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No Rio, Ônibus com ar condicionado vão custar entre R$ 3 e R$ 5,70
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
A Secretaria municipal de Transportes divulgou nesta quinta-feira no Diário Oficial a tabela com os novos preços dos ônibus com ar-condicionado. As tarifas entram em vigor no dia 2 de janeiro, mesma data em que as passagens cobradas dos ônibus comuns e do BRT Transoeste passam de R$ 2,70 para 2,90.
Os preços nos veículos com ar variam conforme a distância percorrida. As tabelas se referem a preços máximos o que não impede dos consórcios fazerem promoções. De acordo com a prefeitura, linhas de até 30 quilômetros ficam em R$ 3; de 30,1 a 50 quilômetros, R$ 3,25; de 50,1 a 70 quilômetros, R$ 3,50; de 70,1 a 90 quilômetros, R$ 3,60; e linhas acima de 90 quilômetros, R$ 5,70.
No caso dos ônibus tipo "frescão", os novos preços variam de R$ 5,70 a R$ 13,30. As tabelas com todos os itinerários por linhas podem ser consultadas no site do Diário Oficial da Prefeitura acessado pelo www.rio.rj.gov.br.
Nesta quinta-feira, a prefeitura confirmou que a tarifa do bilhete único carioca sobe de R$ 2,75 para R$ 2,90 a partir do dia 2 de janeiro, segundo decreto do prefeito Eduardo Paes publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial. O reajuste de 5,4% vale para os ônibus urbanos equipados sem ar-condicionado e para a frota do BRT Transoeste.
O cálculo da tarifa toma como base a fórmula estabelecida no contrato de concessão assinado entre os quatro consórcios que operam na cidade e a prefeitura. Na planilha de cálculos dos insumos, divulgada também nesta quarta-feira no Diário Oficial, estava previsto que o valor final da tarifa seria um valor fracionado: R$ 2,918 (6,12%). O prefeito Eduardo Paes, porém, decidiu arredondar o valor cobrado para R$ 2,90.
Os gastos com óleo diesel que representam 21% na composição do valor cobrado também contribuíram com o maior peso no reajuste já que os gastos com as empresas nesse item aumentaram 10,75% desde o último aumento.
Postado por Meu Transporte às 08:55 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
No Rio, Geladão Chinês registra 28 graus dentro de vagão na Pavuna
O prometido metrô “geladão” tem deixado os cariocas na mão nos dias mais quentes. Ontem à tarde, ao embarcar na Estação Pavuna, passageiros tiveram que se virar com os mais de 28 graus dentro dos vagões. A situação é ainda pior para quem embarca nos trens antigos. Neles, a temperatura chegou aos incríveis 32.9 graus em Acari/Fazenda Botafogo. No geladão, na mesma estação, a temperatura ultrapassou os 28 graus. Em Colégio, foram registrados também mais de 28 graus.
A estação que registrou temperatura mais baixa foi a Nova América/Del Castilho, com 28.3. Porém longe dos 23 graus prometidos.
De acordo com os passageiros, os trens novos, equipados com ar-condicionado 33% mais potente que os antigos, gelam com mais intensidade pela manhã, quando o sol ainda não está forte e nos horários em que os vagões estão vazios. "Estão muito quentes, principalmente os trens antigos. Até os novos já não são a mesma coisa. Desembarco na Cinelândia toda suada. Parece uma sauna", reclamou a secretária Fátima Marques, 46 anos.
Engenheiro civil e especialista em transportes, Fernando Mac Dowell criticou. "O ideal é que a temperatura fique entre 22 e 25 graus. Um trem novo não pode ter 28 graus. É muito quente", comentou.
O MetrôRio informou que não conhece o método de aferimento da temperatura utilizado e ressalta que este tipo de medição deve ser feito com equipamento específico a fim de evitar distorções. Em setembro, com o mesmo termômetro usado ontem, O DIA mostrou a baixa temperatura (21 graus) nos vagões do geladão chinês e não houve contestação em relação à forma de medição.
