%; reduzir a ocorrência de enchentes e alagamentos, entre diversos outros pontos.
É a segunda vez que um prefeito de São Paulo é obrigado a informar a população o que pretende fazer durante os quatro anos de seu governo. O programa é uma exigência legal, criada em 2008 por meio de uma emenda à Lei Orgânica do Município apresentada pela Rede Nossa São Paulo e outras 570 entidades da sociedade civil. Estreante na função, Kassab apresentou 223 metas em 2009. No fim do ano passado, admitiu ter cumprido apenas 55,1%.
Postado por Meu Transporte às 19:26 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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