Postado por Meu Transporte às 08:32 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
SPTrans altera itinerários para implantação da Ciclofaixa Guarapiranga
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Em razão da implantação da Ciclofaixa Guarapiranga, a São Paulo Transporte (SPTrans) informa alterações nos itinerários de cinco linhas aos domingos e feriados, das 7h às 16h, a partir deste domingo, 23 de dezembro.
Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
Linhas e Itinerários:
637V/10 Parque América - Terminal Santo Amaro
675R/10 Grajaú - Metrô Jabaquara
695D/10 Jd. Santa Barbara - Metrô Jabaquara
Ida: Normal até a Av. Rubens Montanaro de Borba, Av. Jacinto Júlio, R. Manoel de Teffe, Av. João Paulo da Silva, Av. Interlagos, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração
5652/10 Jd. IV Centenário – Pça. da Sé
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Gregório Bezerra, Passagem Inferior (linha CPTM), R. Joao Baptista Cataldo, R. Djalma Pessolato e Pça. Automóvel Clube Paulista.
502J/10 Estação Autódromo - Metrô Santa Cruz (Circular)
Deverá operar com ponto inicial na baia existente na Av. Jair Ribeiro da Silva, sentido bairro (acesso a Estação Autódromo da CPTM).
Sentido Único: Av. Jair Ribeiro da Silva, Passagem Inferior (linha CPTM), R. Joao Baptista Cataldo, R. Djalma Pessolato, R. Fernando Mafra Moreira, R. Justino Nigro, R. Plinio Schmidt, Passagem Inferior (linha CPTM), Av. Jair Ribeiro da Silva, prosseguindo normalmente até Ponte Vitorino Goulart da Silva e Av. Jair Ribeiro da Silva (baia).
6071/10 Jd. Orion - Term. Santo Amaro
Ida e Volta: Sem alteração.
Informações: SPTrans
Postado por Meu Transporte às 22:50 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo
No Recife, Atual gestão da CTTU deixou a desejar
Pouca ou nenhuma saudade, assim é a visão da maioria da população em relação a atual presidente da CTTU, Maria de Pompéia.
Desde que que ela assumiu, pouca coisa foi feita pra melhorar de fato o trânsito na cidade do Recife, embora saibamos que o problema do trânsito hoje é uma epidemia nacional e até mundial, onde dezenas e centenas de carros entram nas ruas todos os dias nas principais metrópoles do Brasil, e aqui no Recife não foi diferente, hoje a região metropolitana do Recife está com cerca de 1 milhão de carros.
Já é sabido de todos nós que o problema só será solucionado com investimentos maciços em transporte público como por exemplo prioridades nos principais corredores da cidade, fato negativo da atual gestão que não construiu um sequer km de corredor nos últimos 04 anos.
Pelo contrário, os poucos corredores existentes são constantementes invadidos por carros sem nenhuma sequer fiscalização, outro ponto prometido e não cumprido, basta nos dirigirmos para o corredor da Av. Sul e veremos carros e mais carros na via destinada apenas aos ônibus.
E o que falar da faixa preferencial para ônibus da Av. Herculano Bandeira, onde a CTTU faz vista grossa quanto ao enfrentamento de priorizar o transporte naquela via.
Vias secundárias de bairros importantes da cidade como Nova Descoberta e Ibura não tiveram um olhar diferencial, onde engarrafamentos prejudicam e muito essas comunidades muito populosas sem nenhum agente de trânsito para fiscalizar o tráfego.
Um dos pontos importantes foi as mudanças no trânsito da Agamenon Magalhães, Av. Norte e recentemente no Binário de Casa Forte.
Enfrentamento, está é a palavra chave para quem quer resolver de fato o problema da mobilidade na região metropolitana do Recife, pois resolver de verdade o problema da mobilidade da cidade requer muita capacidade de enfrentar o transporte individual, resta saber se a próxima presidente terá essa capacidade, conhecimento a causa do transporte coletivo ela tem concerteza, ficamos na torcida.
Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 22:09 1 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em Uberaba, Empresas apresentam ônibus do sistema BRT de transporte coletivo
Ônibus que vão operar no sistema BRT nas linhas Leste-Oeste foram apresentados ontem pelas empresas concessionárias do transporte coletivo urbano ao prefeito Anderson Adauto. Apesar da aparência semelhante aos veículos que já circulam na cidade, as portas de acesso são mais altas, niveladas à altura dos terminais. Por outro lado, as obras para construção dos terminais não ficarão prontas nesta administração.
Foram entregues esta semana 14 veículos para as duas empresas do transporte que atuam na cidade. Os ônibus são chamados de metrorizados, por terem rampas na altura das estações de embarque, cujas portas são controladas e só abrem com sinal de sensor e controle de câmera. O prefeito Anderson Adauto destacou que esse modelo de ônibus, nos mesmos padrões do metrô, facilita a vida dos passageiros oferecendo mais conforto.
“Um ônibus parecido com um vagão de metrô, não tem escada, no intuito de trazer facilidades e conforto para o passageiro. São viagens curtas, em que a cada dois minutos e meio tem ônibus passando por qualquer subestação ao longo da av. Leopoldino, fazendo o traçado do terminal Leste e Oeste”, explica Anderson, ressaltando que o veículo diferenciado não exige uma massa asfáltica especializada, portanto, não serão necessárias mudanças nesse sentido.
Vale ressaltar que com o novo sistema terão apenas 14 ônibus circulando pela Leopoldino, além dos automóveis particulares. O que irá proporcionar fluidez ao trânsito. “E ainda, nos sistema que idealizamos, quando o ônibus passa, os semáforos são abertos, ou seja o sistema de trânsito é comandado pelo transporte coletivo”, explica Anderson, enfatizando que os ônibus dos bairros não passarão mais pelo centro.
Quanto às obras para construção dos terminais, Anderson explicou que o atraso foi por conta da chuva, mudanças no projeto e demandas judiciais dos terrenos. Mas garante que os recursos estão sendo deixados em caixa para a conclusão do terminal Oeste (R$4 milhões), próximo ao estádio Uberabão, e o terminal Leste (R$ 4,2 milhões), no bairro Manoel Mendes, está acertado com a Petrobras e a Vale.
Informações: JM Online
Postado por Meu Transporte às 21:32 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais
Micro-ônibus adaptados fazem transporte gratuito em Curitiba
Os nove micro-ônibus adaptados, que irão atender gratuitamente pessoas com dificuldade de locomoção por meio do transporte convencional, foram entregues nesta quinta-feira (20), em Curitiba. Os micro-ônibus são adaptados com elevador especial para cadeirantes e têm capacidade, cada um, para 17 lugares.
Os ônibus irão fazer o transporte de ida e volta da casa da pessoa com deficiência até os serviços de saúde, como hospitais, clínicas de reabilitação e laboratórios, com acompanhamento de um atendente capacitado. A previsão inicial é atender 60 pessoas por dia. O atendimento deverá ser ampliado gradativamente, conforme a demanda.
“O serviço é uma inovação no sistema de transporte público e está sendo ofertado sem ônus para a prefeitura, pois faz parte do compromisso firmado no processo licitatório do transporte coletivo da cidade”, disse o prefeito Luciano Ducci durante a entrega.
O usuário deve ter renda familiar que não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa para ter direito ao benefício. O serviço é voltado para pessoas sem autonomia relacionada às questões motora, emocional ou intelectual para utilizar os meios de transporte coletivos convencionais, mesmo com auxílio de um adulto.
Os ônibus irão circular de segunda a sexta-feira, excetos nos feriados, das 7h às 19h.
Cadastro
Os beneficiários precisam se cadastrar no projeto “Acesso Transporte Especial” em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde será avaliada a condição socioeconômica. Depois, eles irão receber uma carteirinha de usuário fornecida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ela será obrigatória para a utilização do serviço. O usuário também deve estar acompanhado por um maior de idade.
Agendamento
O primeiro agendamento poderá ser feito no momento da emissão da carteirinha. Para agendar, é preciso ligar para a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência no telefone 3262-1314. O atendente anotará os dados do usuário e fará o agendamento para buscar a pessoa em casa no dia e horário solicitados.
O agendamento também poderá ser feito pela internet por e-mail: acessopcd@pmc.curitiba.pr.gov.br.
Postado por Meu Transporte às 21:28 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Paraná
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